Cidades do Pará: As Cidades Turísticas que você deve conhecer

DestinoBrasilCidades do Pará: As Cidades Turísticas que você deve conhecer

Com tantas possibilidades de lazer, visitar as cidades turísticas do Pará é uma oportunidade incrível e certamente não irá te decepcionar.

Terra de incríveis belezas naturais, uma magnífica culinária e uma cultura fascinante, o Pará é um destino que você deve conhecer pelo menos uma vez na vida.

Localizado no norte do país, este estado está no centro da floresta amazônica. Aqui é possível visualizar tudo de melhor que este bioma oferece e se encantar com sua vegetação única e deslumbrante.

O Pará tem uma história muito rica também. Ocupada inicialmente por povos indígenas, esta terra começou a ser colonizada pelos portugueses no século XVI.

Durante o Brasil colônia, este estado se viu no centro alguns de conflitos políticos, sendo a Cabanagem, uma rebelião liderada pelas camadas populares em resposta ao estado de miséria que viviam, a revolta mais famosa ocorrida no estado.

Outro momento histórico que colocou o Pará em evidência nacional foi o Ciclo da Borracha, período em que a extração de látex nesta região foi essencial para a conjuntura econômica do Brasil.

Atualmente a economia deste estado é muito voltada para a extração de minérios, a agricultura e a pecuária. Além disso, o turismo desempenha um papel importante neste setor, uma vez que o Pará é conhecido por ser um ótimo destino para viajantes.

As atrações locais são variadas, e irão agradar todos os gostos. Para os fãs de natureza, ver de perto o rico bioma amazônico será uma experiência inesquecível; Já aqueles que estão mais interessados na história do estado, andar por suas ruas e visitar seus belos monumentos é a pedida certa.

Também há atrações de sobra para quem quer conhecer mais a fundo a cultura local, aqui é possível desfrutar dos deliciosos pratos típicos, descobrir mais sobre suas músicas e danças, entre outras atividades.

Se você já despertou um desejo para conhecer as cidades turísticas do Pará, aproveite as dicas que darei em seguida. Separei 16 destinos, cada um deles com sua própria particularidade.

Descubra quais atrações das cidades para visitar do Pará te agradam mais e comece a planejar sua viagem para este estado maravilhoso.

Belém

Letreiro de Eu Amo Belém | Cidades do Pará
Letreiro de Eu Amo Belém | Cidades do Pará

Com aproximadamente 400 anos de história e mais de 1 milhão de habitantes, Belém é um excelente representante de tudo que há de melhor nas cidades para visitar do Pará.

Unindo cultura, história, natureza e outras opções de lazer, esta cidade irá agradar a todos os tipos de turistas. Aqui, não faltam alternativas do que fazer, tanto na parte urbana quanto na parte rural do município.

Não poderia começar a minha lista de indicações sem ser pelo Mangal das Garças, um deslumbrante parque ecológico localizado no centro de Belém. Com mais de 40.000m², a beleza deste local irá te fascinar.

Sua estrutura conta com viveiros, orquidários, museus, borboletas, etc. De lá também é possível ter uma vista panorâmica da cidade, pois é aqui que se encontra o Farol de Belém, um moderno mirante de 47 metros de altura.

Quem gosta de entrar em contato com a natureza também irá amar o Museu Paraense Emílio Goeldi, um espaço que além de abrigar um acervo incrível sobre o meio ambiente, ainda oferece a oportunidade de conhecer mais sobre a diversidade que a amazônia apresenta.

Aproveite para ir ao Bosque Rodrigues Alves, uma área que serve como lar para muitas espécies, tanto de animais quanto de plantas. Aqui é possível dar uma caminhada e se encantar com a fauna e a flora local.

Já aqueles que desejam passar uma tarde mais tranquila, o Parque Estadual do Utinga é o destino perfeito. Bem amplo e arborizado, este é o lugar ideal para praticar exercícios mais leves, como caminhar e andar de bicicleta, ou até mesmo fazer um piquenique.

Outro ponto turístico indispensável para se visitar em Belém é a Casa das Onze Janelas, um museu situado em um casarão histórico. Sua estrutura é monumental e está localizada na Cidade Velha de Belém.

Ainda no bairro da Cidade Velha, o Forte do Presépio é um dos passeios mais interessantes de se fazer em Belém. Situado às margens do Rio Guamá, este local tem uma indescritível importância histórica para o município, uma vez que é considerado o berço da cidade. Além de todo o valor cultural, ele também tem um imenso valor arquitetônico.

Indico também que os viajantes não deixem de visitar o Theatro da Paz, um espaço magnífico e grandioso, cuja arquitetura neoclássica possui um estilo inesquecível.

A programação do local inclui vários espetáculos já aclamados, vale a pena o passeio.

Belém ainda tem uma infinidade de opções de lazer, irei recomendar ainda alguns pontos turísticos que considero indispensáveis na hora de montar um itinerário turístico para essa cidade, entre eles está o Museu de Arte Sacra, o Museu do Círio, a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, a Ilha do Combú e o Mercado Ver-o-Peso.

Cada um com sua particularidade, todos eles são destinos muito fascinantes e oferecem um ótimo passeio.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Belém

Marabá

Marabá

Localizada a 500 km da capital, Marabá é uma das cidades para conhecer do Pará com ótimas possibilidades turísticas. Situada nas margens do Rio Tocantins e do Rio Itacaiúnas, este município possui seus encantos.

A minha primeira dica do que fazer em Marabá é visitar as deliciosas praias de águas doce que a cidade possui. Recomendo especialmente a Praia do Tucunaré. Bem movimentada, seu principal diferencial é o fato de formar lindas ilhas de areia.

Recomendo também a Praia do Geladinho. Aqui os turistas podem aproveitar para se banhar nas as calmas águas que esta praia possui, além disso, os quiosques disponíveis trazem bem mais conforto para o passeio.

Além das praias, Marabá ainda tem várias possibilidades de lazer mais voltados para a área cultural. Indico para quem deseja visitar esta cidade que não deixe de ir no Museu Municipal de Marabá, um espaço ideal para quem quer saber mais sobre a história do município.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Marabá

Parauapebas

Parauapebas | Cidades do Pará
Parauapebas | Cidades do Pará

Com vários atrativos naturais, Parauapebas é uma das cidades para conhecer do Pará mais indicadas para quem quer entrar em contato com a natureza. Aqui, não faltam opções de trilhas, cachoeiras, parques, etc.

Minha primeira dica não poderia ser outra que não fosse o Parque Zoobotânico de Carajás, lá é possível entrar em contato diretamente com a floresta amazônica.

A biodiversidade local certamente irá te encantar, além da vegetação muito rica, o parque tem muitos animais silvestres. A entrada é gratuita e pode ser feita qualquer dia da semana.

Se você tem o desejo de se aventurar pela floresta, certamente a Trilha da Lagoa da Mata oferece um passeio perfeito.

Com cerca de 2 km de percurso, durante a caminhada os turistas irão passar por vários ambientes, desde uma mata densa e bem fechada, até uma vegetação bem mais rasa. Para ver a lagoa que nomeia a trilha é necessário ir durante o período chuvoso.

Indico também a Cachoeiras das Águas Claras, bem límpida e sossegada, para chegar até ela é preciso percorrer uma trilha. No entanto, o trajeto é tranquilo e a visita vale a pena.

Outras belezas naturais incríveis de Parauapebas são suas cavernas. Pelo município está localizado em uma área já conhecida por ter uma quantidade abundante de cavernas ferríferas, visitá-las se torna um passeio indispensável.

Também recomendo o Balneário do Joca e a Estância Águas de Maria, ambos são ambientes muito lindos, ótimas opções para quem quer passar uma tarde agradável e mais tranquila.

Para finalizar minhas dicas do que fazer em Parauapebas, recomendo uma ida até a Pedra da Harpia, uma formação rochosa que funciona como mirante. De lá a vista contempla uma boa parte da Floresta Nacional dos Carajás e suas lindas paisagens naturais.

Outros pontos turísticos que você pode visitar neste município são: o Centro Mulheres de Barro, o Sítio Cachoeira, o City Park Açaí Tênis Clube e o Balneário do Carmo.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Parauapebas

Salinópolis

Salinópolis

Situada no norte do estado e com pouco mais de 40 mil habitantes, Salinópolis se destaca nesta lista de cidades para visitar do Pará por ser um destino com lindas praias de areia branca.

Seus principais atrativos turísticos são relacionados a isso, neste município as praias atraem muitos turistas todos os anos e não é sem motivo, uma vez que elas são maravilhosas.

Minha primeira dica vai para a Praia do Atalaia, um dos pontos turísticos mais movimentados da cidade. Sempre cheia, este local tem águas calmas em temperatura amena, além disso aqui há diversos quiosques e barzinhos com deliciosos pratos.

Agora, se você deseja ir a um ambiente mais tranquilo, minhas recomendações são a Praia da Marieta ou a Praia do Farol Velho, ambas são mais afastadas e recebem menos turistas. Ainda assim, oferecem um passeio bem bacana.

Em Salinópolis também vale a pena passear pela Orla da Praia do Maçarico, com vida noturna bem agitada, este local tem vários estabelecimentos que irão facilitar o passeio. Além disso, há várias esculturas ao longo do percurso, é legal vê-las de perto.

Indico também a Fonte do Caranã, uma área de preservação onde é frequente ocorrer alguns eventos voltados para a cultura local, como por exemplo a festa junina.

Outros lugares que você pode visitar em Salinas: a Lagoa da Coca Cola, a Praia da Corvina, a Praia Inajá e o Mercado Municipal do Porto Grande.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Salinópolis

Santarém

Santarém | Cidades do Pará
Santarém | Cidades do Pará

Chegamos a uma das cidades para conhecer do Pará mais cobiçada pelos turistas. Santarém tem opções de lazer para os mais diferentes tipos de turistas. Aqui as atrações vão desde o ecoturismo até passeios culturais.

Sem demora começarei indicando a mais famosa atração turística de Santarém: Alter do Chão, um distrito muito procurado pelos viajantes por possuir as melhores praias de águas doce do mundo.

Por vezes até chamada de Caribe Brasileiro, este local tem paisagens naturais maravilhosas. Além das praias, aqui também tem opções de florestas, trilhas e muitos restaurantes com pratos regionais típicos.

Entre as várias praias que Santarém possui, destaco as belíssimas Praia de Pontes de Pedras, a Praia Maracanã, a Praia do Pajuçara e a Praia do Carapanari.

Em Santarém também é possível ver uma das mais fascinantes maravilhas que a natureza proporciona: o Encontro das Águas dos Rios Amazonas e Tapajós.

É possível visualizar este fenômeno na Praça Mirante do Tapajós, um local que funciona como ponto de encontro para os turistas e os moradores da cidade.

Esta cidade também oferece várias atrações para quem gosta de saber mais sobre a cultura e história dos municípios que visita. Para estes, indico o Centro Cultural João Fona, um museu cujo acervo abrange artefatos arqueológicos, peças históricas, além de jornais e livros antigos.

Outra dica bem legal é o Museu de Arte Dica Frazão. O maior diferencial deste espaço, e o que o torna ainda mais encantador, é o fato de ser um museu doméstico feito para a artesã expor seus trabalhos.

Também recomendo uma visita a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o templo catótlico mais antigo da cidade e que possui lindos vitrais e um simples museu de arte sacra no seu interior.

Santarém também é o lar de vários edifícios históricos, todos eles com uma arquitetura que relembram as origens coloniais do município. Recomendo uma visita ao Solar do Barão, o Sobrado do Sol e o Solar dos Brancos.

Se afastando um pouco do centro urbano de Santarém você chega no Bosque Santa Lúcia, um santuário ecológico que abriga várias espécies de plantas e animais. A maior atração aqui é caminhar pela vegetação e contemplar toda a biodiversidade local.

Outro passeio indispensável para se fazer em Santarém é navegar de barco pelo Rio Amazonas, além do passeio ser sensacional, se ver rodeado pela grandeza deste rio é uma sensação muito única.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Santarém

São Félix do Xingu

São Félix do Xingu

Localizada mais ao norte do estado, São Félix do Xingu é uma das maiores cidades do mundo em extensão territorial.

Com pouco mais de 100 mil habitantes, este município está neste guia de cidades para conhecer do Pará por ainda ser pouco explorado turisticamente , mas ainda assim oferecer atrações bem bacanas

As praias da cidade são seus principais atrativos, situadas às margens do rio Xingu, elas são calmas e de águas claras. Minha primeira dica é a Praia dos Porcos, um destino que recebe muitos turistas durante a alta temporada.

Já a Praia do Pedral recebe muitos eventos na sua orla, em destaque o réveillon, data em que é frequente a apresentação de artistas famosos no local.

Outras praias que você deve visitar em São Félix são: a Praia dos Crentes e a Praia da Pedra Rachada.

Aproveite sua estadia na cidade e conheça também as duas igrejas mais famosas do município: a Igreja Nossa Senhora das Mercês e a Igreja de São Félix.

Bragança

Bragança | Cidades do Pará
Bragança | Cidades do Pará

Outro município litorâneo nesta lista de cidades para conhecer do Pará é Bragança. O clima da cidade é bem tranquilo, ideal para os turistas que desejam um pouco de calma.

Suas praias são as melhores atrações turísticas do local, índico sobretudo a Praia do Grilo, um ambiente relaxante com águas tranquilas. Muito utilizada para pescaria, ela é muito limpa e proporciona um banho de mar delicioso.

A Praia Boiçucanga também é bastante tranquila. Suas águas são límpidas e calmas, além disso as areias do local também proporcionam um show à parte, pois são muito finas e claras.

Já a Praia de Peri Mirim se destaca por possuir uma rica vegetação bem próxima às águas. É um local mais isolado, ideal para apreciar as maravilhas naturais que a cidade tem.

Além das praias, Bragança possui alguns destinos culturais. Fica a dica para que os viajantes visitem o Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Rosário. Com muitas imagens católicas e relíquias religiosas, ele está situado em um casarão histórico.

Os turistas também podem aproveitar para ir ao Mirante de São Benedito, um símbolo da cidade.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Bragança

Redenção

Redenção

Outro município ainda não muito conhecido pelos turistas é Redenção, mas este destino é uma boa dica na lista de cidades para conhecer do Pará pela sua simplicidade.

Minha principal dica são os balneários, onde é possível se deliciar com ótimos banhos. Entre eles, destaco o Balneário Brettas, um ambiente cercado de lindas paisagens naturais. Neste local também se realizam alguns shows, então se você gosta de música, este é o passeio ideal.

Redenção também tem o Balneário Talita e o Balneário Águas Frias como boas opções de lazer.

Também recomendo que os turistas não deixem de ir ao Parque Ambiental Municipal, um espaço arborizado, ótimo para um passeio mais tranquilo.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Redenção

Tucuruí

Tucuruí | Cidades do Pará
Tucuruí | Cidades do Pará

Por abrigar a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, este município ganha destaque entre as cidades para conhecer do Pará. Suas opções turísticas são bem diferenciadas e vale a pena visitar.

Não poderia começar minhas indicações sem ser pela hidrelétrica que leva o nome da cidade. Conhecê-la é um passeio interessante por si só, uma vez que este monumento tem uma infraestrutura monumental, mas além disso é bem bacana descobrir a importância dela para Tucuruí.

Outro passeio bem interessante para se fazer é ir no Farol de Tucuruí, localizado na Orla de Tucuruí. Este passeio é ótimo para quem gosta de contemplar lindas paisagens naturais, daqui é possível ter uma bela visão do Rio Tocantins.

Tucuruí também tem algumas praias de água doce. A mais famosa é a Praia da Perdeneira, situada em uma ilha. É possível visitá-la somente durante o inverno e a primavera, pois é nesse período que a água do rio baixa e as ilhas se formam.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Tucuruí

Cametá

Cametá

Dentre as cidades para conhecer do Pará que mencionei ao longo desta lista, Cametá certamente é um dos destinos mais bonitos.

Mesmo que não esteja entre as cidades turísticas do Pará com mais opções de lazer, este destino irá te encantar. Vale a pena uma visita.

Aqui os balneários oferecem um passeio delicioso, sendo a Aldeia de Parijós um dos destinos mais famosos. Além das águas, a infraestrutura é bem organizada para receber turistas, tendo ótimos bares e restaurantes no local.

Visitar as igrejas locais também deve ser incluído no seu itinerário. Recomendo a Igreja de São Benedito e a Igreja de São João Batista, ambas são construções bem simples, mas que tem o seu encanto.

Além delas, também a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cuja arquitetura é bem mais diferenciada.

Um atrativo especial desta cidade é a gastronomia, aqui você terá muitas opções para experimentar tudo que a culinária da região tem de melhor. Desde o marapá, uma espécie de peixe que possui várias maneiras de preparo, até o Tacacá, um dos pratos mais tradicionais do norte do país, tudo aqui merece ser degustado.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Cametá

Oriximiná

Oriximiná | Cidades do Pará
Oriximiná | Cidades do Pará

Com muitas áreas de preservação ambiental, Oriximiná é uma das cidades para conhecer do Pará que mais irá agradar aqueles que gostam de entrar em contato com o meio ambiente.

A Cachoeira do Jatuarana é sem dúvidas o ponto turístico mais frequentado da cidade. A queda d’água daqui é maravilhosa e proporciona um excelente banho para os visitantes. Mesmo localizada a alguns quilômetro do centro urbano, esta cachoeira é de fácil acesso.

Recomendo também que os turistas não deixem de ir à Reserva Biológica do Rio Trombetas, uma área de preservação com paisagens naturais incríveis.

As praças de Oriximiná também são destinos bem legais para passeios mais tranquilos. Indico a Praça da Matriz, a Praça Centenária e a Praça da Saudade.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Oriximiná

Marapanim

Marapanim

Apelidado de “Terra do Carimbó”, Marapanim também se encontra situada no litoral paraense, assim sendo é mais uma das cidades para conhecer do Pará que possui as praias como principais atrativos turísticos.

A Praia do Crispim é excelente para quem quer juntar tranquilidade com conforto, assim como a Praia de Marudá, um ambiente bem frequentado com uma ótima infraestrutura.

Outras praias indispensáveis para colocar no seu itinerário turístico são: a Praia do Paraquembaua, a Praia de Dom Pedro e a Praia de Santa Maria.

Além das águas salgadas, o município também tem locais de sobra com água doce, pois é cercado de rios. Recomendo uma visita ao Rio Maú e ao Rio Marapanim, além do Balneário Mato Grosso.

Barcarena

Barcarena

Apesar dos poucos investimentos no setor turístico que a cidade tem, Barcarena tem belezas naturais que fazem dela um destino encantador para os turistas, em razão disso ela está nessa lista de cidades para conhecer do Pará.

Minha primeira dica é a Praia do Caripi, a atração mais famosa da cidade. Com boa estrutura, ela recebe muitos viajantes anualmente. Além da deliciosa água doce, o ambiente aqui é bem tranquilo, o que proporciona um ótimo dia de lazer.

Outro ponto turístico legal é a Praia Conde, um destino muito bonito e mais afastado do centro urbano. Aqui as areias são bem fininhas, além disso, possui bons bares e restaurantes ao redor.

Também recomendo que os turistas não deixem de ir ao Rio Acará, onde é possível encontrar diversas ilhas durante a maré baixa.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Barcarena

Tucumã

Com menos de 40 anos de história, Tucmã não é consolidada como um destino turístico, no entanto se você der uma passadinha nela, verá que esta é uma das cidades para conhecer do Pará que tem seus encantos.

A Praça Ronan Magalhães é um ambiente bem simples e proporciona um passeio tranquilo.

Outro ponto turístico interessante é o Centro de Tradições Gaúchas, um espaço criado para valorizar a cultura sulista, e que serve também para relembrar as origens desta cidade, cuja fundação atraiu muitos imigrantes vindo do sul do país.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Tucumã

Rurópolis

Rurópolis | Cidades do Pará
Rurópolis | Cidades do Pará

Este município é outro destino ideal para quem gosta de entrar em contato com a natureza. Lar de lindas cavernas e cachoeiras, esta é uma excelente dica neste guia de cidades para conhecer do Pará.

Minha primeira indicação é a Cachoeira do Grim, uma queda d’água de encher os olhos de tão maravilhosa. Para chegar até ela é preciso percorrer uma pequena trilha, mas o destino vale a pena.

As cavernas de Rurópolis também são um espetáculo à parte. Recomendo a Caverna Caximbão, onde é possível encontrar pinturas e gravuras rupestres. Também indico a Cavernas das Mãos, aqui os desenhos são ainda mais fascinantes e variados.

Mas o ponto turístico mais fundamental para se visitar em Rurópolis é a Floresta Nacional dos Tapajós, uma área de conservação ambiental que abrange ainda outros 3 municípios. Aqui a diversidade é grande, tanto de espécies, quanto de paisagens naturais.

Melhores ofertas: Hoteis e Pousadas em Rurópolis

Afuá

A Veneza Brasileira, conheça Afuá

Finalizando esta lista de cidades para visitar do Pará, colocarei um destino um pouco diferente. Cheia de canais, Afuá se destaca por estar construída praticamente em cima do rio. As residências do local estão suspensas por palafitas.

Só por essas características arquitetônicas no mínimo peculiares, Afuá já merece uma visita, uma vez que o clima da cidade é totalmente único. Outra particularidade é o fato de não ser possível andar de carro lá, assim sendo as bicicletas são os principais meios de transporte do local.

Uma atração turística bem bacana de Afuá é o Festival do Camarão. Realizado anualmente, este é um evento tradicional da cidade. Além de atrair turistas, também gera empregos para a população local. Shows e outras apresentações são comuns durante o festival.

Depois destas 15 dicas de cidades para conhecer do Pará, você já deve estar mais familiarizado com as atrações que o estado oferece.

As cidades turísticas do Pará são lindas e irão proporcionar um passeio inesquecível. Faça as malas e boa viagem!

Planeje sua viagem para o Pará

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

O aluguel de carro garante a experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
41FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.