O Que Fazer em Juiz de Fora: 14 Pontos Turísticos e Onde Ficar

Brasil Minas Gerais O Que Fazer em Juiz de Fora: 14 Pontos Turísticos e Onde...

Juiz de Fora ou JF como é carinhosamente chamada pelos mineiros é uma das cidades mais importantes de Minas Gerais. Com um pouco mais de meio milhão de habitantes, Juiz de Fora é a quinta cidade mais populosa do estado e a 36 cidade mais populosa do Brasil.

Localizada na Zona da Mata mineira, Juiz de Fora expande sua influência do Sul de Minas até a capital fluminense. Aliás, JF é uma das poucas cidades de Minas que pode se orgulhar de ter uma praia no “quintal”. Isso porque, a distância para o Rio de Janeiro é de apenas 2 horas e isso é algo que atrai muitos turistas e moradores para JF.

Por sua imponência e grande representatividade na economia mineira, Juiz de Fora é conhecida também como a “Manchester Mineira” por ser pioneira na indústria de Minas se tornando a principal do Estado. Motivos não faltam para visitar JF!

Como chegar a Juiz de Fora

Se você está fora do Sudeste brasileiro, a melhor opção é vir de avião até Belo Horizonte e de lá pegar um ônibus da empresa Atual (a passagem custa cerca de 96,00) com duração média de 4 horas de viagem. 

Se você está no Sudeste de Minas, vir de carro ou ônibus pode ser boas opções.

De carro

Se você está na capital ou em outras cidades de Minas a viagem de carro pode ser interessante.

  • De Belo Horizonte, pela BR 040 são 266 km com 4 horas de duração.
  • Para quem sai da zona da mata a viagem pode durar até no máximo 2 horas.
  • Já do Norte, Sul ou Triângulo Mineiro o tempo de viagem tem duração média de 9 horas.
  • Para quem vem do Rio de Janeiro, pegando a BR 040, são 183 km com duração média de 2 horas.
  • De São Paulo pela BR 116, são 478 km com duração média de 6 horas.
  • E da capital capixaba pela BR101 são 483 km com duração média de 7 horas.

A melhor forma de explorar um novo destino é com a liberdade total!

Faça um cotação na RentalCars, a maior empresa de comparação de Aluguel de Carro, além disso você tem a vantagem de poder pagar em 12 vezes sem juros, pagando em Reais e sem IOF.

Reserve Agora!!

De Ônibus 

O trânsito em Juiz de Fora é bastante tranquilo. Lá tem linhas de ônibus bem sinalizada, serviço de táxi e aplicativos. Com isso, se você não estiver a fim de dirigir, vir de ônibus pode ser uma boa opção pela comodidade que a cidade oferece.

A Útil Transportes faz esse trajeto de quase todas as regiões do Brasil. No Rio de Janeiro também tem a Brisa e em São Paulo a Cometa. No site ClickBus você encontra todas as informações, como venda de passagens online, valores e horários.

Aeroporto de Juiz de Fora

Juiz de Fora tem um aeroporto, conhecido como Aeroporto da Serrinha que já fez voos comerciais. No entanto, até o presente momento o aeroporto só recebe voos particulares. Para voos comerciais mais próximos de JF, tem o aeroporto da Zona da Mata que fica em Goiânia, cerca de 50 km de Juiz de Fora.

O que fazer em Juiz de Fora 

Parque Halfeld e Calçadão da Rua Halfeld 

Parque Halfeld - O que fazer em Juiz de Fora | Credito Leandro Ciuffo por Wikimedia
Parque Halfeld – O que fazer em Juiz de Fora | Credito Leandro Ciuffo por Wikimedia

Localizado no coração de Juiz de Fora, o Parque Halfeld é um respiro em meio à correria central de trânsito e comércio. Lá é um ótimo lugar para descansar em meio à sombra das belas árvores. As crianças adoram o espaço para brincar. Por lá, você também encontra alguns artesãos mostrando suas obras e é um ótimo lugar para dar uma corridinha ou caminhada no calçadão.

Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora

UFJF Engenharia | Credito Py4nf por Wikimedia
UFJF Engenharia | Credito Py4nf por Wikimedia

A Universidade de Juiz de Fora é, com certeza, um dos cartões postais da cidade. Isso porque a faculdade é reconhecida nacional e internacionalmente por suas competências e inúmeras opções de curso. Seu polo se estende até Governador Valadares e abriga cerca de 20 mil alunos. Vale a pena fazer um tour pelo campus e conhecer as dependências, biblioteca, prédios, laboratórios e mais. 

Procurando hospedagem em Juiz de Fora no melhor preço nas datas de sua viagem?
Você sabia que quanto mais cedo você reservar, maior será sua economia paga pela diária! Confira agora diversas opções de hospedagem!

