13 coisas para fazer em Assunção de Graça

América do Sul Paraguai 13 coisas para fazer em Assunção de Graça

A capital Assunção oferece muitas atrações, várias delas você poderá fazer de graça, em sua maioria de cunho histórico e altamente recomendáveis.

Se você esteve somente em Ciudad Del Este ou em outra cidade paraguaia fronteiriça com o Brasil, pode pensar que o passeio ao nosso vizinho limita-se somente às compras, mas não se engane o Paraguai possui uma riqueza histórica e cultural incrível, e a capital Assunção é o reflexo desse legado.

Outro detalhe cultural notável é o fato de o país ser bilíngue, pois pelas ruas paraguaias você ouve o espanhol (castelhano) e o guarani (idioma herdados dos povos indígenas), que juntos formam um dialeto existente somente no Paraguai: o Jopará.

É bem verdade que nossos hermanos infelizmente têm muitas limitações socioeconômicas, e isso é visualmente percebido pela preservação de seus prédios históricos e pontos turísticos.

Porém conhecer a capital do Paraguai é mergulhar na história do nosso continente, afinal Assunção já foi a principal cidade sul-americana – muitas histórias contam que Buenos Aires nasceu a partir de Assunção.

O país, porém, acabou passando por duas grandes guerras – a da Tríplice Aliança e a do Chaco – e também por um longo período de ditadura, que acabaram atrasando o desenvolvimento tanto da capital quanto do país como um todo.

Nesse post vamos conferir as atrações que mais me encantaram e, com certeza, fizeram mudar a minha percepção desse país, que é tão acolhedor e hospitaleiro com seus visitantes.

Bora descobrir uma lista com 13 dicas do que fazer em Assunção de graça.

 1.  Free Walking Tour por Assunção

Free Walking Tour | Palácio de los López  | O que fazer em Assunção de graça
Free Walking Tour | Palácio de los López | O que fazer em Assunção de graça

O free walking tour na capital do Paraguai é opção que mais recomendo para explorar toda a história do centro antigo de Assunção de graça e percorrer nos pontos turísticos mais marcantes.

E tudo isso Grátis! Mas ao final do tour é recomendável que de uma gorjeta ao guia após esse tour memorável.

O tour gratuito começa próximo ao Panteão Nacional dos Heróis, uma construção que ficou inacabada durante a Guerra da Triple Aliança.

Depois você irá conhecer o Palácio de los López e o Tesouro do Patrimônio Cultural Material que é um dos pontos turísticos mais significativos para os paraguaias.

Também admirará o prédio da antiga Ópera, um dos centros culturais mais respeitados, e Estação de Trem, sendo um símbolo de progresso do Paraguai.

Além disso, você poderá admirar a Casa de la Independencia, a Catedral e a tão conhecida Escalinata de Antequera, que é o ponto da cidade mais alto!

Reserve aqui o Free Walking Tour por Assunção

 2.  Pantheon Nacional dos Heróis e Oratório da Virgem Maria de Assunção

Gran Panteón de Asunción | Credito Felipe Méndez por Wikimedia
Gran Panteón de Asunción | Credito Felipe Méndez por Wikimedia

O prédio que é uma réplica do Palácio dos Inválidos (onde Napoleão Bonaparte está enterrado em Paris), começou a ser construído em 1863 – durante o governo do general mor do Paraguai Francisco Solano López – inicialmente com o intuito de homenagear a padroeira da cidade, e teve suas obras paralisadas em 1865 durante a Guerra do Paraguai.

Porém depois da Guerra do Chaco (entre Paraguai e Bolívia, e considerada a mais sangrenta do nosso continente) em meados dos anos de 1929, a obra foi retomada e reinaugurada em 1936, quando se tornou também o Pantheon.

Um lugar realmente exótico, onde se encontram restos mortais dos heróis desconhecidos da guerra, dos generais que presidiram o país nessa época e estátuas religiosas, um cunho histórico único que você poderá colocar na sua lista de coisa a fazer em Assunção de Graça.

Aos domingos se celebra a missa, mas o museu e oratório permanece aberto diariamente das 6 às 16h e tem entrada gratuita.

 3.  Museu del Barro

Museo del Barro
Museo del Barro

Fundado no ano de 1979, por Olga Blinder e Carlos Colombino, que já colecionavam desenhos e gravuras, e faziam exposições itinerantes em espaços públicos e escolas.

O objetivo inicial era criar um museu que reunisse obras de artistas paraguaios descendentes de espanhóis e indígenas nativos, chamados de “mestiços”.

Com o passar do tempo, foram agregadas obras indígenas, tanto as feitas nas próprias tribos como as feitas nas missões jesuíticas, assim como imagens sacras.

Hoje, junto ao Museu del Barro, foram incorporados o Museu de Arte Indígena e o Museu Paraguaio de Arte Contemporânea, e atualmente o local também é conhecido como Centro de Artes Visuais.

O edifício de dois pisos conta com um acervo de mais de 5.500 objetos, distribuídos em mais de vinte salas, e é sem dúvida, o mais completo e organizado museu de Assunção, talvez até de todo o Paraguai, visita imperdível na sua passagem pela cidade.

Alguns artigos são da época pré-colombiana, ou seja, antes do “descobrimento” das Américas.

O Museu del Barro está localizado na Rua Grabadores del Kabichu’i, 2716, cerca de 10 km da Costanera e 4 km do Centro da cidade, e abre para visitação somente de quinta a sábado, das 9 às 20h, fechando para o almoço.

 4.  Museu das Memórias: Ditadura e Direitos Humanos

Museo de Las Memorias  | O que fazer em Assunção de graça
Museo de Las Memorias | O que fazer em Assunção de graça

Se você é um amante de Historia, deve visitar em Assunção este museu que pelo seu conteúdo histórico é de graça.

Esse é um passeio que nos faz refletir.

Não foram apenas as guerras que colaboraram para o subdesenvolvimento socioeconômico do país, a Ditadura Militar, que aconteceu entre os anos de 1954 e 1989, encabeçada pelo ditador Afredo Stroessner, também colaborou e muito, para esse atraso.

Esse prédio era o “QG” onde os opositores do regime eram levados presos e torturados pelos militares da época.

O local realmente tem uma energia um pouco densa, por assim dizer, mas muito interessante de se visitar, pois tem um rico acervo, com documentos, fotos e outros objetos da época.

O Museu das Memórias está aberto de segunda a sexta, das 9 às 16 horas.

 5.  Estación Ferrocarril Carlos Antonio López

Ferrocarril Central de Asunción | Credito Felipe Méndez por Wikimedia
Ferrocarril Central de Asunción | Credito Felipe Méndez por Wikimedia

Localizado bem no Centro de Assunção, em frente a Praça Uruguaia, esse é, sem dúvida, um dos maiores marcos dos tempos áureos do Paraguai.

Suas atividades iniciaram em 1861, sendo a primeira estação ferroviária da América do Sul, e hoje ainda possui a única locomotiva a vapor em funcionamento no mundo. Um fato curioso sobre a estação, é que com o fim da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870) foi vendida para a Companhia Travasso Patri, para saldar suas dívidas de guerra com o Brasil, voltando para as mãos do governo paraguaio em 1886.

Infelizmente hoje, a construção não está nas melhores condições, mas que mesmo assim, encanta pela grandiosidade e história.

Há um museu dentro da estação, porém paga-se G$10.000 para visitá-lo.

 6.  Museu do Cabildo

Museu do Cabildo
Museu do Cabildo

Também conhecido como Centro Cultural de la República, é um dos mais  antigos edifícios do país, sua construção foi de 1815 à 1844, e também o Marco Zero de Assunção – caminhando pelo museu, você encontra um medalhão no chão, indicado o marco.

No local funcionava o Cabildo – nome dado à ramificação da Coroa Espanhola que administrava financeiramente e juridicamente suas colônias – e com a independência do Paraguai, passou a ser a sede do Congresso Nacional, ali permanecendo até 2003, quando se tornou centro cultural.

O acervo do museu contém móveis da época colonial, belíssimo artesanato indígena, assim como vestimentas ritualísticas usadas pelos Xamãs, feitas com fibra de côco, muitas plumas e sementes, simplesmente magníficas.

Outro destaque do museu são as esculturas sacras, feitas em madeira e pintadas com corantes naturais, esculpidas pelos Guaranis orientados pelos jesuítas.

O local também conta com uma sala onde acontecem exposições itinerantes.

O Museu do Cabildo fica na Av. República Chile esquina com Alberdi, e está aberto de segunda a sexta, das 9 às 19h, e sábado e domingo das 10 às 17 horas.

 7.  Centro Cultural de la Ciudad Manzana de la Rivera

Centro Cultural de la Ciudad Manzana de la Rivera
Centro Cultural de la Ciudad Manzana de la Rivera

Ou somente Manzana de la Rivera (quarteirão da ribeira em tradução livre) é composto por nove casas, construídas em distintas épocas, preservando as arquiteturas dos séculos XVIII, XIX e XX.

A história do surgimento do centro inicia em 1898, quando um grupo de estudantes de arquitetura lançaram a campanha “Salvemos la manzana frente al Palacio”, com o objetivo de proteger a história e os edifícios que formaram o quarteirão em frente a sede do governo – o Palacio de López.

São nove casas que formam o quarteirão:

  1. Casa Viola – do ano de 1750, abriga o Museo Memoria de la Ciudad, que conta a história de Assunção;
  2. Casa Clari – construída no início do século XX e possui no seu interior um café, uma sala para exposições de artes visuais e um terraço (que rende lindas fotos do Palácio de López);
  3. Casa Clari-Mestre – também do início do século XX, hoje possui um auditório com capacidade para cem pessoas;
  4. Casa Vertúa – construída no final do século XIX, abriga hoje a Biblioteca Municipal, contando com mais de 20 mil livros;
  5. Casa Emasa –   além de abrigar exposições de artistas que estão iniciando a carreira, a casa também é sede de parte da administração da Manzana de la Rivera;
  6. Casa Castelvi – datada de 1804, foi construída por José Castelví, vice-prefeito da cidade e a casa que teve melhor conservação. Hoje realiza exposições de artistas renomados nacionais e internacionais;
  7. Casa Serra I;
  8. Casa Serra II – são duas gêmeas, no estilo neoclássico, onde em uma funciona a Videoteca Municipal e na outra o Banco da Imagem e do Som, preservando a história do audiovisual paraguaio;
  9. Casa Ballario – nessa última casa, construída em 1901, funcionam o escritório da Unesco no Paraguai e o Harp Museum.

No ano de 2013, o nome Carlos Colombino foi agregado ao nome do centro cultural, que foi o criador e primeiro diretor do complexo cultural, que hoje tem o nome oficial de Centro Cultural de la Ciudad Carlos Colombino Manzana de la Rivera.

Essa é minha 7ª dica do que fazer em Assunção de graça, para mais informações sobre os horários e funcionamento das casas, acesse o site.

 8.  Centro Cultural de Espanha Juan de Salazar

Centro Cultural de Espanha Juan de Salazar
Centro Cultural de Espanha Juan de Salazar

Minha 8ª dica do que fazer em Assunção de graça é visitar o centro cultural é uma iniciativa da embaixada espanhola, e foi fundado em 1976 com o conceito de vanguarda, onde se fomenta a arte moderna e conceitual, cultura, filosofia, conhecimento político e socioeconômico.

No local você tem acesso de graça à biblioteca Cervantes, que conta com um vasto acervo de mais de dezoito mil títulos, entre obras literárias e produções audiovisuais.

Há também um espaço com exposições de artistas espanhóis e paraguaios, um cinema com filmes sobre a cultura latino americana, entre outras atrações interessantíssimas.

O Salazar – como é chamado popularmente em Assunção – fica na Rua Tacuary, 745, e está aberto de segunda a sexta, a partir das 9 horas.

No site oficial você encontra mais informações sobre a programação do centro cultural e horários de funcionamento das salas.

Não consigo viajar despreocupado sem um Seguro Viagem! E Você?

Seguro é algo que compramos pensando em não usar, né? Mas, se precisar, ele vai te ajudar: com despesas médicas, extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto.

Utilize o Seguros Promo para fazer a cotação, ela compara os melhores planos das principais seguradoras aos menores preços! Você estará economizando seu tempo e dinheiro, é um investimento barato com tudo que te ajudará em caso de grandes problemas. Você pode pagar no cartão de crédito em até 12 parcelas.

#FicaAtivoNaDica: Utilize o cupom FICAATIVOEVIAJA5 para ganhar 5% de desconto.

Fazer Cotação

 9.  Os parque de Assunção

A capital paraguaia, assim como o resto do país, realmente conta com muitos museus e passeios históricos.

Mas se você sair da região central e histórica da cidade poderá observar bairros distintos, áreas verdes e parques, muito convidativos para quem gosta de caminhar e observar os costumes locais.

E todas as opções estão nas minhas sugestões do que fazer em Assunção de Graça.

Assunção tem dois principais parques, considerados os “pulmões” da cidade.

Parque de la Salud

Parque de la Salud | O que fazer em Assunção de graça
Parque de la Salud | O que fazer em Assunção de graça

O Parque de la Salud, inaugurado em 2007, conta com uma área de 19 hectares, sendo seis hectares com mata virgem preservada.

Além disso, o parque conta com pistas de caminhada e corrida, área para crianças e claro, muitos espaços para sentar-se na grama e fazer um piquenique (ou tomar um tereré, como todo bom paraguaio).

O Parque de la Salud, fica no Bairro Santo Domingo, cerca de 3 km do Centro da cidade, e está aberto a visitantes diariamente, das 5 às 22h.

Não esqueça de levar seu documento de identidade, pois será cobrado para poder ingressar ao parque.

Parque Carlos Antonio López

Outro parque muito agradável para conhecer na cidade, é o Parque Carlos Antonio López, localizado no Bairro Sajonia, um pouco mais afastado do centro de Assunção, porém com uma grande área verde, pista para caminhadas, uma pista exclusivas para os ciclistas e quadras poliesportivas e está aberto á circulação diariamente.

Chegando a parte mais periférica da cidade, você pode ter belas vistas do Rio Paraguai e da Baía de Assunção e passear pelos bairros pitorescos da cidade.

Porém há dois lugares imperdíveis para quem deseja conhecer o cotidiano dos assuncenos, provar as delícias paraguaias e ainda tirar fotos espetaculares.

Procurando hospedagem em Assunção pelo melhor preço?

Você sabia que quanto mais cedo você reservar, maior será sua economia paga pela diária! Confira agora diversas opções de hospedagem!

Reserve Agora

 10.  Loma San Jerónimo

Minha 10ª dica do que fazer em Assunção de graça é caminhar por um dos bairros mais antigos de Assunção e você se deslumbrar com os antigos construções e poderá incluir no seu roteiro como mais um atividade para fazer em Assunção de graça.

Conta a história que sua ocupação, por assim dizer, começou por volta de 1800, por paraguaios que queriam “fazer a vida” na capital, atraídos principalmente pelo porto da cidade.

Como quase todo bairro de periferia, o local era marginalizado e com condições de vida muito precárias.

Mas no ano de 2013, foi transformado em bairro turístico, e hoje é patrimônio histórico, urbano e cultural do país, chamando atenção dos turistas que chegam à cidade pelas suas ruas estreitas e casas coloridas, que dão todo um charme ao passeio.

Uma das principais atrações é a Escalinata, uma escadaria com degraus coloridos, que lembra um pouco da famosa Escadaria Selarón, no Rio.

Os dias mais interessantes para visitar o bairro, são sábado e domingo, pois os comércios estão abertos e restaurantes atendendo.

Comércios esses, que foram abertos nas casas dos próprios moradores, ou seja, você pode provar não só a culinária, mas também um pouco do cotidiano paraguaio.

Não se esqueça de subir em algum dos mirantes (geralmente nas lajes das casas), o que irá lhe render belíssimas fotos da Baía de Asunción.

 11.  Cerro Lambaré

Cerro Lambaré | Credito Iwan por Wikimedia
Cerro Lambaré | Credito Iwan por Wikimedia

Localizado no Bairro Itá Enramada, cerca de 13 km do Centro da cidade, o Cerro (ou monte) Lambaré oferece uma vista privilegiada do Rio Paraguai e da Baía de Assunção.

Para subir você não ira gastar nada. Este é mais um passeio de graça em Assunção

O Cerro está a 139 metros do nível do mar, o que para um país com um relevo predominantemente plano como o Paraguai, pode ser considero bem alto.

No seu topo está um mirante, inaugurado no ano de 1982 e um enorme e belíssimo monumento em homenagem ao Cacique Lambaré, líder indígena durante a colonização espanhola.

Apesar de estar rodeado por uma comunidade carente, o lugar é seguro e relativamente tranquilo para passear, e rende ótimas fotos da capital.

 12.  Costanera de Assunção, um capítulo a parte

Costanera de Asuncion
Costanera de Asuncion

Minha 12ª dica para fazer em Assunção de graça é caminhar pela Costanera que é um passeio imperdível na sua viagem a capital paraguaia.

Apesar da cidade ser uma das mais antigas do nosso continente, sua fundação foi em 1537, a obra é relativamente nova, inaugurada em 2013, tem cerca de 4 km de extensão, e é muito frequentada tanto por turistas quanto pelos próprios paraguaios.

Ao caminhar pelo calçadão, você tem acesso a Playa de la Costanera, que é a praia de água doce, muito comum inclusive por todo o Paraguai, já que o país não é banhado pelo mar.

Caminhando mais um pouco, você chega ao letreiro de Assunção, um clássico que não pode faltar nas suas fotos.

E atrás do letreiro, você avista o Palácio López, construído no século XIX, pelo então presidente Francisco Solano López e que até hoje é a sede da presidência paraguaia.

O Palácio tem uma belíssima arquitetura, porém não é possível visitar seu interior.

Logo após a passagem pelo palácio, está a linda Baía de Assunção e também o antigo Porto da cidade, hoje desativado para carga e descarga de navios, funcionando somente o setor administrativo.

Escolha caminhas pela Costanera no período da tarde, pois o pôr do sol no Rio Paraguai é de tirar o fôlego, um dos mais lindos que já vi.

 13.  Museu ‘’Casa de la Independência’’

Casa de la Independencia | O que fazer em Assunção de graça
Casa de la Independencia | O que fazer em Assunção de graça

Minha 13ª dica do que fazer em Assunção de graça é visitar um casarão modesto se comparado com os que se encontram nas cidades históricas brasileiras, mas com um imenso valor cultural para os paraguaios.

Construído em meados de 1770 recebeu o status de museu nacional no ano de 1965.

No seu interior há um grande salão e outras cinco salas menores, onde é possível admirar lindos quadros de pintores paraguaios, documentos, moedas, um mapa antigo (interessantíssimo) da América do Sul – que demonstra o território original do país antes das guerras que o assolaram – conta ainda com a mobília impecável dos tempos da colônia, além de pertences de alguns dos heróis da independência do país.

Ao fundo há uma pequena rua chamada “Cajjelón histórico” de onde partiram os soldados no dia 14 de maio de 1811 rumo à Independência do país.

Esse é realmente um pelo passeio pela história do Paraguai.

O museu fica aberto de segunda à sexta das 8 às 18h e sábados das 8 às 13h, na Rua 14 de Mayo esquina com a Presidente Franco.

 Dicas  para os viajantes de Assunção!

Se a sua viagem para Assunção durante o Verão, fique atento, pois a cidade – assim como quase todo o Paraguai – tem clima subtropical e úmido, porém entre os meses de dezembro a março, as chuvas são bem escassas e as temperaturas batem facilmente a casa dos 40°, por isso, se for caminhar tanto pela Costanera quanto pelo Centro da cidade, evite sair próximo ao meio dia.

Aproveite o verão paraguaio para conhecer o tereré, bebida típica dos guaranis, feita com erva mate e água gelada, e praticamente todos consomem e tem suas receitas próprias para espantar o calor, que vai por mim, é impressionante. 

O transporte público de Assunção não é dos melhores, então se puder escolher, alugue um carro para circular na cidade e conhecer os pontos que estão mais longe do Centro. 

Os assuncenos e todo o restante dos paraguaios, são apaixonados pelos brasileiros, então aproveite e desfrute de sua hospitalidade, que é única e inesquecível. 

Planeje aqui sua viagem para Assunção

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes, bagagem extraviada, entre outros. Para a cotação eu utilizo o Seguros Promo, ele tem a opção de forma de pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes ou no boleto bancário.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 30/09/2020 o site está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem + 5% OFF para pagamentos via boleto, usando o cupom VOUDEPROMO.

Tenho certeza que você não está lembrando de um detalhe, mas America Chip e eu temos a obrigação de te alertar. Ao chegar ao seu destino será necessário chamar um UBER, para isso a America Chip se faz presente com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. #FicaAtivoNoCupom: Utilizando o cupom FICAATIVO você ganha 5% OFF!

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as 6 maiores locadoras ao redor do Paraguai.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Civitatis.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Asuncion Paraguay 4k Travel

Resolva sua Viagem

Booking.com

Zarpo

RentCars

Seguro Viagem

Internet

Omio (Europa)

Ingressos

Passeios no Brasil

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Quer aprender a Viajar Barato e com Estilo?

Faça essa escolha e a partir desde momento você receberá dicas de como viajar de maneira barata e com estilo! Aproveitando de toda a experiencia que possa adquirir em uma viagem com menor investimento.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

13FansLike
35FollowersFollow
2FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.