Cidades da Sérvia: As Cidades Turísticas Que Você Deve Conhecer

EuropaSérviaCidades da Sérvia: As Cidades Turísticas Que Você Deve Conhecer

A região dos Bálcãs, no leste da Europa, está repleta de países incríveis e pouco explorados pelos turistas, para quebrar esse estigma relacionado ao país irei falar sobre as cidades da Sérvia que você deva conhecer. 

Um desses países é a Sérvia, que possui pontos turísticos encantadores, mas que muitas vezes é retratado como um local cheio de violência e destruído devido à guerra que ocorreu por lá na década de 90.

As cidades turísticas da Sérvia oferecem uma diversificação: possuem belezas naturais, cidades modernas e históricas, uma cultura riquíssima, ótima gastronomia e uma história impressionante. 

Combinado a tudo isso você irá encontrar atrações bem econômicas, sendo uma viagem muito mais barata que a maioria dos países europeus, além de pessoas acolhedoras e receptivas por onde você for. 

Mesmo que a guerra da Iugoslávia seja o que mais conhecemos da história do país, ela é muito mais extensa que isso, repleta de conquistas e invasões por povos de diversas origens. 

Mas conhecer mais sobre a Iugoslávia é entender melhor a Sérvia. O território foi parte da Iugoslávia a partir do ano de 1918, junto da Croácia e Eslovênia, depois, em 1945 se uniu à Bósnia e Herzegovina, Macedônia e Montenegro para formar a República Federal Socialista da Iugoslávia, comandada por um regime comunista.

A partir da década de 80 iniciaram conflitos internos que culminaram na independência dos países integrantes da Iugoslávia e por uma campanha liderada pela Sérvia junto de Montenegro para que a população dos antigos participantes dessa união se integrasse novamente em uma “Grande Sérvia”.

Isso resultou em muitos conflitos entre os países, que somente foram finalizados pela interferência da OTAN, que propôs um acordo de paz, sendo esse rejeitado pelo líder sérvio, resultando em um bombardeio na Sérvia no ano de 1999. 

Apesar de o país ter sido praticamente destruído após esse conflito, a sua história é que o transformou no que ele é hoje, sendo assim, uma viagem até lá é uma experiência única e muito rica, que com certeza irá te tocar e te fazer refletir sobre a valorização do respeito entre as diferenças humanas e também sobre os estragos que tais conflitos podem trazer a um local. 

Pra te mostrar que vale muito a pena visitar o país, vou falar sobre as cidades para visitar na Sérvia que mais chamam a atenção dos seus visitantes.

Belgrado

Capa - Pontos Turísticos de Belgrado
Capa – Pontos Turísticos de Belgrado

Dentre as cidades turísticas da Sérvia está Belgrado, a sua capital e também a maior cidade do país. E claro que ela não poderia faltar na lista de cidades para conhecer na Sérvia, já que está repleta de pontos turísticos interessantes e muita história. 

Conhecida por ser uma das cidades mais antigas de toda a Europa, Belgrado conta com mais de 7 mil anos de existência, que incluem mais de 40 invasões por exércitos de diversos povos, e que já teve que ser reconstruída cerca de 38 vezes.

É de se imaginar que nela é possível encontrar uma cultura muito diversificada. 

Belgrado foi o epicentro da guerra que ocorreu durante a década de 90, já que essa era a capital da Iugoslávia.

Apesar de sua história mais recente trazer vestígios de destruição, quando você chegar a Belgrado vai perceber que é uma cidade muito colorida, bonita, moderna e extremamente animada. 

Não é possível encontrar na cidade muitos prédios históricos conservados, já que muitos foram destruídos, em contrapartida, as suas ruas são repletas de arte urbana e há construções magníficas em vários pontos diferentes. 

Em meio a sua bela arquitetura é possível encontrar: um povo muito receptivo, noites extremamente animadas com estabelecimentos abertos até de madrugada, uma gastronomia interessante e bem diferente da brasileira, além de pontos únicos no mundo todo. 

Cruzada pelos rios Danúbio e Sava, forma uma paisagem muito bonita, e para chamar ainda mais a sua atenção, os preços na cidade são baixos, sendo possível encontrar hospedagem por cerca de 20 euros por dia. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Bucareste

É impossível listar aqui todas as atrações que são interessantes em Belgrado, já que é realmente uma cidade com uma quantidade imensa de possibilidades, mas irei dar algumas dicas de passeios imperdíveis:

Fortaleza de Belgrado 

Kalemegdan
Kalemegdan

Bem no centro da cidade você irá visitar essa construção do século XVIII, que consiste em um antigo castelo.

Tudo aqui chama atenção, a construção imponente, a vista que ela proporciona, e as atrações dentro da fortaleza, como o museu da história de Belgrado, localizado em seu interior. 

A Fortaleza está localizada no mesmo complexo que o Parque Kalamegdan, local ideal para assistir ao pôr do sol, curtir a natureza e se conectar com esse país.

Nesse parque há diversas esculturas, um Jardim Zoológico e um parque de diversões, ou seja, atrações para um dia inteiro. 

Igrejas Ružica, de São Marcos e de São Sava 

Visitar igrejas é um ótimo passeio para realizar em uma cidade diferente, nelas é possível apreciar uma bela arquitetura e conhecer um pouco mais sobre a cidade. Essas são três exemplares interessantes para visitar em Belgrado. 

A primeira é considerada uma das mais antigas de Belgrado e possui detalhes diferentes, como um candelabro que se acredita ter sido feito com balas da Primeira Guerra Mundial.

 A segunda é uma igreja ortodoxa, a segunda maior construção religiosa do país. Sendo um templo muito bonito, rico em detalhes.

A Igreja de São Sava foi construída entre os anos de 1894 a 1984, sendo esse o maior prédio religioso do país e uma das maiores igrejas ortodoxas do mundo, seu interior ainda está inacabado. 

Museu de Nikola Tesla e Museu Militar

Museu Militar
Museu Militar

Visitar museus é uma das melhores formas para se inteirar tanto da cultura como da história de uma cidade, e em Belgrado não é diferente, há diversos museus no local e irei destacar dois deles. 

O Museu de Nikola Tesla é uma parada obrigatória, onde é possível conhecer mais das invenções desse grande engenheiro e inventor, conhecido mundialmente. Nikola Tesla na verdade era natural da Croácia, no entanto, ele era um ortodoxo sérvio, e é visto como um herói no país. 

Localizado na Fortaleza de Kalemegdan, o Museu Militar retrata a Guerra dos Balcãs, conflito mais recente que assolou essas terras. Também possui uma biblioteca com mais de 15 mil livros em seu acervo. 

Caminhar pelas ruas de Belgrado

Rua Knez Mihailova
Rua Knez Mihailova

Uma das coisas mais legais para fazer na capital é caminhar por suas ruas e descobrir novas atrações. 

Ao longo de Belgrado é possível apreciar mais do rio Danúbio e do rio Sava, que cortam a cidade e trazem a ela paisagens únicas em todo o país. No curso do rio Sava é possível encontrar a Ada Ciganlija, uma ilha fluvial que se tornou uma península, que é banhada pelas águas de um lago formado no rio, chamado de “mar de Belgrado”. 

Outro ponto muito interessante é a Rua Knez Mihailova, a rua mais movimentada da cidade, onde é possível encontrar milhares de pessoas todos os dias, além dos mais variados comércios. Nela também há diversos artistas de rua se apresentando, realmente encantador. 

Devido a tantos locais interessantes, como esses que eu citei e muitos outros, Belgrado está no topo da lista de cidades para conhecer na Sérvia. 

Novi Sad

Continuando a lista de cidades para visitar na Sérvia temos Novi Sad, a segunda maior do país, que não é assim tão conhecida como Belgrado, mas certamente é uma das mais bonitas cidades turísticas da Sérvia.

Acredita-se que a região tenha sido habitada há mais de 6 mil anos, passando ao longo dos anos pela dominação de diversos povos diferentes, como os celtas, romanos e os hunos, assim como os húngaros, austríacos e otomanos. 

Entre os séculos XVII e XIX Novi Sad era a maior cidade da Sérvia, sendo o seu centro cultural. Durante os conflitos que ocorreram na região, Novi Sad foi destruída por diversas vezes, passando pela principal destruição durante a guerra do Kosovo. 

Com os bombardeios mais recentes a cidade perdeu importantes monumentos históricos, como as três pontes medievais que havia sobre o rio Danúbio. No entanto, ela foi reconstruída e hoje é uma cidade com construções que unem partes do passado e a inovação do futuro. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Novi Sad

Seu centro histórico possui ruas cheias de construções rústicas, vários bares que servem como ponto de reunião dos jovens, em meio a uma praça com uma fonte rodeada por um belo jardim e sendo o seu monumento central uma estátua de Atenas. 

  • Fortaleza Petrovaradin: Uma fortaleza construída no ano de 1692, que era usada para guardar tesouros dos austríacos em seus túneis subterrâneos. O lugar é muito interessante, proporciona uma vista bonita da cidade e sua construção é engenhosa e muito atraente. Nessa fortaleza ocorre o maior festival de música do sudeste europeu, chamado EXIT. 
  • Kafanas: Tavernas turcas que servem bebidas e pratos da sua culinária. 
  • Rota do vinho: na montanha Fruska é possível encontrar alguns vinhedos de ótima qualidade, há 35 mosteiros ortodoxos construídos nessa rota, e neles é possível desfrutar de ótimos vinhos. Na região também há ótimos restaurantes. 
  • Mosaico bibliográfico: Um ponto turístico diferente e muito interessante na cidade é um mosaico com biografia de 12 mulheres importantes da região, dentre elas há feministas, matemáticas, atrizes e escritoras. 

Além desses pontos é interessante caminhar por Novi Sad e descobrir suas belezas, assim como muitas das cidades para conhecer na Sérvia é um local animado e divertido, com pessoas acolhedoras e preços baixos em suas atrações. 

Sremska Mitrovica

A pequena cidade de Sremska Mitrovica está localizada a cerca de 75 km de Belgrado, e é mais uma das muitas cidades para conhecer na Sérvia. 

Esse é um destino para quem busca um local mais tranquilo e acolhedor, já que em Sremska Mitrovica você irá conseguir ter mais contato com a natureza em meio a uma cidade mais tranquila. 

Apesar de atualmente Sremska Mitrovica não ser uma cidade muito influente no país, ela já foi uma das quatro cidades capitais do Império Romano quando ele dominou a região, na época era conhecida como Sirmio. Só esse fato já a torna interessante o suficiente para a incluir na lista de cidades para visitar na Sérvia. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Sremska Mitrovica

No entanto, Sremska Mitrovica é muito mais do que a sombra do seu passado, mostrando aos seus visitantes construções incríveis e um clima muito acolhedor. Confira algumas das suas atrações:

  • Palácio Sirmium: Essa é uma antiga vila histórica, onde está localizado o Palácio Imperial Romano. Nesse local é possível conhecer mais sobre a história de Sremska Mitrovica e a importância que a cidade teve durante o domínio romano. 
  • Museu Srem: Conta sobre a história da cidade. O museu foi fundado em 1885, nele é possível analisar diversos objetos de tempos remotos da história da cidade. Conta com diversos departamentos, onde é possível aprender sobre a história, etnologia e arte da cidade. 
  • Reserva Natural Zasavica: Essa reserva conta com diversos pontos interessantes. Ela foi fundada em 1997, sendo uma área protegida da natureza. Possui pântanos naturais, uma rica diversidade de fauna e flora, com muitas espécies de animais diferentes. No local é possível conhecer mais da natureza da Sérvia, assim como aproveitar uma conexão com esse ambiente e entender a importância da sua preservação. 

Golubac

Se você quer colocar na sua lista de cidades para conhecer na Sérvia um lugar encantador e com um estilo um tanto quanto medieval, Golubac é a escolha certa. A cidade fica bem próxima à fronteira da Sérvia com a Romênia, o que também deve aumentar o seu interesse em conhecê-la. 

Nas margens do rio Danúbio você poderá ver o que há de mais interessante na Sérvia: belas construções que refletem muita história, além de bons restaurantes e pessoas hospitaleiras. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Golubac

A principal atração da cidade é a Fortaleza de Golubac, que foi construída no século XIV, usada como um posto militar.

Atualmente é considerado um patrimônio turístico do país, possuindo dez torres no total, é uma construção e tanto.

Não há muitas atrações dentro da fortaleza além da bela paisagem que ela proporciona, no entanto, há uma exposição chamada “panorama ao longo dos séculos”, onde é possível conhecer um pouco mais da história do local. 

