O que fazer em Canoa Quebrada: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilCearáO que fazer em Canoa Quebrada: Dicas gerais, onde visitar e onde...

Você é o tipo de viajante que curte mais praias ou turismo histórico? Aliás, de qualquer forma, por que escolher? Se você gosta dos dois, considere conhecer Aracati. A cidade fica no Ceará e é conhecida por suas praias, como por exemplo a famosa Canoa Quebrada. Além disso, Aracati tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [IPHAN], e presenteia os visitantes com diversas construções históricas preservadas. Se você quer saber mais sobre esse destino, continue lendo e venha descobrir o que fazer em Canoa Quebrada!

Como chegar em Canoa Quebrada

Vai sair de longe e prefere a rapidez do avião? Então chegar em Canoa Quebrada não será uma tarefa complicada: você pode se encaminhar para o aeroporto que fica na própria cidade, o Aeroporto Regional de Aracati Dragão do Mar. Outra opção é o Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins. A capital do estado fica a cerca de 151,5 quilômetros de Aracati. 

Partindo de Fortaleza de carro, a principal via de acesso é a CE-040. Outra opção para chegar a Canoa Quebrada a partir da capital é viajar de ônibus. Você encontra horários pela empresa São Sebastião. 

Melhor época para visitar Canoa Quebrada

As temperaturas na cidade são estáveis durante praticamente o ano todo, por isso, você sempre encontrará o que fazer em Canoa Quebrada. O período de chuvas abrange aproximadamente de fevereiro a maio, por isso, pode ser uma época a evitar se quiser ter maior garantias de bom tempo. O período mais seco vai de julho a dezembro. 

Quantos dias ficar em Canoa Quebrada

Para curtir a cidade, cerca de 3 a 5 dias te permitirão aproveitar as melhores dicas do que fazer em Canoa Quebrada. 

O que fazer em Canoa Quebrada 

Canoa Quebrada integra a Rota das Falésias, por isso, vale a pena conhecer as belas falésias coloridas que emolduram a praia.

Por ali, você terá uma chance de fazer passeios de Buggy, conhecer a duna do pôr-do-sol, com uma bela vista da região e do entardecer, fazer um passeio de jangada ou simplesmente curtir o mar. 

Aproveite a passarela que passa pela praia para apreciar a vista do mar e da areia, ou então suba nas próprias falésias para uma paisagem incrível. 

Broadway Canoa Quebrada

Conhecer a Broadway nunca esteve tão perto. Calma, não é a famosa avenida nova iorquina… É a nossa própria Broadway tupiniquim, que fica em de Canoa Quebrada e é a principal rua da cidade. O calçadão foi nomeado assim devido à forte inclinação artística que predominou lá, principalmente antes da modernização da cidade. Até hoje, o calçadão conta com lojas, bares e restaurantes que a tornam o ponto mais badalado de Canoa Quebrada, principalmente à noite. 

Praia da Quixaba

Quem está procurando o que fazer em Canoa Quebrada para relaxar deve incluir a Praia da Quixaba no seu roteiro. É uma praia cercada de falésias e habitada por uma pequena comunidade. Possui algumas barracas que servem iguarias deliciosas da culinária nordestina, com destaque para o camarão.

O clima de tranquilidade da praia só muda durante a semana santa, quando se torna palco para uma famosa e tradicional representação da paixão de cristo. 

Praia de Majorlândia

Para quem busca o que fazer em Aracati para encontrar um lugar menos badalado que Canoa Quebrada, a Praia de Majorlândia é uma boa dica – aliás, com a badalação, normalmente também se reduzem os preços. Assim como em outras praias da região, as falésias tornam a paisagem ainda mais rica e interessante. Nesse caso, elas se tornam um ponto ainda mais incrível devido às esculturas de Tonho de Carneiro. 

Rio Jaguaribe

O maior rio do estado do Ceará é o Rio Jaguaribe, que passa, entre outras cidades, por Canoa Quebrada. Você pode fazer o passeio de catamarã pelo rio e curtir a bela paisagem, a vegetação de mangue e as raízes expostas que tornam o visual único. Um dos pontos mais procurados é o Delta do Jaguaribe, onde o rio deságua no mar. 

Praia Lagoa do Mato

Na praia Lagoa do Mato, as falésias formam uma paisagem única. É uma das praias mais tranquilas de Canoa Quebrada, tanto pelo movimento de turistas quanto pela tranquilidade do mar, protegido por recifes de corais. É uma ótima pedida para quem gosta de se esticar na areia e ouvir o delicioso som das ondas ou para quem gosta de entrar no mar sem agito. À beira da praia, você encontra algumas barracas com comidas típicas de dar água na boca. 

Praia de Retirinho

Por ser menos frequentada, a Praia de Retirinho tem suas características bastante preservadas. Com um grande paredão de falésias, a Praia tem ainda uma fonte de água doce que, segundo se conta, é usada pelas moradoras locais para lavar roupa. 

