O Que Fazer Em Aquiraz: Os Melhores Pontos Turísticos

Compartilhar

Que o nordeste brasileiros é cheio de destinos impressionantes com paisagens de tirar o fôlego, todo mundo já sabe.

No entanto, algumas cidades permanecem um pouco isoladas do radar dos turistas, como é o caso da que iremos falar ao longo deste post. Portanto, se você quer conhecer mais e saber tudo sobre o que fazer em Aquiraz, continue conosco.

Um pouco sobre a historia de Aquiraz

32915 vista de aquiraz 1
Vista de Aquiraz

Aquiraz fica localizada no litoral do estado do Ceará, a pouco mais de 30 quilômetros da capital Fortaleza. Sendo o lar de aproximadamente 80 mil pessoas, este município é bastante conhecido pelas suas praias maravilhosas e também pelos parques aquáticos que abriga, porém oferece atrações além das suas belezas naturais.

Este município foi fundado em 1699, embora sua emancipação só tenha acontecido em 1917, portanto é uma cidade relativamente nova. Ainda assim, para muitos é conhecida como a primeira capital do estado do Ceará, o que demonstra toda a sua importância histórica.

Um aspecto bastante interessante dessa cidade é sua forte relação com suas raízes indígenas e africanas, o que faz com que a  cultura de Aquiraz seja bastante interessante e atraente aos turistas que decidem visitá-la.

Quando visitar Aquiraz

Embora esta cidade tenha um clima bem agradável na maior parte do ano, ainda mais para quem curte um bom calor, sem dúvidas, a época de alta temporada, ou seja o verão, é o melhor momento para visitar Aquiraz, isso porque o tempo está aberto e bem quente, ideal para aproveitar ao máximo suas belas praias.

Já entre abril e maio, o tempo costuma ficar mais chuvoso, o que pode decepcionar um pouco os turistas, e até mesmo estragar a viagem. Por isso, é uma época em que é melhor evitar, pois as alternativas de o que fazer em Aquiraz tendem a ficar um pouco limitadas.

O que fazer em Aquiraz: Os Pontos Turísticos

Agora vamos ao que interessa, as melhores dicas sobre o que fazer em Aquiraz. Aqui, pretendo trazer opções variadas, desde as mais visitadas até aqueles pouco exploradas turisticamente, mas que certamente valem um passeio.

Venha conferir minhas indicações sobre o que fazer em Aquiraz:

Engenhoca Park

32915 engenhoca park 1
Engenhoca Park

Apesar das praias serem as recomendações mais óbvias sobre o que fazer em Aquiraz, irei começar minha lista indicando um passeio igualmente agradável, e indispensável para quem ama uma boa aventura e a sensação de adrenalina.

O Engenhoca Parque é uma ampla área verde, cheio de atrações para adultos e crianças. Entre as possibilidades de lazer que este lugar oferece está tirolesa, arvorismo, passeios de caiaque e até pesca.

Além disso, a estrutura é excelente para receber visitantes, sendo que possui restaurante, espaço infantil, amplo estacionamento e mais. Vale a pena visitar seja com a companhia que for.

Beach Park

32915 beach park 1
Beach Park

Se este não for o lugar mais procurado pelos turistas que vão até esta cidade, certamente está nas primeiras colocações desta lista. Isso porque o Beach Park é um parque aquático muito conhecido na região, e esta fama não é à toa, visto que o lugar é muito bonito, cheio de atrações e muito bem estruturado, sendo considerado um dos melhores de toda a América Latina.

Além de piscinas impressionantes, este parque possui extensos toboáguas, playgrounds aquáticos e diversas outras atrações, que são separadas em níveis de aventura, tendo opções para a família, moderada e radical.

O Beach parque também funciona como um complexo turístico e resort, sendo assim lá também tem um hotel, restaurante, além de fácil acesso às praias de Aquiraz.

Praia Porto das Dunas

32915 praia porto das dunas 1
Praia Porto das Dunas

Agora vamos a primeira indicação de praia para os turistas que amam o mar. A Praia Porto das Dunas é um lugar paradisíaco, com água limpa e areias bem claras, sendo uma das mais procuradas pelos turistas, e com toda certeza deve está presente na sua lista de o que fazer em Aquiraz.

Sua orla é cheia de opções de comércio, como bares e restaurantes, ela também fica bem pertinho do Beach Park, o que é ótimo para os viajantes que desejam conhecer mais coisas sem que precisem fazer um deslocamento muito grande.

Praia do Batoque

32915 praia do batoque 1
Praia do Batoque

Já para quem curte praias mais isoladas, pode incluir a Praia Batoque na sua lista de o que fazer em Aquiraz. Este lugar é verdadeiramente paradisíaco, e costuma estar mais vazio, o que permite um senso maior de privacidade.

Porém, ainda que não seja uma das mais conhecidas, esta praia conta com uma boa estrutura, por mais que seja bem restrita em comparação a outras localidades. Dessa forma, há várias barraquinhas por perto, além de aluguel de cadeiras e guarda sol.

Vila Azul do Mar

32915 vila azul do mar
Vila Azul do Mar

Outra dica de o que fazer em Aquiraz é ir até a Vila Azul do MAR, que também fica dentro do Beach Park, mas vale a pena conhecer mesmo se você não for aproveitar as outras atrações do parque aquático.

O lugar simula uma pequena vila praiana, com uma decoração bem feita, e tem todas as atrações que um turista irá gostar. Assim, lá dentro há bares, restaurantes, lojas, espaços para jogos e brincadeiras, além de palco para apresentações culturais.

Museu Sacro São José de Ribamar

32915 museu sacro sao jose de ribamar 1
Museu Sacro São José de Ribamar

Para finalizar minhas dicas sobre o que fazer em Aquiraz, irei recomendar um espaço que reúne muito da cultura e história, não só do município, mas de toda a região.

O Museu Sacro São José de Ribamar reúne muitas obras antigas, confeccionadas desde os tempos coloniais, como pinturas, esculturas, além de outros tipos de objetos.

Apesar de ser um espaço relativamente simples, estando localizado dentro de uma casa colonial que não possui uma grande estrutura, é o tipo de passeio que irá ajudar o turista a entender mais a cidade, seu povo e seus costumes.

Centro Histórico de Aquiraz

O Centro Histórico de Aquiraz é um lugar cheio de história e cultura! É a primeira capital do Ceará e mantém construções do século XVIII, como a igreja Matriz de São José, que é a segunda igreja mais antiga do estado. O Centro Histórico possui atrativos turísticos como o Museu Sacro São José de Ribamar, Praça Matriz, Casa do Capitão-Mor e Mercado das Artes.

Onde comer em Aquiraz

Além de visitar os pontos turísticos da cidade, outra coisa incrível para colocar no seu roteiro de o que fazer em Aquiraz é conhecer os restaurantes da cidade. Afinal, por ser uma cidade turística, este município possui ótimos estabelecimentos, para todos os tipos de paladares.

 E além da diversidade de pratos e estilos culinários, também há variedade de preços e ambientações. Deste modo, o viajante pode selecionar os lugares que mais lhe agradam para curtir e curtir um almoço ou jantar maravilhosos.

Restaurante Mirante das Gaivotas

Restaurante mirante das gaivotas
Restaurante Mirante das Gaivotas

Se você deseja um lugar refinado, que além de boa comida também oferece uma ambientação belíssima, o Mirante das Gaivotas é o lugar certo para você. Este restaurante tem como carro chefe os frutos do mar.

Entre suas melhores opções estão pratos com camarão e polvo, sendo que os acompanhamentos também são magníficos. Além disso, há diversas opções de bebidas, alcoólicas ou não. O atendimento é ótimo também, por ser bastante prático e eficiente.

Restaurante Benjamim

Galinha caipira
Galinha Caipira

Já para quem está em busca de um lugar mais simples, mas com uma comida igualmente deliciosa, a dica é o Restaurante Benjamim. Este estabelecimento é especialista em comida brasileira, e seu cardápio tem tudo de melhor da gastronomia regional.

Minhas dicas para os clientes é que peçam um baião de dois com queijo coalho, ou um prato com cupim bovino. Ambos vem muito bem preparados, além de ser uma porção bem grande, ideal para várias pessoas. Já de acompanhamento não posso deixar de indicar o elogiado torresmo servido no local.

Restaurante Absoluto Praia

Por fim, outra dica maravilhosa de onde comer em Aquiraz é o Absoluto Praia, um restaurante com um cardápio que oferece o melhor da culinária sul-americana, além de algumas receitas intercontinentais.

O espaço é amplo e bem aconchegante, já em relação aos preços, ainda que não sejam os mais baixos da cidade, eles não são nada absurdos, e valem bastante a pena diante do serviço oferecido.

Minhas dicas ficam para o caranguejo, muito bem feito pela equipe de cozinheiros do local, além do camarão empanado, ideal para quem quer um petisco após sair do mar.

Onde ficar em Aquiraz: Melhores Hotéis e Pousadas

A hospedagem também é um aspecto bastante importante da viagem, afinal, este é o lugar responsável pela parte do descanso, ou seja, é essencial que seja aconchegante.

Pousada e Restaurante Vitória Aquiraz

32915 pousada vitoria aquiraz
Porto das Dunas Praia Hotel

Esta pousada é ideal para quem deseja ficar próximo dos principais pontos turísticos da cidade, pois sua localização é ótima. Além disso, a estrutura é ótima, sendo que os quartos são bem equipados, e no seu exterior há piscinas e até mesmo um restaurante.

Em relação aos preços, eles são bem em conta comparado a outras opções de hospedagem em Aquiraz.

Pousada Italia Beach

32915 pousada italia beach
Pousada italia beach

Descubra o encanto da Pousada Italia Beach em Aquiraz, Brasil! Localizada em uma região privilegiada, a pousada oferece quartos confortáveis, piscina refrescante e acesso Wi-Fi gratuito.

Aproveite a proximidade de deliciosos restaurantes de frutos do mar e explore as belas praias de Porto das Dunas.

Reserve agora e desfrute de uma estadia relaxante e memorável na Pousada Italia Beach.

Porto das Dunas Praia Hotel

32915 porto das dunas praia hotel
Porto das Dunas Praia Hotel

Essa dica de hospedagem é para quem prioriza um serviço de primeira classe. Isso porque o Hotel Porto das Dunas é simplesmente magnífico, tanto no que diz respeito a sua estrutura, quanto ao atendimento que oferece aos hóspedes.

Os quartos são bem espaçosos e contam com tudo que um turista pode precisar. Dentro dele ainda há restaurante, academia, jardim e uma bela piscina ao ar livre. O café da manhã vem incluso e o buffet é simplesmente incrível.

Como chegar em Aquiraz

Mas antes de falarmos sobre o que fazer em Aquiraz, vamos falar um pouco sobre como chegar até essa cidade. O legal é que essa tende a ser uma viagem tranquila, visto que há várias formas de chegar até este destino. Confira quais são elas:

Como chegar em Aquiraz de ônibus

Ônibus é quase sempre a primeira opção para quem pensa em viajar, isso porque este tipo de transporte tende a ser mais econômico, além de bastante acessível. Dessa forma, é uma boa opção para quem deseja chegar até Aquiraz.

Há diversos ônibus que vão diretamente até esta cidade, principalmente de municípios da região. No entanto, quando a cidade de origem do turista não fornece essa opção, a dica é ir até Fortaleza e de lá pegar um outro ônibus até Aquiraz.

Em geral a passagem é bem barata e o trajeto é curto, o que faz com que este seja um desvio pouco significativo.

Como chegar em Aquiraz de carro

Viajar de carro é sempre uma opção bastante desejada pelos turistas, pois ele fornece a possibilidade de ter um veículo próprio para se locomover dentro da cidade, facilitando o deslocamento entre os pontos turísticos.

No entanto, algumas desvantagens podem ser apontadas em fazer essa viagem de carro, a primeira é o custo, que costuma sair mais elevado.

Ainda assim, é uma alternativa a ser considerada, ainda mais em épocas em que a gasolina não está com o preço tão elevado.

Porém, uma dica fundamental antes de viajar de carro é realizar uma boa vistoria no automóvel, afinal, ninguém merece passar perrengues por conta de um mau funcionamento do veículo. 

Como chegar em Aquiraz de avião

Apesar de dentro de Aquiraz não existir nenhum aeroporto, viajar de avião é uma alternativa viável graças a sua proximidade com a capital Fortaleza, onde está localizado o Aeroporto Internacional Pinto Martins, um dos maiores de todo o nordeste brasileiro.

Assim como no caso dos ônibus, basta os turistas chegarem lá e seguirem viagem até Aquiraz. Para quem deseja economizar, uma dica bastante importante é comprar as passagens antecipadamente, além de estar sempre atento ao site de companhias aéreas para aproveitar possíveis promoções.

Dicas finais para o viajante de Aquiraz

Aquiraz é uma cidade pequena, mas repleta de riquezas turísticas. Localizada a 33 km de Fortaleza, a região é conhecida por suas praias, passeios de buggy pelas dunas, pousadas, restaurantes e atividades aquáticas.

É possível experimentar um passeio calmo na Praia do Iguape ou viver a agitação da Praia do Presídio, a Praia Barro Preto e a Praia do Japão além de ser sede do maior parque aquático da América Latina, o Beach Park.

A cidade mantém um rico patrimônio cultural, como o centro das rendeiras, onde as nativas tecem suas rendas, e a arte sacra do Ceará.

Em resumo, Aquiraz é uma cidade que deve ser visitada e experimentada.

Passear pelos seus pontos turísticos são a oportunidade perfeita para viver uma viagem inesquecível, com roteiros de viagem cheios de atividades, pousadas confortáveis e restaurantes saborosos. 

Não perca a chance de conhecer a cidade, e faça já seu roteiro de viagem!

Não deixe de compartilhar suas dicas de viagem e passeios com a gente, deixe um comentário abaixo e contribua para a evolução das nossas dicas. Viaje agora mesmo para Aquiraz!

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias