Cidades do Rio de Janeiro: As Cidades que você deve conhecer

BrasilRio de JaneiroCidades do Rio de Janeiro: As Cidades que você deve conhecer

Com pouco mais de 15 milhões de habitantes, o estado do Rio de Janeiro é constituído por 92 cidades. A riqueza deste estado é fascinante, desde suas incríveis paisagens naturais até seu patrimônio histórico e cultural, tudo no Rio de Janeiro merece ser apreciado com atenção.

Quando falamos em Rio de Janeiro, logo nos vem algumas imagens bem conhecidas: a cidade carioca com suas belas praias, os calçadões, o morro do pão de açúcar, e é claro, o Cristo Redentor. No entanto, ainda que tudo isso seja incrível, são apenas algumas das atrações que este destino maravilhoso possui e não representam tudo que este estado tem a oferecer. 

Mas antes vamos falar um pouquinho sobre a história deste lugar. Colonizado no século XVI pelos portugueses, o Rio de Janeiro sempre foi um cenário importante para a conjuntura política do Brasil. Foi sede da corte portuguesa e posteriormente abrigou a capital do país.

Também foi palco de eventos importantes, como a abolição da escravatura e a proclamação da república. Além disso, comporta a Companhia Siderúrgica Nacional, uma das maiores siderúrgicas do mundo.

Mas vamos ao que interessa, a seguir irei indicar 16 cidades para conhecer no Rio de Janeiro. Todas elas têm características que irão encantar os turistas que a visitem.

Cidades Turísticas para conhecer no Rio de Janeiro

Com estas dicas, você estará pronto para montar um guia bem completinho das cidades turísticas do Rio de Janeiro. Se liga

Rio de Janeiro

E como não poderia ser diferente, minha primeira dica das cidades para conhecer no Rio de Janeiro é a sua capital, um dos destinos turísticos mais conhecidos, e incríveis, do mundo.

O Rio de Janeiro é um daqueles lugares que é impossível desfrutar de tudo em apenas uma viagem, por isso, se prepare para querer voltar.

Com muitas atrações históricas e culturais, esta cidade também tem algumas das maravilhas naturais mais lindas que já vi, e é por isso que começarei minhas dicas recomendando uma visita ao Morro do Corcovado, e obviamente a sua maior atração: o Cristo Redentor.

Ao visitar este ponto turístico, que aliás é um dos mais célebres do mundo, você conseguirá desfrutar de muitas atrações. Além de conhecer a atração natural que é o morro em si, uma incrível formação geológica, também conhecerá uma das sete maravilhas do mundo e desfrutará de uma vista simplesmente extraordinária.

Minha segunda dica é para que os turistas não esqueçam de dar um passeio no Bondinho do Pão de Açúcar. Neste passeio você irá apreciar uma vista maravilhosa e visitará o complexo de morros que engloba a Urca e o Pão de Açúcar.

Outra atração que ninguém pode deixar passar é a Escadaria Selarón, um cartão postal famoso pelos seus ladrilhos coloridos. Apesar de ser um passeio bem simples, vale muito a pena visitar.

Agora, para os fãs de esporte, um passeio indispensável é conhecer o lendário estádio do Maracanã. Além de ser um marco na história do futebol, este estádio recebe muitos eventos, esportivos ou não.

Indico ainda o Parque Lage, um espaço maravilhoso que combina elementos da arte, cultura, arquitetura e belos monumentos naturais, tudo com uma elegância sem igual. 

Os Arcos da Lapa também não poderiam ficar de fora desta lista. Este monumento possui uma arquitetura que remonta o período colonial e é bem famoso por estar localizado em um dos bairros mais famosos da cidade carioca.

Para finalizar não tem como deixar de indicar as praias cariocas. As dicas mais óbvias são a Praia de Copacabana e a Praia de Ipanema, ambas são fantásticas, mas para fugir um pouco do senso comum, minha maior recomendação vai para a Praia da Joatinga, um refúgio ideal para quem quer mais tranquilidade, além de ser absolutamente linda.

Além de todas essas dicas, o Rio de Janeiro ainda possui uma série de outras atrações turísticas incríveis, recomendo uma visita ao Mirante Dona Marta, a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Biblioteca Nacional, a Pedra da Gávea, o Museu do Amanhã e ao Jardim Botânico.

Cabo Frio

Situado a pouco mais de 150 quilômetros da capital, Cabo Frio é uma das cidades para conhecer no Rio de Janeiro mais famosas. Atraindo anualmente milhares de turistas, este é um dos destinos mais famosos do estado.

Por lá, não faltam opções de lazer, principalmente para os fãs de mar. Minha primeira dica é justamente a Praia do Forte, a mais conhecida do município.

Aproveitando a proximidade, se você visitar esta praia, vá até o Forte São Mateus, um monumento construído durante o período colonial brasileiro, e que tem muito a dizer sobre a história das cidades.

Outra praia linda que Cabo Frio possui é a Praia das Conchas, um ambiente bastante conhecido pelos fãs de pescaria. Ainda indico a Praia do Foguete, cuja fama vem principalmente das suas águas frias; ela é uma ótima indicação para quem quer tranquilidade, pois ela é bem menos movimentada que as demais.

Continuando minhas dicas do que fazem em Cabo Frio, recomendo uma caminhada pelo encantador Bairro da Passagem, uma parte da cidade caracterizada pelas suas construções históricas. Durante o passeio, você pode aproveitar para comer em deliciosos restaurantes.

Cabo Frio ainda tem um dos mirantes mais lindos que já vi, o Morro da Guia. Ao subir lá, você poderá desfrutar de uma vista linda da cidade e do extenso Canal do Itajuru.

Aqueles que gostam de passeios com temática religiosa, é indispensável uma ida até a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Assunção, e também a Capela da Nossa Senhora da Guia

Caminhar pela Praça da Cidadania e participar dos diversos eventos culturais que ocorrem lá também é uma excelente opção de lazer. Lá também tem várias barraquinhas de comida e artesanatos, o que deixa o passeio ainda mais divertido

Minhas outras dicas do que fazer em Cabo Frio incluem uma visita à Ilha do Japonês, uma ida ao Largo de São Benedito e ao Museu Internacional do Surf.

Angra dos Reis

Localizado na parte sul do litoral fluminense, Angra dos Reis é um dos destinos mais indicados em qualquer lista de cidades para conhecer no Rio de Janeiro.

Esta fama não é injusta, pois Angra dos Reis é uma das mais fantásticas cidades turísticas do Rio de Janeiro. 

Obviamente, os maiores atrativos deste lugar são suas praias, e visitá-las é uma experiência que vale muito a pena. A Praia do Dentista é bem conhecida pelas suas águas cristalinas e atrai muitos turistas.

Já a Praia da Piedade é menos movimentada e possui águas mais tranquilas. Quem gosta de surfar certamente irá gostar da Praia de Lopes Mendes, conhecida pelo mar agitado.

Outra praia que não poderia ficar fora desta lista é a Praia do Aventureiro, um verdadeiro paraíso na terra. Lá você poderá desfrutar das águas limpíssimas e da linda paisagem natural ao redor.

Mas certamente o lugar que mais me encantou em Angra dos Reis foi a Lagoa Azul, uma piscina natural maravilhosa, em que as águas chamam atenção pela sua coloração ser um azul intenso. Aqui é possível praticar diversas atividades, como mergulho, passeio de escuna ou até mesmo apenas um banho.

Angra dos Reis também possui interessantes atrativos históricos e culturais, e minha principal dica é ir para o Centro Histórico. Cheio de monumentos extremamente relevantes para a história da cidade, este lugar possui uma arquitetura muito típica do período colonial.

Estando no centro histórico, é indispensável que se conheça a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja de Santa Luzia, cada uma possui um estilo arquitetônico próprio e vale muito a pena conhecer.

Outras dicas do que fazer em Angra dos Reis: a Praia dos Meros, a Praia Brava, a Praia Preta e a Praia do Laboratório; o Pico do Papagaio, a Cachoeira da Feiticeira, o Cais de Santa Luzia e as Ilhas Botinas.

Além dessas dicas, Angra dos Reis possui muitas outras atrações. Esta é uma das cidades para conhecer no Rio de Janeiro com mais possibilidades de lazer, o que proporciona a cada turista uma experiência bem única.

Armação dos Búzios

Mais conhecida apenas como Búzios, esta é outra das cidades para conhecer no Rio de Janeiro cujos atributos são bem famosos.

Armação dos Búzios é um município bem pequeno em termos territoriais e possui uma população de pouco menos de 40 mil habitantes. No entanto, atrai muitos turistas durante a alta temporada, principalmente pelas suas belas praias.

Minha primeira dica do que fazer em Armação dos Búzio não poderia ser outra além das suas praias. A Praia de Geribá é conhecida por ser uma das mais movimentadas da cidade, tanta fama, não é injusta, além dela ser linda, também possui uma estrutura incrível, com muitos bares, restaurantes e quiosques na sua orla.

Outra praia bem bacana é a Praia do Forno, uma destino ideal para quem quer fugir de ambientes muito badalados. Uma característica muito interessante desta praia, e que certamente irá despertar algum interesse, é o fato das areias dela terem um tom avermelhado, o que torna o lugar ainda mais lindo.

Agora, se você quer curtir uma experiência diferenciada, na Praia Olho de Boi o nudismo é permitido. Além disso, ela é conhecida por ter águas bem fortes.

Saindo um pouco das praias, indico que os turistas que visitem Armação dos Búzios não deixem de ir à Rua das Pedras, uma das ruas mais famosas da cidade. Bastante frequentada por turistas, lá é possível degustar pratos maravilhosos em excelentes restaurantes, inclusive os melhores do município.

Macaé

Apelidado de Capital Nacional do Petróleo, Macaé está neste guia de cidades para conhecer no Rio de Janeiro principalmente pela importância que ela tem para o Brasil.

Contudo, este município possui atrações turísticas bem legais, como é o caso do Forte Marechal Hermes, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. Esta construção foi inaugurada em 1910 e impressiona pela sua grandiosidade. Vale demais uma visita!

Assim como as outras cidades turísticas do Rio de Janeiro que apresentei até agora nesta lista, Macaé é um município litorâneo com lindas praias. Minha recomendação vai para a Praia do Pecado e a Praia dos Cavaleiros, duas das mais conhecidas de Macaé.

Também indico uma visita ao Farol de Imbetiba, de onde é possível ter uma vista bem bonita das paisagens naturais desta cidade. Além disso, é possível aproveitar a ótima Praia de Imbetiba, famosa por ter areias avermelhadas.

Aqueles que querem entrar em contato com a natureza, recomendo ainda uma ida à Lagoa de Imboassica e a Serra de Macaé, estes dois lugares são ótimos para revigorar as energias.

Paraty

Paraty foi um município de suma importância para o Brasil colonial, tanto em relação à política, como em relação à economia. Contudo, mesmo que com o passar do tempo ela tenha perdido seu papel de destaque, ela ainda tem bastante relevância para este estado, é certamente é uma dica indispensável em qualquer lista de cidades para visitar no Rio de Janeiro. 

Paraty é uma cidade essencialmente turística e atrai muitos turistas todos os anos. Ela se destaca por  fazer uma combinação perfeita entre lindas paisagens naturais e uma arquitetura colonial clássica.

Minha primeira indicação é o Centro Histórico de Paraty, uma ótima alternativa para conhecer o clima da cidade. Com vários monumentos importantes, casarões antigos e ruas de paralelepípedos, tudo aqui merece ser apreciado de perto.

É indispensável aos turistas que vêm até este município visitar suas praias. Recomendo a Praia Vermelha, um ambiente com boa estrutura e águas muito clarinhas; e a Praia da Lula, uma das mais lindas que já tive o prazer de conhecer.

Paraty também possui cachoeiras maravilhosas. Minhas indicações vão para a Cachoeira do Saco Bravo, onde é preciso fazer uma trilha para acessar, e a Cachoeira do Tobogã, um recanto com muito verde e tranquilidade.

Outros lugares para conhecer em Paraty: a Fazenda Bananal, a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, o Alambique Engenho D’Ouro e a Baía de Paraty.

Campos dos Goytacazes

Ainda que seja um destino turístico bem conhecido, Campos dos Goytacazes tem potencial para te surpreender e é por isso que está nesta lista de cidades para conhecer no Rio de Janeiro. Com mais de 500 mil habitantes, não faltam opções de lazer neste município. 

Começarei minha lista indicando o Parque Estadual do Desengano, uma maravilhosa área de conservação ambiental que abriga muitas espécies de plantas e animais. Lá dentro é possível aproveitar várias trilhas e ótimas cachoeiras. Vale demais uma visita. 

Outro lugar que você deve visitar é a Casa de Cultura Villa Maria, um centro cultural situado em um belíssimo casarão histórico com um jardim mais lindo ainda. Visitar este lugar é uma ótima oportunidade de conhecer o lado mais cultural de Campo dos Goytacazes.

Como não poderia deixar de faltar, minha última dica do que fazer em Campos dos Goytacazes é uma praia. 

A Praia do Farol é um dos pontos mais conhecidos, apesar de interessante, ela não é muito atrativa para tomar banho, o que realmente vale a pena de conhecer aqui é o farol que a nomeia.

O Farol de São Tomé possui uma curiosidade histórica muito legal: o arquiteto que a planejou foi o mesmo que planejou a Torre Eiffel. O modelo diferenciado chama a atenção e merece ser visitado.

Rio das Ostras

Rio das Ostras não está entre as mais famosas cidades para conhecer no Rio de Janeiro, apesar disso, ela é cheia de atrações que irão agradar a todos os turistas.

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Rio das Ostras é a ilustre estátua de uma baleia jubarte localizada na Praça da Baleia. O monumento é muito bem feito e merece ser visto de perto.

Outra atração desta cidade é a Lagoa de Iriry, conhecida por possuir uma água de coloração bem escura. Perto desta lagoa há vários quiosques e um mirante, o que torna o passeio bem mais divertido.

Recomendo ainda uma visita ao Parque Natural Municipal dos Pássaros, onde você pode fazer uma trilha e conhecer diversas espécies de animais e plantas, além de aproveitar o ótimo clima de ar livre.

Para finalizar, indico a Casa da Cultura Dr Bento Costa Júnior, um centro cultural muito importante para a história do município.  

Arraial do Cabo

Chegamos a outra das cidades para conhecer no Rio de Janeiro bem lembrada pelos turistas em época de férias. Arraial do Cabo faz juz à fama e certamente vale a pena conhecer.

As praias são os pontos turísticos mais famosos de Arraial do Cabo, e é por elas que irei começar minhas indicações.

A primeira dica é a Praia do Pontal, uma das mais conhecidas, e movimentadas, do município. Outra praia que recomendo é a Praia do Forno, conhecida pelas águas claras e areias fininhas. Recomendo ainda a Praia dos Anjos, de onde é possível fazer um passeio de barco.

Arraial do Cabo ainda tem vários destinos culturais, indico aos turistas que conheçam o Centro Cultural Manoel Camargo, um espaço com muitos artefatos e painéis que contam a bastante a história da cidade. Recomendo também uma ida até a Casa da Poesia, lugar que costuma reunir diversos escritores do gênero.

Outros lugares para conhecer em Arraial do Cabo: o Farol Velho, o Pontal do Atalaia, a Fenda de Nossa Senhora de Assunção e as Ruínas do Telégrafo.

Nova Friburgo

Primeiro município não litorâneo da lista, Nova Friburgo é um destino bem interessante na lista de cidades para visitar no Rio de Janeiro. Esta cidade tem um clima completamente único, é bastante arborizada e tranquila, ideal para quem quer fugir da rotina.

Começo minhas dicas, recomendando a Casa Suíça, um museu que fala muito sobre a colonização da cidade, e a vinda de suíços para estas terras. Ao visitá-la você poderá apreciar a bela arquitetura da casa, com um estilo tipicamente europeu.

Já os fãs de natureza, não podem deixar de visitar o Parque Estadual dos Três Picos, o maior do Rio de Janeiro, e que se estende por outras quatro cidades.

Indico ainda o fascinante Jardim do Nêgo, lá você poderá apreciar diversas incríveis esculturas  feitas de barro, é um ótimo passeio que foge bastante do óbvio.

Outra atração bem legal de Nova Friburgo é o Teleférico do Suspiro, situado na praça de mesmo nome. Andar de teleférico é uma experiência muito divertida, e eu recomendo a todos que experimentem.

Outras dicas do que fazer em Nova Friburgo: visitar as cachoeiras Véu de Noiva e Adutora; andar pela Praça Getúlio Vargas, ir até o Pico da Caledônia e conhecer a Pedra do Cão Sentado.

Niterói

Localizado a apenas 15 quilômetros da capital carioca, Niterói está separado do Rio de Janeiro pela famosa ponte Rio-Niterói.

Esta é mais uma das dicas óbvias de cidades para conhecer no Rio de Janeiro, por isso, não deixe de incluí-la no seu guia de viagem.

Niterói tem diversas atrações turísticas que certamente irão agradar. Ao visitar este município, é obrigatório uma ida até  o Museu de Arte Contemporânea, um dos monumentos mais conhecido da cidade, e que funciona como uma cartão postal da mesma. 

Planejado por Oscar Niemeyer , só a arquitetura do lugar já vale a visita. Ainda assim, possui um acervo riquíssimo que vale a pena ser apreciado.

Outro ponto turístico indispensável de Niterói são suas praias, principalmente a Praia de Itacoatiara, e a Praia de Icaraí. Recomendo fortemente aos turistas que visitem ambas. Outras praias interessantes para se conhecer são: a Praia de Itaipu e a Praia de Piratininga.

Para os mais chegados em ecoturismo, o mais indicado é se aventurar pelo lindo Parque Estadual da Serra da Tiririca. Aqui é possível fazer trilhas e praticar esportes como rapel.

Outros pontos turísticos de Niterói que vale a pena visitar são: a Capela de Santa Bárbara, a Fortaleza de Santa Cruz, a Estação das Barcas de Charitas, a Cantareira, o Jardim Botânico e a Praça da Cidade.

Teresópolis

Outra das cidades para conhecer no Rio de Janeiro que fica localizada fora da costa litorânea, Teresópolis é um município indicado para quem gosta de se aventurar pela natureza.

Conhecida por ter diversos atrativos naturais, uma das maiores atrações turísticas de Teresópolis é a Serra dos Órgãos, um lugar muito procurado por aqueles que querem praticar montanhismo. Lá é possível avistar o famoso Pico Dedo de Deus.

Outro ponto turístico bem bacana desta cidade é a Pedra do Sino. Também situada na Serra dos Órgãos, este é o ponto mais elevado do lugar. É outro destino bem procurado pelos fãs de esportes radicais.

Teresópolis ainda é uma terra com muitas atrações culturais. Recomendo uma visita ao fascinante Castelo Montebello Medieval, uma grandiosa construção, cujo estilo lembra muito a arquitetura da idade média.

Para finalizar, recomendo uma ida a Arabotanica de Teresópolis, um orquidário cheio de beleza, com muitas opções de flores. Caminhar por este lugar irá renovar suas energias, aproveite também para comprar algumas plantas e levar de lembrança deste lindo local.

Petrópolis

Conhecida pela alcunha de “Cidade Imperial”, Petrópolis foi fundada na época do reinado de Dom Pedro II. O clima da cidade reflete muito suas raízes, pois ela é lotada de monumentos históricos. Por esse e outros motivos, esta é uma das cidades para conhecer no Rio de Janeiro que você não pode deixar de fora da sua lista.

O Palácio Quitandinha é uma atração clássica de Petrópolis. Trata-se de um grande palácio construído na década de 40, que já abrigou um hotel e um cassino. Atualmente é um centro cultural que merece ser visitado, ainda mais para quem quer ver de perto a suntuosidade da sua arquitetura.

Pertinho do palácio, está situado o Parque Cremerie, um lindo espaço cheio de verde, ideal para passar um dia tranquilo. 

Outra atração turística de Petrópolis obrigatória é o Museu Imperial, cujo acervo conta tudo sobre essa época da história brasileira. Fica localizada no Centro Histórico, e vale a pena conhecer esta parte da cidade!

Petrópolis ainda possui vários outros casarões, palácio, museus e etc, que merecem uma visita. Recomendo uma ida até o Castelo de Itaipava, ao Palácio de Cristal, ao Palácio Amarelo e ao Museu Casa de Santos Dumont.

Petrópolis também é bastante conhecida por ter maravilhosas atrações naturais. Minhas principais dicas neste sentido é o Parque Natural do Ipiranga, que possui trilhas bem simples e é ideal para fazer um belo piquenique; e a Cachoeira da Macumba, uma queda d’água fascinantemente bonita, de lá é possível apreciar uma das vistas mais lindas que esta cidade possui.

Mangaratiba

Voltando para a costa litorânea, Mangaratiba fica situado no sul do estado. Com uma população de menos de 50 mil habitantes, esta não é uma das cidades para se visitar no Rio de Janeiro mais conhecidas pelos turistas, no entanto, ela ainda atrai muitos viajantes, principalmente em alta temporada.

As principais atrações de Mangaratiba são suas praias. A que mais gostei foi a Praia do Sahy, um ambiente muito mais isolado e ótimo para quem quer fugir da rotina. 

Outra praia bem bacana é a Praia de Ibicuí, ao contrário da anterior, esta é bem movimentada e oferece uma excelente estrutura para os turistas. As areias claras e as águas limpíssimas são um atrativo a parte.

Saindo um pouco das praias, um lugar que recomendo a todos os turistas é as Ruínas Imperiais do Povoado do Saco e o Parque Estadual do Cunhambebe, dois lugares com uma beleza incrível.  

Saquarema

Conhecida como Capital do Surf Brasileiro, Saquarema é um destino fundamental para os fãs do esporte. Além disso, possui diversas atrações, por isso está nesta lista de cidades para conhecer no Rio de Janeiro.

Minha primeira dica do que fazer em Saquarema é a Lagoa de Saquarema, uma lagoa de águas salgadas, muito utilizada para a prática de esportes, pesca ou até mesmo banhos.

Também vale a pena conhecer a Praia da Vila e a Praia de Itaúna. Ambas são bem agitadas e recebem muitos turistas, além disso, tem uma excelente infraestrutura ao redor, o que deixa o passeio bem mais confortável.

Outros lugares para visitar em Saquarema: o Mirante Morro da Cruz, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Templo do Rock e o Museu do Vôlei.

Itaperuna

Para finalizar esta lista de cidades para visitar no Rio de Janeiro, irei indicar Itaperuna, um município situado ao norte do estado fluminense.

O principal atrativo turístico desta cidade é a estátua do Cristo Redentor, que curiosamente é uma das maiores do mundo. Outra atração desta cidade é o Parque Raposo, ideal para passar um dia relaxante.

Depois de conferir todas essas dicas, você já está pronto para montar um guia bem completo das cidades para visitar no Rio de Janeiro. A dica para uma excelente viagem é sempre ter um bom planejamento.

Se planeje bem, faça as malas e bora conhecer as cidades turísticas do Rio de Janeiro!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.