O que fazer em Congonhas: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

No estado de Minas Gerais, a cidade de Congonhas é um prato cheio para quem gosta de turismo histórico e religioso, descubra neste roteiro o que fazer em Congonhas para conhecer todas as suas construções do período colonial e obras religiosas famosas criadas pelo grande artista mineiro Aleijadinho.

Há algum tempo atrás Congonhas se encontrava um pouco descuidada, mas, nos últimos anos Congonhas foi revitalizada, com praças e canteiros reconstruídos, igrejas restauradas e a criação de dois museus para contar um pouco mais da história desse município.

Então visitar a “Cidade dos Profetas” é uma ótima opção para um passeio rápido ou até mesmo para passar alguns dias curtindo a cultura mineira.

Como chegar em Congonhas

A BR que leva a Congonhas partindo de Belo Horizonte é a BR040, sentido Rio de Janeiro, partindo do Rio de Janeiro, de maneira identifca, faz uso da mesma BR.

Por outro lado os turistas vindos de São Paulo devem pegar a BR381 até o trevo de Lavras e depois a BR265, até pegar a BR040.

Aos viajante que vão pegar o ônibus partindo de Belo Horizonte, a viação Sandra oferece vários horários, que se iniciam às 5h45min da manhã e só para de funcionar às 21h30min, com o custo da passagem sendo em torno de R$ 35.

Da mesma forma quem irá fazer a viagem de carro basta pegar uma das BRs que foram indicadas acima, a viagem de Belo Horizonte para Congonhas de carro dura cerca de 1 hora.

Assim também quem está fazendo uma viagem mais longa e chegará de avião, o aeroporto mais próximo é o de Confins, em Belo Horizonte.

O aeroporto fica a cerca de 40 km do centro de Belo Horizonte, por isso, para partir para Congonhas deve-se pegar um ônibus até o centro rodoviário e partir de lám que irá contar com uma parada, e por isso dura cerca de 3 horas.

Quando visitar Congonhas

Não há uma época ideal para visitar Congonhas, já que a cidade oferece quase sempre as mesmas atrações, e o clima segue sempre as estações, ou seja, no verão estará mais quente e no inverno mais gelada, porém, nada insuportável em nenhuma das estações.

Algumas datas são especiais para a visitação, pois proporcionam aos turistas o contato com festas e eventos especiais.

Festival da Quitanda

No terceiro domingo do mês de maio de todos os anos ocorre o Festival da Quitanda, que é um evento feito para a promoção da culinária mineira. Data perfeita para quem quer se deliciar com bolos, doces, pães, biscoitos, caldos e bebidas diferenciadas.

Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Logo depois no mês de setembro ocorre uma das festas mais tradicionais e famosas da cidade de Congonhas, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Essa festa é muito especial, pois resgata aspectos históricos e culturais do povo mineiro, em Congonhas são recebidos mais de 100 mil pessoas durante o evento, que conta com várias barraquinhas vendendo artesanatos, comidas e artigos religiosos.

Quanto tempo ficar em Congonhas – MG

Como é uma cidade pequena e seus pontos turísticos são bem próximos um dos outro, não há a necessidade de passar muitos dias em Congonhas, então, o tempo para se ficar em Congonhas vai depender do tipo de viagem que você está planejando.

Muita gente visita Congonhas em apenas um dia, e depois continua visitando as cidades da região, fazendo o famoso “Circuito do Ouro”.

Mas também é possível passar mais dias em Congonhas, visitando mais locais e tendo um contato maior com a cultura local.

Para quem quer fazer uma viagem rápida, mas sem a correria de um bate e volta, pode escolher chegar em uma sexta-feira durante noite e passar o final de semana, indo embora no domingo à tarde.

O que fazer em Congonhas MG: Os Pontos Turísticos

A cidade possui belos pontos turísticos, ao passo que grande parte foram recetemente revitalizado para atrair mais turistas. Dessa forma vamos conhecer alguns dos pontos turísticos de Congonhas:

  • Parque das Cachoeiras
  • Doze Profetas De Aleijadinho
  • Jardim dos Passos
  • Capelas dos Passos da Paixão de Cristo
  • Sala de Milagres (ex-votos)
  • Igreja de Nossa Senhora da Soledade
  • Museu de Mineralogia e Arte Religiosa
  • Museu de Congonhas
  • O Museu da Imagem e da Memória
  • Santuário do Bom Jesus de Matosinhos
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário
  • Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
  • Igreja de São José
  • Casa de Apoio ao Turista

Casa de Apoio ao Turista

A casa do Apoio ao Turista está localizada na Praça da Basílica, 07, no centro histórico de Congonhas. O telefone do local é (31) 3731-1300.

Esse é um local onde você pode visitar para tirar dúvidas, por exemplo: sobre as atrações turísticas, pedir dicas de hospedagem e de restaurantes.

Capelas dos Passos da Paixão de Cristo

Capelas Dos Passos Da Paixão De Cristo
Capelas Dos Passos Da Paixão De Cristo

As seis Capelas dos Passos da Paixão de Cristo expõe as 66 peças em madeira criadas por Aleijadinho junto de Manoel da Costa Athaíde, além disso são utilizadas para representar o calvário de Cristo.

As capelas se encontram na ladeira que leva ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, uma do lado da outra.

Nas figuras é possível acompanhar toda a trajetória da Paixão de Cristo, partindo da Ceia, para o Horto, a Prisão, a Flagelação seguida pela Coroação de Espinhos, a Subida ao Calvário até chegar ao momento da Crucificação.

As capelas começaram a ser construídas em 1790 e foram finalizadas somente em 1875. A pintura das últimas três capelas é de outros artistas (não registrados), já que Athaíde morreu em 1830.

As 66 peças foram produzidas em cedro, em tamanho próximo ao natural, sendo feitas a partir de um único bloco, porém com as mãos móveis.

Além disso os personagens sagrados das imagens possuem tons claros mas já os algozes de Cristo foram pintados com tons fortes.

Jardim dos Passos

Jardim Dos Passos
Jardim Dos Passos

O local em que se localizam as capelas é chamado de Jardim dos Passos e acima de tudo é declarado Patrimônio mundial pela UNESCO. Sem duvida tem que constar no seu roteiro de do que fazer em Congonhas.

Doze Profetas De Aleijadinho

Doze Profetas De Aleijadinho | O Que Fazer Em Congonhas Mg
Doze Profetas De Aleijadinho | O que fazer em Congonhas MG

Essa é a obra mais famosa de Aleijadinhoe que chama mais atenção dos turistas, como resultado acabou apelidando de “Cidade dos profetas”.

Os Doze Profetas esculpidos por Aleijadinho encontram-se no Complexo do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, bem no alto de uma Colina. As imagens em tamanho real dos 12 profetas estão dispostas no adro do Santuário.

Aleijadinho começou a esculpir as imagens entre os anos de 1800 a 1805, porém ele já apresentava problemas de saúde. A imagens foram feitas em pedra sabão, em tamanho quase natural, e acima de tudo marcam fortemente o desenvolvimento do barroco no Brasil.

Portanto as esculturas representam quatro profetas do Antigo Testamento: Jeremias, Isaías, Daniel e Ezequiel, que encontram em posição de destaque na parte central da escadaria. Bem como os outros profetas são: Baruc, Oséias, Jonas, Joel, Abdias, Habacuc, Amós e Naum.

Os profetas estão em uma perfeita organização cenográfica, cada um tendo suas próprias expressões, mas demonstrando uma plenitude quando analisados em união.

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

Todo o complexo do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, inclusive os Doze Profetas e as Capelas dos Passos, foram declarados Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

O Santuário foi fundado em prol do pagamento de uma promessa feita por Feliciano Mendes, um português, bem como mantendo bem preservado até os dias de hoje.

Por fim, o horário de visitação do Santuário é de terça a domingo, das 6h às 18h, e da capela do Passo da Paixão de terça a domingo, das 6h às 20:30h.

Igreja de Nossa Senhora da Soledade

Igreja Nossa Senhora Da Soledade - Distrito De Lobo Leite
Igreja Nossa Senhora Da Soledade – Distrito De Lobo Leite

A Igreja foi construída na primeira metade do século XVIII, na Rua dos Ferroviários. Tal qual a capela que foi erguida em alvenaria de pedra, típico das construções da época, e seu interior possui diversas pinturas no forro e um altar em estilo rococó.

Igreja de São José

Igreja Matriz De São José | O Que Fazer Em Congonhas Minas Gerais
Igreja Matriz de São José | O que fazer em Congonhas Minas Gerais

A construção da Igreja de São José se iniciou no ano de 1817, na Rua Bom Jesus, na Ladeira Histórica da cidade ao passo que foi finalizada somente no início do século XX.

O interior da Igreja possui três altares primitivos, com pinturas simples no teto. Assim como as torres são arredondadas possuindo um estilo diferente da maioria das outras igrejas.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Igreja Matriz De Nossa Senhora Da Conceição
Igreja Matriz De Nossa Senhora Da Conceição

A Igreja Nossa Senhora da Conceição está localizada na Praça Sete de Setembro, tendo o início da sua construção no século XVIII. E portanto é tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Segunda conta a história, os alicerces da Igreja foram feitos em um dia só, o que burlava as ordens do Governador da Província. A capela-mor foi construída em 1764, já os altares laterais foram construídos em épocas distintas.

A beleza da Igreja impressiona tanto em sua estrutura externa como interna, que é bastante ornamentada, chamando atenção principalmente para seu altar central.

Você vai viajar e não sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional? Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado!
Contrate um Seguro Viagem Nacional, para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Essa é a igreja mais antiga de Congonhas, que foi construída pelos escravos da região, quando se iniciou ali um povoado, ao redor da mesma. Acredita-se que a construção data de 1697.

O Museu da Imagem e da Memória

O museu é muito importante para a cultura da cidade, sendo uma construção tombada pela Prefeitura Municipal de Congonhas.

Visitando o museu você aprenderá informações que complementam uma visita à cidade de Congonhas, por exemplo exposições sobre: o primeiro médico de Congonhas e que também trouxe a energia elétrica para o município, o médium Zé Arigó, a Rádio Congonhas, o primeiro cinema e a antiga locomotiva.

Esse museu também é chamado de Museu da Ladeira, oferece exposição de artistas regionais, além de oficinas, debates e palestras, tudo aberto ao público.

Está localizado na Rua Bom Jesus, número 250.

Museu de Congonhas

Atualmente este estabelecimento está inteiramente dedicado às obras de Aleijadinho, que está localizado ao lado do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos.

Antes de mais nada é um espaço moderno, diferente dos outros pontos turísticos de Congonhas, que está incluído no sítio do Santuário, que foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

A modernidade do espaço surpreende os visitantes, onde é possível analisar diversos detalhes da obra e vida do artista, tanto em obras como em vídeos informativos.

O ingresso para visitar o museu custa R$ 10,00 inteiro e R$ 5,00 a meia entrada. É possível fotografar as obras, mas sem uso de flash.

Museu de Mineralogia e Arte Religiosa

O espaço está localizado na Alameda da Cidade Matosinhos de Portugal. Possui em seu acervo obras de arte, sendo possível acompanhar também um pouco da história natural e das ciências naturais da cidade.

Atualmente o museu encontra-se em reforma, não sendo possível visitá-lo.

Sala de Milagres (ex-votos)

Também localizada no Complexo do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, é uma sala com 89 quadros, objetos oferecidos pelos fiéis e esculturas, chamados de ex-votos, dados em detrimento de graças alcançadas ou pagamentos de promessas.

Parque das Cachoeiras

Parques Das Cachoeiras | O Que Fazer Em Congonhas Mg
Parques das Cachoeiras | O que fazer em Congonhas MG

Fugindo um pouco dos pontos turísticos de Congonhas religiosos, também oferece atrações para quem quer ter mais contato com a natureza, sendo a principal delas o Parque das Cachoeiras.

Em outras palavras o parque proporciona aos visitantes a possibilidade de vários passeios ao ar livre, como trilhas, caminhadas e piqueniques. Possui ainda quadras, campos de futebol, área de camping, lanchonetes, churrasqueiras e piscinas de águas naturais.

Encontra-se a 5 km do centro de Congonhas, e a entrada custa R$ 8,00 de terça a sexta, R$10,00 aos sábados e R$20,00 aos domingos e nos feriados, sendo a entrada gratuita para menores de 12 anos ou acima de 60 anos de idade. Bem como existe a possibilidade de meia entrada para estudantes.

Próximos à área do parque também estão localizados o Horto Florestal, a Cachoeira da Água Limpa e a Lagoa da Água Preta.

Onde ficar em Congonhas

Congonhas conta com pouco mais de 54 mil habitantes. Seu território também não é tão extenso, por isso, seus pontos turísticos estão bem próximos uns dos outros, a maioria próxima ao centro histórico.

Como é uma cidade com ruas antigas vindas do período colonial, o trânsito não é muito rápido e as possibilidades para encontrar estacionamento caso esteja cheio de turistas são mínimas.

Por isso a dica é se hospedar em um local que seja possível fazer todos os seus passeios a pé ou que esteja próximo a um ponto de ônibus.

H2 Hotel ($$)

H2 Hotel
H2 Hotel

O H2 Hotel fica mais afastado dos pontos turísticos de Congonhas, mas ainda é possível caminhar cerca de 20 minutos até alcançar o Centro Histórico. Possui acomodações bem novas e extremamente confortável.

Pousada Circuito dos Inconfidentes ($$)

Pousada Circuito Dos Inconfidentes
Pousada Circuito Dos Inconfidentes

A pousada possui valores bem atrativos, além de oferecer aos clientes vários diferenciais, como o spa muito relaxante. A Pousada Circuito dos Inconfidentes encontra-se bem localizada, próxima aos pontos turísticos de Congonhas.

Pousada Casarão da Pedra

Café Da Manhã Na Pousada Casarão Da Pedra
Café Da Manhã Na Pousada Casarão Da Pedra

Desde já a Pousada Casarão da Pedra oferece restaurante, bar, piscina ao ar livre e jardim. A sauna e a possibilidade de alugar um carro estarão à sua disposição. A internet é gratuita e propriedade dispõe de um estacionamento particular por um valor extra.

Nesta pousada todos os quartos incluem televisão de tela plana, guarda-roupa, e banheiro privativo.

Assim como opções de buffet e café da manhã continental estarão disponíveis na Pousada Casarão da Pedra.

O que comprar em Congonhas

As cidades mineiras são famosas por seus artesanatos, não sendo diferente em Congonhas. O trabalho predominante são os feitos em pedra-sabão, como esculturas, oratórios e diversos outros artigos principalmente religiosos.

Um dos melhores lugares para adquirir artesanatos é o Beco dos Canudos, que fica ao lado do Santuário do Senhor Bom Jesus. Nessa rua existem várias lojinhas dos mais diversos artesanatos.

Ao mesmo tempo que veja as esculturas em pedra-sabão é possível encontrar banquinhos de madeira, panos de prato, redes, tapetes, camisas, imãs, roupas de cama, caixas e toalhas bordadas.

Enquanto acontece a festa do Jubileu é possível encontrar várias barraquinhas de artesanato, porém, os preços podem ser um pouco mais caros que o normal.

Onde comer em Congonhas: Os melhores restaurantes

A cidade conta com uma variedade de restaurantes de qualidade agradando tanto quem deseja fazer uma refeição mais econômica como uma mais luxuosa.

Definitivamente a maioria dos restaurantes oferece comida típica mineira.

Casa Da Ladeira À Noite | O Que Fazer Em Congonhas (Minas Gerais)
Casa Da Ladeira À Noite | O Que Fazer Em Congonhas (Minas Gerais)

Um dos melhores restaurantes de Congonhas é o Casa da Ladeira. Ele encontra-se em frente ao Complexo do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e oferece comida feita no fogão a lenha por preço único, para comer à vontade. O preço é de aproximadamente R$30,00 por pessoa.

O restaurante oferece várias opções de pratos típico da região, as comidas ficam dispostas no fogão a lenha, por isso não é necessário esperar o preparo dos pratos.

Além disso, existem outras boas opções de restaurantes, como o Restaurante Cova do Daniel, o Restaurante Malagueta e o Armazém Santa Rita.

Próxima Parada!

A grande maioria dos visitantes de Congonhas pretende visitar outras cidades históricas reproduzindo o Circuito do Ouro de Minas Gerais.

Por exemplo, algumas das cidades próximas a Congonhas que possuem vários atrativos turísticos são: Mariana, Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes. Confira como ir a essas cidades a partir de Congonhas.

Como ir de Congonhas a Mariana

A cidade de Mariana está localizada a 72 km de Congonhas, sendo uma viagem de 1h30min de carro, por meio da MG-129.

Para fazer o percurso de ônibus existem duas possibilidades: partir de Congonhas para Belo Horizonte, depois para Ouro Preto e por fim Mariana. Ou, partir de Congonhas para Conselheiro Lafaiete, depois para Ouro Preto e então Mariana.

Como ir de Congonhas a Ouro Preto

A maravilhosa e histórica cidade de Ouro Preto encontra-se a 56 km de Congonhas, sendo uma viagem de 1h20min de carro, também por meio da MG-129.

De maneira idêntica é o percurso de ônibus a até cidade de Mariana.

Como ir de Congonhas a Diamantina

O percurso até Diamantina é um pouco mais longo, ela fica a 363 km de Congonhas, resultando em uma viagem de um pouco mais de 5 horas de carro, via BR-259.

Assim também, para viajar de ônibus, será necessário ir de Congonhas para Belo Horizonte, e de lá para Diamantina. Como há algumas paradas a viagem dura cerca de 8 horas.

Como ir de Congonhas a Tiradentes

Para chegar a Tiradentes a viagem dura cerca de 2 horas, com percurso total de 116 km, por meio da BR-383, entrando no Trevo para São João del Rei.

O caminho mais fácil partindo de ônibus é por Barbacena, partindo de lá para Tiradentes, caso deseje mais horários de ônibus (de Barbacena a Tiradentes existe somente uma opção).

Assim também é possível viajar até São João del Rei, que possui ônibus circular para a cidade vizinha a cada 30 minutos.

7 dicas para todos os viajantes de Congonhas

1. Programe-se para fazer seus passeios a pé, principalmente em feriados e finais de semana, quando fica muito cheia e com trânsito bem ruim.

2. Congnhas possui muitas ladeiras, ou seja, você irá subir várias ruas, por isso, use sapatos e roupas confortáveis.

3. No Complexo do Bom Jesus de Matosinhos há uma loja ótima para artigos religiosos com o preço muito bom.

4. Tenha muita atenção aos seus pertences, pois a cidade tem fama de não ser muito segura, principalmente para os turistas desavisados.

5. Aproveite para assistir o pôr do sol ao lado dos Doze Profetas, você com certeza não irá se arrepender!

6. É possível solicitar um Passaporte da Estrada Real pela internet. Na loja Artesanato Mineiro ele será carimbado.

7. Aproveite muito seu passeio por essa cidade linda que possui grande riqueza de história, cultura e arte!

Planeje sua viagem a Congonhas

Após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone De Hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone Do Seguro Viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone Do Rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone Do Avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Icone Do Onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima