O que fazer em Angra Dos Reis com chuva: 16 Dicas Para Você

Compartilhar

Uma coisa muito comum em Angra é chover, devido a sua localização e geografia, e surpreendentemente isso ocorre com mais frequência no verão, por isso, vou te dar dicas sobre o que fazer em Angra dos Reis com chuva com diversas opções de onde ir nos dias chuvosos.

Podem até não ser tão prazerosos quanto um dia de sol escaldante a beira mar, mas que também tem seu encanto, conhecendo um pouco da história, do cotidiano da cidade e até comprar aquela lembrancinha.

Para quem se hospedar em Ilha Grande, é possível ir de balsa até o centro de Angra, a balsa sai da ilha às 10h e retorna às 15h30, de segunda a sexta, e finais de semana e feriados, sai também às 10h retorna às 13h30.  

Abaixo você verá uma lista de alguns programas que vão te entreter nos dias de chuva e tornar sua estadia em Angra ainda mais divertida. 

Um passeio pela história e tecnologia de Angra dos Reis com chuva

Angra dos Reis foi descoberta pelos portugueses em 1502, justamente no dia 06 de Janeiro, que na cultura cristã é conhecido como Dia de Reis, por isso a cidade recebeu esse nome.

Se você gostou dessa informação, vai se encantar pelo o que os museus de Angra podem te ensinar, mas se busca algo mais futurista, vai se surpreender com observatório nuclear que fica aberto diariamente para visitação.

Ecomuseu

Ecomuseu
Ecomuseu

Durante os de 1938 e 1945, vários presos foram enviada a Dois Rios, em Ilha Grande – que é a principal e mais famosa ilha de Angra – para a construção das novas dependências da penitenciária Candido Mendes. Após décadas de funcionamento, a penitenciária foi desativada no ano de 1994, quando dois de seus galpões foram implodidos.

Mas somente 15 anos depois, suas ruínas foram transformadas no Ecomuseu, através de uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a prefeitura de Angra e a Secretaria de Administração Penitenciária.

O Ecomuseu oferece exposições permanentes e temporárias, em sua maioria com entrada gratuita, e também realiza projetos junto à comunidade de preservação do meio ambiente, da história e cultura de Angra do Reis.

O complexo se divide em quatro unidades: Museu do Meio Ambiente, Museu do Cárcere, Parque Botânico e Centro Multimídia. Segue um resumo rápido, para aguçar sua curiosidade em conhecer o espaço:

Museu do Meio Ambiente

Museu do meio ambiente | angra dos reis
Museu do Meio Ambiente | Angra dos Reis

Desenvolvendo um papel muito importante junto à comunidade, o museu, inaugurado em 2015, promove exposições e pesquisas científicas sobre a biodiversidade de Ilha Grande. Foi nesse edifício, enquanto ainda funcionava a penitenciária, que foi preso o grande autor Graciliano Ramos, e foi esse episódio que trouxe a ele a inspiração para a obra “Memórias do Cárcere”, publicado em 1953.

Museu do Cárcere

Inaugurado no dia 5 de junho de 2009, o museu possui em seu acervo alguns equipamentos, fotos, documentos e objetos do antigo Instituto Penal Cândido Mendes, e faz um trabalho de informação e conscientização junto aos moradores locais e visitantes, sobre a política do sistema carcerário do estado do Rio de Janeiro.

Parque Botânico

O parque implantado nas ruínas da lavanderia da penitenciária teve sua inauguração na mesma data do Museu do Meio Ambiente, e reúne uma coleção catalogada de mais de mil espécies de plantas vivas reconhecidas cientificamente, entre ervas medicinais, bromélias e outras plantas nativas de Ilha Grande.

Centro Multimídia

O CeMu realiza pesquisa de documentários e filmes já produzidos na Ilha, além de democratizar o acesso à informação sobre a cultura e história local. O CeMu também tem como  meta revitalizar o antigo cinema que funcionava no prédio, criando uma sala de projeção digital e organizando exposições multimídia. 

O complexo do Ecomuseu fica na Vila Dois Rios, aberto de terça a domingo, das 10 às 16h. Para mais informações ou para agendar visitas guiadas de grupos, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (24) 3361-9055.

Museu de Arte Sacra

Aqui você pode desfrutar de dois passeios em apenas um, pois o Museu de Arte Sacra está sediado na Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte. A igreja, construída em 1752, foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no ano de 1954 e foi em 1992 que se tornou a sede do museu.

O acervo, que provém de várias irmandades religiosas já extintas, conta com aproximadamente dois mil itens, separados em coleções de indumentária, prataria e imagens, que datam do século XVII ao XX.

Todo o ano, o IPHAN, junto ao munícipio de Angra, realiza exposições temáticas diferentes, com o objetivo de fazer circular os itens do acervo, já que não é possível a exposição de todos ao mesmo tempo.

As peças são belíssimas e cheias de história e algumas estão em ótimo estado de conservação. Se caso sua visita ao museu for no mês de agosto, você ainda poderá acompanhar os festejos e celebrações a Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte, cumprindo o acordo firmado entre o a prefeitura e a diocese para a permanência do acervo na igreja.

O Museu de Arte Sacra está localizado na Rua Dr. Bastos, bem no Centro de Angra, e está ao aberto ao público gratuitamente de terça a domingo, das 10 às 19h, fechando para o almoço.

Observatório Nuclear

Usinas nucleares | sturm por wikimedia
Usinas Nucleares | Sturm por Wikimedia

Localizado às margens da belíssima Rodovia Rio-Santos e junto às usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, no observatório nuclear você pode entender um pouco do funcionamento de usinas para geração de energia elétrica, assim como observar fotos da época em que começaram as construções do complexo.

O espaço é pequeno, porém moderno, contando um pouco sobre como funciona a geração de energia, de forma digital e interativa, além de expor alguns exemplares de equipamentos de segurança usados pelos trabalhadores locais.

A visita é guiada, os funcionários estão gentilmente à disposição para esclarecer dúvidas e curiosidades dos visitantes.

O observatório está a 45 min do centro de Angra e atende ao público gratuitamente, de segunda a sexta, das 8 às 16h30, e sábados, domingo e feriados das 8 às 15h30.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Igreja matriz de nossa senhora da conceição | fulviusbsas por wikimedia
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição | Fulviusbsas por Wikimedia

Bem no coração de Angra dos Reis, na Praça Silvestre Travassos, a igreja tardou 125 anos para ter sua construção (iniciada no ano de 1625) concluída completamente.

Apesar de pequena e com uma fachada bem singela, você pode observar no interior da igreja itens de muito valor histórico e religioso, como a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que é a padroeira de Angra e dá o nome a Matriz, e a pia batismal de mármore português, datada no ano de 1758, entre outras imagens e pinturas da época.

Convento do Carmo

Convento do carmo
Convento do Carmo

O conjunto arquitetônico, que teve o início das suas construções no século XVII, abrange na verdade, não só o convento, como também a Igreja Conventual e a Capela da Ordem Terceira do Carmo, ambas separadas pela torre do sino.

O complexo carmelita está localizado ao lado da Praça General Osório, bem no centro da cidade e de fácil acesso, e faça chuva ou faça sol, é parada obrigatória na sua visita por Angra. 

Te contarei agora as principais razões pelas quais sugiro os passeios com a empresa Civitatis:

-> Sua experiência será inesquecível e contribuirá para todas as lembranças de sua viagem
-> Diversos passeios para todos os públicos e todas as idades
-> Preços sem cobranças de reserva ou taxas ocultas
-> Compre seu ingresso antecipado e evite as filas nos pontos turísticos

Cultura em Angra dos Reis nos dias de chuva

Conhecer a cultura local é sempre uma boa pedida, e Angra oferece algumas atrações bem interessantes como teatro, cinema e espaço cultural que funcionam durante todo o ano, que você poderá aproveitar em dias com chuva em Angra dos Reis sem ficar triste por perder um dia de praia.

A dica é acompanhar nas redes sociais dos lugares citados e desfrutar ao máximo do lado cultural de Angra.

Centro Cultural Theophilo Massad

5405 centro cultural theophilo massad 1
Centro cultural theóphillo massad

Instalado no prédio onde funcionava a antiga fábrica de pescados OVAR, e após 20 anos de luta pela conquista do espaço por parte do movimento cultural de Angra, o Centro Cultural Theophilo Massad conta com quatro espaços para atender ao público:

  • Teatro Municipal Dr. Câmara Torres;
  • Sala de Música e Ensaios Maestro Galloway;
  • Salão de Exposição de Artes plásticas;
  • Visuais Felício D’Andréa Neto ;
  • Sala de vídeo ampla com capacidade para cinquenta pessoas.

O prédio, que é um dos principais centros culturais e patrimônio histórico da cidade, tem arquitetura no estilo colonial e já foi revitalizado pela prefeitura há alguns anos, mantendo assim a beleza e a história do local.

O centro cultural oferece programação diversificada – como shows, peças de teatro, exposições artísticas, exibições audiovisuais – e oficinas para a comunidade.

E se a sua viagem para Angra estiver marcada para o mês de maio, você ainda poderá curtir a programação de aniversário do CCTM, que oferece apresentações de teatro e shows gratuitos aos visitantes (porém fique atento a lotação máxima da casa).

Você encontra o Centro Cultural Theophilo Massad na Praça Guarda Marinha Greenhald, no bairro São Bento, de quarta a domingo, das 10h às 22h, podendo sofrer alterações de acordo com a programação do dia.

Espaço Cultural Casa da Lua

A casa oferece atividades artísticas e culturais, tanto para moradores locais quanto para turistas. Durante o dia acontecem oficinas de teatro, música, dança, yoga, entre outras, e pela noite a casa abre espaço para peças de teatro, apresentações musicais, sessões de filme e poesia.

A Casa da Lua foi pensada pelo Grupo Teatral Companhia da Lua, e fica na Rua do Comércio, Centro de Angra, onde era o antigo Dendecos.

Centro Cultural Casa Larangeiras

Não, você não leu errado, o Centro Cultural Casa Larangeiras herdou seu nome da Família Larangeiras, que foi a antiga proprietária do casarão construído em 1822, no clássico estilo colonial da época. No local funcionava o armazém da família, que após a morte dos pais, foi desativado pelos filhos, o qual ficou fechado e abandonado por muitos anos.

No ano de 2006, a Prefeitura de Angra desempossou e restaurou o casarão, transformando num centro de cultura popular, que é um dos mais movimentados e importantes da cidade. Lá você pode conferir exposições de fotografia, artesanato angrense e artes plásticas, gratuitamente. No segundo piso são realizados oficinas e cursos de diversas artes, palestras e ensaios musicais.

A Casa Larangeiras está localizada junto a Praça Zumbi dos Palmares, no Centro. Bem localizado para que você possa chegar em um dia de chuva em Angra dos Reis

CineShow

Cine show angra dos reis
Cine Show Angra dos Reis

Único cinema de Angra dos Reis, o CineShow está localizado no Shopping Piratas, conta com quatro salas para exibição, totalizando 670 lugares, e não há nada melhor do que assistir um filme em um dia com chuva.

O cinema funciona o ano inteiro, de segunda a segunda, inclusive nos feriados, exibindo filmes em 2D e 3D. Os valores dos ingressos podem variar de R$24 a R$34, dependendo do dia da semana e do tipo de ingresso.

Além do cinema, o Shopping Piratas conta com diversas lojas e praça de alimentação, uma das ótimas opções para os dias mais cinzentos e está localizado na Estrada Municipal, 200, Praia do Jardim

O que fazer em Angra dos Reis com Chuva: Um passeio pelos sabores de Angra

Para aqueles que ficam preguiçosos nos dias chuvosos, a sugestão é passar horas jogando conversa fora em algum barzinho ou se deliciando em alguma padaria ou café da cidade. Abaixo você vai descobrir alguns lugares que certamente vão te fazer esquecer-se da chuva lá fora.

Quintal da Frida

Além de saborear um delicioso café, que tal aliar literatura e arte à sua tarde chuvosa!? Essa combinação perfeita você encontra no Quintal da Frida, onde se preza pelo ótimo atendimento, os preços são acessíveis (tratando-se de Angra dos Reis) e o ambiente é muito bem decorado, inspirado na artista plástica Frida Kahlo. 

A cafeteria conta também com galeria e escola de artes, e está localizada no Centro, na Rua Coronel Carvalho, 87. O único “porém”, é que o espaço abre para funcionamento somente de segunda a sexta, então fique atento para não “perder a viagem”.

Cervejaria Mistura Clássica

Mistura clássica
Mistura Clássica

Criada na cidade de Volta Redonda, em 2003, a cervejaria hoje, está em uma das localizações mais privilegiadas de Angra dos Reis, em frente à Marina Verolme, e é a única do país que tem acesso por água e ar, além do terrestre.

Anexo à cervejaria, está o Bar da Fábrica, onde você encontra todos os rótulos da marca e petiscos para acompanhar sua cerveja.

A fábrica conta com um Beer Tour onde você pode acompanhar de perto todas as etapas de fabricação, mas que está sendo reformulado para melhor atender ao turista e as visitas devem retornar em breve. 

Onde ficar Angra dos Reis

3 hospedagens com excelente avaliações em Angra dos Reis
($) Os viajantes que querem economizar o Pousada Paraguaya é um dos hotéis que recomendo mais barato.
($$) Com excelente custo-benefício proximo aos pontos turisticos é o Pousada Entre Paraisos.
($$) Se quiser hospedar com maixmo de conforto o Morada do Aventureiro é uma das hospedagens preferidas.

Aos mochileiros de plantão a Le Monde Hostel é o que eu recomendo. Se você desejar, pode clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em Angra dos Reis.

Dicas para os viajantes em Angra dos Reis com Chuva

Para os que tiverem a oportunidade de visitar Angra de carro, um passeio muito legal é percorrer a Estrada do Contorno (existem linhas de ônibus também).

Mesmo nos dias de chuva, apesar de não poder desfrutar das lindas praias que costeiam essa estrada como em um lindo dia de sol, o visual é fascinante e ao longo do caminho você encontra bares, restaurantes e até algumas padarias.

Outro passeio interessante para ser feito de carro em Angra, é percorrer as ruas da cidade e admirar as construções históricas como, por exemplo, o Convento de São Bernardino de Sena e o Colégio Nava,l além da histórica e charmosa Vila de Mambucaba que pertence a Angra, que está em torno de 50 km do centro da cidade.

Planeje sua viagem para Angra dos Reis com chuva

Após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do ingresso Evite os famosos perrengue chique e compre todos os passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Civitatis.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Icone do onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

  1. achei ruim a postagem.
    as recomendações são de pontos aleatórios e isolados de Angra.
    os pontos de ilha grande não podem nem ser acessados com chuva.
    eu só consegui analisar isso porque já fui em angra várias vezes e já fui em ilha grande.
    se eu fosse turista e entrasse nessa tava ferrado.

    • Lamento que você não tenha gostado da postagem, Anônimo. Seu feedback é importante e será levado em consideração para melhorar a qualidade das recomendações futuras. É crucial fornecer informações precisas e úteis aos leitores, especialmente sobre os pontos turísticos que podem ser afetados pelo clima. Agradeço por compartilhar sua experiência e espero que suas próximas visitas a Angra e Ilha Grande sejam mais satisfatórias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias