Cidades da Bósnia e Herzegovina: 12 Cidades que você deve visitar

Você pode ter certeza que uma viagem até esse país será inesquecível, por isso, irei indicar as principais cidades da Bósnia e Herzegovina que você deve conhecer, para que você aproveite ao máximo sua viagem. 

A Bósnia e Herzegovina não é um dos países mais procurados pelos brasileiros na Europa, no entanto, o país guarda atrações incríveis em um cenário encantador, com paisagens naturais belíssimas, uma miscigenação de culturas, muita tradição e pontos históricos bem interessantes.

Muita gente conhece esse país devido a sua intensa história.

Durante o final do século XX a região, antes pertencente à Iugoslávia, entrou em uma guerra civil para conquistar a sua Independência. 

No fim da guerra, Sarajevo, uma das principais cidades turísticas da Bósnia, se tornou sua capital. 

Devido a guerra ter sido recente, o turismo não é tão explorado no país, o que faz com que as cidades para conhecer na Bósnia ofereçam preços bem mais baixos quando comparados com o restante da Europa, tanto na alimentação, como na hospedagem e transporte.   

As cidades para visitar na Bósnia irão possibilitar o contato com regiões montanhosas, muitas florestas de pinheiros, e uma vida selvagem diversificada.

Ao mesmo tempo você terá contato com os estragos deixados por 4 anos de conflitos intensos que assolaram o país. 

Na Bósnia e Herzegovina as línguas faladas são: Língua Bósnia, sérvia e croata, no entanto, parte da população tem noção de inglês.

Também quero destacar que os brasileiros não precisam de visto para entrar na Bósnia e Herzegovina. 

O país que está localizado entre a Croácia, Montenegro e Sérvia conta com uma área total de 51.197 km², que é dividido em diversas cidades, muitas delas bem pequenas, portanto, irei destacar as que eu considero as mais interessantes cidades para visitar na Bósnia e Herzegovina logo abaixo:

Sarajevo 

Brusa Bezistan
Brusa Bezistan

Dentre as cidades para conhecer na Bósnia, Sarajevo é a mais populosa, com cerca de 400 mil habitantes. 

Sarajevo foi fundada no ano de 1461, pelo Império Otomano, o que faz com que ela seja uma das cidades para visitar na Bósnia mas carregada de história e tradições. 

A cidade também foi o centro da guerra civil que se desenrolou no país, e o Cerco de Sarajevo foi o mais longo da modernidade. Com isso, mais de 60% dos seus prédios foram destruídos. 

Apesar de Sarajevo ainda carregar marcas da guerra, tanto de forma literal, em diversos prédios que ainda não foram totalmente reconstruídos, quanto de forma figurativa, com uma energia diferente das demais cidades, ela hoje é segura e merece ser visitada por quem quer conhecer mais desse país. 

Apesar de ser uma cidade histórica, seu centro é bem moderno, possuindo também um transporte público bem organizado. 

Dentre as cidades para visitar na Bósnia, Sarajevo é uma das que possui maior influência da cultura turca (devido a sua fundação pelos otomanos), sendo possível experimentar ela na música, culinária, arquitetura e até mesmo hábitos pessoais. 

Seu centro histórico é uma das partes mais importantes da cidade, chamado de Baščaršija, reúne lojas, diversos cafés, mesquitas, barraquinhas de artesanato e a Praça dos Pombos, que é um ponto onde há centenas de aves. 

Os principais pontos turísticos de Sarajevo merecem uma visita, sendo alguns deles: 

  • Mesquita Gazi Husrev-beg: Essa mesquita foi construída no ano de 1532 pelos otomanos, e está localizada no centro histórico de Sarajevo. É um ponto muito importante para a comunidade islâmica do país. A arquitetura da mesquita é muito bonita, sendo muito chamativa para uma visita. 
  • Ponte Latina: Foi na Ponte Latina que ocorreu um dos eventos mais marcantes da história da humanidade: o assassinato de Franz Ferdinand, que acabou fazendo com que eclodisse a Primeira Guerra Mundial. Essa ponte foi construída por volta do século XVI, e no ponto onde ocorreu esse assassinato há uma placa contando esse evento. 
  • Cemitério Memorial de Kovači: Esse cemitério foi construído para enterrar os bósnios que morreram durante o cerco de Sarajevo, sendo conhecido também como Cemitério dos Mártires. 
  • Museu Judaico: Esse é um dos principais museus da cidade, que foi desenvolvido dentro de uma sinagoga do século XVI. Sarajevo tratava os povos judeus de maneira diferente do restante da Europa desde meados de 1400, quando os recebia de bom grado. Esse museu exibe a vida da comunidade judaica da cidade ao longo de sua história. 
  • Prefeitura de Sarajevo: O prédio da prefeitura foi construído com arquitetura do estilo austro-húngara, sendo bem diferente dos demais prédios da cidade. Apesar de já ter sido remodelado, os detalhes originais foram mantidos, contando com vitrais coloridos, pinturas, esculturas, diversos detalhes geométricos. Além disso, há uma exposição sobre a guerra.  
Praça de Sarajevo | Cidades da Bósnia e Herzegovina
Praça de Sarajevo | Cidades da Bósnia e Herzegovina

Se você pretende visitar Sarajevo, e eu recomendo que visite, não deixe de apreciar a sua gastronomia incrível e também as belas paisagens ao redor da cidade, que foi construída em um vale. 

Mostar

Mostar | Cidades da Bósnia e Herzegovina
Mostar | Cidades da Bósnia e Herzegovina

Apesar de possuir pouco mais de 100 mil habitantes, Mostar é uma das principais cidades para conhecer na Bósnia devido a sua importância para o país. É considerada o centro cultural da Bósnia e Herzegovina. 

Mostar foi criada em meados do século XV, e passou por um processo de urbanização no século seguinte, e no ano de 1566 foi construída a ponte velha, que foi destruída após 427 anos após a sua construção durante a guerra civil. 

A cidade foi uma das mais afetadas durante a guerra, no entanto, ela se reergueu e hoje possui um dos cartões postais mais conhecidos da Bósnia: Stari Most – a ponte de pedra sobre o rio Neretva, de tom azulado, que cruza a cidade. 

Além de Mostar ser belíssima, se você for passar alguns dias na cidade pode programar passeios até a Croácia, que fica a 150 km de distância. 

Durante a sua visita em Mostar você vai se sentir em um conto de fadas da época medieval, sendo esse um dos fatos que a torna uma das cidades turísticas da Bósnia mais interessantes. 

Além de prédios com arquitetura incrível, igrejas de diferentes religiões, você também poderá ver as feridas causadas pela guerra em construções destruídas e abandonadas. 

Alguns dos pontos turísticos de Mostar são:

  • Cidade Velha: O centro histórico da cidade conta com vários pontos interessantes, com diversas lojas, cafés e restaurantes, no centro também está o Old Bazar, com diversas lojinhas de artesanato. No centro também está a rua que leva até a Ponte Velha, que é o principal ponto turístico da cidade, e Patrimônio Mundial da Humanidade. 
  • Torres Tara e Halebija: São as torres de pedra que guardam a Ponte Velha. Do lado leste está  Tara, que é um Museu, e do lado oeste, está a Halebija, onde é possível visitar a antiga prisão no piso inferior e subir até um varandim. 
  • Mesquita de Koski Mehmed Paša: Essa mesquita foi construída em 1618, possuindo uma arquitetura muito bonita, além de proporcionar uma vista panorâmica de toda a cidade. 
  • Cachoeira de Kravice: Uma cachoeira incrível, com uma lagoa de águas turquesa, que torna o cenário realmente paradisíaco. 
  • Blagaj Tekke: Esse é um monastério, que é considerado um dos lugares mais sagrados do país. Está localizado em torno do rio Neretva, e conta com paisagens incríveis. 

Blagaj

Blagaj
Blagaj

Quase todas as cidades turísticas da Bósnia possuem pelo menos um ponto bem semelhante a um conto de fadas, e em Blagaj esse ponto é o mosteiro localizado na região chamada Tejika. 

Blagaj é uma pequena vila, onde você poderá apreciar um cenário encantador e que praticamente faz parecer uma visita ao paraíso. Em meio a muita natureza você vai encontrar um rio com águas turquesas e construções antigas. 

Das cidades para conhecer na Bósnia, essa é uma das que passa mais calmaria durante a visita, já que recebe poucos turistas, consequentemente, é perfeita para quem deseja relaxar e até mesmo fazer um retiro espiritual. 

A principal atração é o rio Buna, um rio que sai de dentro de uma montanha de pedra, que por si só já é incrível, e ainda conta com boa infraestrutura para os visitantes à sua margem. 

