Principal cidade da região oeste de Santa Catarina, Chapecó é uma mescla de cidade grande e campo.
Com forte colonização europeia, principalmente de italianos e alemães, já foi conhecida como a “capital brasileira do agronegócio” e, até hoje, essa é a principal fonte econômica da cidade.
Cidade da Chapecoense e do Índio Condá, Chapecó ficou conhecida nacionalmente quando sua equipe de futebol sofreu um acidente aéreo, que quase a dizimou por completo.
Aliás, o nome “chapecó” tem origem na tribo Kaigang, e significa “de onde se avista o caminho da roça”.
Acredito que um roteiro de três dias em Chapecó seja suficiente para conhecer seus principais atrativos, perfeito para um fim de semana prolongado.
Apesar de pouco conhecida no campo do turismo, a cidade tem bastante coisa a oferecer a quem decide visitá-la, e nesse post vamos descobrir o que tem para fazer em Chapecó, a capital do Oeste Catarinense.
A Arena Condá

A Arena Condá, casa da equipe, localizada no Centro de Chapecó, acabou se tornando um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, principalmente após ganhar um memorial em homenagem às vítimas.
Fotos da equipe da Chape (como é carinhosamente chamada) estampam um mural, e um lago artificial foi feito ao centro, com o mapa da América do Sul e duas luzes representando as cidades de Chapecó e Medellín.
Ao redor do lago, o nome das 71 vítimas do acidente. Esse foi, para mim, o ponto mais forte e marcante desse passeio, porém de uma beleza e sutileza que encantam.
Como a cidade é relativamente jovem, tem pouco mais de 100 anos, suas quadras e avenidas, principalmente as centrais, foram planejadas, e apesar das ruas bem movimentadas, a locomoção é fácil e o trafego é tranquilo.
Ecoparque e o Parque das Palmeiras

Esse planejamento e urbanização trouxeram também grandes áreas verdes de preservação, como o Ecoparque e o Parque das Palmeiras.
O Ecoparque fica no Centro da cidade, na Av. Getúlio Vargas, e conta com trilhas para caminhada e corrida, área de recreação infantil, banheiros públicos, um anfiteatro e um palco onde acontecem apresentações culturais.
Apesar de boa iluminação e segurança noturna, o Ecoparque abre das 6h às 21h, todos os dias.
Já o Parque das Palmeiras, fica afastado da região central, já perto das universidades, e também conta com estrutura de banheiros, pista para caminha e corrida, parquinho para as crianças e bancos onde os visitantes gostam de sentar e tomar seu chimarrão – pensou que o chimarrão só era consumido no Rio Grande do Sul né?!
Na verdade, várias regiões catarinenses consomem essa bebida, trazidas pelos imigrantes gaúchos.
O Parque das Palmeiras, como o nome sugere, possui inúmeras palmeiras plantadas, principalmente no entorno das pistas de caminhada, e fica aberto 24 horas.
Visitar os parques é um dos passeios mais legais para fazer em Chapecó, sem precisar sair da área urbana do município.
A cidade além do turismo de negócios
Distante cerca de 550 quilômetros da capital Florianópolis, a cidade está longe de ser considerada turística, porém, engana-se quem acha que não há nada para fazer em Chapecó além do “turismo” do agronegócio.
A cidade conta com museus e parques, além da beleza natural do seu entorno, que é exuberante.
Delimitada pelo Rio Uruguai, a natureza foi generosa na região, que conta com cachoeiras, trilhas e, até, uma tirolesa.
Vem comigo conferir o que tem para fazer em Chapecó, além do agrobusiness.
Museu de História e Arte

Localizado no antigo prédio da prefeitura da cidade, o Museu de História e Arte reúne objetos e documentos datados desde o início do século XX até os dias atuais.
O museu conta com exposições pontuais, de livros, mapas, utensílios e fotografias da época da fundação do município, e de obras artísticas da região Oeste Catarinense, que abrange 118 municípios.
Se você procura o que fazer em Chapecó, o MHAC não pode ficar de fora do seu roteiro.
O MHAC abre gratuitamente de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábado, domingo e feriado das 14h às 17h, e fica na Av. Getúlio Vargas, bem no coração da cidade.
Museu Antônio Selistre de Campos
Também localizado no prédio da antiga prefeitura, prédio esse que foi tombado como patrimônio histórico, com sua construção datada do início da década de 40.
O Museu Antônio Selistre de Campos reúne o acervo coletado pelo juiz que dá nome ao local, com fotos, artesanatos e utensílios confeccionados e utilizados pelos indígenas das tribos Kaigang e Guarani Mbya, assim como dos primeiros colonizadores da região.
Os dias e horários de funcionamento são os mesmos do Museu de História e Arte.
Rota do Vale do Rio Uruguai

Aqui está o que a cidade tem de melhor e mais bonito a oferecer aos seus visitantes, e na minha opinião, o programa mais interessante para fazer em Chapecó.
Saindo do Centro da cidade, você percorre cerca de 25 km até o distrito de Goio-En, onde se encontra a divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que é feita pelo Rio Uruguai.
Falando nele, o Rio Uruguai é de extrema importância, não somente para o Sul do Brasil, mas também para Argentina e Uruguai – aliás, as praias do Rio Uruguai que conheci nos países vizinhos são de cair o queixo, mas isso é assunto para outro post.
Voltando a falar de Chapecó, na Rota do Vale do Rio Uruguai você pode avistar o rio em dois mirantes.
Mirante da Ferradura

O primeiro e mais famoso é o Mirante da Ferradura, que fica de frente para uma linda curva do rio em formato de ferradura (daí seu nome), que vai te render belas fotos.
Mirante do Lago
O segundo é Mirante do Lago, com vista para o lago que se formou no percurso do rio por causa da construção da usina hidrelétrica Foz do Chapecó, que é somente uma das usinas construídas ao longo desse rio, com mais de mil quilômetros de extensão.
É no Vale do Rio Uruguai que está, também, a Trilha do Pitoco. Essa trilha é de nível fácil, dura em média três horas, com 5 km de caminhada ida e volta.
Ela está localizada em uma propriedade privada, mas seus donos, a família Figueira, são super receptivos e gostam de contar a história da região.
A trilha conta com cinco cachoeiras, e recebeu esse nome por causa do cachorrinho Pitoco, primeiro anfitrião e guia da trilha.
Há, inclusive, um memorial ao cãozinho, que já se foi há alguns anos, mas deixou seus descendentes encarregados da missão de guiar os visitantes para conhecer as lindas cachoeiras.
A Trilha do Pitoco é lindíssima e é um dos passeios mais legais para fazer em Chapecó.
Que tal um pouco de adrenalina?
É no vale que está uma das maiores tirolesas do Brasil, com cerca de 1.300 metros de extensão, saindo do estado do Rio Grande do Sul e chegando novamente em Chapecó, SC.
O passeio custa R$ 50 por pessoa e dura cerca de um minuto e meio de pura diversão e adrenalina.
Se você está montando um roteiro do que fazer em Chapecó, a Rota do Vale do Rio Uruguai não pode ficar de fora!

E se você estiver com um tempinho a mais disponível na cidade, coloque na sua programação do que fazer em Chapecó a Nossa Maloca – Sítio Cultural.
O espaço fica mais retirado da área urbana de Chapecó, na localidade Linha Tafona, porém, você consegue chegar no sítio de ônibus, ou se preferir, pode alugar um carro para fazer esse e outros passeios pelas cidade.
A Nossa Maloca realiza eventos culturais, show, apresentações teatrais e oficinas, muitas vezes gratuitos ou com valor bem acessível. Confira a programação pelo Facebook.
Onde ficar em Chapecó
Encontre hospedagens com excelentes avaliações e pelo melhor custo-benefício! Quanto antes você reservar maior será sua economia na diária! Confira agora as melhores opções de hoteis e pousadas em Chapecó!
O que fazer em Chapecó à noite
Apesar de Chapecó ser uma cidade universitária e de médio porte, as opções noturnas ainda são escassas e centralizadas, porém, você encontra qualidade de produtos e serviços e muita diversão.
O carro chefe, na maioria das vezes, é a cerveja artesanal – tanto da região como de outros lugares – e o rock’n roll e sertanejo são os ritmos que embalam a vida noturna dos chapecoenses.
Vem descobrir o que tem de melhor para fazer em Chapecó a noite!
Santo Bar

O Santo Bar é o lugar certo para quem gosta de provar os mais diversos tipos de cervejas.
A casa oferece mais de cinquenta rótulos, vindos de vários lugares do mundo, e vários tipos de chopes artesanais.
No cardápio, a tradicional, porém, indispensável, comida de boteco, com porções generosas.
O ambiente é aconchegante, com várias mesas na calçada, para quem gosta de apreciar o movimento da rua.
Apesar das cervejas importadas terem um valor mais “salgado”, o restante do cardápio é bem acessível.
O Santo Bar abre diariamente, das 16h às 02h e fica na Av. Getúlio Vargas, no Centro de Chapecó.
Sebo Bar e Antiguidades
O Sebo Bar e Antiguidades reúne música boa, chope gelado e comida de qualidade em um ambiente rústico, porém, muito convidativo.
Como o próprio nome sugere, o bar é, também, um sebo, onde você encontra várias antiguidades, incluindo centenas de discos de vinil!
As cervejas e chopes artesanais são especialidades da casa, assim como os hambúrgueres caseiros, e nos finais de semana, sempre rola música ao vivo, geralmente, o bom e velho rock’n roll.
O Sebo acabou se tornando uma das principais opções para quem busca o que fazer em Chapecó a noite. Por tudo isso, você paga um valor relativamente mediano, não achei nem muito caro, mas também não é barato.
O Sebo Bar e Antiguidades fica na Rua Barão do Rio Branco, 878-D, próximo ao Centro e a poucas quadras da Arena Condá, e abre de terça a sábado, das 18h à 00h.
Basáltica Cervejaria Experimental

Para os apaixonados por cerveja artesanal, a Basáltica Cervejaria Experimental é a melhor alternativa para quem está procurando o que fazer em Chapecó a noite.
São mais de vinte tipos de cervejas, todas produzidas na cidade, que podem ser acompanhadas de deliciosas porções ou lanches.
Outro diferencial da casa, é que toda semana o cardápio de lanches muda, com novidades no preparo e nos ingredientes, mas todos levando algum tipo de cerveja no seu preparo.
Não deixe de provar o choripan da casa – o famoso pão com linguiça – que eu particularmente gostei muito.
A casa abre de terça a domingo, das 17h à 00h, e fica na Rua Uruguai, no Centro de Chapecó.
The House Pub e Bar
Para quem quer dar aquela “esticadinha” na noite, vá para o The House Pub e Bar.
A casa abre somente nas quintas, sextas e sábados, a partir das 18h, perfeito para um happy hour ou quem apenas deseja sair para jantar e beber uma cerveja de qualidade – parece que os chapecoenses adoram cervejas né?!
E no decorrer da noite, o bar se transforma em balada, com shows de música ao vivo e DJ’s, que embalam a festa até às 4h da manhã, ótima pedida se você está montando um roteiro do que fazer em Chapecó a noite.
O The House Pub e Bar fica na Av. São Pedro, a poucas quadras do terminal rodoviário da cidade.
Fique de olho nas redes sociais, já que toda semana há uma promoção diferente no cardápio.
Que viajante não gosta de promoção?!
14 Bis
Para quem gosta de curtir uma balada mais agitada, o 14 Bis é o lugar perfeito nas noites chapecoenses.
Funcionando há mais de 10 anos, a casa é mais tradicional da cidade e não pode ficar de fora da programação do que fazer em Chapecó a noite.
O sertanejo predomina, mas artistas de vários estilos já passaram pelo lugar, que além dos tradicionais drinks e cervejas, oferece, também, lanches e porções.
Fique atento às redes sociais, pois sempre rola promoção, principalmente para estudantes universitários.
Esse tipo de promoção acaba trazendo um público mais jovem para a festa, e nas sextas é que a diversidade aparece.
O 14 Bis fica na Av. Getúlio Vargas, no Centro da cidade, e abre apenas nas quintas, sextas e sábados, até às 5h da manhã.
Onde ficar em Chapecó
Booking.comTri Hotel Chapecó


O hotel oferece quartos luxuosos e equipados com todas as comodidades modernas. Os quartos são confortáveis, com camas que garantem uma boa noite de sono. Além disso, há uma televisão de tela plana a cabo, um mini-bar e ar condicionado.
O Tri Hotel Chapecó também oferece aos hóspedes ótimos serviços de atendimento para garantir uma estadia inesquecível. Os funcionários são extremamente profissionais, simpáticos e prestativos, sempre prontos para atender às necessidades dos hóspedes.
A estadia no Tri Hotel Chapecó é perfeita para quem procura tranquilidade e conforto com um preço acessível.
Hotel Hiber Chapecó


Os quartos são espaçosos e confortáveis com uma decoração moderna e estão equipados com ar condicionado, TV a cabo, internet Wi-Fi e frigobar. Os banheiros dispõem de chuveiro elétrico, secador de cabelo e amenidades de banho.
Além disso, organiza eventos corporativos e sociais, como casamentos e festas. O Hotel Hiber Chapecó é um destino ideal para quem busca relaxar e conforto. Seus hóspedes desfrutam de um serviço acolhedor e uma experiência única.
ibis Chapecó


As acomodações são modernas e espaçosas e possuem TV de tela plana, ar-condicionado e frigobar. Os quartos também contam com Wi-Fi gratuito, área para trabalhar com mesa e cadeiras, e o café da manhã é servido diariamente no restaurante da propriedade.
O ibis Chapecó também oferece serviços de lavanderia e recepção 24 horas para ajudar você a se sentir em casa.
Com suas modernas acomodações e serviços, o ibis Chapecó oferece uma estadia agradável e relaxante para os hóspedes.
Holiday & Business Hotel


O Holiday & Business Hotel em Chapecó oferece aos hóspedes um ambiente acolhedor e moderno, ideal para uma estadia relaxante e luxuosa.
O hotel conta com quartos espaçosos e bem equipados, com todas as comodidades necessárias para um conforto adequado. Os quartos têm ar-condicionado, televisão por cabo, mesa de trabalho, minibar, internet sem fio, telefone, isolamento acústico e banheiro com chuveiro .
Além disso, o hotel oferece uma variedade de serviços para os hóspedes, como serviço de lavanderia, estacionamento gratuito, restaurante e bar.
Os serviços de recepção 24 horas garantem que os hóspedes possam desfrutar de uma estadia tranquila e confortável. O Holiday & Business Hotel possui um excelente localização, a poucos minutos do centro da cidade e com fácil acesso a importantes pontos turísticos da região.
Em suma, o Holiday & Business Hotel é o lugar ideal para quem deseja aproveitar o melhor de Chapecó. Com seu ambiente moderno e aconchegante, o hotel oferece todas as comodidades necessárias para uma estadia confortável e inesquecível.
Dicas para os visitantes de Chapecó
A cidade conta com aeroporto próprio, que realiza voos domésticos, vindos de várias regiões do país.
Você também pode chegar à cidade de ônibus, que é a opção mais barata. Mas, dependendo da sua região, a viagem pode ser bem longa e cansativa.
Saindo de BH, por exemplo, a duração da viagem é de quase 24 horas, já que são feitas várias escalas, e pode custar de R$290 a R$500, bem mais econômico que a viagem de avião.
Apesar do seu porte, Chapecó é uma cidade relativamente tranquila, tanto durante o dia quanto à noite.
O transporte público é bom e possui várias linhas no município, porém, como vimos acima, algumas atrações estão mais distantes da área urbana, então, uma boa saída é alugar um carro e percorrer tudo tranquilamente.
Se você não contar com essa possibilidade, recomendo a hospedagem na região central da cidade, onde ficam os principais bares, baladas e parques.
Há também a região próxima das universidades, que fica afastada dos outros bairros, mas que conta com diversos barzinhos, com público em sua maioria, claro, de estudantes.
Se visitar Chapecó durante o inverno, leve bons agasalhos, principalmente para as noites, que costumas ser geladas nessa época do ano!
Agora que você já sabe o que tem para fazer em Chapecó, monte seu roteiro e boa viagem!
Planeje sua Viagem pelo Brasil toda por aqui!
Finalmente, depois de uma avalanche de dicas, aqui está a última e mais importante: Em viagens, tempo é igual a dinheiro. Para poupar seu precioso tempo, reuni todos os sites que você precisará para planejar o que fazer na sua próxima aventura.
⛪ Hotel: Reserve já sua hospedagem pelo Booking e economize. Simples assim!
❤ Seguro Viagem: A Real Seguro Viagem é a melhor assistência à saúde e cobertura para imprevistos.
♟️ Passeios Incríveis: Com a Civitatis descubra passeios autênticos e seguros!
⛽ Aluguel de Carro: Alugue seu carro com a RentCars e compare preços. Sua aventura do seu jeito!
✈ Passagens aéreas: Com o Skyscanner encontre descontos de até 35% para todos os destinos.