Cidades do Piauí: As Cidades Turísticas que você deve conhecer

BrasilPiauíCidades do Piauí: As Cidades Turísticas que você deve conhecer

Situado no nordeste do país, o Piauí não é um dos destinos mais comentados quando falamos sobre o turismo interno brasileiro, no entanto, este estado ficará marcado na mente de qualquer um que o conheça, pois os encantos e as belezas das cidades turísticas do Piauí não perdem em nada para os pontos turísticos mais comentados do país.

Este estado tem aproximadamente 3 milhões de habitantes distribuídos em 224 municípios, quase 1 milhão deles estão na capital Teresina.  

As cidades turísticas do Piauí têm atrações que irão agradar todos os tipos de turistas, desde aqueles que gostam de contemplar belíssimas paisagens naturais, até os que se interessam pela parte cultural e histórica. Este estado também tem lindas praias no seu pequeno litoral.

Os fãs de gastronomia também ficaram bem satisfeitos nessa viagem, aqui há várias delícias típicas que irão agradar todos os tipos de paladar. Um dos pratos que mais gostei durante minha passagem pelo estado são aqueles que levavam a carne de sol na sua receita. 

Indico sobretudo o famoso Maria Isabel, uma mistura de um arroz bem temperado e de carne de sol picada; também indico a Paçoca, que apesar do nome não tem amendoim na sua composição. Outros pratos típicos que vale a pena são: o bolo de goma, a panelada piauiense, e a carne de bode, uma curiosa, e deliciosa, iguaria típica do estado.

Como podemos ver, os turistas que desejam viajar até lá tem várias opções de cidades para conhecer no Piauí. Do norte ao sul, este estado tem atrativos turísticos  incríveis e que certamente  valem uma visita. 

Cidades Turísticas para conhecer no Piauí

Aqui separei uma lista de cidades turísticas do Piauí que você não pode deixar de fora do seu itinerário. Com estas recomendações, espero que você se interesse ainda mais para conhecer este estado maravilhoso.

Aproveitei para dar algumas dicas de cidades para conhecer no Piauí menos conhecidas, mas que oferecem excelentes opções de lazer. Confira!

Teresina

Minha lista irá começar pela recomendação mais óbvia: a capital do estado. Sendo a maior dentre as cidades para conhecer no Piauí, Teresina tem atrações turísticas bem diversas e que tem tudo para te agradar.

Teresina tem algumas curiosidades que fazem dela um destino bem especial, para começar é a única capital do nordeste que não está localizada fora do litoral, também é considerada a mais desenvolvida da região.

Para começar minhas dicas, recomendarei o Mirante da Ponte Estaiada, um lugar ótimo para ter uma visão mais ampla da cidade e já entrar em contato com as suas belezas. Além do mirante, esta ponte tem vários outros atrativos, como por exemplo barracas de artesanatos e ciclovias.

Quem gosta de parque certamente irá amar conhecer o Parque da Cidadania, um ambiente gostoso para passar uma tarde tranquila, ideal para fazer caminhadas ou um piquenique. Mas atenção, este parque tem muito sol e pouca sombra, por isso vá de roupas leves e beba bastante água.

A minha próxima dica é para os turistas que gostam mesmo de entrar em contato com a natureza. O Parque Ambiental Encontro dos Rios, uma reserva ambiental muito procurada pelos turistas. Aqui é possível ver um pôr do sol extremamente lindo, além do fascinante encontro dos rios Poti e Parnaíba.

Já aqueles que têm interesse pela parte cultural da cidade irão aproveitar muito um passeio no Teatro 4 de Setembro. Este centro cultural foi fundado no século XIX  e desde então é um ponto muito importante para a cidade de Teresina.

Outro museu bem interessante é o Museu do Piauí, um espaço que reúne um extenso acervo sobre a história deste estado. Dentre os objetos expostos há até mesmo peças que remontam à antiguidade.

Finalizando minhas dicas do que fazer em Teresina, indico o Palácio Karnak, um belíssimo monumento arquitetônico com  um estilo que lembra a Grécia clássica.  

Parnaíba

Segundo maior município do estado, Parnaíba é uma das quatro cidades para conhecer no Piauí que fica localizada na sua costa litorânea. Unindo belezas naturais com muita história, este destino é ideal para quem gosta de dar um bom passeio na praia e de apreciar a cultura local.

Minha primeira dica é o fascinante Delta do Parnaíba, uma formação geológica que contempla a foz do Rio Parnaíba e as inúmeras ilhas fluviais que se formam pela sua extensão. A paisagem aqui é uma daquelas que você não pode deixar de visitar na sua vida, e certamente irá tirar seu fôlego.

Recomendo também a Praia Pedra do Sol, que curiosamente é a única praia situada no município. Bem bonita e movimentada, ela conta com uma boa estrutura para receber turistas. Aqui as águas são calmas e mornas, além disso, esta praia conta com muitos quiosques na sua margem.

Outra atração turística de Parnaíba é o Porto das Barcas, um local com muitas construções que remontam o período colonial. Visitar este lugar é uma excelente oportunidade de conhecer mais as raízes históricas da cidade.

Além de tudo isso, Parnaíba é uma das cidades para visitar no Piauí em que você poderá degustar a deliciosa gastronomia local. O município possui excelentes bares e restaurantes, com vários pratos típicos. Visite-os e aproveite!

Luís Correia

Vista da Cidade de Luis Correia no Piauí

Continuando minhas indicações de cidades para conhecer no Piauí, recomendo outra cidade localizada no litoral do estado. Dentre as cidades turísticas do Piauí, Luís Correia é uma das minhas principais indicações para quem gosta de ambientes bem movimentados.

Conhecida por comportar grandes eventos e festividades, Luís Correia tem um carnaval e um reveillon bem grandiosos. Quem tiver a oportunidade de passar alguma dessas datas lá, aproveite.

Começarei minha lista de recomendações pelos pontos turísticos mais famosos da cidade: suas praias. Minha principal dica são a Praia do Coqueiro e a Praia de Maramar, ambas são mais afastadas dos centros urbanos, o que lhes confere um ar paradisíaco.

A Praia de Atalaia e a Praia de Macapá também são ótimas indicações e proporcionam ótimos passeios.

Outra atração bem bacana de Luís Correia é a Árvore Cabelo Penteado, uma árvore que se destaca pelo formato bem peculiar, vale a pena conhecê-la e aproveitar uma tarde tranquila na praça situada ao seu redor.

Barras

Com menos de 50 mil habitantes, Barras é uma das cidades para conhecer no Piauí que apesar de não estar nos principais guias turísticos, irá te encantar pela simplicidade.

Aqui, a principal atração turística é o Rio Longá, situada na divisa da cidade com o município de Batalha. Este ponto é um grande espetáculo visual, e a força das águas deste rio irá te surpreender.

Outra atração bem legal é o Teatro de Barras, um centro cultural bem simples, mas que oferece um bom entretenimento.

Gilbués

Dentre as cidades para conhecer no Piauí, a pequena Gilbués não está entre as mais famosas. Com pouco mais de 10 mil habitantes, as principais atrações deste município estão relacionadas à natureza.

Recomendo sobretudo a Cachoeira do Taboca, uma queda d’água com um visual maravilhoso. Um banho nela certamente irá renovar suas energias, mas atenção, ela é bastante movimentada, principalmente nos fins de semana e feriados.

Pio IX

Nomeada em homenagem ao Papa católico, Pio IX está localizada na fronteira do Piauí com o Ceará, e conta com menos de 20 mil habitantes. Esta é outra das cidades para conhecer no Piauí que não é muita conhecida pelo turismo, mas que tem lá seus encantos.

Recomendo a todos que vão para esta cidade que visitem a Gruta de São José, uma incrível formação rochosa natural. Fiquei encantado com este ambiente e ele tem tudo para fascinar você também, não deixe de dar uma olhada.

Também indico uma visita a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, o cartão postal da cidade.

São Raimundo Nonato

Situado mais ao sul do estado, São Raimundo Nonato está a mais de 500 quilômetros da capital Teresina. Esta é uma das cidades para conhecer no Piauí com mais potencial turístico, estando inclusive localizado em um dos principais polos da cidade, o Polo das Origens.

Aqui, o principal atrativo turístico é o Parque Nacional Serra da Capivara, uma incrível unidade de conservação ambiental espalhada por outros 3 municípios além de São Raimundo Nonato. 

Este foi certamente um dos passeios mais gostosos que fiz na minha viagem pelas cidades para conhecer no Piauí. Além das belas paisagens naturais, este lugar também abriga um importante sítio arqueológico que remonta a milênios.

Aleḿ disso, o Parque Nacional Serra da Capivara ainda possui o Museu da Natureza, que busca a evolução natural através de peças fascinantes, e o Museu do Homem Americano, que conta a trajetória dos humanos neste continente.

Se você for para São Raimundo Nonato aproveite para visitar o Alto do Cruzeiro, um mirante de onde você poderá desfrutar de uma linda vista do município. Recomendo ainda uma visita a Catedral de São Raimundo Nonato, um dos cartões postais da cidade.

Bom Jesus

Para finalizar minha lista de cidades para conhecer no Piauí, indicarei uma que se localiza bem ao sul do estado. Com 600 quilômetros separam Bom Jesus da capital Teresina, este município tem pouco mais de 20 mil habitantes, esta cidade irá agradar sobretudo os viajantes que desejam fugir dos grandes centros urbanos.

Achei Bom Jesus um ótimo destino para fugir do óbvio, e certamente é uma das cidades para conhecer no Piauí que mais gostei de visitar e aproveitar o clima agradável. Aqui, as principais atrações estão relacionadas com a natureza, o que faz deste um ambiente ideal para quem quer renovar as energias.

Minha primeira recomendação é a Rota das Cascatas, um conjunto de cachoeiras espalhadas ao longo de uma trilha com mais de 14 quilômetros de extensão. Apesar de trabalhoso, indico a todos que percorrem o trajeto inteiro, pois vale muito a pena.

Outra cachoeira que indico é a Cachoeira da Usina, uma queda d’água muito linda e cuja paisagem ao redor é de encher os olhos. 

Se você for a Cachoeira da Usina, aproveite o caminho e passe na Barragem Rio dos Touros, uma represa bem bonita e que antigamente possuía uma usina que abastecia o município de Bom Jesus energeticamente.

Já na área urbana da cidade, recomendo a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, a principal da cidade. Indico também o Museu Municipal de Bom Jesus, um ótimo lugar para quem quer conhecer mais sobre essa cidadezinha tão fascinante.

Assim, finalizo minhas indicações de cidades para conhecer no Piauí. Recomendo fortemente aos viajantes que deem uma chance para este estado que tem tudo para te surpreender. 

Visitar essas cidades para conhecer o Piauí que indiquei ao longo desta lista, é uma oportunidade única de descobrir mais sobre os destinos inexplorados do Brasil, por isso, monte seu itinerário, faça as malas e boa viagem!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.