É nela que foi construído um mosteiro, no ano de 1520 pelos sufistas, que é uma corrente derivada do Islão. Esse é com certeza um dos pontos mais místicos de todo o país. 

É no mosteiro que você encontra uma paisagem indescritível. O prédio foi construído em cima de uma pedra bem as margens do rio, que corre abaixo com suas águas cristalinas e em meio a muita vegetação. 

Além do mosteiro, nas margens do rio Buna você irá encontrar lojinhas de artesanato, doces, souvenirs, além de vários restaurantes. É possível fazer também passeios de barco no rio, inclusive para acessar a caverna onde está a nascente do rio.  

Outro ponto bem legal para visitar em Blagaj é o Forte Antigo, uma construção do período otomano, localizado em um penhasco. 

Konjic

Konjic | Cidades da Bósnia e Herzegovina
Konjic | Cidades da Bósnia e Herzegovina

Essa é uma das cidades para visitar na Bósnia mais antigas, com historiadores apontando que havia assentamentos na região da cidade há mais de 2 mil anos atrás. Durante a República Ragusa, foi a primeira registrada pelo nome, que é o mesmo da atualidade, no ano de 1382. 

Konjic é uma cidade pequena, com cerca de 30 mil habitantes, e está localizada a cerca de 60 km da capital da Bósnia, Sarajevo. O município está localizado em uma região montanhosa e é cercado por muita natureza. 

Em Konjic o presidente Tito construiu um Bunker atômico secreto, em uma montanha, onde seria possível abrigar pessoas do governo em casos de guerra. Atualmente o local é usado como Bienal de Arte Contemporânea, sendo uma visita muito interessante. 

Alguns dos pontos turísticos da cidade são: 

  • Ponte Stara cuprija: Essa ponte foi construída no ano de 1682. Foi projetada acima de 6 arcos de pedra. Essa ponte é a mais preservada das que restaram do Império Otomano, apesar dela ter sido destruída em 1945, foi reconstruída a partir do ano de 2003. 
  • Neretva: O rio que cruza a cidade é o maior do tipo cárstico de toda a região dos Alpes Dináricos. Nele é possível ter contato com a natureza e a cultura de Konjic, além de estar localizado três lagos glaciais em sua proximidade. O seu principal afluente na cidade é o Rio Rakitnica, onde as casas em sua margem formam uma paisagem incrível. 
  • Lagos: Boracko, Blatačko, Jablaničko: são lagos glaciares da cidade, durante o verão é possível curtir o dia e tomar sol nas margens deles. Na região dos lagos também há algumas hospedagens. 

Medjugorje

Medjugorje
Medjugorje

Em Čitluk você irá encontrar a vila Medjugorje, que assim como Kravice, consiste em uma atração à parte e que merece destaque, mesmo não sendo exatamente uma das cidades para conhecer na Bósnia. 

Essa vila é considerada um dos locais mais sagrados de todo o país, onde há relatos da aparição mais recente da Virgem Maria, que teria ocorrido no mês de junho de 1981. Segundo os relatos a Virgem Maria aparecia diariamente, e após algum tempo as visões se tornaram mais espaçadas. 

Apesar dos diversos relatos, as aparições ainda não foram reconhecidas pela Igreja Católica. A Virgem é chamada de Nossa Senhora de Medjugorje.

Deixando de lado a veracidade das aparições, o local é extremamente religioso, e se você se interessa por esse tipo de turismo, é uma visita bem interessante. 

A vila conta com cerca de 4.500 habitantes, e nela existem várias igrejas, além de estar localizada em uma região com paisagens muito bonitas.

Alguns dos pontos turísticos da vila são:

  • Igreja Paroquial de São Tiago: Essa é a Igreja paroquial de Medjugorje, sendo o centro da vida religiosa na região. Devido ao grande número de peregrinos que visitam a cidade, ela possui uma área de oração com mais de 5 mil lugares, nela acontecem diversos eventos religiosos, sendo inclusive celebradas missas em outros idiomas. 
  • Monte da Cruz: A colina fica acima de Medjugorje, e foi dedicada a Jesus Cristo. Ela possui uma cruz que foi colocada no ano de 1934. Além do forte clima religioso, a vista do monte é muito atrativa. 
  • Monte da Aparição: Acredita-se que nesse monte, algumas crianças tiveram o primeiro encontro com Virgem Maria. No local da aparição foi colocada uma estátua que representa a santa. É um ponto no qual muitos peregrinos vão para rezar. 

