11 Mais Belas Cidades Turísticas do Mato Grosso do Sul

Compartilhar

Terra de muitas belezas naturais, as cidades turísticas do Mato Grosso do Sul são um destino imperdível para os viajantes que desejam conhecer o que há de mais lindo no território nacional.

Localizado no centro oeste do país e com uma população de quase 3 milhões de habitantes, este estado faz fronteira com a Bolívia e com o Paraguai.

Parte da sua área abrange o pantanal, um dos biomas mais deslumbrantes do mundo.

Um pouco a história do Mato Grosso do Sul

Relembrando um pouco a história deste estado, vale lembrar que ele é recente, uma vez que esta área pertencia ao estado do Mato Grosso até 1979, ano em que foi reconhecida oficialmente como uma unidade federativa independente.

De lá pra cá, o Mato Grosso do Sul se desenvolveu economicamente através da agropecuária. A produção de milho, soja, arroz e a criação de gado bovino são as principais atividades do estado.

Mais um ponto importante da economia sul mato grossense é o turismo, dado que este é um dos estados com mais atrativos naturais, o que encanta os milhares de turistas que o visitam todos os anos.

Nas cidades turísticas do Mato Grosso do Sul os viajantes podem entrar em contato com o meio ambiente de um modo completamente único. A fauna e a flora local são mundialmente conhecidas por sua diversidade e irá fascinar qualquer um que se disponha a explorá-la.

Além disso, a cultura sul mato grossense tem elementos muito singulares. Desde sua gastronomia, que conta com delícias como o arroz carreteiro, a chipa e o caribéu, até suas músicas e danças típicas, tudo aqui merece ser visto de perto.

Cidades Turísticas do Mato Grosso do Sul

Conhecer cada pedacinho da história e do povo deste estado é uma experiência inesquecível, por isso, ao viajar para as cidades turísticas do Mato Grosso do Sul, aproveite todas as atrações disponíveis.

Confira meu guia de cidades para visitar no Mato Grosso do Sul, separei 11 dicas imperdíveis para que você possa selecionar melhor os destinos que mais lhe interessam.

Campo Grande

Letreiro de campo grande
Letreiro de Campo Grande

Para começar as minhas recomendações de cidades turísticas para conhecer no Mato Grosso do Sul indico a capital do estado. Campo Grande é o destino ideal para você começar sua viagem pelo estado.

Contando com uma infraestrutura bem planejada para o recebimento de turistas, esta cidade possui hotéis e pousadas para todos os tipos de viajantes. Também há inúmeros restaurantes, bares e boates para você aproveitar ao máximo os dias que irá passar na capital sul mato-grossense.

Em relação aos pontos turísticos de Campo Grande, eles oferecem atividades para todos os tipos de visitantes, e possui atrações tanto rurais quanto urbanas.

Aqui é possível renovar as energias ao visitar as belas paisagens naturais e adquirir conhecimentos ao passear pelos monumentos históricos do município.

Minha primeira dica de ponto turístico de Campo Grande é o Parque das Nações Indígenas, um dos cartões postais da cidade. Este parque é uma oportunidade de lazer que irá agradar os mais diferentes tipos de turistas.

Com uma vegetação muito bela e rica, ele é perfeito para quem quer passar uma tarde agradável mais perto da natureza. Lá também é possível praticar esportes, como corrida, ciclismo ou até mesmo skatismo.

No entanto, se você for do tipo que se interessa por cultura e história, este também é o destino perfeito, pois neste parque há 2 museus abertos para visitação, são eles: o Museu de Arte Contemporâneas e o Museu das Culturas Dom Bosco.

Além disso, neste parque você também poderá visitar o Monumento a Zarabatana, uma construção que visa homenagear os povos indígenas.

Outro passeio cultural importante para se fazer em Campo Grande é o Museu José Antônio Pereira. Nomeado em homenagem ao fundador da cidade, o acervo deste centro conta com peças do cotidiano familiar do século XIX.

Recomendo também uma ida até a Morada dos Baís, centro cultural onde se localiza o Museu Lídia Baís, um espaço dedicado à famosa artista plástica.

Agora, se você for do tipo de turistas que gosta mesmo de entrar em contato com a natureza, um ponto turístico indispensável é o Morro do Ernesto. Localizado a pouco mais de 20 km do centro da cidade, este lugar oferece atrações como trilhas, rapel e cachoeiras. Suas paisagens são encantadoras e fascinam pela beleza, recomendo uma visita.

Outro destino ideal para quem gosta de turismo ecológico é Cachoeira do Céu, uma queda d’água simples, mas que oferece um delicioso banho de cachoeira.

Além disso, Campo Grande também tem a Cachoeira do Inferninho, um ambiente bem movimentado, mas ainda assim agradável.

Voltando um pouco para a área urbana da cidade, irei recomendar aos turistas que deem uma passada na Casa do Artesão, lá o viajantes poderão entrar mais em contato com peças que falam sobre cultura sul mato grossense , além disso, podem aproveitar para comprar lembrancinhas para recordar a viagem as cidades turísticas do Mato Grosso do Sul.

Mais dicas do que fazer em Campo Grande são: o Horto Florestal, a Praça Ari Coelho e o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Dourados

Dourados | cidades turísticas do mato grosso do sul
Dourados | Cidades Turísticas do Mato Grosso do Sul

Segundo maior município do estado, esta cidade conta com belezas naturais deslumbrantes, além de uma série de monumentos históricos que devem ser visitados, por essas e outras, Dourados é um destino indispensável na lista de cidades turísticas para conhecer no Mato Grosso do Sul.

Começarei recomendado o Parque Antenor Martins, uma área grande verde com muitos animais ao redor. Este espaço é ótimo para praticar esportes como futebol e ciclismo, além de comportar vários eventos realizados na cidade.

Outro parque bem legal para se visitar em Dourados é o Parque dos Ipês, cujo maior diferencial é o fato de abrigar o Teatro Municipal e Academia Douradense de Letras e Cultura, dois ambientes com uma bagagem cultural incrível e que merecem ser visitados.

Também indico aos viajantes que deem uma passada no Monumento ao Colono, uma construção grandiosa feita para homenagear os colonizadores do município, e o Museu Histórico e Cultural, um espaço com um acervo riquíssimo de objetos. Lá é possível achar roupas, fotos e outras peças que lembram a história do povo sul mato-grossense.

Um edifício religioso que também merece uma visita é a Catedral Imaculada Conceição, um santuário com belos vitrais e uma arquitetura lindíssima.

Dourados também é conhecida por ser uma das cidades turísticas para conhecer no Mato Grosso do Sul que mais realiza eventos. O calendário local tem festas quase o ano inteiro, o que atrai muitos turistas para o município.

Entre os eventos, destacarei o Verão Dourados, que anualmente promove shows e outras apresentações, o Expoagro e a Festa das Nações.

Outras dicas de pontos turísticos para conhecer em Dourados são: o Parque Arnulpho Fioravanti, a Usina Filinto Muller e o Museu da Biodiversidade.

Bonito

O que fazer em bonito
Bonito

Fazendo jus ao seu nome, Bonito é uma das mais maravilhosas cidades turísticas para conhecer no Mato Grosso do Sul. Este destino é visitado por turistas de todo o Brasil, que encontram nas suas belas paisagens e monumentos naturais, um verdadeiro paraíso na terra.

Sendo uma das cidades turísticas do Mato Grosso do Sul mais conhecida pelos viajantes, o município tem uma excelente estrutura para atender as necessidades dos turistas, por isso, boa hospedagem, uma excelente alimentação e muito lazer não irá faltar para quem decidir visitar este destino.

Eu não poderia começar minhas recomendações sem indicar o que Bonito tem de mais inesquecível: suas belas grutas. Visitá-las é uma experiência única e fascinante, indispensável no seu itinerário turístico.

Minha primeira dica é a Gruta do Lago Azul, certamente um dos lugares mais conhecidos da cidade. Aqui, você poderá se encantar com as águas azuladas e se impressionar com a grandiosidade deste monumento.

Sendo um dos pontos turísticos mais famosos de Bonito, a gruta recebe muitos visitantes diariamente, por isso recomendo que você reserve antecipadamente sua visita com um guia.

Outra gruta que irei indicar é a Gruta de São Mateus. Para chegar neste lugar é preciso encarar uma trilha, o que é uma ótima oportunidade de encantar com as belas paisagens naturais desta cidade. Chegando lá, os turistas irão se deparar com uma formação rochosa espetacular.

Indico também as Cachoeiras do Aquidaban, uma série de quedas d’águas espalhadas ao longo do Rio Aquidaban. Com diferentes tamanhos e formas, essas cachoeiras são ótimas para a práticas de esportes, como o rapel, para fazer trilhas ou simplesmente para um banho.

Se você for fã de aventuras mais radicais, outra atração que Bonito oferece é a oportunidade de mergulhar no incrível Abismo Anhumas.

Aqui os visitantes devem descer até o lago de uma caverna, lá mergulhadores profissionais irão orientar os turistas para que a atividade seja realizada da melhor maneira possível. Esta é uma experiência magnífica, e sem dúvidas todos devem encará-la.

Outro passeio indispensável é o Ybirá Pe, um circuito de arvorismo. Para quem não está familiarizado com este tipo de prática, saiba que esta é uma aventura inesquecível. Ao atravessar um caminho pelos topos das árvores, os turistas podem apreciar a linda paisagem ao redor, além de sentir uma adrenalina completamente única.

Os balneários de Bonito são mais algumas das várias opções de lazer que a cidade tem. Recomendo o Balneário do Sol, um lugar ideal para relaxar. Com uma estrutura bem completa, este lugar possui áreas para a prática de esportes, além de playground e restaurante.

Indico também o Balneário Municipal. Mais acessível, neste lugar os visitantes têm a oportunidade de mergulhar com os peixes, o que torna a experiência ainda mais fantástica.

Para finalizar minhas dicas sobre o que fazer em Bonito, indico aos turistas que apreciem as belas águas que este município possui, pois, dentre as cidades turísticas do Mato Grosso do Sul, aqui é onde elas são mais límpidas e cristalinas. Para passeios deste tipo recomendo 3 destinos: o Rio Sucuri, a Praia da Figueira e a Lagoa Misteriosa.

Ponta Porã

Ponta porã | cidades turísticas do mato grosso do sul
Ponta Porã | Cidades Turísticas do Mato Grosso do Sul

Localizado na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã atrai muitos viajantes por sua proximidade com o país vizinho.

Aqui, a maior atração são as compras, já que basta aos visitantes atravessarem a fronteira para conseguirem consumir diversos produtos com um preço abaixo da média.

No entanto, esta é mais uma das cidades turísticas para conhecer no Mato Grosso do Sul que merece a atenção dos turistas.

Os viajantes que decidirem se demorar em Ponta Porã não irão se decepcionar. Nesta cidade há pontos turísticos tanto na área urbana quanto na rural, e ótimas opções de lazer.

Minha primeira dica é o Museu da Erva Mate, um memorial dedicado a contar a história da produção de erva-mate no município.

Seu acervo conta com peças como livros, utensílios domésticos, máquinas, e é uma excelente oportunidade de conhecer mais a história de Ponta Porã.

Outra atração turísticas imperdível é o Parque Estadual dos Ervais, uma área verde ótima para um passeio de bicicleta, uma caminhada ou andar de skate. Além disso, este parque tem um belo lago, ideal para quem gosta de apreciar lindas paisagens.

Se você for visitar Ponta Porã, aproveite para ir ao Parque Nacional de Cerro Corá, uma reserva ambiental localizada a poucos minutos do município sul mato-grossense.

Lá os turistas podem aproveitar para fazer atividades como trilhas, banhos de rio e camping. Porém este parque também é um ótimo passeio cultural, uma vez que possui monumentos históricos importantes que contam mais sobre a Guerra del Chaco, um conflito entre Bolívia e Paraguai.

Três Lagoas

Letreiro da cidade de três lagoas
Letreiro da cidade de Três Lagoas

Ainda pouco explorada pelos viajantes, Três Lagoas vem gradativamente se tornando um destino imperdível na lista de cidades turísticas para conhecer no Mato Grosso do Sul.

As principais atrações turísticas de Três Lagoas são os monumentos históricos espalhados pelo município. Entre todos, acredito que a Igreja de Santo Antônio é a que mais se destaca. Este templo possui uma arquitetura que combina vários estilos diferentes. Visitá-la é um passeio que certamente irá te encantar.

Outro monumento importante na cidade é o Relógio Central, localizado na área central do município. Com 10 metros de altura, esta construção é tombada pela prefeitura, além disso, representa um símbolo para a cidade.

Assim como várias outras cidades turísticas para conhecer no Mato Grosso do Sul, Três Lagoas também tem muitas opções de lazer para aqueles turistas que são mais ligados à natureza.

Minha primeira recomendação é a Cascalheira, uma área verde cercada pelo bioma do cerrado. Neste local antigamente havia a extração de cascalho, no entanto, atualmente é apenas um lugar que atrai turistas em razão das suas belas paisagens naturais, ideal para o turismo de contemplação.

Indico também a Lagoa Maior, uma das três lagoas que nomeiam a cidade. Ao visitá-la, os turistas podem aproveitar para caminhar nas suas margens e apreciar a vista. Aqui também é possível praticar vários esportes, como futebol, basquete e corrida.

Outros lugares para visitar em Três Lagoas: o Cristo Redentor, a Praça da Bandeira, a Prainha de Jupiá e a Usina Hidrelétrica.

Corumbá

Corumbá | cidades turísticas do mato grosso do sul
Corumbá | Cidades Turísticas do Mato Grosso do Sul

Localizada no norte do estado, Corumbá é popularmente conhecida como a Capital do Pantanal, este nome se deve ao fato desta vegetação ocupar mais da metade do seu território.

Com toda essa importância, é evidente que este município é mais um destino indispensável na lista de cidades turísticas para conhecer no Mato Grosso do Sul.

Começarei minhas indicações de passeios para se fazer em Corumbá indicando uma visita ao Cristo Rei do Pantanal, um monumento localizado na parte mais alta do município.

Funcionando como um mirante, daqui é possível ter uma vista panorâmica da cidade, tanto da parte urbanizada, quanto do Pantanal.

Para os amantes de história e interessados em cultura, Corumbá tem outros excelentes monumentos históricos disponíveis para visitação.

O Casario do Porto é um local que reúne prédios que mostram a arquitetura dos séculos passados. Já o Forte Junqueira relembra o passado militar da cidade, que foi um dos palcos da Guerra do Paraguai.

Outro ponto importante para a cultura desta cidade é a Casa do Massa Barro, um local destinado a produzir e guardar artes feitas com cerâmica.

Recomendo também o Museu de História do Pantanal, um ponto turístico das cidades turísticas para conhecer no Mato Grosso do Sul que você não pode deixar passar. Aqui os visitantes têm a oportunidade de conhecer mais amplamente a história do Pantanal através de fotos, painéis e peças arqueológicas.

Para finalizar minhas dicas sobre Corumbá, destacarei que esta é uma das cidades para visitar no Mato Grosso do Sul que mais realizam eventos. Indico sobretudo a Feira Agropecuária do Pantanal, uma festa com diversas atrações que é realizada anualmente em setembro.

Costa Rica

Cachoeira em costa rica
Cachoeira em Costa Rica

Conhecida por ser a capital estadual do esporte de aventura, Costa Rica é dentre todas as cidades para visitar no Mato Grosso do Sul, a mais recomendada para os viajantes que gostam de adrenalina.

Os parques desta cidade são as principais atrações turísticas que Costa Rica tem a oferecer. Neles há muitos pontos para que os visitantes realizem atividades como rapel, trilhas, arvorismo, entre outras.

Minha primeira dica é o deslumbrante Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, uma área lindíssima que conta com piscinas naturais, rios e cachoeiras. Muito procurada pelos turistas, este lugar oferece um passeio inesquecível.

Visitar o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari também é um passeio obrigatório. Este é um destino lindo e curioso, pois abriga dois biomas: o pantanal e o cerrado. Suas belas paisagens e a natureza exuberante que rodeia o lugar enchem os olhos de quem visita este parque.

Outro parque que vale a visita é o Parque Municipal das Lage. Aqui o principal atrativo são suas piscinas naturais, portanto é um destino muito recomendado para quem quer aproveitar um dia de descanso e relaxar.

Para finalizar indico o Parque Nacional das Emas, uma reserva ambiental distribuída pelos municípios de Mineiros, Chapadão do Céu, ambos localizados em Goiás, e Costa Rica. Com uma fauna e flora impressionantes, este parque guarda incríveis riquezas naturais.

Além dos parques, Costa Rica também possui outras atrações, como por exemplo a Capela do Santo Fujão, uma pequena igreja que guarda um santo cuja lenda local diz que se movia sozinho.

Aquidauana

Aquidauana | cidades turísticas do mato grosso do sul
Aquidauana | Cidades Turísticas do Mato Grosso do Sul

Considerada a porta de entrada para o Pantanal, Aquidauana possui lindas belezas naturais no seu território, o que atrai muitos turistas, e é mais uma das cidades turísticas para conhecer no Mato Grosso do Sul ideal para os viajantes interessados em ecoturismo.

Seu ponto turístico mais famoso é a Serra de Maracaju, conhecida pela formação rochosa bem única que possui.

Nesta serra é possível fazer atividades como trilhas e pesca. As belas cachoeiras presentes no local deixam o passeio ainda mais incrível.

Um destino que recomendo para os fãs de aventuras é o Morro do Paxixi. Muito procurado por turistas, este lugar é ótimo para a prática de alpinismo. Além disso, muitos ciclistas se aventuram pelo local.

Na área urbana de Aquidauana também há boas opções de lazer. Indico o Museu de Arte Pantaneira, um centro cultural cujo acervo conta com artesanatos, peças indígenas e até mesmo armas utilizadas na Guerra do Paraguai.

Outros pontos turísticos para se visitar em Aquidauana: o Parque Ecológico da Lagoa Comprida, a Praça Afonso Pena e o Rio Aquidauana.

Jardim

Jardim e bonito
Jardim e Bonito

Situada a poucos quilômetros de Bonito, Jardim pode não ter a fama da cidade vizinha, mas certamente tem belezas equivalentes.

Sendo mais uma das cidades turísticas para conhecer no Mato Grosso do Sul que possui a natureza como atrativo principal, Jardim é mais um destino obrigatório para os viajantes que adoram o ecoturismo.

Com várias atrações belíssimas, é difícil decidir o que recomendar primeiro, no entanto um passeio obrigatório para todos os turistas que vierem a essa cidade é o Buraco das Araras, uma área de conservação ambiental conhecida por abrigar a maior dolina da América Latina.

Outro ponto turístico indispensável é o Balneário Jardim Ecopark, um espetáculo visual com águas cristalinas. Aqui é possível se banhar juntos aos peixes, praticar esportes e curtir um dia relaxante.

O Rio da Prata também é um lugar muito visitado por turistas. Suas águas límpidas atraem visitantes curiosos. No seu curso também tem vários balneários, o que possibilita um delicioso banho para os viajantes que assim desejarem.

Mundo Novo

Mundo novo | cidades turísticas do mato grosso do sul
Mundo Novo | Cidades Turísticas do Mato Grosso do Sul

Situada no extremo sul do estado e com pouco menos de 20 mil habitantes, Mundo Nova ainda é pouco explorada turisticamente, mas é um das cidades turísticas para conhecer no Mato Grosso do Sul que pode te surpreender.

O ponto turístico mais conhecido deste município é a Ilha das Gaivotas. Para chegar até ela é preciso um pequeno passeio de barco. Após desembarcar os turistas podem aproveitar as belezas naturais que o lugar possui, além de aproveitar a excelente estrutura disponível.

Outro destino indispensável para os viajantes que forem até Novo Mundo é conhecerem o Museu Tapuy Porã, um centro que conta a história da região através de utensílios, fotos e outras peças.

Miranda

Bacia do rio miranda
Bacia do Rio Miranda

Concluirei minha lista de cidades turísticas para conhecer no Mato Grosso do Sul indicando aos turistas que visitem Miranda, um destino bem simples, mas acolhedor.

Esta cidade também tem o Pantanal como principal atrativo turístico, aqui os visitantes podem praticar atividades como safári ecológico, a focagem noturna, que consiste no ato de observar os animais durante a noite, e a pesca esportiva.

Assim como várias outras cidades para visitar no Mato Grosso do Sul, Miranda tem uma forte conexão com os povos indígenas. Por essa razão indico aos turistas que visitem a fascinante Casa da Cultura Terena, um espaço dedicado a conservar a memória do povo indigena terena.

Outra boa opção é dar um passeio até a Igreja Nossa Senhora do Carmo, cuja arquitetura diferenciada chama a atenção.

Espero que esta série de dicas de cidades turísticas para conhecer no Mato Grosso do Sul sejam úteis para você planejar sua viagem. Conhecer este estado é uma experiência única, pois as cidades turísticas do Mato Grosso do Sul são maravilhosas e fascinantes. Por isso, sempre considere incluir este destino nos seus planos.

Planeje sua viagem para o Mato Grosso do Sul

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Icone do onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Icone do revolution A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

    • SIM!!! Faltou mesmo, mas eu vou completar aqui:

      O Aquário de Campo Grande no Bioparque Pantanal é o maior aquário de água doce do mundo! E o que torna a visita ainda mais incrível é que a entrada é totalmente gratuita. Está situado na Avenida Afonso Pena, justamente no bairro Chácara Cachoeira, bem pertinho do Parque das Nações Indígenas.

      Uma dica: se você está pensando em como chegar lá, você pode usar as linhas de ônibus 242 A e 324, é super super tranquilo! Ah, e não esqueça de verificar os horários: durante a semana, eles têm uma pausa no meio do dia, mas aos fins de semana e feriados, fica aberto das 8h até as 17h30. Vale muito a pena conferir!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias