O que fazer em Caxias do Sul: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilRio Grande do SulO que fazer em Caxias do Sul: Dicas gerais, onde visitar e...

Imagine um destino no Brasil, unindo a natureza e o jeitinho tipicamente brasileiros, mas com aquele gostinho da Itália. É o caso de Caxias do Sul, município da Serra Gaúcha que possui algumas heranças da colonização italiana. Repleta de parques, museus, vinícolas e rotas turísticas, Caxias é a segunda cidade mais populosa do estado, atrás apenas de Porto Alegre, e encanta os turistas com seu charme sem igual. Se esse tipo de turismo te atrai, continue lendo e venha saber o que fazer em Caxias do Sul. 

Como chegar em Caxias do Sul

Caxias do Sul está localizada no estado do Rio Grande do Sul, a cerca de 128 quilômetros da capital, Porto Alegre. Se você se interessou em conhecê-la, aposto que já está começando a pensar em um passo importante: como fazer para chegar até lá.

De carro, você tem duas opções de trajeto: seguir pela BR-116, o que te levará a um trecho com belas paisagens, mas com as curvas sinuosas típicas da Serra. A segunda opção é começar pela BR-116 e em seguida pegar a RS-240 e a RS-122.

Se você optar pelo ônibus, encontrará horários indo de Porto Alegre a Caxias do Sul pelas empresas Unesul Intermunicipal, Expresso Caxiense e Planalto Intermunicipal.

Já para quem vem de avião, uma boa opção é buscar um voo para o Aeroporto Regional de Caxias do Sul Hugo Cantergiani, o segundo mais movimentado do estado, que fica a apenas cerca de 5 quilômetros do centro da cidade.

Qual a melhor época para visitar Caxias do Sul

Quando falamos em Serra Gaúcha, muita gente já pensa logo em aproveitar um inverno aconchegante, e curtir as baixas temperaturas que normalmente não temos no Brasil, em frente a uma bela lareira. De fato, essa é uma ótima época para conhecer Caxias do Sul e seu charme de inverno.

Outra dica se você busca o que fazer em Caxias do Sul é ficar de olho nos eventos da cidade. É o caso, por exemplo, da Semana Farroupilha, que acontece em setembro e celebra as tradições gaúchas. Outro evento famoso por lá é a Festa da Uva, mas essa só acontece a cada dois anos, no mês de fevereiro.

Quantos dias ficar em Caxias do Sul

Como a cidade possui diferentes rotas turísticas e atrativos, se você quiser explorar tudo o que Caxias do Sul tem a oferecer, separe uns 5 dias para conhecer bem seus encantos. Mas se o que você tem é um feriado ou final de semana, vá tranquilo(a) sabendo que também poderá aproveitar a viagem.

O que fazer em Caxias do Sul: Os parques e praças

Parque Cinquentenário

Para quem procura um bom lugar para fazer caminhadas e praticar exercícios físicos, ou simplesmente curtir um passeio ao ar livre, o Parque Cinquentenário é uma boa dica do que fazer em Caxias do Sul. Em uma área bastante arborizada, você pode aproveitar um piquenique no espaço enquanto as crianças brincam no parquinho.

Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos)

Outro local para quem busca o que fazer em Caxias do Sul para curtir a natureza é o Parque Getúlio Vargas, um dos principais locais de lazer da cidade. Com uma bela área verde, composta em sua maioria por mata nativa, o Parque conta com espaço para caminhada, pista de skate, quadras de vôlei e futsal, parque infantil e até, inaugurado mais recentemente, um Slack Park Urbano, área destinada à prática com slackline.

Parque Lagoa do Rizzo

Com um ambiente agradável e arborizado, o Parque Lagoa do Rizzo se torna uma paisagem ainda mais bonita devido à lagoa que lhe empresta o nome. Possui uma boa academia ao ar livre e playground. Você com certeza já ouviu a expressão “de boa na lagoa”, certo? Pois é, aproveite o belo visual se quiser relaxar e apreciar a tranquilidade da lagoa.