Mogorjelo

Se você gosta de conhecer pontos históricos, Mogorjelo deve estar na sua lista de cidades para visitar na Bósnia. Na verdade, o local consiste em ruínas de uma vila romana que existia no local desde o século IV. 

Apesar de ser um ponto extremamente interessante, a vila está em ruínas, e os guias não tem muita informação sobre como era sua funcionalidade. Mesmo assim, vale muito a pena conhecer Mogorjelo. 

A vila é composta por diversos edifícios construídos para formar um quadrilátero, em uma região montanhosa. 

No local você vai encontrar torres que protegiam a entrada, um palácio, que era seu edifício principal, duas igrejas, dentre outros prédios, todos construídos em pedra e hoje já em ruínas.

Neum 

Neum | Cidades da Bósnia e Herzegovina
Neum | Cidades da Bósnia e Herzegovina

Se você planeja curtir um dia de praia, você precisa incluir no seu roteiro de viagem Neum, a única das cidades para conhecer na Bósnia que é banhada pelo mar. 

Neum possui preços bem baixos, principalmente quando comparada as praias no país vizinho, a Croácia. 

Essa cidade pequena conta com uma boa estrutura para os turistas. Durante o verão, que vai de julho a agosto, ela fica bem movimentada e cheia de turistas, já nos meses do inverno, Neum fica praticamente vazio. 

As praias são bem chamativas, além de possuir uma culinária bem interessante, tudo isso curtindo belas paisagens em meio à brisa do mar. 

Pocitelj

Pocitelj
Pocitelj

Outra das cidades para conhecer na Bósnia e Herzegovina é Pocitelj, que fica a cerca de 30 km de Mostar e é muito procurada devido a sua arquitetura com estilo medieval, e traços otomanos. 

Acredita-se que Pocitelj foi construída no ano de 1383. Considerada por muitos um museu ao ar livre, essa é uma das cidades turísticas da Bósnia com arquitetura mais impressionante. 

A pequena cidade está localizada na margem do rio Neretva, sobre uma montanha. A vila entrou para uma lista de patrimônios em perigo de conservação no ano de 1996, e desde então, passou a ser reconstruída. 

Além de uma arquitetura incrível e ótimas paisagens naturais, essa é uma das cidades para conhecer na Bósnia que tem maior movimentação artística e cultural. Na cidade há diversos pintores, escultores e pintores, que se reúnem para trocar experiências e buscar inspirações. 

A paisagem de Pocitelj é incrível com todas as casas próximas ao belo rio Neretva. Os principais pontos para visitar na vila são:

  • Torre Gavrakapetan: Essa torre foi construída no final do século XVI, e era usada como abrigo para os capitães da cidade. A arquitetura segue os demais edifícios da cidade, sendo esse um prédio bem maior, que já serviu como colônia de artistas por diversos anos. 
  • Mesquita Hadzi-Alija: Essa mesquita foi construída no ano de 1562, possui detalhes incríveis em sua arquitetura. Durante a guerra ela foi parcialmente destruída, no entanto, passou por uma restauração em 2002. 
  • Kula: Esse ponto é um forte no alto de uma colina, que possui vista para a colina. 

Trebinje

Trebinje
Trebinje

Trebinje é uma cidade maior quando comparada com algumas das outras cidades para conhecer na Bósnia que citei aqui, com isso, é uma boa opção para passar mais dias e partir dali para visitar outros pontos. 

A cidade conta com diversos pontos interessantes, além de bons restaurantes, bares, hotéis e pousadas. 

Uma de suas principais atrações é a ponte romana no centro da cidade, que foi construída no século XVI. No centro também é possível encontrar a Igreja ortodoxa grega Kasarna Hrujeljla, que possui uma arquitetura incrível, rica em detalhes, tanto pelo lado de fora como em seu interior. 

  • Old Town Kastel: esse edifício foi construído no século XVI, sendo um dos grandes marco da cidade. Ao seu redor é possível encontrar jardins de árvores centenárias. 
  • Margens do Rio Trebišnjica: Trebinje está à margem desse rio, onde é possível mergulhar durante os meses de verão. Em suas margens há diversos pontos perfeitos para relaxar. 
  • Mesquita de Osmanpasha: Encontra-se no centro histórico da cidade, sendo um edifício muito bonito e com uma energia religiosa muito interessante. 

Além da mesquita e da Igreja Ortodoxa, na cidade é possível encontrar diversos outros locais religiosos, como a Catedral Católica da Natividade da Virgem Maria e alguns mosteiros. 

Visegrad

Visegrad | Cidades da Bósnia e Herzegovina
Visegrad | Cidades da Bósnia e Herzegovina

Essa é mais uma das cidades para conhecer na Bósnia e com um clima medieval. Com cerca de 8 mil habitantes é ideal para quem deseja apreciar a natureza e calmaria. 

Visegrad também é famosa por ser a cidade de Ivo Andric, um escritor famoso que recebeu o prêmio Nobel da Literatura, pelo seu livro “A ponte sobre o Drina”, uma história retratada na região. 

Eu indico muito que Visegrad esteja em sua lista de cidades para conhecer na Bósnia, já que é um importante centro cultural do país, que, além disso, reúne diversos pontos turísticos interessantes, e a bela paisagem já relacionada à Bósnia e Herzegovina. 

Muitos consideram Visegrad uma das principais cidades turísticas da Bósnia. Conheça alguns dos seus pontos turísticos:

  • Ponte sobre o Rio Drina: Um monumento protegido pela UNESCO e considerado tesouro cultural e histórico da nação. Essa ponte possui 11 arcos grandes em sua base, assim como diversos outros pequenos. Ela foi construída no ano de 1577, possuindo 180 metros de comprimento e 6 metros de largura. No meio da ponte há dois terraços, onde é possível descansar e apreciar a vista dali. 
  • Andrićgrad – Homenagem de Kusturica a Andrić: Essa pequena península possui uma arquitetura única, com influência de vários estilos e que foi se modificando ao longo dos séculos. No local você irá apreciar edifícios no estilo bizantino, clássico, do período otomano e também do renascimento. Aqui é onde você encontra a maioria dos pontos interessantes da cidade, como um teatro, a Academia de Belas Artes, uma Igreja Ortodoxa, dentre outros prédios que merecem uma visita. 

Kravice Falls

Kravice Falls não se encaixa nas cidades para conhecer na Bósnia, no entanto, é um dos pontos turísticos naturais mais famosos do país. 

Se você planeja visitar a Bósnia é impossível deixar as Cataratas Kravice de fora da sua viagem, no local há diversas quedas d’água com cerca de 25 metros de altura, que deságuam em um lago de tom azulado, com uma bela vegetação ao seu redor. 

A cachoeira possui no total 120 metros de largura, e fica a cerca de 40 km de Mostar, uma das cidades turísticas da Bósnia e Herzegovina. 

Elas estão localizadas dentro do Parque Nacional Kravica, que reserva além das cachoeiras, diversas outras atividades interessantes, como alugar bicicletas, fazer trilhos e passear de caiaque pelo rio. 

O ideal é visitar essa cachoeira durante o verão, onde é possível aproveitar o dia todo na cachoeira, tanto fazendo um piquenique e descansando à margem da lagoa, quanto se refrescando nas suas águas geladas. Apesar disso, a paisagem vale a pena também no inverno. 

Trebizat

Agora que já citei várias cidades para conhecer na Bósnia e Herzegovina, irei falar um pouco mais sobre o rio Trebizat, que possui vários pontos interessantes e que merecem destaque quando se fala desse belo país. 

O Rio Trebizat está na região sudoeste da Bósnia, sendo um afluente do Rio Neretva, assim como um rio cárstico, que nasce dentro de uma caverna. Uma de suas características é que as suas águas, em determinadas épocas, são drenadas para o subsolo e ele desaparece, podendo retornar em outros locais. 

Ao longo do seu curso há várias cachoeiras, sendo uma delas as cataratas Kravice, que já citei acima. Além dessas, há também outras  duas cachoeiras que proporcionam um passeio incrível:

  • Koćuša: Localizada na vila Velkaci, essa cachoeira possui queda de cerca de 5 metros, e mais de 50 metros de largura. A paisagem no local é excepcional. 
  • Čeveljuša: Essa cachoeira encontra-se na vila Hrašljani, possuindo cerca de 15 metros de altura. A paisagem aqui também chama muita atenção, devido a vegetação ao redor e ao formato da queda d’água. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima