Cidades de Goiás: 13 Cidades Turísticas que você deve conhecer

BrasilGoiásCidades de Goiás: 13 Cidades Turísticas que você deve conhecer

As cidades para conhecer Goiás oferecem uma cultura riquíssima e paisagens de encher os olhos, o que proporciona passeios turísticos para os mais diferentes gostos.

Sendo o estado mais populoso do centro oeste brasileiro, Goiás é o lar de mais de 7 milhões de pessoas. Um lugar tipicamente conhecido pela sua culinária, e também por ser o maior expoente da música sertaneja no Brasil, este é um destino turístico que irá conquistar todos que se dispõe a conhecer.

Lá você poderá visitar monumentos que lembram a história goiana, assim como desfrutar das famosas águas termais que o estado possui, além de vários outros destinos, igualmente encantadores.

Aos viajantes que desejam aproveitar um tempo de descanso para conhecer as cidades turísticas de Goiás, irei recomendar 13 destinos imperdíveis. Já para os turistas em dúvida se o estado realmente merece uma visita, aproveite essas dicas e constate o quão maravilhoso é esse destino.

Logo abaixo você poderá conferir minhas dicas de cidades para visitar de Goiás:

Goiânia

Goiânia | Cidades de Goiás
Goiânia | Cidades de Goiás

Minha primeira indicação de cidades para conhecer de Goiás será sua capital Goiânia. Sendo o maior município do estado, assim como o mais populoso, esta cidade funciona como uma excelente porta de entrada para as terras goianas.

Ela é relativamente nova, possui apenas 87 anos desde a sua fundação, o que faz seu estilo ser bastante moderno também.

Aos turistas interessados em passeios mais voltados para o lado cultural da cidade, Goiânia tem muito a oferecer. Ao visitá-la você poderá ir até o Centro Cultural Oscar Niemeyer, um espaço onde acontecem diversas manifestações artísticas, entre elas exposições de arte, shows e outros tipos de eventos.

Já para os turistas que procuram um lugar mais calmo e relaxante, minha indicação é um passeio pelo Parque Vaca Brava, um belíssimo parque localizado bem no centro da capital. Lá os visitantes também podem aproveitar para praticar exercícios físicos ou fazer um simples piquenique. Indico ainda outros dois parques para visitar em Goiânia: o Parque Flamboyant e o Parque Lago das Rosas.

As ruas de Goiânia também tem muito a oferecer aos turistas que por elas se aventurarem. Cheia de opções de feirinhas livres, esta cidade é ótima para quem gosta de barracas com produtos de todos os tipos, como por exemplo artesanatos, roupas ou até mesmo pratos típicos.

Indico sobretudo a Feira Hippie, a maior feirinha a céu aberto do país. Com uma tradição que já tem mais de 40 anos, ela é bem movimentada e acontece todo fim de semana na praça do trabalhador.

Outras feiras livres que merecem uma visita são a Feira do Sol, a Feira da Lua e a Feira do Cerrado.

Outros pontos turísticos que você deve conhecer em Goiânia são: o Monumento das Três Raças, a Praça Cívica e a Catedral Metropolitana de Goiânia.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Goiânia

Caldas Novas

Caldas Novas

Esta cidade possui a fama de ser a maior estância hidrotermal do mundo, o que faz este município constar sempre na lista de cidades para visitar de Goiás e um destino indispensável para qualquer turista que deseje se aventurar pelo estado.

Dentre as cidades para conhecer de Goiás, Caldas Novas é possivelmente a mais turística, uma vez que a economia do município é voltada principalmente para esse setor, pois atrai anualmente milhões de turistas que desejam desfrutar das suas águas quentes.

O sistema de hotelaria é bem amplo, assim como seus restaurantes, o que proporciona uma estadia confortável aos viajantes. Por esse motivos, este município é um destino obrigatório na sua lista de cidades turísticas de Goiás.

Como as águas termais são a maior atração do local, muitas vezes hotéis possuem um parque aquático próprio para os turistas que se hospedam lá, mas se esse não for o caso da sua estalagem você poderá recorrer aos vários clubes disponíveis na cidade.

Minha primeira dica de clube para você aproveitar as deliciosas águas quentes de Caldas Novas é o maravilhoso Water Park, um lugar lindo, com várias piscinas e que irá proporcionar um dia de lazer inesquecível.

Ele também é uma ótima opção para passeios com crianças, pois tem uma excelente área infantil para os pequenos. Este parque ainda tem outras atrações muito divertidas como os toboáguas e a piscina de onda. Além de tudo isso, há um bar, um restaurante e uma sorveteria lá dentro.

Com um ambiente tão prazeroso quanto o Water Park, minha outra dica de parque aquático é o diRoma Acqua Park, um espaço que irá proporcionar diversão para turistas de todas as idades. Sua estrutura conta com lanchonetes, restaurantes, saunas, além de várias outras atrações, mas possivelmente sua característica mais marcante são os imensos escorregadores que possui.

Além desses dois parques, também recomendo uma visita ao Clube Privé, localizado ao lado do Water Park, e ao Náutico Praia Clube, um espaço que além das atrações tradicionais dos outros parques aquáticos, ainda possui uma charmosa decoração baseada no tema naval.

Caldas Novas, tal como outras cidades para conhecer Goiás, também oferece outros passeios além dos seus clubes aquáticos, indico aos turistas que deem um passeio até o Casarão dos Gonzagas, um monumento histórico que possui um acervo riquíssimo de objetos do início do século XX.

Outro ponto turístico indispensável no seu itinerário é o Shopping Serra Verde, um centro comercial ideal para comprar lembrancinhas da cidade e degustar delícias gastronômicas.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Caldas Novas

Rio Verde

Rio Verde | Cidades de Goiás
Rio Verde | Cidades de Goiás

Mesmo não sendo uma das mais famosas cidades turísticas de Goiás, Rio Verde é um destino que pode proporcionar ótimos passeios para os turistas que desejam visitá-la. O município é conhecido por ser uma potência no agronegócio nacional, o que faz da cidade uma referência no turismo de negócios.

Lá se realizam importantes encontros dos empresários do setor da agricultura e pecuária, o que atrai muitos visitantes para a cidade. A Expo Rio Verde é um dos eventos mais conhecidos da cidade e sempre possui atrações bem conhecidas no cenário da música nacional.

Já no ramo do turismo de lazer, este município está na lista de cidades para conhecer de Goiás que oferecem boas opções de ecoturismo. As cachoeiras locais são belas e numerosas. Além de se banhar nessas águas, os turistas também podem fazer atividades como trilha e rapel.

O lado cultural da cidade também proporciona bons passeios. Os turistas poderão aproveitar sua estadia em Rio Verde e visitar monumentos históricos como o Casarão Gonzaga, a Casa da Dona Ambrósia e a Igreja São Sebastião.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Rio Verde

Goiás

Goiás

Antiga capital do estado do qual leva o nome, Goiás é um destino maravilhoso para os turistas que se interessam pelo lado histórico dos municípios que visitam. Reconhecida pela UNESCO como um Patrimônio Histórico e Cultural Mundial e com vários monumentos tombados, esta cidade é reconhecida principalmente pela sua importância cultural. Deste modo, é uma das cidades para conhecer Goiás que não devem ser deixadas de lado na hora de montar uma rota turística pelo estado.

A arquitetura do lugar impressiona, sendo o Centro Histórico a parte mais bela da cidade. Ao visitá-lo os turistas poderão se deslumbrar com monumentos que levam características clássicas do barroco na sua estrutura.

Tais edifícios vão desde igrejas que se mantém na funcionalidade até os dias de hoje, até antigas residências que foram transformadas em museus com o passar do tempo.

A Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte é a minha primeira dica de ponto turístico na cidade de Goiás.

Ainda que sua estrutura não seja grandiosa, este monumento encanta por conseguir unir a simplicidade da sua arquitetura com a formosura dos seus acabamentos.

Outra igreja indispensável no seu itinerário é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, cuja arquitetura neogótica se destaca dos demais monumentos da cidade.

Outro passeio obrigatório é Casa de Cora Coralina, residência de estilo colonial onde a famosa escritora passou vários anos de sua vida. Atualmente a localidade funciona como um museu que visa resguardar e expor a obra e memória da poetisa.

Também indico aos turistas que irão passar um tempo de Goiás uma visita ao Teatro São Joaquim e a Casa de Bartolomeu Bueno.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Goiás

Pirenópolis

Pirenópolis | Cidades de Goiás
Pirenópolis | Cidades de Goiás

Entre as minhas dicas de cidades para conhecer Goiás, Pirenópolis é o destino que mais consegue unir harmonicamente pontos turísticos urbanos e naturais. Com uma economia voltada para o turismo, a cidade possui uma excelente estrutura para receber visitantes.

Na parte urbanizada do município, o centro histórico proporciona passeios culturais riquíssimos, lá dá para entrar em contato com a história da cidade e aprender mais sobre a parte folclórica do município. Indico uma visita ao Museu das Cavalhadas, um centro cujo acervo expressa bem elementos da memória da cidade.

Já na parte das paisagens naturais, as cachoeiras de Pirenópolis já valem uma visita a essa cidade. Elas são abundantes e variadas, oferecendo aos visitantes uma oportunidade de renovar as energias.

Dentre as 82 opções disponíveis, minhas indicações vão para a Cachoeira do Rosário e a Cachoeira dos Dragões, ambas são bem calmas e oferecem uma boa estrutura para receber visitantes.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Pirenópolis

Uruaçu

Uruaçu | Cidades de Goiás
Uruaçu | Cidades de Goiás

Conhecida por abrigar um dos maiores lagos do Brasil, o Lago de Serra da Mesa, Uruaçu é uma das cidades para visitar de Goiás que é ótima oportunidade para quem deseja praticar atividades como passeios de lancha, pesca e windsurf.

O lago em si já oferece todas essas possibilidades aos turistas.

Além disso, tais como outras cidades para conhecer de Goiás, Uruaçu também tem um lado cultural que irá agradar aos visitantes.

Indico aos turistas uma ida até Memória Serra da Mesa, um espaço que conta a história por trás do lago mais famoso da cidade. Lá é possível entender mais sobre a história do município.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Uruaçu

Jataí

Jataí

Devido a suas águas termais, Jataí é um destino que atrai turistas que estão em busca desse tipo de lazer. Com vários tipos de clube, os visitantes têm diversas opções para aproveitar um banho nas deliciosas águas dessa cidade, como por exemplo o Thermas Park Jatahy.

Além disso, a cidade tem um potencial gigantesco para turismo ecológico, oferecendo aos visitantes oportunidades de fazer trilhas, rapel e camping.

Bem como diversas outras cidades para conhecer de Goiás, Jataí também possibilita aos turistas conhecer o lado religioso do município.

Para os turistas que gostam de visitar monumentos deste tipo, indico uma ida a Catedral Divino Espírito Santo, que se diferencia dos demais edifícios religiosos do estado pela arquitetura singularmente moderna que possui.

Ao visitar a cidade, também não deixe de incluir o Parque Ecológico JK na sua rota, um lugar lindíssimo e ideal para passar um dia calmo. Lá dentro ainda é possível visitar o Memorial JK, um prédio projetado por Oscar Niemeyer e que serve para preservar a memória do ex-presidente da república Juscelino Kubitschek.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Jataí

Trindade

Trindade | Cidades de Goiás
Trindade | Cidades de Goiás

Localizada a apenas 16 km da capital Goiânia, Trindade é um destino essencial na lista das cidades para conhecer de Goiás.

Dentre todas as cidades para visitar de Goiás, esta é a que mais tem a religião como foco de turismo, pois lá é onde está localizado o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, um templo que atrai muitos peregrinos católicos e um ponto turístico indispensável, principalmente aos seguidores dessa religião.

Além deste templo, ainda há outros pontos turísticos que merecem uma visita, é o caso da Igreja Matriz de Trindade, da Igreja do Santíssimo Redentor, da Via Sacra e da Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Todos esses destinos ressaltam a importância da fé para essa cidade.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Trindade

Anápolis

Anápolis

Com uma estrutura bem moderna e urbanizada, Anápolis é outra das cidades para conhecer Goiás que não deve faltar no seu itinerário turístico. Oferecendo áreas de lazer tanto na parte urbana quanto na parte natural, este município oferece passeios para todos os gostos.

Primeiramente indico uma visita ao Museu Histórico da cidade, uma construção de estilo colonial que será um excelente ponto de partida para conhecer mais sobre a história e cultura de Anápolis.

Outro destino que você não deve deixar de ir é o Parque Ambiental Ipiranga, um espaço de lazer ótimo para as mais diversas atividades, como por exemplo ciclismo e caminhada.

Recomendo ainda uma ida ao Museu de Artes Plásticas de Anápolis, um museu que sempre recebe exposições de artistas brasileiros ou estrangeiros, e que possui um acervo que irá encantar os admiradores das artes contemporâneas.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Anápolis

Rio Quente

Rio Quente | Cidades de Goiás
Rio Quente | Cidades de Goiás

Assim como outras cidades para conhecer Goiás, Rio Quente também tem as águas termais como principal atrativo turístico.

Deste município recomendo uma visita ao Hot Park, um espaço localizado dentro do Rio Quente Resorts, um complexo de turismo onde os turistas podem encontrar hospedagem, lazer e alimentação para aproveitar a estadia nessa cidade.

Agora, se sua intenção ao visitar as cidades turísticas de Goiás é entrar mesmo em contato com a natureza, minha dica de passeio em Rio Quente é o Parque Estadual da Serra de Caldas, um destino impressionante e que não deve ser deixado de lado na hora de montar seu itinerário turístico.

Lá é possível caminhar pelas trilhas até encontrar as maravilhosas cachoeiras localizadas nesta reserva ambiental.

Além disso, a caminhada também será uma oportunidade para os turistas entrarem em contato com a fauna e a flora do cerrado.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Rio Quente

Goianésia

Ainda que não esteja entre as mais famosas cidades turísticas de Goiás, Goianésia proporciona ótimos momentos de lazer para quem se dispõe a conhecer.

Aqui, irei indicar dois pontos turísticos que você não pode deixar de ir ao visitar a cidade: o primeiro é o Parque da Lagoa Princesa do Vale, um espaço totalmente arborizado e que serve como cartão postal da cidade.

Neste parque é possível realizar atividades físicas ou simplesmente curtir um passeio relaxante. Em alguns dias, este lugar também recebe eventos, o que o torna ainda mais atrativo aos turistas.

Minha segunda dica é o Centro Cultural Berchiolina Rodrigues, em dias de apresentações este espaço proporciona ótimos momentos aos seus visitantes. Fique atento ao calendário de eventos do local e boa visita!

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Goianésia

Aruanã

Aruanã | Cidades de Goiás
Aruanã | Cidades de Goiás

Com pouco mais de 7 mil habitantes, Aruanã é outra das cidades para conhecer Goiás que irei recomendar nessa lista. Por estar localizada nas margens do Rio Vermelho e do Rio Araguaia, este município tem nas águas seu principal ponto turístico para o lazer.

Aqui, os turistas poderão aproveitar para passear de barco, assim como se banhar nas belas praias de água doce que se formam nas margens desses rios. Indico uma ida a Praia dos Cavalos e a Praia dos Goianos.

Outra atividade turística para fazer em Aruanã é a pesca esportiva, ideal para quem deseja aproveitar as maravilhas da cidade do modo mais tranquilo possível.

Ainda que não possua pontos turísticos com muita diversidade, Aruanã é uma das cidades mais fundamentais para visitar de Goiás. Seu clima é diretamente ligado com os rios que a rodeiam, o que por si só já vale a visita.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Aruanã

Formosa

Formosa | Cidades de Goiás
Formosa | Cidades de Goiás

Para finalizar minhas indicações das cidades para visitar de Goiás, irei recomendar Formosa, uma queridinha do ecoturismo.

Cheia de maravilhas naturais, esta é uma das cidades turísticas de Goiás com mais atrativos no meio ambiente. Sua cavernas e cachoeiras são sugestões interessantes de passeios, assim como seus sítios arqueológicos. Irei listar aqui os pontos turísticos de Formosa que mais me cativaram.

Minha primeira dica é o Salto do Itiquira, uma queda d’água espetacularmente bonita e que oferece um ótimo banho de cachoeira. Também recomendo a Cachoeira do Bisnau.

A cidade também oferece 42 sítios arqueológicos disponíveis para visita, indico uma visita ao Sítio Lapa da Pedra, um espaço que oferece aos turistas uma aproximação com a pré história através das suas artes rupestres.

Formosa é um excelente destino para finalizar sua rota das cidades para conhecer Goiás, se você planeja visitar este belíssimo estado, não esqueça de incluí-la no seu itinerário.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Formosa

Planeje sua viagem para Goiás

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

O aluguel de carro garante a experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
41FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.