Ficar durante meses planejando uma viagem e chegar ao destino embaixo de chuva, pode ser uma das maiores frustrações para um viajante, mas se seu destino é a capital portenha, você não precisa se preocupar, pois Buenos Aires é intensamente prazerosa, indiferente da condição climática.
É bem verdade que alguns passeios se tornam mais interessantes com dias calorosos e secos, mas pensando pelo lado positivo, a chuva te proporciona outras oportunidades nesta hermosa cidade e neste desse post vou te apresentar alguns desses passeios que irão te tirar desse marasmo, afinal de contas, Buenos Aires é a capital mais charmosa da América Latina e respira cultura, arte e entretenimento.
É quase impossível listar todas as opções que a cidade oferece, pois assim como São Paulo, a cidade cresce constantemente e não para, e a cada dia surgem novas atrações.
Não sabe o que fazer em Buenos Aires com chuva?
Ei, viajantes destemidos! Sou Daniel Gualberto, e acredite, já colecionei alguns “perrengues chiques” pelo mundo afora. E quer saber? Aprendi com cada um deles!
Primeira lição? Nunca subestime o poder de uma boa conexão. Lá estava eu, no meio de Berlim, tentando usar o Google Maps… e puff! Sem internet. Não cometam meu erro! Descobri o Airalo, a primeira loja de eSIMs do mundo, e nunca mais tive que fazer mímicas tentando pedir informações.
Segunda lição? Uma vez, na agitada Bangkok, minha mala decidiu tirar férias. Nunca a vi novamente. E isso me ensinou o valor inestimável de um excelente seguro viagem. Agora, viajo tranquilo com a Real Seguro, porque mala perdida é só uma história engraçada quando você está protegido.
E por último, mas não menos importante: Aquela sensação de ter sido enganado ao trocar dinheiro no aeroporto? Já passei por isso na Cidade do México! Agora faço minhas transferências pelo WISE e aproveito as melhores condições para o dólar.
Então, antes de embarcar em sua próxima aventura, que tal se equipar com as melhores ferramentas? Conecte-se com Airalo, proteja-se com Real Seguro e economize com WISE. Afinal, quem não quer viajar com paz de espírito e alguns dólares a mais no bolso?
Vem comigo saber sobre os passeios mais interessantes da capital argentina!
Clima em Buenos Aires
A capital argentina tem o clima subtropical úmido, ou seja, não vai ser tão difícil assim a chuva aparecer nos dias que você estiver visitando a cidade.
Porém se você quiser evitar mesmo a chuva, vá para Buenos Aires no mês de maio, que é o menos chuvoso.
Já os meses de outubro a março, são os que têm maior incidência de chuva na cidade.
Fundação PROA

Se você acha que após ter passado por El Caminito em La Boca, seu passeio pelo bairro acabou, tenho mais uma dica pra você.
A Fundação PROA é uma espécie de museu e centro cultural, fundada em 1996, bastante jovem para os padrões do bairro.
Mas não se engane, o edifício de três andares, com a fachada metade antiga metade moderna, possui quatro salas de exposições, uma livraria e um auditório multimídia, e tem a intenção de promover artistas de várias vertentes, dos séculos XX e XXI.
E no último andar, você encontra um café/restaurante com uma bela vista para o Rio Riachuelo. A Fundação PROA fica Av. Pedro de Mendoza, e abre de terça a domingo, das 11 às 19h.
A entrada para o café e a livraria é livre, você só paga se for entrar no museu, mas o local tem valores acessíveis.
Uma ótima pedida para fazer em dias de chuva em Buenos Aires, pois na PROA você pode passar uma tarde inteira entre livros, cafés e artes de qualidade.
Ciudad Cultural Konex

Instalado em um antigo galpão que abrigou por muitos anos um depósito de azeite, o Ciudad Cultural Konex (ou também Centro Cultural Konex) entrou de vez para o circuito cultural portenho.
Preservando grande parte da estrutura do antigo galpão – reza a lenda que foi pelo baixo orçamento no início da reforma – e que dá toda identidade ao local, onde a ideia é popularizar e aproximar o acesso da comunidade à cultura, em suas diferentes áreas.
Com nove salas e um espaço externo bem grande, o CCKonex oferece apresentações teatrais, dança, cinema, design, desfiles de moda, exposições fotográficas e artísticas e shows musicais de diversos segmentos.
O mais famoso show em cartaz permanente há mais de dez anos é La Bomba de Tiempo, onde vários percussionistas tocam os tambores e agitam os espectadores.
O show é realizado toda segunda, a partir das 20h, e acontece abaixo de chuva, quando mesmo assim, a plateia lota!
Mas se você preferir não se molhar vale a pena conferir a programação do CCKonex nas redes sociais, e escolher um dos inúmeros eventos são oferecidos, sempre com valores de ingressos bem acessíveis, mas é interessante comprá-los antecipadamente pelo site, pois quase sempre há filas.
Programa perfeito se você ainda não sabe o que fazer em Buenos Aires com chuva ou se apenas procura um programa alternativo e cheio de cultura na cidade.
O Ciudad Cultural Konex fica na Rua Sarmiento, 3131, Bairro del Abasto, e tem fácil acesso tanto por ônibus quanto por metro.
La Usina del Arte

Mais um local muito interessante e que foge do convencional no Bairro La Boca. La Usina del Arte é um centro cultural multidisciplinar, onde acontecem exposições artísticas, shows de tango e apresentações de orquestras.
Aliás, foi pensando nesse tipo de apresentação, que a Sala Sinfônica foi reformada, hoje tendo capacidade para mais de mil pessoas e com uma acústica que faz inveja aos melhores teatros.
O prédio que abriga o centro cultural foi uma antiga usina de energia elétrica (daí seu nome) e funcionou até os anos 90.
Além de toda a diversidade e riqueza cultural oferecida, é possível conhecer um pouco da história do local, através das suas visitas guiadas gratuitas, que acontecem nos fins de semanas e feriados.
Ali se encontra a mistura de história e atualidade, pois o edifício tem uma arquitetura muito bonita e interessante, e após a reforma para abrigar o centro cultural, seu interior ganhou salas modernas e contemporâneas.
Se você estiver no Bairro La Boca e a chuva cair em Buenos Aires, já sabe para onde correr.
La Usina del Arte fica na Augustín R. Caffarena, e você pode conferir a programação da casa pelas redes sociais.
The Break Club

Se você fica chateado ou frustrado porque não sabe o que fazer em um dia de chuva em Buenos Aires, o The Break Club é escolha certeira.
Com esse nome bem sugestivo, a casa oferece uma experiência única, que até para os viajantes mais experientes é algo incomum de se encontrar. O clube iniciou em 2012, e desde sua inauguração coleciona admiradores e frequentadores assíduos.
A proposta da casa é quebrar tudo (com limites, é claro) e você ainda pode escolher a melhor música para esse momento, além de poder registrar tudo em vídeo.
Funciona assim: você escolhe um combo do que quer destruir, pode ser televisores de tubo ou plasma, computadores e garrafas (muitas garrafas!), e a sua ferramenta vai ser um taco de beisebol – além da devida proteção para que você possa desfrutar desse momento com a devida segurança.
Os valores dos combos são acessíveis, claro que dependendo do que deseja destruir, o pacote mais econômico sai em torno de R$40 por pessoa e da direito a 30 garrafas.
Mas se deseja algo mais intenso, o pacote mais caro que dá direito a uma tv de plasma e 40 garrafas e sai por R$150.
Ao todo são seis opções de combos, e se quiser levar uma fotografia de alguém que te desperta sentimentos indesejados, eles oferecem um porta-retratos para você colocá-la e destruir.
O ambiente é underground e faz certa alusão ao filme “Clube da Luta”, e além da quebradeira dentro de uma sala específica para isso, o espaço também é um bar muito legal, seja para descontar sua frustração ou se simplesmente busca um lugar descolado para tomar uma gelada.
Você só consegue participar da brincadeira se fizer uma reserva antecipada, com no mínimo dois dias durante a semana e três nos finais de semana, que podem ser feitas através do whatsapp +54 11 3228-3353 ou pelo e-mail [email protected].
O bar abre das 16h às 22h, de quarta a domingo, e fica na Rua Moldes, 673, Bairro Colegiales.
As maravilhas arquitetônicas e culturais de Buenos Aires
Caminhar pelas ruas da cidade, principalmente na parte central é um deleite para quem gosta de apreciar construções históricas e com fachadas que são verdadeiras obras de arte.
Até mesmo os leigos nessa área como eu, se impressionam, pois a beleza arquitetônica da cidade é fascinante, porém um dia chuvoso pode não parecer ser a melhor opção.
Mas não desanime, pois muitos desses monumentos estão abertos para visitação e você estará abrigado da chuva.
Assim como suas belezas arquitetônicas, a capital argentina é referência em arte e cultura (a nível mundial!), e se você ainda não sabe o que fazer em Buenos Aires com chuva, essas dicas vão te ajudar a montar um roteiro bem interessante!
Palácio Barolo

Com uma arquitetura imponente e rica em detalhes, o Palácio Barolo é um dos (se não o mais) lindo edifício da capital Argentina e é sem dúvida um dos passeios mais encantadores para fazer em Buenos Aires nos dias de chuva.
O edifício foi construído em 1923, a pedido do empresário argentino Luís Barolo, e a sua intenção com esse monumento arquitetônico era guardar e proteger as obras do intelectual italiano Danti Alighieri – que entre suas obras primas está o famoso livro A Divina Comédia.
O receio de Barolo é que uma guerra ainda mais intensa do que foi a Primeira Guerra Mundial (que durou até 1918) pudesse reduzir as obras às cinzas.
Apesar de nunca ter concretizado o seu sonho, o legado é uma obra de arte arquitetônica. O projeto foi idealizado pelo arquiteto italiano Mario Palanti, que seguiu a risca os desejos de Luis Barolo.
O edifício já foi o mais alto de Buenos Aires, com 100 metros de altura e 22 pavimentos, e possui muitas referências da arquitetura européia da época – como neo romântico e neogótico – e a principal delas é justamente o livro A Divina Comédia.
Um bom exemplo é o fato da construção ser divida em três partes: inferno, purgatório e o céu.
Em 1997 o edifício foi tombado como patrimônio histórico, hoje funciona como um centro comercial e está aberto para visitas guiadas, que custam R$40 (abril/20) e duram em torno de 1h30. As explicações são feitas em espanhol e inglês e rolam de segunda a sábado, das 9h às 20h.
As reservas são feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp +54 911 6915 2385, ou se quiser mais informações acesse o site oficial.
Outro detalhe interessante de visitar o Palácio Barolo é conhecer o Bar 1923 que fica no 16° andar, um lugar aconchegante e cheio de charme onde servem panini (um tipo de pão com recheio), além de cervejas, drinks e sucos.
Palácio Piccaluga

Outra jóia arquitetônica de Buenos Aires, dessa vez localizado no Bairro Recoleta, na Rua Marcelo T. de Alvear, 1560.
O edifício não é tão imponente quanto o Palácio Barolo, porém seu status histórico é de suma importância na memória portenha, sendo uma ótima opção de distração nos dias de chuva em Buenos Aires.
Construído no início do século XX, sua arquitetura é inspirada nas construções francesas conhecidas como petit hotel, que eram as residências dos aristocratas e burgueses europeus.
Francisco Piccaluga é o nome do empresário italiano que se mudou para Argentina com sua família, foi quem idealizou (e bancou) a construção do palácio, e era proprietário de uma importante empresa do ramo têxtil e um dos principais produtores de algodão do país no início do século XX.
O arquiteto italiano Domingo Donati foi quem projetou a construção, são 2 mil metros quadrados cobertos de puro luxo e bom gosto.
Além de um lindo jardim, seu interior é fascinante, com muitos vitrais originais da época, escadas com mármore e corrimãos de ferro, lustres de cristais, entre outros requintes que serviam basicamente para demonstrar o poder da Família Piccaluga.
Hoje o espaço é usado para eventos e também visitas guiadas, as quais são realizadas mediante a reserva, feitas através do e-mail [email protected], também pelo telefone (54 11) 5217-6405 ou através do site oficial do Palácio.
Há opções durante o dia e a noite, ambas duram em torno de 90 minutos e custam cerca de R$20 (abril/20). A visitação inclui degustação de doces, queijos e vinhos no jardim, além de uma apresentação musica instrumental no salão principal.
Os horários de visita durante o dia são 15h e às 17h e a noite às 20h.
Teatro Colón

Visitar esse centenário e lindíssimo teatro é opção certeira para fazer em Buenos Aires com chuva!
O edifício inaugurado em 1908 tem uma arquitetura belíssima e uma acústica perfeita, um dos motivos que o colocam entre os cinco melhores teatros do mundo.
Você pode optar por assistir alguma apresentação de ópera ou teatro realizadas lá – que infelizmente não têm valores tão acessíveis – ou fazer uma visita guiada e conhecer seu interior, suas salas e sua história.
As visitas acontecem diariamente, inclusive nos domingos e feriados, das 9 às 17h, com saída a cada quinze minutos, com grupos em espanhol e inglês (confira antes o idioma que será sua visita) e se você conseguir encaixar no seu passeio, pode realizar a visita no horário de alguma apresentação, o que será um plus inesquecível.
O Teatro Colón fica bem no coração de Buenos Aires, na Rua Cerrito, 628, bem próximo ao Obelisco.
Café com torta
Tendo passado por outras cidades argentinas além de Buenos Aires, aprendi que os nossos hermanos não são referência na produção e no consumo de café.
Se você estiver em um hostel, por exemplo, e decidir ir ao supermercado e comprar um café para passar, vai certamente se decepcionar com o sabor, a não ser que dê sorte de encontrar um café tupiniquim ou colombiano.
Mas não se preocupe, se o seu programa favorito em dias chuvosos, assim como o meu, é tomar um café com torta em Buenos Aires você terá sorte.
Diferente de qualquer outro lugar do país, a cidade tem a maior distribuição de panaderias e confiterías por metro quadrado da Argentina e talvez da América Latina. Os doces e massas argentinos são deliciosos e inesquecíveis.
Em qualquer confeitaria que entrar, ou padaria – na Argentina costumam ser dois negócios diferentes – você certamente vai se deliciar com os sabores e a qualidade.
Mas a intenção aqui é facilitar a sua busca nesse “mar” de delícias, que ficam perfeitos quando o café está à altura.
Selecionei alguns cafés que são muito requisitados da capital argentina, deixando seu dia de chuva em Buenos Aires muito mais saboroso.
Café Tortoni

É praticamente um monumento da cidade com mais de 150 anos de história. Além da gastronomia deliciosa (uma dica é começar pelo churros) o espaço é encantador e é um dos que tem o melhor custo-benefício, porém dependendo do dia e horário chega a ter fila.
O Café Tortoni fica na Avenida de Mayo, 825 e fica aberto das 8h à 1h.
Café Havanna

Se um dos seus objetivos em conhecer a capital argentina é experimentar um legítimo alfajor argentino, o Café Havanna pode ser uma ótima escolha.
Além de poder adquirir o famoso doce, você desfruta de um ambiente aconchegante e de um café excepcional.
Existem mais de vinte unidades Havanna espalhadas pela cidade, então sugiro escolher a que esteja mais próxima a sua hospedagem, pois a qualidade dos produtos será a mesma e o transporte ficará mais fácil.
Fique atento também aos horários de abertura e fechamento de cada café, que pode mudar um pouco dependo da unidade.
Confitería Las Violetas

Nesse café, você já se encanta aos entrar: belos vitrais e uma ainda mais bela (e apetitosa) vitrine de doces.
A Confitería Las Violetas está um pouco fora do roteiro turístico, na Av. Rivadavia, 3899, Bairro Almagro, por isso lá você encontra mais moradores locais do que turistas.
Quer uma dica perfeita para o que fazer em Buenos Aires com chuva?
Vá ao Las Violetas e confira o menu de chá da tarde da casa, e surpreenda-se com a qualidade e quantidade, vá com bastante apetite.
Apesar de estar um pouco distante do Centro, você pode chegar lá facilmente de metrô, pela linha A, a mais antiga da América do Sul.
Café La Biela
Você está saindo do histórico do Cemitério da Recoleta, começa a chuva em Buenos Aires e você não sabe o que fazer?
O Café La Biela é uma ótima escolha para comer uma deliciosa merienda e fugir da chuva.
O café é mesmo um lugar muito procurado pelos turistas, mas deixa seu passeio pelo bairro ainda mais completo.
A dica aqui é provar o cortado (café com um pouquinho de leite) e a meia lua (seria parecida com um croissant).
O La Café Biela abre diariamente das 7 às 2h da madrugada.
Café San Bernardo
Nesse café, sua tarde de chuva em Buenos Aires vai ser muito mais divertida! Além de ser um local muito tradicional na cidade, o local oferece, além de suas delícias, uma sala de jogos com sinuca, dominó, cartas e outros jogos de mesa.
O Café San Bernardo fica na famosa Av. Corrientes, 5436, e abre das 9 às 5h da manhã.
Onde ficar em Buenos Aires
Booking.comDicas para os viajantes de Buenos Aires com Chuva
A cidade de Buenos Aires já foi eleita como a Capital do Livro pela Unesco, e como vimos nesse post o que fazer de graça em Buenos Aires, além de maravilhosa livraria El Ateneo Grand Esplendid, a cidade possui centenas de livrarias, concentradas principalmente na Av. Corrientes, uma boa pedida se você ainda está em dúvida sobre o que fazer em Buenos Aires com chuva, afinal ali elas estão bem próximas e você não precisa se molhar!
Nesse post tivemos uma amostra dos cafés mais requisitados e imperdíveis da cidade, mas as opções são inúmeras, e se você quer fugir da chuva e de locais muito turísticos, vale a pena conferir se não há um café próximo do seu local de hospedagem, assim você pode curtir uma tarde chuvosa e tranquila em Buenos Aires, além de provar os deliciosos cafés, claro.
Apesar de ser uma metrópole, se locomover em Buenos Aires não é tão complicado. Muitos dos pontos turísticos ficam próximos às estações de Subte, o metrô portenho.
Mas você pode utilizar também os táxis, que tem aos montes pelas ruas da cidade, ou ainda transportes como Uber, é só desativar o pagamento com cartão e ativar a opção pagar em dinheiro, assim você foge das altas taxas do cartão de crédito.
A moeda argentina é o Peso Argentina, ainda continua desvalorizada se comparada ao nosso Real, por isso é interessante pagar com o Peso, já que por enquanto está nos sendo vantajoso.
Mas não se esqueça de sempre perguntar o valor dos itens que deseja comprar, como toda cidade acostumada a receber turistas, há lugares em que o preço para estrangeiros é outro.
Esteja sempre com uma capa ou guarda chuva na mochila, em Buenos Aires o clima pode mudar repentinamente, e boa viagem!
Descubra o melhor da América do Sul sem sair daqui!
A majestade dos Andes, as belezas escondidas da Patagônia, o encanto das praias de Cartagena… A América do Sul é um continente de maravilhas. E para que você mergulhe profundamente em suas riquezas sem preocupações, compilei os recursos essenciais para otimizar sua jornada.
⛪ Hotel: Para noites tranquilas e confortáveis, faça sua reserva no Booking e garanta as melhores ofertas.
❤ Seguro Viagem: Viaje pela América do Sul com a segurança de que a Real Seguro Viagem estará lá para você em qualquer situação.
♟️ Passeios Incríveis: A Civitatis te leva a experiências genuínas e seguras nos recantos sul-americanos!
⛽ Aluguel de Carro: Quer explorar no seu ritmo? Alugue seu carro com a RentCars e compare as melhores opções.
✈ Passagens aéreas: Buscando voos? O Skyscanner tem descontos de até 35% para te levar aos cantos mais deslumbrantes da América do Sul.
☎️ Conexão Sem Fronteiras: Com o Airalo mantenha-se conectado em qualquer lugar da América do Sul. Adquira eSIMs e garanta acesso à internet de qualidade no Mundo.
⌛ Viajando pela América do Sul? Não seja pego desprevenido! Evite o tumulto do Dólar Blue na Argentina e as oscilações de moedas no Peru, Equador e Colômbia. Faça sua conta no WISE agora e garanta a melhor conversão para sua viagem