Baía de Todos os Santos: A Região Turística que você deve conhecer

BrasilBahiaBaía de Todos os Santos: A Região Turística que você deve conhecer

Hoje vou falar sobre as cidades para conhecer na região turística da Baía de Todos os Santos, que compreende vários dos municípios mais visitados do estado.

A Baía de Todos os Santos é uma região turística bem extensa, sendo a baía com maior extensão do Brasil (cerca de 800 m²). Ao todo, ela é formada por 56 ilhas tropicais e alguns municípios costeiros.

Dentre as cidades para conhecer na Baía de Todos os Santos estão: Salvador, Salinas, Maragogipe, São Francisco do Conde e outras.

Caso você decida visitar a região tenha certeza que não vai se arrepender, as cidades para visitar na Baía de Todos os Santos são incríveis e encantam desde o tempo da colonização, quando os primeiros portugueses vieram para o Brasil.

Atualmente você poderá curtir por lá um clima divertido, ótima culinária, paisagens únicas e um povo muito alegre e receptivo.

Abaixo irei apresentar 13 das cidades para conhecer na Baía de Todos os Santos que proporcionam um roteiro de viagem bem interessante pela região. Confira:

Salvador

Pontos Turísticos em Salvador

Quem nunca sonhou em conhecer Salvador, não é mesmo? A alegria que essa cidade emana é contagiante e desperta o interesse de milhares de turistas anualmente, que desejam conhecer um pouquinho da cultura desse local tão rico.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Salvador

Salvador é a capital da Bahia e certamente a principal dentre as cidades para conhecer na Baía de Todos os Santos, esse local é rico em história, afinal, foi a primeira capital do Brasil, além de ser um ponto de paisagens incríveis, cultura única e pontos turísticos extraordinários.

O Centro Histórico de Salvador foi declarado como Patrimônio Mundial pela ONU, devido a sua belíssima arquitetura colonial portuguesa. A área metropolitana de Salvador é a mais rica do nordeste do Brasil.

Um dos pontos mais famosos do Brasil, Salvador certamente precisa estar no seu roteiro das cidades turísticas da Baía de Todos os Santos.

A visita em Salvador deixa sempre um gostinho de quero mais: aqui é possível conhecer mais de 80 km de praias, experimentar uma culinária singular, aproveitar muito da sua cultura artística e musical, além de apreciar seu forte atrativo religioso.

Ao visitar Salvador, aproveite para experimentar pratos típicos como o acarajé e a moqueca, conhecer o Pelourinho, seu bairro mais famoso, a Igreja de São Francisco, de arquitetura extremamente rica e bela, a Fundação Casa de Jorge Amado, uma organização dedicada a homenagear o escritor, o Elevador Lacerda, que possui 72 metros de altura.

Outros pontos extremamente famosos de Salvador são: a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, o Mercado Modelo e o Farol da Barra. Esses são apenas alguns exemplos dos incríveis pontos turísticos e atividades para fazer em Salvador.

Itaparica

Itaparica

Uma das principais cidades para conhecer na Baía de Todos os Santos é a ilha de Itaparica, local que muitas vezes é comparado ao Caribe pela beleza impressionante das suas praias, que possuem mar transparente de águas tranquilas e mornas.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Itaparica

Itaparica é a maior ilha dentre as cidades turísticas da Baía de Todos os Santos, estando localizada a cerca de 13 km de Salvador. A região possui uma diversidade de espécies marinhas incríveis, bem como uma vegetação tropical exuberante.

Composta por várias praias, conhecidas como ilhotas, essa é uma das cidades para visitar na Baía de Todos os Santos que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem pela região, seu clima encantador irá te proporcionar momentos mágicos e inesquecíveis.

Alguns passeios imperdíveis para fazer um Itaparica são: conhecer a Ilha dos Frades fazendo um passeio de barco, passar um dia na Praia de Cacha Pregos, considerada uma das melhores de Itaparica, visitar alguns restaurantes para aproveitar a culinária local e passar um tempo na Praia de Ponta de Areia, de beleza sem igual.

Além disso, é sempre interessante reservar algumas horas da sua viagem para passear pelo seu Centro Histórico e conhecer pontos como a Matriz do Santíssimo Sacramento e a Capela de Nossa Senhora da Liberdade.

Outras praias para visitar são: A Praia de Mar Grande, Praia de Barra do Pote, Praia de Barra do Gil e Praia de Berlinque.

Vera Cruz

Vera Cruz

Dentre as cidades turísticas da Baía de Todos os Santos, Vera Cruz se destaca por ser um município urbano, que combina atrativos naturais e pontos históricos.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Vera Cruz

Há muito que visitar e conhecer em Vera Cruz, sendo a mesma uma das cidades para conhecer na Baía de Todos os Santos extremamente interessante e que atrai muitos turistas anualmente.

Dentre seus atrativos naturais, destacam-se: o Recife das Pinaúnas, uma área de preservação ambiental onde é possível apreciar diversos corais na formação de manguezais, a Praia de Gameleira, que possui um formato de concha, a Praia da Penha, a Praia da Coroa, que possui uma paisagem incrível e a Praia da Conceição, que além de contar com um resort abriga as ruínas da igreja Nossa Senhora da Conceição, do século XVIII.

Você não pode deixar de visitar o Santuário Ecológico da Contracosta, um manguezal onde diversos rios desembocam na costa, o local é repleto de canais onde é possível passear de barco, além de apreciar a paisagem local.

Aproveite também para conhecer o Centro Histórico de Vera Cruz e faça também um mergulho, uma das atividades mais interessantes que você irá encontrar nas cidades para visitar na Baía de Todos os Santos.

Saubara

Saubara

Outra das cidades para conhecer na Baía de Todos os Santos que é extremamente encantadora é Saubara, local onde é possível apreciar um modo de vida simples, combinado a uma arquitetura incrível e paisagens naturais mágicas.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Saubara

Os principais atrativos de Saubara são as atividades ao ar livre, por lá você poderá conhecer praias de beleza sem igual, com areia branca e mar tranquilo e transparente. Ainda é possível conhecer áreas de vegetação de Mata Atlântica e os famosos manguezais, onde há rios e diversas cachoeiras.

Dentre as suas principais praias destacam-se: Praia de Cabuçu, perfeita para aproveitar um dia na areia ou praticar esportes náuticos, Praia Bom Jesus dos Pobres, que também conta com a Capela de Bom Jesus dos Pobres construída no século XVII e a Praia da Bica.

Maragogipe

Maragogipe

Maragogipe é destaque entre as cidades para visitar na Baía de Todos os Santos tanto pelas suas belezas naturais quanto pelas suas atrações culturais, como o seu carnaval e a festa do padroeiro da cidade.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Maragogipe

Ao longo do ano, o turismo ecológico é o que mais faz sucesso, a cidade fica exatamente no ponto de encontro entre os rios Paraguaçu e Guaí, ponto que forma mais de 30 km de manguezais com vegetação incrível.

Assim como diversas das cidades turísticas da Baía de Todos os Santos, Maragogipe tem uma tradição católica bem forte, sendo totalmente transformada durante a festa de São Bartolomeu. Outra religião muito forte aqui é a o candomblé.

Dentre os pontos turísticos de Maragogipe preciso destacar: o seu Centro Histórico, com inúmeras construções do século XVII e XVIII, o Alto do Cruzeiro, ponto mais alto da cidade que é perfeito para apreciar a paisagem, a Cachoeira do Urubu, a Praia do Souza e as ilhas Lagamar e Baixo Paraguaçu, pontos incríveis para apreciar a vegetação local.

Simões Filho

Simões Filho

Se você está buscando conhecer um local com grande importância histórica, precisa incluir Simões Filho no seu roteiro de cidades para conhecer na Baía de Todos os Santos.

O município passou por uma emancipação como distrito de Salvador e passou a se chamar Simões Filho em homenagem ao jornalista que fundou o jornal A Tarde, presente na região.

Simões Filho é uma cidade muito bonita, nela você poderá visitar diversos atrativos interessantes, bem como apreciar a boa gastronomia baiana e aproveitar a hospitalidade de um povo alegre e receptivo.

Assim como as demais cidades para conhecer na Baía de Todos os Santos, Simões Filho apresenta um Centro Histórico repleto de belas construções. Outro ponto turístico interessante é a Baía de Aratu, que apresenta inúmeras belezas naturais.

Salinas da Margarida

Salinas da Margarida

Partindo de Salvador, você chegará a uma das mais belas cidades para conhecer na Baía de Todos os Santos em apenas 50 km de viagem pelo mar, um passeio que vale super a pena, já que Salinas da Margarida é um local encantador e cheio de atividades.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Salinas da Margarida

As belezas de Salinas da Margarida são diversas, possuindo praias de águas calmas e transparentes, vegetação local exuberante, uma bela arquitetura, além de ótimos pontos para pesca e também para a prática de esportes náuticos.

Caso você decida visitar Salinas da Margarida, não deixe de conhecer a Praia da Barra do Rio Itapicuru, onde você irá apreciar o encontro fluvial e marítimo, além de áreas de manguezal e diversas dunas, o córrego chamado de Cavalo Russo e a Praia da Encarnação.

Outras atrações interessantes são: a Ponta do Dourado, uma ilha com praias desertas e milhares de coqueiros e o Mosteiro de São Bento, a primeira fundação beneditina em terras do continente Americano, que possui um Museu de Arte Sacra.

Santo Amaro

Santo Amaro

Se você tem interesse em conhecer mais do Samba de Roda, não pode deixar de incluir Santo Amaro no seu roteiro de cidades para conhecer na Baía de Todos os Santos, já que o local é chamado de Berço do Samba de Roda.

Essa cidade é conhecida por ter sido o local onde nasceu o cantor Baiano, que foi o primeiro a gravar samba em um disco de vinil, além dele, os artistas Caetano Veloso, Maria Bethânia e Assis Valente, Roberto Mendes, Mano Décio da Viola são naturais de Santo Amaro.

Dentre as atrações de Santo Amaro é possível destacar pontos como: a Matriz do Rosário, a Igreja do Senhor Santo Amaro, a Matriz de Nossa Senhora da Purificação, o distrito São Braz, onde é possível assistir uma apresentação do grupo Samba Chula e o Museu do Recolhimento dos Humildes.

Santo Amaro também surpreende nas atrações naturais, possuindo pontos como a Cachoeira do Urubu, que conta com cinco quedas d’água, a Cachoeira da Vitória, a Praia de Cabuçu, Praia da Bica e o Monte Cristo.

Cachoeira

Cachoeira

Uma das cidades para visitar na Baía de Todos os Santos é Cachoeira, local que preservou fortemente a sua identidade cultural e histórica, apresentando atrações incríveis que a transformaram em um dos pontos mais visitados de todo o estado.

Portanto, se você é do tipo que curte o turismo histórico, não deixe de incluir Cachoeira no seu roteiro de cidades para conhecer na Baía de Todos os Santos, pois eu aposto que você não vai se arrepender.

Chamada de Cidade Monumento Nacional, Cachoeira abriga diversas construções no estilo barroco, principalmente igrejas e museus, dentre eles: a Câmara Municipal de Cachoeira, o Museu Regional de Cachoeira e o Conjunto do Carmo, que é composto pela Igreja e pelo Convento da Ordem Terceira do Carmo.

Outros pontos interessantes para conhecer em Cachoeira são: a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a Irmandade Nossa Senhora da Boa Morte, que sincretiza os costumes católicos e os do candomblé e o Chafariz Imperial.

Candeias

Assim como diversas das cidades para conhecer na Baía de Todos os Santos, Candeias preservou vestígios da sua colonização, principalmente em relação à religiosidade, que tem forte influência no local.

Apesar de possuir belas praias, Candeias é uma das cidades turísticas da Baía de Todos os Santos onde é interessante conhecer os seus pontos históricos para se inserir na cultura local.

Dentre os seus principais pontos turísticos estão: a Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias, construída em 1894, o Engenho da Freguesia (Museu Wanderley de Pinho), onde você poderá conhecer um casarão, senzala e uma capela que datam do século XVIII e a Fonte dos Milagres que fica no Santuário da Nossa Senhora das Candeias.

Outros locais que você pode incluir na sua visita são: o Engenho Matoim, a Central de Abastecimento de Candeias, a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação de Passé, que está localizada em um mirante, e a Praia de Aratu, belíssimo ponto natural.

São Francisco do Conde

São Francisco do Conde

Fundada no ano de 1559, São Francisco do Conde é um ponto muito interessante para incluir no seu roteiro de cidades para conhecer na Baía de Todos os Santos. Inicialmente o local funcionava como um engenho.

Assim como outras das cidades turísticas da Baía de Todos os Santos, essa apresenta uma costa litorânea impressionante, repleta de vegetação de Mata Atlântica e pontos de manguezal, devido a sua localização próxima ao rio Sergi. Além disso, a cidade conta com uma bela arquitetura colonial, gastronomia típica da região e uma população muito animada.

Durante seu passeio por São Francisco do Conde você não pode deixar de conhecer o píer na região central da cidade, o povoado de Santo Estevão e as ilhas Pati, Fontes e Cajaíba.

Outros pontos legais são: os engenhos existentes na região, a Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio, a Igreja de Nossa Senhora do Monte, localizada no ponto mais alto da cidade e a Igreja de São Gonçalo.

Madre de Deus

Madre de Deus

Quase chegando ao final dessa lista de cidades para visitar na Baía de Todos os Santos eu não poderia deixar de destacar Madre de Deus, um pequeno município que tem mais da metade do seu território ocupado por instalações da Petrobrás, porém, consegue ainda guardar inúmeras atrações interessantes.

O turismo na cidade é muito importante, sendo as atrações bem similares às demais cidades turísticas da Baía de Todos os Santos, mas, com o toque especial que cada cidade apresenta.

O local é composto pelas ilhas Vacas, Maria Guarda e Capeta, cada uma delas apresenta inúmeras belezas naturais, sendo possível apreciar tanto os manguezais quanto a vegetação da Mata Atlântica. Para chegar até lá basta cruzar uma ponte que liga as ilhas à costa.

Dentre os pontos turísticos arquitetônicos é possível apreciar pontos como a Casa dos Dois Leões, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Madre de Deus, a Igreja Sagrada Família e a Casa de Antônio Balbino, que foi governador do estado.

Já entre as praias posso destacar a Praia da Costa, a Ponta do Suape e a Praia do Cação.

Nazaré

Nazaré

Para fechar com chave de ouro a lista de cidades para visitar na Baía de Todos os Santos eu inclui a cidade de Nazaré.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Nazaré

Localizada às margens do Rio Jaguaripe, Nazaré é um local encantador em todas as épocas do ano e principalmente durante a Semana Santa, onde a forte religiosidade da população inunda as ruas com belos exemplares de artesanatos e celebrações.

Seguindo o estilo das outras cidades turísticas da Baía de Todos os Santos, Nazaré conta com uma arquitetura colonial impressionante, além de claro, belas paisagens naturais.

Algumas das principais atrações de Nazaré são: a Feira dos Caxixis, que é realizada durante a Semana Santa, a Cachoeira do Roncador, o Morro do Silêncio, o distrito Maragogipinho e a Fazenda Senhor do Bonfim.

Planeje sua viagem para a Região da Baía de Todos os Santos

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossas parceiras Viator e a Civitatis.

O aluguel de carro garante a experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
41FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.