Se você se interessa por esta cidade e está pensando em incluí-la entre suas próximas viagens, veja neste guia de viagem incríveis dicas do que fazer em Brusque.
Quem está em busca de fazer algumas compras, principalmente na área de roupas, cama, mesa e banho, vai fazer a festa em Brusque.
A cidade é considerada a capital da indústria têxtil, tradição iniciada a partir da imigração polonesa.
Mas nem só de compras vive o município: Brusque é, também, um destino turístico marcado pela imigração européia, principalmente alemã, o que deixa marcas em sua arquitetura e na gastronomia.
Além disso, a cidade também possui atrativos para quem curte passeios ao ar livre, como parques e cavernas.
Como chegar em Brusque
A cidade de Brusque fica no estado de Santa Catarina, a cerca de 127,5 quilômetros da capital, Florianópolis.
Caso você esteja planejando chegar até lá de avião, o aeroporto mais próximo fica em Navegantes, a cerca de 50 quilômetros de seu destino final.
A partir de Navegantes, o percurso para quem vai de carro é feito principalmente pela BR-486. Já para quem sai de Floripa a principal via utilizada é a BR-101.
Se você não tem carro ou não dirige, também tem a opção de chegar até Brusque de ônibus. Nesse caso, você encontrará horários pela empresa Reunidas.
A mesma companhia também tem ônibus saindo da capital.
Qual a melhor época para visitar Brusque
Levando em consideração o clima e os atrativos da cidade, você encontra o que fazer em Brusque em qualquer época do ano.
Uma boa dica para se programar é pesquisar sobre os eventos que ocorrem por lá. É o caso, por exemplo, do Fenarreco, evento tradicional que ocorre em outubro, celebrando a cultura alemã e tendo como estrela da festa os pratos com marreco.
Quantos dias ficar em Brusque
Você consegue cumprir a maior parte do seu roteiro do que fazer em Brusque em um final de semana na cidade. Muita gente, inclusive, escolhe se hospedar em alguma das cidades próximas, como Blumenau, a 40 quilômetros de distância.
O que fazer em Brusque
Santuário Nossa Senhora de Azambuja
Para quem gosta de turismo religioso, de arte sacra ou de cultura, uma boa dica do que fazer em Brusque é uma visita ao Santuário Nossa Senhora de Azambuja.
O Santuário é formado por um complexo que compreende o Seminário Metropolitano de Nossa Senhora de Lourdes, o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, além de outros edifícios como igreja, loja, hospital e lanchonete.
O Museu Arquidiocesano Dom Joaquim conta com o maior acervo de objetos sacros populares do Brasil, além de reunir documentos históricos de Brusque.
A Igreja foi construída em homenagem a Nossa Senhora de Caravaggio, e possui uma imagem vinda diretamente da Itália, além de lindos vitrais.
Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga
Outra dica do que fazer em Brusque é a Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga.
A construção desta Igreja é bastante peculiar, tendo sido erguida com pedras de granito extraídas na própria cidade. No total, são 25 mil peças de diferentes tamanhos, o que a torna única.
É uma igreja alta e imponente, com um amplo pé direito.
Parque Zoobotânico de Brusque
Você gosta de natureza e de passeios ao ar livre? Então já encontrou o que fazer em Brusque: o Parque Zoobotânico.
São 1200 metros quadrados dedicados ao lazer e à preservação da mata nativa, onde se encontram uma diversidade de espécies animais, como mamíferos, aves e répteis.
Praça Sesquicentenário
Outro espaço para lazer ao ar livre em Brusque é o Parque Sesquicentenário.
O Parque é repleto de opções para se divertir, como playground infantil, quadra de tênis, quadra poliesportiva e até pista de patinação, a primeira a céu aberto no estado.
O espaço, ideal para um passeio, também possui chafariz e jardim.
Morro do Rosário
Você se interessa por turismo religioso e não teme uma caminhada? Então encontrou mais uma dica do que fazer em Brusque.
O Morro do Rosário fica localizado próximo ao Santuário de Azambuja, proporcionando uma bela vista dos arredores.
Ao longo da subida se encontram os 15 mistérios do Rosário, representados por estátuas em tamanho natural, compreendendo desde a Anunciação até a Coroação de Maria.
Encontre hospedagens com excelentes avaliações e pelo melhor custo-benefício!
Quanto antes você reservar maior será sua economia na diária! Confira agora as melhores opções de hoteis e pousadas!
Gruta de Nossa Senhora de Caravaggio
A Gruta de Nossa Senhora de Caravaggio foi construída a partir de uma fonte de água, que, para os imigrantes italianos, remetia a Treviglio, onde Nossa Senhora teria feito uma aparição, fazendo brotar uma fonte.
Na parte superior, há uma réplica da Madonna de Caravaggio. Na parte inferior, uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes.
Museu Histórico e Geográfico do Vale do Itajaí-Mirim
Visitar um museu durante a viagem e conhecer um pouco mais sobre a história de cada lugar certamente enriquece a experiência de um viajante.
Se você estiver buscando o que fazer em Brusque nesse sentido, conheça o Museu Histórico e Geográfico do Vale do Itajaí-Mirim, também conhecido como Casa de Brusque.
Em seu acervo, se encontram fotos, documentos e objetos, como trajes típicos, medalhas e etc., que retratam a história da região.
Parque Leopoldo Moritz
Quer dar um passeio e curtir uma paisagem bonita? Inclua o Parque Leopoldo Moritz em seu roteiro do que fazer em Brusque, também conhecido como Morro da Caixa d’Água.
Neste parque, você pode contemplar um belo lago com simpáticos animaizinhos. Para a alegria das crianças, o Parque também conta com balanço e parque infantil.
Parque das Esculturas Ilse Teske
Para os amantes de arte, também há opções do que fazer em Brusque. É o caso do Parque das Esculturas Ilse Teske.
O Parque é composto por 40 esculturas em mármore de artistas diversos, incluindo nomes de destaque no Brasil, como Oscar Niemeyer e Francisco Brennand. Além das esculturas, o Parque é um espaço de lazer com quadra, parque infantil e academia.
Onde Ficar em Brusque
Booking.comMonthez Hotel & Eventos
O Monthez Hotel & Eventos é um lugar aconchegante e moderno que oferece um ambiente de luxo para seus hóspedes. Localizado em Brusque, o hotel tem quartos modernos e conexão Wi-Fi gratuita.
Os hóspedes podem desfrutar de uma piscina, academia, restaurante, bar e jardim. Além disso, o hotel possui serviços profissionais de organização de eventos, desde casamentos a seminários e conferências.
O Monthez Hotel & Eventos tem um ótimo atendimento e serviço de quarto 24 horas. Os hóspedes também podem desfrutar de uma variedade de atividades, como caminhadas na natureza, espaço kids, trilhas a pé, tênis de mesa, bilhar, salão de jogos e quadra de tênis.
Hotel Estação 101
O Hotel Estação 101 em Brusque é um local aconchegante e acolhedor para se hospedar. Os quartos são espaçosos, modernos e bem decorados. Os móveis são de alta qualidade e as camas são confortáveis. O hotel oferece serviço de lavanderia e Wi-Fi gratuito.
Os funcionários são profissionais e atenciosos. O café da manhã é saboroso e variado e o restaurante serve pratos deliciosos. Além disso, o hotel tem um bar agradável que serve bebidas refrescantes.
O hotel também tem um centro de fitness bem equipado e piscina para os hóspedes. É perfeito para quem deseja relaxar e desfrutar de uma estadia confortável.
Tri Hotel Executive Brusque
A propriedade está situada em um local conveniente, no centro da cidade, perto de atrações importantes, como o terminal rodoviário e o shopping center. Os quartos são amplos e oferecem amenidades modernas, como ar-condicionado, minibar, TV a cabo e wi-fi grátis.
Além disso, o hotel oferece serviços de lavanderia, serviço de quarto e estacionamento gratuito. O Tri Hotel Executive Brusque é o local ideal para hospedagem em Brusque.
Onde comprar em Brusque
Como você já viu, Brusque é uma ótima cidade para quem está em busca de fazer compras. Para isso, a principal dica do que fazer em Brusque é visitar a Feira da Moda. São cerca de 200 lojas reunidas na Feira, incluindo roupas, roupas de cama e calçados.
Além das lojas, a Feira também conta com uma Vila Gastronômica e até parque para distrair as crianças enquanto os papais e mamães fazem compras.
Onde comer em Brusque
Para seu roteiro do que fazer em Brusque ficar completo, ainda falta uma parte importante… a gastronomia. Veja aqui algumas dicas de restaurantes para se deliciar.
A primeira dica é o Villa Zitri. Neste restaurante, você encontra alguns pratos inspirados na culinária alemã, italiana e francesa.
Alguns dos destaques do menu do Villa Zitri são o famoso marreco ao vinho do porto, joelho de porco e muito mais. Para acompanhar, o restaurante ainda possui uma boa carta de vinhos.
Cheio de tradição, o Restaurante Vô João é outra dica do que fazer em Brusque para comer bem. O restaurante foi fundado em 1985 e vem se mantendo como um negócio familiar, mesmo com a criação de outras filiais.
O Vô João funciona como buffet com diversas opções, e ainda proporciona uma experiência gostosa para os visitantes, por possuir um pátio com animais como pôneis e coelhos, que encantam principalmente os pequenos.
Você é fã das carnes e não abre mão de um bom churrasco? Então a dica é a Churrascaria Pruner. As carnes são fartas e de qualidade, e vêm junto de acompanhamentos como a polenta frita.
O que fazer nos arredores de Brusque
Gostou de Brusque e quer aproveitar para emendar em um passeio pelos arredores?
A região tem ótimos lugares para se visitar. Blumenau, por exemplo, faz parte do chamado Vale da Cerveja, sendo considerada a Capital Brasileira da Cerveja.
Se o que você quer é praia, Balneário Camboriú está logo ali, a cerca de 40 quilômetros, encantando com suas paisagens litorais mescladas aos grandes arranha-céus.
Dicas para os viajantes de Brusque
Se você leu até aqui, aí vai uma dica bônus, principalmente para os cervejeiros. Já que falamos do que comer em Brusque, nada mais justo do que falar do que beber, não é?
É possível agendar um passeio chamado Rota da Cerveja, que consiste em uma visita à cervejaria Zehn Bier, onde você poderá degustar os diferentes tipos e ainda conhecer um pouco sobre o processo de produção.
Gostou dessas dicas do que fazer em Brusque?
Boa viagem e aproveite a cidade!
Planeje sua viagem para Brusque
Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.
Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.
É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.
O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.
Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.