O que fazer em Amparo: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

Compartilhar

Considerada como a Capital Histórica do Circuito das Águas, a cidade de Amparo, no interior do estado de São Paulo, guarda boas opções de lazer e turismo.

Rodeada por belas montanhas, a cidade tem como atrativo principal o cenário formado pelas construções históricas, preservadas desde o período colonial, incluindo as fazendas de café, cujo cultivo vivenciou seu auge na reunião por volta do século XIX.

Conheça mais sobre essa cidade e descubra o que fazer em Amparo. 

Como chegar em Amparo

Como chegar em Amparo de Avião

O primeiro passo da sua programação pode ser planejar como fazer para chegar em Amparo.

Muitos viajantes que vêm de longe optam pelo avião devido à rapidez e praticidade.

Se esse é o seu caso, saiba que o aeroporto mais próximo de Amparo é o Aeroporto Viracopos, em Campinas.

Se você não encontrar o voo que procura para esse aeroporto, outra dica é o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Como chegar em Amparo de Carro

Para ir de São Paulo até Amparo, você pode escolher entre fazer o trajeto de carro ou de ônibus. De carro, são aproximadamente 138,7 quilômetros, passando pelas vias BR-146, BR-381 e SP-360.

Como chegar em Amparo de Ônibus

Quem opta por fazer o trajeto de ônibus saindo de São Paulo, encontra horários pela Viação Rápido Fênix.

Quando visitar Amparo

Você encontrará o que fazer em Amparo em qualquer estação ou época do ano. Fique de olho apenas na previsão do tempo, para que a chuva não atrapalhe seus passeios ao ar livre.

O que fazer em Amparo

Fazenda Benedetti

13729 fazenda benedetti
Fazenda Benedetti

Herança da história da cidade durante o ciclo do café, uma das dicas que não pode faltar na sua programação do que fazer em Amparo.

A propriedade da família italiana Benedetti se destacou no cultivo de café até 1929, mas, mais tarde, se consolidou na produção de cachaças.

Além da cachaça, você encontra outros produtos na Fazenda, como doces, pimentas, artesanato e bebidas. Na Fazenda Benedetti, você também encontra cafeteria, bar e auditório.

Fazenda Atalaia

13729 fazenda atalaia 1
Fazenda Atalaia

Ainda falando de turismo rural, outra fazenda que você deve conhecer se busca o que fazer em Amparo é a Fazenda Atalaia.

Em seu passado, a fazenda pertenceu a Pedro Penteado, presidente do Banco Industrial de Amparo, e também foi dedicada ao cultivo de café até 1929, quando os efeitos da crise prejudicaram sua produção.

Atualmente, o destaque mesmo vai para os queijos, sendo muitos deles premiados. É possível fazer uma visita histórica à fazenda e saber um pouco mais sobre seu passado e seu presente.

Vinícola Terrassos

13729 vinicola terrassos 1
Vinícola Terrassos

Os amantes de um bom vinho também encontram o que fazer em Amparo. A história da Vinícola Terrassos se iniciou em 2003 com a plantação de vinhedos e já conta com mais de 20 espécies de uvas viníferas. Os vinhos são produzidos na altitude da Serra da Mantiqueira, considerada um clima ideal para este tipo de produção.

Para quem quiser conhecer mais, é possível fazer um tour pela vinícola e aprender sobre sua história e sobre seu processo produtivo, além de degustar vários dos deliciosos vinhos da Vinícola Terrassos.

Você ainda pode pedir uma cesta de piquenique e aproveitar enquanto aprecia a vista espetacular dos jardins.

Polo Astronômico de Amparo

Polo astronomico de amparo
Polo Astronômico de Amparo

É difícil encontrar alguém que não fique encantado com o céu noturno. De cientistas a apaixonados, os astros e estrelas que brilham à noite atraem a todos – mas muitas vezes em meio às luzes e à poluição da cidade, acabamos não enxergando essas belezas.

O Polo Astronômico de Amparo fica localizado em uma área rural a 1000 metros de altitude, sendo possível ter uma visão privilegiada do céu estrelado.

No Polo Astronômico, você pode também observar os astros invisíveis a olho nu por meio de equipamentos, assistir a projeções e simulações feitas no planetário e ainda aproveitar as trilhas ecológicas que fazem parte do Polo.

Encontre hospedagens com excelentes avaliações e pelo melhor custo-benefício!
Quanto antes você reservar maior será sua economia na diária! Confira agora as melhores opções de hoteis e pousadas!

Catedral Nossa Senhora do Amparo

13729 catedral nossa senhora do amparo 1
Catedral nossa senhora do amparo

O nome da cidade, Amparo, remete a uma imagem de Nossa Senhora do Amparo vinda de Portugal para esta Igreja, construída no final do século XIX.

O terreno foi doado por José Bueno da Cunha, um dos primeiros habitantes da cidade. A construção possui estilo neoclássico e está entre os principais marcos de Amparo.

Mundão das Trilhas

Para os viajantes que são do time da aventura e da natureza, também existem boas opções do que fazer em Amparo.

A reserva ecológica Mundão das Trilhas possui áreas para camping, vários animais soltos pelo terreno, como gansos e até pombos cor de rosa. Além disso, os visitantes podem buscar atividades como tirolesa, passeio de barco e trilhas.

Museu Bernardino de Campos

13729 museu bernardino de campos 1
Museu bernardino de campos

Esta dica é para quem gosta de história e cultura: o Museu Bernardino de Campos fica localizado em um prédio histórico, datado de 1885, que já foi casa do coronel Luiz de Souza Leite, já funcionou como sede da Prefeitura, da Câmara Municipal e do Serviço de Águas e Esgoto.

O Museu possui cerca de 18.000 objetos, que incluem peças de vestuário, instrumentos, porcelanas, artigos farmacêuticos e muito mais, fazendo com que seja considerado como um dos mais completos museus do estado.

Praça Pádua Salles

13729 praca padua salles
Praça Pádua Salles | O que fazer em Amparo

A Praça Pádua Salles reúne uma série de pontos turísticos da cidade, como o Museu dos Expedicionários e o Obelisco do Centenário da Independência do Brasil, além da antiga Estação Ferroviária, inaugurada em 1875.

Na antiga Casa do Chefe da Estação, atualmente funciona uma Pinacoteca.

Museu da Cultura Africana e Negritude Brasileira

O Museu da Cultura Africana e Negritude Brasileira tem sua sede no Hotel Fazenda Vanguarda, antigo casarão do século XIX que servia para produzir café.

O espaço passou a ser utilizado para cursos relacionados à cultura negra brasileira,além de apresentar trabalhos de artistas afro-brasileiros. É um interessante espaço de valorização de uma parte tão importante da cultura brasileira.

Parque Ecológico e Orquidário “Dr. Paulino Recch”

13729 parque ecologico e orquidario dr paulino recch 1
Parque Ecológico e Orquidário “Dr. Paulino Recch”

Para quem estiver em busca de um passeio ao ar livre e de curtir a natureza em toda a sua beleza, o Parque Ecológico e Orquidário Dr. Paulo Recch é uma boa opção em Amparo.

O Parque possui um riacho, trilhas, Observatório Municipal e exposições sobre o meio ambiente, além dos 500.000 vasos de orquídea, envolvendo 25.000 espécies raras e exóticas.

Cristo Redentor

13729 cristo redentor 1
Cristo Redentor de Amparo

Amparo também tem um Cristo Redentor para chamar de seu! Você pode acessá-lo por meio de uma escada ou rampa, que permite que os visitantes tenham uma bela vista da região. O espaço possui, ainda, aparelhos de ginástica e playground para crianças.

Rua XV de Novembro

13729 rua xv de novembro 1
Rua XV de Novembro | O que fazer em Amparo

Caminhar pelas ruas cheias de belas casas históricas que lembram a vida em outros tempos tem um charme a parte.

Se você busca o que fazer em Amparo, não deixe de visitar a Rua XV de novembro, com seus casarões dos séculos XIX e XX, onde diversas personalidades ilustres da cidade viveram.

Atualmente, os casarões funcionam como lanchonetes, restaurantes, bares e outros estabelecimentos, concentrando a maior parte da vida boêmia de Amparo.

Onde ficar em Amparo

Agora que você já sabe o que fazer em Amparo, a dica é procurar um bom hotel que vá tornar sua experiência ainda melhor.

Prado Hotel

13729 prado hotel 1
Prado Hotel | O que fazer em Amparo

A primeira opção com um bom custo benefício é o Prado Hotel. Seus quartos possuem ar condicionado, wi-fi, TV e outras comodidades. Nas áreas comuns, você pode desfrutar de piscina ao ar livre e restaurante.

Bougainville Hotel Fazenda

13729 bougainville hotel fazenda 1
Bougainville Hotel Fazenda | O que fazer em Amparo

Outra boa hospedagem em Amparo é o Bougainville Hotel Fazenda, que oferece wifi gratuito, TV e outros confortos. Este hotel apresenta, ainda, várias opções de lazer, como piscina, playground, tênis, bilhar e pesca.

Dicas para o viajante de Amparo

Gostou das dicas do que fazer em Amparo?

Uma boa ideia é fazer um bate e volta para a cidade: nada melhor que tirar um feriado ou final de semana para dar uma escapada e relaxar, não é mesmo?

Boa viagem e aproveite Amparo!

Planeje sua viagem para Amparo

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias