Cidades do Acre: As Cidades Turísticas que você deve conhecer

DestinoBrasilCidades do Acre: As Cidades Turísticas que você deve conhecer

O Acre é um estado que, por vezes, é pouco conhecido até mesmo pelos próprios brasileiros, pensando nisso, hoje irei trazer indicações de algumas cidades para conhecer no Acre que podem acabar despertando ou fomentando o seu interesse pelo turismo nesta região.

O Estado do Acre vem se desenvolvendo cada vez mais e dessa forma, chamando mais atenção dos turistas tanto do Brasil como internacionais. É muito interessante vermos como nosso país é extenso, e dessa forma, os estados encontram-se tão distantes e possuem tantas características adversas um do outro.

Esse foi o último território adquirido pelo Brasil, somente no ano de 1903, já que antes a região pertencia ao país vizinho, à Bolívia. Esse é um dos fatores que faz com que a cultura e as tradições das cidades turísticas do Acre sejam tão diferentes das encontradas em outras regiões do país.

A história dessa região é extremamente interessante, repleta de conflitos políticos até que o território do Acre enfim se tornasse pertencente ao Brasil.

Para além de sua história e cultura interessantes, o Acre apresenta um clima agradável para aqueles que gostam do verão, além disso, possui alta umidade e passa por chuvas intensas. Sua flora e fauna típicas da Amazônia são extremamente exuberantes e admiradas por todos que decidem viajar até as cidades para visitar no Acre.

Outro destaque que você vai adorar nas cidades para conhecer no Acre é a gastronomia local, que mistura a influência de várias culinárias diferentes, como a brasileira, a boliviana, peruana e portuguesa, criando pratos únicos.

O turismo nas cidades para conhecer no Acre é bastante variado, sendo possível promover passeios como a visitação em comunidades indígenas, apreciar paisagens únicas, visitar cidades movimentadas para conhecer mais da sua cultura e história, apreciar pontos turísticos interessantes, dentre outras atividades.

Se você está pensando em viajar para o estado, nada melhor que receber indicações das principais cidades turísticas do Acre para montar o melhor roteiro de viagem por lá. Confira abaixo as minhas indicações:

Rio Branco

Rio Branco | Cidades do Acre
Rio Branco | Cidades do Acre

Claro que a primeira dentre as cidades para conhecer no Acre é a sua capital: Rio Branco. Essa é a maior cidade do estado, possuindo cerca de 410 mil habitantes e uma grande extensão geográfica.

Incluir Rio Branco na sua lista de cidades para visitar no Acre irá te proporcionar ótimas memórias, já que o município conta com uma rica cultura, uma história incrível, população bem receptiva, uma gastronomia impressionante e belas paisagens.

Rio Branco conta com vários pontos turísticos interessantes, a maioria deles gira em torno da história do Acre, como por exemplo, o Palácio Rio Branco, construção do ano de 1930 que funciona como sede administrativa do estado, o Novo Mercado Velho, que é considerado um marco na modernização do Acre e o Parque Ambiental Chico Mendes, espaço de preservação da fauna local, que possui também um zoológico em suas dependências.

Se você curte atividades culturais e artísticas vai adorar conhecer a Biblioteca Pública Estadual do Acre, espaço onde são promovidos vários eventos. Outro ponto interessante é o Parque da Maternidade, ponto bem aconchegante e perfeito para relaxar em uma tarde, com alguns quiosques e restaurantes.

Se você tem interesse pela história do Acre, precisa conhecer também o Museu da Borracha, já que a região é amplamente conhecida pela extração do látex, atividade econômica de extrema relevância para o seu desenvolvimento.

Você não pode deixar de visitar a Catedral de Nossa Senhora de Nazaré, que teve sua construção finalizada no ano de 1958, é considerada uma das mais belas do país e também caminhar pela Passarela Joaquim Macedo, considerada um dos cartões postais do Rio Branco.

Para conhecer mais da cultura indígena local o melhor lugar é a Casa dos Povos da Floresta, feita de maneira similar às estruturas indígenas e que conta com vários artefatos dessa cultura.

Rio Branco proporciona diversos passeios interessantes que você não pode deixar de fazer, como um passeio de barco pelo Rio Acre, havendo embarcações de diversos estilos que proporcionam uma nova perspectiva da cidade.

Outro passeio bem legal é a trilha do Lago do Amapá, que fica às margens do Rio Acre em uma área de preservação ambiental.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Rio Branco

Brasiléia

Brasiléia | Cidades do Acre
Brasiléia | Cidades do Acre

A cerca de 240 km de Rio Branco você irá encontrar outra das cidades para visitar no Acre: Brasiléia. Essa cidade conta com pouco mais de 25 mil habitantes, e está localizada no sul do estado, na fronteira com a Bolívia.

A cidade de Brasiléia é banhada pelos Rios Acre e Xapuri, e no início do século viveu o auge da sua economia, quando a extração de borracha e castanha na região era extrema. A cidade é considerada Área de Livre Comércio, no entanto, ela ainda não foi regulamentada.

Caso você pretenda cruzar a fronteira com a Bolívia, como é a escolha de vários turistas para fazer compras em Cobija, Brasiléia é uma ótima opção para incluir na sua lista de cidades para conhecer no Acre.

Além da opção de cruzar a fronteira para conhecer um pouco da Bolívia, o município em si conta com várias atrações turísticas interessantes.

Ótimas opções de passeios turísticos para quem gosta de relaxar são: o Balneário Jarinal, que possui uma ótima infraestrutura com restaurante, bar e espaço verde e o Balneário Kumarurama, que segue o mesmo estilo, oferecendo ainda passeio a cavalo e quadra de areia.

Outro ponto turístico de destaque em Brasiléia é o Igarapé Bahia, local onde ocorreu o combate dos seringueiros com os bolivianos, um conflito sangrento em prol das terras acreanas.

Você também vai gostar de conhecer o Parque Ecológico Nordesta, ponto ótimo para apreciar a natureza e a Rua das Palmeiras, a Avenida principal da cidade, que conta com vários comércios.

Um dos principais atrativos de Brasiléia é o seu Carnaval fora da época, evento que ocorre no mês de Julho e movimenta a cidade, recebendo diversos turistas tanto do próprio estado como de localidades vizinhas e da Bolívia.

Portanto, se você gosta de festas animadas, uma boa opção é organizar o seu roteiro de viagem pelas cidades turísticas do Acre durante esse período.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Brasiléia

Assis Brasil

Ponte da integração em Assis Brasil

Se você é do tipo de turista que gosta de conhecer localidades pequenas com um clima de interior, não pode deixar de incluir Assis Brasil na sua lista de cidades para conhecer no Acre.

A cidade conta com pouco mais de 7 mil habitantes, e está localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, Bolívia e o Peru, sendo as cidades vizinhas Iñapari, no Peru, e Bolpebra, na Bolívia. Portanto, se você tem interesse em conhecer outros países, novamente Assis Brasil se torna uma ótima opção para o seu roteiro pelas cidades turísticas do Acre.

Um dos principais atrativos de Assis Brasil é a Estrada do Pacífico (rodovia BR-317), que é a única rodovia que liga o Brasil ao Peru. Lá você poderá atravessar a Ponte Brasil-Peru.

Assis Brasil conta com dois festivais que atraem diversos turistas: o primeiro é o Carnavassis, que ocorre próximo ao dia 14 de maio, e consiste em um carnaval fora de época em comemoração ao aniversário da cidade e o segundo é o Festival de Praia, que acontece em Julho, quando o Rio Acre tem uma baixa em suas águas, liberando uma grande faixa de areia que atrai milhares de banhistas.

Também é possível fazer outros passeios em Assis Brasil, como visitar o Memorial Rezende Barbosa, para conhecer mais da sua história, o Teatro Padre Enzo Ticinelli, para aproveitar algum evento cultural e os Museus de Arte Primitiva e o de História da Arte de Assis.

Caminhar pelas suas ruas e conhecer a sua população e culinária também são outras opções de lazer, bem como fazer um passeio de barco.

O clima tranquilo de Assis Brasil, a possibilidade de conhecer outros países a partir dela e também as suas atrações a tornam uma ótima cidade para visitar no Acre.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Assis Brasil

Cruzeiro do Sul

Cruzeiro do Sul | Cidades do Acre
Cruzeiro do Sul | Cidades do Acre

Sendo o segundo maior município do estado, normalmente Cruzeiro do Sul se encontra no roteiro de cidades para conhecer no Acre a maioria dos turistas que passam por lá. O local tem cerca de 80 mil habitantes.

Muitos turistas escolhem passar apenas uma noite em Cruzeiro do Sul para depois conhecer o Parque Nacional Serra do Divisor, ponto que preserva a Amazônia acreana e que é amplamente buscado por turistas tanto do Brasil como do mundo.

Se esse é seu plano em Cruzeiro no Sul e ela já está incluída na sua lista de cidades para visitar no Acre para dar acesso ao parque, por que não escolher passar alguns dias a mais por lá para conhecer um pouco da sua cultura? Pode ter certeza que o local irá te agradar e surpreender.

Cruzeiro do Sul conta com vários atrativos turísticos, como praias de água doce e areia clara, passeios pelos seus rios, igarapés encantadores, áreas de vegetação preservada exuberante e monumentos históricos importantes para o país.

Alguns pontos que você pode incluir nos seus passeios por Cruzeiro do Sul são: a Catedral de Nossa Senhora da Glória, construída no ano de 1957 em estilo germânico, o Fórum Civil Valadares, que conta com uma biblioteca repleta de obras raras e a Estação Porto, que possui um belo arco fundido em ferro na Inglaterra no ano de 1912.

Quando se trata de passeios naturais você vai adorar visitar o Igarapé Preto, que conta com uma praia bem agradável, o Balneário da Antártica, que conta com piscinas naturais, salão de dança, cabana para acampamento e campos de futebol e o Igarapé Canela Fina, de água limpa e tranquila.

Outros passeios para fazer em Cruzeiro do Sul incluem: praticar esportes náuticos no Rio Moa, conhecer o Memorial José Augusto e o Museu de Cruzeiro do Sul, passeios culturais bem interessantes, o Seminário Diocesano, que possui bela arquitetura e um acervo artístico bem interessante e a Escadaria da Glória.

Partindo de Cruzeiro do Sul você também pode conhecer o Rio Croa, que é um dos lugares mais visitados da região. Nele você fará um passeio de canoa e conhecerá alguns restaurantes, além de poder apreciar a bela vegetação local.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Cruzeiro do Sul

Tarauacá

Tarauacá é uma das cidades para conhecer no Acre que conta com uma curiosidade bem interessante: no município são produzidos alguns abacaxis gigantes, que podem chegar a até 15 kg.

Tarauacá conta com cerca de 36 mil habitantes, e o turismo tem crescido por lá nos últimos anos, apesar disso, ela ainda preserva um clima de cidade pequena.

Assim como as demais cidades turísticas do Acre, Tarauacá conta com atrações naturais interessantes, como praias de água doce, vegetação local exuberante, além de claro, uma ótima gastronomia que pode ser experimentada em um dos seus muitos bares e restaurantes.

Uma das suas principais atrações é o Rio Tarauacá, que durante o verão, conta com vários quilômetros de praia com areia fina e águas tranquilas. Também é possível contratar um passeio de barco por ele, para vislumbrar as paisagens da cidade por um ângulo diferente.

Dentre seus pontos turísticos é possível destacar o Teatro Municipal José Potyguara, que foi o primeiro teatro construído no Acre e a Praça Central de Tarauacá, lugar perfeito para relaxar e curtir o clima da cidade.

Mas o destaque dentre as atrações é a Aldeia Nova Esperança, que promove o Festival Yawanawá, que a cada ano atrai um número maior de turistas. Nesse festival são resgatadas as tradições das comunidades indígenas Yawanawá, e o público é capaz de conhecer mais da sua cultura e história.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Tarauacá

Feijó

Feijó

O município de Feijó tem características bem interessantes e que o torna uma ótima opção para ser incluída no seu roteiro de cidades para conhecer no Acre. Esse é o quinto maior município em números de habitantes, com pouco mais de 34 mil pessoas, já em extensão territorial, é o segundo maior do estado.

Localizada na região central do Acre, faz fronteira com o Amazonas pelo norte e com o Peru pelo sul. O município atravessa toda a extensão territorial do Acre.

Em Feijó são realizadas diversas festividades atrativas, como o Carnaval, que é amplamente comemorado em toda a cidade, e a Festa Junina, que é uma das maiores do Brasil. Um dos maiores destaques é o Festival do Açaí, que ocorre na segunda semana de agosto e atrai centenas de turistas.

Assim como em outras cidades para conhecer no Acre, em Feijó é realizado o Festival de Praia, que é quando as margens do Rio Envira se transformam em uma das mais belas praias de água doce do país.

Alguns pontos turísticos de Feijó são: o Parque do Buritizal, perfeito para relaxar e curtir a natureza; o Porto da Cidade, ideal para conhecer mais da cultura ribeirinha e a Ponte sobre o Rio Envira, que proporciona uma vista incrível principalmente durante o pôr do sol.

Feijó possui muita diversidade de cultura e entretenimento em toda a sua extensão, sendo possível promover passeios em meio à natureza e no Rio Envira, sendo um ótimo local para incluir na sua lista de cidades para visitar no Acre.

Capixaba

Capixaba

Eu não poderia deixar de incluir Capixaba nas indicações de cidades para conhecer no Acre, principalmente porque ela faz fronteira com a capital do estado, Rio Branco, e também com a Bolívia, portanto, se você vai visitar o estado, faz total sentido incluir a mesma no roteiro de cidades turísticas do Acre.

O nome da Capixaba é em homenagem aos fundadores da cidade, uma família vinda do Espírito Santo que montou uma serraria na região, e apesar do seu nome oficial ser Pica-Pau, a população da região a chamava de Serraria do Capixaba.

A história da escolha do nome Capixaba é bem interessante: os moradores da região deveriam escolher entre Vila Capixaba ou Vila Santo Antônio, ocorrendo uma votação por meio de plebiscito onde foram usados grãos de milho ou feijão para identificar o voto.

A extensão territorial de Capixaba pode ser considerada grande quando se leva em conta que possui apenas um pouco mais de 11 mil habitantes. Assim como outras cidades para conhecer no Acre, Capixaba mantém um clima ribeirinho do interior extremamente agradável e aconchegante.

Capixaba conta com vários pontos interessantes, como praças pela cidade, igrejas, praças, além de ótimos restaurantes para aproveitar a gastronomia local e paisagens incríveis ao caminhar pelas suas ruas, como a Avenida Edmundo Pinto.

Epitaciolândia

Epitaciolândia

Quase chegando ao fim das indicações de cidades para visitar no Acre temos Epitaciolândia, um local que pode ser considerado pequeno até mesmo em extensão territorial quando comparada a outras cidades do estado.

Conta com pouco mais de 17 mil habitantes, e está localizada na fronteira com a Bolívia, tendo a sua área urbana anexada à cidade de Cobija, no departamento de Pando do país vizinho.

Caso você esteja pensando em visitar a região, como a cidade de Brasiléia, Epitaciolândia acaba sendo uma boa opção dentre as cidades para conhecer no Acre, devido a sua proximidade da mesma.

O nome da cidade foi dado em homenagem ao Presidente da República Epitácio Pessoa, ao que foi unido o sufixo “lândia” que significa “terra de”.

Muitos visitantes gostam de passar o dia em Epitaciolândia para poder visitar Cobija, que é um local bastante procurado para fazer compras. A cidade possui uma rica diversidade natural, além de aspectos culturais extremamente interessantes, o que a torna um destino incrível.

Alguns dos seus pontos turísticos são: a Igreja de São Sebastião, que abriga o padroeiro da cidade, a Ponte Internacional do Igarapé Bahia, que interliga o município a Cobija e a Ponte sobre o Rio Acre, que liga Epitaciolândia a Brasileia.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Epitaciolândia

Sena Madureira

Sena Madureira

A última das cidades turísticas do Acre que irei indicar é Sena Madureira, o terceiro município mais populoso do estado, com quase 40 mil habitantes e que possui uma extensão territorial bem grande.

Em Seno Madureira você poderá apreciar atrações bem parecidas às encontradas nas demais cidades para visitar no Acre, no entanto, cada uma possui o seu toque especial que pode transformar a viagem em algo único, e aqui não é diferente, sendo um local que vale muito a pena conhecer.

O nome da cidade foi escolhido em homenagem ao Coronel Antônio Sena Madureira, que participou da guerra do Paraguai.

Dentre os pontos turísticos de Sena Madureira estão: A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a mais antiga do Acre, construída em 1910, o Museu de Sena Madureira, onde é possível conhecer mais da história local e a Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema.

Também é possível praticar alguns esportes em Sena Madureira, como trilhas, rapel e passeio de barco, principalmente no Parque Estadual Chandless, área de preservação que é encontrada em parte no município.

Planeje sua viagem para o Acre

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

O aluguel de carro garante a experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
41FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.