Cidades do Ceará: 14 Cidades Turísticas que você deve conhecer

DestinoBrasilCidades do Ceará: 14 Cidades Turísticas que você deve conhecer

Nas cidades para conhecer no Ceará você irá encontrar uma intensa diversidade de atrações turísticas, com atividades que agradam os mais variados gostos, sendo uma viagem marcante tanto para quem busca relaxar quanto para quem deseja se aventurar em meio à natureza ou curtir a sua vida noturna.

Localizado na região nordeste do país, o Ceará é um local repleto de belezas naturais, pontos históricos e atrações interessantes.

O estado, que possui uma rica cultura repleta de tradições incríveis, conta com um interior montanhoso e um litoral incrível, o que faz com que a natureza seja diversificada. Anualmente, o estado recebe mais de um milhão de turistas, que procuram principalmente a sua capital, mas, também se interessam por outros destinos, já que as cidades turísticas do Ceará são diversas.

Os turistas preferem visitar o Ceará entre os meses de julho e dezembro, meses em que as chuvas são escassas e a possibilidade de passeios turísticos são maiores. Durante os meses de janeiro a julho as chuvas são intensas, e apesar do calor, isso pode atrapalhar algumas atividades.

Com tantas atrações e diversas cidades diferentes, alguns turistas não sabem exatamente como montar um roteiro de cidades para visitar no Ceará, caso você seja um desses, confira as minhas indicações abaixo.

É importante destacar que o litoral cearense é muito diversificado, portanto, muitos visitantes costumam incluir no seu roteiro de cidades para visitar no Ceará várias opções que se encontram no litoral, para conseguir apreciar parte da sua diversidade.

Abaixo você irá conferir uma lista de 14 cidades para conhecer no Ceará, que apresentam atrações de todos os estilos e que agradam todos os tipos de turistas, desde os mais jovens até aqueles que viajam em família ou que procuram passeios românticos.

Fortaleza

Letreiro de Fortaleza

Fortaleza está entre as cinco maiores capitais do Brasil, e certamente é uma das principais cidades para conhecer no Ceará.

O local recebe anualmente mais de um milhão de visitantes, tanto brasileiros como internacionais, possuindo uma ótima infraestrutura para recebê-los, com ótimos hotéis, restaurantes e atividades agradáveis.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Fortaleza

Dentre as cidades turísticas do Ceará, Fortaleza é uma das que reúne em suas atrações tanto a movimentação das grandes capitais, com áreas extremamente urbanizadas, quanto à tranquilidade encontrada no litoral, já que é possível apreciar praias desertas onde reina a tranquilidade.

Se você é do tipo de turista que não perde a oportunidade de apreciar ao menos um dia com os pés na areia, irá se interessar pelas Praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, que são as mais visitadas da região.

Localizadas na Avenida Beira Mar, são praias urbanas, com muita movimentação, essas não são indicadas para banho.

Outra opção é a Praia do Futuro, mais afastada da região central, que conta ainda com boa infraestrutura e águas com boas condições para banho.

Normalmente os turistas que visitam Fortaleza contratam passeios para praias próximas à cidade, sendo uma das atividades mais realizadas pelos visitantes, no entanto, muitas dessas praias, e outras atrações, estão localizadas em outras das cidades para conhecer no Ceará que eu irei indicar neste post.

Então, fica a dica: caso você planeje passar seus dias hospedados somente na capital, inclua na viagem visitas a cidades próximas, tais como Canoa Quebrada, Paraipaba, Cumbuco e outras.

Apesar das belas praias, se você inclui Fortaleza no seu roteiro de cidades para visitar no Ceará, com certeza você planeja visitar pontos turísticos que vão além do litoral.

A maioria dos pontos turísticos de Fortaleza encontra-se no Centro da cidade, tais como o Mercado Central, um grande espaço onde você poderá comprar artesanatos, comidas típicas e outros artigos, o Theatro José de Alencar, nomeado em homenagem ao escritor e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde são realizadas diversas atividades.

Outros pontos que não podem faltar na sua visita em Fortaleza são: a Catedral de Fortaleza, o Passeio Público, que é uma das suas praças mais antigas, o Museu do Ceará, para conhecer mais a história do estado, a Ponte dos Ingleses, que proporciona uma vista incrível e o Jardim Japonês.

Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte

Uma coisa que é muito famosa nas cidades para conhecer no Ceará é o turismo religioso, sendo Juazeiro do Norte um dos seus principais pólos, já que essa é a terra do famoso Padre Cícero, ou, como falam na região, Padim Ciço.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Juazeiro do Norte

Com uma distância de cerca de 500 km da capital, Juazeiro do Norte se diferencia das demais cidades turísticas do Ceará em um ponto principal: a cidade não tem praias, no entanto, as atrações históricas, culturais e a gastronomia continuam sendo uma coisa em comum.

Por lá o artesanato é muito forte, e você com certeza irá querer adquirir algumas peças.

Quem visita Juazeiro do norte atrás de festas religiosas vai encontrar um calendário bem recheado: em fevereiro ocorre a Festa de Nossa Senhora das Candeias, em julho o aniversário de morte de Padre Cícero, em novembro o Dia dos Romeiros, além de outras festas menores.

Uma das principais atrações é a Estátua do Padre Cícero, que se encontra em uma colina e têm 25 metros de altura, o local é muito interessante para apreciar a paisagem da região. O Arajara Park é um parque aquático, perfeito para quem quer se refrescar no clima quente do Ceará. Já o Museu Vivo do Padre Cícero é uma atração diferenciada que conta um pouco sobre a vida do religioso.

Outros pontos interessantes são: A Capela Bom Jesus do Horto, o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, a Basílica de São Francisco, o Luzeiro do Norte e a Matriz de Nossa Senhora das Dores.

Canindé

Canindé

Ainda falando sobre o turismo religioso, outra opção de sucesso entre as cidades para conhecer no Ceará é Canindé, que recebe anualmente milhões de turistas, principalmente romeiros, que vão até a cidade para pagar promessas e depositar a sua fé em seus diversos espaços religiosos.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Canindé

No mês de outubro ocorre a Festa de São Francisco de Chagas, chamada de Romaria de Canindé, sendo essa uma das festas religiosas mais antigas do Brasil e que conta com a presença de mais de 2 milhões de romeiros de todo o país.

A cidade encontra-se a cerca de 130 km de Fortaleza, sendo até mesmo uma opção de passeio para ser feita de bate e volta partindo da capital. Porém, se você escolher passar alguns dias por lá, irá se encantar com a sua beleza e atrações.

Em Canindé você poderá visitar a Estátua de São Francisco de Assis, que é o maior monumento dedicado ao santo de todo o mundo, a Basílica de São Francisco, construída no século XVIII e que conta com uma bela arquitetura, sendo um complexo onde há a Casa dos Milagres, ponto que reúne fotografias e outras peças que foram deixadas ali em agradecimento por alguma graça alcançada por intercessão do padroeiro da cidade, a Gruta de Nossa Senhora e a Casa das Velas.

Outros pontos interessantes são: o Museu Regional São Francisco, onde é possível apreciar diversas peças antigas tanto de romeiros como da arte nordestina e o Zoológico São Francisco, que possui alguns animais silvestres.

Sobral

Sobral

Outra das cidades para conhecer no Ceará que fica localizada no interior do estado é Sobral, a cerca de 235 km de Fortaleza é uma cidade que é considerada grande para o estado, e conta com várias belezas naturais e outras atrações encantadoras.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Sobral

Ocorreu em Sobral um fato histórico muito importante: foi na cidade que foi comprovada a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, no ano de 1919, o que fez com que ela ficasse mundialmente conhecida.

Se você procura conhecer mais da cultura do interior cearense, Sobral é uma ótima opção para ser incluída no seu roteiro de cidades para visitar no Ceará.

Dentre seus pontos turísticos estão: o Arco de Nossa Senhora de Fátima, construído em 1953 é um dos pontos mais marcantes na cidade, o Planetário de Sobral, que proporciona um passeio diferente aos visitantes, a Pinacoteca de Sobral, com um grande acervo de obras de artistas nacionais e internacionais e o Museu Dom José, que apresenta obras de Arte-Sacra.

Em Sobral você também irá gostar de conhecer o Teatro São João, construído em 1877, a Casa do Capitão Amor, construída no século XVII, onde viveu um grande capitão de navegação, a Casa da Cultura e o Museu do Eclipse, construído em comemoração ao fenômeno que ajudou a comprovar a Teoria da Relatividade.

Cascavel

Praias em Cascavel | Cidades do Ceará
Praias em Cascavel | Cidades do Ceará

Se você prefere conhecer as cidades turísticas do Ceará que tem entre as suas principais atrações às belezas naturais, Cascavel é uma forte candidata para ser incluída no seu roteiro pelo estado.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Cascavel

Com belas praias paradisíacas, Cascavel oferece tanto atividades para quem gosta de aventura como opções para quem quer descansar e relaxar. Outro destaque são as suas falésias e os seus atrativos históricos. Localizada a apenas 64 km de Fortaleza, é uma ótima opção para incrementar o seu roteiro de cidades para conhecer no Ceará.

O ponto turístico mais famoso por lá é a Praia de Águas Belas, onde há o encontro entre o rio e o mar. No local existem algumas trilhas ecológicas, onde é possível ter contato com o mangue presente na região. Outra praia de destaque é a Praia de Barra Nova, com maré baixa e águas cristalinas. A Praia do Caponga é um local com um pouco mais de movimentação, combinando um cenário urbano com a beleza natural da região.

Em Cascavel você pode praticar diversas atividades, como kitesurf, um passeio de barco, pelo mar ou pelo rio e passeios de Buggy pelas suas dunas de areia. O Rio Mal Cozinhado apresenta águas tranquilas e proporciona um passeio bem tranquilo em meio à natureza.

No Centro de Cascavel as principais atrações são: a Cadeia Pública de Cascavel, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, e o seu Centro Histórico, que conta com vários prédios de séculos passados.

Beberibe

Beberibe

Um dos destinos mais famosos entre as cidades para conhecer no Ceará certamente é Beberibe, que conta com praias paradisíacas e as falésias mais famosas do estado.

Os turistas visitam Beberibe durante o ano todo e o local oferece as mais diversas atrações e atividades para fazer com que a viagem seja inesquecível.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Beberibe

Por lá é possível apreciar diversas paisagens incríveis, que incluem dunas, falésias, praias de águas calmas, vegetação rica e dois rios principais, o Rio Choró e o Rio Pirangi, nos limites da cidade.

O Monumento Natural das Falésias de Beberibe é um dos pontos mais legais da cidade, localizado na Praia do Morro, possui areias multicoloridas, barreiras com formações diferenciadas e pequenos cânions.

No local há uma região repleta de torres de energia eólica, uma paisagem bem única.

A Praia das Fontes conta com uma boa infraestrutura para os visitantes, e no local existem diversas fontes de água mineral que deságuam na areia da praia e a Gruta da Mãe D’água, formada em uma falésia na beira do mar.

Outras praias de destaque em Beberibe são: Praia do Diogo, localizada em um pequeno povoado de pescadores, Praia do Uruaú, que possui um cenário muito tranquilo, sendo uma praia de água doce localizada na Lagoa do Uruaú, a maior do Ceará, a Praia da Barra do Sacutinga e a Prainha do Canto Verde.

Outras atividades que você pode fazer por lá são: visitar o Centro de Artesanato, visitar a Igreja de São Pedro, conhecer a locação da novela “Final Feliz” da Rede Globo e passar algumas horas no Spa Ocas do Índio.

Quixadá

Açude do Cedro e, à direita, a Pedra da Galinha Choca, dois dos principais pontos turísticos de Quixadá

Quixadá está entre as cidades para conhecer no Ceará que apresentam paisagens naturais chamativas, no seu caso, a atenção é voltada para as suas formações rochosas, açudes e também para os seus pontos históricos.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Quixadá

Se você é do tipo de viajante que gosta de esportes e atividades radicais, Quixadá precisa estar no seu roteiro de cidades para visitar no Ceará. O turismo de aventura tem crescido cada vez mais na região, sendo possível praticar diversas atividades, tais como trilhas, das simples até as feitas em rochas íngremes, arvorismo, rapel, voos de parapente, bike cross e off-road.

O Parque do Cedro é um dos principais pontos turísticos da cidade, onde os visitantes praticam diversas atividades e têm contato com a natureza local. Lá se encontra a formação rochosa mais famosa da região, a Pedra Galinha Choca, onde são realizados voos livres.

A Serra do Estevão é um ponto que conta com cerca de 24 km de altura, ponto ideal para conhecer mais da vegetação da caatinga, a Fazenda Não Me Deixes, é um passeio que proporciona contato com a natureza em atividades mais tranquilas. Outras opções são: a Pedra da Faladeira e a Pedra do Cruzeiro, um monólito com 190 metros de altura.

Na cidade você pode visitar atrações como: o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, com diversas estátuas de arte sacra, o Museu Histórico Jacinto de Souza e o Memorial Rachel de Queiroz, espaço dedicado à primeira mulher que ingressou na Academia Brasileira de Letras.

Aracati – Canoa Quebrada

Vista da Praia de Canoa Quebrada

Localizada a cerca de 150 km de Fortaleza, Aracati entra no roteiro de cidades para conhecer no Ceará muitos turistas que têm interesse em belas praias e também na sua arquitetura chamativa.

Muita gente escolhe visitar Aracati somente um dia partindo da capital, para conhecer a sua praia mais famosa: Canoa Quebrada. No entanto, se você escolher passar alguns dias por lá, irá perceber que existem outras ótimas atrações.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Aracati

Canoa Quebrada é o point dos turistas tanto durante o dia quanto a noite, na Rua da Broadway você irá encontrar diversas lojas, restaurantes e bares. É possível apreciar falésias de areia avermelhada e dunas de areia branquinha.

Há diversas praias incríveis em Aracati, dentre elas: a Praia do Cumbe, cercada por mangues, lagoas, dunas e o Rio Jaguaribe tem uma paisagem única, a Praia da Majorlândia, cercada por coqueiros e falésias, a Praia de Quixaba, em uma vila de pescadores e a Praia da Lagoa do Mato, com águas tranquilas e mata nativa ao redor.

Outros pontos turísticos em Aracati são: a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, a Cruz das Almas, a Biblioteca Municipal e a Rua Grande.

Tianguá

Tianguá

Se você está buscando locais que fogem um pouco do comum para incluir no seu roteiro de cidades para conhecer no Ceará, provavelmente vai se interessar por Tianguá.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Tianguá

A pequena cidade faz divisa com o estado do Piauí e, devido a sua elevada altitude – média de 775 metros – conta com um clima que pode ser considerado frio quando comparado com as outras cidades turísticas do Ceará.

Em Tianguá são realizadas diversas festas populares, como a Festa de Nossa Senhora Santana, Festa de São Francisco e o Festival de Quadrilhas Juninas do Nordeste, um dos mais famosos da região e que reúne milhares de visitantes.

Alguns dos pontos turísticos encontrados em Tianguá são: o Sítio do Bosco, perfeito para curtir algumas atividades ao ar livre, como tirolesa, rapel, voo livre e mirantes, a Lapa Ecoturismo, onde é possível realizar algumas trilhas e apreciar uma piscina natural, os Paredões do Janeiro, acesso por meio de uma trilha e a Reserva Ecológica Cachoeira da Floresta, que conta com várias cachoeiras.

Alguns destaques naturais são: a Cascata, na serra de Tianguá, a Cachoeira São Gonçalo, que possui sete quedas e a Cachoeira do Pinga.

Paracuru

Paracuru

Continuando minhas indicações com os destinos litorâneos, uma das principais cidades turísticas do Ceará nesse quesito é Paracuru.

Essa região chama atenção pelas suas belezas naturais e tem um bônus para quem busca tranquilidade, já que é uma cidade pouco explorada pelos turistas do estado.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Paracuru

As praias de Paracuru facilmente estão entre as mais belas do litoral brasileiro. Algumas delas: Praia da Barra do Rio Curu, que conta com o encontro entre as águas do Rio Curu e do mar e dunas ao seu redor, a Praia de Munguba, uma das mais frequentadas na cidade, Praia da Boca do Poço, que conta com uma paisagem muito bonita e a Praia da Bica, um local mais reservado. Outras opções são a Praia das Almas e a Praia do Havaizinho.

Dentre as atrações da cidade se destacam: a Praça da Matriz, onde é possível visitar a principal Igreja de Paracuru, a Praça do Farol, as Fazendas de Búfalos abertas para visitação, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, onde estão os restos mortais do Padre João da Rocha e a Trilha do Mangue.

Itapipoca

Itapipoca

Famosa no estado por ser chamada de “cidade dos três climas”, Itapipoca é uma ótima opção para constar no seu roteiro de cidades para conhecer no Ceará, principalmente para os viajantes que irão passar poucos dias por lá, já que ela apresenta a diversidade em seu território, com praias, serras e ainda o sertão (o que você irá encontrar separadamente nas outras cidades para visitar no Ceará).

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Itapipoca

Localizada a cerca de 125 km de distância de Fortaleza, Itapipoca apresenta vários pontos turísticos, como: a Praia da Baleia, a maior da cidade e que apresenta muita vegetação ao seu redor, além de dunas, a Igreja da Matriz, construída em 1881,o monólito da Pedra Ferrada, a Serra de Arapari, a Praia do Maceió, a Barra do Rio Mundaú e a Lagoa de Humaitá.

Outras opções de passeio são: visitar a Biblioteca Pública Municipal, conhecer as casas de Issac Marques da Silva, João Agrela e Ningueira Braga, todas são construções antigas de bela arquitetura e visitar a Catedral Nossa Senhora das Mercês.

Aquiraz

Aquiraz

Se você busca um lugar calmo e com inúmeras atrações, Aquiraz é uma boa opção para entrar no seu roteiro de cidades para conhecer no Ceará, como eu já disse, as praias do litoral do estado são bem diferentes, e é muito interessante que você conheça ao menos 2 cidades do litoral para apreciar tais diferenças.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Aquiraz

O Beach Park é a atração que chama mais atenção na cidade. Ele está localizado no Porto das Dunas, sendo o maior parque aquático do Brasil, proporcionando um passeio muito divertido para os turistas de todas as idades.

Dentre as suas praias, posso destacar: a Praia do Porto das Dunas, onde está localizado o parque, a Prainha, localizada na Barra do Rio Catu conta com uma bela lagoa, a Praia do Presídio, a Praia do Iguape, que possui muita vegetação ao seu redor e a Praia do Barro Preto, onde é possível relaxar e ter contato com a natureza.

Dentre as atividades interessantes em Aquiraz estão: passeio de buggy pela praia de barro preto ou pela prainha, passeio de jangada pela Praia Águas Belas, conhecer o Centro das Rendeiras da cidade, visitar o Engenhoca Park e passar algumas horas conhecendo os prédios do Centro Histórico de Aquiraz, como o Mercado Velho e o Museu Sacro São José de Ribamar.

Iguatu

Iguatu

Localizada na região central do Ceará, Iguatu é considerada por muitos turistas que passam pelo estado uma boa opção para incluir no roteiro de cidades para conhecer no Ceará. Distante da capital, a cerca de 380 km, proporciona algumas atividades bem interessantes aos seus visitantes.

Durante o natal a cidade se ilumina no Natal de Luz, evento famoso em Iguatu, com vários carros alegóricos. O Parque Temático da Criança tem opções de atividade para quem viaja em família já A Festa de São João fora de época, realizada em junho, é perfeita para conhecer comidas e danças típicas.

Dentre os seus pontos turísticos naturais pode-se destacar: o Balneário do Açude Trussú, a Cachoeira Artificial, no meio da cidade e as Lagoas Iguatú, Barro Alto e Baú. Já os pontos na cidade incluem: a Igreja Nossa Senhora de Santana, a Ponte Metálica da Estrada de Ferro, o Museu da Imagem e do Som Alcântara Nogueira e o Museu de Arte Sacra.

Jijoca de Jericoacoara

Jericoacoara

Não tem como falar sobre as cidades para conhecer no Ceará sem incluir a tão famosa Jijoca de Jericoacoara, que na realidade é uma pequena vila de pescadores, que hoje em dia não é tão pacata, mas, preserva o seu clima rústico e simples.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Jijoca de Jericoacoara

Jericoacoara, conhecida por muitos apenas como “Jeri”, já foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo, e, desde então, tem recebido milhares de visitantes anualmente. No ano de 2017 foi considerado um dos melhores destinos do mundo.

O ponto turístico mais famoso por lá é a Pedra Furada, que consiste em uma pedra em formato de arco esculpido pelas ondas do mar, localizada na Praia Malhada. Outra grande atração é Tatajuba, que possui diversos coqueiros e grandes dunas, sendo indispensável contratar um passeio de buggy por lá.

Outros pontos turísticos de destaque são: a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso, onde existem redes em meio as suas águas cristalinas, a Duna do Pôr do Sol, perfeito para assistir o fenômeno, o Mangue Seco, um povoado em meio às dunas, onde há muitas árvores do mangue e uma lagoa de água esverdeada.

Você também irá gostar de conhecer o Parque Nacional dos Cavalos Marinhos, que é visitado através de canoas, a Duna Encantada, chamada dessa forma, pois as suas áreas nunca se movimentam e a Praia Preá, com paisagens incríveis.

Planeje sua viagem para Ceará

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossas parceiras Viator e a Civitatis.

O aluguel de carro garante a experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
41FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.