O que fazer em Ilhéus: Praias, Cacau e Hoteis

Brasil Bahia O que fazer em Ilhéus: Praias, Cacau e Hoteis

Conhecida há mais de 400 anos pela riqueza proporcionada pelo cacau e pela cana de açúcar, bem como por qualquer fã do escritor Jorge Amado, a cidade de Ilhéus é hoje um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, sendo presença constante em qualquer roteiro de viagem.

A cidade possui um dos litorais mais belos de toda a costa do Oceano Atlântico, com praias de areia branca, coqueiros que contrastam com a vegetação nativa, uma população alegre e receptiva e uma infinidade de atrações que farão você querer adiar a volta para casa: construções históricas, centros de cultura, teatros, restaurantes de comida típica, passeios de barco e muito mais.

Ao procurar e planejar seu roteiro do que fazer em Ilhéus, você vai descobrir a razão do porquê de muitos dos atuais 162 mil habitantes que moram neste paraíso tropical um dia vieram a passeio… e simplesmente decidiram ficar!

Como chegar a Ilhéus

Antes de fazer as malas e comprar as passagens, é necessário conhecermos as principais maneiras de chegar ao nosso destino de viagem.

Quem procura o que fazer em Ilhéus tem uma grande opções de escolhas, desde as mais convencionais, como o ônibus e o avião, até as mais exóticas, como o ferry-boat que cruza a Baía de Todos os Santos para quem vem de Salvador de carro pela estrada.

Para viagens de todos os tipos, aqui você encontra as melhores formas de se chegar a Ilhéus:

De carro

Quem está acostumado a viajar em seu próprio carro tem boas estradas à disposição; como Ilhéus é um importante polo produtor de produtos de tecnologia, a cidade conta com uma boa infraestrutura viária para escoar sua produção industrial.

Quem sai de Salvador pode seguir a BR-101 por cerca de 453km sentido sul, contando com pista expressa em bom estado e fluxo constante de viagem; só não esqueça de separar o dinheiro do pedágio.

Contudo, você pode salvar quase 150km de viagem se escolher pegar a BA-001, cruzando a Baía de Todos os Santos pelo serviço de balsa que é oferecido no porto de Salvador, encurtando o trajeto para 310km. Já quem vem de cidades da região Sudeste pode enfrentar distâncias consideráveis.

Caso você opte por dirigir por conta própria a partir de São Paulo, terá que percorrer quase 1.700 quilômetros de estrada cruzando todo o estado de Minas Gerais; quem sai de Belo Horizonte tem sua jornada encurtada para 1.131 quilômetros, seguindo na direção Norte do estado e o Sul da Bahia.

Já quem vem do Rio de Janeiro precisa se preparar para atravessar uma distância de 1.285 quilômetros pelo litoral, passando por outros destinos reconhecidos, como Guarapari e Vitória, no Espírito Santo, e a consagrada Porto Seguro, também no litoral baiano.

Em todos os casos, ressaltamos que percorrer uma distância dessas só é recomendado para motoristas experientes, motociclistas de viagem ou outros viajantes solitários, podendo ser bem cansativa para viagens de carro em família. Contudo, existem outras opções rápidas e confortáveis, que deixarão você desfrutar ao máximo de sua viagem e planejar o que fazer em Ilhéus com calma e tranquilidade.

A melhor forma de explorar um novo destino é com a liberdade total!

Faça um cotação na RentalCars, a maior empresa de comparação de Aluguel de Carro, além disso você tem a vantagem de poder pagar em 12 vezes sem juros, pagando em Reais e sem IOF.

Reserve Agora!!

De ônibus

Várias empresas de ônibus disponibilizam linhas para Ilhéus, com veículos luxuosos e confortáveis e paradas regulares para alimentação e descanso. Quem vem da capital baiana pode usar os serviços da viação Águia Branca, que mantém três horários por dia de partidas para a Costa do Cacau.

Já quem vem de outras capitais do Sudeste, apesar da distância, pode contar com ônibus confortáveis nas configurações leito, semileito e executivo, poupando você e sua família do estresse e exaustão de uma longa viagem de carro.

Quem sai da capital paulista conta também com os serviços da Águia Branca, que mantém uma linha direta com a cidade de Vitória da Conquista. De lá, a conexão com Ilhéus é feita pela viação Rota, com horários regulares todos os dias. Se você sai de Belo Horizonte, poderá usar a já conhecida viação Pássaro Verde até a pequena localidade de Realeza, no leste do estado, onde, após uma pequena baldeação, a Rio Doce se encarrega do restante do trajeto.

Quem sai do Rio de Janeiro também precisa fazer conexões: Saindo do Rio de Janeiro pela viação Kaissara, o ponto final da linha principal também é a cidade de Vitória da Conquista; de lá, a exemplo do itinerário paulista, o trajeto é concluído pela viação Rota.

Não perca tempo e evite filas da rodoviária!
Compre online sua passagem de ônibus para qualquer lugar do Brasil.

Reserve na ClickBus

De avião

Quem busca o que fazer em Ilhéus tem a comodidade de encontrar pontes aéreas com várias das principais cidades do Brasil; o aeroporto Jorge Amado é um dos mais importantes da Bahia e mantêm ligações por voos diretos e indiretos para todas as regiões do país.

Quem sai de Salvador a partir do aeroporto Luis Eduardo Magalhães pode contar com os serviços das companhias Azul e Gol com voos diretos, e o eixo aéreo da Latam com escala em São Paulo nos aeroportos de Congonhas ou Guarulhos.

O mesmo procedimento vale para quem vem de Belo Horizonte: partindo do aeroporto de Confins, as companhias Azul e Gol oferecem voos diretos para o aeroporto Jorge Amado, enquanto a Latam mantém o turning point nos aeroportos paulistas.

Se você pretende sair de São Paulo, as opções de voos diretos são oferecidas pela Gol e pela Latam, enquanto a Azul faz escalas nos aeroportos de Confins e Salvador.

Os cariocas, por sua vez, podem contar com um voo direto da Azul partindo do aeroporto de Santos Dumont, enquanto a Gol e a Latam oferecem ligações com escalas em São Paulo e Brasília.

Contrate um transfer de ida e volta do Aeroporto de até seu hotel em Ilhéus

Qual a melhor época para visitar Ilhéus

Sendo uma localidade turística que é referência por suas atrações ligadas à natureza tropical – como praias, passeios de barco, esportes aquáticos e tours em fazendas e cachoeiras – a melhor época para você buscar o melhor para se fazer em Ilhéus é justamente em sua alta temporada, de dezembro a março.

Além dos atrativos naturais já consagrados e bastante procurados no verão, você tem a oportunidade de apreciar o regionalmente famoso carnaval de Ilhéus, bastante procurado por quem deseja fugir do convencional carnaval de Salvador sem perder o toque baiano da festa, além da Semana Santa, para quem busca as raízes do turismo religioso.

Passeio para conhecer a Praia Pé de Serra e um maravilhoso recanto á Cachoeira de Tijuípe, que possui três quedas com uma piscina natural ótima para banho.

Quanto tempo ficar em Ilhéus

O itinerário de atividades e destinos que vão compor sua lista do que fazer em Ilhéus pode variar bastante, seja em uma viagem de descanso, ou para procurar a prática de atividades que envolvam o tempo todo do dia, viagens a dois ou mochileiros solitários.

Contudo, uma coisa é certa: conhecer todos os atrativos que Ilhéus oferece sem quebrar a atmosfera de paz e tranquilidade de um paraíso tropical é uma tarefa que demanda ao menos quatro dias inteiros, com ao menos quatro pernoites.

Se puder, aproveite para conhecer a localidade vizinha de Itacaré e os passeios de escuna no oceano e adie ainda mais o check-out final no hotel.

Um tour completo por Itacaré: Com parada no mirante da Serra Grande, e visita as Praias de Havaiazinho, Resende, Tiritica e Concha.

O que fazer em Ilhéus na cidade

Com quase 500 anos de história, a cidade de Ilhéus possui uma tradição consolidada na preservação de seu patrimônio histórico e cultural, com raízes que levarão você a uma viagem no tempo pela era do descobrimento, a ascensão e decadência dos ricos ciclos da cana-de-açúcar e das fazendas do cacau e o universo que inspirou os mundialmente conhecidos romances de Jorge Amado, um dos cidadãos mais ilustres de Ilhéus e que viu no dia-a-dia da cidade as origens de muitos de seus trabalhos mais conhecidos na literatura e dramaturgia nacional.

Contrate um City Tour pela cidade de Ilhéus e conheça toda a historia dos pontos turísticos

Confira abaixo algumas das atrações históricas que irmão enriquecer ainda mais sua lista do que fazer em Ilhéus:

Centro Histórico de Ilhéus

Centro Histórico de Ilhéus
Centro Histórico de Ilhéus

O conjunto histórico e arquitetônico tombado do centro histórico de Ilhéus possibilitará a você mergulhar nos universos do Brasil Colônia e posteriormente do Brasil Império, num panorama de paisagens urbanas que possuem elementos do período da colonização, como fortins e pequenas capelas em estilo colonial, até os ricos sobrados e casarões em estilo eclético, neoclássico e art nouveau, expressão máxima da riqueza do ciclo do cacau e com as requintadas fachadas centenárias que enchem os olhos de quem é apreciador de história, artes e arquitetura.

Procurando hospedagem em Ilhéus pelo melhor preço?

Você sabia que quanto mais cedo você reservar, maior será sua economia paga pela diária! Confira agora diversas opções de hospedagem!

Reserve Agora

Casa da Cultura Jorge Amado

Casa de Cultura Jorge Amado | Credito andresumida por Wikimedia
Casa de Cultura Jorge Amado | Credito andresumida por Wikimedia

O cidadão mais ilustre de Ilhéus possui seu espaço de memória garantido no coração do Centro Histórico da cidade, situado na própria casa onde viveu e de onde saíram os ricos trabalhos literários que imortalizaram seu nome.

Hoje, você poderá conhecer um pouco mais da vida e da obra deste importante escritor brasileiro no elegante sobrado, de 1926, que reúne obras de arte, objetos pessoais do artista, vitrais coloridos, azulejos decorados e pinturas que remetem ao cotidiano baiano.

Toda a visita é mediada pelo simpático pessoal do museu, que ainda mantém uma pequena loja de livros e souvenires aberta ao público.

Você vai viajar? Você sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?

Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado! Contrate um Seguro Viagem Nacional para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios. Descubra porque deve contratar!

Fazer Cotação

Catedral de São Sebastião

Catedral de São Sebastião | Credito Gilsond dos Santos por Wikimedia
Catedral de São Sebastião | Credito Gilsond dos Santos por Wikimedia

Não há como não se encantar pela beleza e imponência deste templo católico, cujas torres se destacam na paisagem do Centro Histórico.

Diferentemente de outras igrejas e catedrais da Bahia, que muitas vezes são tão antigas e centenárias quanto as próprias cidades, a catedral de São Sebastião foi construída em 1967, numa expressão máxima de reavivamento do estilo neoclássico: colunas e vitrais elaborados servem de moldura para o interior de linhas simples e harmônicas, preservando uma atmosfera solene e reverente.

Minimuseu da Maria Machadão

O cabaré Bataclan foi imortalizado nas obras de Jorge Amado como o centro da vida boêmia da Ilhéus dos anos 1920, com o local sendo palco das aventuras dos barões do cacau que vinham a negócios para a cidade. Hoje, quem procura o que fazer em Ilhéus encontrará o Bataclan em pleno funcionamento como um restaurante (você pode ler mais sobre ele na seção Onde comer em Ilhéus?).

Em seu interior, você poderá conhecer o minimuseu da Maria Machadão – uma reconstituição exata do quarto da cafetina-mor do bordel, Antônia Machado.

A réplica do quarto segue os moldes da novela Gabriela, com móveis e decorações de época, levando você para uma viagem no templo e na obra de um dos mais renomados nomes da literatura brasileira.

Te contarei agora as principais razões pelas quais sugiro os passeios com a empresa TourOn:

-> Sua experiência será inesquecível e contribuirá para todas as lembranças de sua viagem
-> Diversos passeios para todos os públicos e todas as idades
-> Preços sem cobranças de reserva ou taxas ocultas
-> Compre seu ingresso antecipado e evite as filas nos pontos turísticos

Passeios em Ilhéus!!

Mirante do Canhão

Vista do Mirante do Canhão para a Baía do Pontal - Ilhéus | Credito Erickcotta por Wikimedia
Vista do Mirante do Canhão para a Baía do Pontal – Ilhéus | Credito Erickcotta por Wikimedia

Uma boa pedida de destino seguinte para quem vai conhecer a catedral de São Sebastião é seguir em seguida para o Mirante do Canhão, localizado ali perto mesmo, na Praça do Cadete.

Lá, você encontrará um canhão português da era da colonização exposto e preservado, uma estátua de Cristo com os braços abertos na direção da baía e uma paisagem que se descortina na direção do mar e dos entornos do centro histórico da cidade, sendo ponto de parada obrigatório para quem busca a foto perfeita ou momentos de paz com a bela paisagem de Ilhéus como plano de fundo.

Cristo Redentor de Ilhéus

Cristo Redentor de Ilhéus | Credito turismobahia por Wikimedia
Cristo Redentor de Ilhéus | Credito turismobahia por Wikimedia

A pequena estátua de Cristo no Mirante do Canhão não é o único nem o principal monumento do tipo que pode ser apreciado por quem busca o que fazer em Ilhéus em termos de atrativos históricos culturais: se para você tamanho é documento, certamente vai admirar a estátua do Cristo Redentor no alto do Morro do Pernambuco, que com seus braços abertos tal qual o famoso monumento no Rio de Janeiro, saúda as embarcações que vêm pelo mar para atracar no porto da cidade.

Construído e inaugurado no começo da década de 1940, o Cristo de Ilhéus mede oito metros de altura e possui mais três metros de pedestal, sendo um dos mais belos trabalhos de escultura que podem ser visitados em toda a cidade.

Instituto Nossa Senhora da Piedade

Instituto Nossa Senhora da Piedade | Credito OPauletti por Wikimedia
Instituto Nossa Senhora da Piedade | Credito OPauletti por Wikimedia

A atração maior do Centro Histórico de Ilhéus fica para o final: não há como não se encantar pela beleza e imponência das instalações do Instituto Nossa Senhora da Piedade de Ilhéus, uma escola centenária mantida pela antiga União Romana da Ordem de Santa Úrsula.

O belo complexo em estilo neogótico se destaca entre as demais construções da cidade, e desde 1916, suas torres e janelas apontadas para o céu refletem a tradição e o propósito de uma das instituições de ensino mais tradicionais de toda a Bahia.

O que fazer em Ilhéus as Praias

As praias de areia branca, palmeiras e coqueiros, contrastando com o azul profundo do oceano Atlântico são um dos cartões postais mais renomados do litoral baiano – e de toda a região Nordeste – sendo presença constante e obrigatória em pacotes de roteiros de viagem de agências em todo o Brasil.

Seja para esportes aquáticos, passeios de barco ou simplesmente curtir o sol à beira do mar, confira as melhores opções de praias que não podem faltar em sua lista do que fazer em Ilhéus:

Praia Backdoor

Praia do BackDoor Ilhéus
Praia do BackDoor Ilhéus

Sede de várias competições de surf a nível nacional e estadual, a Praia Backdoor é conhecida em toda a região de Ilhéus por suas fortes ondas, atraindo surfistas de todo o Brasil para torneios ou simplesmente pegar o melhor momento para deslizarem pelas águas com suas pranchas.

Contudo, o que é vantagem para os surfistas não é para quem busca um banho de mar: as ondas são fortes e quebram com força na costa, não sendo recomendada para crianças e pessoas desacostumadas a nadar no mar.

Praia do Cururupe

Praia da Cururupe Ilhéus
Praia da Cururupe Ilhéus

Já por outro lado, quem busca o banho de mar tem como escolha a Praia do Cururupe, uma das muitas praias de banho que se espalham ao longo dos 80km de costa do município de Ilhéus.

Esta praia possui a peculiaridade de estar do lado da foz do Rio Cururupe, que possibilita ao visitante escolher nadar tanto em água doce quanto salgada.

As águas são tranquilas e a areia clara oferece a você o irresistível convite para relaxar e curtir um verdadeiro paraíso na terra.

Praia dos Milionários

Qualquer roteiro de viagem de quem busca o que fazer em Ilhéus não pode deixar de listar esta famosa praia, que figura como uma das mais famosas e frequentadas de toda a região.

Seu nome vem da aglomeração de sobrados e casarões dos barões do cacau dos séculos XIX e XX, e hoje batiza o ponto de destinação principal de quem deseja tomar um banho de mar, caminhar na orla sentindo a água fresca nos pés, relaxar sob o sol ou experimentar as especialidades culinárias nos muitos restaurantes e quiosques que compõem a infraestrutura próxima, que oferecerão a você conforto e comodidade enquanto explora o paraíso tropical de Ilhéus.

Praia da Avenida

Se você procura o que fazer em Ilhéus e em suas praias sem abrir mão das facilidades oferecidas pelo centro urbano, a Praia da Avenida é a melhor escolha.

Incrustada na zona mais movimentada de Ilhéus, esta praia oferece a mesma interação com a areia e o mar cristalino com a proximidade de restaurantes, bares, estacionamentos, duchas e até mesmo vários hotéis e pousadas.

Bom para quem quer evitar percorrer longas distâncias nas estradas locais, ou simplesmente deseja mais facilidade para cuidar de crianças soltas na praia.

Outras praias

Praia de Olivença | Credito Denise Mayumi por Wikimedia
Praia de Olivença | Credito Denise Mayumi por Wikimedia

Quem procura o que fazer em Ilhéus terá uma variedade de escolha de praias que é difícil de se ver até mesmo em outros destinos de litoral mais tradicionais, como a cidade do Rio de Janeiro.

Praia do Norte | Credito Eligley por Wikimedia
Praia do Norte | Credito Eligley por Wikimedia

Se você deseja ir mais fundo na experiência de explorar o litoral da região, uma boa pedida é conhecer o distrito de Olivença, a 16 km do centro de Ilhéus. Lá você poderá encontrar também praias paradisíacas e mais afastadas do movimento da região central.

Praia do Marciano | Credito Eligley por Wikimedia
Praia do Marciano | Credito Eligley por Wikimedia

Algumas contam com acesso fácil e infraestruturas completas de alimentação, entretenimento e hotelaria, como o Batuba Beach da Praia da Batuba e da Praia dos Milagres, também conhecida localmente como Praia Cai n’Água. Já quem procura a tranquilidade de localidades mais isoladas pode experimentar a Praia do Jairi, que possui uma infraestrutura mais modesta e maior presença da natureza.

Tour pelas Fazendas de Cacau

Passear em Ilhéus vai muito mais além de suas praias e outras atrações naturais; é mergulhar em seus mais de 400 anos de história que se traduzem em fazendas e casarões centenários, que proporcionam a você uma interação privilegiada entre passado e presente.

Confira abaixo algumas das melhores opções de tours históricos em fazendas que levarão você numa verdadeira viagem no tempo:

Fazenda Yrere

Fazenda de Cacau | Divulgação
Fazenda de Cacau | Divulgação

Visite uma das fazendas de cacau mais tradicionais de toda a Bahia e mergulhe no processo de fabricação de uma das iguarias mais apreciadas em todo o mundo: na Fazenda Yrere, você será introduzido ao manejo e cultivo do cacau, bem como o maravilhoso processo de transformação da fruta em chocolate. Tudo muito bem explicado pelos simpáticos guias e funcionários da fazenda, em meio a degustações de vários sabores.

A fazenda ainda conta com loja e fábrica própria de chocolates, loja de souvenires e um orquidário.

Passeio pela Fazenda Yrêrê , com guia de turismo e transporte ida e volta

Fazenda Provisão

Ativa há mais de 100 anos, a Fazenda Provisão permite que você seja levado de volta ao tempo dos barões do cacau, com suas construções preservadas com mobiliário e peças de arte característicos do final do século XIX, constituindo-se num verdadeiro museu dinâmico.

Além de também mostrar na prática todo o processo do beneficiamento do cacau, você ainda pode se hospedar nas dependências da fazenda, tornando a experiência ainda mais marcante.

Fazenda Riachuelo (Fábrica de Chocolates Mendoá)

Nesta fazenda cacaueira, você poderá acompanhar o processo de transformação do grão torrado do cacau em inúmeras variedades de um dos mais finos chocolates disponíveis no mercado nacional.

Especializada em variedades gourmet, a Fábrica de Chocolates Mendoá separa as melhores sementes para passarem pelo processo de beneficiamento, que, com equipamentos de primeira linha, produzem um chocolate com o sabor e o toque de poucos.

Todo o processo pode ser acompanhado pelo visitante através de grandes vitrines e janelas que acompanham toda a linha de produção, que podem ser mediadas com agendamento prévio.

Roteiro Chocólatra

Você pode incrementar seu tour nas fazendas de cacau conhecendo seu produto final nas lojas e confeitarias do ramo. Algumas delas possuem forte tradição em seu ramo, como é o caso da Chocolate Caseiro de Ilhéus, com sua elegante lojinha em estilo germânico presente na cidade há mais de 30 anos.

Outras opções interessantes que assegurarão que você leve o melhor chocolate para casa incluem a confeitaria Chor e a Cacau do Céu, ambas especializadas em chocolates finos.

Onde ficar em Ilhéus

Hotéis mais baratos em Ilhéus que eu indico

Opaba Praia Hotel

Booking.com

Opaba Praia Hotel | Divulgação
Opaba Praia Hotel | Divulgação

endereco-google-maps Avenida Nossa Senhora Aparecida 1, Ilhéus. Localizado a:

  • 1,5 km da Igreja do Cristo
  • 2,1 km da Catedral de São Sebastião
  • 2,2 km do Teatro Municipal, do Porto de Ilhéus e do Palácio Paranaguá
  • 2,5 km da Praia Joia do Atlântico

icone_valor_ingressos O preço da diária para casal no Opaba Praia Hotel gira em torno de R$173.

Hotel Ilhéus

Booking.com

Hotel Ilhéus | Divulgação | Onde ficar em Ilhéus
Hotel Ilhéus | Divulgação | Onde ficar em Ilhéus

endereco-google-maps Rua Eustáquio Bastos, 144, Ilhéus. Localizado a:

  • 100 metros do Porto de Ilhéus
  • 200 metros do Teatro Municipal, do Palácio Paranaguá e da Catedral de São Sebastião
  • 300 metros da Praia Jóia do Atlântico
  • 700 metros da Igreja do Cristo

icone_valor_ingressos O preço da diária para casal no Hotel Ilhéus gira em torno de R$96 a R$107.

Hotéis com melhores custo-benefícios em Ilhéus

Jardim Atlântico Beach Resort

Booking.com

Jardim Atlântico Beach Resort | Divulgação | Onde ficar em Ilhéus
Jardim Atlântico Beach Resort | Divulgação | Onde ficar em Ilhéus

endereco-google-maps Rod. Ilheus-Olivença, Km 2, Ilhéus. Localizado a:

  • 2,9 km do Morro de Pernambuco
  • 3,4 km da Catedral de São Sebastião
  • 3,5 km do Teatro Municipal
  • 3,5 km do Porto de Ilhéus

icone_valor_ingressos O preço da diária para casal no Jardim Atlântico Beach Resort gira em torno de R$168 a R$210.

Resort Tororomba

Booking.com

Resort Tororomba | Divulgação
Resort Tororomba | Divulgação

endereco-google-maps Rodovia Ilhéus – Canavieiras, Km 21, Olivença.

icone_valor_ingressos O preço da diária para casal no Resort Tororomba gira em torno de R$319 a R$515.

Pousada Praia Bela

Booking.com

Pousada Praia Bela | Divulgação
Pousada Praia Bela | Divulgação

endereco-google-maps Rod. Ilhéus/Olivença, Km 2,5, Ilhéus. Localizado a:

  • 5 km da Baia do Pontal 
  • 10 km do Rio do Engenho 
  • 30 km da Lagoa Encantada 
  • 40 km do Mirante Serra Grande

icone_valor_ingressos O preço da diária para casal no Pousada Praia Bela gira em torno de R$159 a R$177.

Hotel de Luxo em Ilhéus

Cana Brava All Inclusive Resort

Booking.com

Cana Brava All Inclusive Resort
Cana Brava All Inclusive Resort

endereco-google-maps Rodovia Ilheus – Canavieiras Km 24, Olivença.

icone_valor_ingressos O preço da diária para casal no Cana Brava All Inclusive Resort gira em torno de R$975 a R$1170.

Onde comer em Ilhéus

Conhecer bares e restaurantes imortalizados na literatura e na TV é um privilégio que você terá ao procurar o que fazer em Ilhéus.

Graças aos consagrados trabalhos de Jorge Amado, você pode vivenciar parte do cenário de suas tramas conhecendo vários locais que serviram de inspiração para um dos maiores clássicos da literatura nacional, além de experimentar o melhor da gastronomia baiana.

Confira aqui as melhores opções de bares e restaurantes em toda Ilhéus:

Bar Vesúvio

Aberta em 1915 por dois imigrantes italianos, este bar centenário atravessou gerações e se consolidou hoje como um dos pontos de encontro mais famosos de toda a cidade.

Seu estilo característico do começo do século XX, somado a um dos melhores menus de comida típica baiana, faz com que seja procurado por moradores e visitantes constantemente.

Com uma localização privilegiada ao lado da Igreja de São Sebastião, é uma das melhores escolhas de quem busca o melhor lugar para comer em Ilhéus, com certificado de excelência emitido pelo TripAdvisor.

Bataclan

Bataclan
Bataclan

O consagrado e centenário bordel mantido pela célebre cafetina-mor Maria Machadão pode hoje ser visitado como museu e ainda como restaurante, servindo desde almoço a self-service até serviço de bar e entradas.

Além do espaço destinado à memória da obra de Jorge Amado, você poderá ainda assistir a espetáculos musicais, dançar forró e muito mais, seguindo a vasta e variada agenda cultural da casa.

Cabana da Empada

Cabana da Empada
Cabana da Empada

No meio do rebuliço para levar à risca a lista de itens do que fazer em Ilhéus, não deixe de passar pela Cabana da Empada.

Esta singela lanchonete encontrou um meio único e peculiar de desenvolver as melhores variedades da iguaria que podem ser compradas atualmente, com dezenas de opções de recheios que farão você pular o almoço para consumir mais uma empada. Quem deseja comer almoço regularmente ainda pode contar com o setor do restaurante, que funciona numa área à parte.

Para arrematar, um mimo à parte: um “redódromo” com redes em meio à muito verde possibilita a você descansar enquanto saboreia e digere uma das mais de 40 opções de empadas doces e salgadas oferecidas pelo menu.

Buteco do Posto

Uma das melhores opções para saídas noturnas em Ilhéus é este simpático pub, próximo às praias da zona sul de Ilhéus. Serve porções e bebidas em um ambiente aconchegante e diferenciado, com música ambiente e cadeiras ao ar livre. Possui uma das melhores classificações em toda a cidade, sendo uma excelente pedida para saídas com a família e os amigos.

Dicas para você! Viajante de Ilhéus!

Se você estiver em Ilhéus nos meses de junho ou julho, o Festival Internacional de Chocolate e Cacau de Ilhéus é uma excelente adição ao Roteiro Chocólatra. Lá, você poderá experimentar as melhores variedades da iguaria num só lugar.

Quando estiver no distrito de Olivença, uma das melhores opções de atrativos aquáticos para quem deseja uma alternativa à praia é o Balneário de Tororomba. Com cascata, tobogãs e piscinas de água doce, é uma das melhores escolhas para quem quer tirar o sal do mar do corpo ou simplesmente levar as crianças para um lugar onde a diversão é garantida.

Buscar o que fazer em Ilhéus proporcionará a você mais do que tardes de sossego na praia ou fotos elegantes nas redes sociais.

Ao mergulhar em sua história, seus períodos de ascensão e decadência, sua importância para a literatura e para a cultura da Bahia você estará mergulhando não somente no cotidiano que faz fronteira entre o sonho e a realidade, mas em um universo que se reinventa a cada dia enquanto mantém um pedacinho da produção cultural do Brasil.

Embarque nessa viagem!

Resolva sua viagem para Ilhéus

Como Alugar um Carro para sua viagem ?

Para você que deseja alugar um carro com custo das diárias mais econômicas e explorar todos os cantos da sua viagem, encontre as empresas de alugueis mais confiáveis e baratas na Rental Cars.

Já reservou sua hospedagem? As melhores acabam rápido!

Você já começou a procurar hospedagem para o seu destino? Reserve o melhor hotel para a sua viagem no Booking.com | Hoteis.com | Agoda, ou casas e quarto no Airbnb, garantindo as melhores acomodações com experiências inesquecíveis.
#FicaAtivoNaDica: Recomendo também a plataforma ZARPO que diariamente tem até 50% de descontos exclusivos em Resorts e Hotéis Fazendas.

É necessário o Seguro Viagem Nacional?

Sempre confira se seu plano de saúde tem cobertura nacional. Pois diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Contrate um Seguro Viagem Nacional para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios e tudo isso por menos de R$ 5 reais por dia. Está em dúvida se precisa? Descubra aqui!

Passeios e Excursões em Ilhéus (Evite filas!)

Se você deseja evitar fila e aproveitar melhor o seu tempo em sua viagem, você deve reservar seu passeio com antecedência. A TourON é uma das melhores plataformas para compras de passeios. Aqui, os operadores turísticos locais estão oferecendo todo tipo de experiência. Veja todos os passeios em Ilhéus.

Qual melhor site para comprar as Passagens Aéreas até Ilhéus?

O melhor site para comprar: PASSAGENS PROMO
Você encontra passagens aéreas para qualquer lugar do Brasil e Exterior com até 35% OFF. Na hora de comprar sua passagem sugiro dar aquela pesquisada no Passagens Promo. Eu sempre uso e sempre encontro desconto!

Qual empresa de ônibus eu uso para chegar em Ilhéus?

Eu utilizo e recomendo utilizar a ClickBus, além de pesquisar em diversas companhias de transporte estadual e interestadual você não perde tempo e evita filas! Compre online sua passagem de ônibus para qualquer lugar do Brasil!

Resolva sua Viagem

Booking.com

Zarpo

RentCars

Seguro Viagem

Internet

Omio (Europa)

Ingressos

Passeios no Brasil

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Quer aprender a Viajar Barato e com Estilo?

Faça essa escolha e a partir desde momento você receberá dicas de como viajar de maneira barata e com estilo! Aproveitando de toda a experiencia que possa adquirir em uma viagem com menor investimento.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

9FansLike
29FollowersFollow
1FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.