  • Parque Nacional Đerdap: É um parque bem grande que se inicia na Fortaleza de Golubac. Nele é possível fazer trilhas, ter contato com a natureza, apreciar monumentos históricos e praticar esportes como natação, já que possui um lago em um dos seus pontos. A paisagem aqui é incrível e vale realmente muito a pena, sendo esse um dos pontos turísticos mais procurados de toda a Sérvia. 
  • Monastério Tuman: Esse mosteiro ortodoxo data do século XIV, e nele é possível visitar a Igreja de São Arcanjo Gabriel, um mini zoológico, um jardim e algumas plantações. A arquitetura da igreja é muito atraente, com uma decoração colorida que chama muito atenção. 

Além desses pontos, Golubac possui ótimos restaurantes que oferecem a tradicional culinária sérvia. 

Kragujevac

Outra das cidades para conhecer na Sérvia é Kragujevac, sendo essa a maior da região que está localizada, a Šumadija, com cerca de 150 mil habitantes, além disso, é a quarta maior da Sérvia. 

Kragujevac é um grande destaque na economia do país pela fabricação de armas, no entanto, não é isso que atrai os turistas, mas sim a possibilidade de conhecer pontos naturais incríveis e também fazer compras, já que é um local que possui uma extensa rede de lojas tanto de roupas como de perfumes. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Kragujevac

O local combina modernidade com prédios históricos, suas ruas são limpas, bonitas, movimentadas e rodeadas por belas construções arquitetônicas. Confira alguns dos pontos turísticos:

  • Parque Memorial: Esse é um parque muito bonito e importante, já que ele faz homenagem a alunos e professores que foram assassinados durante a Segunda Guerra Mundial em Kragujevac, durante a ocupação do país pelas forças alemãs. No parque também há um museu, localizado no local do massacre. 
  • Lago Bubanj: É um lago artificial, onde é possível relaxar, fazer um piquenique e ter bastante contato com a natureza local. 
  • Montanha Rudnik: Próxima à cidade está essa montanha, muito importante para a história da economia do país, já que ela é rica em minerais. Nela também está localizada uma represa. 
  • Parque Veliki: Outro ambiente ótimo para ter contato com a natureza, esse parque fica próximo ao centro de Kragujevac, sendo um local muito bonito. 

Kragujevac é uma cidade muito interessante, rica em cultura, sendo possível encontrar diversas outras atrações em sua visita no local. 

Kraljevo

Outra das cidades turísticas da Sérvia cheia de pontos interessantes é Kraljevo. Rodeada pelas montanhas Stolovi ao sul e Kotlenik ao norte, a cidade está localizada em um vale, o que traz a ela uma paisagem encantadora. 

Os viajantes que decidem conhecer Kraljevo irão se surpreender com os encantos da cidade, que é repleta de pontos interessantes e faz cada momento da viagem valer muito a pena. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Kraljevo

Sugiro muito adicionar no seu roteiro entre as cidades para visitar na Sérvia os pontos turísticos serem mais naturais e também haver pontos que relatam mais sobre a história do país, isso não é muito diferente em Kraljevo. Alguns deles são:

  • Mosteiro de Žiča e Studenica: É um dos mosteiros mais famosos da Sérvia, construído no início do século XIII. Considerado um monumento Cultural de Importância Excepcional no país, é um ponto turístico muito importante. A construção da Igreja do mosteiro é impressionante. Já o Studenica é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo o maior mosteiro medieval da Sérvia, criado no século XI. Suas igrejas foram construídas em mármore branco, realmente incrível. 
  • Museu Nacional: Fundado em 1950, esse museu é muito interessante, expondo documentos, objetos e obras sobre assuntos como arqueologia, história da Sérvia, arte e etnologia. Nele há também a Nova Galeria: Um local onde ocorrem várias exposições de arte e ao mesmo tempo reuniões e eventos sobre diversos assuntos, como literatura, música e teatro. 
  • Castelo de Maglič: Construção do século XIII às margens do rio Ibar, é realmente muito impressionante, no local é possível avistar as ruínas de um quartel, uma igreja e um palácio, que foi parcialmente restaurado. 

Além dessas atrações, em Kraljevo é possível também curtir alguns spas, como o Mataruška Banja, enriquecido com águas termais. 

Há também diversos pontos naturais interessantes, como o Goč, ponto mais alto da região com 1.216 metros de altitude e o vale de árvores lilás, em um desfiladeiro do rio Ibar. 

Caminhar pela cidade também proporcionará a possibilidade de conhecer mais sobre a sua cultura, culinária e alguns pontos importantes, tal qual a Catedral da Santíssima Trindade

Nis

Nis é uma das cidades para visitar na Sérvia por vários motivos: é a terceira maior do país, uma das mais antigas da região, possui paisagens chamativas e também atrai turistas devido ao seu passado assombroso. 

Foi em Nis que nasceu o fundador de Constantinopla, o Imperador Constantino Magno, na cidade também foi construído o primeiro campo de concentração nazista da região. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Nis

Além de uma história muito interessante, mesmo que obscura em alguns pontos, essa é uma das cidades turísticas da Sérvia, que assim como as demais, possui ótima gastronomia, bons preços, e pessoas extremamente acolhedoras. 

  • Catedral da Santíssima Trindade: Um dos principais pontos turísticos de Nis, essa igreja teve o início da sua construção em 1856, que foi finalizada em 1872. Possui uma arquitetura peculiar, que mistura os estilos barroco, renascentista, islâmico e bizantino, é incrível tanto por fora quanto por dentro, onde há diversos afrescos pintados. 
  • Campo de Concentração da Cruz Vermelha: essa é uma experiência com um clima bem tenso e pesado, mas serve como um lembrete dos males do passado. O campo inaugurado no ano de 1941 serviu como prisão para mais de 35 mil pessoas durante quatro anos, atualmente a área foi ocupada com monumentos e um museu. Uma curiosidade: esse foi o primeiro campo de concentração onde prisioneiros conseguiram escapar dos alemães.
  • Parque Memorial Bubanj: Espaço dedicado a todas as vítimas da Segunda Guerra Mundial, onde há uma trilha memorial que leva a diversos monumentos. Nesse parque também há três obeliscos de concreto que representam os punhos de uma mulher, um homem e uma criança, é bem impressionante. 
  • Torre da Caveira: Um monumento muito importante para a história da Sérvia, que foi construído em 1809, após a obtenção da independência do Império Turco. Ela servia como um aviso para rebeldes, sendo construída com diversos crânios (950 no total) e localizada bem na entrada da cidade. 

Outros pontos bem legais de Nis incluem a Fortaleza de Nis, herança do Império Otomano que foi construída no século XVIII, visitar o Monte Koritnik e conhecer as ruínas de Mediana. A região é famosa pela sua culinária de ótima qualidade, principalmente para aqueles que amam carne. 

Leskovac

No sul do país temos outra das cidades para conhecer na Sérvia, Leskovac. Localizada em meio a diversos vales, é uma cidade encantadora, e nela ocorre um dos festivais gastronômicos mais interessantes do país, o Roštiljijada, que consiste basicamente em um enorme churrasco. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Leskovac

Há muitos locais interessantes em Leskovac, confira alguns:

  • Ruínas da cidade Justiniana: Construída pelo imperador Justiniano I, durante o século VI, essa vila tinha o objetivo de ser a sede de um arcebispado durante a dominação do Império Bizantino na região. No passeio pelas ruínas é possível notar fortificações, o seu sistema de esgoto, praças, estações de banho e os restos de uma basílica. 
  • Museu Nacional: Localizado em Stojana Ljubica, o museu conta com mais de 33 mil itens em uma coleção arqueológica e etnográfica. Há também uma exposição de roupas regionais e artesanato local. 
  • Centro da cidade: Passear pelas suas ruas dá a possibilidade de encontrar diversos prédios, como a igreja Odžaklija, construída no ano de 1803, que foi disfarçada de casa já que era proibido reconstruir a Igreja medieval que havia no local na época. 
  • Pašina Česma: Local perfeito para relaxar e se conectar com a natureza, conta com mais de 86 hectares repletos de bosques, prados e espaços onde é possível praticar esportes como tênis e futebol, além de caminhar, correr e fazer piqueniques. 

Leskovac é considerada uma das cidades para conhecer na Sérvia por esses pontos e diversos outros, como a colina Hisar, um ponto natural muito interessante e que possui em seu topo ruínas de casas e uma igreja, Kukavica, local isolado e selvagem perfeito para desconectar das cidades movimentadas, assim como spas, bares e restaurantes de ótima qualidade. 

Novi Pazar

Mais uma dentre as diversas cidades para conhecer na Sérvia é Novi Pazar, com uma população com pouco mais de 60 mil pessoas, que faz fronteira com Kosovo, o país vizinho.

Diferente das outras cidades para conhecer na Sérvia, Novi Pazar possui cerca de 80% da sua população muçulmana, com isso, a cultura daqui é um pouco diferente do restante do país.  

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Novi Pazar

Provavelmente esse fato acaba atraindo mais atenção dos viajantes, já que dá a possibilidade de conhecer uma cultura diferente dentro do território sérvio. Confira alguns pontos turísticos de Novi Pazar:

  • Stari Ras: Declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, esse complexo composto por um mosteiro, uma igreja e as ruínas de uma fortaleza é um local impressionante. As ruínas datam do século VII. Esse local também já foi a capital da Sérvia durante o século XII, tempos depois foi abandonado. Nele está o Mosteiro de Sopoćani, que foi fundado no século XIII, e conta com os restos mortais do rei Stefan Uroš I. Há também a Igreja dos Santos Apóstolos São Pedro e Paulo, que é a mais antiga de toda a região dos Balcãs, inicialmente era um local somente de batismos, no século V, e depois foi criada a igreja, no século X. 
  • Đurđevi Stupovi: Outro mosteiro, esse foi construído no século XII. Conta com a Igreja de São Jorge em seu território, belíssima construção que mistura arquitetura bizantina e românica. Possui duas camadas de afrescos tão belas que foram inclusive elogiadas pela UNESCO, considerados alguns dos melhores da região dos Bálcãs. 
  • Mesquita Altun-Alem: Construída no início do século XVI, essa mesquita fica em meio a um complexo de muros altos, e no mesmo local há também uma escola e um pátio com nišani, que são lápides. A arquitetura da mesquita é bem bonita, sendo um passeio diferente para realizar na Sérvia. 

Ainda em Novi Pazar é possível aproveitar local como o balneário turco Isabegov Hamam, a Fortaleza de Novi Pazar, complexo de ruínas antigas da cidade, o Amir-Agin Han, um edifício otomano e o Museu Ras, onde é possível entender mais sobre a história da Sérvia. 

Zemun

Zemum é uma das cidades para conhecer na Sérvia, essa pertence ao distrito de Belgrado, na região da Sírmia. Apesar de ser uma cidade, muitas vezes ela é considerada um bairro da capital da Sérvia. 

A cidade está localizada às margens do rio Danúbio. Em tempos antigos o local serviu como uma fortificação do Império Austríaco, funcionando como um posto avançado. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Zemun

O município possui uma arquitetura barroco austríaca, característica do século XVIII. Está em uma região com muitos centros culturais, sendo com certeza uma viagem muito interessante. Alguns das atrações de Zemun: 

  • Torre Gardoš: Esse é um monumento pertencente ao Império Austro-Húngaro, erguido na margem direita do rio Danúbio. Foi construída em 1896, para comemorar os mil anos de assentamentos húngaros na região. A estrutura possui uma arquitetura eclética, muito chamativa e bonita. 
  • Lagums: São corredores subterrâneos que começaram a ser cavados por volta do século III. Eram usados como fortes, depois, para armazenamento de alimentos, munições e outros objetos. 
  • Praças: Zemun possui um grande número de praças, todas bem acolhedoras. Alguns delas são: Praça Magistratski, Praça Karađorđev, dentre outras. 
  • Ruínas medievais: Há diversas ruínas do século XII no centro da cidade, onde é possível avistar uma antiga fortaleza, casas e outras construções. 
  • Parque da Gradski: O maior parque de Zemun, perfeito para relaxar, fazer caminhadas e curtir a natureza. 

Sombor

Reunindo diversas das características que fazem as cidades turísticas da Sérvia se tornarem tão interessantes, Sombor é uma opção repleta de pessoas acolhedoras, bonitas paisagens e construções imponentes.

Sombor foi fundada por volta de 1340, e por ela passaram diversos povos, o que fez com que a sua cultura atualmente se tornasse muito rica e diversificada. É considerada um dos mais importantes centros históricos dos séculos XVIII a XIX da Sérvia. 

O destaque está também na tranquilidade que o local transparece, sendo uma viagem para quem deseja relaxar. 

A cidade também se destaca por abrigar diversas organizações de minorias, havendo nela um município Judeu, clubes de ciganos e a Associação Croata Vladimir Nazor. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Sombor

Em Sombor estão pontos muito importantes, como o Teatro Nacional e a Galeria de Arte Moderna, dentre diversos outros pontos importantes para os sérvios. Confira alguns:

  • Vojvodina: Nessas planícies é possível encontrar diversas casas étnicas e fazendas, além disso, há pontos de hospedagem que oferecem a gastronomia sérvia em seu modo mais tradicional. Algumas fazendas da região têm mais de 100 anos, podendo ser consideradas verdadeiros museus em funcionamento. 
  • Prefeitura de Sombor: O prédio da prefeitura foi erguido durante o ano de 1718 sobre as fundações de um palácio. No local, historicamente, ocorreram diversos eventos importantes. 
  • Igreja Sveti Georgije e Igreja Presveto Trojstovo i Plebanija: Essas duas igrejas ganham destaque nas ruas de Sombor. A primeira possui uma coleção valiosa de arte religiosa, considerada tesouro nacional, a sua construção em barroco-rococó é realmente uma obra de arte. A segunda foi construída por frades franciscanos no ano de 1771, sendo também muito interessante.

Durante a sua viagem a Sombor não deixe também de caminhar pelas suas ruas, aproveitar a quantidade de árvores de diferentes espécies há em seu território, além de conhecer outros pontos, como o Mosteiro Carmelita e sua Igreja, a Galeria Milan Konjović e o Mosteiro Sveti Arhiđakon Stevan. 

Zlatibor

A última das cidades para conhecer na Sérvia que irei falar é Zlatibor, um destino perfeito para que busque encontrar a calmaria em meio a montanhas, e se encantar com paisagens incríveis. 

A cidade está no meio de sete picos de montanhas, chegando a 1.500 metros de altitude. Durante o verão são pontos frescos, já durante o inverno ficam completamente cobertos de neve.

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Zlatibor

Possui diversos pontos turísticos interessantes. Confira alguns:

  • Resort Tornikski: Em meio às montanhas, é incrível tanto no verão, onde oferece banhos relaxantes e uma paisagem inigualável, como no inverno, onde é possível esquiar e praticar outros esportes na neve.  
  • Uvac: É considerado um dos pontos mais bonitos de toda a Sérvia. Consiste em um local de vegetação rica e muito variada ao redor do lago Uvac. A reserva natural é incrível e ainda conta com o maior complexo de cavernas da Sérvia. 
  • Kremna: Essa é uma vila que é rodeada por mitos e profecias, pois nela vive a família mais famosa de profetas do país, chamada Tarabić. O local é bem precioso, reunindo monumentos dos séculos II e III. 
  • Sirogojno: Considerado um museu ao ar livre, esse local é uma vila da montanha construída no século XIX, que ainda guarda os costumes e tradições antigas. 
  • Kamena Gora: Uma aldeia muito interessante, com intensa natureza preservada e repleta de riquezas naturais. 

E com Zlatibor eu finalizo a minha lista de cidades para visitar na Sérvia, esse país encantador e cheio de riquezas, que merece receber mais atenção dos turistas do mundo todo. 

Planeje sua viagem para Sérvia

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade prefiro o Booking.

O seguro viagem para Europa é obrigatório para os países do Espaço Schengen. Apesar da obrigatoriedade ele traz diversas vantagens: cobertura em caso de acidentes, doenças, cuidados médicos, bagagem extraviada, entre outros. Para a cotação eu utilizo o Seguros Promo, ele tem a opção de forma de pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes ou no boleto bancário.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Para agilizar todo o seu roteiro pela Europa a Omio apresenta em ordem todas as possibilidades de horários de trens, ônibus e aviões, com os seus respectivos valores. Foi disponibilizado para os leitores do #FAV um cupom de desconto de 5€ para utilizar na primeira compra. #FicaAtivoNoCupom: danieg1r6i2v

Ao chegar ao seu destino será necessário chamar um UBER, para isso a America Chip se faz presente com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. #FicaAtivoNoCupom: Utilizando o cupom FICAATIVO você ganha 5% OFF!

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars você compara os preços entre todas as locadoras.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira GetYourGuide.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.