RESERVE AGORA

Museu Mariano Procopio 

Museu Mariano Procópio - O que fazer em Juiz de Fora | Credito Luciana Reis por Picasa
Museu Mariano Procópio – O que fazer em Juiz de Fora | Credito Luciana Reis por Picasa

Antiga casa de Mariano Procopio, o museu é o primeiro de Minas Gerais. Ele é constituído de dois prédios a Villa Ferreira Lage e o Prédio Mariano Procopio. Seu acerca conta com mais de 50 mil peças que contam parte da história de Minas Gerais dos séculos passados. Além do acervo histórico, o museu conta com um belíssimo acervo natural com seus jardins encantadores e cheios de vida. 

O museu não abre aos fins de semana, sua visitação é somente de segunda a sexta-feira. A visitação ao espaço externo e aos jardins é livre todos os dias.

Museu da República Presidente Itamar Franco

Fachada do Museu da República Presidente Itamar Franco - Juiz de Fora MG | Credito HVL por Wikimedia
Fachada do Museu da República Presidente Itamar Franco – Juiz de Fora MG | Credito HVL por Wikimedia

Itamar Franco é juiz-forano e foi prefeito da cidade na década de 70, mas sua carreira política se tornou promissora mesmo, nos anos 90 quando assumiu a presidência do Brasil. O Museu é uma merecida homenagem a um de seus habitantes mais ilustres.

Lá é guardado dezenas de objetos particular de Itamar, além de móveis, roupas, documentos e fotos que conta a trajetória política de Itamar e do Brasil.

O museu abre de terça a sexta-feira.

Museu de Arte Moderna Murilo Mendes

Fachada do Museu de Arte Murilo Mendes - O que fazer em Juiz de Fora | Credito HVL por Wikimedia
Fachada do Museu de Arte Murilo Mendes – O que fazer em Juiz de Fora | Credito HVL por Wikimedia

O museu guarda memórias do poeta, político, crítico e pensador Murilo Mendes que é natural de Juiz de Fora, nascido em 1901 bem a época da abolição da escravatura. Lá tem seu acervo com mais de 2.500 obras, materiais audiograficos e outros documentos. Fica ao lado do Memorial de Itamar Franco.

Centro Cultural Bernardo Mascarenhas 

Centro Cultural Bernardo Mascarenhas | Credito Leandro Ciuffo por Wikimedia
Centro Cultural Bernardo Mascarenhas | Credito Leandro Ciuffo por Wikimedia

Bernardo Mascarenhas, natural de Curvelo em Minas Gerais, veio para Juiz de Fora em 1822 e transformou a história industrial da cidade e da região. Ele montou uma das mais respeitadas fábricas de tear do país – a Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas, que veio a falir em 1894 por causa das mudanças políticas do Brasil.

O enorme terreno e legado de Bernardo Mascarenhas fez com que a Prefeitura de Juiz de Fora iniciasse o processo de compra e tombamento do prédio para abrir o que hoje é um dos centros culturais mais imponentes do país.

Lá você encontra exposições, teatros, shows, oficinas e mais. A programação é sempre muito rica.

Museu Ferroviário 

Entrada do Museu Ferroviário de Juiz de Fora MG | Credito HVL por Wikimedia
Entrada do Museu Ferroviário de Juiz de Fora MG | Credito HVL por Wikimedia

Localizado na antiga Estrada de Ferro Leopoldina, o Museu Ferroviário conta a história de um local marcado pela ferrovia mineira. Lá é possível encontrar a história ferroviária da região distribuída em salas e vitrines, além de utensílios, objetos, documentos, livros e outras coisas que fazem parte do acervo. 

Por lá também se encontra duas locomotivas a vapor, anfiteatro e sala dê multimeios. O Museu funciona de segunda a sexta em horário comercial.

Cine Theatro Central

Vista do Cine Theatro Juiz de Fora MG | Credito HVL por Wikimedia
Vista do Cine Theatro Juiz de Fora MG | Credito HVL por Wikimedia

Um dos maiores teatros do país com um enorme e muito bem estruturado palco para receber os mais diversos espetáculos da música e artes cênicas. O Cine Theatro Central escreve sua história em Juiz de Fora, desde as últimas décadas com grandes nomes nacionais e internacionais que já pisaram em seu palco, tais como Milton Nascimento, Djavan, Chico Buarque, Gonzaguinha, Elba Ramalho, Maria Rita, Ana Botafogo e muitos outros.

Sempre recheado de boas atrações, o Cine Theatro Central é visita obrigatória para quem está em JF.

Morro do Cristo

A vista mais linda de Juiz de Fora! O morro do Cristo é um daqueles lugares que é impossível não se apaixonar por toda beleza e simplicidade. Além do lindo horizonte, você ainda encontra um belo mirante e uma capela. Um ótimo lugar para refletir, meditar, rezar, contemplar a natureza e tirar muitas fotos.

Parque Mariano Procópio

Parque Museu Mariano Procópio - O que fazer em Juiz de Fora | Credito bolapiercing por Wikimedia
Parque Museu Mariano Procópio – O que fazer em Juiz de Fora | Credito bolapiercing por Wikimedia

O Museu Mariano Procopio conta, além da beleza e da história, com um jardim maravilhoso. O verde das folhas e das águas impressiona qualquer um. O local também é um ótimo lugar para fazer uma corrida ou caminhada ao ar livre. Aproveite para levar a família, fazer um piquenique e desfrutar da beleza e natureza do local.

Parque Municipal da Lajinha

Mais um lugar perfeito para estar em contato com a natureza, respirar ar puro, se exercitar. O parque é diversão na certa para as crianças, possui alguns brinquedos e um ótimo espaço para brincadeiras e piquenique. Outra coisa que impressiona é a infraestrutura do parque, com bebedouros, banheiros e até um quiosque que vende sorvetes, doces, salgados, refrigerantes e sucos e etc. 

Casa de Cultura

A Casa de Cultura da UFJF tem um amplo para exposições de arte, movimentos musicais, galerias, salas de vídeo, além de um amplo espaço para acesso gratuito à internet e computadores. Lá também encontra um anfiteatro e um espaço de convivência com uma cafeteria super charmosa. Além disso, a Casa faz um excelente trabalho com a terceira idade, com um programa destinado a eles que contém oficinas, cursos, aulas e especialidades acadêmicas de extensão. Aberto a toda comunidade.

Jardim Botânico 

A Universidade Federal de Juiz de Fora possui um imenso jardim botânico com diversas especialidades da Mata Atlântica (cerca de 400) em pleno centro urbano. Além de toda beleza natural, por lá você conhece um pouco mais de biologia e sociobiodiversidade, entendendo como cada espécie contribui para os estudos e para a sociedade. A visitação acontece de terça a sexta-feira e também aos domingos. Não é preciso agendar visita, apenas para grupos escolares.

Onde ficar em Juiz de Fora

O Hotel mais luxoso em Juiz de Fora

Hotel Green Hill

Booking.com

Hotel Green Hill | Divulgação
Hotel Green Hill | Divulgação

Localizada em um grande área, o hotel fica somente a 4 km do Centro de Convenções Expominas e do Aeroporto Serrinha. O estabelecimento oferece piscina, instalações esportivas, sauna e bar escocês.

Os quartos do Hotel Green Hill são categoria 4 estrelas, o restaurante dispõe buffet de café da manhã, como também pratos internacionais para almoço e jantar.

O Hotel com melhor Custo-benefício em Juiz de Fora

Premier Parc Hotel

Booking.com

Premier Parc Hotel | Divulgação
Premier Parc Hotel | Divulgação

As acomodações do Premier Parc Hotel oferecem ar-condicionado, TV a cabo, frigobar e um banheiro privativo. As suítes tem banheira de hidromassagem. Os casais particularmente adoram a localização.

O Hotel com a melhor localização em Juiz de Fora

Nobile Express Juiz de Fora

Booking.com

Nobile Express Juiz de Fora | Divulgação
Nobile Express Juiz de Fora | Divulgação

O Nobile Express Juiz de Fora dispõe de internet e estacionamento gratuito. As acomodações do hotel tem varanda, ar-condicionado, frigobar e TV, como também banheiro privativo com produtos de banho gratuitos e secador de cabelo. O hotel também conta com funcionários 24 horas na recepção.

O Hotel mais barato de Juiz de Fora com a melhor classificação

Hotel Ibis Juiz de Fora

Booking.com

Ibis Juiz de Fora | Divulgação
Ibis Juiz de Fora | Divulgação

Localizado a menos de 3 km do Shopping Independência, o Ibis Juiz de Fora dispõe de restaurante, estacionamento gratuito, bar e lounge. Todos as acomodações oferecem TV, ar-condicionado, guarda-roupa e banheiro privativo. O estabelecimento conta com recepção 24 horas, business center e depósito para bagagem.

No Ibis Juiz de Fora você pode aproveitar de um café da manhã continental.

Onde comer em Juiz de Fora

É só o fim de semana começar a dar as caras que a dúvida sobre onde comer com a família, com amigos ou namorados começa a aparecer, principalmente quando se está viajando. Em Juiz de Fora há uma infinidade de opções gastronômicas para visitar e se deliciar. Abaixo te apresento 11 das melhores opções que existe na cidade: 

Capitão Arnaldo Restaurante e Escola 

Comandado pelo Chef Thiago Caiaca, o restaurante tem diversas opções de comida contemporânea, frutos do mar, tira gosto, risotos e até hambúrgueres. Além disso, lá há cursos ministrados pelo Chef Thiago semanalmente. 

endereco-google-maps Capitão Arnaldo de Carvalho, 563 – Jardim Glória

Você vai viajar? Você sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?

Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado! Contrate um Seguro Viagem Nacional para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.

Fazer Cotação

Ki Delicia 

Bem no coração de Juiz de Fora, o restaurante Ki Delícia serve almoços de dar água na boca. No cardápio uma imensa de variedade de churrasco, grelhado, frutos do mar, japonês e massas. 

endereco-google-maps R. Santa Rita, 361 – Centro.

Chimarron Churrascaria

Opção para toda família! A Chimarron é um dos mais tradicionais restaurantes de Juiz de Fora e seu cardápio é variadíssimo com uma infinidade de opções. Lá você encontra opções de carnes, peixes, comida japonesa, mesa de frios e saladas. 

endereco-google-maps Av. Barão do Rio Branco, 700 – Manoel Honório

Bar Timboo 

O lugar ideal para o seu happy hour, com uma variedade de chopp, além da cerveja Timboo. No cardápio, você vai encontrar muitas opções de cervejas artesanais da cidade e da região e para acompanhar o bar oferece pizzas, hambúrguer artesanais, petiscos, tira gosto e até sobremesa.

endereco-google-maps Rua Dona Zely Lage, 55 – Passos

Mr. Tugas

A melhor e mais tradicional pizza de Juiz de Fora. Além de toda qualidade, o Mr. Tugas também oferece um cardápio variado de cervejas artesanais e um espaço kids para as crianças. 

endereco-google-maps R. Otília de Souza Leal, 310 – Nova Califórnia

Maria Fulo 

Lugar super aconchegante e rústico, sempre com comida muito saborosa. O Maria Fulo oferece uma infinidade de opções em seu cardápio como carnes, peixes, massas, churrasco, saladas e até opções vegetarianas e fitness. O almoço é servido de domingo a domingo. 

endereco-google-maps Av. Pres. Costa e Silva, 1756 – São Pedro

Picanha, Pimenta e Pinga 

Ou para os mais íntimos: PPP. Essa uma churrascaria deliciosa com um ambiente super descontraído e uma infinidade de opções saborosas no cardápio. Além dos churrascos, o PPP também oferece peixes, saladas e massas. Um diferencial do local é o horário, já que ele abre pela manhã e só fecha na parte da noite. Se você gosta ou precisa almoçar mais tarde, lá pode ser uma ótima opção.

endereco-google-maps Rua Eugênio do Nascimento, 310 – Aeroporto

Camelot Restaurante Medieval

Lugar bastante inusitado sendo o primeiro restaurante medieval da região. O ambiente é cinematográfico e no cardápio o que há de melhor da gastronomia mediterrânea. Se você quer curtir um ambiente diferente e experimentar novos sabores, o Camelot é o lugar perfeito.

endereco-google-maps R. José Manoel Ribeiro, 147 – Aeroporto

Salsa Parrila 

Aquele lugarzinho bem característico de shopping. O Salsa Parrila fica localizado nos mais importantes shoppings de Juiz de Fora: Alameda Shopping, Independência Shopping e Jardim Norte Shopping. No cardápio uma variedade enorme de massas, saladas, opções vegetarianas, peixes, carnes, churrasco. Carta de vinhos, cervejas variadas e sobremesas. 

Churrasqueira

Ambiente descontraído, leve e com um cardápio maravilhoso. Lá você encontra churrascos, saladas, massas e muitas opções de sobremesa e cervejas artesanais. O Churrasqueira é uma ótima opção para as crianças, pois além do espaço kids, o restaurante também com com monitores infantis. Com certeza uma das opções mais amadas pelos juizforanos.

endereco-google-maps R. Padre Café, 73 – São Mateus.

Dicas para todos os viajantes de Juiz de Fora

Além da história, cultura e excelente gastronomia, Juiz de Fora também impressiona por sua vida noturna agitada com grandes boates que promovem eventos e shows semanalmente e ótimo polo de compras com diversas lojas espalhadas pela cidade e grandes shopping centers.

Outro diferencial da região é a proximidade com o Rio de Janeiro! Estando em JF, você não gasta mais do que 2 horas para estar na Barra da Tijuca com sua água de côco!

Juiz de Fora é surpreendente e vale muito a visita.

Planeje sua viagem para Juiz de Fora

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 31/10/2020 o site está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom HALLOWEEN. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo, comprove você mesmo através desse link.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

16FansLike
176FollowersFollow
39FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.