Cidades do Rio Grande do Sul: As Cidades que você deve conhecer

BrasilRio Grande do SulCidades do Rio Grande do Sul: As Cidades que você deve conhecer

Com pouco mais de 11 milhões de habitantes, o Rio Grande do Sul é um destino encantador e completamente singular, o que costuma atrair bastante a atenção dos turistas, tudo aqui é único e merece bastante atenção. A sua cultura, história, culinária e  etc, são aspectos que vão cativar os viajantes que decidem visitar este lugar maravilhoso.

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre este estado? Localizado na região sul do Brasil, este é o estado mais ao sul do país. Com 497 municípios, o Rio Grande do Sul faz fronteira com a Argentina e o Uruguai.

A história do Rio Grande do Sul é um pouco diferente da maioria dos demais estados brasileiros. Apesar de também de começar a ser ocupado pelos europeus ainda na época do descobrimento, este território nunca teve papel de destaque nos primeiros anos do Brasil Colonial.

O Rio Grande do Sul só veio a ser de fato ocupado séculos mais tarde, e mesmo assim o lugar ainda não tinha um papel de destaque na colônia. Isso só mudou no século XIX, quando imigrantes, principalmente alemães, chegaram nestas terras. Nesta mesma época, o estado viu sua população e sua fortuna se expandirem.

Ainda no século XIX, o Rio Grande do Sul foi palco de uma das revoltas mais conhecidas da história do Brasil: a Revolução Farroupilha, que busca emancipar este território do império brasileiro e criar uma república rio-grandense.

Entre os séculos XIX e XX , o Rio Grande do Sul ainda recebeu vários grupos de imigrantes, entre eles italianos, árabes, japoneses, o que fez do lugar um estado multicultural.

O Rio Grande do Sul do século XX foi industrializado, o que mudou radicalmente o papel do estado dentre o cenário nacional. Atualmente, as terras gaúchas têm uma das menores taxas de mortalidade infantil e analfabetismo do Brasil, além de um dos maiores IDH do país.

Em relação ao turismo, o Rio Grande do Sul é uma terra de belas paisagens naturais e uma riqueza cultural indescritível, o que ocasiona um passeio indescritível.

Além disso, a culinária gaúcha é um dos motivos pelos quais você deve conhecer as cidades turísticas do Rio Grande do Sul. A gastronomia local sofreu influência das diversas culturas que constituíram este estado. Destaco o modo gaúcho de preparar a carne, que é especialmente diferenciado.

Dentre os pratos típicos do estado, alguns são bem conhecidos em todo o Brasil, como é o caso do Churrasco, que já está presente na vida de quase todo brasileiro; e outros são bem menos famosos, como por exemplo a Tainha na Taquara, que se trata de uma anchova assada em um espeto de bambu.

Nas minhas visitas às cidades para conhecer no Rio Grande do Sul, um dos pratos que mais gostei de experimentar neste estado é o Matambre Recheado, um espécie de “rocambole” de carne que é recheado com várias especiarias, uma delícia que deve ser saboreada.

Outra iguaria que adorei foi o Arroz de Carreteiro, que apesar do preparo simples, levando apenas arroz e carne, é um prato todo especial para a cultura gaúcha.

A culinária do Rio Grande do Sul também tem doces deliciosos. Recomendo a todos que não deixem de experimentar a Ambrosia, o Pastel de Santa Clara e o Papo de Anjo.

Depois desse panorama sobre este estado, irei dar dicas para quem deseja visitar cidades turísticas do Rio Grande do Sul.

Cidades Turísticas para conhecer no Rio Grande do Sul

As cidades turísticas do Rio Grande do Sul têm atrações para todos os tipos de turistas. Neste estado você tem muitas opções de lazer para poder aproveitar a natureza ou grandes centros urbanos, de escolher se você quer aproveitar para fugir da rotina agitada ou ir para os lugares mais movimentados,  se deseja uma viagem mais livre ou se quer conforto.  

Pensando nisso, fiz uma lista para te ajudar a aproveitar tudo que as terras gaúchas tem de melhor. Confira a seguir as 16 cidades para conhecer no Rio Grande do Sul que você não pode deixar de ir. 

Porto Alegre

Por ser a capital e a maior cidade do estado, Porto Alegre tem uma enorme variedade de  opções de lazer para os turistas, o que a faz uma das cidades para conhecer no Rio Grande do Sul mais interessantes para se visitar.

Com uma população que ultrapassa 1 milhão de habitantes, Porto Alegre é conhecida por ter um patrimônio histórico riquíssimo, além de ser uma ótima cidade para se viver.

Irei iniciar minhas dicas sobre o que fazer em Porto Alegre, recomendando uma visita ao Parque Farroupilha, uma lindíssima área verde nomeada em homenagem a famosa revolta gaúcha. O parque é ideal para aproveitar um dia calmo, lá você pode praticar esportes, caminhar e até fazer um piquenique.

Outro parque bem legal desta cidade é o Parque Moinhos de Ventos, conhecido por abrigar uma réplica de moinho portunguês. Ele é bem estruturado e comporta playground, biblioteca, monumentos e uma belíssima lagoa.

Também adorei conhecer o Jardim Botânico de Porto Alegre, onde você irá encontrar muita natureza. O lugar é lindo, cheio de flores e animais. Vale a pena conhecê-lo!

Quem gosta de saber mais sobre o lado histórico da cidade, irá aproveitar muito uma visita até a Praça da Matriz, pois ela é rodeada por monumentos e construções históricas ideais para conhecer tudo sobre como Porto Alegre foi constituída.

O Planetário José Baptista é outro lugar lindo para se conhecer em Porto Alegre. Além de projetores que projetam o sistema solar, ele também conta com uma rosa dos ventos e um relógio de sol.

Para os turistas que gostam de ir às compras, o Mercado Municipal é um lugar indispensável. Com muitos produtos tipicamente gaúchos, ele fica localizado em um prédio histórico do século XIX. Aqui você pode encontrar comidas, bebidas e artesanatos.

Já os mais ligados em cultura irão adorar dar um passeio na Casa de Cultura Mario Quintana, um centro cultural onde são realizados diversos eventos. Além disso, os visitantes também podem aproveitar para apreciar a linda, e singular, arquitetura do edifício.

Porto Alegre também é cheia de museus que valem muito a pena conhecer. O que mais gostei de visitar sem dúvidas foi o Museu de Ciência e Tecnologia, um ambiente muito dinâmico e fascinante, onde você encontrará exposições, oficinas e muito mais.

O Memorial do Rio Grande do Sul também é um museu bem bacana. Com um estilo mais tradicional, ele é excelente para quem quer se inteirar de toda a história deste estado. O acervo é riquíssimo e conta objetos, mobiliários, painéis e muito mais.

Para finalizar minhas recomendações do que fazer na capital gaúcha, indico o famoso Lago Guaíba, uma paisagem natural fascinante, com muito verde, uma bela orla e ótimas praias. Recomendo aos turistas que façam um passeio de barco pelo lago, um passeio realmente encantador.

Outros pontos turísticos que indico de Porto Alegre são: a Escadaria 24 de Maio, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Museu Iberê Camargo, o Santander Cultural, a Catedral Metropolitana, o Teatro São Pedro, o Parque Germânia, e especialmente aos amantes de futebol, o Estádio Beira Rio.

Gramado

Apesar da sua população ser relativamente pequena, com menos de 40 mil habitantes, Gramado é uma das principais cidades para conhecer no Rio Grande do Sul, e se destaca muito na área do turismo no estado. 

Isso ocorre por muitos motivos, porque Gramado oferece diversas atrações para os turistas, entre elas suas belas paisagens naturais, pontos históricos e culturais e diversos eventos importantes.

Minha primeira dica do que fazer em Gramado é conhecer é o famoso Lago Negro. Este ponto turístico oferece boas opções de lazer, entre eles passeios de pedalinhos, bares, restaurantes e um cenário de encher os olhos. 

Uma atração muito diferente, e curiosa, que Gramado tem é o Mini Mundo, um parque em miniatura que simula uma cidade em tamanho nada real. Os detalhes com que são feitos impressionam, e as belas construções encantam quem vê de perto. 

Outro ponto turístico excêntrico é a Rua Torta, um lugar muito visitado pelos viajantes em razão de possuir um caminho todo cheio de curvas. Esta rua é linda, com muitas flores e uma bela paisagem ao redor. 

Para os turistas que gostam de apreciar belos edifícios, a Igreja Matriz de São Pedro é um passeio obrigatório. A arquitetura chama a atenção, especialmente pela sua torre, que possui mais de 40 metros.   

Gramado também possui um museu de cera chamado de Dreamland, um espaço que abriga estátuas de diversas figuras famosas, do Brasil e do mundo. 

Os amantes de natureza também estão bem servidos com todos os atrativos naturais que Gramado tem para oferecer. Um dos pontos turísticos mais famosos é a Cascata Véu de Noiva, uma lindíssima queda d ‘água que possui mais de 20 metros de altura e cuja paisagem ao redor é de tirar o fôlego de qualquer um.

Outra cachoeira impressionante que tive o prazer de visitar é a Cascata  dos Narcisos, uma queda d’água lindíssima que proporciona um delicioso banho. 

Também recomendo uma visita ao Vale do Quilombo, de onde você poderá ter acesso ao Mirante Belvedere, um lugar perfeito para se apreciar o pôr do sol  e as belas montanhas do vale. Para se ter uma noção, este mirante está a mais de 800 metros de altitude.

Gramado também é conhecida pelos seus grandes eventos e vale a pena conhecer a cidade quando está acontecendo algum deles.

Dentre os eventos que a cidade comporta, se destacam o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, um dos principais do país, e a Chocofest, um festival que ocorre na época da páscoa e se caracteriza pelas decorações temáticas, pelos desfiles e pelas apresentações. 

Além destes, também há o Festival de Cultura e Gastronomia que se realiza na Rua Coberta, outro ponto turístico bem conhecido de Gramado. O evento tem uma programação cultural bem interessante e é uma oportunidade de experimentar várias delícias. 

Outros lugares que você pode apreciar em Gramado são: a Vinícola Ravanello, a Praça das Etnias, o Reino de Chocolate, o Lago Joaquina Bier, o Parque Gaúcho, o Museu Medieval e a Snowland.

Rio Grande

Situada bem ao sul do estado, Rio Grande é uma das maiores cidades para visitar no Rio Grande do Sul. Sendo o mais antigo do estado, este município é o lar de mais de 200 mil pessoas.

A cidade é conhecida por abrigar a maior praia do mundo, a Praia do Cassino. Ainda que esse título não seja 100% confiável, esta praia é gigantesca e merece uma visita. Movimentada em vários pontos, ela conta com uma estrutura excelente para os turistas.

Outra praia de Rio Grande que adorei conhecer é a Praia da Capilha. Aqui as águas são calmas e o ambiente é bem tranquilo. As areias branquinhas ainda dão um toque todo especial para o lugar.

Quem gosta de monumentos religiosos irá adorar visitar a Igreja Nossa Senhora do Carmo, um lugar cuja arquitetura neogótica e a riqueza de detalhes impressiona. Indico também a Catedral de São Pedro, um edifício muito menos ornamentado, mas que a simplicidade encanta os visitantes.

Rio Grande ainda tem alguns museus bem legais para se conhecer, como é o caso do Museu Oceanográfico Professor Eliézer de Carvalho Rio, o maior museu sobre o ecossistema marinho da américa latina. 

Contudo, o museu que mais gostei de visitar foi o Ecomuseu da Ilha da Pólvora, neste lugar maravilhoso você poderá apreciar de perto a ecologia da ilha onde ele se localiza.

Ainda recomendo um passeio na orla da Lagoa dos Patos, um ponto conhecido pela pesca e por ser o ponto de partida de muitos barcos.

Esta cidade ainda é cheia de atrações, outras dicas que dou aos turistas que planejam visitá-las são: uma ida até a Estação Ecológica do Taim, conhecer as Praças Xavier Ferreira e a Praça Tamandaré, andar pelo Molhes da Barra do Rio Grande e dar uma passado no Mercado Municipal. 

Caxias do Sul

Segundo maior município do estado, Caxias do Sul é mais uma das cidades para conhecer no Rio Grande do Sul que irei indicar nesta lista. Conhecida pelos seus vinhos e suas uvas, esta cidade tem muitas opções que irão agradar os turistas.

Um passeio indispensável para se fazer aqui, que te ajudará  a entrar no clima da cidade, é uma visita ao Castelo Lacave, um monumento de estilo medieval que funciona como vinícola. Aberto ao público, conhecer o interior do castelo é como entrar em um mundo de fantasia.

Outra excelente opção de lazer de Caxias do Sul é o Parque Cinquentenário, uma área de preservação ambiental de onde você poderá contemplar belas paisagens e conhecer uma vegetação bem rica.  

Também adorei me aventurar pela Estrada do Imigrante e conhecer a Gruta da Terceira Légua, um lugar com uma energia completamente única. De lá é possível acessar uma cachoeira muito bonita com uma queda d’água de mais de 60 metros de altura.

Outros lugares para visitar em Caxias do Sul são: a Paróquia Santa Teresa, a Cascata da Mulada, a Praça Dante Alighieri,  a Gruta dos Índios, a Ponte dos Korff e o Memorial dos Bertussi.

Santa Maria

A cidade universitária de Santa Maria fica a 290 quilômetros da capital gaúcha. Com um médio porte, ela está nesta lista de cidades para visitar no Rio Grande do Sul por possuir diversos atrativos turísticos bem interessantes.

Uma das opções de lazer mais legais de Santa Maria é a Vila Belga, uma área histórica da cidade caracterizada pelas suas casinhas que tem um estilo típico do início do século XX. É um lugar bem agradável de se caminhar pelas suas ruas.

Outra atração de Santa Maria é o Criadouro Conservacionista São Braz, onde vivem diversos animais exóticos.

Quem gosta de museu irá adorar o Museu de Arte Sacra de Santa Maria, que conta com um acervo riquíssimo cheio de peças e artefatos religiosos.

Outras dicas do que fazer ao visitar este município: ir até o Monumento ao Ferroviário, visitar o Museu  Comunitário Treze de Maio e o Museu Vicente Pallotti, conhecer o Planetário da Universidade Federal de Santa Maria e o Santuário de Schoenstatt.  

Capão da Canoa

Situada no litoral do estado, a pequena Capão da Canoa tem pouco mais de 50 mil habitantes. Se você pretende visitá-la saiba que atrações turísticas não irão faltar para você, pois esta é uma das cidades para conhecer no Rio Grande do Sul que tem muitas opções para os turistas.

Para começar minhas dicas, recomendo o incrível parque aquático Acqua Loko. Com um ambiente temático, este lugar tem ótimas piscinas, tobogãs e muito mais.

Agora, se o que você deseja é tomar banho de mar, indico a Praia Xangri-lá, que além de ser bem limpa e tranquila, possui uma boa estrutura para receber turistas. Além dela, também recomendo a Praia Atlântida, que tem uma orla bem movimentada e cheia de comércios.

Torres

Torres é outra cidade litorânea que recomendo nesta lista de cidades para conhecer no Rio Grande do Sul. Aqui, as praias são as principais atrações turísticas. 

Minha primeira dica vai para a Praia da Cal, um lugar que costuma atrair muitos turistas em época de alta temporada. Outra praia bem interessante é a Praia Molhes, que se destaca pelo mar agitado ideal para surfistas. 

Contudo, a praia que mais gostei de conhecer é a Praia Guarita, um verdadeiro paraíso natural. Rodeada de muito verde, e contando com uma estrutura impecável, esta praia é indispensável em qualquer guia turístico de cidades para visitar no Rio Grande do Sul.

Outros pontos turísticos interessantes de Torres são: a Igreja de São Domingos, a Ilha dos Lobos e o Parque Estadual de Itapeva.

Passo Fundo

Situada mais ao norte do estado, Passo Fundo não é um dos destinos mais conhecidos dentre as cidades para conhecer no Rio Grande do Sul. No entanto, este município oferece boas opções de lazer para quem vier visitá-lo.

Dentre as atrações locais, um dos lugares que mais gostei de conhecer foi o Complexo Turístico Roselândia, um enorme área com muitas opções para se divertir, como por exemplo kartódromo e centro de tradições.

Outro atrativo bem bacana é o Parque da Gare, um ótimo espaço para quem quer fugir de uma rotina agitada. Além de bem arborizado, é excelente para praticar esportes, fazer piqueniques ou ir em eventos.

Também recomendo o Parque Ambiental Banhado da Vergueiro, que proporciona um passeio bem agradável.

Tramandaí

Localizado a pouco mais de 100 quilômetros de Porto Alegre, Tramandaí é uma cidade cheia de praias e com belos monumentos históricos, o que faz dela uma  ótima opção dentre as cidades para conhecer no Rio Grande do Sul.

Um passeio indispensável para se fazer aqui é conhecer a Praia de Tramandaí, conhecida pela sua excelente estrutura. Além de bem limpa,  também tem uma orla com bons comércios.

Em Tramandaí, recomendo ainda uma visita ao Museu Histórico Municipal Professora Abrilina Hoffmeister, um lugar excelente para conhecer mais a fundo a história da cidade. Seu acervo conta com muitas fotos e objetos, o que deixa o passeio ainda mais interessante.

Pelotas

Pelotas é conhecida por ser uma das maiores cidades para conhecer no Rio Grande do Sul. Apelidada de “A Princesa do Sul”, este município tem muitas opções para os mais diferentes tipos de turistas. 

Para quem gosta de história, um lugar muito legal é o Museu Municipal Parque da Baronesa, um local com uma beleza única e uma arquitetura belíssima, além dos vários artefatos históricos. O Charque São João é outro lugar absolutamente encantador, e serviu até mesmo como cenário para séries de televisão.

Já os amantes de natureza irão amar visitar a belíssima Cachoeira do Imigrante, cuja queda d’água e paisagem ao redor proporcionam uma vista belíssima. Para acessá-la é necessário pegar uma trilha, contudo, ela é curta e fácil de caminhar. 

Bagé

Localizada na fronteira com o Uruguai, Bagé é conhecida pelo seu clima frio, por isso ao visitar este município, venha bem agasalhado.

Assim como outras cidades para conhecer no Rio Grande do Sul, Bagé é cheia de museus que valem muito a pena visitar. Minha primeira recomendação vai para o Museu Dom diogo de Souza, um enorme centro cultural cujo acervo conta a história não só do estado gaúcho, mas de todo o Brasil.

Também adorei ir até o Museu da Gravura Brasileira, um passeio obrigatório para quem tem um carinho especial pelas artes visuais. Seu acervo cona com muitas estátuas, fotografias, cerâmicas e, obviamente, gravuras.

Andar pelo Centro Histórico de Santa Thereza é outra atração que você não pode perder em Bagé. O conjunto arquitetônico é lindo e muito bem conservado.

Santana do Livramento

Outras das cidades para conhecer no Rio Grande do Sul que fazem fronteira com o Uruguai, Santana do Livramento está localizada a quase 500 quilômetros da capital gaúcha.

Com aproximadamente 80 mil habitantes, esta cidade oferece ótimas opções de lazer para os turistas, como é o caso do Amsterland, um parque aquático de águas termais com muitas piscinas e tobogãs, além de restaurantes, estacionamentos e uma infraestrutura excelente.

Outro ponto turístico de Santana do Livramento que adorei visitar foi o Cerro de Palomas, um monte ótimo para fazer uma trilha e contemplar a natureza.

Bento Gonçalves

Continuando este guia de cidades para visitar no Rio Grande do Sul, irei recomendar a lindíssima Bento Gonçalves, um lugar cheio de beleza e história, com muitos atrativos para os viajantes.

Para entrar no clima da cidade, indico uma visita ao Parque Temático Epopéia Italiana, uma espécie de teatro interativo que conta toda a história de imigração italiana para o Brasil. Esta experiência é inesquecível e você certamente irá amar.

Uma das atrações turísticas mais conhecida de Bento Gonçalves é o Caminhos da Pedra, uma estrada histórica cujo maior atrativo consiste em casas de pedra construídas por colonizadores europeus.

Outras opções turísticas de Bento Gonçalves: passear no Trem Maria Fumaça, ir a Casa da Erva Mate e visitar as várias vinícolas que a cidade possui.

Cidreira

A pequena Cidreira conta com menos de 20 mil habitantes e é um dos destinos mais célebres nas listas de cidades para conhecer no Rio Grande do Sul, ainda que tenha fama de ser peculiar, é um local bem agradável que merece ser vista de perto.

Entre as atrações locais uma das mais conhecidas são as Dunas de Cidreira, um lugar com paisagens naturais belíssimas e onde você toma um delicioso banho na Lagoa da Fortaleza.

Cidreira ainda tem uma das maiores estátuas de Iemanjá de todo o país, o que costuma atrair muitos turistas. Recomendo uma visita mesmo aos que não são adeptos da religião. 

Canela

Canela fica localizada a poucos minutos de Gramado, logo se você for visitar uma, não deixe de ir apreciar as belezas da outra. Nesta lista de cidades para conhecer no Rio Grande do Sul, este município é um dos que se destacam no setor do turismo. 

Irei logo recomendar a todos os viajantes que pretendem ir para lá que não deixem de ir ao Mundo a Vapor, um parque temático onde tem várias réplicas de máquinas a vapor. É um passeio divertidíssimo e que você não pode deixar de ir.

Outra atração muito legal de Cidreira é o Parque Estadual do Caracol, uma dica especial para os amantes da natureza. Esta unidade de conservação é um dos lugares mais bonitos que já tive a oportunidade de estar, lá você fazer trilhas e até andar de teleférico.

Vacaria

Finalizando minha lista de cidades para visitar no Rio Grande do Sul, um município localizado bem ao norte do estado na fronteira com Santa Catarina.

Com ótimos atrativos para os turistas, aqui as melhores opções envolvem o ecoturismo, como é o caso do Vale da Capitulina, uma área de preservação com uma vegetação muito rica e lindas cachoeiras.

Recomendo também uma ida até o Parque das Cachoeiras, onde você poderá tomar banho rodeado por belíssimas paisagens naturais.

Depois de todas estas dicas de cidades turísticas do Rio Grande do Sul, você estará bem preparado para se aventurar por este estado. Monte seu próprio guia com as atrações que mais lhe chamaram a atenção e faça uma boa viagem!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.