Cidades do Rio Grande do Norte: As Cidades que você deve conhecer

BrasilRio Grande do NorteCidades do Rio Grande do Norte: As Cidades que você deve conhecer

Você certamente já escutou maravilhas sobre o Rio Grande do Norte, não é? Este estado fica localizado no nordeste brasileiro e é conhecido pelas suas belezas incríveis, além de ser um lugar com muita história e cultura. 

O estado possui uma população de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas, sendo que quase 1 milhão moram em Natal, sua capital. Os habitantes nascidos aqui são chamados de potiguar.

Com 167 municípios, não faltam cidades turísticas no Rio Grande do Norte para os viajantes que querem conhecer os encantos deste lugar. Anualmente este estado atrai muitos turistas, e os destinos mais procurados costumam ser suas praias.

No entanto, o Rio Grande do Norte tem muito mais a oferecer. As suas cidades litorâneas são incríveis, mas seus municípios interioranos também são cheios de atrativos que vale a pena conhecer.

As cidades para visitar no Rio Grande do Norte possuem uma gastronomia que é  um show à parte. Na minha visita às cidades turísticas do Rio Grande do Norte pude conhecer, e experimentar, pratos típicos preparados de um jeito muito especial. A culinária do estado tem muita influência dos portugueses e dos indígenas, o que rende iguarias sensacionais.

Recomendo a todos que experimentem a deliciosa carne de sol, apesar de não ser exclusividade destas cidades para conhecer no Rio Grande do Norte que irei recomendar ao longo desta lista, esse prato não deve ser deixado de lado pelos turistas que visitam o estado.

Outro prato bastante conhecido é o bobó de camarão, uma deliciosa combinação de purê de mandioca, azeite de dendê, e obviamente, camarão. Também recomendo aos turistas experimentarem o queijo de manteiga, uma comida bem tradicional deste estado.

Agora na parte dos doces, o Rio Grande do Norte também tem muito a oferecer. Achei uma delícia o chouriço doce, um prato cujo preparo envolve uma série de técnicas diferenciadas. Indico ainda a cocada local, muito mais deliciosa que as versões encontradas no resto do Brasil.

Diante de tanta maravilha a vontade de viajar para este estado só aumenta, pensando nisso preparei 11 dicas de municípios para te ajudar a organizar melhor uma viagem entre as cidades turísticas do Rio Grande do Norte. Confira abaixo:

Cidades Turísticas para conhecer no Rio Grande do Norte

Além dos destinos clássicos, esta lista de cidades para visitar no Rio Grande do Norte é cheia de atrações pouco exploradas pelos turistas. Tem indicações para todos os gostos, venha ver!

Natal

Eu não poderia começar minha lista de cidades para conhecer no Rio Grande do Norte sem ser pela sua capital, que por sinal é um dos municípios mais bonitos que já tive a oportunidade de visitar.

Bem completa, a capital potiguar tem atrações para todos os estilos. Independente se você procura montar um roteiro mais cultural ou entrar em contato com a natureza, se deseja tirar um tempo para relaxar ou se quer curtir a viagem intensamente, esta cidade certamente irá te satisfazer.

Minha primeira dica do que fazer em Natal é visitar o Centro Histórico deste município. Cheio de construções que remontam os tempos coloniais, andar por estas ruas é uma oportunidade de viajar no tempo. Entre os prédios que podemos encontrar aqui estão a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, o Palácio Potengi, o Memorial Câmara Cascudo e a Rampa.

Outra atração indispensável de Natal são suas praias, elas são deslumbrantemente lindas e certamente irão te fascinar. Dou destaque para a Praia de Ponta Negra, a famosa de Natal. Além do mar, este destino conta com uma estrutura excelente, e possui vários bares e restaurantes na sua orla.

É nesta praia que fica localizado o Morro do Careca, uma duna com mais de 100 metros. Apesar de funcionar como um cartão postal da cidade, ela não está disponível para visitação.

Além da Ponta Negra, outra praia de Natal que adorei visitar foi a Praia de Areia Preta. Aqui, a principal atração são suas fascinantes areias avermelhadas. Ela é linda e muito movimentada.

Mas o que realmente chama a atenção em Natal são suas dunas. Conhecidas nacionalmente, elas atraem muitos turistas para esta cidade, e não é à toa, esta atração é um verdadeiro paraíso natural.

O Parque das Dunas é um dos lugares que mais gostei de conhecer durante as minhas viagens. Esta reserva ambiental possui mais de 1000 hectares e lá dentro há várias atrações, sendo possível fazer diversas trilhas, visitar o centro de pesquisa e tem até mesmo um parquinho infantil. Vale demais a visita!

Já nas Dunas de Genipabu recomendo um passeio de buggy. Esta experiência proporciona uma adrenalina maravilhosa e que você não pode deixar passar. Além de curtir as lindas paisagens ao entorno, você também poderá tomar um delicioso banho. Nas dunas, há praia, lagoa e uma pequena cachoeira.

Para finalizar as minhas recomendações do que fazer em Natal, minha dica irá agradar muito os fãs de esporte. A Arena das Dunas é um dos estádio mais lindos do Brasil, sua arquitetura diferenciada chama muito a atenção. Recomendo fortemente uma ida até lá.

Outras atrações que você pode incluir no seu guia turístico são: o Forte dos Reis Magos, o Centro de Artesanato de Ponta Negra, a Praia dos Artistas, o Museu de Minérios e os Parrachos de Maracajaú. 

Mossoró

Continuando esta lista de cidades para conhecer no Rio Grande do Norte irei recomendar o segundo maior município do estado.

Mossoró é uma das cidades turísticas do Rio Grande do Norte com mais atrativos turísticos. Com muitas atrações culturais, este município também é palco de muitos eventos que costumam atrair visitantes até o local.

Uma atração indispensável de Mossoró é a Estação das Artes Elizeu Ventania, um centro cultural que recebe muitos eventos da cidade. Além de aproveitar as festividades que ocorrem aqui, também dá para contemplar a arquitetura maravilhosa do local.

Outro destino turístico mais voltado para o lado histórico é o Museu da Resistência Mossoroense, um grande espaço que serve sobretudo para guardar as lembranças do cangaço nordestino.  O acervo do lugar tem fotos, painéis, cartas e muito mais.

Já no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado os turistas poderão desfrutar de vários espetáculos. Além disso, a arquitetura do local dá todo um charme a mais para o ambiente. O clima é bem agradável e o espaço comporta 740 pessoas.

Se você está procurando atrativos culturais, Mossoró ainda tem mais a oferecer. O Museu Lauro da Escóssia tem um acervo riquíssimo, que possui vários itens que contam toda a história desta terra antes mesmo da colonização europeia no local.

Assim como outras cidades para conhecer no Rio Grande do Norte, Mossoró abriga grandes festividades. Dentre os eventos que a cidade comporta, a Mossoró Cidade Junina é certamente uma das mais famosas. Esta festa atrai mais de 1 milhão de pessoas, que vêm para desfrutar da animação, das atrações, das comidas e das danças típicas. 

Mossoró ainda tem atrativos para quem gosta de natureza. O Lajedo da Soledade é um sítio arqueológico cheio de atrações. Conta com pinturas rupestres, fósseis e um conjunto de rochas calcárias que formam a reserva. É um lugar fascinante que vale muito a pena conhecer.

Caicó

Situado bem ao sul do estado, a mais de 250 quilômetros da capital, Caicó é uma das cidades para conhecer no Rio Grande do Norte que irei indicar neste guia. Com muitas opções de ecoturismo, ela é o destino ideal para quem gosta de atrações naturais.

Minha primeira dica do que fazer em Caicó é conhecer a Serra de São Bernardo. Lá é possível realizar diversas atividades ligadas à natureza. As trilhas são um modo de conhecer toda a beleza que este lugar possui, além disso, é possível praticar rapel e ciclismo.

Outra atração turística incrível é a Gruta da Caridade, conhecida por abrigar um painel rupestre de grande importância. Conhecê-la é uma experiência deslumbrante, além de ser uma aventura muito extraordinária.

Um passeio indispensável para se fazer em Caicó é um grande complexo turístico chamado Ilha de Santana. Este lugar costuma receber grandes eventos e festividades, inclusive o carnaval realizado lá é um dos maiores da região.

As minhas outras dicas do que fazer em Caicó incluem visitar a Catedral de Santana, a Igreja do Rosário, o Castelo de Engady e a Casa de Pedra. Além disso, também recomendo uma ida até o maravilhoso Açude Itans.

Tibau

Com apenas 4 mil habitantes, Tibau é uma das menores cidades para conhecer no Rio Grande do Norte. Contudo, este município litorâneo é um dos destinos mais procurados do estado.

E isso não a toa, Tibau é realmente  uma cidade lindíssima, com muitas atrações para os viajantes. 

Suas praias chamam bastante a atenção, mas os pontos turísticos mais conhecidos são a Pedra do Chapéu, uma enorme rocha pontuda que marca a divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará, e o Morro de Areias Coloridas, cuja areia avermelhada atrai a atenção de muitos visitantes.

Tibau ainda é conhecida pelos seus eventos, o Carnaval local costuma atrair muitos turistas, e os dias de folia mudam completamente o clima da cidade. Já em junho, as festas juninas são o que há de melhor, com muita música, dança e comida típica, o arraial local é muito animado.

Parnamirim

Terceiro maior município do estado, Parnamirim é curiosamente conhecida pelo seu papel de importância na Segunda Guerra Mundial. Atualmente, por ser uma das maiores e mais desenvolvidas cidades para conhecer no Rio Grande do Norte, representa um papel de importância no turismo local.

Minha primeira dica do que fazer em Parnamirim é visitar as lindas praias que o município possui. A que mais gostei durante minha visita foi a Praia de Piranji. Tanto Piranji do Norte, quanto Piranji do Sul são lugares de uma beleza indescritível, enquanto a primeira é mais movimentada, a segunda é ideal para quem quer um momento de tranquilidade.

Já a Praia de Cotovelo é ainda mais isolada, cheia de falésias, seu visual é um show à parte. Indico ela para quem quer fugir completamente da correria do dia a dia.

Um passeio diferenciado que faz Parnamirim se destacar entre as cidades para conhecer no Rio Grande do Norte, e que você irá amar conhecer, é o Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno, a mais antiga base aérea de foguetes sul-americanos. Cheio de réplicas de foguetes, este lugar também irá agradar os interessados em fatos históricos, uma vez que possui um museu aeroespacial.

Baía Formosa

Menos de 10 mil habitantes moram neste encantador município. Baía Formosa não é uma das mais famosas cidades para conhecer no Rio Grande do Norte, mas certamente tem seus encantos.

Minha primeira dica do que fazer em Baía Formosa é visitar o Farol Bacopari. Localizado no cabo de mesmo nome, esta construção possui mais de 15 metros de altura.

Outro ponto turístico bem interessante é a Reserva da Mata da Estrela, um belíssimo patrimônio natural cuja vegetação é a Mata Atlântica. Através de trilhas ou um passeio de buggy,  é possível entrar em contato com a natureza e se fascinar com as belas paisagens naturais deste local.

Mas uma parada realmente obrigatória é a Praia do Sagi, além de ser muito linda e possuir uma estrutura excelente, com boas opções de quiosques e restaurantes, ela também se destaca por ser a “última praia do Rio Grande do Norte”, pois está situada no extremo sul do estado.

Outras praias para se visitar na Baía Formosa são a Praia Grande e a Praia da Cotia.

Santa Cruz

Santa Cruz não é uma das cidades para conhecer no Rio Grande do Norte que possui mais atrações turísticas. Mas ainda é uma indicação muito válida, uma vez que a simplicidade do local faz toda a diferença.

O lado cultural e gastronômico é o que este município tem de melhor. Ao visitar seus restaurantes, você poderá aproveitar tudo de bom que a culinária das cidades turísticas do Rio Grande do Norte tem a oferecer. Recomendo pratos que remetem à gastronomia nordestina, como a macaxeira e a tapioca.

Já nos pontos turísticos, a Estátua de Santa Rita de Cássia é o monumento mais conhecido da cidade. Esta construção chama a atenção pela sua grandiosidade, possui mais de 55 metros de altura. Vale a pena conhecê-la!

Apodi

Minha próxima indicação nesta lista de cidades para conhecer no Rio Grande do Norte é Apodi. Situada na fronteira com o Ceará, ela fica localizada a poucos quilômetros de Mossoró, por isso também possui o Sítio Arqueológico do Lajedo da Soledade como maior atração turística.

Aléḿ disso, Apodi também tem vários museus que vale uma vista, são eles: o Museu Rural do Lajedo de Soledade, Museu do Índio Luiza Cantofa, Museu do Livro de Apodi. 

Esta é uma das cidades para conhecer no Rio Grande do Norte que você não precisa de muito tempo para explorar suas atrações, por isso mesmo, ela é um destino que vale muito a pena visitar e que certamente irá somar muito na sua viagem.

Areia Branca

Outro município litorâneo nesta lista, Areia Branca é uma cidade cheia de encantos. Conhecida popularmente como a “Terra do Sal”, ela é bastante famosa pelas suas areias claríssimas.

Dentre as atrações de Areia Branca é possível destacar a Praia da Ponta do Mel, um local cujo acesso é um pouco mais complicado, mas que a chegada vale toda a dificuldade. Outro lugar fascinante são as Dunas do Rosado, um ambiente ideal para quem busca sossego.

Areia Branca ainda é conhecida pelas suas festas tradicionais. Entre as comemorações, se destacam o Carnaval e a Festa dos Navegantes, esta última geralmente ocorre no começo de agosto.

Caraúbas

Este município de apenas pouco mais de 20 mil habitantes, fica localizado no interior do estado.

Caraúbas está neste guia de cidades para conhecer no Rio Grande do Norte principalmente por causa dos seus eventos. O mais famoso é a Exposição Agropecuária de Caraúbas. Com muita bebida e comida típica, nesta festa ocorrem muitos shows e leilões.

Outra festividade bastante conhecida de Caraúbas é a Festa de São Sebastião, santo padroeiro da cidade. Este evento é super animado e se desenrola ao longo de 11 dias. 

Dentre as atrações turísticas deste município, destaca- se Lagoa do Apanha-Peixe, um reservatório cuja grandiosidade impressiona todos os visitantes. Vale muito a pena dar uma passada por ele.

Tibau do Sul

Situado a apenas 77 quilômetros da capital potiguar, Tibau do Sul é um destino obrigatório nas cidades para conhecer no Rio Grande do Norte.

O ponto turístico mais famoso deste município com certeza é a Praia de Pipa, um dos balneários mais conhecidos do estado. Lá é onde ocorre um célebre festival gastronômico. 

Outra atração turística imperdível de Tibau do Sul é o Chapadão Hill, um mirante também localizado na Praia de Pipa. De lá é possível ter uma linda vista do mar, mas atenção, não há muita estrutura ao redor, por isso vá preparado.

Recomendo ainda um passeio na Igreja de São Sebastião. Este monumento é bem simples, mas é justamente isso que o torna encantador.

Depois de todas essas dicas de cidades para conhecer no Rio Grande do Norte, o seu passeio para este lugar ficará ainda mais interessante. Se planeje bem e boa viagem!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.