Cidades da Romênia: As Cidades Turísticas Que Você Deve Conhecer

EuropaRomêniaCidades da Romênia: As Cidades Turísticas Que Você Deve Conhecer

A Romênia é famosa pelos diversos mistérios e lendas que a rodeiam, no entanto, não é só isso que o país tem para oferecer, as cidades da Romênia são repletas de pontos turísticos diferentes e chamativos, extremamente atraentes. 

É possível encontrar ao longo de uma viagem pelas cidades turísticas da Romênia: inúmeros castelos e outras construções históricas, muitas paisagens naturais incríveis, alguns locais bem agitados e um povo muito tranquilo e acolhedor. 

Em questão de tamanho, quando se compara a Romênia com o Brasil o primeiro parece um país pequeno, mas, acredite: mesmo com uma extensão geográfica que parece ser reduzida, a quantidade de pontos turísticos faz valer muito a pena visitar esse pedacinho do Leste Europeu.

É legal ressaltar também que para os padrões europeus, o país não é assim tão pequeno. 

Quando os brasileiros pensam em visitar a Europa essa região não é a primeira cogitada, no entanto, há diversas características chamam atenção nos países dos Bálcãs. 

Se tratando da Romênia, temos um lugar muito interessante, rico em história, com um turismo econômico quando comparado com o restante do continente, já que a sua moeda oficial – o Leu romeno – possui um valor bem mais baixo que o Euro, uma gastronomia muito diversa, e como já falei, uma imensidão de pontos turísticos. 

Viaje pelo conteúdo! Clique nos links e vá direto aos tópicos! ocultar

Antes de falar das cidades para visitar na Romênia, é interessante contar um pouquinho da sua história. 

O país passou por diversos regimes ditatoriais, como o governo de Ion Antonescu, durante a Segunda Guerra mundial, que seguiu o exemplo de Hitler em suas ações.

Depois foi a vez de Nicolae Ceauşescu, quando a União Soviética ocupou a Romênia em um regime comunista. Após superar essa fase, o país foi integrado à União Europeia. 

Lá está localizada a famosa Transilvânia, local onde se originou a lenda de um dos mais emblemáticos personagens da literatura, o Drácula. Essa lenda teve início com a história do príncipe Vlad III, que apesar de ter sido considerado um herói na sua época, abusava da violência contra os seus inimigos. 

Além da Transilvânia, que é amplamente conhecida pelas suas cidades medievais, há também a Dobruja, a Moldávia e a Valáquia, que são divisões históricas do país, que atualmente não tem valor administrativo. 

É importante falar também que a Romênia possui a maior comunidade de ciganos da União Europeia e, por fim, ressaltar que não há voos diretos do Brasil para o país, sendo o mais comum entre os turistas daqui que decidem a visitar, voar até Dublin, na Irlanda, ou para outro país europeu e então pegar um voo até a sua capital, Bucareste. 

Agora que você já conhece um pouquinho mais do país como um todo, vou falar mais especificamente sobre as cidades para conhecer na Romênia que proporcionam uma experiência incrível em uma viagem para o país. 

Para conhecer o país, vou falar sobre 13 cidades turísticas da Romênia:

Bucareste

Arco do Triunfo de Bucareste
Arco do Triunfo de Bucareste

Bucareste é certamente a mais famosa das cidades turísticas da Romênia, e claro que ela tinha que ser a primeira a aparecer na lista de cidades para conhecer na Romênia. 

Além de ser a capital do país, Bucareste é seu principal centro cultural, comercial e industrial. Como consequência disso você irá encontrar um lugar que exala história, possui diversas atrações legais e agrada todos os turistas que passam por aqui. 

É a combinação perfeita de um lugar histórico com pontos moderados, com prédios imponentes e praças graciosas.

Para completar, um destino perfeito: uma gastronomia única e moradores bem hospitaleiros com os visitantes. 

A história conta que Bucareste foi fundada por Vlad, o príncipe usado de inspiração para o Drácula, no ano de 1459.

Durante o final do século XIX o local se expandiu bastante, sendo possível ver algumas construções desse período pela cidade. 

Bucareste foi bombardeada nas duas Guerras Mundiais, e passou por um terremoto extremamente forte no ano de 1977, por isso, grande parte dela teve que ser reconstruída, na época o governo era comunista, e diversos palácios detalhados foram reconstruídos aos moldes desse regime, ou seja, de maneira bem simples. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Bucareste

Alguns pontos turísticos de uma das mais belas cidades para visitar na Romênia: 

Passeios Culturais em Bucareste

Palácio do Parlamento
Palácio do Parlamento

O maior palácio do mundo, o Palácio do Parlamento, foi construído durante o regime do ditador Ceaucescu, e uma visita no local é impressionante.

Já o Palácio de Cotroceni foi construído em 1679 como um mosteiro, e no ano de 1862 se tornou residência de verão do príncipe, atualmente ele é a residência do presidente da Romênia.

Outra visita interessante é no Museu Nacional de Arte da Romênia, com várias coleções de arte romena tanto moderna como medieval. 

Passeios ao ar livre em Bucareste

Parque Carol
Parque Carol

Caminhar pela Avenida da Vitória, a mais antiga de Bucareste, é bem interessante e irá apresentar mais sobre a cidade.

Já a Praça da Revolução é bem famosa pelos seus monumentos em homenagem à revolução. Outros passeios bem legais são os parques, como o Carol Park e o Parque Cismigiu

Passeios Religiosos em Bucareste

Apesar de pequena, a Igreja Kretzulescu é uma das mais visitadas em Bucareste, essa foi construída em 1720 e passou por uma reconstrução em 1940, é muito bonita e detalhada, com diversas pinturas nas paredes.

O Templo Coral é a maior sinagoga da Romênia, demorou 10 anos para ser construída em uma arquitetura muito bonita no estilo arabesco, decorada com azulejos coloridos em vermelho e amarelo e muito dourada na parte interna. 

Timisoara 

Timisoara – Romênia

Essa é considerada uma das mais charmosas dentre as cidades para conhecer na Romênia, muitos a elegem a número um. Timisoara é um grande centro cultural, possuindo inúmeros atrativos que misturam o clima histórico com a modernidade. 

Timisoara fica no oeste da Romênia, próxima à fronteira com a Hungria e a Sérvia. É uma cidade bem movimentada, jovial e com uma ótima infraestrutura para receber turistas. 

Se você se interessa por arquitetura, Timisoara deve constar na sua lista de cidades para conhecer na Romênia. No local você vai se encantar com as suas inúmeras praças, diversos monumentos e edifícios incríveis, parques, bares e ótimos restaurantes. 

Além de vários pontos turísticos, Timisoara conta com um comércio muito bem equipado, havendo alguns centros comerciais perfeitos para quem adora fazer compras, como o Shopping City e o Iulius Mall

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Timisoara

Alguns passeios e pontos interessantes de Timisoara:

Passeios Culturais em Timisoara 

Há muitos pontos culturais para visitar em Timisoara, como o Palácio Barroco, construído no século XVIII, que abriga o Museu de Belas Artes, o Museu Etnográfico Banat, que mostra as tradições romenas e a Casa Brück, um ótimo exemplar da arquitetura Art Nouveau e secessionista. 

Praças em Timisoara 

Como eu falei, Timisoara conta com um número bem extenso de praças, onde é bem interessante passar algumas horas apreciando tanto os moradores quanto os edifícios ao redor delas.

Algumas praças: Praça da Vitória, cercada por edifícios Barrocos, Praça da União, que possui ótima vista das principais catedrais da cidade, a romano-católica e a ortodoxa e a Praça da Liberdade, um ótimo exemplo da arquitetura secessionista. 

Passeios Religiosos em em Timisoara 

Timisoara é repleta de templos de várias religiões.

A Catedral de São Jorge é o principal centro católico, que teve sua construção iniciada em 1736, e apresentada uma fachada simples e um interior extremamente luxuoso, já a Catedral Metropolitana Ortodoxa possui arquitetura Neo-Bizantina e um parque ao seu redor, proporcionando um ótimo passeio.

