O que fazer em Arraial do Cabo: Praias, passeios e pousadas

Compartilhar

Caribe brasileiro ou Caribe carioca! Esses são outros nomes que você vai escutar para falar sobre Arraial do Cabo. O motivo é simples: a beleza de Arraial do Cabo é surreal, o mar é um dos mais cristalinos do país e o agito é certo.

Arraial do Cabo é muito bem localizado, na região dos Lagos no Rio de Janeiro, tendo como vizinhos Búzios e Angra dos Reis. Arraial do Cabo é um dos destinos mais queridinhos dos visitantes do mundo todo.

Como chegar a Arraial do Cabo

Arraial do Cabo fica na região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro. Junto com ela está Búzios e Cabo Frio que também são conhecidas por estar na Costa do Sol. Para chegar até Arraial do Cabo há varias opções:

Como chegar a Arraial do Cabo de Avião

Se você está partindo de qualquer outra região do Brasil que não seja o Sudeste, a melhor opção é ir de avião e desembarcar no Aeroporto de Galeão no Rio de Janeiro.

De lá, é só pegar um ônibus da Viação 1001 e partir direto para Arraial do Cabo.

Se você descer no Aeroporto de Santos Dumont vai ter que ir até a Rodoviária Rio Novo, para pegar o mesmo ônibus da Viação 1001 para Arraial.

Como chegar a Arraial do Cabo de carro

Se você está no Sudeste em São Paulo, Minas Gerais ou Espírito Santo, além de vir de avião e fazer o processo falado acima você ainda tem duas opções:

Venha de carro, fazendo uma viagem entre 9 e 11 horas, a depender do seu local de partida. Podendo entrar ou não dentro do Rio de Janeiro para fazer uma pausa para abastecer ou para o café.

Como chegar a Arraial do Cabo de ônibus

Com viagem aproximada também de 10 a 12 horas. A Viação Útil faz esse trajeto de todos os estados para o Rio de Janeiro e de lá você pode pegar um ônibus da Viação 1001 na rodoviária Rio Novo e partir para Arraial do Cabo.

Partindo do Rio, o trajeto dura cerca de 2 horas pegando a Rio Niteroi, de carro ou de ônibus.

Qual a melhor época para visitar Arraial do Cabo

Arraial é uma região tropicalissima e faz sol mesmo no inverno. Porém, o mar de Arraial é um pouco gelado e no inverno fica ainda mais.

A melhor época para visitar Arraial do Cabo vai depender do seu estilo. Se você procura uma viagem mais tranquila, a baixa temporada é o ideal, nós meses de Maio a Outubro você vai encontrar um Arraial mais ameno.

Agora, se você procura agito o melhor é ir entre os meses de Novembro a Março, principalmente no Réveillon e Carnaval. Praias lotadas, muita música e gente bonita. No entanto, os preços costumam ser um pouco inflacionados nessa época, vá preparado. 

Quanto tempo ficar em Arraial do Cabo

Um roteiro de 4 a 5 dias é suficiente para você aproveitar todas as belezas que Arraial do Cabo tem. Se você quiser expandir o passeio para as outras cidades próximas como Búzios e Cabo Frio, considere ficar uma semana por lá.

Como circular em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é uma pequena cidade e por isso é muito fácil andar a pé por lá. As praias são de fácil acesso e não é preciso carro.

No entanto, um carro pode te ajudar a chegar mais rápido ou a visitar as cidades próximas. O transporte público de Arraial não é dos melhores, mas você pode andar de táxi ou Uber tranquilamente.

Há muitas opções de barcos e boats lá também com preços bem acessíveis.

O que fazer em Arraial do Cabo

Praia do Farol

Praia do farol | o que fazer em arraial do cabo
Praia do Farol | O que fazer em Arraial do Cabo

A Praia mais cristalina de Arraial do Cabo, com água bem quentinha e passeios legais. Porém bastante movimentada, principalmente, nos fins de semana.

Mas vale a pena dar uma passadinha lá.

Prainha 

Umas das praias mais queridinhas de Arraial, bem espaçosa, águas cristalinas, temperatura boa, areia branquinha, muito sol e calor.

Possui boa infraestrutura com quiosques e bares, mas as vezes os preços podem ser meio salgados.

Vá preparado.

Praia do Forno

A Praia do Forno é paradisíaca é muito tranquila. Lá e pouco movimentada, sendo um ótimo lugar para deitar na areia e relaxar.

Lá não tem nenhum serviço de bar ou quiosques e é preciso tomar cuidado com as águas vivas. 

Praia do Pontal

Capa - praia do pontal e ilha | credito fernando oliveira por flickr
Capa – Praia do Pontal e Ilha | Credito Fernando Oliveira por Flickr

Cenário paradisíaco, piscina rasa, longa faixa de areia, bem afastada da cidade, muito tranquila para passear, curtir a paz e a natureza.

A Praia do Pontal tem muita natureza nativa e atividade de pesca. Dá até pra levar um peixinho para o jantar em casa.

Prainhas do Pontal do Atalaia 

Prainhas do pontal do atalaia | o que fazer em arraial do cabo
Prainhas do Pontal do Atalaia | O que fazer em Arraial do Cabo

A favorita de Arraial do Cabo, por ter um visual paradisíaco, com as águas mais azuis da região. Boa infraestrutura com bares e quiosques, longa faixa de areia e mar calmo.

Se você tiver que escolher uma praia para conhecer em Arraial, escolha essa.

Praia dos Anjos

A Praia mais badalada de Arraial com vida noturna, muitos bares, quiosques, restaurantes e muitos barcos.

É da Praia dos Anjos que partem todos os passeios de barcos, táxis marítimos ou boats. Apesar de tudo isso, a água do mar é cristalina é muito bem conservada.

Praia Grande

Por do sol na praia grande | o que fazer em arraial do cabo
Por do sol na Praia Grande | O que fazer em Arraial do Cabo

Outra Praia super agitada em Arraial do Cabo, com muita vida noturna, bons restaurantes e bares, esportes aquáticos e muita gente bonita.

Muito fácil acesso, perto do centro da cidade. Só tome cuidado com as fortes ondas e o mar gelado.

Praia da Brava

A natureza mais exuberante você encontra na Praia da Brava. Muito movimentada e agitada, tem boa infraestrutura e opções para você passar boas horas de lazer por lá.

Porém ela não tem muito fácil acesso, cuidado com os idosos e crianças.

Trilha até o Mirante da Cabocla e Lago do Amor

Nem só de praias vive Arraial do Cabo, por lá é possível fazer boas trilhas como a do Mirante da Cabocla que passa por algumas praias, em meio a uma bela vegetação.

O destino final pode ser a Prainha – Praia do Forno ou o Lago do Amor que é uma piscina natural, que se forma somente em dias de maré alta da Praia Grande.

O Lago ganhou esse nome por ter um leve formato de coração. Passeio surreal!

Passeio em Arraial do Cabo

Te contarei agora as principais razões pelas quais sugiro os passeios com a empresa Civitatis:

-> Sua experiência será inesquecível e contribuirá para todas as lembranças de sua viagem
-> Diversos passeios para todos os públicos e todas as idades
-> Preços sem cobranças de reserva ou taxas ocultas
-> Compre seu ingresso antecipado e evite as filas nos pontos turísticos

Passeio de Barco

Barco em arraial | o que fazer em arraial do cabo
Barco em Arraial | O que fazer em Arraial do Cabo

Em Arraial do Cabo uma das atrações mais procuradas são os passeios de barco. Todos eles têm partida da Praia dos Anjos e lá e possível encontrar passeios de todos os tipos.

Você dar uma voltinha pelas principais praias de Arraial ou então fazer uma viagem mais longa até Búzios ou Cabo Frio, por exemplo.

Mergulho em Arraial do Cabo

Mergulho em arraial do cabo | o que fazer em arraial do cabo
Mergulho em Arraial do Cabo | O que fazer em Arraial do Cabo

Os mergulhos são outra marca registrada de Arraial do Cabo. As águas cristalinas, lotadas de espécies aquáticas fazem o maior sucesso entre os mergulhadores.

Lá você encontra diversas opções de empresas para te auxiliar nessa aventura, agende o seu mergulho em Arrarial

Conheça os arredores de Arraial do Cabo

Cabo Frio

Capa - cabo frio
O que fazer em Cabo Frio

A cidade de Cabo Frio é uma das regiões mais populosas no Rio de Janeiro. Tudo isso se deve às boas atrações que se tem por lá, além das praias agitadas de mar cristalino.

A cidade de Cabo Frio é muito urbana, com varias pousadas e hotéis perto das praias, muitos restaurantes, bares e vários pontos turísticos para se conhecer como o Forte São Mateus e a paradisíaca Ilha do Japonês.

Búzios 

Passeios em búzios
Passeios em Búzios | Os arredores de Arraial do Cabo

Sem dúvidas uma das cidades mais lindas do mundo. Ela que foi “revelada” ao mundo por Brigitti Bardot, ganhou status de riviera brasileira desde então.

Búzios é boa para todos os gostos, para quem quer descansar e para quem quer aproveitar as boas baladas nos clubes mais legais do país como o Beach Club por exemplo. Prepare-se para se surpreender com a beleza natural das praias de Búzios.

Onde comer em Arraial do Cabo

A gastronomia de Arraial do Cabo é realmente maravilhosa, com muito destaque para os frutos do mar e bons drinks.

O Restaurante Casa da Piedra, que fica bem na parte central, e uma opção excelente para o almoço e o jantar. Com um cardápio repleto de frutos do mar, peixes e bons drinks, o restaurante agrada varios gostos.

O ambiente é super aconchegante, em um lindo terraço que dá uma visão panorâmica da cidade.

A Orla 33 já é uma boa opção para o almoço e também para o happy hour. A vista do restaurante é incrível, direto para a Praia do Farol. O cardápio é variado com comida, porções, massas, churrasco e muita cerveja gelada. 

Em Arraial sempre é muito quente, então nada melhor do que um sorvete para refrescar. A sorveteria Frutos do Goiás tem sorvetes do clássico ao mais exótico e fica super bem localizado bem de frente a Praia dos Anjos.

Encontre hospedagens com excelentes avaliações e pelo melhor custo-benefício!
Quanto antes você reservar maior será sua economia na diária! Confira agora as melhores opções de hoteis e pousadas!

O que fazer a noite em Arraial do Cabo 

Como boa cidade do interior, Arraial do Cabo tem opções bem intimistas para se divertir. Como é o caso do Bar do Peri, bem na orla da Praia Grande, que tem muita música ao vivo e cerveja gelada.

Nesse mesmo clima de barzinho mais agitado, você encontra o Saint Tropez e o Bacalhau do Tuga na Praia dos Anjos.

Arraial não é muito dada a baladas, mas na alta temporada você consegue encontrar algumas opções. Uma que é sempre povoada é o Espaço Cultural Mestizo, na Praia Grande, que é um bar que vira balada a depender da época.

Lá você encontra muitos drinks, samba e gente bonita.

Onde ficar em Arraial do Cabo 

A cidade tem vários bairros, cada um com o seu próprio carácter e atmosfera distintos. Ao visitar Arraial do Cabo, é importante escolher o melhor bairro para ficar, a fim de aproveitar ao máximo a sua visita.

Um dos melhores bairros para ficar em Arraial do Cabo é a Praia dos Anjos. Esta zona é conhecida pela sua praia pitoresca e águas límpidas. Existem muitos resorts e hotéis localizados aqui que proporcionam excelentes acomodações para turistas.

Além disso, há muitos restaurantes que servem deliciosa cozinha local. Este bairro tem também uma vibrante cena de vida noturna com muitos bares e discotecas que ficam abertos até tarde da noite.

Outro grande bairro em Arraial do Cabo para ficar é a Prainha (Pequena Praia). Esta zona é conhecida pela sua praia isolada e pelo seu ambiente tranquilo. É perfeita para aqueles que procuram umas férias relaxantes longe da azáfama do centro da cidade.

Há várias pousadas acolhedoras aqui localizadas que oferecem opções de alojamento confortáveis para os visitantes.

Estes são algumas das melhores localizaçõees para ficar enquanto se visita Arraial do Cabo!

Booking.com

Enseada Hostel

6896 enseada hostel
Enseada Hostel

O Hostel tem quartos confortáveis com ar condicionado, banheiros privadas, e uma cozinha totalmente equipada. O pessoal é simpático e prestativo, sempre disposto a ajudar no que for preciso.

Eles oferecem muitas atividades como caiaque, mergulho, surf e muito mais. O hostel também oferece alugueres de bicicletas para que possa explorar as praias próximas ou dar longos passeios no seu tempo livre. Há também vários restaurantes perto do hostel que servem deliciosa cozinha local. Em suma, ficar no Enseada Hostel em Arraial do Cabo é uma experiência que o deixará bem relaxado!

Varandas do Atalaia Suítes

6896 varandas do atalaia suites
Varandas do atalaia suítes
6896 varandas do atalaia suites quarto
Quarto no varandas do atalaia suítes

As suítes estão localizado em uma das principais praias da cidade, a Praia do Atalaia, oferecendo um ambiente tranquilo, com acesso direto à praia. As suítes são espaçosas, equipadas com modernos utensílios e a decoração é atraente.

Serra Mar Suítes

6896 serra mar suites
Serra mar suítes

Os hóspedes tem opiniões muito positivas sobre o Serra Mar Suítes em Arraial do Cabo. Os quartos são bem equipados e aconchegantis, com ar condicionado, TV a cabo, frigobar e móveis modernos. A equipe é muito amigável e prestativa.

A localização é excelente, a poucos minutos das principais atrações da cidade. A piscina é outro destaque do hotel, com área verde para relaxar. Os preços são justos e há pacotes promocionais para quem reserva hospedagem com antecedência.

Pousada Dona Rosa

6896 pousada dona rosa
Pousada dona rosa


A Pousada Dona Rosa é considerada um dos melhores locais para se hospedar em Arraial do Cabo. Os hóspedes aprovam a localização privilegiada, próximo à Praia dos Anjos e ao centro da cidade, a beleza da vista para o mar, a limpeza e o atendimento acolhedor, além da segurança.

Os quartos são equipados com ar-condicionado, jogo de cama e banho, e cofre. A pousada também oferece acesso à internet Wi-Fi gratuito e estacionamento gratuito. Algumas áreas comuns contam com piscina, jardim, churrasqueira e área de jogos. O café da manhã é servido diariamente e inclui frutas, frios, queijos, pães, bolos, sucos e café.

Planeja sua Viagem até Arraial do Cabo

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Icone do revolution A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias