O Que Fazer em Caraíva: Praias, Passeios e Pousadas

Brasil Bahia O Que Fazer em Caraíva: Praias, Passeios e Pousadas


Já sabemos que a Bahia tem alguns dos destinos mais lindos e paradisíacos de todo o Brasil. Muitos já pensam logo nos destinos mais badalados, como Salvador e Porto Seguro, mas se você quer fugir do agito, mesmo que seja por alguns dias, precisa conhecer e descobrir o que fazer em Caraíva.

O vilarejo é um ponto de descanso e relaxamento em meio à modernidade: até pouco tempo atrás, nem luz elétrica a cidade tinha, por escolha dos próprios moradores, que querem preservar a cidade rústica e tranquila.

Até hoje, não passam carros na cidade e as ruas são ainda de areia.

Se você se pergunta o que fazer em Caraíva, será um passeio para realmente descansar, curtir a natureza e aproveitar alguns dias em off.

Como chegar em Caraíva?

Para quem vai viajar para Caraíva e escolheu ir de carro, vindo do norte ou do sul do estado, deve seguir na BR-101 em direção à cidade de Eunápolis, e, no quilômetro 772, virar em direção ao trevo que leva a Porto Seguro, pegando a BR-367.

A melhor forma de explorar um novo destino é com a liberdade total!

Faça um cotação na RentalCars, a maior empresa de comparação de Aluguel de Carro, além disso você tem a vantagem de poder pagar em 12 vezes sem juros, pagando em Reais e sem IOF.

Reserve Agora!!

No quilômetro 32, você deve pegar novamente um trevo à direita, que vai para Caraíva, Arraial d’Ajuda e Trancoso e seguir direto por alguns quilômetros até chegar à margem do Rio Caraíva. A partir daí, os carros devem ficar, e os viajantes devem seguir de canoa para entrar na cidade. 

O vilarejo de Caraíva é parte da cidade de Porto Seguro, embora seja um pouco afastado. Por isso, para chegar em Caraíva de avião, a melhor opção é escolher um voo até Porto Seguro, pois o Aeroporto Internacional de Porto Seguro é o mais próximo na região.

Transfer de ida e volta do Aeroporto de Porto Seguro até seu hotel em Caraíva

A partir daí, você pode fazer o trajeto descrito ou então atravessar de balsa para Arraial d’Ajuda seguir a estrada a partir daí.

Outra opção é pegar a balsa de Porto Seguro a de Arraial d’Ajuda e então fazer o caminho até Caraíva de ônibus, depois de cruzar a balsa.

A companhia que faz esta viagem é a Viação Água Azul. Se você estiver saindo se Eunápolis, também pode pegar os ônibus da mesma companhia, que passam por Itabela. 

Como é a estrada?

Partindo de Arraial d’Ajuda, o trecho até Caraíva é de estrada de terra, por isso, esta estrada é bastante esburacada e acaba levando mais tempo do que seria necessário em uma estrada asfaltada. Se for de carro, lembre-se de dirigir com cuidado e sem pressa!



Um caminho alternativo é, quando estiver na BR-101, virar no quilômetro 753, na entrada para Monte Pascoal, ao sul da cidade de Itabela, que é melhor sinalizado e menos esburacado

Melhor época para viajar para Caraíva?

Em Caraíva, assim como em outros lugares na Bahia, faz sol praticamente o ano inteiro.

No entanto, as épocas mais frias tendem a ser também as mais chuvosas, por isso, como as principais opções para quem quer saber o que fazer em Caraíva envolvem as praias e o rio, vale a pena agendar a viagem para a época entre verão e primavera.

Durante essas estações, nos feriados, é quando a cidade mais se enche. 

O reveillon é uma das ocasiões em que a cidade é mais procurada por visitantes e fica mais agitada, mas se você não quer lugares muito cheios fuja dessa data. 

Vale a pena ficar em Caraíva ou fazer um bate-e-volta?

Se sua preocupação são as acomodações em Caraíva, saiba que lá existem pousadas e campings para todos os estilos e bolsos.

O sinal de celular é raro em Caraíva, assim como a internet, então se sua ideia é relaxar por alguns dias longe da tecnologia, aproveite a estadia por pelo menos um final de semana, ou quem sabe até mais, para conhecer as praias da região.

Afinal, não é tão rápido e simples chegar na cidade. Mas se o que você tem é apenas um dia para esticar outra viagem, não deixe de conhecer Caraíva por isso e aproveite o tempo que tem. 

O que fazer em Caraíva?

O melhor de Caraíva com certeza é apreciar a natureza e curtir alguma das várias praias lindas e únicas. Se você se pergunta o que fazer em Caraíva, aí vão algumas dicas. 

Praia de Caraíva

Na praia de Caraíva é onde acontece o famoso encontro do rio Caraíva com o mar faz com que a água ganhe tons diferentes dependendo da hora do dia: mais amarronzada quando a maré está mais baixa, e mais azulada em momentos de maré mais alta. 

Se você gosta de curtir um barzinho a beira-mar, visite o Bar da Praia e tome um drink ou coma uma porção apreciando a vista. 

Caminhando mais um pouco pela areia, você chega em áreas totalmente tranquilas e desertas para relaxar.

Na pontal final da Praia de Caraíva, há um trecho chamado de Praia da Barra que é a faixa de areia em que acontece o encontro entre o rio e o mar, formando um visual de tirar o fôlego!

Ali é possível, a partir de um mesmo trecho de areia, mergulhar na água salgada ou na água doce, e ainda praticar kitesurf. 

Praia do Satu

Praia do Satu | Credito Thomasilhabela por Wikimedia
Praia do Satu | Credito Thomasilhabela por Wikimedia

Se você busca o que fazer em Caraíva para curtir o clima de relaxamento, a praia do Satu é para quem realmente quer curtir uma praia bem tranquila e deserta.

Localizada a 4 quilômetros da Vila, quem vai até a Praia do Satu terá a companhia apenas de algumas cabanas e de um bar. Na maré baixa, há a formação de piscinas naturais.

Além do mar, é claro, você também pode nadar nas lagoas, sendo que uma delas é de água doce e a outra lagoa é de água salgada. 

Para chegar até lá, você tem duas alternativas: fazer a passagem de barco ou, se a maré estiver baixa, andando. Cuidado na hora de voltar, porque a maré alta pode realmente dificultar o caminho.

Procurando hospedagem em Caraíva pelo melhor preço?

Você sabia que quanto mais cedo você reservar, maior será sua economia paga pela diária! Confira agora diversas opções de hospedagem!

Reserve Agora

A famosa Praia do Espelho em Trancoso

Praia do Espelho em Trancoso
Praia do Espelho em Trancoso

A Praia do Espelho fica um pouco afastada da Vila, mas muitos viajantes costumam fazer o trajeto caminhando e aproveitando para conhecer todas as praias no caminho. 

A Praia do Espelho recebe esse nome porque suas águas cristalinas, quando a maré está em seu ponto mais baixo, forma um perfeito espelho, refletindo a paisagem.

Além desse fenômeno, uma das características mais legais da praia são os recifes de corais, que se pode ver quando a maré está baixa.

A região da Praia do Espelho abriga também outras praias, como a Praia de Curuípe, sua vizinha, que é onde se localiza a maior parte da infra-estrutura em termos de bares e barracas. 

Também na região, está localizada a Praia dos Amores. Este nome foi dado porque, quando a maré está alta, o acesso para a Praia de Curuípe fica fechado, e se conta que muitos amantes ficam presos na Praia dos Amores.

Na maré baixa, a Praia dos Amores tem lindas piscinas naturais com recifes de corais. 

Se você for até esta Praia, não deixe de procurar uma vista do alto, no Mirante na Praia do Espelho ou nas belas falésias que emolduram a praia. 

Esta praia fica entre Caraíva e Trancoso, e você pode fazer o caminho de buggy ou de ônibus, mas uma ideia de passeio é fazer a caminhada até ela, que dura cerca de 2 horas, curtindo o visual das praias pelo caminho.

Onde ficar em um dia ensolarado à Beira Mar?

Coco Brasil

Pousada Coco Brasil | Divulgação
Pousada Coco Brasil | Divulgação

Se você procura o que fazer em Caraíva em um daqueles dias lindos de sol, uma das opções é a Pousada Coco Brasil.

Além da linda e agradável pousada em si, com ambientes aconchegantes e confortos como redes, ar condicionado e wi-fi, a Coco Brasil fica localizada em frente ao mar, onde se encontra o bar e restaurante Coco Brasil.

Enquanto aprecia a vista para o mar, você pode se sentar em uma das barracas pertencentes à pousada, e se deliciar com a gastronomia baiana e com os drinks preparados no local.

Para utilizar a barraca, é cobrado o valor de uma consumação mínima. 

Bar da Praia

Bar da Praia Caraíva
Bar da Praia Caraíva

Outra opção para quem quer curtir a tranquilidade de Caraíva à beira do mar é o Bar da Praia.

Também utilizando o esquema de pedir uma consumação única, o Bar da Praia é uma ótima opção para curtir a vista e experimentar os itens caprichados do cardápio, que envolvem comidas típicas baianas, frutos do mar e pratos diferentes e saborosos.

O Bar da Praia foi montado por um casal que se conheceu em Caraíva e decidiu se mudar para a cidade, fazendo do Bar um ambiente aconchegante e cheio de carinho.

Você vai viajar? Você sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?

Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado! Contrate um Seguro Viagem Nacional para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios. Descubra porque deve contratar!

Fazer Cotação

Onde ficar em um dia ensolarado à beira-rio

Boteco do Pará



Como em Caraíva, o viajante pode escolher se quer apreciar o rio ou o mar, existem também alguns bons lugares para curtir um dia à beira-rio, como por exemplo o Boteco do Pará.

O Boteco já existe há 30 anos, e é famoso por seus pastéis variados e saborosos. Um dos mais famosos e diferentes é o Pastel de Arraia, mas o Boteco tem outras opções deliciosas como camarão.

Se quer saber o que fazer em Caraíva em um fim de tarde, dizem que o Boteco é um dos melhores lugares para se apreciar o pôr-do-sol enquanto prova os petiscos, os drinks e a boa cerveja gelada.

Restaurante Manga Rosa

Restaurante Manga Rosa
Restaurante Manga Rosa

Outra opção para quem busca o que fazer em Caraíva para curtir o dia à beira do rio é o Restaurante Manga Rosa.

Esse local tem boas opções de pratos inspirados no melhor da culinária baiana e muitas iguarias utilizando frutos do mar, como o camarão com abacaxi, o arroz de polvo e outras delícias, além, é claro, das bebidas.

Passeios em Caraíva

Se você escolheu passar alguns dias e quer saber o que fazer em Caraíva e em seus arredores, veja alguns passeios. 

Tribo Pataxó em Barra Velha

Caraíva é considerada a mais antiga Vila do Brasil, já que foi esse trecho de terra avistado pelos portugueses em 1500.

Estima-se que seja habitada pelos pataxós há mais de dois séculos. Localizada no Parque Nacional do Monte Pascoal, há a reserva indígena Barra Velha, a primeira da região a ser habitada pela tribo pataxó, o que faz com que também seja conhecida como Aldeia Mãe.

É possível chegar até lá de buggy, a cavalo ou a pé, e conhecer a reserva, conversar com os próprios moradores e conhecer o artesanato produzido por eles. 

Parque Nacional de Monte Pascoal

Parque Nacional de Monte Pascoal
Parque Nacional de Monte Pascoal

O Parque Nacional de Monte Pascoal foi criado em 1961, com o objetivo de preservar os ecossistemas da região, que, como foi dito, foi a primeira a receber os portugueses em sua chegada.

O local abriga uma série de lindas paisagens, como a própria reserva Barra Velha, a praia da Aldeia de Barra Velha, trechos de Mata Atlântica, os rios Caraíva e Corumbau e outros lugares lindos, além do próprio Monte Pascoal que completa a vista.

Nesse local, você pode fazer canoagem, tomar banho de mar e de rio e fazer as trilhas, portanto, é uma boa opção para quem procura o que fazer em Caraíva. 

O Parque é aberto a visitação diariamente, das 7h às 18h, e é cobrada uma taxa de entrada de R$5, que não inclui crianças menores de 6 anos e idosos acima de 60. 

Corumbau

Outro passeio que vale muito a pena conhecer em Caraíva é o passeio até a Praia da Ponta de Corumbau.

A cerca de 10 quilômetros da Vila, esta praia é um pouco isolada, por isso provavelmente você poderá aproveitá-la com toda a tranquilidade de um dia a beira mar.

Nesta praia, acontece um fenômeno interessante: durante a maré baixa, uma faixa de areia se abre no mar, permitindo que os visitantes caminhem cerca de 500 metros mar a dentro. Lembre-se de checar a maré para não perder. 

O mar na Praia de Corumbau é tranquilo e ótimo para nadar! Mas se a sua pedida é água doce, não deixe de aproveitar o Rio Corumbau, ao lado da Ponta de Corumbau. 

Para chegar até Corumbau partindo de Caraíva, você pode fazer o passeio de buggy, de lancha ou até mesmo a pé, se quiser se aventurar nessa trilha, e então fazer a travessia do Rio Corumbau em canoas. 

Onde ficar em Caraíva

Booking.com

Onde comer em Caraíva

Apesar de pequena e rústica, a Vila de Caraíva tem uma boa diversidade de opções de restaurantes e bares para se deliciar com a culinária local.

Como tudo depende de uma certa infra-estrutura para chegar até o local, que é de difícil acesso, isso acaba refletindo um pouco nos preços, mas nada muito diferente de cidades turísticas.

Uma boa opção para tomar café ou fazer um lanche é o Cantinho da Duca. Com decoração simples, o lugar é também pousada e o ateliê da Duca, que é a artista que pinta as famosas casinhas coloridas de Caraíva.

O Restaurante é vegetariano, e, além do café, serve um delicioso doce chamado de Nega Maluca,  uma das principais receitas do lugar.

Outra ideia, dessa vez para almoço, é o Mangaba. O Mangava serve boas opções de pratos feitos e refeições, que são servidos nas mesinhas ao ar livre.

Como em Caraíva não tem energia elétrica nas vias, o local é iluminado à noite por velas, deixando o ambiente lindo e aconchegante.

Se você procura o que fazer em Caraíva para encontrar opções diferentes e sofisticadas para comer, uma opção também é o Mangue Sereno. O Mangue é uma pousada, e, à noite, funciona como restaurante, onde são servidos pratos elaborados com carnes, frutos do mar e massas. 

Se o que você quer são lanches e petiscos à beira do mar ou à beira do rio, lembre-se dos bares, como o Bar da Praia, o Boteco do Pará e outros. 

Dicas para os viajantes de Caraíva

Caraíva é um local em que a preservação ambiental é muito importante e valorizada, e inclusive os moradores fazem questão de regular a chegada do progresso.

Para isso, antes de atravessar o Rio no barco que dá acesso à Vila, você precisará pagar uma taxa de preservação no valor de R$10 por pessoa, que é destinada para arcar com os custos que cada visitante gera em termos de cuidados com o local.

Vale lembrar também que os carros não entram em Caraíva. A locomoção dentro da Vila é feita a pé, ou, se você estiver com uma quantidade muito grande de malas e sua pousada for distante, a opção é utilizar uma carroça.

Se você não quiser usar esse recurso, lembre-se de tomar cuidado com o tamanho da bagagem. 

Outra dica importante é que, como Caraíva é um lugar bem rústico, não existe nenhum banco dentro desta Vila.

Se você se pergunta o que fazer em Caraíva para lidar com o dinheiro, saiba que alguns lugares atualmente já aceitam cartão, mas nem sempre a internet está disponível, por isso, se prepare para levar dinheiro suficiente para passar seus dias lá.

Falando em sinal de internet, mesmo o sinal de celular é bem difícil em Caraíva, mas muitos estabelecimentos já possuem Wi-fi, para que você não fique totalmente sem comúnicação. Mas, se você puder, relaxe e esqueça o telefone por alguns dias!

Aproveite a viagem!

Planeje sua viagem a Caraíva

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.



Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom VERAO. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo, comprove você mesmo através desse link.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

16FansLike
176FollowersFollow
40FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.