Quem procura o que fazer em Holambra acaba por abrir as portas para a oportunidade de estar imerso em um mundo de cores, formas e sabores que encantam a todos os sentidos, portanto, prepare a bagagem e vamos embarcar nessa!
O estado de São Paulo guarda muitas opções de destinos incríveis para quem quer sair da rotina sem ir muito longe, e que muitas vezes não são conhecidas por grande parte dos viajantes brasileiros.
Nossa viagem de hoje nos leva a um lugar tomado por cores e aromas variados que encantam e cativam a todos que a conhecem, embora com pouco mais de 70 anos de história, a colônia holandesa de Holambra encontrou seu lugar de destaque ao se consolidar como o maior polo produtor de flores e plantas decorativas em geral de toda a América Latina.
Todos os anos, milhares de pessoas visitam esta bela cidade para ver de perto as exposições especializadas de plantas de todas as cores, formas e feitios, a bela arquitetura típica dos imigrantes ou explorar a cultura e a gastronomia local, que são um atrativo à parte que se destaca em toda a mesorregião de Campinas.
Qual a melhor época para visitar Holambra
Embora muita gente recomende que a melhor época para conhecer Holambra seja durante os meses de inverno para desfrutar melhor do clima aconchegante da localidade, é nos meses de agosto a outubro que a cidade se torna ainda mais atraente e convidativa.
A chegada da primavera faz com que o ar da pequena Holanda brasileira seja tomado por mil aromas e essências diferentes, e os canteiros e jardins se tornem uma visão de encher os olhos.
Além do mais, é no período de setembro que acontece a famosa Expoflora, que, desde sua primeira edição no começo dos anos 1980, se consolida como o maior evento de plantas ornamentais de toda a América Latina.
Não perca a oportunidade de desfrutar do mundo mágico de Holambra!
Quanto tempo ficar em Holambra
Escolher a duração de seu passeio vai depender muito do perfil de cada visitante, bem como o objetivo de cada viagem.
Quem procura o que fazer em Holambra pode tanto estar viajando a negócios (Holambra é a fornecedora-mãe de centenas de lojas de paisagismo de todo o Brasil) quanto estar numa viagem a dois, em família ou ainda fazer aquele mochilão solitário para enriquecer ainda mais o portfólio de viagem.
Embora a Cidade das Flores seja um destino que pode ser explorado em um bate-e-volta de um fim de semana, apreciar o clima de tranquilidade e fantasia da Cidade das Flores é uma experiência que pode ser melhor ainda aproveitada se desfrutada em quatro dias na cidade, com ao menos cinco pernoites.
Caso você ainda deseje conhecer os atrativos das cidades vizinhas de Campinas e Jaguariúna, como a famosa Maria Fumaça, risque mais dias no calendário e adie o último check-in no hotel.
Onde ficar em Holambra
Holambra Garden Hotel

O hotel oferece acomodações modernas e confortáveis, acomodações para todos os tipos de grupos, restaurantes requintados, um salão de jogos, bares e áreas de lazer. Os hóspedes também podem desfrutar de serviços de massagem, piscina e jogos.
Os quartos são equipados com ar-condicionado, televisão a cabo, wi-fi gratuito, área de estar, e banheiro privativo com chuveiro. O hotel também oferece serviços de limpeza diários, lavandaria, aluguel de bicicletas, estacionamento gratuito e serviços de transferência para o aeroporto.
Os funcionários são extremamente simpáticos e profissionais, oferecendo excelente serviço aos hóspedes.
Shellter Hotel

O hotel oferece serviços de qualidade, modernos e confortáveis. Os quartos possuem TV a cabo, ar-condicionado, internet Wi-Fi e ventiladores. O café da manhã é farto e variado com produtos frescos e saudáveis. Além disso, há piscina, sauna e academia no local.
O atendimento é muito simpático e prestativo. O local também oferece serviços de aluguel de carros e bicicletas. A localização é privilegiada, ao lado da rodovia Fernão Dias e próximo a vários pontos de interesse turístico da região.
Parque Hotel Holambra

O local é limpo, confortável e oferece ótimos serviços para os seus hóspedes. Os funcionários são educados e simpáticos. A localização é excelente, pois fica próxima a vários pontos turísticos.
Além disso, o hotel oferece um serviço de transporte para quem deseja conhecer outras cidades e regiões. O café da manhã é bem variado e delicioso. A piscina e o clube de recreação também são boas opções.
Rancho da Cachaça Pousada

Os hóspedes são encantados com o ambiente acolhedor e tranquilo da propriedade, além de desfrutarem de todas as comodidades modernas e serviços, como uma piscina e restaurante.
É possível admirar lindas paisagens e desfrutar de momentos relaxantes e tranquilos. Os funcionários são extremamente simpáticos e prestativos, garantindo uma experiência inesquecível.
O que fazer em Holambra
Expoflora

Se você quer tomar parte numa atividade viva, com gente de todos os cantos e um grande carrossel de atrações enquanto procura o que fazer em Holambra, procure programar sua viagem para os meses de agosto e setembro, quando a cidade sedia a Expoflora – o mais importante evento para quem gosta de flores e plantas ornamentais em toda a América Latina.
Além da exposição, palestras, competições e venda de flores e plantas de todos os tipos, você ainda terá a oportunidade de participar e assistir manifestações culturais típicas dos imigrantes holandeses, como a dança e a culinária, assistir a shows, palestras, comer comidas típicas e ainda comprar excelentes souvenires.
Programe-se, vale muito a pena!
Prefeitura de Holambra
Situada em um belo e simpático prédio rodeado de muito verde, com decorações e jardins trabalhados que remetem aos campos floridos holandeses, o Paço Municipal de Holambra é um excelente ponto de partida para quem quer explorar os atrativos da Cidade das Flores.
É o melhor ponto para obter informações essenciais aos visitantes, como mapa dos atrativos locais e horário de funcionamento dos mesmos.
Portal Turístico de Holambra

Quem procura o que fazer em Holambra já se depara com a influência da imigração holandesa logo ao entrar na cidade: tido como um dos mais belos de todas as estâncias turísticas de São Paulo, o portal de entrada da Cidade das Flores parece ter sido trazido inteiro da Europa, com uma arquitetura típica de um castelo que empresta um clima aconchegante e romântico ao local, sobretudo em dias frios.
Ele dará as boas-vindas e a última despedida quando você passar, levando com você as melhores recordações de seu passeio. Ao passar por aqui, não deixe de parar para algumas das fotografias que serão as melhores e mais emblemáticas lembranças de seu passeio!
Igreja Matriz do Divino Espírito Santo

Quando de passagem pela alameda Maurício de Nassau (que homenageia um famoso explorador holandês nas Américas) não deixe de passar por este belo templo de estilo modernista. Sua arrojada torre de sinos se destaca na paisagem como um elemento que desafia a arquitetura, além das linhas retas e do interior amplo da igreja.
O interior é bastante bonito e construído com extremo bom gosto, proporcionando paz e tranquilidade para o visitante. Pertence à diocese de Amparo.
Portal do Moinho

Quem chega a Holambra pela SP-107 pode também ter a oportunidade de passar por um belo portal de boas-vindas, dessa vez com a temática de um dos símbolos mais emblemáticos de toda a Holanda, o célebre moinho de vento de quatro pás, sendo outro excelente ponto para fazer aquela foto-símbolo de sua viagem pela Cidade das Flores!
Moinho Povos Unidos

Também na alameda Maurício de Nassau que você encontrará outro ponto de interesse que, sem sombra de dúvidas, é um dos atrativos mais buscados por quem busca o que fazer em Holambra.
O famoso moinho de quatro pás dos Países Baixos foi construído exatamente nos moldes dos originais do outro lado do Atlântico, e é tido como o maior de seu tipo em toda a América Latina.
Inaugurado para comemorar os 60 anos da imigração neerlandesa que deu forma à Cidade das Flores, o moinho possui quase quarenta metros de altura e está em plena condição funcional, usando a força do vento que é captada pelas pás para mover as prensas de pedra que moem os grãos para fazer farinha.
Ao visitar o Moinho Povos Unidos, você se sentirá por um momento como se estivesse na Holanda!
Memorial do Imigrante de Holambra

Ao passear pela alameda que sai do Portal Turístico, quem procura o que fazer em Holambra acaba por se deparar com um monumento simpático, com as esculturas de dois camponeses no trabalho.
Este é o Memorial do Imigrante de Holambra, construído para resguardar para a posteridade o esforço e a coragem dos pioneiros que deixaram seu país no final da Segunda Guerra Mundial e atravessaram meio mundo para começar uma vida nova aqui, nos trópicos do Brasil.
Passados pouco mais de setenta anos desde que os primeiros neerlandeses chegaram á Cidade das Flores, sua história hoje é contada e resgatada para ser lembrada e ouvida pelas próximas gerações.
Museu Histórico e Cultural de Holambra
A imigração neerlandesa é apenas um dos muitos capítulos da rica história da Cidade das Flores.
Quem busca o que fazer em Holambra tem a oportunidade de viajar no tempo através do acervo do Museu Histórico e Cultural, onde você poderá ver e explorar uma vasta coleção de máquinas, peças, fotografias e equipamentos do século passado, que atestam dos esforços que centenas de holandeses travaram para deixar sua terra natal e começar uma vida nova no Brasil.
Rua da Amizade

Mais comumente conhecida pelos moradores locais como Rua Coberta, a Rua da Amizade é um dos grandes centros de movimentação de Holambra, recebendo eventos culturais durante o ano todo.
Numa jogada de inovação arquitetônica, possui um grande telhado que cobre toda a rua, proporcionando um ambiente muito agradável.
Ao fazer sua lista do que fazer em Holambra, procure no calendário da cidade os eventos culturais que estão acontecendo por lá e programe sua saída!
Boulevard Holandês

Quem gosta de aproveitar a viagem para cada destino para fazer compras tem seu lugar de interesse garantido aqui!
Com o nome que remete à arquitetura típica da capital holandesa Amsterdam – com suas simpáticas construções estreitas e coloridas – o Boulevard é o local ideal para comprar seu souvenir de Holambra ou ainda se reunir com os amigos nos muitos pubs e restaurantes em um ambiente agradável, vivo e dinâmico.
É imperdível!
Deck do Amor e Praça Vitória Régia

Com seu clima colorido e florido, Holambra é tida como um dos principais destinos brasileiros para viagens a dois. Todos os anos, milhares de casais apaixonados veem na Cidade das Flores a oportunidade ideal de fazer aquela viagem dos sonhos.
Se você está planejando embarcar nessa mesma onda, o Deck do Amor é o local ideal onde você poderá fazer aquela surpresa para seu amado(a) num dos ambientes mais bonitos de toda a região
É um píer nas margens do belo Lago Vitória-Régia, com flores e postes de metal muito bem-elaborados, onde você poderá passear, tirar fotos ou simplesmente apreciar a melhor companhia que está ao seu lado.
Quem visita o Deck do Amor pode ainda imortalizar e celebrar o amor colocando um cadeado no gradil do deck, no melhor estilo de Paris.
Parque Van Gogh e Lago do Holandês
Quem não abre mão de fazer uma boa caminhada matutina, ou do bom contato com a Natureza onde quer que esteja vai certamente adorar a região do Parque Van Gogh.
Este parque urbano conta com uma bela e extensa área verde, com bosques, pista de caminhada, ar puro e ainda com a vista de um belo lago.
Ao longo do parque, você poderá ainda apreciar as pinturas de um dos maiores artistas de toda a Holanda, que batiza o parque e é motivo de orgulho tanto em Holambra quanto em sua terra natal além-mar.
Nossa Prainha

Outro ponto onde você poderá estar em meio à Natureza, passear com a família e de quebra fazer aquela foto para o Instagram é a Nossa Prainha.
Com um cenário que parece ter sido tirado de um quadro, o parque oferece uma vasta área gramada, um lago límpido e ainda possui um bar muito aconchegante nas proximidades, onde você ainda poderá relaxar enquanto desfruta de uma bebida e petiscos.
O local ainda é lar de espécies nativas de pássaros e mamíferos. Para quem quer sossego e tranquilidade, não tem coisa melhor!
Praça Beto Euzébio Tobias (Praça do Bentão)
Passear pelas ruas da Cidade das Flores é uma atração à parte: onde quer que você vá, sempre vai encontrar uma cidade bonita, bem-arranjada e com um ambiente pensado especialmente em levar você para longe da realidade cinzenta de muitas capitais brasileiras e transportar o visitante para um mundo de fantasia e mil cores.
Ao planejar seu roteiro do que fazer em Holambra, dê uma atenção especial às praças e alamedas do centro.
A Praça do Bentão é uma delas, com um dos jardins mais bonitos de toda a cidade, além de fontes, coreto, pequenas pontes e muitos outros mimos que compõem um cenário que parece ter saído de um livro de fantasia.
Vale muito a pena a visita!
Praça dos Coqueiros
Ponto de parada essencial para quem quer trazer uma recordação da Cidade das Flores, a Praça dos Coqueiros guarda uma surpresa pensada tanto nos moradores quanto nos visitantes: a exemplo de cidades como Guarapari, lá você poderá fazer aquela foto com o letreiro da cidade, levando para casa as melhores imagens com as coloridas palavras “Eu Amo Holambra”.
Imperdível para seu álbum de viagem!
Praça da Cachoeira
Holambra é cheia de cenários idílicos e exuberantes que são perfeitos para tirar fotos, passear com a família ou simplesmente servirem de refúgio para quem busca um momento de paz e tranquilidade.
Se você se encaixa em qualquer uma dessas categorias, a Praça da Cachoeira é uma boa sugestão para sua lista de atividades.
Tal qual outros espaços da cidade, possui uma vasta área natural, com jardins verdes, flores e uma bela fonte com uma roda d’água que dá um toque especial ao cenário.
Torre do Relógio
A charmosa torre do relógio de estilo europeu é o ponto de destaque da paisagem do Parque Linear.
É uma charmosa construção de tijolos aparentes com uma pequena torre que se destaca na paisagem urbana local, compondo um cenário que torna o convite para uma foto virtualmente irresistível.
O Parque ainda conta com espaço para caminhada, jardins e playground para as crianças, sendo mais uma adição ao roteiro de quem explora o que fazer em Holambra.
Onde comprar Flores em Holambra

Sendo uma cidade essencialmente voltada para o plantio e manejo de plantas ornamentais – além de abrigar o maior evento do tipo de todo o continente – quem procura o que fazer em Holambra vai encontrar uma vasta variedade de lojas destinadas a vender o que se constitui no maior símbolo da cidade.
Sejam orquídeas, suculentas, plantas para vasos ou para jardim, quem visita a Cidade das Flores tem a certeza de levar para casa uma bela plantinha, seja para seu jardim ou para dar de presente para alguém especial.
Uma atração á parte que deve constar de seu nesse segmento é a loja do Garden Center – Cidade das Flores.
Além do belo prédio em arquitetura neerlandesa que já é um show à parte, o interior permite ao visitante se perder em meio à uma infinidade de plantas e flores de todos os tipos e de todos os cantos do globo.
Lembre-se que cultivar plantas é benéfico tanto para o ambiente de sua casa quanto para a própria saúde – então, separe um horário em sua visita e se perca em um turbilhão de essências e cores!
Encantado com o charme de Holambra? A Fefa, do “Fefa Pelo Mundo“, desvendou os melhores cantinhos da cidade. Para um passeio florido e especial, veja as dicas da Fefa aqui!
Lembranças e Souvenires de Holambra
O Boulevard Holandês, com sua arquitetura que faz o visitante se sentir por um momento num pedacinho dos Países Baixos, é uma opção de visita tanto na chegada quanto nos últimos dias que antecederão a volta para casa.
Além das confeitarias e dos restaurantes que garantem a diversão de quem explora Holambra de dia e de noite, é lá que se concentram as lojas de souvenires para quem quer levar consigo uma recordação da Cidade das Flores.
Desde canecas e peças trabalhadas em porcelana – como as delicadas miniaturas do Moinho dos Povos Unidos – até ímãs de geladeira, roupas, calçados e artigos de cozinha, são centenas de opções para todos os públicos e gostos para levar de volta para casa uma recordação de uma viagem colorida e inesquecível!
Onde comer em Holambra

