O que fazer em Itatiaia: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilRio de JaneiroO que fazer em Itatiaia: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

Se quando alguém fala em viagem para o estado do Rio de Janeiro, você já pensa logo em calor e praia, abra sua mente. É verdade que curtir a praia é uma delícia, mas quem busca outros estilos de viagem nas terras cariocas também encontra boas opções. É o caso da cidade de Itatiaia, destino em meio à Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais, que guarda atrativos naturais incríveis. São diversas cachoeiras e paisagens belíssimas, preservadas na mais antiga reserva florestal do Brasil. Além disso, você ainda conta em Itatiaia com a Colônia Finlandesa de Penedo. Conheça aqui algumas das melhores atrações da cidade e descubra o que fazer em Itatiaia. 

Como chegar em Itatiaia

O aeroporto mais próximo de Itatiaia é o Aeroporto Galeão (GIG), que fica na capital do estado, Rio de Janeiro, a cerca de 172 quilômetros da cidade. É uma boa escolha para quem vem mais de longe.

A partir do Rio de Janeiro, você pode seguir a Itatiaia de carro ou de ônibus. De carro, você pode fazer o caminho pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) e seguir até a Saída 317, que leva até o centro de Itatiaia. Quem sai de São Paulo também pega a Dutra e então segue até a Saída 318.

Quem vai de ônibus, encontra horários pela Companhia Cidade do Aço. Já saindo de São Paulo, procure os ônibus que partem pela Viação Cometa.

Quando visitar Itatiaia

A cidade é um dos destinos de inverno que vem ganhando força no Brasil, ótima pedida para quem deseja curtir o frio e o clima aconchegante em meio à Serra. Você também pode aproveitar muitas opções do que fazer em Itatiaia no verão, mas as chuvas tornam perigoso acessar os picos e praticar escaladas, pois as pedras ficam escorregadias, e algumas cachoeiras podem até ser interditadas pelo risco de trombas d’água. Mas se você quer curtir as cachoeiras em uma época mais quente, para conseguir encarar a água gelada, procure um equilíbrio entre as temperaturas e a chuva, por exemplo, nos meses de abril ou outubro.

O que fazer em Itatiaia

Parque Nacional do Itatiaia

Uma das principais atrações da cidade é certamente o Parque Nacional do Itatiaia, por isso, quem procura o que fazer em Itatiaia com certeza deve conhecê-lo. Essa linda área de preservação, cheia de incríveis atrativos naturais, abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais. São cachoeiras, montanhas e elevações rochosas que tornam a experiência do viajante em Itatiaia incrível. As atrações do Parque podem ser divididas entre a Parte Alta e a Parte Baixa. Veja quais são elas e se encante.

O que fazer em Itatiaia: Parte Baixa

Cachoeira do Maromba

A Cachoeira do Maromba é uma ótima escolha para quem gosta de nadar, pois nesse ponto os 5 metros de queda d’água formam uma grande piscina natural. O acesso não é difícil: esta cachoeira fica a 4 quilômetros do Centro de Visitantes e possui uma escadaria de cerca de 170 metros para chegar até lá.

Cachoeira Véu da Noiva

Esta linda cachoeira que cai cristalina, lembrando um véu de noiva, é uma das mais bonitas do Parque Nacional do Itatiaia, sendo também a mais alta, com 40 metros de altura. Em meio a uma clareira na floresta, a cachoeira é ao mesmo tempo imponente e delicada – vale muito a pena conhecer. Para chegar até essa cachoeira, que também fica a cerca de 4 quilômetros do Centro de Visitantes, basta uma caminhada não muito difícil, de 380 metros a partir da ponte da Cachoeira do Maromba.

Cachoeira Itaporani

Uma lagoa de águas cristalinas é tudo de bom para quem gosta de se renovar com um mergulho gelado de cachoeira. A piscina natural da Cachoeira Itaporani é formada por três lindas quedas d’água, e essa paisagem incrível pode ser acessada por meio de uma trilha de nível fácil, a cerca de 640 metros da ponte da Cachoeira do Maromba.

Mirante do Último Adeus

Imagine poder apreciar toda essa beleza do Parque Nacional do Itatiaia de cima… A partir do Mirante do Último Adeus você tem a bela visão dos vales cobertos de vegetação, cortados pelo rio. Dali, você consegue avistar o Vale do Rio Campo Belo e a Serra do Mar, em uma perspectiva de tirar o fôlego. Durante o verão, aproveite para curtir um pôr-do-sol extraordinário, em um dos melhores pontos turísticos da região.

Lago Azul

Outro bom ponto no Parque para quem ama nadar em meio à natureza é o Lago Azul. Apesar do nome, as águas do lago, formadas pelo Rio Campo Belo, são esverdeadas, mas nem por isso menos bonitas. O Lago fica a 500 metros do Centro de Visitantes, e pode ser acessado por uma trilha de nível fácil. Quem possui mais dificuldades de locomoção talvez tenha algum problema somente com a escadaria que leva até lá, mas existe uma trilha alternativa que pode resolver.

O que fazer em Itatiaia: Parte Alta

Pico das Agulhas Negras

Essa dica é um dos principais cartões-postais de Itatiaia, mas é mais voltada para aqueles que já estão acostumados a encarar trilhas mais longas e têm um certo preparo. No entanto, mesmo se você for experiente, não dispense um guia, que vai te ajudar a não se perder e a passar pelos trechos mais difíceis.

Mas se você decidir fazer a caminhada até o Pico das Agulhas Negras, com certeza a paisagem extraordinária e única desse maciço de granito vai te recompensar. O cume atinge 2.791,55 metros, sendo o mais alto do Parque e o quinto maior do Brasil. Você terá a chance de apreciar a vista incrível do parque e das formações rochosas.

Maciço das Prateleiras

Outra opção para quem procura o que fazer em Itatiaia para praticar montanhismo é o Maciço das Prateleiras. As impressionantes formações rochosas que compõem o Maciço das Prateleiras chegam a 2539 metros de altitude, que proporcionam aos aventureiros uma esplêndida vista da região. Assim como no Pico das Agulhas Negras, no Maciço das Prateleiras os viajantes podem escolher chegar até a base ou seguir até o cume – o que aumenta o nível de dificuldade do trajeto.

Cume do Morro do Couto

Já deu pra notar que quem gosta de trilhas e montanhas tem um prato cheio em Itatiaia. Depois do Pico das Agulhas Negras, o Morro do Couto é o ponto mais alto do parque, com 2680 metros de altitude, e do seu cume é possível ter uma boa visão das diversas formações geográficas da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba.

Cachoeira Aiuruoca

Apesar de também requerer uma caminhada longa, a trilha que leva até a Cachoeira Aiuruoca é mais moderada do que a trilha que leva ao Pico das Agulhas Negras. Próxima à nascente do Rio Aiuruoca, a cachoeira de mesmo nome recebe os visitantes com sua linda – apesar de gelada – queda d’água.

Cachoeira das Flores

Mas se você busca uma caminhada mais leve e quer saber o que fazer em Itatiaia para conhecer uma boa cachoeira sem precisar investir tanto tempo nas trilhas, minha dica é a Cachoeira das Flores. Essa Cachoeira é formada pelo Rio Campo Belo e fica a cerca de 500 metros do Abrigo Rebouças. Com aproximadamente 7 metros de altura, a cachoeira possui 3 quedas, que formam uma linda e cristalina piscina natural.

Bate e volta em Penedo

Além das incríveis atrações oferecidas pelo Parque Nacional, Itatiaia também reserva aos viajantes um recanto que proporcionará passeios completamente diferentes: o distrito de Penedo. Apesar de fazer parte de Itatiaia, Penedo é um destino com estilo particular, pois foi colonizada por imigrantes finlandeses por volta de 1920 e ainda preserva algumas características culturais desse povo. Conheça aqui alguns dos atrativos dessa charmosa vila, uma alternativa diferente para quem procura o que fazer em Itatiaia.

Casa do Papai Noel

Essa atração certamente vai fazer sucesso com as crianças, mas tenho certeza de que até os adultos que guardam um pouquinho de seu encanto e paixão pelo Natal vão gostar da Casa do Papai Noel, que fica no Shopping Pequena Finlândia. O espaço, que representa uma cidade em estilo nórdico, conta com a casa do Bom Velhinho, com decoração de Natal e seus trajes típicos. Nos arredores, a fábrica de brinquedos e o correio fazem parte da representação completa, trazendo aos viajantes um pouco da magia do Natal.

Clube Finlândia

O Clube Finlândia é uma das principais instituições dessa que é a única colônia Finlandesa do Brasil, e desde a sua fundação, em 1943, organiza eventos para celebrar a cultura e as danças tipicamente finlandesas. Vale a pena se organizar para conhecer esse espaço.

Museu Finlandês Dona Eva

O Museu Finlandês Dona Eva foi criado por Eva Hilden, imigrante que decidiu abrir sua casa para mostrar aos turistas alguns objetos trazidos por sua família diretamente da Finlândia. Desde então, o Museu já foi doado ao Clube Finlândia, ganhou o nome oficial de Museu Eva Hilden da Arte e da Cultura Finlandesa de Penedo e engrossou o acervo com inúmeros objetos, que se juntaram aos originais de Dona Eva no contar da história dos imigrantes que constituíram esta colônia no Brasil. São pinturas, peças de artesanato, que por muito tempo foram o sustento de muitos finlandeses por aqui, e até a mala de uma das famílias que foi para Penedo em 1930, além de trajes típicos e outros artigos.

Onde ficar em Itatiaia

Essa cidade cheia de encantos merece uma acomodação a altura, não é mesmo? Se você já está se perguntando o que fazer em Itatiaia para se hospedar com um bom custo benefício, veja algumas dicas.

A primeira dica é o Graal Inn Itatiaia. Este Hotel possui quartos com ar condicionado, wifi, TV e mesa de trabalho, e podem ser duplos, standard e deluxe. Além disso, disponibiliza estacionamento privativo gratuito. O café da manhã é oferecido pelo Hotel e já está incluso nas diárias.

Também deixo como dica o charmoso Hotel La Ponsa, que possui em suas acomodações ar condicionado e TV, e também oferece estacionamento privativo. Nas áreas comuns, a piscina ao ar livre, o bar e o jardim são boas opções de lazer para os hóspedes.

Dicas para os viajantes

Gostou dessas dicas do que fazer em Itatiaia?

Antes de começar a fazer suas malas, lembre-se de colocar roupas e calçados adequados para as caminhadas, principalmente se as trilhas mais desafiadoras estiverem no seu roteiro – nessa hora, fará muita diferença estar se sentindo bem para completar o percurso.

Se você é um viajante mais roots, existe a possibilidade de se hospedar no próprio Parque Nacional do Itatiaia. A área de camping fica na parte alta do Parque, próxima ao Abrigo Rebouças, e você pode reservar seu lugar com antecedência, se estiver procurando o que fazer em Itatiaia para se acomodar em meio à natureza e curtir um acampamento.

Boa viagem e aproveite a cidade!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.