Cidades do Maranhão: As Cidades Turísticas que você deve conhecer

DestinoBrasilCidades do Maranhão: As Cidades Turísticas que você deve conhecer

Se você está planejando um guia das cidades para visitar do Maranhão, certamente já pensou em conhecer os deslumbrantes lençóis maranhenses e experimentar o delicioso arroz de cuxá.

Localizado no nordeste do Brasil, o Maranhão é uma terra fascinante para se visitar. Contando com maravilhosas belezas naturais e uma riquíssima culinária, este estado irá te proporcionar uma viagem inesquecível.

Contudo, este destino oferece muito mais do que estes passeios famosos e engana-se quem acredita que as cidades turísticas do Maranhão possuem apenas belas praias e pratos típicos.

Dono de uma história fascinante, este estado foi ocupado pelos portugueses no século XVI e invadido pelos holandeses no século XVII. O Maranhão também foi palco da Revolta de Beckman, uma das principais rebeliões do Brasil colonial.

Ao longo destes cinco séculos, o Maranhão ainda presenciou muitos outros acontecimentos que moldaram a história e a cultura deste estado, momentos que estão representados nas ruas, monumentos e na memória do povo maranhense.

Também por ser a terra natal de muitos artistas, as cidades turísticas do Maranhão são uma oportunidade de conhecer melhor a cultura brasileira.

As festas típicas também atraem muitos turistas para o Maranhão, a mais famosa é o Bumba Meu Boi, uma celebração folclórica considerada um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Por esses motivos, os turistas que se interessam por passeios culturais estão bem servidos do Maranhão.

Mas se o que te leva a esse destino é apenas a possibilidade de descansar e ver belas paisagens, já pode se sentir realizado. Este estado irá encantar qualquer turista.

Nesta lista indicarei as mais maravilhosas entre as 217 cidades para conhecer do Maranhão, assim você poderá montar um itinerário turístico que corresponda aos seus gostos. Confira:

Confira minha lista com as 13 cidades para visitar do Maranhão que você não pode deixar de ir na sua viagem:

São Luís

São Luís | Cidades do Maranhão
São Luís | Cidades do Maranhão

Localizada em uma ilha, São Luís tem uma particularidade interessante em relação às demais cidades brasileiras: ela foi fundada por franceses. Essa origem faz deste município ter um charme único, o que irá agradar os turistas que vierem visitá-la.

Dentre as cidades para conhecer do Maranhão, São Luís é com um contexto cultural mais forte.

O Centro Histórico de São Luís é minha primeira recomendação para os turistas que planejam conhecer a capital maranhense. Sua arquitetura em especial, é uma maravilha à parte.

Com diversos monumentos históricos, este local proporciona uma viagem à memória são-luiense. Indico uma ida ao Palácio dos Leões, um edifício construído no século XVII, e cuja arquitetura neoclássica fascina pela imponência. Atualmente é a sede do governo estadual.

Outro passeio cultural imperdível de São Luís é o Museu do Reggae do Maranhão. Fundado em 2018, este centro é o primeiro do gênero fora da Jamaica. Lá os visitantes poderão apreciar discos raros, instrumentos de grandes nomes e conhecer mais sobre a história do reggae em geral.

Quem procura um contato maior com a natureza irá gostar muito de visitar o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen. Esta é uma área de proteção ambiental, lá é possível entrar em contato com a fauna e a flora local, além de curtir uma bela paisagem.

As praias não são os principais atrativos de São Luís, mas ainda assim a cidade possui algumas realmente charmosas.

Minha dica aos turistas que desejam usufruir das belezas naturais deste município é uma ida à Praia Calhau, ela é bem movimentada e sua orla possui uma ótima estrutura com restaurantes e quiosques.

Já a Praia São Marcos é recomendada principalmente para os visitantes que têm interesse em esportes aquáticos como o surf.

Para os turistas que desejam apenas um dia relaxante, minha recomendação é ir para a Praia do Cajueiro, um lugar bem mais sossegado, ideal para fugir completamente da rotina.

Recomendo ainda a Praia Ponta D’Areia, uma das mais frequentadas da capital maranhense, e a Praia do Meio, cujo mar é bem tranquilo.

Outros pontos turísticos para conhecer em São Luís são: o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, o Museu de Artes Visuais, o Teatro Artur Azevedo e a Casa das Tulhas.

Além disso, ainda recomendo uma passagem pelos belíssimos monumentos religiosos da cidade, entre eles a Catedral de São Luís do Maranhão e a Igreja do Desterro.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em São Luís

Imperatriz

Imperatriz

Sendo o segundo maior município do estado, Imperatriz não poderia ficar de fora desta lista de cidades para conhecer o Maranhão, pois oferece uma vasta possibilidade de lazer para os turistas.

Os visitantes que vierem a este destino podem aproveitar as maravilhas urbanas e naturais, desfrutando de passeios em centros culturais, rios, cachoeiras e parques aquáticos. Além de possuir uma ótima infraestrutura com hotéis, restaurantes e shoppings.

Minha primeira dica do que fazer em Imperatriz é dar um passeio pelos rios que rodeiam a cidade. Conhecer o Rio Tocantins e o Rio das Balsas é uma experiência fascinante e única, e que nenhum turista pode deixar de vivenciar. Para este programa é possível alugar lanchas, caiaques ou bóias.

As praias de Imperatriz também são ótimas para um passeio relaxante. Com águas doces e límpidas, a Praia do Cacau é um destino bem frequentado, mas ainda assim agradável.

Indico também a Praia do Maia e a Praia do Meio, ambas bem localizadas e próximas de restaurantes e quiosques.

Na parte gastronômica, Imperatriz se destaca das demais cidades para conhecer do Maranhão. Tendo heranças culturais variadas, este destino possui uma diversidade de costumes que acabam por se refletir na culinária local. Por isso, experimentar os pratos típicos é uma tarefa indispensável para aproveitar a Imperatriz.

Nos restaurantes locais é fácil achar comidas como o baião de dois e a panelada. Indico também aos turistas que experimentem delícias típicas como o sarapatel e o chambaril.

O turismo de eventos é outro atrativo de Imperatriz, as festas desta cidade costumam atrair muitos visitantes. As mais famosas são a Exposição de Agropecuária e a Levada Elétrica. O calendário de eventos locais é facilmente encontrado na internet.

Outros passeios interessantes de se fazer em Imperatriz são: o Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira, um museu público cujo acervo conta a história dos povos pré-coloniais, e o Calçadão de Imperatriz, um centro comercial que oferece um passeio bem agradável.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Imperatriz

Caxias

Caxias | Cidades do Maranhão
Caxias | Cidades do Maranhão

Apesar de possuir bem menos pontos turísticos que os municípios anteriores, Caxias é uma das mais encantadoras cidades para conhecer do Maranhão, e não é atoa que é carinhosamente conhecida como a Princesinha do Sertão.

Se você planeja ir a Caxias, um destino obrigatório é o Memorial da Balaiada. Este centro cultural tem um acervo totalmente voltado para a história da Balaiada, uma famosa revolta popular ocorrida no século XIX.

Outro passeio indispensável é o Balneário Veneza, um espaço agradável para tomar um banho e passar um dia descontraído. Além do belo lago, lá é possível encontrar ótimos restaurantes.

Indico ainda uma caminhada pela Praça Vespasiano Ramos, outro lugar bem tranquilo e ideal para um passeio calmo. Lá ainda é possível visitar a bela Igreja de São Benedito, uma construção simples, mas encantadora.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Caxias

Balsas

Balsas

Dentre as cidades para conhecer do Maranhão, Balsas oferece uma série de opções para os viajantes que gostam de passeios ao ar livre.

O Rio das Balsas é um dos atrativos turísticos mais conhecidos da cidade, nele é possível navegar de barco pela sua extensão, assim como tomar banho nas suas margens e aproveitar os quiosques na sua orla.

Indico também uma visita às belas cachoeiras de Balsas, especialmente a Cachoeira do Macapá, uma queda d’água que tem uma vista de tirar o fôlego.

Na parte urbana da cidade, minha dica de passeio é uma ida até o Museu do Sertão, um centro cultural cujo acervo é cheio de objetos que celebram os costumes locais. Mesmo sendo pequeno e localizado em um edifício bem simples, este passeio vale a pena.

Para finalizar, recomendo curtir uma tarde mais calma no Parque Centenário de Balsas, um espaço arborizado, ótimo para a prática de esportes ou um simples piquenique.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Balsas

Grajaú

Centro da Cidade de Grajaú

Com muitos passeios disponíveis voltados para o ecoturismo, Grajaú é um destino querido pelos amantes da natureza. O que faz dela um ótimo destino nesta lista de cidades para conhecer do Maranhão.

O principal atrativo turístico do município são suas cachoeiras. Entre as mais belas está a Cachoeira do Morcego, uma das quedas d’água mais fascinantes que já vi. O lugar onde ela está localizada é excelente para atividades como camping e passeios de bote.

O Rio Grajaú é outra atração imperdível para os viajantes que planejam ir até esta cidade. Ao visitá-lo, os turistas podem tomar banho nas suas margens e passear ao longo da sua extensão.

Aqui também é possível fazer um tipo de turismo relativamente novo, o chamado turismo indigena. Esta prática consiste em realizar atividades em territórios indígenas, assim como participar de rituais, conhecer o cotidiano desses povos e se aventurar pelas suas terras.

Em Grajaú, a Aldeia Bacurizinho está disponível para visita. Indico este passeio para quem tiver curiosidade sobre este tipo de turismo.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Grajaú

Barreirinhas

Barreirinhas | Cidades do Maranhão
Barreirinhas | Cidades do Maranhão

Dentre todas as cidades para conhecer do Maranhão, Barreirinhas é um dos destinos turísticos mais famosos. Isso acontece porque o município é uma das três cidades que abriga o mais conhecido cartão postal do estado: os maravilhosos lençóis maranhenses.

E é justamente por esta atração natural que começarei minhas dicas de passeios para se fazer em Barreirinhas. Conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma experiência mágica. Nenhuma foto ou vídeo faz juz a esta maravilha, vê-la a olho nu é espetáculo que todos deveriam ter a oportunidade de vivenciar.

O parque é constituído de várias dunas e lagos, além disso há trechos bastante arborizados. Tudo isso faz a paisagem ser extremamente fascinante.

No interior do parque é possível realizar atividades como se banhar nos lagos, caminhar pelas faixas de areia, andar de bicicleta ou de veículos autorizados. Recomendo observar a fauna e flora local, pois elas se diferenciam muito das outras partes do estado.

Além de tudo isso, indico ainda apreciar o pôr do sol e, se possível, observar o céu durante a noite.

Por abrigar este ponto turístico tão importante, esta é uma das cidades turísticas do Maranhão com uma melhor estrutura para receber viajantes. Lá existem ótimos hotéis, pousadas e restaurantes, tudo que pode proporcionar uma viagem confortável.

Assim como as demais cidades para visitar do Maranhão, Barreirinhas também oferece outras opções de lazer para você aproveitar ao máximo sua viagem.

Indico uma ida às praias locais, em especial a Praia Caburé e a Praia Porto Preguiça. Ambas oferecem uma paisagem deslumbrante, além de serem bem agradáveis.

Aproveite também para conhecer e consumir o artesanato local, para isso minha dica é um passeio no Centro de Artesanato, uma feira com várias barraquinhas, onde você poderá comprar os mais variados tipos de produtos.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Barreirinhas

Bacabal

Assim como outros municípios nesta lista de cidades para conhecer do Maranhão, Bacabal também tem um rio como principal ponto turístico. O Rio Meraim é bastante visitado por viajantes, que o procuram por ser navegável.

Outro ponto turístico da cidade é a Fazenda São Francisco, uma área de preservação ambiental, cuja arquitetura antiga irá encantar todos os visitantes.

Bacabal também é dono de belos edifícios religiosos, recomendo aos turistas visitarem a Igreja de Santa Terezinha e a Paróquia São Francisco das Chagas.

Além destes passeios, os católicos e interessados em cerimônias religiosas podem gostar de ver a tradicional Procissão do Fogaréu, evento realizado na cidade.

Apesar de não ser um destino muito requisitado, Bacabal é uma ótima opção no guia de cidades para visitar do Maranhão.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Bacabal

Barra do Corda

Barra do Corda

Situada bem no coração do estado, Barra do Corda é uma das cidades turísticas do Maranhão que você não pode deixar de conhecer.

Suas atrações naturais são os principais pontos turísticos do município, as cachoeiras locais possuem águas muito claras e belas.

Minha primeira dica é visitar a Cachoeira dos Índios, cuja principal característica são as águas frescas e com forte correnteza.

Outra cachoeira indispensável no seu itinerário turístico é a Cachoeira da Fumaça, um ambiente que a beleza natural irá te fascinar.

Indico ainda uma ida aos balneários da cidade, sobretudo o Balneário Tamburi e o Balneário Boa Vista, ambos oferecem paisagens belíssimas e uma oportunidade de relaxar e fugir da rotina.

Assim como outras cidades para visitar do Maranhão, Barra do Corda recebe muitos turistas por causa do seu carnaval, um dos maiores e melhores do Maranhão. Também é comum que a cidade receba artistas de grande renome.

Durante as festividades muitos blocos saem às ruas, o que atrai muitos foliões. Neste período a cidade costuma ficar lotada, o que movimenta o comércio local. Isso pode dificultar os viajantes a acharem lugar em bares, restaurantes e hotéis, por isso, se você planeja visitar Barra do Corda na época de carnaval, busque se programar antes.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Barra do Corda

Coelho Neto

Coelho Neto | Cidades do Maranhão
Coelho Neto | Cidades do Maranhão

Com um turismo ainda em desenvolvimento, Coelho Neto é um destino bem pouco procurado na hora de montar uma rota das cidades para conhecer o Maranhão.

Contudo, esta cidade é bem encantadora, e proporciona passeios simples e divertidos. Aos viajantes que desejam passar um tempo nela, Coelho Neto oferece boas pousadas e restaurantes.

Se você planeja visitar esta cidade, indico que dê uma passada na Vila Pagã, um espaço cultural e religioso localizado a menos de 80 km de Coelho Neto. Lá o que se busca é preservar a memória das religiões pagãs.

Açailândia

Ainda que não ofereça muitas ofertas de passeios turísticos, esta é uma das cidades para conhecer do Maranhão mais simpática e tranquila.

Aqui, os turistas poderão aproveitar o conforto da cidade para passear nas praças e ter um dia calmo de lazer.

Recomendo uma ida à Praça do Patizal, um local conhecido pela plantação de palmeiras que possui.

Indico também a Praça da Bíblia e a Praça do Pioneiro, ambas são bem acolhedoras e ideal para se passar uma tarde sossegada.

Outras opções turísticas disponíveis em Açailândia são os balneários e parques aquáticos. Minhas principais dicas são o Balneário Ilha do Coco Verde, um lugar com paisagens lindíssimas, e o Parque Aquático Acqua Vip.

Aos turistas interessados em monumentos religiosos, minha dica é que deem uma passada na Igreja São Francisco de Assis. A arquitetura dela é bem simples, mas ainda assim, chama a atenção.

Os turistas que forem visitar Açailândia em junho terão ainda mais duas opções de lazer. Este é o mês em que se realiza os dois eventos mais importantes do município: a Expo Açailândia, a feira agropecuária local, e a Açai Folia, um carnaval fora de época que comemora o aniversário da cidade. Ambas costumam atrair muitos visitantes e são celebrações bem animadas, vale uma visita.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Açailândia

Rosário

Rosário | Cidades do Maranhão
Rosário | Cidades do Maranhão

Localizada a apenas 75 km da capital maranhense, Rosário está nesta lista de cidades para conhecer o Maranhão por estar situada na região do Munim, uma área com belos atrativos naturais.

Esta região é o lar de muitas cachoeiras e morros, suas paisagens são fascinantes e sua riqueza cultural é pouco conhecida, por isso quem se aventurar por ela poderá descobrir um Maranhão não muito explorado, mas impressionante.

Os rios de Rosário é outro charme que a cidade possui. É possível passear no Rio Munin e no Rio Una de barco, e deste aproveitar para entrar mais contato com a natureza.

Ainda que não seja uma das cidades turísticas do Maranhão mais famosas, este destino tem potencial de agradar quem gosta do ecoturismo.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Rosário

Tutóia

Pequenos Lençóis Maranhenses em Tutóia
Pequenos Lençóis Maranhenses em Tutóia

Tutóia é outro destino indispensável das cidades para conhecer do Maranhão, pois é lá que se localizam os chamados Pequenos Lençóis Maranhenses.

Se você já visitou o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, e tem dúvidas quanto a ir nos Pequenos Lençóis, saiba que um passeio não substitui o outro. Portanto indico aos turistas que visitem ambos.

Apesar de serem bastante semelhantes em seus lagos e dunas, os Pequenos Lençóis possuem outro tipo de vegetação, bem mais abundante que o parque, o que faz o passeio ter outro clima.

Também indico aos viajantes que não deixem de ir nas praias de Tutóia. Recomendo a Praia do Amor, um local paradisíaco e bem pouco movimentado, o que proporciona um passeio agradável e relaxante.

Assim como as demais cidades turísticas do Maranhão, Tutóia ainda possui uma boa estrutura para receber os visitantes. Os hotéis do município são bem confortáveis e os restaurantes irão te satisfazer.

Na parte gastronômica, indico aos viajantes o delicioso Camarão de Tutóia, um prato típico que você não pode deixar de experimentar.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Tutóia

Carolina

Cachoeira no Parque Nacional da Chapada das Mesas

Para finalizar minha lista de cidades para conhecer do Maranhão, irei recomendar um dos melhores pontos turísticos do estado. Localizada mais ao sul, Carolina é onde está situado o Parque Nacional da Chapada das Mesas, um destino obrigatório no itinerário de qualquer viajante.

Esta área é uma unidade de conservação ambiental e atrai muitos turistas que procuram entrar mais em contato com o meio ambiente e aproveitar as maravilhosas belezas naturais do local.

No parque é possível fazer trilhas e se banhar nas suas lindas águas, assim como outra série de atividades que incluem camping e passeios de barco.

Visitar as cachoeiras é um passeio indispensável. Recomendo a Cachoeira da Pedra Caída, que possui um formato bem singular, e as Cachoeiras do Itapecuru, duas uma queda enorme d’água que proporcionam um delicioso banho para os turistas.

Outras cachoeiras para você colocar na sua rota turística são: a Cachoeira da Prata e a Cachoeira de São Romão.

Estas maravilhas naturais fazem de Carolina um dos melhores destinos dentre as cidades para visitar do Maranhão. Por isso não esqueça de incluí-la na sua viagem.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Carolina

Planeje sua viagem para o Maranhão

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

O aluguel de carro garante a experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
41FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.