A forte influência e essência da imigração holandesa se traduz na oportunidade única que o visitante tem de experimentar novos sabores enquanto procura o que fazer em Holambra.
Um dos pratos mais procurados de toda a Cidade das Flores é o tradicionalíssimo stroopwaffel – a versão holandesa do waffle norte-americano, só que com um sabor delicado e ainda mais gostoso!
Quem quiser experimentar as variedades dessa receita centenária deve passar pela loja da Oma Beppie.
O que começou com uma receita de família passada de geração a geração hoje é a oportunidade de moradores e visitantes sentirem o sabor de uma das maiores expressões culinárias da Holanda, e ainda levá-la para casa para repartir com a família e os amigos.
Já a saída para o almoço – ou um jantar especial – fica por conta da bela confeitaria Martin Holandesa.
Além do almoço tradicional, os destaques vão para a carta de cervejas seletas que obedecem à velha escola europeia, e as receitas das pannenkoek – as famosas panquecas holandesas, que ainda carregam muito da essência artesanal do prato original. Além de muito stroopwaffel, é claro.
Como chegar em Holambra
Como chegar em Holambra de carro
Quem está acostumado a viajar de carro tem a infraestrutura das rodovias paulistas a seu favor.
Holambra está bem próxima da mesorregião de Campinas e da região metropolitana da Grande São Paulo, podendo ser acessada rapidamente por quem parte da capital paulista e cidades vizinhas.
Partindo pela SP-348 sentido Campinas, você deve seguir nessa estrada até a saída 18, onde você contornará o perímetro urbano de Campinas pela SP-065 até a intersecção com a SP-340, que leva a Jaguariúna.
De lá, o acesso se dá pela Alameda dos Pinheiros e por fim na Avenida das Tulipas, num total de apenas 128 km.
Se você viaja a partir de Belo Horizonte ou outras regiões do estado de Minas Gerais, a distância percorrida será maior: são 550 km percorridos a partir da Fernão Dias até a cidade de Pouso Alegre, onde você deve seguir pela MG-290 na direção da divisa de estados até o ponto onde a estrada passa a ser denominada SP-352, na direção de Itapira, depois dessa localidade, a viagem se dá por um curto trecho da SP-147 até a intersecção de Mogi Mirim.
Depois, o resto da viagem se dá pela SP-340, com acesso a partir da rua Prefeito Azin Lian. Já para quem vem do Rio de Janeiro, o primeiro trecho é o velho conhecido dos viajantes da região, o acesso pela BR-116 (Rio x SP) até a cidade de Jacareí.
De lá, o acesso mais curto para contornar a Grande São Paulo é pela SP-065, que leva você até o fim do perímetro urbano de Campinas, onde a intersecção com a SP-340 se encarrega de finalizar a viagem de 518 km.
Simples e prático, não é?
Como chegar em Holambra de ônibus
O ônibus pode ser uma opção de deslocamento rápida, viável e eficiente para quem procura o que fazer em Holambra.
Isso se dá porque a cidade está bem pertinho da região metropolitana de Campinas, que é ligada por linhas regulares de ônibus com praticamente todas as cidades de grande e médio porte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil
Naturalmente, a vantagem de deslocamento é dos visitantes que viajam a partir de São Paulo, que podem tomar um ônibus da viação Cristália ou a tradicional Cometa com destino a Campinas, e de lá pegar o ônibus urbano da viação Princesa d’Oeste, que parte de um dos pontos de ônibus próximos à Rodoviária de Campinas.
Os mineiros que quiserem conhecer a Cidade das Flores devem fazer o mesmo procedimento, podendo escolher fazer a ligação com Campinas através das viações Gardenia, Gontijo ou a Cometa.
O mesmo vale para quem sai do Rio de Janeiro, onde a viação Util e novamente a Cometa garantem o traslado do carioca até seu destino.
Como chegar em Holambra de avião
A ausência de uma conexão rodoviária direta com a Cidade das Flores faz com que quem procura o que fazer em Holambra e mora em grandes regiões metropolitanas fora do estado de São Paulo tenha uma grande vantagem: o trajeto pode ser coberto mais rapidamente de avião!
Tendo como base o Aeroporto Internacional de Viracopos, você poderá partir de praticamente qualquer aeroporto de médio e grande porte do Brasil que mantenha voos regulares para Campinas, e de lá fazer a viagem de poucos quilômetros até Holambra de ônibus.
Com facilidades assim, conhecer a Cidade das Flores acaba sendo uma experiência simples e dinâmica!
Dicas para os visitantes de Holambra
Visitar Holambra é permitir a si mesmo uma experiência completamente nova de embriagar a visão e os sentidos.
O transporte coletivo em Holambra é gratuito!
Passados quase um século, você terá a oportunidade de colher os frutos desta iniciativa, explorando um dos destinos mais ricos e vivos de todo o estado de São Paulo.
Na vanguarda de um movimento que já é realidade em muitas cidades europeias, a Cidade das Flores disponibiliza transporte público de acesso universal e gratuito para moradores e visitantes, o que facilita muito explorar os pontos de interesse de Holambra sem gastar nada!
A exemplo de Penedo, o Natal também é muito importante para Holambra. Se você programar sua viagem para dezembro, você terá como passeio garantido o Noeland, um dos maiores eventos culturais da região de Campinas no fim do ano.
Até a próxima viagem!
Planeje sua Viagem pelo Brasil toda por aqui!
Finalmente, depois de uma avalanche de dicas, aqui está a última e mais importante: Em viagens, tempo é igual a dinheiro. Para poupar seu precioso tempo, reuni todos os sites que você precisará para planejar o que fazer na sua próxima aventura.
⛪ Hotel: Reserve já sua hospedagem pelo Booking e economize. Simples assim!
❤ Seguro Viagem: A Real Seguro Viagem é a melhor assistência à saúde e cobertura para imprevistos.
♟️ Passeios Incríveis: Com a Civitatis descubra passeios autênticos e seguros!
⛽ Aluguel de Carro: Alugue seu carro com a RentCars e compare preços. Sua aventura do seu jeito!
✈ Passagens aéreas: Com o Skyscanner encontre descontos de até 35% para todos os destinos.