O que fazer em Angra dos Reis: 10 Dicas de Passeios e onde ficar

Compartilhar

Se quiser saber um pouco mais, veja aqui algumas das melhores dicas do que fazer em Angra dos Reis.

O Brasil é privilegiado por sua abundância de riquezas naturais, e sabemos que uma diversidade de praias como as daqui não é tão simples de encontrar.

Exemplo disso é Angra dos Reis, destino que possui nada menos que 365 ilhas, que se encontram em meio a um mar de um extraordinário tom azul-esverdeado e com uma rica biodiversidade.

Na parte continental, você pode conhecer também um charmoso centro histórico para enriquecer ainda mais seus passeios.

Como chegar em Angra dos Reis

Angra dos Reis está a cerca de 153,6 quilômetros da capital do estado, Rio de Janeiro. Quem sai do Rio de carro em direção a Angra deve pegar a Avenida Brasil e, em seguida, a Rodovia Rio-Santos (BR-101).

Para quem não tem carro ou acha mais prático utilizar o transporte público, a viagem também é tranquila: você encontra horários saindo do Rio de Janeiro com destino a Angra dos Reis pela Companhia Costa Verde.

Mas se você estiver em busca de rapidez em sua viagem, uma boa opção é fazer o trajeto de avião. A cidade conta com um aeroporto de pequeno porte, mas, se você não encontrar o que procura, pode voar até a capital, que conta com grandes aeroportos como o Aeroporto Santos Dumont e o Aeroporto do Galeão.

Melhor época para visitar Angra dos Reis

A decisão de qual época escolher para programar o que fazer em Angra dos Reis depende, principalmente, do seu gosto. Se você gosta de agito e badalação, o verão é a época para você, pois é considerado a alta temporada na região.

Por outro lado, se você é do tipo que foge de lugares cheios, considere programar sua viagem para a baixa temporada, por exemplo, a partir de março.

Outro ponto a ser levado em consideração é o clima. O clima quente pede por uma praia, não é mesmo? Mas fique de olho na previsão do tempo, pois os meses do verão acabam sendo também mais chuvosos.

Quantos dias ficar em Angra dos Reis

Se você reparou bem, vai perceber que o número de ilhas de Angra dos Reis é 365 – tem uma ilha diferente para cada dia do ano, ou seja, não falta o que fazer em Angra dos Reis. Bem que a gente queria poder passar o ano todo curtindo esse destino, não é mesmo?

Mas, para programar sua viagem, leve em consideração que entre 5 a 7 dias você consegue curtir os principais passeios e ilhas em Angra dos Reis e ainda conhecer o centro.

O que fazer em Angra dos Reis

Centro Histórico de Angra dos Reis

4906 centro historico de angra dos reis 1
Centro Histórico de Angra dos Reis

É verdade que a fama de Angra é mais voltada para a beleza de suas praias e paisagens naturais.

Mas quem procura o que fazer em Angra dos Reis e curte arquitetura histórica não deve deixar de conhecer também o Centro Histórico da cidade, que está entre as mais antigas do país.

A fundação de Angra dos Reis ocorreu em 1556, mas registros históricos apontam expedições portuguesas na cidade já em 1502.

Passeando pelo Centro, você terá a oportunidade de conhecer lugares que marcaram a história de Angra, como a Igreja de Santa Luzia, a mais antiga da cidade, fundada em 1632, o Convento do Carmo, que também foi construído no início do século XVII, e outras localidades importantes, que possuem aquele charme único das cidades históricas.

Ponta da Piedade

4906 ponta da piedade 1
Ponta da Piedade

Uma das paisagens paradisíacas que tornam Angra uma cidade tão procurada é a Ponta da Piedade, praia localizada na Ilha da Gipóia. O cenário é formado por uma singela capela, conhecida como Igreja da Piedade.

Na maré baixa, uma estreita faixa de areia se revela, permitindo acesso às tranquilas e rasas águas, ideais para crianças e adultos aproveitarem.

Com tudo isso, não faltam motivos para que a Ponta da Piedade chame atenção e para que você a inclua no seu roteiro do que fazer em Angra dos Reis.

Mas o local se tornou ainda mais famoso por um motivo inusitado: foi a primeira Ilha de Caras, por onde já passaram diversas celebridades.

Te contarei agora as principais razões pelas quais sugiro os passeios com a empresa Civitatis:

-> Sua experiência será inesquecível e contribuirá para todas as lembranças de sua viagem
-> Diversos passeios para todos os públicos e todas as idades
-> Preços sem cobranças de reserva ou taxas ocultas
-> Compre seu ingresso antecipado e evite as filas nos pontos turísticos

Freguesia de Santana

Praia da freguesia de santana
Praia da freguesia de santana

O céu azul, o mar cristalino, o verde da natureza e as serenas e imponentes palmeiras imperiais tornam Freguesia de Santana um visual inesquecível.

A península, localizada na Ilha Grande, é formada por quatro praias: a Praia da Baleia, Praia da Grumixama, Praia da Freguesia e Praia da Freguesia do Sul, e foi sede de uma das maiores fazendas da região.

Atualmente, você encontra resquícios desta história na Igreja de Santana, construída em 1843.

Você vai viajar e não sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?

Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado!

Contrate um Seguro Viagem Nacional, para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.

Lagoa Azul

Lagoa azul | o que fazer em angra dos reis
Lagoa azul | o que fazer em angra dos reis

Se você estiver buscando o que fazer em Angra dos Reis para curtir um incrível mergulho com snorkel, o lugar ideal é a Lagoa Azul, uma piscina natural de águas incrivelmente azuis e com uma riquíssima biodiversidade, que com certeza proporcionará um passeio inesquecível.

Quem cresceu nos anos 90 e início dos anos 2000 com certeza se lembrou de cara do clássico filme tão repetido na Sessão da Tarde, e não por acaso: o local é chamado de Lagoa Azul justamente pelo seu visual, tão incrível quanto o do filme.

Praia do Dentista

Praia do dentista
Praia do Dentista

A Praia do Dentista é uma das praias mais bonitas da Ilha da Gipóia. Possui areia branquinha, além de um mar de águas calmas e bem transparentes.

Durante os finais de semana, a Praia do Dentista fica bem agitada, com os visitantes que chegam em barcos e lanchas para curtir a paisagem. Mas, durante a semana, é possível aproveitar a tranquilidade por lá.

A infraestrutura não é muito grande. Você encontra restaurantes flutuantes nos barcos, mas outra opção é levar seu próprio lanche.

Você pode ir até a praia em algum dos passeios que fazem tour pelas ilhas de Angra, como o passeio Ilhas Paradisíacas, uma das melhores dicas para quem busca o que fazer em Angra dos Reis.

Praia do Lopes Mendes

Outro lugar que não deve ficar de fora do seu planejamento do que fazer em Angra dos Reis é a Praia do Lopes Mendes, considerada uma das mais bonitas de todo o Brasil.

Com ondas fortes, atrai muitos surfistas que buscam essas condições para praticarem o esporte.

Apesar das ondas fortes, o mar é raso e é possível aproveitá-lo também para tomar banho de mar. A belíssima paisagem está bastante preservada, o que a torna ainda mais incrível.

Ilhas Botinas

Ilhas botinas
Ilhas Botinas

As Ilhas Botinas são duas pequenas ilhas conhecidas também como Ilhas Gêmeas. Cercadas de um mar azul de um tom caribenho, o seu entorno é ótimo para mergulhar com snorkel: as águas são cristalinas e é possível avistar os peixes tranquilamente nadando por ali.

Você não encontrará muita infraestrutura nas Ilhas, por isso, lembre-se de levar o que precisa.

A principal maneira de chegar até as ilhas é de lancha, e muitos dos passeios pelas ilhas da região incluem esta parada.

Vila do Abraão

A Vila do Abraão fica localizada na Ilha Grande, a maior das ilhas de Angra. Possui uma boa infraestrutura, já que ali está localizada a maior parte das pousadas da região.

Na Vila, você também encontra charmosos restaurantes, lojas de artesanato e agências de turismo.

Para quem busca o que fazer em Angra dos Reis, a Vila do Abraão conta também com belas cachoeiras, pontos turísticos históricos como a Igreja de São Sebastião e, é claro, lindas praias.

O acesso é pelo mar, por isso, não existem carros circulando por ali, aumentando o clima tranquilo e paradisíaco.

Lagoa Verde

Durante os momentos de maré alta, Ilha Grande fica separada da Praia da Longa, já durante a maré baixa, as duas praias são unidas por uma estreita faixa de areia. A belíssima piscina natural entre as duas ilhas é chamada de Lagoa Verde.

Não faltam paisagens incríveis em Angra dos Reis, e uma delas é a Lagoa Verde, que ganha esse nome devido ao tom esverdeado dos corais. É um dos lugares ideais para praticar snorkel, com águas tranquilas e ricas em biodiversidade.

Passeio de Escuna

Barco em angra dos reis
Barco em Angra dos Reis

Como os principais atrativos de Angra dos Reis são as maravilhosas ilhas espalhadas pela região, a melhor maneira de se deslocar para conhecer as praias é pelo mar.

Por isso, é uma boa opção encontrar um dos passeios de escuna, uma embarcação de madeira que pode acomodar um grande número de passageiros, dependendo do seu porte.

Existem diferentes tipos de passeios, que podem ser combinados nas agências e hospedagens de Angra.

Onde ficar em Angra dos Reis

Booking.com

3 hospedagens com excelente avaliações em Angra dos Reis
($) Os viajantes que querem economizar o Pousada Paraguaya é um dos hotéis que recomendo mais barato.
($$) Com excelente custo-benefício proximo aos pontos turisticos é o Pousada Entre Paraisos.
($$) Se quiser hospedar com maixmo de conforto o Morada do Aventureiro é uma das hospedagens preferidas.

Aos mochileiros de plantão a Le Monde Hostel é o que eu recomendo. Se você desejar, pode clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em Angra dos Reis.

Onde comer em Angra dos Reis

Depois de todos esses passeios incríveis, bate aquela fome… E é sempre bom ter em mente alguns lugares para experimentar a gastronomia do local. Veja aqui algumas dicas do que fazer em Angra dos Reis para comer bem.

Já começou a salivar pensando nos frutos do mar fresquinhos que você vai encontrar em Angra dos Reis? O Restaurante Samburá tem essa especialidade, e há mais de 25 anos serve delícias como lula recheada, casquinhas de siri, moquecas e muito mais.

Se o que você busca é um restaurante mais estilo pé na areia, onde você possa apreciar um drink ou uma cerveja enquanto contempla o mar, o Bar e Restaurante Lua e Mar pode ser uma boa escolha. Lá você encontra uma diversidade de pratos, entre petiscos, massas, pastéis e saladas. Um dos mais tradicionais é o peixe com banana, vale a pena experimentar.

Já para quem procura o que fazer em Angra dos Reis para curtir uma refeição deliciosa em um lugar charmoso, o Chez Dominique é a minha dica. Com um cardápio baseado na gastronomia francesa, o Chez Dominique costuma encantar pelos sabores e pela localização, às margens do canal.

O que fazer em Angra dos Reis à noite

Se você gosta de uma balada ou simplesmente curtir a noite, saiba que existem boas opções do que fazer à noite em Angra dos Reis.

Para sair para dançar e beber, a dica é procurar por alguma das boates mais populares da região.

É o caso, por exemplo, da Boate Hipnose, onde você pode se jogar e aproveitar os mais animados estilos musicais, como funk, música eletrônica e sertanejo. Outra dica é o Netuno Beach Lounge, que, combinando com os luxuosos passeios de Angra, acontece no deck do Iate Clube Aquidabã.

Mas se o que você quer é uma programação mais tranquila, talvez beber uma cerveja e comer um lanche, uma boa dica é o Old Republic Burguer Bar. Você experimenta um dos deliciosos hambúrgueres e pode ainda curtir os drinks e sobremesas.

Dicas para os viajantes de Angra dos Reis

Com essa riqueza de espécies e águas cristalinas, Angra dos Reis é um dos melhores destinos no Brasil para praticar mergulho. Se você quiser ir além do snorkel, procure uma empresa confiável e aproveite o visual marinho.

A melhor maneira de se deslocar entre as ilhas de Angra, como você já viu, é via mar. Mas se os passeios de escuna são muito agitados pra você, considere um passeio de lancha, mais privativo.

Gostou dessas dicas do que fazer em Angra dos Reis?

Boa viagem e aproveite a cidade!

Planeje sua viagem para Angra dos Reis

Após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do ingresso Evite os famosos perrengue chique e compre todos os passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Civitatis.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias