Cidades de Pernambuco: As Cidades Turísticas que você deve conhecer

BrasilPernambucoCidades de Pernambuco: As Cidades Turísticas que você deve conhecer

Cheio de maravilhas naturais, incríveis monumentos históricos e outras excelentes atrações turísticas, as cidades para conhecer em Pernambuco são encantadoras.

Situada no nordeste do Brasil e com pouco menos de 10 milhões de habitantes, o Pernambuco é um estado que você não pode deixar de conhecer na sua vida.

A história deste estado começa ainda no século XV, quando o espanhol Vicente Yanez Pinzón desembarcou nesta terra. 

Colonizado primeiramente pelos portugueses, esta área foi invadida posteriormente por holandeses, que deixaram muita influência cultural na formação deste estado.

Visitar este estado é uma oportunidade de conhecer mais a história totalmente fascinante que o Pernambuco possui. Aqui, uma simples caminhada pelas ruas já oferece muitas informações super interessantes sobre o local.

Aproveite também para degustar da deliciosa culinária local, recomendo fortemente que os turistas experimentem os doces tipicamente pernambucanos. O mais famoso é o Bolo de Rolo, um maravilhoso doce, cuja aparência lembra muito um rocambole. 

Também recomendo a deliciosa Buchada, um prato que tem um gosto um tanto peculiar, mas ainda assim delicioso. Outra iguaria que não deve ser deixada de lado é o Escondidinho de Macaxeira.

Além disso, as praias pernambucanas são de encher os olhos! Os visuais são incríveis, e o melhor: tem para todo tipo de turista.

Deu pra perceber que Pernambuco é um estado maravilhoso né? Neste artigo separei várias dicas incríveis de cidades para visitar em Pernambuco e o que fazer durante sua estadia por lá. Confira:

Recife

Fundada em 1537, Recife é um destino indispensável na lista de cidades para conhecer em Pernambuco, não só por ser sua capital, mas também por ser um lugar incrível, muito rico e cheio de cultura e beleza.

Recife fica na faixa litorânea do estado, logo as praias são certamente uma atração que você não deve deixar de lado. 

Minha primeira dica é a famosa Praia de Boa Viagem, bem extensa, esta praia está localizada próxima a um grande centro comercial, logo é pertinho de tudo. Lá também tem excelentes barracas e quiosques, e o banho de mar é simplesmente delicioso. Outra praia bem bacana de Recife é a Praia do Pina.

Como não poderia deixar de ser, Recife é uma das cidades para conhecer em Pernambuco com mais bagagem cultural. 

Para quem gosta deste tipo de atração, recomendo fortemente o Instituto Ricardo Brennand, um complexo que abriga vários centros culturais, entre eles um museu, biblioteca e até mesmo uma capela.

Outro lugar que recomendo é o Museu Cais do Sertão, um centro cultural que homenageia o sertão e o cantor Luiz Gonzaga. Com várias atrações e diversos ambientes interativos, este espaço merece uma visita.

Também acho indispensável uma visita à Sinagoga Kahal Zur Israel, conhecida por ser a mais antiga do continente americano.

Já a Praça do Marco Zero pode não aparentar ter tanto a dizer quanto os museus, no entanto, este lugar tem uma importância imensa para a história e cultural desta cidade. Localizada perto de edifícios, esculturas e outros monumentos, esta praça traz muita informação interessante sobre Recife.

Para quem gosta de aproveitar um passeio mais calmo, indico uma ida aos belos parques que Recife possui. Minha principal dica é o Parque da Jaqueira, uma área bem arborizada que conta com espaços de lazer e um sítio histórico.

Outro parque bem legal é o Parque Santana Ariano Suassuna. Homenageando o famoso escritor nordestino, este é um ambiente ideal para quem gosta de praticar esportes.

Quem gosta de aproveitar a vida noturna estará bem servido em Recife. A cidade é cheia de barzinhos, boates e outras atrações do gênero.

