O que fazer em Curitiba: 21 Atrações que você deve conhecer

BrasilParanáO que fazer em Curitiba: 21 Atrações que você deve conhecer

Referência nacional e internacional em planejamento urbano sustentável, com seus vastos parques, ruas densamente arborizadas e transporte coletivo inteligente, a cidade de Curitiba destaca-se pela variedade de atrativos tanto para quem a visita quanto para quem nela reside.

A capital paranaense destaca-se por ser um dos municípios com maior qualidade de vida do Brasil, caracterizada por um desenvolvimento ecologicamente sustentável que mostrou sua viabilidade mesmo numa metrópole de quase 2 milhões de habitantes.

Os primeiros habitantes da região foram bandeirantes e mineradores que se estabeleceram na região no final do século XVII.

Seu período de desenvolvimento ao longo dos séculos seguintes seria caracterizado pelo planejamento urbano de suas ruas, avenidas e quarteirões – bem como da presença massiva da imigração europeia, a partir do século XIX.

Portugueses, alemães, e sobretudo italianos e ucranianos construíram um legado cultural que reverbera ainda nos dias de hoje, fazendo com que conhecer Curitiba seja uma experiência única de permear vários universos e culturas!

Onde fica Curitiba

Curitiba está situada na porção leste do estado do Paraná, no planalto do estado abarcado pela Serra do Mar.

Situa-se numa região privilegiada em termos de ferrovias e estradas, podendo servir como ponto de partida para outros destinos próximos tanto dentro do próprio estado quanto em localidades limítrofes, como São Paulo e Santa Catarina.

Como chegar a Curitiba

De Ônibus

Para o visitante que sai de São Paulo, o ponto de partida é a rodoviária do Tietê, com várias opções de horários e viações que fazem o serviço.

Destacam-se como prestadoras de serviço as viações Cometa, Eucatur, Expresso e Itapemirim, que oferecem itinerários variados para todo o dia, mediante consulta prévia do horário.

Quem vem do Rio de Janeiro é servido pelas viações Kaissara e Penha, que oferecem horários noturnos com previsão de chegada na manhã do dia seguinte.

Já o visitante que vem da região Sul, tendo Florianópolis como ponto de referência, encontrará pelo caminho uma viagem mais curta e de valores mais acessíveis, com as viações Catarinense, Eucatur e Expresso do Sul oferecendo itinerários de partida o dia todo.

De Carro

Quem pode servir-se do próprio veículo acaba por cobrir o trajeto mais rapidamente; para quem vem de São Paulo, são pouco mais de cinco horas pela BR-116, em vez das sete horas usando o transporte coletivo.

Ao mesmo tempo, permanecem ainda como opções alternativas as BR-373 e 478, que, apesar de não pedagiadas, atravessam um trecho serrano que acaba por prolongar o tempo de viagem. Já quem dirige a partir do Rio de Janeiro tem como referência principal a Via Dutra até a capital paulista.

De lá, a BR-116 continua sendo a via com melhor relação custo-benefício para sua viagem. Os visitantes de Florianópolis, por sua vez, deve permanecer na BR-101, ladeando o litoral até o município de Joinville, de onde a referência passa a ser a BR-376 até a capital paranaense.

A melhor forma de explorar um novo destino é com a liberdade total! Faça um cotação com a maior empresa de comparação de aluguel de carro, e você poder pagar em 12x sem juros.

De Avião

Sendo a capital do estado do Paraná, Curitiba é servida por ligações aéreas com as principais capitais das regiões Sul e Sudeste, com voos regulares e low cost saindo a partir de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte e Porto Alegre.

O aeroporto Afonso Pena, situado a 18km do centro da cidade, oferece conveniências e conexão com o centro da cidade.

Aqui, recomendamos o Aeroporto Executivo, serviço de ônibus e micro-ônibus que oferece vasta disponibilidade de itinerários para o centro da cidade, com preços a partir de R$ 12.

Outra opção é a Linha Direta 208, referida comumente como “Ligeirinho”, oferecendo transporte desde o Aeroporto até o Centro Cívico de Curitiba, passando antes por pontos-chave como a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e o terminal unificado de transportes de Curitiba, também conhecido como Rodoferroviária.

Outras facilidades diversas oferecidas pelo aeroporto incluem o aluguel de carros e o serviço de táxis.

O que fazer em Curitiba

Curitiba possui uma das maiores variedades de atrativos históricos e culturais do Brasil, constituindo-se em um prato cheio de opções para todos os gostos, tipos e feitios.

Seja uma viagem de turismo programada, um bate-e-volta tradicional de um único dia ou o mero lazer das horas vagas de uma viagem de negócios, a Cidade-Modelo oferece ao visitante uma vasta agenda de atrativos históricos, culturais, gastronômicos.

Ao dispor de uma das mais eficientes redes de turismo e transporte urbano do país, o visitante pode vivenciar a única experiência de mergulhar no cotidiano de um genuíno cidadão de Curitiba.

Torre Panorâmica de Curitiba

Conhecida ainda como Mirante da Telepar ou ainda Mirante das Mercês, é uma torre de telecomúnicações situada no bairro das Mercês, construída em 1991 como suporte de transmissão de sinais.

Suas características peculiares, bem como sua localização privilegiada dentro do município não tardaram a fazer com que se tornasse um atrativo bastante procurado pelos visitantes, que, do alto de seus 110 metros de altura, tem uma vista privilegiada de toda a capital.

Única torre de telefonia e retransmissão aberta á visitação pública em todo o Brasil, alcançou em 2019 a marca de 2 milhões de visitantes, sendo um ponto de parada obrigatório para amantes da fotografia.

Jardim Botânico

Jardim Botânico | O que fazer em Curitiba
Jardim Botânico| O que fazer em Curitiba

Outra das atrações contemporâneas do município – e seu mais emblemático cartão-postal – o Jardim Botânico e sua estufa em estilo arquitetônico art noveau foram as atrações mais votadas em todo o país para comporem as Sete Maravilhas do Brasil, em 2007.

Com quase 280 mil metros quadrados de área, o visitante pode conhecer uma vasta coleção de plantas nacionais e estrangeiras, além da mostra permanente de arte no espaço cultural Frans Krajcberg, que abriga cerca de 110 obras de arte do pintor polaco-brasileiro de mesmo nome.

Outros atrativos naturais do parque incluem a reserva natural da Mata Atlântica, o Museu Botânico e o Jardim das Sensações.

Quem visita Curitiba não pode deixar de passar por esse lugar!

Parque Tanguá

Parque Tanguá | O que fazer em Curitiba
Parque Tanguá | O que fazer em Curitiba

Ainda nos atrativos naturais e ecológicos da cidade, o Parque Tanguá é exemplo da recuperação de uma área degradada pela ação humana em algo belo, inovador e harmônico com a natureza.

Situado na zona Norte da cidade, a antiga pedreira para extração de rochas hoje guarda através de dois lagos a preservação da bacia da nascente do Rio Barigui, que corta a cidade.

A infraestrutura do local conta com um mirante, um túnel artificial, ciclovia, pista de corrida, uma lanchonete e estacionamento privativo para automóveis, sendo uma excelente pedida para apreciar o pôr-do-sol.

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer | O que fazer em Curitiba
Museu Oscar Niemeyer| O que fazer em Curitiba

Construído em 1967 no Centro Cívico de Curitiba com a finalidade original de abrigar o Instituto de Educação, o Museu Oscar Niemeyer – conhecido localmente ainda como Museu do Olho, devido ao formato característico do prédio – consiste-se aqui como a manifestação máxima da sinergia entre a arte e a arquitetura nacionais, também sendo um ponto obrigatório de qualquer roteiro turístico.

Em sua área de de trinta e cinco mil metros quadrados, estão abrigadas mais de sete mil obras e manifestações artísticas nacionais e internacionais, onde o visitante pode ter acesso a uma das mais conceituadas galerias de arte da América Latina.

Possui ainda uma biblioteca disponível para consulta e também opções de acessibilidade a portadores de deficiência ou mobilidade reduzida, culminando em um passeio inclusivo e aprazível a todos.

Ópera de Arame

Ópera de Arame  | O que fazer em Curitiba
Ópera de Arame | O que fazer em Curitiba

Assim como o Museu Oscar Niemeyer, a Ópera de Arame destaca-se entre as expressões máximas da arquitetura curitibana. Seu nome peculiar advém de sua estrutura metálica em tubos de aço revestida em vidro, lembrando a fragilidade das esculturas artesanais em arame.

Situada no Parque das Pedreiras, a construção é circundada por um lago artificial que, a exemplo do Parque Tanguá, também foi fruto da reintegração de uma antiga mineradora à natureza.

O acesso à Ópera se dá através de uma passarela sobre as águas do lago, e seus mil bancos confeccionados artesanalmente em arame proporcionam ao espectador uma visão privilegiada dos eventos culturais realizados nas instalações.

Em perfeita harmonia com a natureza, a Ópera de Arame confere uma experiência bucólica e tranquila a seus visitantes.

Te contarei agora as principais razões pelas quais sugiro os passeios com a empresa EasyTravel:

-> Sua experiência será inesquecível e contribuirá para todas as lembranças de sua viagem
-> Diversos passeios para todos os públicos e todas as idades
-> Preços sem cobranças de reserva ou taxas ocultas
-> Compre seu ingresso antecipado e evite as filas nos pontos turísticos

Memorial Ucraniano de Curitiba

Parque Tingui | o que fazer em Curitiba
Parque Tingui | O que fazer em Curitiba

Situado no coração do Parque Tingui, o Memorial Ucraniano presta tributo à memória dos imigrantes do Leste Europeu que emigraram para o Paraná no século XIX.

Um complexo de construções de madeira características dos ucranianos, com um portal em madeira e uma réplica em tamanho real da capela de São Miguel da Serra do Tigre, que fica na cidade de Mallet, também no Paraná.

As construções típicas se destacam pela arquitetura de forte influência bizantina e a ausência quase absoluta do uso de pregos nas estruturas, que são erigidas encaixando-se a madeira.

Dentro de uma casa tradicional funciona ainda uma loja de souvenires, onde o visitante pode ver e adquirir pessankas – ovos pintados à mão, bem como ícones e souvenires de toda sorte.

As atrações principais, no entanto, ficam por conta dos eventos e datas de comemorações típicas, como a bênção dos alimentos realizada na véspera de Páscoa, a Festa Nacional da Ucrânia em agosto, a Festa da Colheita em outubro e as comemorações em honra a São Nicolau, em novembro.

O prestígio de tais manifestações possibilita ao turista experiênciar não somente os costumes e tradições de um pedacinho da Europa, mas também compreender o próprio processo de construção da diversidade do povo brasileiro.

Centro Cívico de Curitiba

também conhecido como conjunto urbano e arquitetônico Centro do Cidadão, teve sua construção baseada nos city halls norte-americanos, sendo o primeiro de seu tipo em solo brasileiro.

Concebido na guinada modernista das décadas de 1940 e 1950, é uma atração que agrada aos olhos de qualquer apreciador das artes e arquitetura nacionais.

Em seu complexo, estão as sedes do Poder Municipal e Estadual, além dos Tribunais de Contas e de Justiça do Estado do Paraná, além da Assembleia Legislativa e diversas secretarias.

Você vai viajar e não sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?

Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado!

Contrate um Seguro Viagem Nacional, para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.

Rua XV de Novembro

Rua XV Novembro ou Rua das Flores | O que fazer em Curitiba
Rua XV Novembro ou Rua das Flores | O que fazer em Curitiba

Já na Rua das Flores – ou Rua XV de Novembro, em sua designação oficial – o visitante experimentará a verdadeira experiência do citadino curitibano.

Há quem diga que antes de outros pontos consagrados da capital paranaense, como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame, não se pode iniciar qualquer roteiro turístico por Curitiba sem passar pela XV de Novembro, tida como muitos a “sala de estar” da Cidade Modelo.

Com a efervescência constante de suas lojas, quiosques, confeitarias e restaurantes, a Rua das Flores carrega o título de ser a primeira avenida totalmente destinada à pedestres, com seus 3,3km de comprimento cobertos em 1972 com pedras portuguesas, e um trabalho de paisagismo com canteiros e postes antigos de ferro fundido que convidam a várias fotografias.

É uma das vias arteriais do movimento da cidade, através dela, o visitante pode acessar diversos pontos histórico-culturais próximos, como o Teatro Guaíra, o Palácio Avenida, a Rua 24 Horas e, mais ao largo, o Museu Ferroviário dentro do Shopping Estação.

Passeio Público de Curitiba

Passeio Público | Monica por Flickr
Passeio Público | Monica por Flickr

Conhecer este emblemático parque ao ar livre – construído em 1886 pelo último visconde de Taunay – é vivenciar as raízes de um município que preza pela organização do espaço público e da harmonia com a natureza a espinha dorsal de seu desenvolvimento e do bem-estar de seus habitantes.

Com um belíssimo portão em art nouveau, abriga em seus quase 70 mil metros quadrados de área verde uma coleção inigualável de plantas e árvores da flora nacional e estrangeira.

Situado na bacia do Rio Belém, o Passeio Público ainda conta com lagos e ilhas artificiais, proporcionando uma paisagem que convida o visitante a uma sintonia harmônica com a natureza.

Passeios e Tours em Curitiba

Tour Comida de Boteco

Para quem procura um roteiro diferenciado e dinâmico, este programa promovido pelo grupo Tour de Boteco é uma excelente pedida.

Com grupos organizados entre oito a quinze participantes com um guia, pode-se embarcar numa aventura gastronômica pelos bares e pela vida noturna curitibana, nos moldes dos pub crawls irlandeses.

Os passeios são realizados em oito bares diferentes, que são revezados pela administração do evento, em uma caminhada por estabelecimentos de todos os gostos e feitios – passando desde opções vegetarianas até as mais tradicionais.

Os agendamentos são feitos mediante inscrição prévia no site online do Tour de Boteco, com pacotes a partir de R$ 80.

Tour Curitidoce

Uma forma literalmente doce de conhecer a Cidade Modelo: assim se define o Tour Curitidoce, uma iniciativa em que o visitante explora as confeitarias e doçarias tradicionais da capital, degustando e experimentando o melhor de cada cozinha.

Quem já andou previamente pelo calçadão da XV de Novembro certamente teve a oportunidade de observar a tradição de estabelecimentos como a Confeitaria Lancaster, através do Curitidoce, a experiência ganha ares muito mais divertidos do que meramente comer chocolates, edições especiais como a do Dia Mundial do Nutella e de Páscoa são sempre muito concorridas e sempre têm atrações únicas e diferenciadas para adultos e crianças.

O tour, com uma quantidade mínima de sete participantes, demanda agendamento prévio e seus valores partem de R$87.

Café do Viajante

Quem passeia pelo Centro Cívico de Curitiba não pode deixar de passar por esta cafeteria, que com sua seleta de grãos selecionados dos melhores cafezais de Minas Gerais e Paraná, oferece ao visitante uma experiência única que vai mais além de saborear um bom café.

No Café do Viajante, o visitante tem ao seu dispor uma vasta variedade de grãos nacionais e importados e a habilidade de baristas que exploram meios exóticos e alternativos de filtragem, que conferem um blend exclusivo à bebida que já foi símbolo do desenvolvimento do Brasil.

Vinícola Franco Italiano

No embalo do turismo de bebidas, os vinhos não ficam atrás como excelentes opções para roteiros gastronômicos.

Com suas origens remontando à chegada da imigração europeia no final do século XIX, a Vinícola Franco Italiano é pioneira na fabricação de espumantes e vinhos na região metropolitana de Curitiba, com diversas premiações nacionais e internacionais.

Seja o visitante um amante de um bom vinho ou um interessado na boa gastronomia paranaense, este é um ponto de parada obrigatório para quem deseja uma experiência imersa nas raízes de Curitiba.

Curitidrinks

Outra iniciativa de sucesso no ramo dos tours gastronômicos, o Curitidrinks oferece um passeio pelas cercanias da Praça da Espanha e seus bares de vinhos, pubs e tabernas.

Com degustação de drinks, vinhos, coquetéis e guloseimas alcoólicas, é uma excelente pedida para quem já participou do tour Comida de Boteco e deseja outra alternativa do segmento, ou para aqueles que buscam fugir do convencional.

Diferentemente de outros tours, o Curitidrinks só forma grupos com até dez participantes, todos maiores de dezoito anos. As inscrições são feitas previamente, com o valor de R$ 60.

Kuritbike

Na vanguarda do cicloturismo urbano, o Kuritbike é muito mais do que um serviço de aluguel de bicicletas: aqui, o visitante pode servir-se de tours temáticos para todos os gostos, desde os circuitos ecológicos até os de arte, arquitetura e gastronômicos.

Ademais, há opções de bicicletas para duas pessoas, para animais de companhia e cadeirinhas infantis, tornando o passeio saudável e inclusivo para todos.

Curitiba pode ser descoberta de uma maneira única quando se está pedalando, sobretudo por ser servida por uma das melhores malhas cicloviárias do Brasil.

Linha Turismo

Talvez a mais versátil forma de deslocamento entre pontos da capital, a Linha Turismo possibilita ao visitante deslocar-se com eficiência entre os atrativos turísticos de Curitiba sem qualquer chance de erro.

Os ônibus panorâmicos de dois andares mantém horários a cada trinta minutos das 9h às 17h30min, partindo da Praça Tiradentes, podendo o embarque ser feito em qualquer uma das 23 paradas servidas pela linha.

Mediante a aquisição de um cartão válido por 24h, por R$ 50, o visitante tem liberdade e tranquilidade absolutos para desfrutar dos atrativos que a Cidade Modelo oferece.

Curitiba Free Walking Tour

Este tour destaca-se em particular por ser uma iniciativa completamente voluntária, criada por turismólogos que desejam incentivar o amor pela cidade e o conhecimento de sua história.

Com roteiros pelo Centro e pelo Centro Histórico que não demandam inscrição prévia, a premissa do Curitiba Free Walking Tour se baseia na imersão do visitante no cotidiano da capital e suas histórias, ficando a contribuição para o projeto a encargo da experiência individual no passeio – que por si só, é uma das melhores opções de toda a lista.

Serra Verde Express e o Trem Curitiba-Morretes

Trem por Curitiba | o que fazer em Curitiba
Trem por Curitiba | o que fazer em Curitiba

Sem dúvidas um dos mais belos passeios de trem de todo o país, o trem de passageiros oferecido pela Serra Verde Express faz da experiência de conhecer um dos meios de transporte mais emblemáticos da história uma aventura inesquecível.

As quatro horas de viagem pela antiga Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá parecem pouco tempo para apreciar as maravilhas do traçado, com suas pontes e viadutos centenários que cortam a serra coberta pelo exuberante dossel verde da Mata Atlântica.

O visitante pode optar pela composição convencional de carros de aço-carbono tracionados por locomotiva diesel-elétrica, com passagens a partir de R$26 em sua classe econômica, ou pelo Great Brazil Express – uma genuína automotriz Budd em aço inox, com interior luxuosamente requintado e serviços de bordo exclusivos, onde o visitante pode ter um vislumbre dos tempos de ouro da estrada de ferro.

Recomenda-se igualmente ao visitante conhecer os trabalhos da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que, desde 1977, executa trabalhos voluntários de recuperação de locomotivas e vagões históricos para a ferrovia em Curitiba.

Onde comprar em Curitiba

Desfrutar da experiência cosmopolita de Curitiba significa vivenciar a efervescência de seu variado e movimentado comércio, com ruas agitadas e variedades para todos os gostos.

Depois de citarmos opções intrínsecas a atrativos urbanos relevantes como a Rua XV de Novembro e os tours temáticos, deixamos novas opções para incrementar seu passeio:

Feirinha do Largo da Ordem

A profusão de cores, sabores e sensações que se pode encontrar nesta feira livre enriquece a experiência de quem trafega pelo Centro Histórico aos domingos pela manhã.

Desde artesanatos a comidas típicas, o visitante pode se perder em meio a petiscos tradicionais, pinturas, esculturas, feiras de rolo, mercados de pulgas, oficinas e atividades culturais, executadas nas dezenas de tendas e barraquinhas presentes no largo.

Mercado Municipal de Curitiba

O passado e o presente se encontram no Mercado Central: a grande variedade e oferta de queijos, temperos, especiarias, doces, condimentos e artesanatos levam o visitante a uma verdadeira viagem em meio à culinária, cultura e tradição do pequeno comércio curitibano, que resiste em meio é evolução do século XXI.

Além da grande variedade de boxes e casas especializadas, nos corredores do Mercado Municipal ainda podem ser encontrados restaurantes, lanchonetes, praça de alimentação e outras facilidades – necessárias em uma atração que pode facilmente entreter turistas e locais por um dia inteiro.

Onde ficar em Curitiba

3 hospedagens com excelente avaliações em Curitiba
($) Os viajantes que querem economizar o Hotel Sol é um dos hotéis que recomendo mais barato.
($$) Com excelente custo-benefício proximo aos pontos turisticos é o Intercity Curitiba Batel.
($$$) Se quiser hospedar com mais conforto o Novotel Curitiba Batel é uma das hospedagens preferidas.

Aos mochileiros de plantão o Social Hostel Café e Bar é o que eu recomendo. Se você desejar, pode clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em Curitiba.

Onde comer bem em Curitiba

A Cidade Modelo conta com mais de cinco mil bares e restaurantes, para todos os gostos, bolsos e públicos, sendo praticamente impossível entediar-se por falta de opções em uma cidade que está em constante reinvenção.

Nômades digitais e o já conhecido TripAdvisor listam dezenas de opções para qualquer ocasião e qualquer localidade da capital e da região metropolitana.

Para quem deseja uma experiência da tradição e cultura locais, a Mercearia Fantinato é um exemplo de história em sintonia com a contemporaneidade: fundada em 1953 como um armazém, hoje serve a seus visitantes carnes típicas, pratos tradicionais e uma vasta gama de bebidas.

Outra opção similar é o Lisboa Gastronomia, com seus peixes e vinho à moda europeia.

Já para quem deseja uma opção sofisticada a dois, o C’lavie oferece a seus clientes um ambiente aconchegante para a degustação da culinária contemporânea, somada a uma sofisticada carta de vinhos.

Dicas para todo viajante de Curitiba

Para passeios familiares ou viagens de vários dias, uma excelente opção para conhecer uma boa extensão de Curitiba sem fadiga é integrar o uso da Linha Turismo com o Walking Tour e o aluguel de bicicletas.

O Centro Cívico pode ser tomado como ponto de partida para os tours nos bares, ou ainda o Museu Oscar Niemeyer, dispensando o transporte por ônibus.

Atrações ligadas à estrada de ferro também são fáceis de serem localizadas; dentro do Shopping Estação está o Museu Ferroviário, e, ao lado da Rodoferroviária de Curitiba, as oficinas de restauro da ABPF.

Ainda que a noção de turismo em cidades no Brasil ainda esteja intimamente ligada ao contexto de localidades históricas, as atrações modernas e contemporâneas figuram como uma nova e determinante tendência no panorama brasileiro.

Ao conhecer Curitiba e seus encantos, têm-se um vislumbre da harmonia da convivência entre homem e natureza, conservação e progresso, numa disposição que, fazendo jus à alcunha da cidade, permanece como modelo para o Brasil e para o mundo.

Planeje sua viagem para Curitiba

Após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Os melhores pacotes de viagens nacionais e internacionais em 12 vezes sem juros estão no Hurb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Seguros Promo.

Evite os famosos perrengue chique e compre todos os passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Easy Travel.

O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as todas as locadoras ao redor do Mundo.

Com o Passagens Promo você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Nunca foi tão barato e simples viajar com malas premium! No GetMalas você aluga malas sem complicações e com muita segurança.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

136FansLike
246FollowersFollow
47FollowersFollow
5SubscribersSubscribe

Planeje sua viagem

- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.