O que fazer em Fernando de Noronha: Dicas gerais e onde ficar

BrasilPernambucoO que fazer em Fernando de Noronha: Dicas gerais e onde ficar

Quando falamos em paraíso, o Brasil está bem servido. E, certamente, um dos destinos que enche os olhos de qualquer viajante, seja do Brasil ou do mundo, é Fernando de Noronha. São inúmeras praias de paisagens surreais, habitadas por tartarugas e golfinhos, que compõem um arquipélago de 21 ilhas no total. Os belos cenários são bastante preservados, e mesmo hoje em dia, com o destaque que o turismo possui na região, a entrada dos visitantes é controlada e a preservação é uma prioridade. Se você sonha conhecer melhor este destino deslumbrante, continue lendo e descubra o que fazer em Fernando de Noronha. 

Como chegar em Fernando de Noronha

O arquipélago de Fernando de Noronha pertence ao estado de Pernambuco e fica a cerca de 545 quilômetros da capital, Recife. A principal forma de chegar até Noronha é de avião. O arquipélago conta com um aeroporto, o Aeroporto de Fernando de Noronha Governador Carlos Wilson. Você encontra voos para lá a partir de Recife e também a partir de Natal, capital do Rio Grande do Norte, que está a cerca 360 quilômetros da ilha. Caso você esteja partindo de outras cidades, precisará fazer conexões em alguma dessas duas capitais. 

Melhor época para visitar Fernando de Noronha

Para decidir quando visitar Noronha, leve em consideração o clima: o arquipélago possui uma época mais chuvosa, que vai de março a julho, e uma época mais seca, a partir de agosto. Mesmo na época chuvosa é possível curtir dias de sol, mas para garantir bom tempo, prefira a época seca. 

Além deste aspecto, leve em consideração também suas escolhas do que fazer em Fernando de Noronha. Por exemplo, caso você esteja interessado em surfar, dezembro, janeiro, fevereiro e março são meses que rendem boas ondas. Mas se seus interesses são praticar mergulho ou snorkel, agosto, setembro e outubro são boas escolhas. 

Quantos dias ficar em Fernando de Noronha

É difícil se cansar de todas as belezas e de todas as opções do que fazer em Fernando de Noronha. Além disso, leve em consideração que se deslocar para lá não é tão simples e aproveite bem sua viagem, com no mínimo 5 ou 7 dias de roteiro. 

O que fazer em Fernando de Noronha

Baía do Sancho

Para começar bem sua programação do que fazer em Fernando de Noronha, conheça a Baía do Sancho. Para você ter uma ideia, a praia já foi considerada pelo TripAdvisor como a melhor do mundo. A paisagem é formada pela água de impressionantes tons de azul esverdeado e pelas belas falésias que a emolduram. Além disso, a Baía do Sancho conta com uma rica biodiversidade marinha – é possível curtir mergulhos com snorkel para aproveitar. Antes mesmo de chegar à Baía, você pode curtir sua linda paisagem por meio dos mirantes no alto das falésias. Para chegar até lá, é preciso passar por uma trilha suspensa e então descer por uma escada de 200 degraus, mas não se preocupe, com certeza a Baía recompensará seu esforço. Caso você esteja na época de chuva, além do mar, ainda poderá curtir as duas cachoeiras que se formam na praia. 

Praia Cacimba do Padre

Em várias das fotos clássicas de Noronha, aparece um dos pontos que é considerado seu cartão-postal: o Morro Dois Irmãos. Se você quer conhecer e também fazer seu registro, saiba que é na Praia Cacimba do Padre que fica o morro. 

Para os surfistas que estão à procura do que fazer em Fernando de Noronha para encontrar boas ondas, esta praia também será uma boa escolha, principalmente entre os meses de dezembro e março. 

Praia da Conceição

Outro cenário famoso do arquipélago é o Morro do Pico, localizado na Praia da Conceição. A Praia é extensa, possui uma faixa de areia fofa  e ondas fortes, mas em uma de suas extremidades se formam agradáveis piscinas naturais na maré baixa. É um dos melhores lugares para quem procura o que fazer em Fernando de Noronha para assistir a um pôr-do-sol inesquecível. 

Baía do Sueste

A rica biodiversidade marinha é um dos pontos fortes de Noronha, e a Baía do Sueste é uma boa oportunidade para quem quiser conhecê-la. Por ser um ponto onde se alimentam tubarões e tartarugas, é um ótimo lugar para mergulhar com snorkel e ter a chance de ver essas e outras espécies debaixo d’água, principalmente se você contar com o auxílio de um guia. As ondas são tranquilas, sendo um ótimo lugar, seja para quem quiser nadar, seja para quem está procurando o que fazer em Fernando de Noronha para curtir um mergulho. 

Praia da Atalaia

O acesso até a Praia da Atalaia é feito por meio de uma trilha que precisa ser agendada previamente. Mas, ao chegar até lá, você será recompensado com uma incrível piscina natural, rasinha e de água transparente, onde você poderá nadar na companhia dos peixes e até mesmo de pequenos tubarões. O tempo de mergulho é limitado, pois o número de turistas ao mesmo tempo deve ser reduzido para preservar o lugar. Apesar disso, com certeza será uma experiência incrível. 

Baía dos Porcos

Se você curtiu essa ideia de nadar com os peixes e agora quer saber o que fazer em Fernando de Noronha para encontrar outras piscinas naturais, a Baía dos Porcos é uma boa dica, pois na maré baixa se torna ideal para o snorkel. O mar possui maravilhosos tons de azul, típicos de Noronha, e é cercado por um paredão de pedras que torna a paisagem ainda mais bonita. Essa praia pode ser acessada a partir da Praia Cacimba do Padre. 

Praia do Porto de Santo Antônio

Um lugar muito interessante para quem procura o que fazer em Fernando de Noronha para um mergulho é a Praia do Porto de Santo Antônio. Isso porque por ali naufragou por volta dos anos 30 o navio Eleani Stathatos, embarcação grega, que hoje é habitada por inúmeras espécies marinhas, sendo muito procurada pelos mergulhadores, que, atraídos pelas águas cristalinas, vão em busca de apreciar a biodiversidade. 

Praia do Cachorro (Buraco do Galego)

A Praia do Cachorro é uma praia de fácil acesso. Além de ser próxima da Vila dos Remédios (núcleo urbano de Noronha), basta descer uma escada para chegar à areia e apreciar o mar, que possui um lindo tom esverdeado. Um dos grandes atrativos dessa praia é o Buraco do Galego, uma linda e profunda piscina natural onde os visitantes mergulham, muitas vezes até saltando a partir das pedras. É um daqueles lugares super instagramáveis, que pipocam nas redes sociais de grande parte das pessoas que visita Noronha, principalmente depois que o então casal Bruna Marquezine e Neymar publicou uma foto lá. É importante saber que o recomendável é visitar o Buraco do Galego na maré baixa. 

Praia do Leão

Se você está procurando o que fazer em Fernando de Noronha para apreciar a desova das tartarugas, a Praia do Leão é o lugar certo. É uma praia mais sossegada, por isso, ideal para quem curte ter a tranquilidade de uma praia mais vazia com o som das ondas quebrando. Mas por falar em ondas, elas já não são tão tranquilas, e o mar pode estar mais bravo, por isso, nem sempre é indicado para banho. A paisagem, por outro lado, compensa. Como é uma praia mais vazia, lembre-se de levar o que for precisar, pois é bem provável que não encontre muita infraestrutura. 

Trilha e Enseada dos Abreus

A Enseada dos Abreus é uma linda piscina natural, onde se pode mergulhar com snorkel junto dos peixes. Para chegar até lá, é necessário percorrer uma trilha de cerca de 1,2 quilômetros. A trilha não é muito difícil, exceto por uma descida íngreme envolvendo pedras escorregadias. Como o número de visitantes é limitado, é necessário fazer agendamento antes com o Instituto ICMBio. É uma ótima dica para quem está procurando o que fazer em Fernando de Noronha no mesmo estilo da Praia do Atalaia, mas quer um lugar menos concorrido.

Museu do Tubarão

É claro que as praias são o grande forte do arquipélago, mas se você estiver procurando o que fazer em Fernando de Noronha para uma programação diferente, principalmente se você é curioso e gosta de museus, a dica é o Museu do Tubarão. Por ali você verá diferentes arcadas dentárias de vários tubarões, além de fotos, vídeos e painéis sobre as espécies encontradas em Noronha. Além disso, você ainda pode degustar uma iguaria inusitada: o bolinho de tubalhau, de carne de tubarão. 

Onde comer em Fernando de Noronha

Depois de nadar e curtir tantas paisagens maravilhosas, hora de degustar os sabores que Noronha oferece. Vale lembrar que o custo de vida no arquipélago não é nada barato, e os restaurantes acompanham. Prepare a carteira e venha ver algumas dicas do que fazer em Fernando de Noronha para comer. 

A primeira dica é o Restaurante do Vale, localizado na Pousada de mesmo nome. O Restaurante conta com peixes frescos e vegetais orgânicos, colhidos na própria horta. O menu é elaborado pela chef Daphne Caixeiro, que une sabores nordestinos à gastronomia internacional. 

O Pico é um lugar em Noronha que reúne restaurante e loja em um só lugar. Na parte do restaurante, você encontra por lá pratos diversos, como ceviche, risotos, carne de sol e deliciosas sobremesas. Para acompanhar, diversos drinks, vinho ou cerveja fazem a alegria dos viajantes que amam uma bebidinha. 

Um lugar cheio de paisagens deslumbrantes como Noronha não poderia deixar de ter um restaurante com uma bela vista, nesse caso, voltada para o porto e com a visão do Morro do Pico. Estou falando do Mergulhão, que, além da linda vista, possui deliciosas iguarias que exploram os frutos do mar e os sabores locais, inclusive com boas opções veganas. 

Anote essas dicas/Informações finais

Atualmente, durante a pandemia de COVID-19, a Ilha se mantém aberta ao turismo, mas é necessário apresentar um exame RT-PCR negativo ou, caso você tenha tido COVID recentemente, um exame que ateste isso.  É também necessário aceitar um termo de compromisso para seguir os protocolos sanitários. Vale lembrar que como a situação muda muito rapidamente em relação ao vírus, é importante procurar se atualizar sobre as mudanças. 

Você já viu que a entrada dos viajantes em Noronha é limitada. Para entrar no arquipélago, é necessário pagar uma taxa de preservação de acordo com os dias de sua permanência por lá. A taxa é de R$79,20 por dia e atualmente pode ser paga na internet mesmo. 

Gostou das dicas do que fazer em Fernando de Noronha?

Boa viagem e aproveite seu destino!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.