Se você está planejando suas férias em São Paulo e deseja explorar as melhores cidades turísticas, você está no lugar certo. Com nosso guia exclusivo e inovador, você terá acesso às melhores atrações e experiências que a cidade tem a oferecer.
Não há necessidade de gastar tempo procurando por outros guias, pois temos tudo o que você precisa para tornar suas férias inesquecíveis. Com nosso guia, você poderá explorar as cidades turísticas de São Paulo como nunca antes, vivenciando uma experiência única e inovadora.
Então, se você quer viver uma experiência única em São Paulo, continue lendo e descubra tudo o que temos a oferecer.
Localizado no sudeste do país, este é o estado mais populoso da federação, pois abriga aproximadamente 46 milhões de pessoas, possuindo o maior PIB do país e é um dos principais polos industriais do Brasil, além disso, São Paulo conta com incríveis cidades turísticas para conhecer.
Quando pensamos em São Paulo é difícil não imaginarmos logo aquele lugar com muitos prédios, muito cinza, muita poluição e muita gente. Mas, apesar de ter tudo isso sim, esse estereótipo não consegue expressar nem o que é a cidade de São Paulo, e ainda menos o estado como um todo.
Um pouco da história de São Paulo
O território que no futuro veio a ser conhecido como o estado de São Paulo, antes da colonização era habitado por povos indígenas tupis. Com a invasão portuguesa, o primeiro povoado formado pelos europeus neste lugar foi a Vila de São Vicente.
Contudo, São Paulo só veio a ganhar um papel de destaque no Brasil apenas no século XVII, com o início das atividades dos bandeirantes no local, que foram responsáveis por descobrir e explorar muitas riquezas minerais. Nesta época, a mão de obra indigena era explorada pelos estrangeiros que aqui estavam.
O início da riqueza paulista também está muito relacionada às plantações de cana de açúcar que a província abrigava.
Já no século XIX, São Paulo se viu sendo o centro do Ciclo do Café, pois aqui estavam localizadas muitas lavouras onde o grão era plantado. Em especial, o Vale do Paraíba, situado no litoral norte do estado, enriqueceu muito com as plantações de café. Durante este período, o trabalho explorado era dos negros escravizados.
Neste contexto, São Paulo foi ganhando tanta importância nacional que em 1827 foi fundada a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, a primeira instituição de ensino superior do país juntamente com a Faculdade de Direito de Recife.
Durante o século XIX e o XX, São Paulo ainda foi o lugar escolhido por muitos imigrantes de várias partes do mundo. Aqui chegaram italianos, árabes, japoneses, entre muitos outros, todos atraídos pelo enriquecimento do local e a perspectiva de uma vida melhor. A vinda desses povos foi muito importante para criar a multiculturalidade que o estado possui.
Com a proclamação da república em 1889, São Paulo passou a ter um papel de ainda mais importância dentro do Brasil, sendo que as oligarquias do estado possuíam uma enorme influência na política nacional, inclusive conseguindo eleger vários presidentes paulistas durante esta época.
Em 1932, esse cenário veio a mudar com a chegada de Getúlio Vargas à presidência. Mas ainda assim, São Paulo se destaca na conjuntura nacional, tanto pelas suas riquezas e infra estrutura, quanto pela sua população.
As Cidades Turísticas de São Paulo
Depois deste breve resumo sobre a história de São Paulo, a curiosidade para conhecer este local só aumenta, não é? Ao viajar para este destino, você terá uma série de opções de lazer para todos os gostos.
Por isso, separei 18 cidades turísticas para conhecer em São Paulo para te ajudar a montar um guia por esse estado incrível.
São Paulo

Eu não poderia começar minhas indicações sem ser pela capital do estado: a cidade de São Paulo, que além de ser a maior cidade do país, também é a mais populosa de todo o continente americano.
Por toda a sua grandiosidade e papel de importância, este é um destino indispensável em qualquer guia de cidades turísticas para conhecer em São Paulo. Mas vamos começar logo as dicas porque tem muita coisa pra fazer neste lugar!
Minha primeira recomendação tem que ser a avenida mais conhecida do Brasil: a Avenida Paulista. Quem desconhece esse lugar tende a pensar nele apenas como um importante centro financeiro, contudo, a Paulista é muito mais que isso, sendo na verdade um polo cultural, com muita arte e história, além de um projeto arquitetônico belíssimo.
Ao longo da sua extensão você poderá encontrar parques, museus, bibliotecas, livrarias, bares, restaurantes, boates, bancas de jornal e muito mais.
Um dos pontos mais conhecidos da Avenida Paulista sem dúvidas é o Museu de Artes de São Paulo, um dos centro culturais mais importantes do Brasil, e que conta com um acervo riquíssimo que abrange aproximadamente 8 mil peças, além de uma arquitetura completamente única.
Outro ponto de lazer bem conhecido da avenida é o Parque Trianon, um refúgio verde no meio de tantos prédios. Este parque é lindo e tem uma importância muito grande para a história da cidade de São Paulo.
Ainda na Avenida, você pode conferir de pertinho uma série de monumentos, como por exemplo a Aretuza e o Índio Pescador, ambos são obras do famoso escultor Francisco Leopoldo e Silva.
Além dessas indicações, ao passear pela Avenida Paulista você ainda encontrará muitas coisas para fazer, afinal opções de lazer são o que não faltam neste lugar.

Dando continuidade as minhas recomendações, é indispensável uma visita ao Parque Ibirapuera, um parque que além de impressionar pela sua grandiosidade, também conquista pelo seu fascinante conjunto arquitetônico. Lá você poderá andar de bicicleta, fazer caminhada, visitar o Museu Afro Brasil e o Museu de Arte Moderna , conhecer a Oca e muito mais.
Mais um passeio muito legal para se fazer em São Paulo é caminhar pelo Bairro da Liberdade, um verdadeiro pedacinho do Japão no Brasil. Neste lugar há várias atrações, como feirinhas artesanais, restaurantes e até um Jardim Oriental. Conhecer este bairro é uma oportunidade única de ver de perto toda a multiculturalidade que esta cidade possui.
Um lugar encantador desta cidade é a Pinacoteca do Estado, um museu de arte em que o ambiente e a arquitetura se diferenciam muito de qualquer centro cultural que você já visitou na vida. O acervo daqui tem mais de 10 mil peças, sendo a maioria pinturas nacionais.
Fugindo um pouco das recomendações mais comuns, o Museu do Catavento é um lugar que você com certeza deve visitar! Este espaço é dedicado à divulgação de temas científicos de uma modo bem lúdico e divertido, o que conquista adultos e crianças. Nas suas instalações é possível encontrar um borboletário, aquários, painéis, réplicas de vários objetos e muito mais.
Caminhar pelo centro de São Paulo também é uma experiência muito única. Se você gosta de fazer compras, uma ida a 25 de Março é indispensável. Cheia de lojinhas com muitas variedades, este lugar conquista qualquer um.
Agora, se você for amante de arquitetura, irá amar ver todas as construções deste lugar. Inclusive uma dica minha é dar uma passada no Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu do Brasil. Ele é aberto ao público e da cobertura você terá uma vista muito ampla sobre a cidade paulistana.
Mais dicas do que fazer em São Paulo são: a Catedral da Sé, o Beco do Batman, o Museu do Futebol, o Teatro Municipal de São Paulo, o Mercadão Municipal, o Edifício Copan, o Museu do Ipiranga, o Memorial da América Latina, o Zoológico Municipal e o Jardim Botânico.
Praia Grande

A cidade de Praia Grande não foi nomeada dessa forma de maneira leviana, ela possui mais de 22 quilômetros de extensão praiana, com espaço suficiente no mar e na areia para entreter turistas e visitantes.
Localizada a apenas 72 quilômetros da capital, a Praia Grande certamente é uma das cidades turísticas para conhecer em São Paulo que mais recebe turistas durante o ano. Além das lindas praias, esta cidade também oferece diversas outras opções de lazer.
Para além das belas praias, mas não tão longe delas, moradores e turistas também encontram o que fazer nos calçadões da Praia Grande, que possuem ciclovias e espaços de lazer destinados a todos os públicos, de crianças a idosos.
A Fortaleza de Itaipu também é um local que você certamente gostará de conhecer na Praia Grande. Rodeado por uma indescritível faixa de mata atlântica preservada, o complexo foi construído ainda em 1896 com o objetivo de controlar o acesso de embarcações ao Porto de Santos.
Campinas

Sendo o terceiro município mais populoso do estado, Campinas não poderia faltar na lista de cidades turísticas para conhecer em São Paulo. Apesar de ser conhecida como um pólo industrial, o município também conta com diversos pontos e atrativos turísticos.
Entre as atrações que Campinas oferece aos turistas e moradores estão atrativos naturais, espaços culturais, históricos e gastronômicos, além de uma vida noturna também bastante variada.
Se você procura um local em Campinas para relaxar ou passear com a família, a Pedreira do Chapadão é o lugar ideal. Lá você irá encontrar uma praça, pista de corrida, academia ao ar livre, local para prática de alguns esportes como o skate, por exemplo, além de gramados ideais para piqueniques ou leitura ao ar livre.
Mais dicas do que fazer em Campinas: Observatório Municipal de Campinas, Estação Cultura, Lagoa Taquaral, Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, Fazenda Tozan, Feira Hippie, Passeio de Maria Fumaça e a Choperia Giovannetti, uma das mais famosas da região.
Guarujá

Se você gosta de praia e de aproveitar belezas naturais, Guarujá é definitivamente uma cidade para conhecer em São Paulo. Localizada na Região Metropolitana da Baixada Santista, é a terceira cidade com mais habitantes no litoral paulista, com mais de 311 mil habitantes.
Ao todo, o Guarujá conta com 27 praias que possuem cerca de 22 quilômetros de extensão. Sendo a Praia das Astúrias, Praia da Enseada, Praia das Pitangueiras, Praia de Pernambuco e Praia do Èden, as cinco melhores praias do Guarujá.
Outras duas possibilidades de lazer ao ar livre no Guarujá são a visitação aos mirantes – a vista do mar e da cidade do alto é incrível! – e a trilha para a Prainha Branca.
Na cidade, dois mirantes que você pode visitar de carro com uma caminhada – subida – de 15 a 20 minutos são o Mirante do Morro do Maluf, localizado na Praia da Enseada, e o Mirante da Caixa d’Água, localizado na Praia do Tombo.
Localizada na divisa entre Guarujá e Bertioga, a Prainha Branca é um ambiente rústico e muito bem preservado que só pode ser acessado por trilha ou de barco.
Santos

Maior cidade do litoral paulista, Santos é um dos destinos turísticos mais procurados do estado de São Paulo e abriga o maior porto de toda a América Latina. As praias são, com toda certeza, os principais pontos turísticos de Santos.
Tudo depende dos seus gostos e do que você procura, mas algumas das praias mais bonitas de Santos são: Praia das Astúrias, Praia do Tombo, Praia Branca, Praia do Guaiúba, Praia da Enseada e Praia das Pitangueiras.
Apesar das belas praias serem definitivamente um fator decisivo para se elencar Santos como uma das cidades turísticas para conhecer em São Paulo, o local também possui diversas outras atrações interessantes. Entre elas os Jardins da Orla de Santos, maior jardim frontal de praia do mundo.
Construído em 1945, o Aquário de Santos também é uma excelente opção de local para passeio na cidade. Do ponto de vista religioso, a Catedral de Santos, a Igreja do Valongo e a Igreja de Santo Antônio do Embaré são locais que você provavelmente vai gostar de conhecer.
Mais dicas de atrações turísticas de Santos são: o Museu do Café Brasileiro, o Jardim Botânico Chico Mendes, o Teatro Coliseu Santista, o Orquidário Municipal e o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, um dos principais pontos de mergulho do estado de São Paulo.
Aparecida

O turismo religioso faz da cidade de Aparecida, popularmente conhecida como Aparecida do Norte, um dos principais destinos turísticos não só do estado de São Paulo mas de todo o país. Por isso, as opções de turismo na cidade estão intrinsecamente ligadas ao aspecto religioso e, principalmente, à devoção a Nossa Senhora Aparecida.
Como não poderia deixar de ser, o principal destino turístico, e religioso, da cidade é a Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida. De segunda à sexta, a Catedral está aberta a visitação das 05h30 às 21h00 e aos sábados das 05h00 à meia-noite. Já aos domingos, o funcionamento vai da meia-noite às 21h00.
Além da Catedral, o complexo do Santuário Nacional de Aparecida também conta com a Passarela da Fé, o Centro de Apoio ao Romeiro, e o bondinho que liga a Basílica ao Morro do Cruzeiro.
Além do complexo, o patrimônio cultural de Aparecida também conta com outras passeios como: a biblioteca pública, museu, teatros e mirantes.
Ubatuba

Assim como as demais cidades do litoral paulista, Ubatuba também é um destino ideal para quem quer curtir uma praia. Elas são, sem sombra de dúvidas, os principais pontos turísticos da cidade e tem como opções de entretenimento tanto o surfe quanto o nado, o mergulho ou mesmo um tempo relaxante ao som dos barulhos do mar.
Entre as opções de praias na cidade que você não pode deixar de conhecer está a Praia da Lagoinha, que conta com mar tranquilo e areia ideal para prática de esportes como o vôlei de praia, por exemplo.
A Praia da Lagoinha é uma das que compõem a Trilha das Sete Praias, juntamente com a Praia do Oeste, Praia do Peres, Praia do Bonete, Praia Grande do Bonete, Praia Deserto, Praia do Cedro do Sul e Praia de Fortaleza.
Agora, se você optar por variar um pouco e visitar outros lugares que não as praias, ou foi pego pelas famosas chuva de “Ubachuva“, o centro da cidade é um lugar que você irá gostar de conhecer, uma vez que ele possui pontos históricos que contam a história da cidade.
Entre os locais para se conhecer em Ubatuba estão: o Casarão do Porto, o Paço Nóbrega, construído ainda no século XIX e que atualmente abriga a Secretaria de Turismo da cidade, a Igreja Matriz e o Mercado dos Peixes de Ubatuba, além da Feirinha de Artesanato e a Casa do Artesão.
Ribeirão Preto

Se a praia não é um pré-requisito, Ribeirão Preto deve estar presente na sua lista das cidades turísticas para conhecer em São Paulo. O local possui diversos espaços históricos e culturais, além de ser rico em belezas naturais.
Vamos lá com as dicas, se você é ligado à Arte, o Museu Casa de Portinari, onde o artista morou com sua família durante anos, está aberto de terça à domingo das 09h às 18h. Outros espaços culturais e religiosos também estão disponíveis na cidade, como o Theatro Pedro II, o Museu do Café Francisco Schmidt, a Catedral Metropolitana e o Santuário das Sete Capelas.
Além dos espaços já citados, um dos lugares para se conhecer em Ribeirão Preto é o Jardim Japonês, um espaço muito belo e recheado de atrativos e monumentos que remetem à cultura japonesa.
Bauru

Bauru é uma cidade do interior do estado de São Paulo, localizada a mais de 320 quilômetros da capital, cujo território é constituído majoritariamente – cerca de 89% – de área rural.
No entanto, as áreas urbanas da cidade abrigam duas importantes áreas de preservação ambiental que se tornaram pontos turísticos de extrema relevância. Sendo eles: o Horto Florestal e o Jardim Botânico Municipal.
Além dos pontos turísticos ambientais, Bauru também possui espaços culturais dignos de serem explorados, como o Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves, o Centro Cultural e o Automóvel Clube de Bauru.
Bertioga

Entre as cidades turísticas para conhecer em São Paulo, Bertioga possui atrativos para os mais diversos públicos, desde praias e outros pontos turísticos naturais, como cachoeiras e trilhas, a espaços históricos, como as ruínas de uma das primeiras capelas brasileiras e uma aldeia indígena aberta à visitação.
A Aldeia dos Índios Guaranis está localizada na divisa entre Bertioga e São Sebastião, no local, os visitantes terão contato com as tradições, cultura e história de um dos povos originários. No entanto, o passeio só pode ser feito com a companhia de um agente turístico e autorização da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
Mais dicas dos pontos turísticos de Bertioga são: o Forte de São João, Parque dos Tupiniquins, Sesc Bertioga, Parque Estadual Restinga e as ruínas da Igreja de Santo Antônio de Guaibê.
Campos do Jordão

Campos do Jordão tem espaço garantido na lista de cidades turísticas para conhecer em São Paulo, sendo um dos destinos turísticos mais procurados do estado e do país. Localizada na região da Serra da Mantiqueira, a cidade possui belas paisagens montanhescas e possui uma inegável e facilmente identificável influência da cultura européia.
Logo no centro turístico de Campos do Jordão está localizado o Parque do Capivari. Neste local você pode alugar pedalinhos para usar no lago, passear de roda gigante e ainda andar de teleférico e ter uma vista incrível da cidade.
Mais lugares para passear em Campos do Jordão: o Capivari, que é o centro turístico da cidade e possui várias lojas, cafés e restaurantes, o Amantikir, um lindo jardim com uma incrível variedade de plantas e a Vista Chinesa, um ponto de observação das montanhas da Serra da Mantiqueira.
Caraguatatuba

Caraguatatuba, ou Caraguá, é uma das cidades turísticas para conhecer em São Paulo quando se é amante da natureza ou se procura um bom lugar para relaxar. Além de belas praias, a cidade possui trilhas e cachoeiras que encantam turistas e moradores.
A cidade possui 16 praias que atendem a necessidade dos mais diversos públicos, sejam jovens à procura de agitação ou adultos prontos para passear com a família.
Um exemplo é a Praia do Centro, que como o nome indica está localizada no centro da cidade, sendo umas das mais visitadas possui diversas opções de entretenimento, desde quiosques, bares e restaurantes a pista de skate, além disso, na orla da praia você também pode praticar outros esportes, como vôlei e futevôlei.
Além das praias, as cachoeiras e as trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar são locais que os visitantes podem aproveitar em Caraguatatuba.
Sorocaba

A 100 quilômetros de distância da capital e sendo lar de mais de 650 mil pessoas, Sorocaba é um dos municípios famosos e sem dúvida uma das cidades turísticas para conhecer em São Paulo.
A Prefeitura Municipal de Sorocaba é um dos locais que não podem faltar na lista de locais para conhecer na cidade, sabia? Isso porque ela está localizada no Palácio dos Tropeiros, o prédio, de seis andares, foi inaugurado em 1981 e se você agendar com antecedência pode ter acesso ao mirante do local que é aberto ao público.
O Teatro Municipal também é um local para se conhecer em Sorocaba, uma vez que recebe grandes e variadas atrações artísticas e culturais. Além disso, o Jardim Botânico Irmãos Vilas Boas, o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros e os parques da cidade são excelentes locais para passeio e visitação.
São Sebastião

As praias são os principais atrativos turísticos de São Sebastião, uma das cidades turísticas para conhecer em São Paulo. No local, os moradores e turistas contam mais de 30 opções de praias diferentes.
Para os surfistas, uma excelente opção em São Sebastião é a Praia das Maresias. Já a Praia de Paúba é o local ideal para quem procura relaxar em um local não muito movimentado.
Além das praias, para quem busca curtir a noite, as casas noturnas da cidade oferecem opções de lazer para quem quer curtir até o amanhecer. As casas noturnas próximas à Praia das Maresias são a escolha de muitos turistas que procuram por esse tipo de diversão.
Peruíbe

Localizada no litoral centro-oeste do estado, Peruíbe é um dos destinos praianos e uma das cidades turísticas para conhecer em São Paulo. As praias locais possuem especificidades que atendem tanto quem procura um por águas calmas ou por um mar agitado ideal para o surfe.
Além das praias, o Mirante da Torre, o Aquário Peruíbe, o calçadão Boulevard, o portinho dos pescadores e as Ruínas do Abarebebê, uma das primeiras igrejas construídas no país, são opções de locais para conhecer na cidade de Peruíbe.
Mongaguá

Assim como outros municípios dessa lista de cidades turísticas para conhecer em São Paulo, Mongaguá é um município da baixada santista. Para além das belas praias, a cidade possui também parques ecológicos e espaços naturais para trilhas e caminhadas.
Mongaguá possui 13 quilômetros de praia, sendo que as principais delas são a Praia do Centro, Vera Cruz, Agenor dos Campos, São Paulo, Flórida Mirim e Balneário América.
Além disso, os turistas também podem conhecer a Plataforma de Pesca da cidade, a Praça Dudu Samba, a Arquibancada do Pescador e o Mirante de Mongaguá.
Itanhaém

A cidade de Itanhaém possui 14 praias, sendo as mais conhecidas e procuradas a Praião, a Praia do Tombo, Praia dos Conchas e Praia dos Pescadores. Além das praias, Itanhaém possui outros atrativos e belezas naturais.
Com uma visita ao Morro de Paranambuco, o turista poderá ter uma visão panorâmica de toda a cidade, incluindo o mar e as praias. Outros pontos importantes para visitação em Itanhaém são: a Cama de Anchieta, o Museu Conceição, a Igreja Matriz de Sant’ana e o Convento Nossa Senhora da Conceição.
Marília

Marília é uma das cidades do interior do estado e uma das cidades turísticas para conhecer em São Paulo, já que possui diversas atrações naturais, como o Bosque Municipal de Marília, religiosas, como a Basílica de São Bento, e históricos e culturais, como o Museu de Paleontologia e o Museu Histórico e Pedagógico.
Além disso, o Templo Tenrikyo, devido a sua bela arquitetura, rica em detalhes orientais, é um dos mais procurados pontos turísticos da cidade.
Com nosso guia de cidades turísticas de São Paulo, você pode descobrir as melhores atrações e viver uma experiência única na cidade.
Deixe um comentário e compartilhe sua experiência conosco agora mesmo. Não perca essa oportunidade única de desvendar São Paulo como nunca antes
Planeje sua viagem para as Cidades Turísticas de São Paulo
Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.
Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.
O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.
É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.
Para evitar os famosos perrengue chique, eu indico que compre todos os ingressos e passeios com antecedência pela Civitatis.
Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.
Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.
A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.