O que fazer em Gonçalves: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilMinas GeraisO que fazer em Gonçalves: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

Clima de interior, ar puro das montanhas, passeios ecoturísticos e uma culinária especial… Gonçalves é uma daquelas preciosas cidadezinhas do sul de Minas Gerais, cheias de encantos naturais, como trilhas e cachoeiras, aliados à encantadora e acolhedora cultura mineira. Localizada na Serra da Mantiqueira, Gonçalves é o destino ideal para quem busca se refugiar no sossego de uma cidade do interior por alguns dias. Por isso, programe já seus passeios e descubra o que fazer em Gonçalves. 

Como chegar em Gonçalves

Gonçalves é um destino muito procurado, tanto por mineiros, quanto por paulistas, já que a cidade está localizada no sul do estado de Minas Gerais, próxima à divisa com São Paulo. Mas a verdade é que de qualquer lugar do país que você esteja partindo, vale a pena conhecer a região.

Se você vem de mais longe, ir de avião pode ser uma boa opção. O aeroporto mais próximo de Gonçalves é o Aeroporto Guarulhos (GRU) em São Paulo, que fica a cerca de 194,4 km da cidade.

Para ir de São Paulo a Gonçalves, você pode optar por fazer a viagem de carro ou de ônibus. Se tiver a possibilidade de ir de carro, isso provavelmente vai facilitar sua vida, porque não existe ônibus direto de São Paulo a Gonçalves. Nesse caso, o caminho mais curto é pela Rodovia Fernão Dias, mas você precisará pegar um trecho de estrada de terra. Outra opção é sair de São Paulo pela Ayrton Senna e seguir pela Carvalho Pinto.

Mas se você preferir fazer a viagem de ônibus, pode ir de São Paulo até Paraisópolis pela empresa Pássaro Marron, e então de Paraisópolis a Gonçalves pela Expresso Gardenia.

Quando visitar Gonçalves

Não falta o que fazer em Gonçalves em qualquer época do ano, mas muitas pessoas gostam de aproveitar o clima romântico que o frio em meio às montanhas proporciona para viajar para essa cidade. De quebra, você ainda evita as chuvas de verão que podem complicar os passeios ao ar livre. Por outro lado, se você quiser um mergulho nas cachoeiras não vai ser fácil encarar a água gelada no inverno. Portanto, a escolha depende mais do seu estilo de viagem e de quais programas você vai incluir no seu roteiro do que fazer em Gonçalves.

O que fazer em Gonçalves

A cidade de Gonçalves encanta os turistas com suas belíssimas paisagens naturais, além de agradar os mais aventureiros com muitas opções de trilhas. Claro que não podem faltar também os sabores típicos de Minas que casam perfeitamente com o clima do interior.

O que fazer em Gonçalves: Cachoeiras

Gonçalves fica na região da Serra da Mantiqueira – nome que vem do tupi e significa “montanha que chora”. Então, não é por acaso que a cidade está povoada de lindas cachoeiras. Conheça aqui algumas delas.

Cachoeira das Andorinhas

O nome dessa cachoeira foi dado porque a bela paisagem da Cachoeira das Andorinhas serve de refúgio para várias andorinhas que fazem seus ninhos, abrigadas pela queda d’água principal. Assim, no fim da tarde, não é incomum ver alguns desses graciosos passarinhos voando por ali.

A queda d’água possui cerca de 10 metros de altura e fica a cerca de 2 quilômetros do centro de Gonçalves.

Cachoeira dos Henriques

Apesar de um pouco distante do centro, a cerca de 9,7 quilômetros, a Cachoeira dos Henriques vale a pena o deslocamento. Com um poço na parte de cima e várias quedas d’água, é um ótimo lugar para quem deseja relaxar, se refrescar e curtir a natureza.

Cachoeira do Retiro

A Cachoeira do Retiro faz parte de uma trilha, pela qual você pode acessar também as cachoeiras do Cruzeiro e a Cachoeira das Sete Quedas.

A Cachoeira do Retiro é formada por pequenas quedas d’água que formam deliciosas piscinas naturais, ótimas para nadar (para quem tiver coragem de encarar a água fria). A trilha para chegar até lá é de fácil acesso.

Cachoeira do Cruzeiro

Quem estiver buscando o que fazer em Gonçalves para curtir uma boa paisagem e dar um mergulho de cachoeira, precisa conhecer a Cachoeira do Cruzeiro. Uma das mais belas da região, a Cachoeira do Cruzeiro possui uma queda d’água de cerca de 7 metros de altura, que cai formando uma piscina natural, ideal para quem gosta de nadar.

Cachoeira Sete Quedas

Cercada por uma linda paisagem natural, a Cachoeira das Sete Quedas impressiona com suas abundantes quedas d’águas, sendo que a maior possui uma altura de aproximadamente 7 metros. Para acessar a cachoeira, você precisa pagar uma pequena taxa, de R$5,00. O local tem uma boa estrutura, com quiosque e mirante.

Cachoeira do Simão

Outra cachoeira em Gonçalves que é uma boa dica para aqueles viajantes que não querem ir embora sem aproveitar um bom e renovador banho de cachoeira é a Cachoeira do Simão, que possui quedas d’águas, piscina natural e cânions de pedra. Abrigada do sol pelas árvores, é um pequeno paraíso para quem procura, literalmente, sombra e água fresca.

O que fazer em Gonçalves: As Trilhas

Está preparado(a) para uma pequena caminhada? Existem algumas trilhas na cidade que dão acesso a paisagens privilegiadas e vistas incríveis. Se você está programando o que fazer em Gonçalves e quer aproveitar bastante a natureza da região, conheça algumas delas.

Trilha da Cachoeira das Bromélias

A Cachoeira das Bromélias é um complexo de cachoeiras localizado no município de Paraisópolis. Quem quiser fazer essa trilha para apreciar a linda paisagem que acompanha o curso da água, pode ficar tranquilo(a), pois a Trilha da Cachoeira das Bromélias é uma trilha estruturada, facilitando o acesso. Cercada de bromélias e de diversas espécies animais que podem ser avistados por ali, a trilha é imperdível para quem gosta de estar próximo da natureza. O caminho precisa ser combinado com a agência Mantiqueira Ecoturismo.

Pedra do Forno

Com uma vista surreal proporcionada pela altitude, a Pedra do Forno tem cerca de 1970 metros, sendo uma das mais visitadas pelos viajantes que buscam o que fazer em Gonçalves. O ponto de partida é o Restaurante Zé Ovídio, de onde parte uma trilha de cerca de 1 hora de duração e média dificuldade. A caminhada é compensada pela visão extraordinária da natureza. Ao final, uma capela aguarda os viajantes em meio à paisagem.

Pedra do Cruzeiro

Com uma excelente vista para bairros tradicionais da cidade, a Pedra do Cruzeiro é considerada um dos cartões-postais de Gonçalves. A trilha que leva até lá é de nível médio: são cerca de 1125 metros de altitude, passando por plantações e por campos abertos.

Mirante do Serrano

Por falar em vista, quem quiser curtir uma vista de toda a região, incluindo São Bento do Sapucaí e até Campos de Jordão, deve conhecer o Mirante do Serrano. Com 1488 metros de altitude, a partir de um deck você tem uma visão das belas formações geográficas mineiras a perder de vista e de algumas cidades ao redor.

Culinária

Gonçalves é conhecida pela culinária deliciosa, que reúne os bons sabores mineiros a produções orgânicas e de qualidade. Se você procura o que fazer em Gonçalves para apreciar um pouco desses sabores, conheça alguns lugares para visitar.

Sítio Três Barras

O Sítio Três Barras é um bom lugar para quem quiser conhecer um pouco da produção de alimentos em Gonçalves. Há cerca de 18 anos, esse sítio, pertencente à psicóloga Maria José Morais de Andrade, cultiva frutas e vegetais de forma orgânica e natural, que são utilizados na preparação de delícias como geléias, açúcares, pestos e pratos congelados. Conheça esse ambiente gostoso, cheio de amor e simplicidade, e de quebra leve uma dessas delícias para sua casa.

A Senhora das Especiarias

Outro lugar em que você certamente vai encontrar preparações deliciosas é na Senhora das Especiarias. Idealizado por Fernanda Kurebayashi, o espaço fabrica artesanalmente e vende antepastos, chutneys, geléias, conservas e molhos com sabores exóticos e especiais, além de óleos aromatizados e sais temperados. Você pode levar um pedacinho da Serra da Mantiqueira – e um delicioso pedacinho, diga-se de passagem – para alegrar e enriquecer sua mesa em casa.

Onde ficar em Gonçalves

Para essa viagem ficar ainda melhor, só falta você encontrar um bom lugar para se hospedar em Gonçalves. Muitas vezes, uma hospedagem ruim pode estragar sua experiência com uma cidade, por isso, deixo aqui algumas dicas com bom custo benefício.

Uma opção para você que busca o que fazer em Gonçalves para se hospedar bem e com privacidade são os Chalés Boa Vista. Esses chalés possuem varanda térrea com uma bela vista para os jardins, cozinha equipada, TV de tela plana e terraço. Para entrar no clima aconchegante em meio à Serra, os chalés contam também com lareira – imagine no inverno poder se aquecer com seu amor ou sua família.

Outra dica é a Serra das Águas. Com uma vista extraordinária, o Serra das Águas oferece acomodações com varanda, área para refeições, sala de estar com tv, além da lareira que não pode faltar no friozinho das montanhas.

Dicas para o viajante de Gonçalves

Não faltam opções do que fazer em Gonçalves, mas vale lembrar que este é um passeio para quem quer mesmo relaxar e tirar alguns dias para se refugiar no interior e em meio à natureza. Se você planeja ficar ligado(a) no trabalho durante a viagem, talvez encontre problemas, pois o sinal de celular em Gonçalves não é tão bom, e, em alguns lugares, somente a operadora Vivo funciona bem. Por esse mesmo motivo, leve sempre uma certa quantidade de dinheiro, pois não dá pra garantir que você conseguirá passar cartão em qualquer lugar.

Lembre-se também de levar roupas e calçados confortáveis que não vão te incomodar durante as trilhas para acessar as pedras e cachoeiras. Nada atrapalha mais a caminhada do que um sapato inadequado!

Boa viagem e aproveite Gonçalves!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.