Sempre que estamos querendo celebrar um momento muito especial, já vem à nossa mente as borbulhas características do espumante.
Se você também associa a bebida a momentos felizes, vai gostar de saber que a cidade Garibaldi, no Rio Grande do Sul, é considerada a capital brasileira do espumante.
Além disso, a cidade reúne passeios por vinícolas, turismo histórico e religioso, compras e muito mais.
Está curioso para saber algumas das melhores dicas do que fazer em Garibaldi? Fique aqui para saber mais!
Como chegar em Garibaldi
Como chegar em Garibaldi depende do meio de transporte que você vai preferir. Uma opção é o avião, principalmente se você vai percorrer longas distâncias para chegar à cidade.
O aeroporto mais próximo fica em Caxias do Sul, a cerca de 45 quilômetros. Outra opção é voar até o Aeroporto de Porto Alegre, capital do estado, que fica a cerca de 115 quilômetros de Garibaldi.
Para quem opta pelo carro, saindo da capital, o trajeto passa pelas vias BR-290, BR-116, RS-240, ERS-122, RS-146 e BR-470.
Outra opção é ir de ônibus. Saindo de Porto Alegre, as empresas que fazem o trajeto são a Bento Transportes e a Unesul.
Melhor época para visitar Garibaldi
As viagens para a Serra Gaúcha durante o inverno são bastante procuradas. Quem gosta de curtir temperaturas baixas, lareiras acesas e um bom vinho para aquecer o coração vai curtir esse período.
Por outro lado, durante o verão ocorre a vindima, com a colheita de uvas, o que torna as paisagens dos vinhedos ainda mais bonitas.
Quantos dias ficar em Garibaldi
Você consegue conhecer os principais atrativos de Garibaldi em cerca de 4 dias. Mas não hesite em tirar mais dias para relaxar na cidade, se você puder – não vai faltar o que fazer em Garibaldi.
Onde ficar em Garibaldi
Booking.comO que fazer em Garibaldi
Centro de Garibaldi
Garibaldi está entre as cidades que possuem aquele cuidado ao preservar suas construções históricas. No centro, por exemplo, a fiação e os postes foram retirados, para deixar a paisagem o mais charmosa possível.
Quem brilha os olhos ao ver construções históricas vai gostar de fazer um passeio pelo centro da cidade e conhecer alguns de seus antigos edifícios.
Uma maneira ainda mais divertida de fazer esse passeio é o Tim Tim. O caminhão do exército de 1944 faz um tour com os turistas pelo centro histórico da cidade.
Via Orgânica
A atenção para um consumo mais sustentável para os seres humanos e para a natureza vem aumentando, e, com isso, os estabelecimentos que prezam pela utilização de orgânicos em sua produção vão ganhando destaque.
É esse o foco da Via Ogânica, uma das primeiras rotas de turismo do país que reúne propriedades com produções orgânicas.
Os dez pontos de visitação do roteiro incluem a Cooperativa Vinícola Garibaldi, a lanchonete Davida, o Sítio Crescer, as vinícolas Família Boroto e Família Mariani, a fábrica ecológica Econatura, a loja Sabor Ecológico, o restaurante Valle Rústico e o Sítio do Celo.
A arte do vidro na madelustre
A próxima dica é para os curiosos, que amam saber mais sobre a produção dos objetos que fazem parte do cotidiano.
A Madelustre é uma vidraria fundada em 1984, que produz peças decorativas de maneira artesanal.
Na visita à Madelustre, você pode saber mais sobre a história do vidro, conhecer a maior taça de champanhe do mundo (que entrou até para o Guinness) e ver de perto a produção de algumas peças.
Bar da Sabedoria
Da sabedoria de boteco ninguém duvida. O Bar da Sabedoria é um dos mais tradicionais de Garibaldi, fazendo a alegria dos moradores e visitantes desde 1980.
A localização do bar também é bastante inusitada: a construção data de 1930 e fica em frente a uma igreja e ao lado de um hospital.
O nome é uma homenagem a todos os pensadores que já passaram por ali e que, inspirados por alguns copos de cerveja ou algumas doses de pinga, difundiram sua sabedoria.
Museu Municipal
Para quem ama história, uma boa dica do que fazer em Garibaldi é o Museu Municipal. O museu conta com roupas, artigos pessoais, instrumentos de trabalho e objetos voltados à história da imigração italiana para o Brasil.
Pharmácia Providência
Este charmoso edifício histórico data de 1900 e se localiza no centro de Garibaldi. No passado, o andar de cima era uma residência e o andar de baixo uma tradicional farmácia.
A sacada da casa já sediou eventos importantes, como discursos de políticos: Getúlio Vargas está entre os nomes que discursaram neste lugar privilegiado.
Banco da Província
Outro prédio cheio de história é o Banco da Província. Inicialmente, o edifício serviu como residência para a família de imigrantes italianos Carlotto.
Mais tarde, funcionava como comércio, e, por fim, a partir de 1938, passou a abrigar o Banco da Província.
Vale dos Vinhedos
Com a chegada dos imigrantes italianos à região da Serra Gaúcha, em 1875, o cultivo de uvas e a produção de vinhos foi se tornando uma das principais atividades desenvolvidas por ali. O Vale dos Vinhedos é uma herança dessa cultura.
Assim como os municípios de Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, Garibaldi integra esta região de lindas paisagens, associadas a charmosas cantinas e vinícolas de destaque.
Encontre hospedagens com excelentes avaliações e pelo melhor custo-benefício!
Quanto antes você reservar maior será sua economia na diária! Confira agora as melhores opções de hoteis e pousadas!
O que fazer em Garibaldi: Rota dos Espumantes
Rossoni
Você sabia que os primeiros espumantes do Brasil foram produzidos em Garibaldi? Até hoje a cidade se destaca na produção da bebida, ganhando o título de capital brasileira do espumante.
Este é o foco da Rota dos Espumantes: conhecer as principais empresas com este propósito na região.
A Rossoni se destaca por escapar do comum, tendo como foco os produtos a base de maçã, como a sidra, os sucos de frutas e os vinagres.
Adolfo Lona
Fundada pelo famoso enólogo Adolfo Lona, esta linha de espumantes preza pela qualidade de seus produtos, feitos com base em técnicas tradicionais e processos artesanais, que possuem a preocupação com a produção de vinhos bem-feitos, ainda que em menor quantidade.
Se você é amante dos espumantes, vale a pena incluir a Adolfo Lona em seu roteiro do que fazer em Garibaldi.
Vinícola Peterlongo
A fama de ser a primeira cidade do Brasil a produzir um espumante, na verdade, vem da Vinícola Peterlongo, que se destaca ainda por ser a única fora da França a poder utilizar a nomenclatura de champagne, reservada ao vinho produzido sob um método específico na região de mesmo nome.
Isso acontece porque a Peterlongo utiliza essa nomenclatura desde seu início, antes de a denominação de origem ser estabelecida.
Por tudo isso, quem gosta de champagne e está planejando o que fazer em Garibaldi não deve deixar de visitá-la. A Peterlongo proporciona um tour pelas suas dependências, incluindo um museu.
Você pode conhecer um pouco sobre o processo de produção e, é claro, degustar. Outra grande experiência na vinícola é o Wine Movie Peterlongo, exibição de filmes no jardim com muito espumante e petiscos.
Vinícola Garibaldi
Desde 1931, a Cooperativa Garibaldi vem ganhando destaque com seus vinhos, espumantes e sucos, entre os quais há mais de 70 rótulos. Mais de 400 famílias integram a cooperativa, que nos últimos anos recebeu diversos prêmios no Brasil.
A visita à vinícola pode incluir um tour histórico pelo local, a “Taça & Trufa”, que une a degustação de vinhos com trufas artesanais, a degustação de produtos premiados e a inusitada experiência “Desperte seus sentidos”, uma degustação às cegas de algumas das bebidas Garibaldi.
Chandon
Se você gosta de espumantes, certamente já ouviu falar da Chandon. Desde 1973, a empresa francesa produz bons espumantes de luxo em Garibaldi, escolhida por seu clima ideal e pela forte produção na área.
É possível fazer uma visita à vinícola, com degustação e um tour pela adega, para conhecer sobre o processo.
O que fazer em Garibaldi: Rota Religiosa
Ermida Nossa Senhora de Fátima
A Ermida Nossa Senhora de Fátima está envolvida em uma história de fé em Garibaldi, pois foi construída, em 1953, devido a uma promessa feita a Nossa Senhora para acabar com a longa estiagem que assolava a cidade.
Possui uma imagem entalhada em madeira, trazida de Portugal.
Convento dos Capuchinhos
A Pousada dos Capuchinhos, também chamada de Pousada dos Frades, foi construída para abrigar os frades capuchinhos franciscanos que vieram da França.
Mais tarde, se tornou uma pousada para conferências, eventos ou simplesmente para hospedagem. Além dos quartos, possui uma capela, refeitório e um belo ambiente externo.
Igreja Matriz
Se você gosta de turismo religioso e procura o que fazer em Garibaldi, não deixe de conhecer a Igreja Matriz da cidade.
Construída em 1924, possui estilo neogótico e chama atenção por sua riqueza de detalhes nos vitrais coloridos, pelos belos afrescos, pelas esculturas em seu altar e pelo órgão de 15.000 peças.
Instituto dos Irmãos Maristas
Os Irmãos Maristas chegaram a Garibaldi por volta de 1904. Os religiosos fundaram um importante instituto educacional para a cidade: a Escola Santo Antônio.
A princípio, a instituição admitia apenas homens, mas, a partir dos anos 70, passou a ser administrada pelo Estado e recebeu também mulheres.
Os arredores da escola eram usados para o plantio de uvas que dariam origem à Granja Pindorama.
Convento das Irmãs de São José
Outro lugar que tem importância tanto religiosa quanto histórica para Garibaldi é o Convento das Irmãs de São José.
As irmãs chegaram a Garibaldi por volta de 1898 e também se dedicaram à educação das filhas dos imigrantes que haviam se instalado na região.
Atualmente, no Convento, funciona o Hotel Mosteiro, que possui acomodações, espaço para eventos e capela.
O que fazer em Garibaldi: Estradas do Sabor
É hora de se preparar para sabores deliciosos e experiências incríveis. A rota turística Estradas do Sabor te permite conhecer de perto as famílias que abrem seus lares para proporcionar bons momentos e, é claro, boas refeições para os visitantes.
Família Odete Bettú Lazzari – Osteria Della Colombina
Quer provar a boa comida italiana e ainda se sentir em casa, experimentando a culinária e ouvindo as histórias da nonna?
A Osteria Della Colombina é um rústico e encantador restaurante no porão da casa da família Lazzari. Tudo ali é preparado com carinho e cuidado pela Chef Odete, inclusive boa parte da matéria-prima.
Um menu completo é servido caprichosamente e sem pressa, incluindo entrada, carnes, o famoso nhoque três queijos com salaminho defumado da casa e sobremesas.
Lembre-se de avisar antes para que sua refeição seja preparada com todo o carinho.
Família Jorge Mariani
O foco da família Mariani são os produtos orgânicos.
Em sua visita, você pode passear pelos parreirais, colher uvas orgânicas e outras frutas direto do pé, e ainda conhecer a história da família através de fotos ou do mobiliário preservado e transformado em museu.
Família Olir Brugalli
Com a família Olir Brugalli, você pode experimentar alguns dos produtos embutidos tipicamente italianos, como salames, presunto parma e copas, além dos sucos produzidos com as uvas cultivadas na própria propriedade.
Como bônus, você ainda aprecia uma bela vista da região.
Família Vaccaro
Quando estiver buscando o que fazer em Garibaldi, procure também a charmosa propriedade da Família Vaccaro.
Os Vaccaro possuem uma vinícola familiar e belos jardins, onde você pode fazer trilhas, experimentar as uvas direto do pé, se deliciar com as preparações em um piquenique ou almoço agendado.
Vilmar Bettú – Turismo Enológico
Uma conversa tranquila e um mergulho na história daquelas famílias que ali vivem, tudo regado a bons vinhos.
É isso que a Família Bettú proporciona na Rota Estradas do Sabor.
O proprietário, Vilmar, produz pequenas quantidades de vinho de diversos tipos, que você pode degustar enquanto conhece mais sobre a história dos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil e sobre a importância da produção de vinhos para este povo.
Onde comprar em Garibaldi: A Rota de Compras
Se você ama aproveitar suas viagens para conhecer o comércio local e ir às compras, saiba que Garibaldi possui uma rota todinha dedicada a isso.
As lojas se concentram na Rua Buarque de Macedo que é, também, uma rua cheia de história.
No passado, era chamada de Estrada Geral, e ligava as colônias que depois viriam a se tornar Garibaldi, Bento Gonçalves e Veranópolis a Montenegro e aos campos da Lagoa Vermelha. Mais tarde, passou a ser chamada pelo nome atual e foi revitalizada.
Calçados
Com um ambiente acolhedor e pensado nos mínimos detalhes para receber os clientes e visitantes, a loja Calce Bem oferece uma boa seleção de marcas de calçados de qualidade.
Outro bom lugar para quem busca o que fazer em Garibaldi para não voltar para casa sem um bom calçado é a Calce Leve, que possui uma grande variedade de marcas para diferentes públicos, estilos e ocasiões.
Na Calzatto você também encontra um ambiente elegante e marcas sofisticadas, principalmente para o público feminino.
Acessórios
Se tem algo que é um bom presente e que se adapta a muitos estilos são os acessórios. No Cantinho da Fofa, você encontra semi jóias e bijuterias, entre brincos, colares, acessórios para cabelo e muito mais.
Livros
Mas não é só a moda que você encontra na Rota de Compras. Para os amantes de livros e CDs, a loja Disco Center é uma boa pedida. Além disso, você encontra presentes e pode acompanhar suas compras com um cafezinho e um lanche, nomeados de acordo com filmes e artistas da música.
Roupas
Se o seu foco são as roupas, escolha a Drops de Menta, que vende roupas para diferentes públicos e com diversas marcas, incluindo uma marca própria que faz bastante sucesso entre os clientes.
A moda íntima também marca presença na rota de compras de Garibaldi através da Enamorare. A loja vende roupas íntimas e pijamas das linhas masculina e feminina, além da linha erótica.
Quem estiver em busca de peças exclusivas para o mercado feminino, pode buscar a Exigent. A marca já existe há cerca de 20 anos, e tem como prioridade a qualidade das peças e a combinação de beleza e conforto.
Mas o mercado masculino também tem seu lugar. A Loja Forh tem foco neste público, com roupas casuais e despojadas.
Mundo Fitness
Se você é do mundo fitness ou apenas gosta de praticar esportes, vai encontrar roupas e acessórios para você na Farroupilha Sports. As roupas são tanto para o público feminino quanto masculino. Além disso, você encontra equipamentos para diferentes esportes.
Para encontrar uma diversidade de produtos todos em um só lugar, as lojas Andreolio talvez sejam uma boa pedida. Você encontra roupas e calçados femininos e masculinos e, ainda, artigos de decoração.
Além de roupas modernas e confortáveis, na Scacco Matto você encontra uma história, que começou nos anos 80 com o desenvolvimento de roupas por Dona Neusa, que testava os moldes em sua filha. Até hoje, mãe e filha tocam o negócio, desde a produção até a administração do espaço.
Na área de alimentação, a loja Sabor Ecológico é a dica para quem preza por alimentos saudáveis e sustentáveis para o meio ambiente. O foco são produtos naturais e orgânicos, além de alimentos sem glúten, sem lactose e outras opções.
Com tudo isso, sua mala só não voltará mais pesada se você não quiser.
Onde comer em Garibaldi
Espere aí, não vá embora de Garibaldi sem antes experimentar comer uma boa refeição em um dos restaurantes locais. Caso você esteja se perguntando o que fazer em Garibaldi para comer bem, veja aqui algumas das minhas dicas.
Trattoria Primo Camil
A Trattoria Primo Camilo vai te encantar tanto pelo paladar quanto pelo ambiente charmoso. Fica localizada em uma casa dos anos 40, que foi restaurada preservando suas características arquitetônicas.
O menu, de inspiração italiana, possui entradas, saladas, massas, risotos, carnes, peixes e muito mais.
Restaurante Dona Carolina
Outra boa pedida é o Restaurante Dona Carolina. Este restaurante fica no Castelo Benvenutti. Possui ótimo ambiente e atendimento, e um delicioso menu com filés, sopas, risotos e carnes.
Tabacaria Benvenuto
No clima das boas tabacarias italianas, a Tabacaria Benvenuto oferece pratos simples e deliciosos, além de petiscos, drinks, vinhos e espumantes.
O que fazer nos arredores de Garibaldi
Passeio de Maria Fumaça
Para quem procura o que fazer em Garibaldi, ou na verdade, em toda a Serra Gaúcha, existe um passeio praticamente imperdível: o passeio de Maria Fumaça.
O percurso vai de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, com uma parada na estação em Garibaldi. Durante a viagem, que possui 23 quilômetros, a Maria Fumaça se torna cenário para apresentações musicais, e para a degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva.
Dicas para os viajantes de Garibaldi
Se você se empolgou com essa abundância de espumantes, espere até conhecer a Fenachamp.
A Festa do Espumante Brasileiro é uma celebração que acontece em Garibaldi, uma vez a cada dois anos (nos anos ímpares). São shows, delícias gastronômicas e, é claro, muito espumante.
Gostou dessas dicas do que fazer em Garibaldi?
Boa viagem e aproveite a cidade!
Planeje sua viagem para Garibaldi
Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.
Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.
É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.
O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.
Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.
Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.