O que fazer em Bento Gonçalves: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

Compartilhar

Passear por vinícolas, conhecer paisagens encantadoras e mergulhar nas heranças da cultura italiana.

Este é o retrato deste destino tão charmoso e romântico: Bento Gonçalves. Localizada na Serra Gaúcha, a cidade recebeu o título de capital brasileira dos vinhos e encanta os turistas com seus atrativos como museus, parques, igrejas e, é claro, os vinhedos.

Já começou a se interessar? Venha conhecer um pouco mais sobre o que fazer em Bento Gonçalves. 

Como chegar em Bento Gonçalves

Antes de começar a programar o que fazer em Bento Gonçalves, é importante decidir qual meio de transporte é o melhor para você. Para quem vem de longe, uma boa opção é o avião.

O aeroporto mais próximo de Bento Gonçalves é o Aeroporto de Caxias do Sul, a cerca de 45 quilômetros. Um aeroporto maior e que talvez tenha mais opções de voos é o Aeroporto Salgado Filho, localizado na capital do estado, Porto Alegre, a cerca de 120 quilômetros de Bento Gonçalves. 

Saindo da capital, quem vai de carro deve pegar a BR-116 até Novo Hamburgo, e, em seguida, pegar a RS-240 e a RS-122. Próximo a São Vendelino, o viajante deve seguir a RS-446 e a BR-470. 

Outra opção prática é utilizar o transporte coletivo. Saindo de Porto Alegre, você encontra ônibus pela companhia Unesul. 

Melhor época para visitar Bento Gonçalves

O clima da Serra Gaúcha acaba sendo favorável para uma viagem de inverno, principalmente se você quer curtir o charme e o aconchego que as baixas temperaturas proporcionam. 

Por outro lado, durante o verão é quando os parreirais estão carregados de uva, o que, além de tornar a paisagem ainda mais bonita, te permite prová-las direto do pé. 

Em resumo, o seu gosto é que vai determinar a melhor época, pois a qualquer momento do ano não vão faltar opções do que fazer em Bento Gonçalves. 

Quantos dias ficar em Bento Gonçalves

Em um feriado prolongado, com cerca de três dias, você consegue conhecer os principais passeios na cidade. Mas, se tiver um pouco mais de tempo, aproveite um dia para cada uma das 5 rotas turísticas.

O que fazer em Bento Gonçalves

Pórtico

13649 portico 1
Pórtico | O que fazer em Bento Gonçalves

Para dar as boas vindas já no clima da cidade, a entrada de Bento Gonçalves conta com um grande pórtico: com 17 metros de altura, reproduz um barril de vinho em madeira, também conhecido como pipa.

Não se esqueça de fotografar e guardar de lembrança esse cartão-postal da cidade. 

Igreja Matriz de Cristo Rei

13649 igreja matriz de cristo rei 1
Igreja Matriz de Cristo Rei

Chamando a atenção de todos os visitantes que passam pela Praça Padre Rui Lorenzi, a Igreja Matriz de Cristo Rei é um belo edifício em estilo gótico moderno.

Sua construção teve início no ano de 1949, quando os moradores da região perceberam a necessidade de se construir um templo de fé na parte alta da cidade. Até hoje, o local ocupa um lugar importante nas celebrações religiosas de Bento Gonçalves. 

Igreja São Bento

13649 igreja sao bento 1
Igreja São Bento | O que fazer em Bento Gonçalves

Além de um espaço de fé, a Igreja de São Bento se tornou um dos pontos turísticos de Bento Gonçalves, principalmente por sua arquitetura peculiar, afinal, não é todo dia que vemos uma Igreja em formato de pipa.

Homenageando os imigrantes italianos, a Igreja possui formas que representam um barril de vinho. Belos e coloridos vitrais completam seu visual. 

Monumento ao Imigrante

13747 monumento ao imigrante
Monumento ao Imigrante

A história da imigração italiana tem uma grande importância na identidade de Bento Gonçalves. Os imigrantes que lá chegaram por volta do século XIX formaram as primeiras colônias, como é o caso da Colônia Isabel, que mais tarde viria a se tornar a cidade de Bento Gonçalves. 

Como uma forma de homenagear esta história, o Monumento ao Imigrante foi construído em 2005, por ocasião dos 130 anos da imigração italiana.

De autoria do artista Gustavo Nackle Neffa, a escultura de bronze representa o trabalho dos primeiros imigrantes para fazerem suas vidas na região. 

Parque Temático Epopéia Italiana

13747 parque tematico epopeia italiana 1
Parque Temático Epopéia Italiana

Imagine que, em pleno século XIX, o casal Rosa e Lázaro Giordani precisam sair de sua terra natal de navio e encarar uma complicada viagem até este lugar desconhecido para eles que era o Brasil. Esta história cheia de aventuras é retratada em um espetáculo no Parque Temático Epopéia Italiana.

Através dos diferentes cenários, você poderá conhecer a trajetória dos Giordani desde a sua saída da Itália. Além do espetáculo, o Parque exibe vestimentas da época e possui loja e produtos para degustação.

É um dos principais símbolos da cidade, e não deve ficar de fora do seu roteiro do que fazer em Bento Gonçalves. 

Via del Vino e Chafariz de Vinho La Fontana

13747 via del vino e chafariz de vinho la fontana 1
Via del Vino e Chafariz de Vinho La Fontana

A Via del Vino é um dos lugares mais marcantes de Bento Gonçalves, tanto quando falamos do passado quanto quando falamos do presente.

Afinal de contas, foi no seu entorno que a cidade se desenvolveu e, ainda hoje, é o principal centro comercial de Bento Gonçalves.

A região conta com uma série de edifícios históricos, além de um dos símbolos da cidade: La Fontana, um icônico chafariz de vinho que tanto representa a cultura de Bento Gonçalves. 

Parque de Aventuras Gasper

Se você está lendo todas essas dicas do que fazer em Bento Gonçalves, mas se pegou sentindo falta de um pouco de adrenalina e de natureza, fique tranquilo: o Parque de Aventuras Gasper é para você.

Localizado no topo de um impressionante paredão de 135 metros de altura, o parque oferece atividades radicais como arvorismo, rapel, tirolesa, bungee jump, paint ball e muito mais, tudo isso tendo como cenário a linda paisagem natural. 

Memorial do Imigrante

13747 memorial do imigrante 1
Memorial do Imigrante | O que fazer em Bento Gonçalves

Mas para quem curtiu a parte histórica e cultural da cidade, a próxima dica do que fazer em Bento Gonçalves é o Memorial do Imigrante.

Com mais de 20.000 artigos, o Museu retrata costumes e memórias dos primeiros imigrantes italianos para a Serra Gaúcha.

São oito salas temáticas, que exploram o vinho, o trabalho, a arte sacra e outros temas. A arquitetura do prédio também tem seu valor histórico, já que data de 1913. 

Casa de Artes

13747 casa de artes 1
Casa de Artes

A cultura exerce uma grande importância para todas as cidades, e é justamente com o objetivo de fomentar a cultura em Bento Gonçalves que a Casa de Artes foi criada.

O espaço possui teatro, salas de cinema, local para exposições, biblioteca e ainda oferece oficinas para quem busca desenvolver seus traços artísticos. 

O que fazer em Bento Gonçalves: As vinícolas

Se você não dispensa um ótimo vinho, não se esqueça de incluir um passeio pelas vinícolas de Bento Gonçalves, afinal, a cidade é considerada a Capital Brasileira do Vinho.

Esta cultura foi trazida pelos imigrantes italianos, que se dedicaram à produção de vinhos. O trabalho foi crescendo e se modernizando até chegar ao reconhecido sucesso de hoje. 

Vinícola Aurora

13747 vinicola aurora
Vinícola Aurora | O que fazer em Bento Gonçalves

Uma das principais a serem incluídas ao planejar o que fazer em Bento Gonçalves é a Vinícola Aurora. A Vinícola é uma cooperativa que reúne mais de 1.000 famílias, e vem fazendo história desde 1931. Atualmente, é considerada a maior vinícola do Brasil. 

A visita inclui um percurso histórico sobre a Aurora e um tour pelas etapas do processo produtivo dos vinhos, sucos de uva e outras bebidas produzidas pela cooperativa. 

Vinícola Miolo

13747 vinicola miolo
Vinícola Miolo

Outra vinícola cheia de história em Bento Gonçalves é a Vinícola Miolo. A empresa é formada pelos descendentes de Giuseppe Miolo, que saiu da Itália para o Brasil em 1897 e desde então trabalhou com a vitivinicultura.

Em 1989, a Vinícola foi criada nas terras da família, e, atualmente, é a maior produtora de vinhos finos do país. 

Na visita à Vinícola Miolo, você poderá caminhar pela bela paisagem dos parreirais, aprender sobre o processo de produção e, é claro, degustar um dos bons vinhos produzidos ali. 

Casa Valduga

Casa valduga
Casa Valduga | O que fazer em Bento Gonçalves

A Casa Valduga é, também, uma vinícola bastante tradicional em Bento Gonçalves, cuja história remonta aos primeiros imigrantes italianos a se estabelecerem na região.

Muitos anos depois de terem plantado as primeiras parreiras por ali, as várias gerações da Família Valduga foram consolidando o empreendimento como um dos melhores do Brasil.

Os amantes de vinho não vão querer deixar de conhecer o visual incrível das plantações, apreciar os produtos e harmonizar os vinhos com deliciosos pratos feitos no restaurante local, o Maria Valduga. 

O que fazer em Bento Gonçalves: Os Roteiros Turísticos

Os diversos atrativos de Bento Gonçalves foram divididos em rotas turísticas. Veja aqui quais são elas para planejar o que fazer em Bento Gonçalves. 

Caminhos de Pedra

13747 caminhos de pedra 1
Caminhos de pedra

Para vivenciar um pouco mais da herança italiana em Bento Gonçalves, eu aconselho que você conheça a rota turística Caminhos de Pedra.

São cerca de 12 quilômetros cheios de história, em que você poderá conhecer a arquitetura típica, a gastronomia e a cultura italiana.

O roteiro é considerado Patrimônio Histórico do estado, sendo o maior acervo arquitetônico rural da imigração italiana de todo o Brasil.

Vale a pena caminhar por ele, parar nas lojas e restaurantes e se sentir em outra época. 

Rota Rural Encantos de Eulália

13747 rota rural encantos de eulalia 1
Rota Rural Encantos de Eulália | O que fazer em Bento Gonçalves

A Rota Rural Encantos de Eulália reúne uma série de atrativos como pousadas e restaurantes que oferecem delícias da gastronomia italiana, além de programações de turismo radical como as que você encontra no Parque de Aventuras Gasper.

Outro atrativo desta rota é o Sítio de Lazer Zucchi, com belas paisagens e um delicioso café colonial. Vale a pena incluir este roteiro em sua programação do que fazer em Bento Gonçalves. 

Roteiro Vale do Rio das Antas

13747 roteiro vale do rio das antas 1
Roteiro Vale do Rio das Antas

Se você está procurando belezas naturais de tirar o fôlego, considere fazer um passeio pela rota turística do Vale do Rio das Antas. Um de seus principais atrativos é a Ponte Ernesto Dornelles, que passa sobre o rio, sendo considerada uma das maiores pontes em arcos paralelos suspensos do mundo. 

Neste roteiro, você também tem a chance de conhecer o Mirante da Ferradura, de onde se tem a visão privilegiada do Rio das Antas em torno da montanha, formando uma ferradura. 

Tudo isso está aliado às atrações que têm a cara de Bento Gonçalves, como as charmosas cantinas, pousadas e vinícolas.

Aliás, é neste roteiro que está a Vinícola Salton, uma das mais conhecidas do país. Apesar do destaque dos vinhos, quem aprecia uma boa cachaça também pode conhecer o Alambique Casa Bucco. 

Vale dos Vinhedos

13747 vale dos vinhedos 1
Vale dos Vinhedos | O que fazer em Bento Gonçalves

Se você se interessou pelas vinícolas, inclua também a rota turística Vale dos Vinhedos no seu roteiro. A região é cheia de vinícolas e cantinas, além, é claro, de uma bela paisagem. 

Uma curiosidade que os amantes de vinho vão adorar é que a região do Vale dos Vinhedos foi a primeira do Brasil a receber a Denominação de Origem, que atesta que os vinhos produzidos ali possuem características próprias da região. 

Rota Cantinas Históricas

As cantinas fazem parte da história de Bento Gonçalves com a imigração italiana, pois, naquele tempo, elas serviam para guardar mantimentos.

Nesta rota, você poderá ter incríveis experiências gastronômicas nestas cantinas, conhecer os produtos para venda e troca no Armazém Cantinas Históricas e passear por vinícolas em meio a uma belíssima vista, como é o caso da Cristofoli Vinhedos e Vinhos Finos ou a Dal Pizzol Vinhos Finos.

 Onde  ficar em Bento Gonçalves

Se você se interessou por estes passeios imperdíveis em Bento Gonçalves, já pode começar a programar sua viagem e decidir onde se hospedar. Acompanhe abaixo algumas dicas de preços e estilos bem variados, para decidir qual se encaixa melhor na programação da sua viagem.

Pousada Don João ($)

Quarto de casal na pousada don joão
Quarto de Casal na Pousada Don João

Uma das opções mais em conta, mas que estão entre as minhas recomendações em Bento Gonçalves é a Pousada Don João.

Esta Pousada possui boas acomodações, com ar condicionado, wi-fi, televisão e estacionamento privativo. Você pode escolher entre os quartos duplos e os apartamentos triplos, e desfrutar do gostoso café da manhã que é servido na Pousada Don João.

É uma opção de hospedagem básica, mas confortável, para quem quer m bom lugar para ficar enquanto conhece a cidade de Bento Gonçalves.

Sonho da Serra Pousada ($)

Espaço que é servido o café da manha no sonho da serra pousada
Espaço que é servido o café da manha no Sonho da Serra Pousada

Outra opção barata para se hospedar na cidade é a Pousada Sonho da Serra. A Pousada possui uma boa localização, próxima a pontos turísticos como a Estação da Maria Fumaça.

Com um ambiente bastante charmoso, seus quartos também possuem alguns confortos como wi-fi, televisão, ar condicionado e um farto café da manhã. Na sala de estar, uma lareira para te esquentar e entrar no clima da serra.

Dependendo de quem está viajando com você, escolha alguma das opções oferecidas, como apartamentos triplos e até quádruplos. Alguns deles possuem banheiros privativos, outros, banheiros compartilhados com o quarto ao lado – fique atento na hora da reserva para escolher a opção que mais te agrada.

Hotel Laghetto Viverone Bento Gonçalves ($$)

Hotel laghetto viverone | onde ficar em bento gonçalves
Hotel Laghetto Viverone | Onde ficar em Bento Gonçalves

Uma opção que recomendo, e que tem um bom custo benefício para se hospedar é o Hotel Laghetto Viverone. Se você faz questão de estar em um lugar elegante e bem decorado, o Laghetto vai ser uma boa escolha.

Além disso, este hotel possui academia, sauna, banheiras de hidromassagem nas áreas comuns e um bom café da manhã. As acomodações são muito confortáveis e possuem ar condicionado, frigobar, televisão e wi-fi. No caso do apartamento super luxo, quem se hospeda ainda tem uma vista muito privilegiada da cidade.

Se você acha mais confortável fazer as refeições no próprio hotel, o Laghetto Viverone possui um restaurante que funciona a la carte, com um cardápio cheio de delícias da culinária italiana.

Villa Michelon ($$)

Vista do villa michelon
Vista do Villa Michelon
Café da manha no villa michelon | onde ficar em bento gonçalves
Café da Manha no Villa Michelon | Onde ficar em Bento Gonçalves

O Hotel Villa Michelon é planejado para ser, não só um local de hospedagem, mas um ponto turístico e uma celebração do clima da Serra Gaúcha e de seus principais atrativos. Para começar, o Hotel fica em meio a uma linda paisagem que tem o Vale dos Vinhedos como cenário, e possui alguns espaços especiais, como o Memorial do Vinho.

No Memorial, é contada a história da evolução da produção de vinho desde o século XIX até os dias atuais, homenageando este forte traço da cultura italiana. Outro espaço que também segue esta temática dentro do Hotel é o Parreiral Modelo.

Além disso, o Villa Michelon tem muitas opções de diversão para os hóspedes, pois possui sala de jogos, pista de cooper, um espaço de lazer chamado Casa do Filó, passeios de quadriciclo e até tirolesa. A piscina térmica e a sala fitness vem para completar os confortos que o Hotel oferece.

Quem viaja em família também pode ficar sossegado que existem os parquinhos especialmente para as crianças, e tanto os pequenos quanto os adultos vão adorar passar um tempo no pomar e na mini fazenda, com pequenas criações de animais.

As hospedagens seguem o principal tema da região, pois são divididas em alas, cada uma nomeada de acordo com um tipo de uva que produz diferentes qualidades de vinho. Os quartos vão do econômico ao super luxo, que possui até banheira de hidromassagem, mas são todos bem confortáveis para receber os hóspedes.

Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection ($$$)

Vista do hotel & spa do vinho
Vista do Hotel & Spa do Vinho
Jacuzzi no hotel & spa do vinho | onde ficar em bento gonçalves
Jacuzzi no Hotel & Spa do Vinho | Onde ficar em Bento Gonçalves

Esta dica é para quem não economiza na hora de selecionar um bom lugar para se hospedar na viagem. Também seguindo a ideia de homenagear os vinhos tão tradicionais em Bento Gonçalves, o Hotel e Spa do Vinho Autograph Collection possui a maior adega de hotel do Brasil, com mais de 660 rótulos, que incluem um merlot exclusivo produzido no próprio hotel.

Além disso, certamente seu passeio em Bento Gonçalves vai se tornar um momento muito relaxante no spa deste hotel, pois nada melhor que aproveitar a série de tratamentos e sessões de relaxamento que são oferecidos. Algumas delas são baseadas na vinoterapia – isso mesmo, são tratamentos que utilizam os compostos do vinho e da uva.

Os quartos também não ficam para trás, e vão desde aqueles com camas de solteiro aos que possuem uma cama tamanho king size, com lareira e varanda.

LOTE20 Hotel Boutique ($$$)

Vista do lote20 hotel boutique
Vista do LOTE20 Hotel Boutique
Quarto do lote20 hotel boutique | onde ficar em bento gonçalves
Quarto do LOTE20 Hotel Boutique | Onde ficar em Bento Gonçalves

Quem gosta de se hospedar com bastante conforto, a minha indicação, é o charmoso Hotel Boutique LOTE20, localizado na rota turística Caminhos de Pedra.

Neste hotel, cada uma das confortáveis suítes possui um estilo próprio na decoração e incluem televisão, ar condicionado, wifi e outros agrados que, dependendo do quarto escolhido, podem incluir até uma hidromassagem.

Cada quarto tem sua varanda com uma vista privilegiada para as montanhas. Um detalhe que pode tornar a experiência ainda mais especial é que o café da manhã é servido no próprio quarto, o que dá um tom intimista ao momento.

Onde comer em Bento Gonçalves

A combinação de todo esse vinho com os incríveis passeios já está deliciosa, mas melhor não manter o estômago vazio, não é mesmo? Para decidir o que fazer em Bento Gonçalves para comer bem, veja aqui algumas dicas de restaurantes na cidade. 

Caldeira Restaurante e Bar

O Caldeira Restaurante e Bar é um dos mais amados de Bento Gonçalves, e não é por acaso. O menu delicioso envolve carnes, risotos, massas, entradas e sobremesas, tudo isso, é claro, harmonizando com um bom vinho.

Um dos pratos mais famosos da casa é o ossobuco com polenta, elogiado por muitos, mas o Caldeira também se destaca pelo atendimento acolhedor.

Agratto Restaurante e Bar

Para quem gosta de comer sem impedimentos, o Agratto Restaurante e Bar costuma atrair os visitantes por oferecer um rodízio de filés, massas e risotos. Além disso, o restaurante também possui um menu a la carte para quem preferir este estilo, com deliciosos pratos e drinks. 

Cantina Cabernet

13747 cantina cabernet 1
Risoto de Parmesano no Cantina Cabernet

Para honrar a tradição italiana, nada melhor do que apreciar um de seus maiores legados, ou pelo menos, um de seus legados mais deliciosos.

Na Cantina Cabernet, você encontra um ótimo menu de inspiração italiana, além de uma adega subterrânea com uma seleção de vinhos premiados.

O que fazer nos arredores de Bento Gonçalves

Passeio de Maria Fumaça

Maria fumaça pela serra gaúcha
Maria Fumaça pela Serra Gaúcha | O que fazer em Bento Gonçalves

Um passeio que não deve faltar em seu roteiro do que fazer em Bento Gonçalves é o passeio de Maria Fumaça, uma das principais atrações da cidade e seus arredores.

O percurso consiste em 23 quilômetros, passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, com paradas nas estações.

Além de apreciar o incrível visual da Serra Gaúcha, a viagem em si reserva uma série de atrações, como apresentações culturais e degustação de sucos e vinhos. 

Se você quer conhecer com mais detalhes os passeios da região, leia também nosso post de Passeios Imperdíveis em Bento Gonçalves. 

Dicas para os viajantes de Bento Gonçalves

Na hora de escolher onde buscar uma hospedagem em Bento Gonçalves, leve em consideração quais confortos você prioriza. Ao se hospedar na área urbana, por exemplo, você encontra hospedagens mais básicas e consegue se deslocar com maior facilidade.

Ao se hospedar em algumas das rotas turísticas como a rota Caminho das Pedras ou Vale dos Vinhedos, você encontra tranquilas e charmosas pousadas, mas tenha em mente que, nesse caso, é melhor estar de carro para se deslocar. 

Gostou dessas dicas do que fazer em Bento Gonçalves?

Boa viagem e aproveite a cidade!

Planeje sua viagem para Bento Gonçalves

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Icone da mala Nunca foi tão barato e simples viajar com malas premium! No GetMalas você aluga malas sem complicações e com muita segurança.

Icone do onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias