O que fazer em Fortaleza: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

Compartilhar

Imagine um destino em que faz sol o ano inteiro, em que o mar possui temperaturas amenas para curtir um mergulho e que, além das lindas paisagens litorâneas, possui uma ótima infraestrutura turística.

Este destino existe e existe aqui no Brasil: Fortaleza, a capital do Ceará.

Você também encontra em Fortaleza espaços culturais, artesanato, parques e muitas atrações. Não deixe de ler esse post para descobrir o que fazer em Fortaleza.

Como chegar em Fortaleza

Antes de começar a sonhar com as atrações de Fortaleza, vamos descobrir como chegar lá. Se você optar por fazer sua viagem de avião, pode contar com o Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins.

Mas se a melhor escolha para você é o carro, as principais vias de acesso a Fortaleza são a BR-116, a BR-101 até Natal (se estiver vindo do sul) ou a BR-343 se estiver vindo de estados como Maranhão e Piauí.

Você também pode chegar até Fortaleza de ônibus. Existem ônibus diretos para a capital do Ceará saindo de algumas cidades como Natal, Teresina, Sobral, João Pessoa e outras.

Melhor época para visitar Fortaleza

Como você já viu, Fortaleza tem sol e calor o ano inteiro. Mas é entre os meses de agosto e dezembro que ocorre a época de maior seca. Se quiser evitar que a chuva possa atrapalhar suas melhores opções do que fazer em Fortaleza, escolha esta temporada.

Quantos dias ficar em Fortaleza

Se quiser aproveitar as dicas do que fazer em Fortaleza e quem sabe estender a viagem para fazer alguns dos passeios pelos arredores da capital, recomendo que você programe pelo menos cerca de 5 dias para sua viagem.

Onde ficar em Fortaleza

Booking.com

Hotel Três Caravelas

13787 hotel tres caravelas
Hotel três caravelas

Localizado no coração de Fortaleza, oferece acomodações modernas, confortáveis e equipados com ar-condicionado, TV a cabo, minibar, Wi-Fi gratuito e banheiro privativo. Os hóspedes podem desfrutar de um café da manhã delicioso.

Hotel Encontro do Sol

13787 hotel encontro do sol
Hotel encontro do sol

O Hotel Encontro do Sol oferece um ambiente aconchegante e está localizado na Praia de Iracema, no coração de Fortaleza.

Os hóspedes podem desfrutar de quartos espaçoso, ar-condicionado, internet Wi-Fi, TVs a cabo, frigobar e serviço de quarto 24 horas. O hotel também oferece serviços de transporte e estacionamento gratuitos.

Stop Way Hotel Fortaleza

13787 stop way hotel fortaleza
Stop way hotel fortaleza


A estadia no Stop Way Hotel Fortaleza em Fortaleza, Ceará, oferece serviços excelentes a um preço acessível. Possui quartos confortáveis e bem equipados com ar-condicionado, televisão a cabo, Wi-Fi gratuito e área de lazer com piscina descoberta.

A equipe de atendimento é atenciosa e profissional, além de serviços como estacionamento seguro, serviço de lavanderia, restaurantes e bares nas imediações. Além disso, o hotel oferece ótima localização próxima a atrações turísticas e shoppings.

O que fazer em Fortaleza

Praia de Iracema

13787 praia de iracema
Praia de Iracema

A Praia de Iracema é uma das principais de Fortaleza. Faz parte da história da cidade, tendo sido uma das primeiras áreas a se desenvolver na região.

No entanto, a Praia de Iracema nem sempre está em condições adequadas para mergulhar. Lembre-se de checar o relatório de balneabilidade.

Mas mesmo que não vá para nadar, não deixe de fazer um passeio pela praia e conhecer algumas de suas atrações. como a bela Estátua de Iracema, que homenageia a personagem de José de Alencar, e a Ponte dos Ingleses, que avança para dentro do mar, se tornando um ótimo ponto de contemplação.

Praia de Meireles

13787 praia de meireles 1
Praia de Meireles | O que fazer em Fortaleza

Outra praia que não tem como ponto forte a balneabilidade é a Praia de Meireles. Apesar disso, se você incluí-la em seu roteiro do que fazer em Fortaleza terá algumas boas opções para se divertir.

É uma das praias mais movimentadas da cidade, muito frequentada por quem gosta de praticar esportes. Além disso, está em uma região cheia de barracas e com ótimas opções de hotéis e restaurantes em seu entorno.

Praia de Mucuripe

13787 praia de mucuripe 2
Praia de Mucuripe

A Praia de Mucuripe é uma ótima praia para quem quiser contemplar uma paisagem tranquila, enfeitada pelas jangadas. Possui mar sereno, cercado de uma areia clara.

É um ótimo lugar para quem gosta de frutos do mar, pois é ali que está localizado o Mercado do Peixe, com opções fresquinhas.

Praia Sabiaguaba

13787 praia sabiaguaba
Praia Sabiaguaba | O que fazer em Fortaleza

Se você está em busca de tranquilidade, a Praia Sabiaguaba é uma boa dica do que fazer em Fortaleza: mais afastada do centro, é pouco visitada pelos turistas.

A paisagem composta por dunas e coqueiros forma o cenário perfeito para você relaxar. É uma praia muito buscada também para pescaria.

Praia do Futuro

13787 praia do futuro 1
Praia do Futuro

Mas, se tem uma praia que não deve mesmo faltar no seu roteiro do que fazer em Fortaleza, é a Praia do Futuro. É ótima para quem gosta de nadar, possui um mar esverdeado, com ondas fortes e temperaturas amenas.

Possui várias barracas com uma boa infraestrutura, cada uma com um estilo diferente. Não se engane, as barracas na Praia do Futuro não são simples quiosques e as atrações envolvem até parque aquático e sauna, além de drinks e comidas típicas.

Nesse quesito, o destaque vai para as quintas do caranguejo. Escolha a que mais te atrai e aproveite!

Calçadão da Avenida Beira Mar

13787 calcadao da avenida beira mar 1
Calçadão da Avenida Beira Mar

A Avenida Beira Mar é uma das principais de Fortaleza.

Acompanha a orla das praias urbanas, sendo um ótimo lugar para fazer caminhadas, praticar esportes ou aproveitar as variadas opções turísticas da região, como restaurantes e hotéis.

Mercado Central

13787 mercado central 1
Mercado Central | O que fazer em Fortaleza

Não dá pra voltar pra casa sem um pouquinho dos sabores e cores de Fortaleza. Por isso, não se esqueça de visitar o Mercado Central da cidade.

Construído em 1806, o Mercado reúne artesanato cearense em diversas formas, incluindo bordados, roupas, bijuterias, enxoval e muito mais. Além disso, você encontra doces, bebidas, castanha de caju e outras delícias.

Feirinha de Artesanato

Na hora de levar uma lembrancinha para casa, não se esqueça também de ir conhecer a Feirinha de Artesanato Beira-mar.

A feira, que existe há 26 anos, possui uma diversidade de peças de artesanato típicos que expressam a riquíssima cultura da região. Além disso, você encontra doces e bebidas.

Encontre hospedagens com excelentes avaliações e pelo melhor custo-benefício!
Quanto antes você reservar maior será sua economia na diária! Confira agora as melhores opções de hoteis e pousadas!

Theatro José de Alencar

13787 theatro jose de alencar
Theatro josé de alencar

Um grande símbolo da cultura em Fortaleza é o Theatro José de Alencar. Inaugurado em 1910, o Theatro recebe importantes exposições e apresentações artísticas.

Mesmo se você não quiser assistir a uma apresentação, vale a pena fazer uma visita para conhecer sua arquitetura singular e eclética, que mistura principalmente elementos neoclássicos e do art nouveau e que traz em sua fachada uma série de elementos remetendo às artes cênicas.

Dragão do Mar

13787 dragao do mar
Dragão do Mar

Por falar em arte e cultura, outro lugar para incluir em seu roteiro do que fazer em Fortaleza é o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Este imponente nome se refere a um dos principais centros culturais do estado e até do país.

São cerca de 14,5 mil metros quadrados dedicados à arte, em um complexo que envolve o Museu da Cultura Cearense, o Planetário Rubens de Azevedo, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, além de salas de cinema, teatro, biblioteca, exposições e muito mais.

A própria estrutura arquitetônica do Dragão do Mar é uma atração em si, vale muito a pena conhecer esta referência de cultura em Fortaleza.

Museu do Ceará

13787 museu do ceara 1
Museu do Ceará

O Museu do Ceará é outra importante atração cultural de Fortaleza, considerada a primeira instituição museológica do estado.

Abriga um acervo de cerca de 13 mil peças que recontam a história do Ceará, e que vão desde achados arqueológicos a armas e bandeiras. Além disso, o Museu conta com uma série de artigos que representam a arte popular, como sua vasta coleção de cordéis.

O prédio sede do Museu também possui seu valor, sendo tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico. Possui estilo neoclássico e foi construído em meados do século XIX.

Catedral Metropolitana de Fortaleza

13787 catedral metropolitana de fortaleza 1
Catedral Metropolitana de Fortaleza

Se você gosta de turismo religioso, também vai encontrar o que fazer em Fortaleza. É o caso da Catedral Metropolitana.

Este templo demorou cerca de 40 anos para ser construído, tendo sua construção iniciada em 1939 e sendo inaugurado somente em 1978. Seu estilo é predominantemente neogótico, e chama atenção pelas grandes torres, de 75 metros de altura. Seu interior também encanta os visitantes com lindos vitrais coloridos.

Parque Estadual do Rio Cocó

13787 parque estadual do rio coco 1
Parque Estadual do Rio Cocó | O que fazer em Fortaleza

Já para quem busca natureza, minha dica é o Parque Estadual do Rio Cocó, a maior área verde da cidade. A área de preservação foi denominada em homenagem ao Rio Cocó, que passa pelo parque.

As trilhas e o frescor da proximidade com a natureza tornam o Parque uma área muito procurada por quem busca relaxar ou praticar esportes por ali, além de contemplar a fauna e a flora locais.

Te contarei agora as principais razões pelas quais sugiro os passeios com a empresa Civitatis:

-> Sua experiência será inesquecível e contribuirá para todas as lembranças de sua viagem
-> Diversos passeios para todos os públicos e todas as idades
-> Preços sem cobranças de reserva ou taxas ocultas
-> Compre seu ingresso antecipado e evite as filas nos pontos turísticos

Museu da Cachaça

Pode parecer que a próxima dica é somente para quem não dispensa uma boa cachaça, mas a verdade é que qualquer um que se interesse por cultura brasileira pode visitar o Museu da Cachaça.

Afinal, a bebida está entranhada em nossa cultura: tem algo mais brasileiro que uma cachaça tomada pura ou uma boa caipirinha?

No Museu da Cachaça, você poderá conhecer o processo de fabricação da bebida e ainda saber mais sobre a história da Ypióca, a mais antiga marca de cachaça ainda ativa. O casarão que abriga o museu data de 1856 e foi sede da primeira fábrica Ypióca.

Ecopoint Parque

Está viajando com a família toda e quer incluir algumas atrações para os pequenos? O Ecopoint Parque pode ser uma boa dica do que fazer em Fortaleza com crianças.

O parque ecológico reúne animais de diversas espécies, uma rica área verde que inclui árvores frutíferas e ornamentais e uma série de atrações para crianças, como playground, piscina, casa na árvore e até uma área de vivência rural onde as crianças podem realizar atividades da vida na fazenda.

Com certeza esse passeio vai ser sucesso com a família toda.

Praça Luiza Távora

Em seu roteiro em Fortaleza, inclua também uma visita à Praça Luiza Távora. A agradável praça conta com pista de skate, parque para as crianças e academia ao ar livre.

Além disso, é onde está localizado o Centro de Artesanato do Ceará, onde os artesãos expõem seus trabalhos típicos do estado.

Casa José de Alencar

13787 casa jose de alencar
Casa José de Alencar | O que fazer em Fortaleza

Pertencente à Universidade Federal do Ceará, a Casa José de Alencar é um centro cultural, cuja sede foi cenário do nascimento do famoso escritor, responsável por obras importantes da literatura brasileira, como Iracema e O Guarani.

O Centro Cultural possui salas de exposições, pinacoteca e outras instalações que a tornam um espaço importante de arte, cultura e educação em Fortaleza.

Lago Jacarey

13787 lago jacarey
Lago Jacarey

Como se o cenário à beira-mar não fosse suficiente para encantar, Fortaleza também possui uma lagoa urbana, chamada de Lago Jacarey.

Seu entorno possui uma boa infraestrutura de esportes e lazer. Além disso, a área reúne uma diversidade de restaurantes para diferentes gostos e estilos.

O que fazer nos arredores de Fortaleza

Além de todos esses atrativos que podem entrar em seu roteiro do que fazer em Fortaleza, a cidade ainda é bastante buscada como ponto de partida para conhecer outros polos turísticos da região.

13789 pedra furada jericoacoara
Jericoacoara | O que fazer em Fortaleza

É o caso da de Jericoacoara, a cerca de 300 quilômetros da capital. A cidade, que começou como uma vila de pescadores mas vem se modernizando nos últimos tempos, atrai viajantes apaixonados pelas lindas praias e lagoas.

24030 capa canoa quebrada a noite
O que fazer em fortaleza: dicas gerais, onde visitar e onde ficar 27

Outra dica é Canoa Quebrada, que está a aproximadamente 163 quilômetros de Fortaleza. A paisagem é marcante, formada pelo mar e cercada pelas falésias avermelhadas.

Se você puder, não deixe de incluir também o Beach Park em sua programação. O complexo turístico fica em Aquiraz, a apenas 27 quilômetros de Fortaleza.

É considerado o maior parque aquático da América Latina e inclui atrações para todas as idades, das mais radicais às mais infantis, além de resorts, praias, piscinas e restaurantes.

Onde comer em Fortaleza

Todo esse planejamento te deu fome? Espere até ver aqui algumas dicas do que fazer em Fortaleza para comer bem.

Giz Cozinha Boêmia

13787 giz cozinha boemia 1
Giz Cozinha Boêmia

Quer almoçar um bom PF com direito a entrada, prato principal e sobremesa ou experimentar uma deliciosa feijoada no final de semana?

O restaurante Giz Cozinha Boêmia é uma boa opção pra você. Se você quer saber o que fazer em Fortaleza para curtir um happy hour com drinks e cerveja, também não vai ficar na mão, esse é um dos pontos fortes do Giz.

Balcone Restô

13787 balcone resto 2
Balcone Restô | O que fazer em Fortaleza

Outra dica do que fazer em Fortaleza no quesito alimentação é o Balcone Restô. O Balcone é uma boa opção para quem procura pratos sofisticados e riquíssimos em sabor. O menu do restaurante também oferece pizzas, pratos executivos e uma boa carta de vinhos.

Vila Mosquito

O Vila Mosquito também é uma deliciosa opção na cidade. Com inspiração mediterrânea, oferece pizzas, risotos, massas, saladas, carnes e frutos do mar, com destaque para os pratos com camarão.

Dicas para os viajantes de Fortaleza

Na hora de encontrar sua hospedagem em Fortaleza, leve em consideração alguns fatores. O centro da cidade não possui tantos atrativos turísticos.

Muitos consideram que o melhor bairro é o Meireles, de onde você consegue se deslocar com facilidade para a Praia de Iracema, as feirinhas e outros locais, e onde você encontra boas opções de restaurantes e hotéis.

Gostou dessas dicas do que fazer em Fortaleza?

Boa viagem e aproveite a cidade!

Planeje sua viagem para Fortaleza

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do ingresso Evite os famosos perrengue chique e compre todos os passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Civitatis.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias