O que fazer em Araraquara: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

DestinoO que fazer em Araraquara: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

Com boas opções de programações culturais, parques e praças, Araraquara é uma ótima cidade para quem busca fazer um passeio de final de semana ou feriado. A cidade é conhecida por sua extensa área verde, com mais de 90.000 árvores que lhe renderam o título de terceira cidade mais arborizada do Brasil. Se você quer descobrir mais sobre este município do interior de São Paulo, veja aqui algumas boas dicas do que fazer em Araraquara. 

Como chegar em Araraquara

Araraquara está a cerca de 274 quilômetros da cidade de São Paulo. Por isso, dependendo de onde você sai, é uma boa ideia ir para a capital e de lá seguir viagem. Se você optou por fazer a viagem de avião, pode pousar no Aeroporto Viracopos, no Aeroporto Internacional de Guarulhos ou no Aeroporto Congonhas, todos em São Paulo. Outra opção é parar no Aeroporto de São José do Rio Preto e de lá seguir até Araraquara.

Para ir de São Paulo a Araraquara, você pode escolher entre o carro ou o ônibus. De carro, a principal via de acesso é a Rodovia dos Bandeirantes. De ônibus, você encontra opções de horários com diferentes companhias, como a Empresa Cruz, a Viação Cometa e a Danúbio Azul.

Quando visitar Araraquara

Você encontrará o que fazer em Araraquara em qualquer época do ano, mas se tiver interesse em acompanhar alguma das populares festas que acontecem na cidade, pode programar sua viagem para os meses de junho ou julho, quando acontece a tradicional Quermesse de Santo Antônio e a Festa Junina do Assentamento Bela Vista, evento que há mais de 20 anos ocorre em um assentamento da reforma agrária na cidade com sede em uma antiga fazenda de café.

O que fazer em Araraquara

Museu Ferroviário

O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo tem sua sede na antiga Estação Ferroviária da cidade, construída em 1912. Conserva muitas das instalações originais da estação, como, por exemplo, os guichês de bilheteria e um relógio do século XIX. Além disso, o Museu exibe ferramentas, documentos, fotografias e painéis que remetem à história ferroviária da cidade. Outra atração é a Sala Memorial do Imigrante, que conta com um acervo referente à história das culturas japonesa, italiana e portuguesa que imigraram para Araraquara.

Rua Voluntários da Pátria

Uma das ruas mais marcantes para quem procura o que fazer em Araraquara é a Rua Voluntários da Pátria, também chamada de Rua 5. O nome desta rua guarda uma forte história, pois homenageia os jovens voluntários araraquarenses que lutaram na Guerra do Paraguai, no século XIX.

A rua chama atenção, ainda, por ser bastante arborizada: possui um túnel de árvores da espécie oiti, plantado em 1911, e que hoje é tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade.

Apesar de ser uma atrativo simples, a Rua Voluntários da Pátria é considerada como um dos cartões postais de Araraquara, e é um bom cenário para um passeio a pé ou para tirar boas fotos.

Nesta rua, também se encontra o chamado Museu a céu aberto, onde placas explicativas indicam as pegadas de animais pré-históricos encontradas por ali.

Matriz de São Bento

Se há um ponto turístico cuja história está totalmente ligada à história do município é a Matriz de São Bento: foi a primeira construção feita na cidade, e em torno dela é que Araraquara foi crescendo. Apesar disso, a Matriz dedicada ao padroeiro da cidade já foi reconstruída diversas vezes, sendo que a atual teve sua construção iniciada em 1961 e foi finalizada cerca de 50 anos depois, em estilo eclético romano.

Parque Infantil Leonor Mendes de Barros

O Parque Infantil de Araraquara é um dos lugares mais procurados por quem gosta de praticar esportes e estar em contato com a natureza. Com pista asfaltada, uma Praça do Idoso boa para praticar exercícios físicos leves e brinquedos infantis, o Parque é muito visitado por moradores e turistas em busca do ar fresco e do ambiente gostoso que só a natureza proporciona.

Outro detalhe interessante é que em alguns lugares da calçada se pode ver pegadas de animais pré-históricos deixadas nas lajes de arenito Botucatu, preservadas há milhões de anos.

Museu de Arqueologia e Paleontologia

Por falar em animais pré-históricos, essa dica vai interessar crianças e adultos curiosos e todos aqueles que gostam de história. O Museu de Arqueologia e Paleontologia é um museu educativo e científico que exibe pegadas de dinossauros em lajes de arenito extraídas na região de Araraquara, além de originais e réplicas de diversas espécies pré-históricas. O Museu homenageia, ainda, o paleontólogo Giuseppe Leonardi, um dos primeiros a se dedicar ao estudo dos fósseis encontrados na cidade.

Parque do Basalto

Outra dica para quem procura o que fazer em Araraquara para encontrar um bom espaço ao ar livre para um passeio é o Parque do Basalto. Com uma rica biodiversidade ao longo de seus 65 mil metros quadrados, o Parque possui área para piqueniques e caminhadas e até escalada e rapel para os mais radicais. Além disso, conta com belas cachoeiras, quiosques e parque infantil, sendo um verdadeiro refúgio urbano.

Arena da Fonte Luminosa

Se os amantes de esportes já estão se perguntando o que fazer em Araraquara, aí vem uma dica: o Estádio Dr. Adhemar Pereira de Barros, também conhecido como Fonte Luminosa. Inaugurado em 1951, o Estádio passou por uma grande reforma em 2009, se transformando em Arena Multiuso.

Parque do Pinheirinho

Já deu para ver que a presença de espaços ao ar livre e em meio à natureza é um dos pontos fortes da cidade e uma das principais dicas para quem procura o que fazer em Araraquara. Uma dessas opções é o Parque do Pinheirinho. Para começar, uma das atrações do Pinheirinho é a represa, ideal para quem gosta de se refrescar nadando nos dias quentes. Além disso, o parque possui espaços para caminhada, quiosques e churrasqueiras, quadras para esportes como futebol e vôlei e uma bela paisagem para quem quiser passar o dia contemplando.

Igreja Santa Cruz

A Igreja Santa Cruz é outro dos pontos turísticos da cidade, tanto para os viajantes religiosos, que se sentem próximos do sentido divino destes templos, quanto para outros viajantes que se interessem por conhecer a beleza arquitetônica e histórica destes edifícios. Foi construída em imponente estilo gótico, com um belo vitral em sua parte frontal.

Museu de Imagem e de Som “Maestro José Tescari”

Para quem gosta de cultura e, principalmente de música, o Museu de Imagem e de Som é um prato cheio! O MIS homenageia o Maestro José Tescari, músico que nasceu na Itália mas se radicou no Brasil e viveu parte da vida em Araraquara, onde fundou o Conservatório Dramático e Musical de Araraquara, a Orquestra Sinfônica e o Quarteto de Cordas da cidade. Além de homenagear o Maestro, o Museu possui um acervo com importantes conteúdos audiovisuais que apresentam a cultura da cidade.

Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria

O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria é o museu mais antigo de Araraquara, fundado no fim dos anos 50. O extenso acervo, de cerca de 3 mil peças, além de guardar armamentos e medalhas pertencentes aos jovens que se voluntariaram para lutar na guerra do Paraguai, apresenta objetos diversos que tratam da história da cidade.

Chácara Sapucaia

Local cheio de história em Araraquara, a Chácara Sapucaia já foi uma Fazenda pertencente ao cafeicultor Pio Lourenço Corrêa, e onde, segundo se conta, o escritor modernista Mário de Andrade, sobrinho de Pio, teria escrito o icônico “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter”. Atualmente, a Chácara abriga o Centro Cultural Professores Waldemar e Heleieth Saffioti, onde são desenvolvidos projetos culturais e educativos voltados à sociedade.

Onde ficar em Araraquara

Já sabe o que fazer em Araraquara? Então está quase pronto para botar o pé na estrada, mas antes, pare um pouco para planejar onde se hospedar na cidade. Aqui vão algumas dicas com um bom custo benefício para você.

A primeira dica é o Hotel Araucária Flat. Os elegantes quartos do Hotel possuem ar condicionado, wi fi, mesa de trabalho e TV de tela plana. O Araucária ainda apresenta restaurante e serve um café da manhã para os hóspedes.

Outra opção para quem busca o que fazer em Araraquara para ficar bem acomodado é o Comfort Hotel Araraquara. Suas acomodações possuem TV, wi fi, ar condicionado, mesa de trabalho e frigobar. Nas áreas comuns, os hóspedes podem aproveitar a piscina e a academia do Hotel. O café da manhã é oferecido pelo Comfort, que ainda possui bar, para quem gosta de bons drinks.

Dicas para os viajantes de Araraquara

Não quer ir embora sem fazer algumas comprinhas? Minha última dica é que você conheça o Mercado Municipal da cidade, que já existe há mais de 60 anos. O Mercadão é cheio de lojas tradicionais de Araraquara, que ao longo dos anos foram se juntando aos novos estabelecimentos, que fizeram com que o mercado permanecesse como um centro comercial da cidade mesmo diante do surgimento dos modernos shoppings e supermercados.

Gostou das dicas do que fazer em Araraquara?

Boa viagem e aproveite a cidade!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.