Praia de Fontainha

A Praia de Fontainha foi nomeada assim devido à abundância de água potável. É uma praia preservada e de ondas fortes. Sua paisagem é formada pelas típicas falésias e por dunas, que formam pequenos desfiladeiros e labirintos, como o famoso “Garganta do Diabo”, que já foi até palco de uma novela, chamada de Meu bem querer. Se quiser ver de perto este cenário e estiver procurando o que fazer em Canoa Quebrada, vá até a Prainha de Fontainha. 

O que fazer em Canoa Quebrada: Atrativos Históricos e Culturais

Casa de Câmara e Cadeia

A Casa de Câmara e Cadeia de Aracati é um edifício histórico datado de 1779, que abrigava a câmara e a cadeia da cidade. A cadeia funcionou no local até 1988, e era possível ver da rua os presos em suas celas, o que servia para alimentar a vergonha por suas condições. Durante os séculos XIX e XX, o edifício sofreu uma série de modificações arquitetônicas e até hoje abriga a câmara da cidade. 

Cruz das Almas

A Cruz das Almas é um monumento formado por um pedestal com uma cruz em cima. A cruz foi construída em 1748, e sua importância histórica se deve ao fato de ter sido a sede da cerimônia que fundou Aracati. Há alguns anos o monumento e a praça em seu entorno foram revitalizados, se tornando um ambiente mais preservado. 

Centro de Artesanato

Uma das coisas mais legais ao conhecer uma cidade é conhecer a cultura e a arte local. Se você concorda e está procurando o que fazer em Canoa Quebrada, faça uma visita ao Centro de Artesanato. Neste local, você encontrará peças produzidas por artesãos locais em diversos materiais, como renda e fibra de coco e as tradicionais garrafas com areia colorida. 

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Outro ponto turístico histórico de Aracati é a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Fundada em 1774, a Igreja possui estilo barroco. Atrás da Igreja, está um cemitério conhecido como Cemitério da Irmandade do Bonfim, local onde eram enterradas pessoas de grande poder aquisitivo e prestígio. 

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Se quiser seguir com a tour das Igrejas históricas em Aracati, outra opção para incluir em seu roteiro é a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. A Igreja foi construída pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em um tempo em que a Igreja Matriz da cidade não recebia as pessoas negras. Em 1974, esta Igreja serviu de abrigo para as vítimas de uma enchente. 

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

Quem está a procura do que fazer em Canoa Quebrada para conhecer mais igrejas e pontos turísticos históricos pode incluir em seu roteiro a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. Construída no século XIX pela Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pardos Livres, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres possui traços de inspiração barroca. 

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos

Nesse roteiro pelas Igrejas de Aracati, não poderia faltar uma visita à Igreja Matriz, também chamada de Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos. Teve sua construção iniciada no princípio do século XVIII. Possui um interior rico em imagens e em peças de grande valor histórico para a cidade. 

Instituto do Museu Jaguaribano

Para quem curte as programações culturais, outra opção do que fazer em Canoa Quebrada é o Instituto do Museu Jaguaribano. O Museu possui um amplo acervo que representa a história social, cultural e política de Aracati, além de ser um centro de pesquisa sobre o assunto. Inclua o Museu em seu roteiro para se aprofundar na história local. 

Sítio Cumbe

Quer passar um dia de relaxamento e descanso? O Sítio Cumbe é a minha dica do que fazer em Canoa Quebrada. É um local para passear entre lagoas, mangues e dunas, além do mar e do rio Jaguaribe. Você também encontra no sítio um pesque-pague, o que será um prato cheio para quem gosta de iguarias como caranguejos e camarões bem fresquinhos. 

Onde comer em Canoa Quebrada

Depois de tantos passeios, a melhor coisa é curtir uma refeição gostosa. Se você também valoriza a boa comida, veja aqui as dicas que separei do que fazer em Canoa Quebrada para comer. 

A primeira dica é o Restaurante Costa Brava. O principal destaque da casa é um prato chamado de fideuó, uma preparação semelhante à paella, porém com macarrão no lugar do arroz. Mas você também encontra diversos pratos com frutos do mar, como camarão e lula. 

Você é do tipo que não abre mão de um hambúrguer? Então a dica pra você é o Dunas Burguers. É o lugar para quem gosta de hambúrgueres artesanais – até o pão é feito lá mesmo. 

É claro que não podia faltar aquela comida regional, não é mesmo? Se você está procurando o que fazer em Canoa Quebrada para curtir aquele tempero nordestino, conheça o Bistrô Matuto. 

O que fazer nos arredores de Aracati

Se você está com tempo o suficiente para esticar a viagem e quer conhecer alguns lugares nos arredores de Aracati, uma dica é o município de Beberibe, que fica a cerca de 70 quilômetros de distância. Com cenários também marcados por falésias, Beberibe possui alguns cenários de destaque, como a Praia de Morro Branco e a Praia das Fontes. 

Anote essas dicas/Informações finais

São bem comuns em Aracati os passeios de buggy pelas dunas. Uma dica para não ter problemas é entrar em contato com a Associação dos Bugueiros e já combinar seus passeios.

Gostou dessas dicas do que fazer em Canoa Quebrada?

Boa viagem e aproveite a cidade. 

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.