Já sabemos que a Bahia tem alguns dos destinos mais lindos e paradisíacos de todo o Brasil. Muitos já pensam logo nos destinos mais badalados, como Salvador e Porto Seguro, mas se você quer fugir do agito, mesmo que seja por alguns dias, precisa conhecer e descobrir o que fazer em Caraíva.
O vilarejo é um ponto de descanso e relaxamento em meio à modernidade: até pouco tempo atrás, nem luz elétrica a cidade tinha, por escolha dos próprios moradores, que querem preservar a cidade rústica e tranquila.
Até hoje, não passam carros na cidade e as ruas são ainda de areia.
Se você se pergunta o que fazer em Caraíva, será um passeio para realmente descansar, curtir a natureza e aproveitar alguns dias em off.
Como chegar em Caraíva
Para quem vai viajar para Caraíva e escolheu ir de carro, vindo do norte ou do sul do estado, deve seguir na BR-101 em direção à cidade de Eunápolis, e, no quilômetro 772, virar em direção ao trevo que leva a Porto Seguro, pegando a BR-367.
No quilômetro 32, você deve pegar novamente um trevo à direita, que vai para Caraíva, Arraial d’Ajuda e Trancoso e seguir direto por alguns quilômetros até chegar à margem do Rio Caraíva. A partir daí, os carros devem ficar, e os viajantes devem seguir de canoa para entrar na cidade.
O vilarejo de Caraíva é parte da cidade de Porto Seguro, embora seja um pouco afastado. Por isso, para chegar em Caraíva de avião, a melhor opção é escolher um voo até Porto Seguro, pois o Aeroporto Internacional de Porto Seguro é o mais próximo na região.
A partir daí, você pode fazer o trajeto descrito ou então atravessar de balsa para Arraial d’Ajuda seguir a estrada a partir daí.
Outra opção é pegar a balsa de Porto Seguro a de Arraial d’Ajuda e então fazer o caminho até Caraíva de ônibus, depois de cruzar a balsa.
A companhia que faz esta viagem é a Viação Água Azul. Se você estiver saindo se Eunápolis, também pode pegar os ônibus da mesma companhia, que passam por Itabela.
Como é a estrada
Partindo de Arraial d’Ajuda, o trecho até Caraíva é de estrada de terra, por isso, esta estrada é bastante esburacada e acaba levando mais tempo do que seria necessário em uma estrada asfaltada. Se for de carro, lembre-se de dirigir com cuidado e sem pressa!
Um caminho alternativo é, quando estiver na BR-101, virar no quilômetro 753, na entrada para Monte Pascoal, ao sul da cidade de Itabela, que é melhor sinalizado e menos esburacado
Melhor época para viajar para Caraíva
Em Caraíva, assim como em outros lugares na Bahia, faz sol praticamente o ano inteiro.
No entanto, as épocas mais frias tendem a ser também as mais chuvosas, por isso, como as principais opções para quem quer saber o que fazer em Caraíva envolvem as praias e o rio, vale a pena agendar a viagem para a época entre verão e primavera.
Durante essas estações, nos feriados, é quando a cidade mais se enche.
O reveillon é uma das ocasiões em que a cidade é mais procurada por visitantes e fica mais agitada, mas se você não quer lugares muito cheios fuja dessa data.
3 hospedagens com excelentes avaliações em Caraíva estão esperando por você. Bora conferir?
($) Para Economizar com Charme: Quem disse que economia e estilo não combinam? A Pousada Aquarela é perfeita para os viajantes que querem o melhor sem gastar muito. “Aconchegante e amigável”, disse um hóspede satisfeito.
($$) O Melhor dos Dois Mundos: Procurando algo perto dos pontos turísticos, sem pesar no bolso? A Hospedaria Pedra do Negro é a sua escolha. “A localização é incrível, e o café da manhã é divino”, elogiou um visitante.
($$$) Luxo em Caraíva: Para os que desejam uma estadia luxuosa, a Pousada Raiz Forte é uma das preferidas. Conforto e requinte em um só lugar!
Mochileiros, Unam-se! Você também tem um cantinho especial em Caraíva. O Hostel Ondas Caraíva é perfeito para conhecer outros viajantes e explorar a área.
Quer mais opções? Claro que sim! É só clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em Caraíva.
Ficar em Caraíva ou fazer um bate-e-volta
Se sua preocupação são as acomodações em Caraíva, saiba que lá existem pousadas e campings para todos os estilos e bolsos.
O sinal de celular é raro em Caraíva, assim como a internet, então se sua ideia é relaxar por alguns dias longe da tecnologia, aproveite a estadia por pelo menos um final de semana, ou quem sabe até mais, para conhecer as praias da região.
Afinal, não é tão rápido e simples chegar na cidade. Mas se o que você tem é apenas um dia para esticar outra viagem, não deixe de conhecer Caraíva por isso e aproveite o tempo que tem.
O que fazer em Caraíva
O melhor de Caraíva com certeza é apreciar a natureza e curtir alguma das várias praias lindas e únicas. Se você se pergunta o que fazer em Caraíva, aí vão algumas dicas.
Praia de Caraíva
Na praia de Caraíva é onde acontece o famoso encontro do rio Caraíva com o mar faz com que a água ganhe tons diferentes dependendo da hora do dia: mais amarronzada quando a maré está mais baixa, e mais azulada em momentos de maré mais alta.
Se você gosta de curtir um barzinho a beira-mar, visite o Bar da Praia e tome um drink ou coma uma porção apreciando a vista.
Caminhando mais um pouco pela areia, você chega em áreas totalmente tranquilas e desertas para relaxar.
Na pontal final da Praia de Caraíva, há um trecho chamado de Praia da Barra que é a faixa de areia em que acontece o encontro entre o rio e o mar, formando um visual de tirar o fôlego!
Ali é possível, a partir de um mesmo trecho de areia, mergulhar na água salgada ou na água doce, e ainda praticar kitesurf.
Praia do Satu

Se você busca o que fazer em Caraíva para curtir o clima de relaxamento, a praia do Satu é para quem realmente quer curtir uma praia bem tranquila e deserta.
Localizada a 4 quilômetros da Vila, quem vai até a Praia do Satu terá a companhia apenas de algumas cabanas e de um bar. Na maré baixa, há a formação de piscinas naturais.
Além do mar, é claro, você também pode nadar nas lagoas, sendo que uma delas é de água doce e a outra lagoa é de água salgada.
Para chegar até lá, você tem duas alternativas: fazer a passagem de barco ou, se a maré estiver baixa, andando. Cuidado na hora de voltar, porque a maré alta pode realmente dificultar o caminho.
A famosa Praia do Espelho em Trancoso

A Praia do Espelho fica um pouco afastada da Vila, mas muitos viajantes costumam fazer o trajeto caminhando e aproveitando para conhecer todas as praias no caminho.
A Praia do Espelho recebe esse nome porque suas águas cristalinas, quando a maré está em seu ponto mais baixo, forma um perfeito espelho, refletindo a paisagem.
Além desse fenômeno, uma das características mais legais da praia são os recifes de corais, que se pode ver quando a maré está baixa.
A região da Praia do Espelho abriga também outras praias, como a Praia de Curuípe, sua vizinha, que é onde se localiza a maior parte da infra-estrutura em termos de bares e barracas.
Também na região, está localizada a Praia dos Amores. Este nome foi dado porque, quando a maré está alta, o acesso para a Praia de Curuípe fica fechado, e se conta que muitos amantes ficam presos na Praia dos Amores.
Na maré baixa, a Praia dos Amores tem lindas piscinas naturais com recifes de corais.
Se você for até esta Praia, não deixe de procurar uma vista do alto, no Mirante na Praia do Espelho ou nas belas falésias que emolduram a praia.
Esta praia fica entre Caraíva e Trancoso, e você pode fazer o caminho de buggy ou de ônibus, mas uma ideia de passeio é fazer a caminhada até ela, que dura cerca de 2 horas, curtindo o visual das praias pelo caminho.
E para quem procura uma hospedagem econômica e encantadora na Praia do Espelho, com quartos bem equipados e um delicioso café da manhã, minha dica é a Pousada Imperador do Espelho.
Onde ficar em um dia ensolarado à Beira Mar
Pousada Coco Brasil

Se você procura o que fazer em Caraíva em um daqueles dias lindos de sol, uma das opções é a Pousada Coco Brasil.
Além da linda e agradável pousada em si, com ambientes aconchegantes e confortos como redes, ar condicionado e wi-fi, a Coco Brasil fica localizada em frente ao mar, onde se encontra o bar e restaurante Coco Brasil.
Enquanto aprecia a vista para o mar, você pode se sentar em uma das barracas pertencentes à pousada, e se deliciar com a gastronomia baiana e com os drinks preparados no local.
Para utilizar a barraca, é cobrado o valor de uma consumação mínima.
Bar da Praia

Outra opção para quem quer curtir a tranquilidade de Caraíva à beira do mar é o Bar da Praia.
Também utilizando o esquema de pedir uma consumação única, o Bar da Praia é uma ótima opção para curtir a vista e experimentar os itens caprichados do cardápio, que envolvem comidas típicas baianas, frutos do mar e pratos diferentes e saborosos.
O Bar da Praia foi montado por um casal que se conheceu em Caraíva e decidiu se mudar para a cidade, fazendo do Bar um ambiente aconchegante e cheio de carinho.
Você vai viajar e não sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?
Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado!
Contrate um Seguro Viagem Nacional, para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.
Onde ficar em um dia ensolarado à beira-rio
Boteco do Pará
Como em Caraíva, o viajante pode escolher se quer apreciar o rio ou o mar, existem também alguns bons lugares para curtir um dia à beira-rio, como por exemplo o Boteco do Pará.
O Boteco já existe há 30 anos, e é famoso por seus pastéis variados e saborosos. Um dos mais famosos e diferentes é o Pastel de Arraia, mas o Boteco tem outras opções deliciosas como camarão.
Se quer saber o que fazer em Caraíva em um fim de tarde, dizem que o Boteco é um dos melhores lugares para se apreciar o pôr-do-sol enquanto prova os petiscos, os drinks e a boa cerveja gelada.
Restaurante Manga Rosa

Outra opção para quem busca o que fazer em Caraíva para curtir o dia à beira do rio é o Restaurante Manga Rosa.
Esse local tem boas opções de pratos inspirados no melhor da culinária baiana e muitas iguarias utilizando frutos do mar, como o camarão com abacaxi, o arroz de polvo e outras delícias, além, é claro, das bebidas.
Passeios em Caraíva
Se você escolheu passar alguns dias e quer saber o que fazer em Caraíva e em seus arredores, veja alguns passeios.
Tribo Pataxó em Barra Velha
Caraíva é considerada a mais antiga Vila do Brasil, já que foi esse trecho de terra avistado pelos portugueses em 1500.
Estima-se que seja habitada pelos pataxós há mais de dois séculos. Localizada no Parque Nacional do Monte Pascoal, há a reserva indígena Barra Velha, a primeira da região a ser habitada pela tribo pataxó, o que faz com que também seja conhecida como Aldeia Mãe.
É possível chegar até lá de buggy, a cavalo ou a pé, e conhecer a reserva, conversar com os próprios moradores e conhecer o artesanato produzido por eles.
Parque Nacional de Monte Pascoal

O Parque Nacional de Monte Pascoal foi criado em 1961, com o objetivo de preservar os ecossistemas da região, que, como foi dito, foi a primeira a receber os portugueses em sua chegada.
O local abriga uma série de lindas paisagens, como a própria reserva Barra Velha, a praia da Aldeia de Barra Velha, trechos de Mata Atlântica, os rios Caraíva e Corumbau e outros lugares lindos, além do próprio Monte Pascoal que completa a vista.
Nesse local, você pode fazer canoagem, tomar banho de mar e de rio e fazer as trilhas, portanto, é uma boa opção para quem procura o que fazer em Caraíva.
O Parque é aberto a visitação diariamente, das 7h às 18h, e é cobrada uma taxa de entrada de R$5, que não inclui crianças menores de 6 anos e idosos acima de 60.
Corumbau
Outro passeio que vale muito a pena conhecer em Caraíva é o passeio até a Praia da Ponta de Corumbau.
A cerca de 10 quilômetros da Vila, esta praia é um pouco isolada, por isso provavelmente você poderá aproveitá-la com toda a tranquilidade de um dia a beira mar.
Nesta praia, acontece um fenômeno interessante: durante a maré baixa, uma faixa de areia se abre no mar, permitindo que os visitantes caminhem cerca de 500 metros mar a dentro. Lembre-se de checar a maré para não perder.
O mar na Praia de Corumbau é tranquilo e ótimo para nadar! Mas se a sua pedida é água doce, não deixe de aproveitar o Rio Corumbau, ao lado da Ponta de Corumbau.
Para chegar até Corumbau partindo de Caraíva, você pode fazer o passeio de buggy, de lancha ou até mesmo a pé, se quiser se aventurar nessa trilha, e então fazer a travessia do Rio Corumbau em canoas.
De Caraíva a Corumbau, o dia de passeio bate e volta custa R$250,00, em maio de 2022, e se prefereir ir de barquinho são R$200,00 por pessoa.
Você tem a opção de ir de buggy, que passa dentro de uma reserva indígena, o preço é R$50,00 por pessoa indo 4 no buggy, mas você pode negociar um valor de R$150,00 para o casal.
Onde ficar em Caraíva
Booking.comOnde comer em Caraíva
Apesar de pequena e rústica, a Vila de Caraíva tem uma boa diversidade de opções de restaurantes e bares para se deliciar com a culinária local.
Como tudo depende de uma certa infra-estrutura para chegar até o local, que é de difícil acesso, isso acaba refletindo um pouco nos preços, mas nada muito diferente de cidades turísticas.
Uma boa opção para tomar café ou fazer um lanche é o Cantinho da Duca. Com decoração simples, o lugar é também pousada e o ateliê da Duca, que é a artista que pinta as famosas casinhas coloridas de Caraíva.
O Restaurante é vegetariano, e, além do café, serve um delicioso doce chamado de Nega Maluca, uma das principais receitas do lugar.
Outra ideia, dessa vez para almoço, é o Mangaba. O Mangava serve boas opções de pratos feitos e refeições, que são servidos nas mesinhas ao ar livre.
Como em Caraíva não tem energia elétrica nas vias, o local é iluminado à noite por velas, deixando o ambiente lindo e aconchegante.
Se você procura o que fazer em Caraíva para encontrar opções diferentes e sofisticadas para comer, uma opção também é o Mangue Sereno. O Mangue é uma pousada, e, à noite, funciona como restaurante, onde são servidos pratos elaborados com carnes, frutos do mar e massas.
Se o que você quer são lanches e petiscos à beira do mar ou à beira do rio, lembre-se dos bares, como o Bar da Praia e o Boteco do Pará.
Dicas para os viajantes de Caraíva
Caraíva é um local em que a preservação ambiental é muito importante e valorizada, e inclusive os moradores fazem questão de regular a chegada do progresso.
Para isso, antes de atravessar o Rio no barco que dá acesso à Vila, você será convidado a pagar uma taxa, que não é obrigatória de preservação no valor de R$10 por pessoa, que é destinada para arcar com os custos que cada visitante gera em termos de cuidados com o local.
Vale lembrar também que os carros não entram em Caraíva. A locomoção dentro da Vila é feita a pé, ou, se você estiver com uma quantidade muito grande de malas e sua pousada for distante, a opção é utilizar uma carroça.
Se você não quiser usar esse recurso, lembre-se de tomar cuidado com o tamanho da bagagem.
Outra dica importante é que, como Caraíva é um lugar bem rústico, não existe nenhum banco dentro desta Vila.
Se você se pergunta o que fazer em Caraíva para lidar com o dinheiro, saiba que alguns lugares atualmente já aceitam cartão, mas nem sempre a internet está disponível, por isso, se prepare para levar dinheiro suficiente para passar seus dias lá.
Falando em sinal de internet, mesmo o sinal de celular é bem difícil em Caraíva, mas muitos estabelecimentos já possuem Wi-fi, para que você não fique totalmente sem comúnicação. Mas, se você puder, relaxe e esqueça o telefone por alguns dias!
Aproveite a viagem!
Planeje sua Viagem toda por aqui!
Finalmente, depois de uma avalanche de dicas, aqui está a última e mais importante: Em viagens, tempo é igual a dinheiro. Para poupar seu precioso tempo, reuni todos os sites que você precisará para planejar o que fazer na sua próxima aventura.
⛪ Hotel: Reserve já sua hospedagem pelo Booking e economize. Simples assim!
❤ Seguro Viagem: A Real Seguro Viagem é a melhor assistência à saúde e cobertura para imprevistos.
♟️ Passeios Incríveis: Com a Civitatis descubra passeios autênticos e seguros!
⛽ Aluguel de Carro: Alugue seu carro com a RentCars e compare preços. Sua aventura do seu jeito!
✈ Passagens aéreas: Com o Skyscanner encontre descontos de até 35% para todos os destinos.
Planeje sua Viagem pelo Brasil toda por aqui!
Finalmente, depois de uma avalanche de dicas, aqui está a última e mais importante: Em viagens, tempo é igual a dinheiro. Para poupar seu precioso tempo, reuni todos os sites que você precisará para planejar o que fazer na sua próxima aventura.
⛪ Hotel: Reserve já sua hospedagem pelo Booking e economize. Simples assim!
❤ Seguro Viagem: A Real Seguro Viagem é a melhor assistência à saúde e cobertura para imprevistos.
♟️ Passeios Incríveis: Com a Civitatis descubra passeios autênticos e seguros!
⛽ Aluguel de Carro: Alugue seu carro com a RentCars e compare preços. Sua aventura do seu jeito!
✈ Passagens aéreas: Com o Skyscanner encontre descontos de até 35% para todos os destinos.
A taxa de entrada não é obrigatória e ainda bem que não paguei, pois me deixaria mais revoltado. Fique ciente que tudo é caro. De Caraíva a Corumbau os bicheiros te estorquem 250,00 (não fazem a menos questão de negociar, preferem ficar parados do que ganhar menos. Para ir de barquinho, que eles chamam de lancha é 200.00 por pessoa. Para levar a mala na charrete (só a mala) fica entre R$ 35.00 a R$ 50.00. Toda vez que for utilizar o barquinho é R$ 7.50 (15.00 ida e volta). Um arroz de polvo R$ 250.00. Como disse um comerciante uma vez que se paga o valor pedido não se abaixa nunca mais. Os bares funcionam ate a meia noite por depois tem o forró assim o riga todos que querem ficar acordados a ir para o de eles desejam. Vale conhecer para aprender o que significa máfia, proteção capitalista, extorsão e individualismo.
Muito melhor é Arraial d’Ajuda, tem mais o que fazer, os preços são justos e a cidade muito mais animada
Oi Glauco, obrigado pelo seu comentário! Eu lamento que sua experiência não tenha sido das melhores. Abraços