O que fazer em Búzios: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilRio de JaneiroO que fazer em Búzios: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

Um dos belos destinos litorâneos que compõem a Região dos Lagos no Rio de Janeiro, também chamada de Costa do Sol, Búzios, ou simplesmente Búzios, é um destino muito visitado por turistas brasileiros e estrangeiros que buscam as lindas e charmosas paisagens da cidade. De uma simples e pacata vila de pescadores, a cidade ascendeu ao posto de um dos lugares mais cheios de hype do Brasil nos anos 60, com a visita da estrela dos cinemas Brigitte Bardot. Bastou levar Búzios para o centro dos holofotes que as lindas e cristalinas praias consolidaram a cidade como um dos grandes destinos turísticos do Brasil. Se você quer conhecer os encantos de lá, veja aqui algumas dicas do que fazer em Búzios. 

Como chegar em Búzios

Para quem já quer começar a planejar sua viagem para Búzios, é importante descobrir qual o melhor meio de locomoção para você.

Se você vem de longe e prioriza a rapidez, considere fazer o trajeto de avião. O aeroporto mais próximo de Búzios fica em Cabo Frio, a apenas 30 quilômetros da cidade. No entanto, esse aeroporto só possui uma linha direta saindo de Belo Horizonte. Por isso, se fazer uma conexão em BH não for a melhor escolha, você ainda pode optar por algum dos aeroportos que ficam na capital, Rio de Janeiro, que fica localizada a 180 quilômetros de Búzios, como o Aeroporto Santos Dumont ou o Aeroporto Galeão.

Saindo do Rio de ônibus, existem linhas que saem ao longo de todo o dia, partindo da Rodoviária Novo Rio. A viagem é feita pela Viação 1001, e tem cerca de 3 horas de duração.

Já para quem curte dirigir, mesmo que não tenha carro, existem várias opções de aluguel de carros no Rio de Janeiro. A viagem começa com a travessia da ponte Rio-Niterói, segue através da BR-101 e depois pela Via Lagos (RJ-124).

Quando visitar Búzios

Para decidir quando programar sua viagem, leve em consideração alguns fatores, como a temporada e o clima, além, é claro, da sua disponibilidade e de suas escolhas do que fazer em Búzios.

No verão, época da alta temporada, as praias ficam mais cheias e badaladas – o que pode ser uma vantagem ou uma desvantagem para você, a depender do seu gosto. Os preços também sobem no verão, por isso, se sua prioridade é economizar, deixe para outro momento do ano.

Por outro lado, embora seja possível aproveitar a cidade em outras épocas, o mar fica mais quente e agradável durante os meses do verão e da primavera. Leve isso em consideração na hora de planejar quando ir e o que fazer em Búzios.

O que fazer em Búzios

Rua das Pedras

Quem procura conhecer algumas das mais charmosas lojas e restaurantes da cidade vai encontrá-las na Rua das Pedras. O trajeto, tecnicamente, tem apenas 600 metros, mas as lojas e restaurantes nesse estilo se estendem por todo o quarteirão. São roupas de marcas famosas e de estilistas locais, restaurantes em diversos estilos, bons cafés e, à noite, para quem gosta de sair, são várias opções de bares e baladas. Assim, a Rua das Pedras é um dos melhores passeios para quem gosta de sair, comer bem ou quem deseja fazer algumas compras em Búzios.

Praia de Geribá

A Praia de Geribá é uma das mais agitadas de Búzios, e possui uma boa movimentação de ambulantes, quiosques, barracas, tendas e cadeiras, e, muitas vezes, até restaurantes com música ao vivo. São quase 1,2 quilômetros de praia, com muito espaço para você aproveitar. O mar faz a alegria dos surfistas, além de atrair praticantes de outros esportes como o paddle board e o windsurf.

A Praia de Geribá possui estacionamento gratuito, facilitando a logística nos dias em que a cidade está mais cheia.

Praias João Fernandes e João Fernandinho

Praia linda e com uma boa infraestrutura, a João Fernandes é uma daquelas praias em Búzios que se enchem de turistas, principalmente nos finais de semana, feriados e na alta temporada, sendo a preferida principalmente dos viajantes argentinos. Possui restaurantes, barracas, aluguel de equipamentos e uma boa variedade de hotéis e pousadas em seu entorno. É uma boa praia para passeios de caiaque e para mergulho com snorkel.

Já a Praia de João Fernandinho, ao lado, é mais sossegada e selvagem – quem procura o que fazer em Búzios para fugir do agito pode optar por esta, principalmente se estiver nos dias mais badalados. Não existe passagem direta entre as praias, volte para a rua e encontre os pontos de descida.

Praia da Tartaruga

A Praia da Tartaruga é formada por duas porções de areia, separadas por uma faixa de pedras. O estilo da praia é rústico, sem muitas construções no entorno e apenas quiosques de madeira, mas a Praia da Tartaruga não fica livre da lotação nas altas temporadas. A água costuma ser um pouco mais quente do que as outras, e também é um bom lugar para atividades como mergulho de snorkel e caiaque.

Se você procura o que fazer em Búzios para assistir a um belo pôr-do-sol, o entardecer no mar na Praia da Tartaruga vai te proporcionar um bom espetáculo.

Praia Ferradurinha

A proteção de um paredão de pedras torna a Praia Ferradurinha uma praia de mar calmo, que também é ideal para praticar alguns esportes na água. Mas se quiser tranquilidade também na faixa de areia, que não é muito extensa, prefira os dias de semana. A paisagem formada pelas águas esverdeadas ou azuladas, a depender do momento, pela areia branca e fina emoldurada pelas rochas é uma das mais belas de Búzios – e isso não é pouca coisa.

Se tiver oportunidade, suba no paredão de pedras e aprecie a vista do outro lado, com a visão incrível do mar batendo nas rochas.

Praia da Ferradura

Cuidado para não se confundir: a Praia da Ferradura, diferente do que acontece com a Praia João Fernandes e a João Fernandinho e com as Praias da Azeda e da Azedinha, não fica junto da Praia Ferradurinha.

A Praia da Ferradura ganhou esse nome por causa do seu formato. Apesar do mar não ser de um tom tão cristalino quanto em outras praias de Búzios, as águas rasas e tranquilas tornam esta Praia uma das preferidas das famílias, além de ser um bom lugar para andar de pedalinho, caiaque ou stand up-paddle. O canto esquerdo da praia é mais povoado de quiosques e barracas, enquanto que o canto direito é mais pacato.

Porto da Barra Búzios

Quem estiver procurando um lugar descolado e interessante para estender o passeio pós-praia, pode procurar o Porto da Barra, complexo de entretenimento construído na Praia de Manguinhos. O pôr-do-sol visto do pier é um dos melhores da cidade.

No Porto, estão restaurantes, bares e lounges com ótimas opções de pratos e drinks para você curtir o cair da noite em Búzios ou mesmo aproveitar um bom almoço ou lanche. Além disso, o Porto também conta com galerias de arte e lojas, sendo um importante ponto cultural na cidade.

Orla Bardot

Você já viu que Brigitte Bardot e sua visita a Búzios foram um marco na história do turismo na cidade, e é claro que Búzios não poderia deixar de homenageá-la. Assim, à beira da Praia da Armação, com uma vista espetacular, está a Orla Bardot, que ganhou uma estátua da atriz. Além da estátua de Bardot, a orla também conta com a dos Três Pescadores, que homenageia os pescadores locais, e com uma estátua do presidente Juscelino Kubistchek. Caminhar na Orla é um dos mais agradáveis passeios para quem procura o que fazer em Búzios. Os caçadores de pôr-do-sol também encontrarão um lindo cenário de fim de tarde na Orla Bardot.

Praias da Azeda e da Azedinha

Pequena e com uma linda paisagem, a Praia da Azeda é um dos encantos de Búzios. A vista da escadaria que leva à praia é uma das mais imperdíveis da região e um cenário incrível para fotos. O mar é tranquilo e a faixa de areia é estreita, o que pode fazer com que a praia seja um pouco concorrida nos dias mais quentes.

A Praia da Azeda é separada de sua vizinha, a Praia da Azedinha, apenas por uma faixa de pedras. Diferentemente de outras em Búzios, essa praia já é mais selvagem, não possui construções que atrapalhem o visual da natureza.

Tanto a Praia da Azeda quanto a da Azedinha são áreas de preservação, por isso estão bastante conservadas. Os lindos paredões rochosos no entorno formam piscinas naturais, sendo bons pontos para praticar mergulho com snorkel.

Praia dos Ossos

Se você procura um cenário digno de um quadro, conheça a praia dos Ossos em Búzios. O mar povoado de barquinhos de pesca, as casinhas de pescadores e a orla arborizada formam um belo conjunto. Mas apesar do visual, o fluxo das embarcações faz com que esta não seja a melhor praia para nadar.

No lado esquerdo da Praia dos fica a Igreja de Sant’Ana, construída em 1740, além do Iate Clube Búzios. A venda de comidas e bebidas fica por conta de canoas improvisadas na areia.

É da Praia dos Ossos que sai a trilha ou, para quem não quiser caminhar, os acqua táxis que vão para a Praia da Azeda.

Praias Selvagens: Praia do Forno, da Foca e Ponta da Lagoinha

A tranquilidade de se deitar em frente ao mar e ouvir o quebrar das ondas, quem sabe ler um livro ou relaxar tomando sol… Esse cenário paradisíaco com certeza é bastante atraente, mas nas praias mais cheias o silêncio e a tranquilidade acabam se tornando uma ideia mais distante.

Mas se você está buscando o que fazer em Búzios para encontrar um ambiente um pouco mais calmo, minha dica é incluir em sua programação um passeio pelas praias selvagens.

A Praia do Forno possui um mar calmo e cristalino, apesar de gelado, onde você pode nadar à vontade. A areia avermelhada dá um visual único à praia.

A apenas 1 quilômetro da Praia do Forno, está a Praia da Foca. Cercada de formações rochosas onde batem as ondas e com um belo mar esverdeado, esta praia é outro dos paraísos escondidos em Búzios.

Já a Ponta da Lagoinha possui, além de um visual incrível, uma grande riqueza de interesse geológico, devido às rochas datadas de milhões de anos, que foram formadas pela colisão dos continentes africano e sul-americano. Além da beleza das rochas em si, a proteção que elas fazem nas águas formam uma linda e agradável piscina natural.

Onde ficar em Búzios

Um destino como Búzios certamente vai te proporcionar uma viagem incrível e inesquecível, por isso, vale a pena procurar com calma uma hospedagem que seja boa para você e que também caiba no seu orçamento. Se você está procurando o que fazer em Búzios para ficar bem acomodado(a), veja algumas dicas com um bom custo benefício.

A primeira é a Pousada Blanca Mar, que oferece quartos com TV, ar condicionado e banheiro privativo. Nas áreas comuns, uma bela piscina, bar, lounge e jardim estão à disposição dos hóspedes. O café da manhã está incluso nas diárias.

A segunda dica é o belíssimo Azeda Boutique Hotel, localizado em meio a uma colina a 300 metros da Praia dos Ossos. Seus quartos possuem varanda com vista para o jardim, TV, ar condicionado e wifi. O terraço possui uma piscina com vista para a praia. Café da manhã também está incluso na diária.

Dicas para o viajante de Búzios

Apesar de você ter muito o que fazer em Búzios, alguns viajantes optam por emendar o roteiro com as praias de Arraial do Cabo e Cabo Frio. Se você estiver viajando com tempo de sobra, vale a pena pensar sobre essa possibilidade e aproveitar para explorar a região.

Outra dica é para resolver o problema da locomoção. Se você optou por não ir de carro e não quer ficar a pé, uma opção comum em Búzios é o aluguel de buggys, que vão te ajudar muito por lá.

Boa viagem e aproveite Búzios!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.