Infelizmente, o estado do Amapá não é um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil. Isso porque sua localização no extremo norte do país o torna um local um tanto isolado para se visitar. Porém, neste texto irei abordar algumas dicas sobre o que fazer em Macapá com chuva, assim aqueles que forem visitar este lugar irão saber aproveitar independentemente do clima.
Então venha conferir essas dicas sobre o que fazer em Macapá com chuva:
Um pouco sobre Macapá
Macapá é o lar de aproximadamente 500 mil pessoas, ou seja, mais da metade da população do estado inteiro vive neste município. Esta cidade é uma das poucas regiões do Brasil que é cortada pela linha do equador. Além disso, também é atravessado pelo Rio Amazonas, sendo o local onde este rio desemboca no mar.
Fundada em 1758 e emancipada em 1856, nos seus primeiros anos a cidade de Macapá tinha uma economia totalmente voltada para a produção agrícola de arroz, milho e feijão, assim como algodão e mandioca.
Já no século XX, a região ficou marcada pela atividade econômica do extrativismo de borracha e madeira, e também pela exploração de ouro. Ao longo desse tempo, também houve uma urbanização nesta cidade, o que faz Macapá ser uma das cidades mais modernas da região.
Os turistas que vão até Macapá costumam visitar pontos turísticos como o Píer do Rio Amazonas, conhecida como Trapiche Eliezer Levy, uma construção localizada na orla do Rio Amazonas onde estão situados vários estabelecimentos comerciais, como sorveterias, restaurantes, lanchonetes, além de uma praça onde fica concentradas inúmeras pessoas.

Outro ponto turístico muito visitado pelos viajantes é o Bioparque Municipal de Macapá, um espaço com uma flora e fauna extremamente diversa, onde os turistas podem realizar trilhas terrestres e aquáticas e ter contato com diferentes espécies de árvores, plantas e animais que só são encontradas na floresta amazônica.
O bioparque de Macapá também oferece palestras, oficinas e rodas de conversa aos visitantes. Então, aqueles que gostam de atividades do tipo, além da temática ambiental, irão adorar esta outra atração do local.
Contudo, o bioparque e o píer do Rio Amazonas não são exatamente bons lugares para se incluir em uma lista de o que fazer em Macapá com chuva. Afinal, estes lugares são abertos e os turistas irão aproveitá-los bem mais em dias de calor. Dessa forma, é preciso procurar lugares fechados para curtir a cidade mesmo quando ela está chuvosa.
Teatro das Bacabeiras

Minha primeira dica de o que fazer em Macapá com chuva é o Teatro das Bacabeiras, um dos espaços mais interessantes da capital do Amapá. O espaço tem uma arquitetura super moderna, com uma construção inspirada em um estilo italiano.
Além de ser um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, também é uma das atrações mais importantes da região nortista, uma vez que é o teatro mais novo e moderno do norte do país.
Este teatro tem capacidade para mais de 700 pessoas e aqui são realizadas inúmeras apresentações e espetáculos. Vale a pena ficar de olho no calendário de peças do local, assim, é possível escolher o que assistir com antecipação.
- Localização: R. Cândido Mendes, 1087 – Central, Macapá.
Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva

Outra dica de o que fazer em Macapá com chuva é um dos museus mais importantes da cidade, uma vez que reúne um acervo riquíssimo, excelente para quem deseja conhecer a história deste estado que é bem pouco reconhecido no restante do país.
Entre os itens expostos lá podemos citar documentos, fotografias e diversos manuscritos, além de peças arqueológicas muito impressionantes.
Este museu fica localizado em um antigo casarão, como uma construção tipicamente colonial. Os amantes de arquitetura irão adorar ver tanto a fachada do espaço quanto seu interior, visto que ele é cheio de detalhes interessantíssimos.
- Localização: Av. Mario Cruz, 0376 – Central, Macapá.
Casa do Artesão

Quem gosta de artesanato, e deseja levar pelo menos uma lembrancinha da viagem à capital do Amapá, sem dúvidas deve incluir a Casa do Artesão em uma lista sobre o que fazer em Macapá com chuva.
Neste espaço há diversas peças de artesãos locais, entre eles utensílios domésticos, camisetas, artes em madeira ou em cerâmica e até mesmo bijuteria. Além disso, há inúmeros itens vindos dos artesanatos indígenas, assim, muitas peças de povos originários são expostas e vendidas lá. Logo, vale super a pena incluir em um guia sobre o que fazer em Macapá com chuva.
- Horário de funcionamento: De segunda a sábado das 08hs às 19:30hs, aos domingo das 13h às 20:30h.
- Localização: Rua Francisco Azarias da Silva Coelho Neto S/N – Central, Macapá.
Macapá Shopping

Os turistas que desejam um lugar mais tranquilo para colocar em uma lista de o que fazer em Macapá com chuva podem ir ao Macapá Shopping sem medo de se arrepender, até porque este é um espaço amplo com várias possibilidades de lazer.
Para começar, há uma diversidade muito grande de lojas, o que é ótimo para quem quer comprar algumas coisinhas na capital do Amapá. Além disso, também há salas de cinema com vários títulos em cartaz e uma praça de alimentação, com muitos restaurantes e as redes de fast food mais famosas.
O espaço do Macapá Shopping é bem moderno e com uma arquitetura super interessante, o que deixa o lugar muito confortável para os turistas que desejam passar algum momento mais tranquilo em um dia chuvoso.
- Horário de funcionamento: De segunda a segunda das 10hs às 22hs.
- Localização: R. Leopoldo Machado, 2334 – Trem, Macapá.
Igreja de São José

Dando continuidade a esta lista sobre o que fazer em Macapá com chuva, irei indicar uma ida até a Igreja de São José, um dos templos religiosos mais importantes do estado do Amapá.
Apesar de ser uma construção relativamente simples, esta igreja encanta pela sua beleza e riqueza de detalhes. Ela é linda tanto por dentro quanto por fora, e como foi restaurada recentemente os ambientes estão novinhos em folha, o que deixa os visitantes ainda mais cativados por esta igreja, por isso vale incluir ela em uma lista sobre o que fazer em Macapá com chuva.
- Horário de funcionamento: De segunda a sábado das 09hs às 17hs.
- Localização: R. São José, 1720 – Central, Macapá.
Experimentar comidas típicas da região
Por fim, quem está montando um roteiro sobre o que fazer em Macapá com chuva não pode deixar de lado um passeio para experimentar as comidas locais. Isso porque nada melhor do que viajar e desfrutar de uma gastronomia típica, ainda mais se ela for cheia de receitas diferentes e deliciosas como o estado do Amapá.

Em primeiro lugar, indicarei o camarão no bafo, um prato em que o fruto do mar ao invés de ser frito, como é mais consumido no restante do país, é cozido com uma série de temperos.
O principal diferencial deste prato é a consistência do camarão, que fica muito diferente das receitas mais famosas com esta iguaria, além da presença de pimenta e alho, que modificam o sabor do prato e deixam ele ainda mais delicioso.

Outro prato que quem viaja à capital do Amapá não pode deixar de provar é a Caldeirada de Tucunaré, uma receita que mistura o famoso peixe com temperos e vegetais. Ele é servido com se fosse um caldo, vale muito a pena experimentar.
O Tacacá é outra receita típica da culinária do Amapá que todo turista deve experimentar, uma vez que esta é provavelmente a iguaria mais conhecida da gastronomia do norte do Brasil. Este prato é uma espécie de sopa feita com camarão, peixe e tapioca, o sabor é bem marcante, mas impossível de não se deliciar.

Recomendo ainda que os turistas que vão a Macapá experimentem a gengibirra, uma bebida que mistura cachaça, açúcar e gengibre, um drink ideal para quem gosta de bebidas feitas à base de pinga.

Também vale a pena comer a maniçoba, uma iguaria folha de mandioca e que leva no seu preparo ingredientes como carne de porco e de boi. Em geral, ela é servida com farinha ou arroz, e é bastante apreciada por quem a experimenta.
Todos estes pratos podem ser encontrados em diversos restaurantes de Macapá, afinal, todos eles são bem típicos da culinária da região.
Indico alguns lugares especiais aos turistas, entre eles o Restaurante Estaleiro, um ambiente muito confortável e decorado com uma temática de navios e que conta com excelente atendimento e traz no seu cardápio os pratos mais típicos da gastronomia do Amapá, além de receitas mais comuns como torresmo e feijoada, então é um ótimo lugar para incluir em uma lista de o que fazer em Macapá com chuva.
Outro restaurante que vale a pena conhecer é o Amazonas Peixaria, um espaço mais refinado e ideal para quem gosta de peixe e quem experimenta as espécies locais. O cardápio daqui é incrível e traz inúmeras opções, inclusive alternativas para quem não come peixe.
Em relação ao valor, o Amazonas Peixaria tem pratos mais caros que os encontrados em outros restaurantes da cidade, mas além de não ser absurdo, vale a pena por conta da comida servida lá e o atendimento prestado.
Gostou dessas dicas sobre o que fazer em Macapá com chuva? Agora você está preparado para ir em uma das cidades mais legais, e pouco reconhecidas, do Brasil. Boa viagem!
Planeje sua viagem para Macapá com chuva
Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.
Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.
É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.
O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.
Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.
A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.
Planeje sua Viagem pelo Brasil toda por aqui!
Finalmente, depois de uma avalanche de dicas, aqui está a última e mais importante: Em viagens, tempo é igual a dinheiro. Para poupar seu precioso tempo, reuni todos os sites que você precisará para planejar o que fazer na sua próxima aventura.
⛪ Hotel: Reserve já sua hospedagem pelo Booking e economize. Simples assim!
❤ Seguro Viagem: A Real Seguro Viagem é a melhor assistência à saúde e cobertura para imprevistos.
♟️ Passeios Incríveis: Com a Civitatis descubra passeios autênticos e seguros!
⛽ Aluguel de Carro: Alugue seu carro com a RentCars e compare preços. Sua aventura do seu jeito!
✈ Passagens aéreas: Com o Skyscanner encontre descontos de até 35% para todos os destinos.