O que fazer em Buenos Aires a noite

América do Sul Argentina O que fazer em Buenos Aires a noite

Quando se conhece a Argentina ou um argentino, você logo vai perceber que a vida noturna e a boemia fazem parte da cultura do país, a famosa siesta, que para nós brasileiros é a aquela breve soneca depois do almoço, para nosso hermanos é praticamente um ritual, que pode durar de duas a três horas. Aí você pode se perguntar, o que isso tem haver com a noite de Buenos Aires?

Esse momento diário de relaxamento proporciona a eles uma disposição incrível para varar a noite charlando, bailando e tomando tragos.

É certo que essa cultura é mais forte no interior, pois Buenos Aires é uma metrópole e nos dias de hoje, “tempo é dinheiro” e os portenhos aos poucos estão abandonado esse hábito, mas não significa que eles deixam de curtir a noite, e Buenos Aires é o melhor exemplo da cultura boemia da Argentina. 

Se você está lendo esse post, é por que quer saber mais sobre a noite em Buenos Aires (óbvio!), então saiba que é praticamente impossível percorrer todas as boas opções da cidade, por que elas são praticamente infinitas.

Isso mesmo, a cidade está no mesmo patamar de entretenimento de grandes centros mundiais!

Por isso nesse artigo vou te indicar ótimas opções, pra que você não fique “batendo cabeça” procurando o que fazer na noite de Buenos Aires.

A melhor dica pra cair na noitada portenha é disposição, pois muitas baladas começam entre 00h e 01h e podem ir até às 7h (se possível faça uma siesta), agora que sabe disso, vamos descobrir boas opções da noite portenha.

La Catedral Club

La Catedral Club
La Catedral Club

“Un Viaje Hacia El Corazon Del Tango”

Se você estiver a fim de aprender alguns passos de tango, o La Catedral é o lugar ideal. Antes da milonga – baile onde se vai para dançar, não confunda com show de tango – a casa oferece aulas, tanto para iniciantes quanto para frequentadores assíduos, que a consideram a melhor casa de tango de Buenos Aires.

O La Catedral fica em um casarão construído no século XIX, reformado o final dos anos 90, quando a casa foi inaugurada, preservando sua arquitetura e trazendo uma decoração muito original, com móveis garimpados nos mercados de pulgas da cidade, tornando-se um lugar icônico em Buenos Aires.

As aulas acontecem diariamente, de segunda a sexta, a partir das 18h30 e sábados e domingos, a partir das 19h30, e a milonga começa por volta das 23h30.

Chegue cedo, pois as aulas são bem disputadas, tanto por turistas quanto pelos próprios portenhos, também pelo fato de serem gratuitas.

E após gastar tanta energia “bailando”, você pode se deliciar com as especialidades da casa, que incluem pizzas, empanadas e pastas, cardápio todo vegetariano.

O La Catedral Club fica na Rua Sarmiento, 4006, Bairro Almagro. 

Bárbaro Bar

Bárbaro Bar
Bárbaro Bar

Conhecido também entre os portenhos como “Bar o Bar”, esse é considerado o primeiro pub portenho e não pode ficar de fora da sua noite em Buenos Aires.

Foi fundado pelo artista plástico Luis Felipe Noé, no ano de 1969, em conjunto com vários outros artistas renomados da época, e até hoje é o ponto de encontro preferido da galera das artes.

Recentemente foi reconhecido como “Bar Notable de la Ciudad de Buenos Aires”, que como se fosse uma espécie de patrimônio da cidade, sua decoração está repleta de quadros e pinturas e realiza exposições de arte itinerantes .

O bar oferece vários drinks, cervejas e a tradicional culinária argentina, com deliciosas empanadas, e boa música sempre.

O Bárbaro Bar está localizado na Tres Sargentos, 415, que hoje é uma espécie de calçadão.

Rey Castro

Rey Castro
Rey Castro

Apesar de estar localizado em San Telmo, reduto do tango portenho, a proposta do Rey Castro é outra.

O charme já começa pelo edifício, um casarão antigo que lembra a arquitetura de Havana (capital de Cuba) e um ambiente interno que faz jus ao nome.

O bar abre diariamente, mas é nas sextas e sábados que acontece o Cena Show, com apresentações de dança ao som de muita música latina, e após as apresentações, o bar vira um tradicional boliche portenho.

No cardápio, uma mistura de culinária argentina com caribenha.

Para entrar, é preciso desembolsar cerca de R$75 ou $950 pesos argentinos – nesse valor estão inclusos: entrada para o bar, cardápio completo (entrada, prato principal e sobremesa) e ainda uma cerveja ou taça de vinho. Para quem está procurando o que fazer em Buenos Aires a noite, está aí um programa perfeito.

O Rey Casto fica na Rua Peru, 342, e abre a partir das 22h.  

Fiesta Jolie

Fiesta Jolie
Fiesta Jolie

Considerada por muitos a melhor festa voltada para o público LGBT de Buenos Aires, o lema da casa é “El miércoles és el nuevo sábado” ou “A quarta-feira é o novo sábado”.

Como o próprio lema já conta, a Fiesta Jolie acontece sempre às quartas e também vésperas de feriado, e além do público lgbt, abraça qualquer pessoa que goste de dançar e curtir uma boa música, e que não tenha preconceitos, claro.

Buenos Aires se destaca mundialmente no turismo lgbt, que é incentivado pelo próprio governo, onde existem políticas públicas que respeitam, protegem e oferecem uma melhor qualidade de vida a esse público.

O espaço onde acontece a Fiesta Jolie é grande, com duas pistas de dança, três bares, terraço e sacada. A casa abre a partir das 22h, com entrada gratuita, e acredite, pizzas e petiscos também gratuitos, enquanto exibe filmes ou apresentações artísticas.

Mas é a partir da 1h da madrugada que o local se transforma em uma grande festa, onde dançar e fazer amigos são prioridade. Uma ótima pedida para quem procura o que fazer na noite de quarta em Buenos Aires. A casa fica na Av. Juan B. Justo, 1658, em Palermo. 

Patio de Los Lecheros

Patio de Los Lecheros | Divulgação Governo Federal da Argentina
Patio de Los Lecheros | Divulgação Governo Federal da Argentina

Fica na antiga estação de trem, onde era recebida a produção de leite do interior do país, em 2016 foi transformado em food park e é realmente fascinante.

Não é uma balada, mas é ponto de encontro de turistas e portenhos e costuma estar sempre cheio.

O lugar ideal para fazer uma “boquinha” antes de cair na noitada, são varias opções no cardápio: pizzas, comida japonesa, romena, lanches, e claro, o tradicional e imperdível churrasco argentino, não passe por Buenos Aires sem provar essa delícia portenha.

O Patio conta também com cervejas artesanais e outros drinks, em um ambiente que deixa qualquer um encantado.

Não é muito interessante para os dias de chuva, pois o espaço é aberto, porém é a pedida certa para curtir a noite entre amigos em Buenos Aires.

O Pátio fica na Av. Tenente General Donato Alvares, 175, você pode ir de metro até a estação Puan e caminhar cerca de cinco minutos. O espaço fica aberto de segunda a domingo, até a meia noite. 

Los Notables – Os cincos queridinhos desse seleto grupo

Nossos hermanos argentinos, em especial os portenhos, têm certo apego às histórias e tradições passadas, eu diria até que é um certo bairrismo. Mas esse apego não é de todo mal, afinal, é sempre importante lembrar da nossa história.

Pensando nessa preservação, tanto cultural quanto histórica, a prefeitura da cidade criou o grupo Los Notables (Os Notáveis em português), do qual fazem parte quase cem cafés e bares tradicionais portenhos, que foram palco de acontecimentos históricos e grandes eventos culturais e literários, e são reconhecidos oficialmente como Patrimônio Cultural da Cidade de Buenos Aires.

Eles possuem praticamente os mesmos móveis e decoração desde sua inauguração, alguns até preservando o mesmo tipo de serviço, como vimos no Bárbaro Bar.

Mas agora vamos falar um pouco de um grupo digamos mais seleto de notáveis: são cinco cafés/bares que são imperdíveis se você procura o que fazer em Buenos Aires a noite, no melhor estilo local.

Eles têm praticamente o mesmo cardápio e os mesmo horários de funcionamento, abrindo geralmente ás 8h e fechando entre 2h e 4h da madrugada e os preços cobrados são acessíveis, nada abusivos se for considerar todo o contexto, alguns contam até com música ao vivo nos finais de semana.

Nesses lugares você vai curtir uma noite tipicamente portenha.

Bar do Cao

Bar do Cao
Bar do Cao

Com mais de cem anos de tradição, o Bar do Cao iniciou suas atividades na área de embutidos e bebidas, era um pequeno bar e armazém, chamado La Armonía, tocado por cinco irmãos.

Após a partida dos cinco, o estabelecimento fechou as portas por alguns anos, mas duas filhas de um dos irmãos Cao, que o reabriram com o nome atual e com a proposta de ser um resto bar.

Logo foi incluído no grupo de notáveis, e entrou para rota de lugares especiais para se conhecer na cidade. O bar fica na Av. Independência, 2400, no Bairro San Cristóbal.

Um dos pedidos mais feitos aos garçons e perfeito para acompanhar uma cerveja, é a famosa picada – tábua de frios, amendoim, batata frita, picles, azeitonas e mais uma infinidades de delícias argentinas.

El Federal

Bar El Federal
Bar El Federal

Esse talvez seja considerado o café bar mais simbólico do Bairro San Telmo – reduto boêmio e perfeito para curtir Buenos Aires à noite.

O El Federal conta com mais de 150 anos de tradição, e foi testemunha de grandes acontecimentos do país.

Como tantos outros notáveis, mantém muito da mobília original, como as lindas caixas registradoras antigas e está localizado na Rua Carlos Calvo, 599.

Peça o “menu degustação” e surpreenda-se com a quantidade e qualidade dos sabores tipicamente portenhos. 

Café Margot

Café Margot
Café Margot

Aberto desde 1904, por ali já funcionaram outros estabelecimentos, como loja de chocolates, restaurante, confeitaria e até uma fábrica de massas.

Porém, há mais de 50 anos, o Café Margot permanece como se conhece hoje e ficou famoso principalmente após a passagem do então presidente Juan Domingo Perón, que entrou no café para provar o famoso sanduíche de peito de peru em escabeche – que é uma espécie de conserva de carne que pode ser feita de várias espécies, muito tradicional na Argentina – e acredite, é o carro-chefe do café até hoje, não deixe de provar.

O Café Margot está localizado na Av. Boedo, 257, no Bairro Boedo.

Celta Bar

Celta Bar
Celta Bar

Um dos “caçulas” desse grupo de notáveis, o Celta Bar abriu suas portas em 1941, mas encerrou suas atividades como revenda de bebidas e armazém com menos de uma década.

Após vários anos fechado, o estabelecimento reabriu suas portas já sendo um novo reduto de jazz e rock, e até hoje, aos finais de semana, acontece o Celta Concert, com apresentações ao vivo.

Perfeito para curtir um sábado à noite em Buenos Aires, provando as cervejas artesanais que a casa oferece. O Celta Bar fica Sarmiento, 1702, Bairro Monserrat.

Café La Poesia

Café La Poesia
Café La Poesia

É o mais recente dos cinco notáveis, mas nem por isso com menos charme e boas histórias.

Fundado em 1982, pelo poeta Rubén Derlis, foi palco de grandes encontros de intelectuais, poetas e escritores da época, e hoje exibe nas suas paredes mais de cem retratos de importantes escritores argentinos, além de preservar sua decoração vintage.

O Café La Poesia fica na Rua Chile, 502, no bairro mais charmoso da cidade, San Telmo claro. 

A noite portenha além de seus bares e cafés

Realmente o que não falta em Buenos Aires são cafés e bares, perfeitos para curtir a noite entre amigos ou em família, provando as delícias típicas da culinária portenha, bebendo um bom vinho argentino e divagando sobre temas atuais e históricos, coisa que os argentinos amam fazer.

Mas a cidade vai muito além disso, as opções encontradas agradam a todos os gostos e bolsos, desde passeios noturnos ao ar livre, até os tradicionais shows de tango, passando por apresentações de teatro e jogatinas em cassinos.

Assim como outros grandes centros, Buenos Aires não dorme, então opções noturnas diferenciadas não vão faltar na sua passagem pela cidade. Vamos conferir alguns lugares, que na minha opinião, são imperdíveis.

El Galpón Catalina Sur

O Grupo de Teatro Catalina Sur é uma das mais conceituadas companhias artísticas da Argentina, e realiza um lindo projeto social no Bairro La Boca.

A renda dos espetáculos é revertida para a comunidade em forma de oficinas artísticas e culturais. As peças apresentadas pelo grupo são de altíssima qualidade, misturando artes cênicas, circense e audiovisual, sempre com a temática de lendas e histórias da cidade, principalmente de La Boca.

O valor do ingresso é super acessível, em torno de R$10 a R$15, dependendo do espetáculo. Essa com certeza é uma das experiências mais encantadoras para fazer à noite em Buenos Aires.

Os espetáculos acontecem as sextas e sábados, a partir das 22h, e os ingressos são vendidos na bilheteria do teatro, que fica na Rua Benito Perez Galdós, 93, La Boca.

Casino Puerto Madero

Casino Puerto Madero
Casino Puerto Madero

Apesar de ser um bairro novo, com muitos prédios modernos, Puerto Madero já entrou de vez pra o circuito turístico portenho, com vários restaurantes e bares famosos (e caros também), mas se você quer fugir um pouco desse circuito da noite em Buenos Aires, que tal conhecer o Casino Puerto Madero?!

Além de seu interior belíssimo desde a recepção, possui várias salas com inúmeras máquinas e mesas de jogos, além de restaurantes super badalados, de nível internacional.

Mas o que mais chama atenção nesse cassino, é que ele é flutuante! Isso mesmo, ele está instalado em dois barcos, Estrella de la Fortuna e Princes, que estão ancorados nos deques de Puerto Madero.

E a melhor parte: para entrar e conhecer todo o luxo e beleza do cassino, você não paga nada!

Ele está ancorado (permanentemente) em frente à famosa casa de tango Madero Tango, e funciona 24h para jogos, e ainda conta com uma vasta agenda de shows musicais e de dança, recomendo muito a visita. 

Centro Cultural Borges

Centro Cultural Borges
Centro Cultural Borges

O passeio pelo Centro Cultural Borges já encanta pela sua localização, está situado nas Galerias Pacífico, um belíssimo edifício histórico, que abriga também um shopping.

No CCB, além de admirar as exposições de arte e fotografia, você pode curtir um dos shows de tango oferecidos pela casa. Se comparado com as apresentações tradicionais e turísticas de tango encontradas na cidade, essa, sem dúvida, tem o melhor custo benefício.

O salão onde acontecem os shows é mais intimista e sem jantares ou qualquer outra oferta para “pegar turista”, ali você irá assistir um autêntico e melancólico tango, como ele deve ser, perfeito para quem busca uma noite mais tranquila em Buenos Aires. Uma ressalva apenas, não é permitido fotografar, infelizmente.

Você pode entrar no CCB pela Calle Florida, nas Galerias Pacífico ou se preferir, pela entrada independente do centro, na esquina da Viamonte com a San Martín.

Vale a pena chegar um pouco antes para escolher seu show, já que são geralmente três que estão em cartaz.

Reserva Ecológica Costaneira Sul

Se você está procurando algo diferente para fazer à noite de Buenos Aires, aqui você irá encontrar. Esse é um passeio para os amantes da natureza que acontece somente nas sextas-feiras em que ocorrem a lua cheia, se você estiver na cidade durante esse período não deixe de fazer o passeio, é muito interessante.

São visitas guiadas de mais ou menos três horas dentro da reserva (que fica bem próximo ao Puerto Madero), tem 350 hectares de área preservada e com um “visu” privilegiado da foz do Rio da Prata.

O passeio é gratuito, porém é necessário fazer reserva, até no máximo a segunda feira que antecede o evento, e deve ser feita pelo e-mail: visitasguiadas_recs@buenosaires.gob.ar ou presencialmente no parque.

Você pode inscrever até quatro acompanhantes e o passeio se inicia sempre às 20h. Um detalhe é que dentro do parque não há comida, mas na rambla do Puerto Madero, que fica na saída do parque, você encontra vários carritos de lanches.

Uma dica é experimentar o choripan, o famoso pão com linguiça argentino, é uma delícia e barato.

Onde ficar em Buenos Aires

Booking.com

Dicas para os viajantes a Buenos Aires

Se a sua passagem pela cidade for no mês de Novembro, e você já  cansou do roteiro restaurante-bar-balada, e está procurando algo diferente para fazer a noite em Buenos Aires, a Noite das Livrarias pode ser uma boa opção.

Nessa noite a Av. Corrientes se transforma numa espécie de calçadão, e suas livrarias ficam abertas até a madrugada, com várias promoções de livros e revistas, e oferecendo atividades culturais, recitais de poesias e palestras com diversos escritores.

O trecho da avenida que fica aberto apenas para pedestres é entre as ruas Junín e a Av. 9 de Julio.

Dentro do Parque Centenário, no Bairro Caballito, está o observatório astronômico, administrado pela AAAA – Associação Argentina Amigos da Astronomia – que realiza todas as noites de sextas e sábados, se não estiver nublado, uma visita guiada pelo observatório, com direito a observação do céu através de seus telescópios e conversas sobre os mistérios do universo.

Se você gosta de divagar sobre essas questões, esse passeio vai tornar sua noite em Buenos Aires especial. Para mais informações acesse o site oficial.

O Teatro Colón, considerado um dos melhores do mundo e tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, oferece várias apresentações artísticas, incluindo as famosas óperas.

Os preços não são tão acessíveis, porém as apresentações são incríveis. Se tiver uma folguinha no seu orçamento para visitar a cidade, vale a pena conferir a agenda de eventos do teatro.

Planeje aqui sua viagem para Buenos Aires

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes, bagagem extraviada, entre outros. Para a cotação eu utilizo o Seguros Promo, ele tem a opção de forma de pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes ou no boleto bancário.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 30/09/2020 o site está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem + 5% OFF para pagamentos via boleto, usando o cupom VOUDEPROMO.

Tenho certeza que você não está lembrando de um detalhe, mas America Chip e eu temos a obrigação de te alertar. Ao chegar ao seu destino será necessário chamar um UBER, para isso a America Chip se faz presente com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. #FicaAtivoNoCupom: Utilizando o cupom FICAATIVO você ganha 5% OFF!

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as 37 locadoras ao redor da Argentina.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira GetYourGuide.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Buenos Aires 2016 4K

Resolva sua Viagem

Booking.com

Zarpo

RentCars

Seguro Viagem

Internet

Omio (Europa)

Ingressos

Passeios no Brasil

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Quer aprender a Viajar Barato e com Estilo?

Faça essa escolha e a partir desde momento você receberá dicas de como viajar de maneira barata e com estilo! Aproveitando de toda a experiencia que possa adquirir em uma viagem com menor investimento.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

13FansLike
35FollowersFollow
2FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.