Além destas dicas, Recife ainda tem uma infinidade de opções de lazer. Recomendo também: o Palácio do Campo das Princesas, a Casa de Cultura de Pernambuco, o Paço do Frevo, e claro, o carnaval recifense.

Caruaru

Situada a 130 quilômetros da capital pernambucana, Caruaru é conhecida nacionalmente por ser a capital do forró. Nesta lista de cidades para conhecer em Pernambuco, ela certamente é um dos destinos mais legais.

Para começar minhas dicas, irei recomendar a Feira de Caruaru, um ótimo local para entrar no clima da cidade.

Esta feira, nada mais é do que um mercado ao ar livre com os mais diferentes tipos de produtos. Aqui, é possível encontrar desde alimentos até roupas e objetos. Vale a pena conhecer!

Agora, para conhecer mesmo a história da cidade e o costume e tradições dos habitantes, recomendo o Memorial da Cidade de Caruaru, um centro cultural com um acervo riquíssimo que você deve conferir.

Já aqueles que gostam de entrar em contato com a natureza, a Serra dos Cavalos é uma ótima pedida. Esta reserva ambiental tem uma biodiversidade bem bacana e a vista de lá é simplesmente maravilhosa. Nela, é possível fazer trilhas e até mesmo camping.

Outra atração de Caruaru que você certamente irá gostar é a Casa Museu Mestre Vitalino, um local que revive a memória do mestre Vitalino, um famoso escultor pernambucano, e suas suas fascinantes esculturas feitas de barro.

Aproveito para indicar também o Museu do Barro, um espaço dedicado à exposição de peças feitas com barro. O ambiente é excelente e o acervo conta com mais de 2 mil peças.

Finalizando minhas dicas sobre Caruaru, irei indicar o excelente São João de Caruaru. Famosa no Brasil inteiro, esta festa vale a pena ser vivenciada. Com muita música e comidas típicas, ela é uma das maiores festas ao ar livre do mundo.

Ipojuca

Localizado pertinho da capital pernambucana (apenas 43 quilômetros), você não deve deixar de dar uma passadinha em Ipojuca quando for visitar as cidades turísticas de Pernambuco.

Ipojuca se destaca por ser uma cidade com praias verdadeiramente maravilhosas, um verdadeiro paraíso natural. Uma alternativa ótima é a Praia de Muro Alto, um lugar encantador.

As águas de Muro Alto são conhecidas por serem bem claras e tranquilas, além disso, elas também são quentinhas. Na orla, há vários excelentes resorts, além de bares e restaurantes.

Contudo, a praia mais famosa de Ipojuca é a de Porto de Galinhas, considerada por muitos a melhor do Brasil. Aqui, as águas também são bem transparentes e ela é bastante frequentada por surfistas.

Em Porto de Galinhas, também é possível praticar atividades como andar de jangada e de caiaque. Vale muito a pena fazer ambas.

Saindo um pouco das praias, recomendo a todos os turistas que forem visitar Ipojuca que vão até o Convento de Santo Antônio, um monumento católico construído no século XVII e um importante marco da cidade.

Também recomendo uma visita ao Ateliê Gilberto Carcará, um espaço com lindas peças artesanais. É um local bem simples, mas que certamente irá te encantar.

Tamandaré

Com menos de 30 mil habitantes, Tamandaré entra nesta lista de cidades para conhecer em Pernambuco como um destino ideal para quem quer fugir da rotina de grandes centros urbanos. 

Por ser um ambiente tão acolhedor, andar nas suas ruas já é um grande atrativo, contudo, a atração que os turistas mais irão desfrutar são as belas praias que o município possui.

Sem dúvidas, a com maior renome é a Praia dos Carneiros. Conhecida pelas areias bem claras, esta praia tem águas tranquilas e bem mornas. Além disso, a vegetação dá um charme a mais para o local.

Outra praia bem interessante de Tamandaré é a Praia do Campas, aqui, as águas são esverdeadas e bem bonitas, no entanto, sua estrutura é bem simples, se for passar o dia nela, vá preparado.

Misturando belezas naturais com riqueza histórica, a Capela de São Benedito é mais uma dica que dou. Sua estrutura é simples, mas bem bonita; também vale a pena pela localização, pois foi construída a poucos passos do mar. 

Tamandaré ainda tem o Forte de Santo Inácio de Loyola disponível para visitação, que um farol na sua edificação. Sendo um monumento bem imponente, ele foi utilizado na era colonial brasileira. 

São João da Coroa Grande

Fazendo divisa com o estado de Alagoas, São João da Coroa Grande está situado bem ao sul do estado. Esta é outra das cidades para conhecer em Pernambuco que fica localizada no litoral.

O principal ponto turístico do município é a Praia da Coroa Grande. Bem famosa e muito frequentada, esta praia tem uma série de ótimas piscinas naturais.

Também há a Praia do Gravatá e a Praia da Várzea do Una, ambas excelentes. Enquanto a primeira é bem mais calma e ideal para um dia relaxante, a da várzea do Una é conhecida por ter grandes ondas e ser um ponto para surfistas.

Por ser uma cidade litorânea, São João da Coroa Grande atrai muitos turistas anualmente e o município tem uma ótima estrutura para recebê-los. Só de hospedagem, é possível achar hotéis, pousadas e resorts.

Gravatá

Dentre essas cidades para conhecer em Pernambuco, Gravatá é uma das mais completas. Quem gosta de natureza, irá se fascinar com as belas atrações naturais do local, já os amantes de arquitetura histórica tem muitos monumentos a visitar; os interessados em artesanato e gastronomia também estarão bem servidos.

Minha primeira dica vai para aqueles que gostam de aventuras radicais. A Serra das Russas é um destino incrível com uma atmosfera bem legal. Bastante utilizada para o ecoturismo, um esporte muito praticado aqui é o rapel da Ponte Cascavel, uma antiga ponte ferroviária que passa pela serra.

Um outro ótimo lugar para começar a conhecer a cidade é o Alto do Cruzeiro, um mirante onde se localiza uma enorme estátua do Cristo Redentor. Lá é um excelente ambiente para se provar a culinária local, uma vez que tem bons restaurantes.

Agora, se você quer saber mais sobre a história de Gravatá, não deixe de ir ao Museu Memorial de Gravatá. Situado em um prédio histórico e com um bom acervo, de lá é possível descobrir várias curiosidades sobre o município.

Outro passeio que recomendo é uma ida até o Mercado Público de Gravatá. Aqui o clima é bastante acolhedor e irá satisfazer quem gosta de música ao vivo e é uma oportunidade de experimentar as delícias gastronômicas da cidade.

Olinda

Terceira maior cidade do estado, Olinda fica grudadinha em Recife (a distância de uma a outra é de apenas 6 quilômetros), e o passeio entre elas se complementam.

Olinda com toda certeza é uma das mais lindas cidades para conhecer em Pernambuco. Sendo um dos municípios mais antigos do Brasil, Olinda é uma fascinante mistura entre o antigo e o moderno. Vale muito a pena visitar.

A minha primeira dica será relacionada ao carnaval olindense. Sendo um dos eventos mais famosos do país, você não pode deixar de visitar a cidade durante a época de folia. O Carnaval de Olinda é muito conhecido pelos divertidos bonecos gigantes e pela animação dos foliões, este evento transforma totalmente o clima da cidade.

Em relação aos pontos turísticos, Olinda tem um Centro Histórico simplesmente maravilhoso. De lá é possível apreciar uma arquitetura singular, além de aproveitar ótimas lojinhas de artesanatos e barzinhos. 

Outro lugar bem bacana para se visitar nesta cidade é o Elevador Panorâmico, um mirante de onde se pode ver as belas paisagens de Olinda e de Recife. 

Olinda ainda tem várias igrejas históricas que merecem uma visita, destaco a Igreja do Carmo, a Catedral da Sé, a Igreja e Mosteiro de São Bento e a Igreja da Misericórdia, entre várias outras que também vale dá uma passada.

Petrolina

Localizada no oeste do estado, Petrolina está a mais de 700 quilômetros da capital. É uma excelente dica neste guia de cidades para conhecer em Pernambuco por ser um município em rápido desenvolvimento. Petrolina representa um lado mais moderno do estado e merece uma visita.

Aos turistas que estão planejando visitá-las, recomendo fortemente uma ida ao Museu do Sertão, um centro com diversas peças que contam a história dessa região e do povo sertanejo.

Se você é do tipo de turista que ama conhecer a gastronomia dos lugares que visita, poucos lugares neste estado irão te satisfazer mais do que o Bodódromo, um complexo gastronômico formado por vários restaurantes deliciosos.

Outro lugar bem legal de Petrolina é a Ilha do Rodeadouro, uma praia de água doce que oferece um delicioso banho e também tem ótimas barraquinhas de comida .

Ilha de Itamaracá

Um verdadeiro paraíso litoral, nada mais pode definir a Ilha de Itamaracá. Ela é outra das cidades para conhecer em Pernambuco que tem as belas praias como atração principal. Mas muito além disso, este município é um refúgio de paz, aqui você certamente irá encontrar tranquilidade.

Começarei minhas dicas pelas praias, a mais famosa é a Praia do Forte, um lugar muito bem movimentado com boa estrutura para receber turistas. Já a Praia da Coroa do Avião é mais afastada e ideal para quem quer sossego.

A Ilha de Itamaracá também tem grandes monumentos históricos que vale a pena conhecer, um deles é o Forte Orange, um forte do século XVII que foi construído por holandeses.

Também recomendo uma visita a Vila Velha, um vilarejo do século XVI fundado pelos portugueses que habitavam este local. Conhecê-lo é uma forma de aprender mais a história do lugar, sendo praticamente uma viagem para os tempos coloniais.

Santa Cruz do Capibaribe

Com mais de 100 mil habitantes, Santa Cruz do Capibaribe não é um dos destinos mais famosos na lista de cidades para conhecer em Pernambuco, mas ainda assim tem potencial para te surpreender.

Indico aos turistas que passarem por lá que visitem os dois principais mirantes da cidade: o Mirante do Cruzeiro e o Mirante da Serra do Pará. Ambos proporcionam vistas maravilhosas de toda a região.

Outro lugar bem bacana é o Sítio Arqueológico da Serra do Pará, um passeio ideal para quem gosta de se aventurar pela natureza. Lá é possível entrar em cavernas e ver de perto fascinantes pinturas rupestres.

Também recomendo Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, um templo católico do século XIX, com belos vitrais.

Arcoverde

Outro município interiorano que irei recomendar nesta lista de cidades para conhecer em Pernambuco é Arcoverde. Com menos de 100 mil habitantes, esta cidade proporciona um clima de paz que só o interior tem.  

Um dos seus principais pontos turísticos é o Cinema Rio Branco, o mais antigo da América Latina que ainda está em funcionamento.

Recomendo também uma ida até o Morro da Santa Cruz, de onde você poderá apreciar a bela vista que Arcoverde possui, e ao CEDEC, um santuário religioso bastante utilizado para meditação e oração.

Arcoverde, assim como outras cidades turísticas de Pernambuco, também é bem conhecida pelos seus eventos. O carnaval e as festas juninas chamam  muito a atenção e atrai muitos turistas, vale a pena visitar a cidade durante estas épocas.

Goiana

Pertinho da divisa com a Paraíba podemos encontrar Goiana, uma das cidades turísticas de Pernambuco menos famosa, mas que tem muito a oferecer aos turistas que passarem por ela.

Esta é mais uma das cidades para conhecer em Pernambuco que tem atrações para todos os gostos. Aqui, a parte histórica e cultural complementa as belas paisagens naturais.

 Minha primeira dica é o Centro Histórico de Goiana. Com belos monumentos, que incluem igrejas e casarões, e uma arquitetura tipicamente colonial, este lugar é uma ótima oportunidade de conhecer a história do município.

Goiana ainda tem praias belíssimas, uma das que mais gostei é a Praia de Carne de Vaca, um ambiente simples e acolhedor. Há também a  Praia de Catuama, aqui as águas são bem clarinhas e proporcionam um ótimo banho. Para finalizar indico a Praia de Pontes de Pedra, uma das mais famosas de Goiana.

Fernando de Noronha

Ainda que esteja nesta lista de cidades para conhecer em Pernambuco, o arquipélago de Fernando de Noronha na verdade é um distrito do estado.

Certamente um dos destinos turísticos mais famosos do país, Fernando de Noronha tem uma economia quase toda baseada no turismo. Atraindo muitos visitantes para a ilha todos os anos, as belezas naturais deste lugar fazem do arquipélago um destino imperdível.

É impossível listar todas as maravilhas que Fernando de Noronha possui, mas irei recomendar as atrações que mais gostei durante minha passagem pela ilha.

A primeira dica que darei são os monumentos históricos Forte de Nossa Senhora dos Remédios e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, indico este lugares para você conhecer uma parte mais cultural do arquipélago, um lado bem menos explorado.

Outro lugar bem interessante é o Museu do Tubarão, um espaço onde você poderá conhecer mais sobre estes grandes, e fascinantes, predadores.

Mas vamos às atrações turísticas mais famosas do arquipélago: suas praias. Começarei recomendando a célebre Praia do Cachorro, uma das mais movimentadas da ilha. Pertinho de tudo, ela oferece uma excelente infraestrutura aos turistas.

Outra praia bem conhecida é a Praia do Sancho, considerada por muitos uma das mais bonitas do Brasil. O acesso a ela é um pouco complicado, mas certamente vale a pena.

Para quem gosta de aventura, a Trilha do Piquinho oferece uma experiência única. A caminhada, que conta com uma longa subida, é meio complicada, mas chegar ao topo da trilha vale muito a pena. Mas atenção: recomendo muito que você vá na companhia de um guia turístico. 

Outros pontos turísticos de Fernando de Noronha são: o Morro dos Dois Irmãos, a Praia da Conceição, a Praia da Atalaia e a Baía dos Porcos.

Bonito

Menos de 40 mil pessoas habitam o belo município de Bonito. Assim como outras cidades turísticas de Pernambuco, Bonito é conhecida por suas lindas paisagens naturais.

As cachoeiras locais são consideradas umas das mais maravilhosas do estado. Inclusive muitas pousadas e hotéis se localizam perto das quedas d ‘água. 

Recomendo a Cachoeira Véu da Noiva e a Cachoeira Barra Azul, que na minha opinião são as mais bonitas das quais tive a oportunidade de visitar. Ambas cobram a entrada, mas o preço é bem acessível.

Outro passeio indispensável para se fazer nesta cidade é andar no Teleférico de Bonito. Este passeio proporciona uma vista maravilhosa do município. Vale muito a pena!

Cabo de Santo Agostinho

Para finalizar minhas dicas de cidades para visitar em Pernambuco, indicarei o Cabo de Santo Agostinho, um município que fica grudadinho em Recife.

Aqui, a atração turística que mais recomendo são as belas Praia do Paiva, Praia de Calhetas e Praia de Gaibu.

O Cabo de Santo Agostinho também tem uma série de edifícios históricos que vale uma visita. Recomendo o Forte São Francisco Xavier e o Forte de Castelo Mar, a Capela de São Gonçalo do Amarante, o Convento Carmelita e a Igreja de São José do Paiva. Também indico a Antiga Casa do Faroleiro, um monumento em ruínas.


Depois de todas essas dicas das incríveis cidades para visitar em Pernambuco, você está preparado para montar um guia completo pelas cidades turísticas de Pernambuco. Se planeje bem e boa viagem!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.