O que fazer em Canoa Quebrada: Onde visitar e Onde ficar

Compartilhar

Você é o tipo de viajante que curte mais praias ou turismo histórico? Aliás, de qualquer forma, por que escolher? Se você gosta dos dois, considere conhecer Aracati.

A cidade fica no Ceará e é conhecida por suas praias, como por exemplo a famosa Canoa Quebrada. Além disso, Aracati tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [IPHAN], e presenteia os visitantes com diversas construções históricas preservadas.

Se você quer saber mais sobre esse destino, continue lendo e venha descobrir o que fazer em Canoa Quebrada!

Como chegar em Canoa Quebrada

Vai sair de longe e prefere a rapidez do avião? Então chegar em Canoa Quebrada não será uma tarefa complicada: você pode se encaminhar para o aeroporto que fica na própria cidade, o Aeroporto Regional de Aracati Dragão do Mar.

Outra opção é o Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins. A capital do estado fica a cerca de 151,5 quilômetros de Aracati. 

Partindo de Fortaleza de carro, a principal via de acesso é a CE-040. Outra opção para chegar a Canoa Quebrada a partir da capital é viajar de ônibus. Você encontra horários pela empresa São Sebastião. 

Melhor época para visitar Canoa Quebrada

As temperaturas na cidade são estáveis durante praticamente o ano todo, por isso, você sempre encontrará o que fazer em Canoa Quebrada.

O período de chuvas abrange aproximadamente de fevereiro a maio, por isso, pode ser uma época a evitar se quiser ter maior garantias de bom tempo.

O período mais seco vai de julho a dezembro. 

Quantos dias ficar em Canoa Quebrada

Para curtir a cidade, cerca de 3 a 5 dias te permitirão aproveitar as melhores dicas do que fazer em Canoa Quebrada. 

O que fazer em Canoa Quebrada 

Canoa Quebrada integra a Rota das Falésias, por isso, vale a pena conhecer as belas falésias coloridas que emolduram a praia.

Por ali, você terá uma chance de fazer passeios de Buggy, conhecer a duna do pôr-do-sol, com uma bela vista da região e do entardecer, fazer um passeio de jangada ou simplesmente curtir o mar. 

Aproveite a passarela que passa pela praia para apreciar a vista do mar e da areia, ou então suba nas próprias falésias para uma paisagem incrível. 

Broadway Canoa Quebrada

Broadway canoa quebrada
Broadway canoa quebrada

Conhecer a Broadway nunca esteve tão perto. Calma, não é a famosa avenida nova iorquina… É a nossa própria Broadway tupiniquim, que fica em de Canoa Quebrada e é a principal rua da cidade.

O calçadão foi nomeado assim devido à forte inclinação artística que predominou lá, principalmente antes da modernização da cidade.

Até hoje, o calçadão conta com lojas, bares e restaurantes que a tornam o ponto mais badalado de Canoa Quebrada, principalmente à noite. 

Praia da Quixaba

Praia da quixaba | o que fazer em canoa quebrada
Praia da quixaba | o que fazer em canoa quebrada

Quem está procurando o que fazer em Canoa Quebrada para relaxar deve incluir a Praia da Quixaba no seu roteiro.

É uma praia cercada de falésias e habitada por uma pequena comunidade. Possui algumas barracas que servem iguarias deliciosas da culinária nordestina, com destaque para o camarão.

O clima de tranquilidade da praia só muda durante a semana santa, quando se torna palco para uma famosa e tradicional representação da paixão de cristo. 

Praia de Majorlândia

Praia de majorlândia
Praia de majorlândia

Para quem busca o que fazer em Aracati para encontrar um lugar menos badalado que Canoa Quebrada, a Praia de Majorlândia é uma boa dica – aliás, com a badalação, normalmente também se reduzem os preços.

Assim como em outras praias da região, as falésias tornam a paisagem ainda mais rica e interessante.

Nesse caso, elas se tornam um ponto ainda mais incrível devido às esculturas de Tonho de Carneiro. 

Rio Jaguaribe

Rio jaguaribe | o que fazer em canoa quebrada
Rio jaguaribe | o que fazer em canoa quebrada

O maior rio do estado do Ceará é o Rio Jaguaribe, que passa, entre outras cidades, por Canoa Quebrada.

Você pode fazer o passeio de catamarã pelo rio e curtir a bela paisagem, a vegetação de mangue e as raízes expostas que tornam o visual único.

Um dos pontos mais procurados é o Delta do Jaguaribe, onde o rio deságua no mar. 

Praia Lagoa do Mato

Praia lagoa do mato | o que fazer em canoa quebrada
Praia lagoa do mato | o que fazer em canoa quebrada

Na praia Lagoa do Mato, as falésias formam uma paisagem única. É uma das praias mais tranquilas de Canoa Quebrada, tanto pelo movimento de turistas quanto pela tranquilidade do mar, protegido por recifes de corais.

É uma ótima pedida para quem gosta de se esticar na areia e ouvir o delicioso som das ondas ou para quem gosta de entrar no mar sem agito. À beira da praia, você encontra algumas barracas com comidas típicas de dar água na boca. 

Praia de Retirinho

Por ser menos frequentada, a Praia de Retirinho tem suas características bastante preservadas. Com um grande paredão de falésias, a Praia tem ainda uma fonte de água doce que, segundo se conta, é usada pelas moradoras locais para lavar roupa. 

Praia de Fontainha

Praia de fontainha
Praia de fontainha

A Praia de Fontainha foi nomeada assim devido à abundância de água potável.

É uma praia preservada e de ondas fortes. Sua paisagem é formada pelas típicas falésias e por dunas, que formam pequenos desfiladeiros e labirintos, como o famoso “Garganta do Diabo”, que já foi até palco de uma novela, chamada de Meu bem querer.

Se quiser ver de perto este cenário e estiver procurando o que fazer em Canoa Quebrada, vá até a Prainha de Fontainha. 

Encontre hospedagens com excelentes avaliações e pelo melhor custo-benefício!
Quanto antes você reservar maior será sua economia na diária! Confira agora as melhores opções de hoteis e pousadas!

O que fazer em Canoa Quebrada: Atrativos Históricos e Culturais

Casa de Câmara e Cadeia

Casa de câmara e cadeia
Casa de câmara e cadeia

A Casa de Câmara e Cadeia de Aracati é um edifício histórico datado de 1779, que abrigava a câmara e a cadeia da cidade.

A cadeia funcionou no local até 1988, e era possível ver da rua os presos em suas celas, o que servia para alimentar a vergonha por suas condições.

Durante os séculos XIX e XX, o edifício sofreu uma série de modificações arquitetônicas e até hoje abriga a câmara da cidade. 

Cruz das Almas

A Cruz das Almas é um monumento formado por um pedestal com uma cruz em cima. A cruz foi construída em 1748, e sua importância histórica se deve ao fato de ter sido a sede da cerimônia que fundou Aracati.

Há alguns anos o monumento e a praça em seu entorno foram revitalizados, se tornando um ambiente mais preservado. 

Centro de Artesanato

Uma das coisas mais legais ao conhecer uma cidade é conhecer a cultura e a arte local. Se você concorda e está procurando o que fazer em Canoa Quebrada, faça uma visita ao Centro de Artesanato.

Neste local, você encontrará peças produzidas por artesãos locais em diversos materiais, como renda e fibra de coco e as tradicionais garrafas com areia colorida. 

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Igreja de nosso senhor do bonfim
Igreja de nosso senhor do bonfim

Outro ponto turístico histórico de Aracati é a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Fundada em 1774, a Igreja possui estilo barroco.

Atrás da Igreja, está um cemitério conhecido como Cemitério da Irmandade do Bonfim, local onde eram enterradas pessoas de grande poder aquisitivo e prestígio. 

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Igreja nossa senhora do rosário dos homens pretos
Igreja nossa senhora do rosário dos homens pretos

Se quiser seguir com a tour das Igrejas históricas em Aracati, outra opção para incluir em seu roteiro é a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

A Igreja foi construída pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em um tempo em que a Igreja Matriz da cidade não recebia as pessoas negras.

Em 1974, esta Igreja serviu de abrigo para as vítimas de uma enchente. 

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

Igreja de nossa senhora dos prazeres
Igreja de nossa senhora dos prazeres

Quem está a procura do que fazer em Canoa Quebrada para conhecer mais igrejas e pontos turísticos históricos pode incluir em seu roteiro a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres.

Construída no século XIX pela Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pardos Livres, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres possui traços de inspiração barroca. 

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos

Nesse roteiro pelas Igrejas de Aracati, não poderia faltar uma visita à Igreja Matriz, também chamada de Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos.

Teve sua construção iniciada no princípio do século XVIII. Possui um interior rico em imagens e em peças de grande valor histórico para a cidade. 

Instituto do Museu Jaguaribano

Para quem curte as programações culturais, outra opção do que fazer em Canoa Quebrada é o Instituto do Museu Jaguaribano.

O Museu possui um amplo acervo que representa a história social, cultural e política de Aracati, além de ser um centro de pesquisa sobre o assunto. Inclua o Museu em seu roteiro para se aprofundar na história local. 

Sítio Cumbe

Sítio cumbe | o que fazer em canoa quebrada
Sítio cumbe | o que fazer em canoa quebrada

Quer passar um dia de relaxamento e descanso? O Sítio Cumbe é a minha dica do que fazer em Canoa Quebrada.

É um local para passear entre lagoas, mangues e dunas, além do mar e do rio Jaguaribe. Você também encontra no sítio um pesque-pague, o que será um prato cheio para quem gosta de iguarias como caranguejos e camarões bem fresquinhos. 

Onde comer em Canoa Quebrada

Depois de tantos passeios, a melhor coisa é curtir uma refeição gostosa. Se você também valoriza a boa comida, veja aqui as dicas que separei do que fazer em Canoa Quebrada para comer. 

A primeira dica é o Restaurante Costa Brava. O principal destaque da casa é um prato chamado de fideuó, uma preparação semelhante à paella, porém com macarrão no lugar do arroz. Mas você também encontra diversos pratos com frutos do mar, como camarão e lula. 

Dunas burguers | o que fazer em canoa quebrada
Dunas burguers | o que fazer em canoa quebrada

Você é do tipo que não abre mão de um hambúrguer? Então a dica pra você é o Dunas Burguers. É o lugar para quem gosta de hambúrgueres artesanais – até o pão é feito lá mesmo. 

É claro que não podia faltar aquela comida regional, não é mesmo? Se você está procurando o que fazer em Canoa Quebrada para curtir aquele tempero nordestino, conheça o Bistrô Matuto

O que fazer nos arredores de Canoa Quebrada

Se você está com tempo o suficiente para esticar a viagem e quer conhecer alguns lugares nos arredores de Aracati, uma dica é o município de Beberibe, que fica a cerca de 70 quilômetros de distância.

Com cenários também marcados por falésias, Beberibe possui alguns cenários de destaque, como a Praia de Morro Branco e a Praia das Fontes. 

Onde se hospedar em Canoa Quebrada

Agora que você descobriu algumas dicas de passeios em Canoa Quebrada, falta decidir onde se hospedar para aproveitar tranquilamente a sua viagem.

Vila Retiro

Vila retiro
Vila retiro

Uma opção com um bom custo benefício é a Vila Retiro. Se você gosta de sossego e privacidade, considere essa alternativa, pois a Vila Retiro oferece chalés charmosos e aconchegantes, além das opções de quartos duplos e trilhos.

O melhor de tudo é que são à beira-mar, com vista para a Praia de Lagoa do Mato.

A Pousada oferece café da manhã incluso na diária, e possui confortos como wi-fi gratuito, varanda, banheiro privativo e mini cozinha (no caso dos chalés).

Complexo Turístico Mirante das Gamboas

Complexo turístico mirante das gamboas
Complexo turístico mirante das gamboas

Agora se você busca, além de se hospedar, ter uma experiência de lazer, o Complexo Turístico Mirante das Gamboas é a minha dica para você, pois o espaço, além de Hotel, e restaurante, parque aquático e possui bar molhado, canal de pesca, salão de jogos e áreas para prática de esportes.

As acomodações do hotel abrangem chalés ou apartamentos, que, além dos confortos mais tradicionais como ar condicionado e ventilador, podem possuir varanda com rede e banheira de hidromassagem.

Flat do Portal das Dunas

Flat portal das dunas
Flat portal das dunas

Para quem quer ficar próximo à famosa Praia de Canoa Quebrada, uma opção é se hospedar nos apartamentos flat do Portal das Dunas, que ficam a apenas 3,1 quilômetros da praia.

As acomodações possuem 2 quartos, piscina privativa, ar condicionado, TV de tela plana e cozinha.

Dicas para os viajantes de Canoa Quebrada

São bem comuns em Aracati os passeios de buggy pelas dunas. Uma dica para não ter problemas é entrar em contato com a Associação dos Bugueiros e já combinar seus passeios.

Gostou dessas dicas do que fazer em Canoa Quebrada?

Boa viagem e aproveite a cidade. 

Planeje sua viagem para Canoa Quebrada

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Icone do onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias