Descubra O Que Fazer Em Guaratinguetá: Os Melhores Pontos Turísticos

Compartilhar

Para muitas pessoas, o município de Guaratinguetá não é uma das primeiras opções de cidades turísticas para se conhecer. Aliás, muitos turistas podem até mesmo se perguntar o que fazer em Guaratinguetá e se esta cidade tem realmente muito a oferecer para os viajantes que vão até ela. 

Porém, essa concepção é um grande engano, visto que esta cidade é uma estância turística importantíssima para o estado de São Paulo, ainda que seja mais desconhecida no restante do país.

E neste artigo iremos comprovar que as possibilidades de lazer nesta cidade são infinitas. Assim, todo turista que deseja conhecer destinos não tão explorados do Brasil irá logo considerar Guaratinguetá uma das melhores opções de viagem para se fazer.

Um pouco da historia de Guaratinguetá

A cidade de Guaratinguetá está localizada no Vale do Paraíba, a aproximadamente 175 quilômetros de São Paulo. Com uma população de aproximadamente 120 mil habitantes, este município por ter uma economia de destaque na região, influenciando até mesmo o sul de Minas Gerais.

Em relação ao turismo, a cidade é reconhecida como um importante polo do Vale do Paraíba, atraindo muitos visitantes, principalmente aqueles voltados para o turismo religioso, uma vez que faz parte do Circuito da Fé, juntamente com algumas cidades vizinhas, como Aparecida do Norte.

Porém, não é somente no quesito religioso que o turismo de Guaratinguetá se destaca. Na verdade, este município tem uma grande importância histórica e cultural, o que chama a atenção de visitantes.

Além disso, também há um forte investimento no setor do ecoturismo, para aproveitar as maravilhas naturais que esta cidade tem a oferecer.

Quando visitar Guaratinguetá

Guaratinguetá é uma cidade tipicamente subtropical, o que significa que os verões são quentes e chuvosos, enquanto os invernos são amenos e bem mais secos.

Nesse sentido, é possível viajar para essa cidade em qualquer época do ano, mas as melhores datas para ir até esse destino é no outono ou na primavera. Dessa forma, é possível fugir das chuvas de verão e das baixas temperaturas que o inverno pode proporcionar.

Onde ficar em Guaratinguetá: As melhores hospedagem da cidade

Vamos às dicas de onde se hospedar nessa cidade. Para você escolher o melhor local para ficar, separei três ótimas opções com estilos completamente diferentes. Confira:

Hotel Fazenda Sete Lagos

32788 hotel fazenda sete lagos
Hotel fazenda sete lagos
32788 piscina no hotel fazenda sete lagos
Piscina no hotel fazenda sete lagos

Quem gosta de hóteis fazenda irá encontrar em Guaratinguetá um dos melhores que existem. O Sete Lagos tem uma infraestrutura impecável para recepcionar turistas, além de uma infinidade de opções de lazer para aproveitar a viagem lá dentro do hotel mesmo.

Entre elas, o hotel oferece piscina, quadras esportivas, cavalos para montaria, spa e até mesmo academia. Tudo isso em um espaço muito aconchegante e a um preço acessível. 

Legacy Hotel

32788 legacy hotel guaratingueta
Legacy Hotel Guaratinguetá
32788 quarto no legacy hotel guaratingueta
Quarto no Legacy Hotel Guaratinguetá

Já para as pessoas que estão procurando conforto acima de tudo, e desejam ficar o mais perto possível das atrações dentro da cidade, o Legacy Hotel é uma excelente opção para se hospedar em Guaratinguetá.

Este hotel oferece quartos espaçosos e com uma boa estrutura, incluindo televisão, ar condicionado e até uma varanda. Já o resto do hotel tem academia e um bar para quem deseja tomar algo dentro das acomodações.

O café da manhã vem incluso na diária, e ele costuma ser bem feito, com muitas opções de comida para os hóspedes.

Kafé Hotel

32788 kafe hotel
Kafé Hotel
32788 quarto no kafe hotel
Quarto no Kafé Hotel

Já quem deseja um lugar mais em conta, porém também preza pelo conforto, irá adorar o Kafé Hotel, um espaço muito bem localizado, pertinho dos principais pontos turísticos da cidade de Guaratinguetá.

Os quartos disponíveis neste hotel são mais simples, mas oferecem conforto o suficiente para que os hóspedes não tenham do que reclamar. Inclusive, as acomodações contam com televisão, frigobar e ar condicionado também. 

O que fazer em Guaratinguetá: Os Pontos Turísticos

Como foi dito anteriormente, essa cidade tem possibilidades de lazer para todos os estilos de turista. Separei algumas dicas de o que fazer em Guaratinguetá para contemplar todos que vierem até essa cidade. Venha conferir:

Santuário Frei Galvão

32788 santuario frei galvao 1
Santuário frei galvão

O Frei Galvão é uma das figuras mais importantes nascidas em Guaratinguetá, portanto, a cidade possui grandes monumentos em sua homenagem, como é o caso deste santuário, um lugar que você deve colocar no seu roteiro sobre o que fazer em Guaratinguetá.

O espaço, apesar de inicialmente parecer simples, encanta pela riqueza de detalhes, principalmente no seu interior. Dentro do santuário há belas obras de arte que rememoram a história do Frei Galvão e do catolicismo.

Já na parte de fora há uma grande estátua do religioso, assim como lojinhas para aqueles que desejam levar alguma lembrança do local. Além disso, a infraestrutura do local ainda conta uma lanchonete, o que deixa o passeio mais agradável.

Casa de Frei Galvão

32788 casa de frei galvao 2
Casa de frei galvão

Ainda falando sobre a figura mais célebre da cidade, recomendo para colocar numa lista de o que fazer em Guaratinguetá, a casa onde Frei Galvão cresceu, que hoje em dia funciona como um memorial em homenagem a ele.

Neste lugar é possível saber mais sobre a do santo, além de embarcar numa viagem pela história dessa cidade.

O melhor é que o prédio, feito com um estilo tipicamente colonial, está com uma estrutura muito bem conservada, o que deixa o local ainda mais atrativo aos turistas.

Parque Ecológico Anthero dos Santos

32788 parque ecologico anthero dos santos
Parque ecológico anthero dos santos

Saindo um pouco do aspecto religioso de o que fazer em Guaratinguetá, essa dica é ideal para quem quer um contato maior com a natureza.

O Parque Ecológico Anthero dos Santos é uma ampla área verde, onde é possível relaxar e fugir um pouco da correria dos centros urbanos.

O espaço é lindo! Muito bem arborizado e com uma lagoa bem no centro. É ótimo para caminhar, andar de bicicleta e até mesmo fazer um piquenique.

Para quem está na companhia de crianças, este parque também oferece brinquedos para eles se divertirem. Vale a pena conhecer!

Cachoeira Gomeral

32788 cachoeira gomeral 1
Cachoeira Gomeral

Já para aqueles que querem mesmo um passeio que o deixe totalmente em contato com belezas naturais, irá amar conhecer a Cachoeira Gomeral e incluir ela em uma lista de o que fazer em Guaratinguetá.

Essa queda d’água é belíssima e muito cristalina, proporcionando um ótimo banho aos turistas que vão até ela. A paisagem ao redor também impressiona, visto que é tudo verde e arborizado.

Para chegar até ela é necessário seguir uma trilha, que é bem simples e dá até para percorrer de bicicleta. 

Estação Ferroviária de Guaratinguetá

32788 estacao ferroviaria de guaratingueta 1
Estação ferroviária de guaratinguetá

Minha última dica sobre o que fazer em Guaratinguetá é conhecer uma das estações de trem mais antigas do país, erguida em meados do século XIX.

A Estação Ferroviária de Guaratinguetá é um ótimo lugar para os turistas irem, uma vez que proporciona uma viagem aos tempos mais antigos da história do país. No entanto, ela já não funciona há algumas décadas, então não espere ver trens circulando por lá.

Além de apreciar a belíssima construção do local, em termos arquitetônicos, já que a construção é tipicamente inglesa, este espaço também realiza algumas feiras e eventos, o que deixa o passeio mais interessante de ser feito.

Onde comer em Guaratinguetá

Guaratinguetá é um destino com muitas opções de restaurantes, desde os mais simples até aqueles que oferecem um ambiente e cardápio mais requintado. No fim, cabe ao turista decidir onde mais lhe interessa. 

Agora, separei algumas sugestões de ótimos lugares para comer durante a estadia nessa cidade. Cada um deles oferece uma experiência diferente da culinária de Guaratinguetá.

E dependendo da quantidade de dias que sua viagem irá durar, e também da sua disposição, é possível comer em todos eles.

Restaurante Luciana Valadão

O cardápio traz excelentes opções da culinária italiana, além de uma boa variedade de bebidas e sobremesas. O ambiente tem uma decoração feita para deixar os clientes o mais confortável possível. Em relação ao atendimento, ele é bem rápido e prático, sendo que os funcionários são bem atenciosos.

Os preços não são os mais baixos que você irá encontrar em Guaratinguetá, mas vale muito a pena gastar um pouquinho a mais e desfrutar de um ambiente de excelência como esse.

Endereço: R. Visc. de Guaratinguetá, 259 – Centro, Guaratinguetá.

Restaurante e Petiscaria Toque Caiçara

O ponto forte desse restaurante são as carnes vermelhas, todas bem temperadas e ao ponto que o cliente pedir. Mas para quem prefere outras iguarias não precisa se preocupar, o cardápio é recheado das mais diversas opções de comida.

Para quem não quer almoçar ou jantar, recomendo ainda que experimente os petiscos servidos no local. Não faltam variedades de porções para escolher.

Já para beber há sucos e refris para quem não bebe álcool. Para aqueles que bebem, a cerveja é servida bem gelada e os drinks são muito bem preparados.

Endereço: R. Júlio Soares Nogueira, 34 – Campo do Galvão, Guaratinguetá.

Pizzaria PapaleTutte

Minha última dica de onde comer em Guaratinguetá é a Pizzaria PapaleTutte, que serve algumas das pizzas mais em conta e saborosas de toda a cidade.

Aqui há uma ampla variedade de sabores no cardápio, tanto de pizzas doces quanto de pizzas salgadas. Outro fator que chama atenção é a massa dela, fininha e leve, tudo isso com uma camada bem satisfatória de recheio.

Endereço: R. José Viana Credídio, 81 – Campo do Galvão, Guaratinguetá.

Como chegar em Guaratinguetá

Para Guaratinguetá ser uma cidade bem desenvolvida, chegar até lá não é uma complicação para nenhum turista No entanto, cada tipo de viajante deve avaliar antes qual é a melhor alternativa de transporte para realizar a viagem.

Em geral, as duas alternativas viáveis são carro ou ônibus, mas é possível realizar uma boa parte do trajeto de avião para facilitar a viagem e chegar mais rapidamente no destino final. 

Como chegar em Guaratinguetá de ônibus

Para ir de São Paulo até a cidade de Guaratinguetá de ônibus basta pegar um veículo direto. O valor não costuma ultrapassar os R$100,00, portanto, é uma alternativa barata, o que é ótimo para quem deseja economizar. 

Além disso, o trajeto é bem rápido e os passageiros não demoram mais de 2h30 para embarcar na capital paulista e desembarcar em Guaratinguetá.

Para quem vem de outras distâncias, algumas cidades possuem ônibus direto para Guaratinguetá, assim não é preciso passar pela cidade de São Paulo no percurso. Então vale a pena dar uma pesquisada antes.

Como chegar em Guaratinguetá de carro

Já para viajar de carro há duas possibilidades mais comuns: andar de carro próprio ou ir de táxi. Em geral, o valor de um táxi sai mais caro do que a gasolina e a vistoria em um veículo (procedimentos comuns para quem vai pegar a estrada), mas é uma solução boa para quem não tem muita habilidade em trafegar por rodovias.

Além disso, também é preciso levar em consideração os pedágios cobrados ao longo da estrada. Então, se você realmente quiser muito viajar de carro, vale a pena pegar um papel e uma caneta e fazer as contas de quais dessas alternativas é a melhor opção.

Como chegar em Guaratinguetá de avião

Não há aeroporto em Guaratinguetá, porém ainda assim é possível usar o avião em uma boa parte do trajeto. Para quem vem de longas distâncias essa é a opção ideal, visto que ela encurta bons quilômetros do trajeto final.

Perto de Guaratinguetá, o aeroporto mais próximo é o de São José dos Campos. Então, essa é a melhor opção para quem quer chegar nessa cidade por via aérea, sendo que depois de desembarcar nesta cidade basta seguir o trajeto de ônibus ou carro.

A dica de sempre para quem vai viajar de avião é ficar de olho no site das companhias áreas para aproveitar promoções. Assim como comprar as passagens antecipadamente para pegar os melhores preços.

Dicas para o viajante de Guaratinguetá

32788 guaratingueta 1
Vista de Guaratinguetá

Guaratinguetá é uma cidade rica em história, cultura e religiosidade, e é uma das melhores opções para quem quer conhecer o Brasil de maneira profunda. A cidade é conhecida como o berço do primeiro santo brasileiro, Santo Antônio, e a sua catedral é um dos pontos turísticos mais visitados do país.

A cidade também possui uma Gruta dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, que é um dos principais pontos turísticos religiosos da cidade.

A Fundação de Guaratinguetá, localizada às margens do Rio Paraíba, é um lugar charmoso que ainda guarda a arquitetura colonial da época, e é um ponto turístico incrível para visitar. Não perca a oportunidade de conhecer a história e cultura de Guaratinguetá e curtir suas atrações turísticas incríveis.

Se você está procurando por um lugar para descansar, a pousada na cidade é a escolha perfeita, e as caminhadas pelo Bosque da Amizade são ideais para aqueles que buscam um pouco de tranquilidade e contato com a natureza.

Além disso, o Mercado Municipal de Guaratinguetá oferece uma ampla variedade de produtos artesanais, e o Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves da cidade possui relíquias valiosas que contam a história cultural e religiosa da cidade. Então, não perca tempo e venha fazer uma visita a Guaratinguetá.

Compartilhe suas impressões conosco e deixe um comentário sobre sua experiência na cidade. Não deixe para depois, agende já sua viagem e desfrute das coisas incríveis que essa cidade tem a oferecer!

Planeje sua viagem para Guaratinguetá

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do ingresso Para evitar os famosos perrengue chique, eu indico que compre todos os ingressos e passeios com antecedência pela Civitatis.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias