Cidades do Espírito Santo: 13 Cidades Turísticas que você deve conhecer

BrasilEspírito SantoCidades do Espírito Santo: 13 Cidades Turísticas que você deve conhecer

Aqui pretendo fazer um guia básico das cidades para conhecer o Espírito Santo, um estado que é dono de excelentes paisagens urbanas e naturais, e um ótimo destino para os turistas que desejam conhecer um pouco mais da beleza ímpar que o nosso país possui.

Sendo um dos menores estados do Brasil, o Espírito Santo tem uma área de aproximadamente 46 mil km², ao longo dessa extensão há 78 municípios, cada um com seu encanto particular.

Ainda que não seja a rota turística mais escolhida pelos viajantes, o estado conta com uma história maravilhosa, cenários de tirar o fôlego e que certamente merecem a sua atenção.

Desde Vitória, sua bela capital litorânea, até Três Ilhas, um arquipélago paradisíaco localizado no município de Guarapari, o Espírito Santo proporciona uma excelente viagem aos mais diferentes tipos de turistas.

Visitar as estonteantes cidades turísticas do Espírito Santo sempre nos deixa com uma vontade de conhecer mais sobre este destino.

Uma viagem ao estado poderá te surpreender, por isso, na hora de montar seu itinerário turístico, não desconsidere as cidades capixabas.

Ao visitar as minhas dicas de cidades para conhecer o Espírito Santo, os viajantes poderão apreciar a culinária típica do estado.

Muito influenciada pela pesca, a gastronomia local oferece excelentes pratos, como por exemplo a moqueca capixaba, a caranguejada e a casquinha de siri. Para sua viagem ser ainda mais inesquecível, não deixe de saborear essas delicias gastronômicas.

Já que dificilmente será possível conhecer todas as atrações oferecidas por esse belo local em uma única viagem, irei recomendar 13 cidades para conhecer do Espírito Santo. Com atrações para todos os gostos, descubra o destino que mais te satisfaz e boa viagem!

Confira logo abaixo minhas indicações de cidades para visitar do Espírito Santo:

Vitória

Capa - O que fazer em Vitória
Capa – O que fazer em Vitória

A primeira dica no guia de cidades para visitar do Espírito Santo, não poderia ser outra além da sua capital, Vitória. Localizada em uma ilha, o município se conecta ao continente através de pontes distribuídas ao longo da cidade, sendo a Terceira Ponte, a mais famosa entre elas e um marcante cartão postal do estado.

Vitória proporciona atrações para todos os gostos. Quem procura fugir da rotina intensa e relaxar durante o período da viagem, irá se deliciar com as praias vitorienses.

A praia de Camburi é a maior da cidade, bem movimentada, é um local muito utilizado para a prática de exercícios físicos e até mesmo para eventos organizados pela prefeitura. Além disso, se encontra perto de excelentes hotéis e restaurantes.

A praia também conta com o Píer de Iemanjá e o Atlântica Parque, ambos são pontos turísticos que merecem uma visita.

A Curva da Jurema é outra praia que você deve prestar atenção. Situada na zona leste de Vitória, sua orla possui uma estrutura bem planejada para o recebimento de turistas. Esta praia também é conhecida por ser um ponto procurado por quem deseja andar de lanchas, barcos e jet ski.

Outra belíssima praia da capital capixaba é a da Ilha do Frade, localizada no bairro nobre de mesmo nome. Bem menos badalada que a de Camburi e a da Jurema, ela conta com águas mais calmas e uma paisagem riquíssima e arborizada. Além da flora, ao passear pelo local é possível encontrar uma fauna diversa.

Além das praias, Vitória tem muito a oferecer aos turistas que desejam conhecer mais sobre a arquitetura da cidade. Se você se encaixa nessa categoria, recomenda-se uma visita a dois dos mais importantes templos religiosos do estado: a Catedral Metropolitana de Vitória, uma imponente construção de estilo neogótico localizada no centro de Vitória, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, uma obra do século XVIII com características típicas do barroco.

Já os viajantes que têm mais interesse na arte, história e cultura do município não podem deixar de ir aos teatros e museus da cidade.

O Theatro Carlos Gomes, o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo e o Museu Solar Monjardim são excelentes pedidas para os turistas. Se você planeja conhecer Vitória, não esqueça de colocar estes destinos no seu itinerário.

Outra alternativa de lazer são os belíssimos parques que a capital capixaba possui. Dentre as opções destaca-se o Parque da Pedra da Cebola, um ambiente agradável para a prática de esportes ou para um relaxante passeio ao ar livre. Aproveite sua visita a Vitória e também conheça o Parque Moscoso, com mais de um século de história, é o parque mais antigo da cidade.

A Praça do Papa, a Praça dos Namorados e o Galpão das Paneleiras de Goiabeiras são mais algumas dicas do que visitar durante sua estadia em Vitória.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Vitória

Guarapari

Capa - O que fazer em Guarapari
Capa – O que fazer em Guarapari

Quando falamos das cidades para conhecer o Espírito Santo, sem dúvidas pensamos em Guarapari. Localizada a poucos quilômetros de Vitória, esta cidade é conhecida principalmente pelas maravilhosas praias, no entanto, tem atrações suficientes para satisfazer os mais diferentes tipos de turistas.

Então se você planeja visitar a capital capixaba, considere fazer um desvio rápido e aproveite para conhecer também Guarapari.

A primeira atração turística que irei recomendar é o Parque Estadual Paulo César Vinha, uma gigante reserva natural onde você poderá entrar em contato com uma fauna e flora riquíssima.

Dentro do parque também é possível tomar banhos em lagoas e no mar, uma vez que a bem movimentada Praia d’Ulé é parcialmente situada no território. Passeios de caiaques e trilhas também são atrações disponíveis na reserva.

A Praia dos Padres, a Praia do Morro e a Praia de Meaípe são outras dicas para você desfrutar de um delicioso banho de mar.

Além das praias, Guarapari também oferece um lindíssimo Centro Histórico. Lá você poderá visitar as Ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição, uma construção que, mesmo não acabada, ainda cativa por ter uma importância histórica para o município.

Outro ponto que vale a pena visitar no centro histórico é a Antiga Matriz de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida por Igreja das Conchas, um templo católico datado do século XVI e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Saindo um pouco do tema da religião, o centro histórico de Guarapari também oferece a oportunidade de conhecer o famoso Radium Hotel, um prédio que já abrigou um dos cassinos mais luxuosos do país, chegou a hospedar a elite brasileira no século passado e que atualmente é uma construção tombada pelo IPHAN.

Ao visitar o hotel nos fins de semana, você poderá ir também à Feira Hippie, uma feirinha artesanal com mais de 40 anos de tradição, e que fica localizada praticamente em frente ao Radium.

A cidade ainda oferece uma vida noturna bem movimentada, com várias casas noturnas e barzinhos, não faltam atrações para um noite divertida em Guarapari. Para deixar sua viagem ainda mais completa, não deixe de incluir essas opções no seu itinerário.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Guarapari

Piúma

Vista parcial da orla de Piúma a partir da Praia do Corujão | Cidades do Espírito Santo
Vista parcial da orla de Piúma a partir da Praia do Corujão | Cidades do Espírito Santo

Situada mais ao sul do estado, Piúma é outra excelente opção na lista de cidades para conhecer o Espírito Santo.

Com apenas 17 mil habitantes, este município recebe muitos turistas durante a alta temporada, mas ainda assim pode proporcionar sossego e tranquilidade a quem procura.

Minha primeira recomendação aos viajantes que desejam colocar Piúma na sua lista de cidades para visitar do Espírito Santo, é conhecer as belas praias da cidade. A Praia do Pau Grande e a Praia do Pau Grande possuem belos visuais e são ideais para relaxar, já a Praia de Piúma é bem mais movimentada e recebe muitos turistas.

Com águas calmas e cristalinas, a Praia Aghá também vale o passeio, além do visual encantador, ela se localiza nos pés do Monte Aghá, outro ponto turístico que merece uma visita, especialmente para os viajantes interessados em trilhas.

Assim como outras cidades para conhecer do Espírito Santo, Piúma também tem um carnaval bem intenso.

Deste modo, se você planeja visitar esta cidade, considere ir durante esta época. Neste período a prefeitura do município costuma organizar eventos para recepcionar os turistas.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Piúma

Vila Velha

Convento da Penha e Terceira Ponte | Credito Elcio Alvares por Wikimedia
Convento da Penha e Terceira Ponte | Credito Elcio Alvares por Wikimedia

Segunda maior cidade do estado, ficando apenas atrás do município de Serra, Vila Velha é um destino obrigatório na lista de cidades para conhecer do Espírito Santo.

Sua fundação data do século XVI e muitos dos seus pontos turísticos revelam o quão antiga é sua história.

Começarei recomendando uma visita ao Convento da Penha, o mais famoso ponto turístico de Vila Velha, e um importante cartão postal do Espírito Santo.

Este santuário possui um gigantesco valor histórico e cultural, a própria arquitetura do local já revela sua imponência; além disso, possui um acervo artístico que merece ser visto e costuma receber exposições.

Ao visitar o convento, os turistas também poderão se maravilhar com a vista deslumbrante que a igreja possui.

Outro monumento religioso que vale o passeio é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, um dos templos católicos mais antigos do Brasil, e que se destaca por sua simplicidade.

O Farol de Santa Luzia é mais um destino indispensável em Vila Velha, de lá é possível avistar outras duas cidades capixabas: a capital Vitória e a Serra.

Vila Velha é um dos municípios de destaque entre as cidades turísticas do Espírito Santo por causa das suas opções de lazer. Além das riquezas culturais citadas anteriormente, ainda há diversas atrações para os turistas se divertirem na cidade, como por exemplo suas praias paradisíacas.

A Praia da Costa é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Localizada próxima a bares e restaurantes, ela recebe uma numerosa quantia de visitantes e é bastante procurada por quem pratica atividades físicas, assim como a Praia de Itaparica. Em época de férias, ambas costumam receber grandes eventos.

Outras opções de lazer para os turistas que visitarão Vila Velha é aproveitar as festividades realizadas na cidade. Algumas dicas são: o Festival do Chocolate e a religiosa Festa da Penha.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Vila Velha

São Mateus

São Mateus | Cidades do Espírito Santo
São Mateus | Cidades do Espírito Santo

Mesmo que não seja a mais conhecida entre as cidades turísticas do Espírito Santo, São Mateus é um destino que irá te conquistar.

Seus pontos turísticos são bastante atraentes, mas o que realmente se sobressai é a sua culinária, que se destaca do resto do estado devido a influência baiana que recebe.

Ao visitar essa cidade não deixe de experimentar delícias gastronômicas como o vatapá e o acarajé, pratos encontrados em vários restaurantes do município.

Em relação aos pontos turísticos da cidade, minha primeira dica é conhecer a Igreja Velha, um monumento católico cuja construção não foi finalizada, mas que ainda tem capacidade de nos cativar.

Outro passeio que você deve incluir no seu itinerário turístico é uma visita ao Casario do Porto, um local rodeado por casarões antigos construídos às margens do rio São Mateus. Estes prédios atualmente se encontram tombados pelo Patrimônio Histórico.

Mas se o que realmente te interessa for tomar um bom banho de mar, não se preocupe, São Mateus também possui praias belíssimas, em destaque a Praia de Guriri e a Praia de Barra Nova.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em São Mateus

Cachoeiro de Itapemirim

Cachoeiro de Itapemirim | Cidades do Espírito Santo
Cachoeiro de Itapemirim | Cidades do Espírito Santo

Saindo um pouco da faixa litorânea do estado capixaba, Cachoeiro de Itapemirim é outra indicação na lista de cidades para conhecer do Espírito Santo.

Se o que você estiver mais interessado são os atrativos naturais, Cachoeiro de Itapemirim é um ótimo destino para isso, e a falta de acesso ao mar não atrapalha em nada.

A primeira dica de passeio ao ar livre é conhecer a Pedra de Itabira, um pico rochoso que recebe muitos turistas anualmente. Lá é possível fazer trilhas, alpinismo e ciclismo de montanhas.

As cachoeiras são excelentes opções para quem deseja renovar as energias. Uma visita a Cachoeira Alta ou a Cachoeira de Bom Jardim oferece um ótimo passeio, com direito a uma vista linda.

Para os turistas que procuram uma programação mais voltada à cultura, recomenda-se uma ida ao Teatro Municipal Rubem Braga e Casa dos Braga, um centro cultural que possui um acervo de livros e fotos que contam a história da família de Rubem Braga, um dos maiores escritores brasileiros.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Cachoeiro de Itapemirim

Serra

Serra

A mais populosa cidade do estado, Serra não é muito lembrada na lista de cidades para conhecer o Espírito Santo. Mas, ainda assim, proporciona excelentes passeios aos viajantes que se hospedam lá.

Irei começar minhas indicações falando sobre o Jardim Botânico do município, um espaço completamente arborizado e muito calmo, onde podemos passar horas de tranquilidade e ainda conhecer diversas espécies de plantas.

Outro lugar ideal para um passeio relaxante é o Parque da Cidade, um ambiente bom para a prática de exercícios físicos ou para uma caminhada descontraída.

Uma das praias mais famosas da cidade é a Praia de Jacaraípe, e é um ponto turístico que merece uma visita. Muito frequentada por surfistas, a orla desta praia é cheia de bares, restaurantes e outros estabelecimentos desse tipo.

Outras dicas do que fazer na cidade é visitar o Museu Histórico da Serra, o Sítio Histórico de Carapina, a Igreja dos Reis Magos e a Igreja São João Batista.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Serra

Linhares

Vista da lagoa de Linhares | Cidades do Espírito Santo
Vista da lagoa de Linhares | Cidades do Espírito Santo

Linhares é mais uma das cidades turísticas do Espírito Santo localizada ao norte do estado.

Conhecida por ter atrativos naturais riquíssimos, este município possui uma parte preservada da mata atlântica, por isso é o lar de várias reservas naturais, que também são opções de lazer para os turistas.

A Reserva Biológica de Comboios, a Reserva Biológica de Sooretama e a Reserva Natural Vale são áreas de conservação ambiental abertas à visitação do público. Lá é possível observar de perto a biodiversidade da mata atlântica e se encantar com as belas paisagens naturais.

Assim como as outras cidades para visitar do Espírito Santo, as praias de Linhares são pontos turísticos bastantes visitados também. Minha indicação é para a Praia da Regência, um lugar tranquilo e acolhedor, muito utilizado por surfistas.

Já entre os atrativos urbanos, recomendo uma ida à Praça 22 de Agosto, um local que além de ser uma área de lazer, também possui uma importância cultural gigantesca.

A praça possui uma estrutura bem moderna, além de atrações para todos os públicos.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Linhares

Anchieta

Anchieta

Com uma economia baseada no turismo, Anchieta é uma das cidades para conhecer o Espírito Santo que você não pode deixar de incluir no seu itinerário de viagem.

Dono de um patrimônio histórico bem bonito, esta cidade possui alguns monumentos que merecem uma visita, é o caso do Santuário Nacional José de Anchieta, uma construção que abriga um acervo com peças que nos transportam para o cotidiano de séculos passados.

Também recomendo que ao visitar a cidade, os turistas deem uma passada na Casa da Cultura, um centro cultural que guarda a memória, não só de Linhares, mas de todo o Espírito Santo.

As belezas naturais de Anchieta incluem a maravilhosa Praia dos Castelhanos, um ambiente tranquilo, bem organizado e que foge um pouco do alvoroço de lugares mais movimentados. Outra praia que não posso deixar de recomendar é a Praia de Úbu, um ambiente igualmente calmo e aconchegante.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Anchieta

Domingos Martins

Entrada de Domingos Martins
Entrada de Domingos Martins

Domingos Martins é uma das cidades para visitar do Espírito Santo que você não vai se arrepender de dar uma chance. Localizada no meio das montanhas e sem acesso ao oceano, ela se diferencia bastante das outras cidades turísticas do Espírito Santo listadas por causa da sua forte herança alemã e italiana.

Sua arquitetura, além de revelar bastante sobre sua ancestralidade, enche os olhos dos turistas que visitam este lugar.

Para já entrar no clima da cidade, eu recomendo começar sua visita pela Praça Dr Arthur Gerhardt, localizada no centro da cidade, lá você poderá apreciar algumas das obras arquitetônicas que fazem de Domingos Martins uma cidade tão ímpar. Além disso, é um ótimo lugar para um passeio mais tranquilo.

Devido a herança germânica, a cidade tem o Museu Histórico da Colonização Alemã. Com um acervo bem rico que nos ajuda a entender a história da cidade, é um ponto turístico que chama a atenção.

Ao visitar Domingos Martins, não esqueça de conhecer suas maravilhas naturais, indico o Parque Estadual da Pedra Azul, uma reserva florestal onde é permitido fazer trilhas e tomar banhos nas suas piscinas naturais.

Dentre as cidades para conhecer do Espírito Santo, Domingos Martins é provavelmente onde você sentirá uma atmosfera mais diferenciada.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Domingos Martins

Mais uma na lista de cidades para visitar do Espírito Santo que não está na faixa litorânea do estado, Colatina está situada no oeste do estado e é uma das cidades turísticas do Espírito Santo que mais pode te surpreender.

Colatina

Letreiro em Colatina | Cidades do Espírito Santo
Letreiro em Colatina | Cidades do Espírito Santo

Conhecida pelo seu belíssimo pôr do sol, esse município oferece um deslumbrante espetáculo visual proporcionado pela sua paisagem montanhosa.

Seus pontos turísticos envolvem principalmente monumentos religiosos e atrações naturais. Recomendo que comece sua viagem visitando a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, uma construção da década de 50. Seus vitrais enchem os olhos pela beleza e merecem ser vistos de perto.

Uma visita à Estátua do Cristo Redentor é outro passeio indispensável aos viajantes que irão até Colatina. De lá é possível apreciar o belíssimo pôr do sol que a cidade possui, além de proporcionar uma visão panorâmica do município.

A estátua do cristo em si também impressiona pelo seu tamanho: são mais de 35 metros de altura e 40 de largura.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Colatina

Alegre

Cachoeira em Alegre

Alegre se encontra mais ao sul do estado capixaba, e, mesmo não tão famosa, é uma boa opção para colocar na lista de cidades para visitar do Espírito Santo.

Nessa cidade, está situado um dos campus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e a forte presença universitária pode ser sentida no clima do município.

Em Alegre podemos encontrar atrações urbanas e naturais e aproveitar eventos típicos da cidade.

Dentre os pontos turísticos culturais se destaca a Antiga Estação Ferroviária de Alegre, uma estação de trem desativada mas cuja visita vale a pena por causa de toda a importância histórica que tinha no passado.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha é o monumento religioso mais importante de Alegre e uma ida lá será interessante aos turistas.

Com uma estilo arquitetônico que mistura elementos do barroco com o gótico, dentro do templo é possível apreciar lindos vitrais e pinturas.

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça é outra atração turística indispensável aos visitantes. Com uma vegetação rica, esta é uma área de proteção ambiental com atividades voltadas ao ecoturismo.

Assim como as outras cidades para conhecer o Espírito Santo, Alegre tem muitas atrações e passeios para o lazer dos turistas que não cabe neste guia resumido.

Outras dicas do que fazer em Alegre incluem visitar o Horto Municipal, ir a um mirante chamado de Alto da Pedra e comparecer no Festival de Música de Alegre.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Alegre

Iúna

Poço de agua em Iúna | Cidades do Espírito Santo
Poço de agua em Iúna | Cidades do Espírito Santo

Para fechar com chave de ouro este pequeno guia das cidades para conhecer do Espírito Santo, irei recomendar uma visita a Iúna, um município localizado na divisa do estado capixaba com Minas Gerais, e que sua simplicidade faz dela um destino imperdível.

Com belíssimos atrativos naturais, Iúna possui algumas das cachoeiras mais lindas que já tive a oportunidade de visitar.

Recomendo especialmente o Poço do Egito, um verdadeiro paraíso natural com águas claríssimas.

Outras cachoeiras que valem uma visita são o Poço das Antas e a Cachoeira do Rio Claro.

Os turistas que visitam Iúna não podem deixar de ir ao Santuário de Água Santa, o mais famoso ponto turístico da cidade.

Muito frequentado por fiéis, que acreditam no poder milagroso das águas do local, este lugar tem um ambiente que irá te deixar instigado

Dentre todas as cidades para conhecer do Espírito Santo, Iúna é recomendada aos amantes dos esportes radicais.

No município, os turistas podem montar uma programação que inclui a práticas de atividades como o rapel e o parapente.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Alegre

Planeje sua viagem para Vitória

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

O aluguel de carro garante a experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
41FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.