Cidades de Rondônia: As Cidades Turísticas que você deve conhecer

BrasilRondôniaCidades de Rondônia: As Cidades Turísticas que você deve conhecer

Situado no norte do país, Rondônia é o lar de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. A cultura local tem muita influência das populações nativas, pois o estado abriga muitas etnias indígenas. Deste modo, as festas, as comidas e os costumes demonstram bastante essas raízes étnicas.

Uma curiosidade histórica sobre as cidades para visitar em Rondônia é que o estado sofreu uma forte onda de imigração no século passado, isso ocorreu devido a dois fatores: o primeiro foi a extração de borracha que atraiu muitos trabalhadores ao local; e o segundo, foi vontade política de integrar mais esse território ao resto do Brasil, o que levou o governo a incentivar a migração para este lugar.

Tal acontecimento ocasionou a vinda de muitas pessoas de etnias e lugares diferentes para Rondônia, o que fez o estado se tornar uma grande mistura cultural.

Por se situar longe da faixa litorânea brasileira, este destino é bastante desconhecido por muitos turistas, que nem mesmo cogitam a possibilidade de visitar este estado, contudo, isso é um erro gravíssimo, uma vez que as cidades turísticas de Rondônia oferecem atrações incríveis que você só vai encontrar por lá.

Este estado reúne perfeitamente elementos naturais, culturais, históricos e arquitetônicos, o que certamente irá agradar todos os tipos de turistas.

A gastronomia local também é um espetáculo que deve ser apreciado. Ao visitar as cidades turísticas de Rondônia, não deixe de experimentar os pratos típicos que o estado possui. Um dos que mais gostei de degustar foi o famoso Tacacá, uma espécie de caldo que leva camarão, e cujo gosto é muito bom e diferenciado.

Outra iguaria maravilhosa que experimentei foi a Caldeirada, um prato que nunca tinha ouvido falar antes. Feito com peixes e legumes refogados, este é um belo exemplo da excepcional culinária nortenha.

As cidades para conhecer em Rondônia ainda tem doces incríveis, indico a torta de cupuaçu e o doce de buriti. Quem não está muito familiarizado com o norte do país pode nunca ter escutado falar do buriti e do cupuaçu, mas ambas são frutas deliciosas mais facilmente encontradas nesta região.

Além de tudo isso, as cidades turísticas de Rondônia ainda tem muito a oferecer, Por isso vale fazer um guia de cidades para conhecer em Rondônia e partir numa aventura por esse destino maravilhoso que certamente irá te encantar.

Cidades Turísticas para conhecer em Rondônia

Para facilitar seu passeio, fiz esta lista com 6 cidades para conhecer em Rondônia. Confira os principais pontos turísticos de cada uma, faça as malas e boa viagem!

Porto Velho

Não tem como começar esta lista de cidades para conhecer em Rondônia sem falar da capital do estado. Porto Velho é a cidade mais importante do estado, além de ser a mais populosa, também é a maior município do estado em termos territoriais.

Para começar minhas dicas sobre o que fazer em Porto Velho, irei recomendar a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, um ponto que detém uma importância histórica muito forte, sendo uma das primeiras ferrovias feitas no Brasil.

Pertinho da estrada tem o Museu Ferroviário Madeira Mamoré, um espaço que funciona como um memorial da ferrovia. Lá é possível encontrar vários objetos que remontam sua construção.

Outro centro cultural que vale uma visita é o Memorial Rondon, cujo acervo relembra e homenageia a história do Marechal Cândido Rondon. 

Além de conhecer mais sobre a história dessa figura tão importante, o museu também terá muito a contar sobre o período histórico que ele viveu. 

Pertinho do Memorial Rondon é possível visitar outro ponto turístico de suma importância para a cidade: a Capela de Santo Antônio de Pádua. 

Sendo um monumento nada grandioso, a arquitetura desta capela encanta pela simplicidade. Quem gosta de conhecer templos religiosos, certamente irá gostar de visitá-la.

Assim como várias das cidades para conhecer em Rondônia, Porto Velho também possui várias atrações naturais para os mais chegados no ecoturismo, afinal essa cidade está bem no meio da floresta amazônica.

Uma das atrações que indicarei é o Parque Natural de Porto Velho, um espaço com muita árvore e natureza para apreciar. Aqui é possível realizar atividades como trilha, ciclismo e até tomar banho de cachoeira, tudo isso com uma vista maravilhosa ao redor. Além disso, o Parque abriga um museu, o que torna o passeio ainda mais completo.

Outro lugar ideal para esse tipo de passeio é o Balneário Cachoeirinha, um espaço lindo com muita natureza em volta. As piscinas naturais e a pequena cachoeira proporcionam banhos maravilhosos. Este lugar oferece um passeio calmo e relaxante.  

Para finalizar minhas dicas do que fazer em Porto Velho, recomendarei uma visita ao a Casa de Cultura Ivan Marrocos, esta construção é belíssima e o estilo moderno irá te encantar. Este complexo cultural abriga várias exposições de artistas locais.

Outros pontos turísticos para se conhecer em Porto Velho são: a Catedral Sagrado Coração de Jesus, o Mercado Cultural e o Teatro do SESC.

Cacoal

Minha segunda indicação das cidades para conhecer em Rondônia é Cacoal, também conhecida como “a Capital do Café”. Ainda que pouco conhecida pelos turistas, este município tem uma incrível variedade de atrações, por isso a coloquei nesta lista de cidades para conhecer em Rondônia.

Minha primeira dica vai para os pontos mais culturais da cidade.  O Museu da Imagem e do Som é um centro cultural maravilhoso, cheio de itens que lembram a história artística da cidade, a energia deste lugar irá te fazer viajar no tempo.

Já o Museu do Índio possui um acervo cheio de artefatos indígenas, o que nos leva a conhecer mais as diferentes culturas dos diversos povos nativos.

Contudo, Cacoal é mais conhecida pelas suas belas atrações naturais, e elas são bem numerosas. As cachoeiras locais são um passeio indispensável durante a sua visita a esta cidade. 

A Cachoeira do Protázio foi uma das que mais gostei, além de linda e oferecer um banho maravilhoso, ela ainda conta com uma estrutura excelente para recepcionar os turistas. Já a Cachoeira na Linha 11 é conhecida por abrigar diversos eventos, o que faz dela um dos lugares mais movimentados de Cacoal.

Outro local que costuma ser bem movimentado é o Cacoal Selva Park, um espaço muito frequentado pelos moradores da região. Com diversas atividades de lazer, este lugar é uma oportunidade incrível de passar um dia com muita diversão.

Para quem gosta de apreciar uma vista maravilhosa, uma ida até a Pedra na Linha 10 é obrigatória. Lá é possível fazer escaladas e ao chegar no topo você terá uma visão incrível da cidade.

Outros lugares para conhecer em Cacoal: a Pedra na Linha 7, a Lagoa Azul e o Lago do Parque Sabiá. 

Vilhena

Situada na fronteira com o Mato Grosso, Vilhena possui mais de 100 mil habitantes, o que faz dela uma das maiores cidades para conhecer em Rondônia. 

Assim como outras cidades para conhecer em Rondônia, Vilhena também tem a natureza como principal atração. Recomendo um passeio pelas cachoeiras deste município, em especial a Cachoeira das Araras, aqui o que irá te encantar é a abundância da água, que está sempre geladinha, o que faz dela um destino ideal para dias quentes.

Outra cachoeira que adorei visitar é a Cachoeira das Cavernas, esta é bem mais calma que a anterior. A queda d’água daqui tem apenas 5 metros, e a temperatura é bem mais amena. Ao redor, o ambiente arborizado faz todo o passeio ser ainda mais bonito e relaxante, vale a pena conhecer!

Vilhena ainda tem um Parque Aquático que vale uma visita, ainda que simples, este ambiente é bastante acolhedor. Muito frequentado por famílias, este lugar tem uma estrutura bem boa para receber visitantes. 

Atualmente, Vilhena se encontra em desenvolvimento, o que faz dela uma das melhores opções de cidades para conhecer em Rondônia, já que as atrações turísticas e a estrutura da cidade são mais numerosas.

Guajará-Mirim

Menos de 50 mil pessoas moram em Guajará-Mirim, um município localizado na fronteira com a Bolívia. Ainda que pequena, este lugar tem ótimas opções de lazer, por isso ela está nesta lista de cidades para conhecer em Rondônia. 

Guajará-Mirim se destaca por ser uma das cidades para conhecer em Rondônia cuja maior parte do território são unidades de conservação, por isso, aqui as atrações naturais também chamam a atenção, a começar pela Serra dos Parecis, um lugar maravilhoso de onde dá para entrar bem em contato com a natureza. 

Para alcançar seu topo, é preciso uma trilha, chegando lá você irá se deparar com uma vista de tirar o fôlego de qualquer um.

A serra também abriga uma cachoeira maravilhosa. Recomendo a todos um banho na Cachoeira do Parecis, uma queda d’água singela e de difícil acesso, mas cuja paisagem ao redor faz todo o esforço valer a pena.

Para os interessados no lado histórico do município, é indispensável uma visita ao Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim, um espaço excelente para você conhecer  turos sobre esta cidade.

Outros pontos turísticos de Guajará-Mirim que vale uma visita: o Rio Pacaás Novos e a Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Seringueiros.

Pimenta Bueno

Outro destino nesta lista de cidades para conhecer em Rondônia é Pimenta Buena. Com poucas atrações turísticas, o que mais vale a pena dessa cidade é o seu clima aconchegante.

A atração turística mais famosa daqui é o Balneário Lagoa Azul. Afastado do centro urbano do município, este lugar é uma área de lazer muito agradável. Ideal para um dia relaxante, visitá-lo é uma oportunidade de fugir da rotina.

Outro atrativos bem bacana que Pimenta Bueno possui são suas praias de água doce, que se formam em época de estiagem, quando as águas dos rios baixam.

Mirante da Serra

Finalizando esta minha lista de cidades para conhecer em Rondônia, irei recomendar a pequena Mirante da Serra, que abriga apenas 10 mil habitantes.

Antigamente, o que mais atrai turistas para este município era a Maratona do Avestruz, um evento peculiar onde havia uma disputa de montaria em avestruz. Atualmente, este evento não acontece mais.

Ao visitar Mirante da Serra aproveite para ir até o belíssimo Vale das Cachoeira, que está situado a pouco mais de 30 quilômetros do município. Este lugar proporciona um passeio lindo cheio de paisagens naturais ao redor, além de encantadoras cachoeiras.

Depois de todas estas dicas de cidades para visitar em Rondônia, você já está preparado para montar seu próprio guia e partir numa aventura inesquecível por este estado. Faça suas malas e boa viagem!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.