Além desses pontos, a Sinagoga do distrito de Fabric é uma das mais belas de toda a cidade, construída no estilo tradicional mourisco, e a Grande Sinagoga foi construída em 1865, sendo ela uma das maiores da Europa, são passeios bem interessantes. 

Brasov

Vista da Cidade de Brasov - Romênia
Vista da Cidade de Brasov – Romênia

Localizada na região da Transilvânia, Brasov é mais uma das cidades para conhecer na Romênia, considerada um ótimo lugar para usar como base quando for visitar outras cidades da região. 

Brasov foi fundada em 1211, pelos Cavaleiros da Ordem Teutônica. Apesar de ser uma cidade grande, seu centro histórico é pequeno e quase te leva para a época medieval, esse é um dos locais mais visitados de todas as cidades turísticas da Romênia. 

A partir de Brasov é possível visitar um dos pontos mais procurados de toda a Romênia: o Castelo de Bran.

Essa fortaleza do século XIV está localizada a cerca de 30 min de viagem da cidade. Foi o local onde viveu Vlad, e por isso o castelo é comumente chamado de Castelo do Drácula.

A fortaleza é repleta de torres e foi construída acima de um desfiladeiro. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Brasov

Passeios culturais em Brasov

Há muitos pontos legais para serem visitados em Brasov, mas eu destaco o Salão do Conselho, edifício onde estava localizada a prefeitura durante o século XV e atualmente funciona como um museu, o Bastião dos Tecelões uma fortificação que servia como defesa da cidade no século XV e a Primeira Escola Romena, um local muito importante para a história do país, a escola foi fundada em 1583. 

Passeios pela cidade em Brasov

Cidade de Brasov - Romênia
Cidade de Brasov – Romênia

Pela cidade os principais passeios estão no centro histórico ou em suas proximidades, como a Praça do Conselho, local que fervia em comércio no século XIV e hoje continua na esma vibe, cheio de cafés e restaurantes.

A Rua da República é a principal de Brasov e só podem passar pedestres por ela, conta com inúmeros edifícios interessantes, já a Rua da Corda é bem interessante, já que é uma das ruas mais estreitas da Europa, com 111 cm de largura. 

Passeios religiosos em Brasov

Os locais religiosos mais interessantes em Brasov são: a Igreja Negra, construída em arquitetura gótica típica da Europa Oriental no século XV, conta com várias esculturas interessantes e um interior muito bem decorado, e a Sinagoga Ortodoxa que foi projetada em uma mistura dos estilos neo-bizantino e neo-mourisco. 

Passeios naturais em Brasov

As paisagens naturais na cidade são lindas, e o ecoturismo é muito forte e chama atenção dos seus visitantes, alguns locais para conhecer: Monte Tâmpa, as Rochas de Salom, a Estação de Esqui Poiana durante os meses de inverno e o Santuário dos Ursos Libearty. 

Sibiu

Vista da Cidade de Sibiu - Romênia
Vista da Cidade de Sibiu – Romênia

Outra das cidades para visitar na Romênia na região da Transilvânia é Sibiu, que consiste em um local histórico incrível possuindo arquitetura medieval bem preservada. Nela é possível visitar os edifícios construídos entre os séculos XII e XIII pelos colonizadores saxões. 

A melhor parte da cidade é seu centro histórico, que possui ruas estreitas, prédios antigos bem conservados e um povo muito animado. 

Dentre as cidades turísticas da Romênia, Sibiu não é nem de longe a que possui mais pontos turísticos, no entanto, é uma das cidades mais charmosas do país. 

Aconchegante, ela possui ótimos restaurantes e cafés, igrejas bonitas, bons hotéis, casas coloridas e um clima que se assemelha a um conto de fadas. 

Em Sibiu é possível visitar o Parque Astra, também chamado de Museu da Civilização Popular Tradicional ASTRA. 

Consiste em um museu ao ar livre que conta com mais de 400 construções típicas rurais da Romênia, dentre casas, moinhos e outros edifícios, todos construídos em madeira.

No local há também um parque infantil, vários km de bosques e um lago, é um passeio diferente e que necessita de um dia inteiro para aproveitar bem suas atrações. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Sibiu

Passeios Culturais em Sibiu

Há o Museu Nacional de Bruhenthal, que foi fundado com as coleções artísticas do antigo governador da Transilvânia e a Torre do Conselho, que tem esse nome por ficar ao lado do antigo prédio da prefeitura. 

Passeios pela Cidade em Sibiu

Caminhar por Sibiu irá te proporcionar um passeio muito agradável, onde você poderá ver pontos como:

  • a Praça Grande, bem no centro da cidade;
  • a Praça Pequena, muito interessante e com um formato bem irregular;
  • a região da Cidade Baixa, onde em tempos antigos viviam os comerciantes e artesões da região;
  • a Praça Huet, circundada por belos edifícios do século XIV, a Rua Nicolae Balcescu, permitida somente para pedestres;
  • a Passagem das escadas, local com uma inclinação sinuosa e moderada, projetada para carros de boi. 

Passeios Religiosos em Sibiu

Dentre as Igrejas de Sibiu destaco a Catedral da Santíssima Trindade, uma enorme construção de arquitetura neo-bizantina, e a Catedral Luterana de Sibiu, que teve projeção iniciada em 1371, sendo ela uma das maiores igrejas góticas da Transilvânia. 

Sighisoara

Ruas de Sighisoara - Romênia
Ruas de Sighisoara – Romênia

Ainda falando sobre as cidades para conhecer na Romênia na região da Transilvânia, há Sighisoara, uma pequena cidade muito encantadora e que irá te transportar para o período medieval. 

Seu centro histórico é pequeno, muito bem conservado e bem agitado, sendo possível ter contato com a população que vive ali, ele foi classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Sighisoara chama atenção também por ser a cidade natal do príncipe Vlad. 

Durante o século XII, no Império Romano, ela era um importante centro comercial e militar. Conheça alguns passeios para fazer em Sighisoara, essa cidade cheia de história: 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Sighisoara

Passeios Culturais em Sighisoara

Dentre os diversos edifícios em Sighisoara, recomendo visitar a Torre do Relógio, na Cidadela, que é seu principal ponto turístico, construída no século XIII, com mais de 64 metros de altura, a Torre dos Fabricantes de Cordas, também na Cidadela, o Museu de História que fica dentro do prédio da Torre do Relógio e a Casa de Vlad Dracul que é o local onde o príncipe nasceu, no ano de 1431, no local há um restaurante e uma exposição de armas. 

Passeios pela cidade em Sighisoara

Visitar a Cidadela é essencial para quem vai até Sighisoara, nela você irá encontrar diversos prédios antigos.

A Praça da Cidadela é um local bem aconchegante e que durante o período medieval foi um importante centro de eventos, para chegar até ela irá caminhar pela Escadaria Coberta

Passeios religiosos em Sighisoara

Assim como muitas das cidades turísticas da Romênia, Sighsoara está repleta de templos religiosos, como a Igreja na Colina, construída no século XV a uma altitude de 429 metros, sendo um edifício lindo com uma paisagem ainda mais interessante, a Igreja do Mosteiro, construída no estilo gótico tardio e repleta de decorações incríveis, A Igreja da Santíssima Trindade e a Sinagoga da cidade. 

Passeios ao ar livre em Sighisoara

Alguns pontos naturais da cidade são a Reserva Natural de Breite, onde é possível ter contato com árvores milenares, e o Cemitério Evangélico, pode até parecer bem sombrio, mas, é um local histórico bem pacífico. 

Alba Iulia

Estatuas de cidadãos de Alba Iulia - Romênia
Estatuas de cidadãos de Alba Iulia – Romênia

Alba Iulia é uma das cidades para conhecer na Romênia que reserva a maior cidadela do país todo, e só por isso já a torna um local bem interessante para ser visitado. 

A Cidadela chama-se Alba Carolina e remonta ao século XVIII, ela possui sete enormes portões, e dentro deles é possível encontrar lagos, edifícios bem conservados, e muitas outras atrações. Ela foi construída em um formato de estrela de várias pontas. 

A região onde está Alba Carolina possui uma história com mais de 2 mil anos, já que foi um importante ponto durante o Império Romano.

Nela há algumas esculturas feitas em bronze, que representam momentos da vida cotidiana dos povos que ali viviam. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Alba Iulia

Passeios Culturais em Alba Iulia

Tanto dentro da Cidadela como espalhados por Alba Iulia há diversos espaços para se conhecer mais sobre a Romênia e sua história.

O Museu Nacional da União é um deles, com mais de 100 salas onde é exposta a história da região desde a pré-história até os tempos atuais.

O Hall da União é o ponto onde em 1 de dezembro de 1918 foi votada a união da Transilvânia com a Romênia, nesta data inclusive ocorre um festival em Alba Iulia repleto de comemorações. Outro espaço interessante é a Biblioteca Batthyaneum

Passeios Religiosos em Alba Iulia

Assim como as outras cidades para visitar na Roménia, Alba Iulia conta com várias construções de Igrejas incríveis, com destaque para:

A Catedral Romano Católica data do século XIII, possuindo algumas pedras do século X, essa Catedral é considerada uma das mais bonitas da Transilvânia.

A Catedral da Coroação, onde em 1922 foram empossados o Rei Ferdinand e a Rainha Marie e a Catedral de São Miguel, que foi construída no ano de 1009, sendo assim a mais antiga do país. 

Cluj-Napoca

Monumento de Cluj-Napoca - Romênia
Monumento de Cluj-Napoca – Romênia

Cluj-Napoca é a terceira maior das cidades turísticas da Romênia, e está localizada no noroeste da Transilvânia. 

Uma curiosidade interessante, geograficamente Cluj-Napoca está a praticamente a mesma distância das três principais capitais da região: Bucareste (498 km), Belgrado (327 km) a capital da Sérvia e Budapeste (354 km) a capital da Hungria. 

O local é um grande centro industrial, comercial, cultural e acadêmico. É uma cidade universitária, hospeda a maior universidade da Romênia, por ser repleta de jovens, é bem agitada e divertida. 

Mesmo jovial, é uma cidade com um importante legado histórico, onde viveram diversos duques húngaros. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Cluj-Napoca

Passeios Culturais em Cluj-Napoca

Recomendo visitar a Casa Matia, que pertenceu a Matthias Corvinus, rei da Hungria durante os anos de 1458 a 1490, sendo considerado um dos monarcas mais célebres da época em que viveu apesar de não ser aberta ao público é bem interessante os arredores do prédio.

Existe também o Museu de Arte de Cluj-Napoca, que conta com obras dos maiores artistas da Romênia e o Museu Nacional de História da Transilvânia importantíssimo para quem quer conhecer mais da história da região.

Na Casa Hintz é possível visitar a coleção mais antiga de farmácia de Cluj-Napoca. 

Passeios Religiosos em Cluj-Napoca

A Igreja de São Miguel foi construída no século XV no estilo gótico, possui 3 naves iguais com mais de 70 metros de comprimento e 80 de altura.

A Catedral Metropolitana Ortodoxa, é outra igreja com arquitetura muito chamativa, há ainda a Igreja dos Piaristas, que foi a primeira igreja barroca da Transilvânia e a Igreja Reformada, que foi construída como um mosteiro no século XV e possui uma arquitetura diferente das demais. 

Passeios ao Ar livre em Cluj-Napoca

O Parque Etnográfico Romulus Vuia consiste em um museu ao ar livre que demonstra mais da vida rural da região, com cerca de 200 edifícios, localizado na encosta de uma colina é um local muito atrativo.

Assim como o Parcul Central, local com fontes, um lago e um coreto.

Se tratando de pontos naturais o Lago Tarnita e a Turda Gorge proporcionam contato com a natureza em meio a uma bela paisagem.

Finalizo com o Jardim Botânico, um dos mais bonitos de todas as cidades para conhecer na Romênia, conta com mais de 11 mil espécies de plantas. 

Sinaia 

Castelo de Sinaia
Castelo de Sinaia

Apesar de pequena, Sinaia é uma das mais belas cidades para visitar na Romênia, aconchegante e faz com que você se sinta em um conto de fadas. 