Parque Municipal Mato Sartori

Uma imersão na natureza bem no meio da cidade – pode-se dizer que essa é a experiência no Parque Municipal Mato Sartori, composto por cerca de 6,6 hectares de mata nativa, incluindo uma diversidade de espécies vegetais, além de trilhas ecológicas, cascata e mirante. É uma boa dica para quem procura o que fazer em Caxias do Sul e gosta de estar em contato com a natureza.

Praça Dante Alighieri

Praça mais antiga da cidade, a Dante Alighiere fica localizada bem no centro de Caxias do Sul. Seu nome é uma referência ao busto que existe na Praça em homenagem ao escritor italiano Dante Alighieri, autor do clássico Divina Comédia. Além desta peça, a Praça também possui uma escultura de Beatrice Portinari, um belo chafariz e outros monumentos.

Praça do Trem

A Praça do Trem surgiu com a busca de Caxias do Sul para revitalizar a antiga linha férrea da cidade. Assim, o local conta com parque infantil, espaço para caminhada e outras áreas de lazer, mas preserva os antigos trilhos do trem, de modo a unir a preservação da história com um bom espaço em que os visitantes podem criar novas memórias.

Jardim Botânico de Caxias do Sul

Para quem gosta desse tipo de passeio, ainda não acabaram as opções do que fazer em Caxias do Sul: o Jardim Botânico é um belo espaço com jardins, cactário, trilhas, mirante para contemplar a paisagem e uma cascata. O local tem, ainda, o objetivo de contribuir para a consciência dos visitantes em relação à preservação ambiental, através das trilhas e da divulgação de informações entre os visitantes.

O que fazer em Caxias do Sul: Turismo Religioso

Igreja de São Pelegrino

A Igreja de São Pelegrino foi fundada em 1953, e chama atenção não só dos religiosos mas também de todos os interessados em arte e cultura, principalmente pela importância das obras ali presentes, como é o caso dos belos murais do pintor italiano Aldo Locatelli. Além das obras de Locatelli, a Igreja conta com uma réplica da famosa escultura Pietá, de Michelangelo, doada pelo Papa Paulo VI. O conjunto todo forma um belo espaço de fé e arte.

Catedral Diocesana de Caxias do Sul

A Catedral Diocesana de Caxias do Sul fica localizada na Praça Dante Alighieri, e sua história está ligada à história da própria imigração italiana para Caxias do Sul, pois logo que chegaram à região, os primeiros imigrantes construíram um templo dedicado à Santa Teresa, como uma homenagem à Imperatriz Dona Teresa Cristina. Em estilo neogótico, é uma belíssima Catedral tanto em seu interior quanto em seu exterior.

O que fazer em Caxias do Sul: Museus e Memoriais

Museu Ambiência Casa de Pedra

Uma das características mais marcantes de Caxias do Sul é a herança da colonização italiana. Por isso, se você é o tipo de viajante que se interessa por história e procura o que fazer em Caxias do Sul, uma dica é visitar o Museu Ambiência Casa de Pedra. Com sede na casa inicialmente construída por Giuseppe Lucchese, o Museu expõe um acervo formado por móveis, utensílios, obras de arte, vestuário e outros artigos que remetem à vida destes primeiros imigrantes no início do século XIX.

Museu dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira

A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, na luta contra o nazismo, ficou marcada na história do nosso país. Os combatentes caxienses são homenageados através deste Museu, que reúne um extenso acervo incluindo objetos, armamentos, fotos e documentos do período, além de explicações e depoimentos sobre o assunto.

Museu Municipal de Caxias do Sul

Outra dica para quem procura o que fazer em Caxias do Sul e gosta deste estilo de programações culturais é o Museu Municipal. O Museu possui um acervo eclético, relacionado à história da formação da cidade, com destaque para o processo de imigração italiana, além de expor achados arqueológicos e artigos que remetem à presença indígena na região. O Museu Municipal conta com exposições permanentes e temporárias, sendo um dos importantes pontos de valorização da história de Caxias do Sul.

Réplica de Caxias do Sul

Imagine poder voltar no tempo e conhecer uma Caxias do Sul na sua versão do passado. É verdade que a parte da volta no tempo deixamos para os filmes de ficção científica, mas você pode sentir um gostinho dessa história na Réplica de Caxias do Sul, que reproduz as Avenidas Júlio de Castilhos e Rua Doutor Montaury no ano de 1885, incluindo cerca de 20 casas de madeira, além do coreto e da igreja.

UCS Museu de Ciências Naturais

Esta dica é para os curiosos, que se interessam pela ciência e suas descobertas: O Museu de Ciências Naturais de Caxias do Sul fica localizado na Cidade Universitária. Relacionado às ciências biológicas, o Museu tem a finalidade de servir para pesquisas e para divulgação científica. A visitação é permitida de terça a domingo.

Memorial Atelier Zambelli

O Memorial Atelier Zambelli reúne um belo e importante acervo de imagens sacras criadas pelos artistas da família Zambelli, principalmente Tarquínio e seu filho Michelangelo. As imagens foram adquiridas pela Festa da Uva e se encontram preservadas no Memorial, na parte interna do Monumento Jesus Terceiro Milênio.

O que fazer em Caxias do Sul: Roteiros Turísticos

Caminhos da Colônia

Belíssimas paisagens, que alternam natureza e arquitetura colonial: é isso o que você encontrará na rota turística Caminhos da Colônia, que vai de Caxias do Sul a Flores da Cunha. São 35 quilômetros, nos quais você pode desfrutar de bons vinhos e da gastronomia italiana, apreciar as plantações de uva e outras frutas, casas históricas e as belezas naturais.

Ana Rech

Ana Rech é um distrito de Caxias do Sul, nomeado em homenagem a uma respeitada imigrante italiana vinda de Pedavena que viveu na região, tendo montado uma hospedaria muito procurada pelos tropeiros. A vila preserva muitas das tradições e histórias herdadas da colonização italiana, e você ainda encontra por lá peças de artesanato e delícias da gastronomia de inspiração europeia.

Criúva

Outro distrito pertencente a Caxias do Sul que merece destaque é Criúva, importante caminho para os tropeiros que transportavam mulas para São Paulo. Um dos atrativos deste distrito é a presença de riquezas naturais como rios e cascatas, que atraem também os viajantes que curtem ecoturismo. Além disso, são de Criúva duas personalidades famosas da região: os Irmãos Bertussi, primeira dupla de acordeonistas do Brasil, que atualmente possuem um Memorial em sua homenagem.

Estrada do Imigrante

Na Estrada do Imigrante, como o nome já diz, o foco é a imigração italiana, que possui tanta importância para a formação de Caxias do Sul. A estrada teria sido percorrida pelos imigrantes em sua vinda, e atualmente atrai os turistas por sua importância histórica e pelas paisagens, contando com pontos turísticos como grutas e cachoeiras.

Vale Trentino

A rota chamada de Vale Trentino vai de Caxias do Sul a Farroupilha, e tem como um dos destaques a produção de uvas e vinhos. As extensas plantações rendem lindas paisagens, e se você é amante da bebida de Baco vai adorar conhecer o Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, que conta a história da primeira cooperativa vitivinícola do país.

O que fazer no interior de Caxias do Sul

Gruta da Terceira Légua

Se você estiver procurando o que fazer em Caxias do Sul para conhecer algumas das maravilhas da natureza, faça uma visita à Gruta da Terceira Légua. Esta gruta fica em uma ramificação a partir da Estrada do Imigrante, por isso, você pode aproveitar o passeio. O amplo abrigo de basalto serve como uma capela, onde são realizadas missas. O acesso à gruta não é complicado: apesar de precisar descer uma escada com 150 graus, a descida não é de grande dificuldade. Nos arredores da gruta, você pode fazer uma trilha para chegar a uma bela e delicada cachoeira.

Festa Nacional da Uva

Uma vez a cada dois anos acontece em Caxias do Sul a tradicional Festa da Uva, que tem sua sede no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos. A festa celebra a cultura e a identidade da cidade, destacando a uva como um elemento importante de sua história, tendo sido por anos a base de sua economia. Os visitantes podem se deliciar com a degustação de uvas e vinhos e curtir os shows que acontecem nos pavilhões do parque.

O que mais fazer em Caxias do Sul

Castelo Medieval Chateau Lacave

Imagine em pleno 2021 um castelo medieval em Caxias do Sul. Esse é o Castelo de Lacave, idealizado por Juan Carrau com inspiração nos castelos medievais. Foi construído para ser uma vinícola e atualmente pertence à Família Basso, que abriu o espaço para visitação. Você pode conhecer os diferentes ambientes do castelo e fazer degustação de bebidas entre as paredes de pedra ou ainda aproveitar uma bela refeição no restaurante do local.

Jesus Terceiro Milênio

Um dos monumentos mais famosos e marcantes de Caxias do Sul, a escultura Jesus Terceiro Milênio foi idealizada pelo artista Bruno Segalla e representa o rosto de Jesus, de olhos fechados e expressão serena. O conjunto da obra é formado pelo museu, mirante e capela, além da escultura em si. São 27 metros de altura, que proporcionam uma bela vista para a cidade, sendo que o rosto de Jesus possui 9 metros de altura e 5 de largura.

Monumento Nacional ao Imigrante

A história dos imigrantes é celebrada em todo canto de Caxias do Sul. Como uma homenagem a esses povos, o Monumento Nacional ao Imigrante foi inaugurado em 1954. Inicialmente, foi pensado como homenagem aos imigrantes italianos, mas passou a homenagear todas as etnias que participaram da formação do povo brasileiro. O monumento representa um casal de imigrantes com um filho nos braços, e conta ainda com um grande obelisco.

Jardim Zoológico da UCS

Com um importante papel no cuidado e proteção de animais silvestres resgatados, o Jardim Zoológico da Universidade de Caxias do Sul guarda cerca de 111 animais de 51 espécies diferentes, muitas delas ameaçadas de extinção. Além de sua importância para a preservação ambiental, o Jardim também é um espaço de lazer para a população e para os turistas, e um espaço educativo, voltado para a conscientização. Se você ama animais e procura o que fazer em Caxias do Sul, esta é uma boa dica.

Onde comer em Caxias do Sul

Quer tornar a experiência da viagem ainda mais incrível? Junte os passeios a sabores inesquecíveis! Para quem busca o que fazer em Caxias do Sul para saborear uma boa refeição, separei algumas dicas de restaurantes na região que você deve aproveitar.

Se você está procurando uma cozinha tradicional e saborosa, com cara de que foi preparada por uma nonna italiana, a minha dica é que você vá até o distrito Ana Rech e experimente uma refeição de domingo no Chico do Mel. A comida é servida em um casarão de madeira com mais de 100 anos de existência, tornando a experiência ainda melhor.

Para quem aprecia um bom galeto, uma opção é a Galeteria Alvorada. Além do galeto, são diversos e deliciosos pratos como a sopa de capelleti, o espaguete e a polenta frita.

Já se você não abre mão de uma boa pizza, mas preza por ingredientes de qualidade, o Bugio Eco é uma pizzaria com uma proposta diferente: a ideia é que a pizza seja montada de acordo com o seu gosto, usando somente ingredientes orgânicos. O ambiente é bem descontraído e as pizzas deliciosas, com boas opções para os veganos e vegetarianos.

Anote essas dicas/Informações finais

Que a cultura do vinho é forte em Caxias do Sul você já sabe. Mas se você prefere cerveja, vai gostar de saber que a produção de cervejas artesanais vem mais recentemente ganhando destaque na cidade. O Rio Grande do Sul é um dos estados com maior produção da bebida e Caxias do Sul não fica de fora.

É claro que a ida para Caxias do Sul já rende uma viagem e tanto! Mas se estiver com tempo de sobra e quiser aproveitar a localização privilegiada, pode prolongar a viagem conhecendo algumas cidades famosas da região, como Bento Gonçalves, Gramado e Canela.

Boa viagem e aproveite Caxias do Sul!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.