Sinaia é bem pequena, e o seu centro se resume praticamente a uma única rua. Ela está localizada em uma região montanhosa, com uma bonita vegetação ao seu redor. 

A principal atração da cidade é o Peles Park, nele estão localizados dois castelos: o Castelo Peles e o Castelo Pelisor. O primeiro é considerado um dos castelos mais bonitos de toda a Europa. 

O Castelo Peles é visita indispensável para quem está planejando uma viagem pelas cidades turísticas da Romênia. Ele possui 160 cômodos perfeitamente decorados com diversas obras de arte, é um local incrível tanto no âmbito externo como interno.

Com uma arquitetura diferente, o Castelo Pelisor foi a antiga residência do Rei Ferdinand e da Rainha Marie, possui salões exuberantes e belíssima decoração. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Sinaia

Passeios culturais em Sinaia

Na cidade ainda há mais um castelo, o Castelo de Stirbey que é a construção mais antiga de Sinaia, dentro dele há um museu que conta a história da cidade.

O Monastério de Sinaia foi construído em 1695 e é um monumento histórico muito importante para a Romênia. 

Passeios ao ar livre em Sinaia

É possível visitar a Montanha Bucegi, que oferece uma vista única de Sinaia, para chegar até a colina há um teleférico que faz 2 paradas, uma a 1400 metros de altitude e a outra a 2000 mil.

O Parque Dmitrie Chica conta com um museu e um cassino. Em Sinaia é possível fazer várias trilhas e caminhadas pela natureza, já que o local está localizado em meio a montanhas. 

Constanta

Cassino de Constanta - Romênia
Cassino de Constanta – Romênia

Fugindo um pouco das cidades para conhecer na Romênia que estão localizadas na região da Transilvânia, temos Constanta, que eu diria ser a cidade perfeita para quem deseja conhecer o Mar Negro. 

Em tempos antigos essa cidade já foi muito disputada, passando pelas mãos dos gregos, romanos e turcos. A sua localização as margens do Mar Negro era uma posição bem estratégica. 

Atualmente é destaque em toda a Europa, já que possui o quarto maior porto do continente, sendo o maior da Romênia. É um destino perfeito para o verão, Constanta é jovial e ao mesmo tempo histórica, uma atração única dentre as cidades para conhecer na Romênia. 

No norte de Constanta há o distrito Mamaia, que conta com o maior balneário da Romênia, perfeito para quem deseja curtir as praias do Mar Negro. 

É possível conhecer a cidade caminhando por ela, confira alguns passeios para fazer em Constanta: 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Constanta

Passeios Culturais em Constanta

Dentre os passeios culturais destacam-se os museus de Constanta.

O Museu Ion Jalea conta com um acervo de esculturas modernas, já o Museu de Arte expõe pinturas de diversos artistas nacionais e o Museu Marinho da Romênia demonstra registros de tempos antigos relacionados à vida marinha, assim com a evolução da área militar marinha. 

Passeios pela cidade em Constanta

O Cassino é um símbolo na cidade. O prédio possui mais de 130 anos de idade, e o local era uma importante casa de eventos por anos, já a Praça Ovidiu é um ponto muito importante e que conta com diversos prédios históricos em seus arredores. 

Passeios Religiosos em Constanta

A Catedral Ortodoxa foi construída a partir do ano de 1884, e a Mesquita Carol I, localizada na Praça Ovidiu, foi erguida no ano de 1913.

Ambos são templos construídos em uma bela arquitetura e com decorações incríveis. 

Passeios pela Orla em Constanta

O Porto Turístico na orla do Mar Negro proporciona aos visitantes diversos bares onde é possível curtir o clima marítimo.

Há ainda um aquário, em frente ao Cassino, e o show Dolphinarium, onde há diversos animais marinhos como pinguins e golfinhos.

O Farol Genovês é um monumento importante de Constanta, com 16 metros de altura, é um local muito bonito. 

Iasi

Apesar de normalmente não estar no topo da lista de cidades para conhecer na Romênia da maioria dos turistas, Iasi é uma cidade adorável e repleta de atrações. 

Essa é a segunda maior cidade do país em número de habitantes, sendo um grande centro acadêmico, cultural e econômico para a região. A cidade pertence à região da Moldávia. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Iasi

Passeios culturais em Iasi

O Palácio da Cultura é o principal ponto turístico de Iasi, nele ocorrem vários eventos e exposições, além disso, seu prédio é incrível, realmente uma visita indispensável e impressionante.

A construção foi feita em estilo Revivalismo Gótico, possui 365 quartos, e eles variam o estilo de decoração entre si.

Outro ponto bem legal é o Teatro Nacional Vasile Alecsandri é um importante centro cultural, dedicado ao político e poeta de mesmo nome, foi construído há mais de 100 anos e conta com um museu. 

Passeios pela cidade em Iasi

Caminhando pelas ruas de Iasi você irá passar pela Rua de Pedestres, repleta de atrações e pontos agitados.

Há ainda o Shopping e o Jardim do Palácio da Cultura, local ideal para comer a comida típica romena e fazer compras ou descansar nas gramas do jardim.

Outro jardim interessante é o Jardim Copou, esse foi criado no século XIX, e é um importante ponto da cidade. 

Passeios religiosos em Iasi

Monastério dos Três Hierarcas é uma visita bem legal, além dele, há várias igrejas espalhadas pela cidade, como a Igreja Real de São Nicolau e a Catedral Metropolitana.

Em Iasi há mais de 100 igrejas ortodoxas. Outra visita interessante é a Grande Sinagoga, que foi fundada em 1670. 

Suceava

Mais uma das cidades para visitar na Romênia localizada na Moldávia, Suceava foi um importante centro a alguns séculos, inclusive capital da Moldávia, e hoje reserva muito história e cultura. 

Suceava é um ótimo ponto para se instalar e conhecer outros pontos turísticos da Romênia. É a partir dela que se inicia o passeio pelos oito Mosteiros pintados de Bukovina, construções feitas em arquitetura bizantina com murais encantadores em suas paredes exteriores. O mais distante deles está a menos de 60 km da cidade. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Suceava

Mesmo que você visite a cidade sem a intenção de partir para os mosteiros, ela oferece vários passeios interessantes, confira: 

Passeios culturais em Suceava

Suceava está repleto de passeios históricos e culturais, alguns pontos são:

  • a Fortaleza de Suceava que foi construída no século XIV, que foi atacada pelos otomanos em 1675 e hoje se encontra em ruínas;
  • o Museu da Vila Bukovina é um museu ao ar livre que mostra como era a vida na região, com uma grande variedade de construções;
  • o Museu Histórico de Bukovina conta um pouco mais da história de Suceava e região;
  • o Museu de Ciências Naturais, que conta com exposições botânicas.
  • Outros pontos legais incluem o Hanul Domnesc, edifício mais antigo da cidade, e o Tribunal Principesco. 

Passeios religiosos em Suceava

O Novo Mosteiro de São João é Patrimônio Mundial pela UNESCO, há também o Mosteiro Dragomirna, a Igreja de São Jorge, e a Sinagoga Gah todos apresentam construções chamativas e belas decorações. 

Outros passeios em Suceava

O Planetário da cidade, perfeito para quem se encanta com astronomia, a Mina de Sal Cacica, onde é extraído o melhor sal da Romênia e a Vila Marginea, onde é possível conhecer mais da vida dos povos locais. 

Targu Mures

A famosa “cidade das rosas”, Targu Mures, é uma das principais cidades para conhecer na Romênia. 

Localizada também na Transilvânia, é um local que mistura a cultura húngara com romena, já que antigamente a cidade pertencia ao Reino da Hungria, e hoje quase metade da sua população é composta por esses povos. 

Targu Mures é um importante centro educacional e econômico da Romênia. Na segunda metade do século XIX ela se expandiu e se modernizou. Conheça alguns passeios para fazer em Targu Mures:

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Targu Mures

Passeios Culturais em Targu Mures

Há vários prédios interessantes e cheios de história em Targu Mures, tal como o Palácio da Cultura, o Palácio Apollo, a Biblioteca Teleki e a Prefeitura Velha. Se tratando de museus, há o Museu de História e Arqueologia, o Museu de Arte, o Museu Etnográfico, dentre outros.

A Fortaleza Medieval de Targu Mures é uma das suas principais atrações, construída a partir de 1492, passou por algumas reformas, mas ainda preserva alguns pontos originais. 

Outros Passeios em Targu Mures

Recomendo também visitar a Igreja Ortodoxa de São Miguel foi construída no ano de 1793 e é feita de madeira, já a Praça das Rosas é o ponto ideal para quem quer avistar prédios históricos da cidade e ao mesmo tempo conhecer seus pontos mais modernos, como restaurantes e cafeterias. 

Oradea

Vista de Cidade de Oradea - Romênia
Vista de Cidade de Oradea – Romênia

A última da minha lista de cidades para conhecer na Romênia é Oradea, que se encontra bem pertinho da fronteira com a Hungria (cerca de 13 km), e é uma cidade charmosa e também um ótimo ponto de partida para explorar o país. 

A Universidade de Oradea é uma das maiores da região oriental do continente europeu, com isso, a cidade está sempre repleta de estudantes, sendo assim bem agitada. 

No Século XVIII ela passou por uma reconstrução inspirada na arquitetura austríaca, criando edifícios com fachadas coloridas, em branco, verde, azul e rosa pálido. 

Oradea está repleta de centros religiosos, bares, restaurantes, bela arquitetura em seus edifícios, sendo um destino perfeito para o turismo mais relaxante. Conta ainda com um grande patrimônio arquitetônico de Art Nouveau. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Oradea

Passeios Culturais em Oradea

Oradea conta com uma extensa lista de edifícios interessantes para serem visitados, todos construídos em arquitetura chamativa e bem preservados, como:

  • o Palácio do Bispo, que possui mais de 100 quartos e 365 janelas;
  • a Fortaleza de Oradea, um dos monumentos medievais mais importantes da Transilvânia;
  • o Palácio da Águia Negra, que abriga uma galeria de lojas;
  • o Palácio Bispado Católica Grego, que foi construído misturando diversos tipos de arquitetura.

O prédio da Prefeitura e o Teatro Estadual são outros pontos belos e interessantes. 

Passeios Religiosos em Oradea

Oradea possui uma das comunidades judaicas mais antigas do país, com isso, há várias sinagogas espalhadas pela cidade, como o Grande Templo, construído com tijolos vermelhos e a Sinagoga Chevra Sas.

Os templos católicos mais interessantes são a Catedral Católica Romana e a Igreja Barroca da Lua, ambas construídas no século XVII. 

Outros Passeios em Oradea

Se você vai passar alguns dias em Oracea, reserve um tempinho para visitar o Jardim Público Ciuperca e o Parque Aquático e Spa Nymphaea, são dois passeios bem relaxantes para serem feitos na cidade. 

Planeje sua viagem para a Romênia

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade prefiro o Booking.

O seguro viagem para Europa é obrigatório para os países do Espaço Schengen. Apesar da obrigatoriedade ele traz diversas vantagens: cobertura em caso de acidentes, doenças, cuidados médicos, bagagem extraviada, entre outros. Para a cotação eu utilizo o Seguros Promo, ele tem a opção de forma de pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes ou no boleto bancário.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Para agilizar todo o seu roteiro pela Europa a Omio apresenta em ordem todas as possibilidades de horários de trens, ônibus e aviões, com os seus respectivos valores. Foi disponibilizado para os leitores do #FAV um cupom de desconto de 10€ para utilizar na primeira compra. #FicaAtivoNoCupom: danieg1r6i2v

Tenho certeza que você não está lembrando de um detalhe, mas America Chip e eu temos a obrigação de te alertar. Ao chegar ao seu destino será necessário chamar um UBER, para isso a America Chip se faz presente com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. #FicaAtivoNoCupom: Utilizando o cupom FICAATIVO você ganha 5% OFF!

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as 11 locadoras ao redor da Romênia.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira GetYourGuide.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.