O que fazer em Maceió: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilAlagoasO que fazer em Maceió: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

Praias com mar azul, piscinas naturais, água morna e emolduradas pelos coqueiros… Parece o destino perfeito para suas férias? Então talvez você queira saber mais sobre Maceió.

A capital do estado de Alagoas possui 40 quilômetros de orla, considerada uma das mais bonitas do Brasil, além disso, tem uma cultura única e inesquecível e muitos atrativos para visitar.

Se essa é a sua praia, fique atento(a) e descubra o que fazer em Maceió. 

Como chegar em Maceió

O primeiro passo é decidir como chegar a Maceió. Isso depende, é claro, de onde você vai partir. Quem vem de mais longe pode ter mais comodidade viajando de avião. Maceió possui um aeroporto, chamado Aeroporto Zumbi de Palmares, que recebe voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Aracaju. Se você estiver partindo de outras cidades, pode fazer uma conexão em uma destas.

Outra opção é ir a Maceió de carro. As principais vias de acesso são a BR-101, que passa por dentro do estado, e a AL-101, que vai pelo litoral. São apenas 250 quilômetros até Sergipe ou 270 quilômetros até Aracaju, por isso, mesmo quem vem de outros estados costuma optar pelo carro, dependendo da distância.

Você também pode escolher fazer a viagem de ônibus. Você encontra ônibus direto saindo de Aracaju, Fortaleza, Salvador, Brasília e outras cidades. O esquema é o mesmo do avião: talvez você precise pegar um ônibus da sua cidade até uma dessas e então seguir para Maceió.

O que fazer em Maceió: As Praias

Praia de Pajuçara

Para quem procura o que fazer em Maceió, um dos lugares que você não deve deixar de visitar é a Praia de Pajuçara, uma das mais famosas da cidade. É uma praia urbana, por isso, você não vai ter dificuldades em chegar lá e aproveitar a paisagem linda. Uma dica quando estiver na Praia de Pajuçara é fazer o passeio de jangada até as piscinas naturais, que se formam a cerca de 2 quilômetros da costa.

Apesar da beleza, há momentos do ano em que o mar da Praia de Pajuçara fica impróprio para banho. Você pode consultar a taxa de balneabilidade no site do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas. Se o mar não estiver na melhor das condições, aproveite a paisagem da areia mesmo.

Praia de Ponta Verde

Outra dica entre as praias urbanas de Maceió é a Praia de Ponta Verde. Seja para fazer uma caminhada na orla emoldurada pelos coqueiros, seja para relaxar e tomar sol na areia ou mesmo para aproveitar um mergulho, vale a pena incluir a Praia de Ponta Verde no seu roteiro.

É bom você saber que as condições da praia variam bastante de acordo com as marés. Na maré baixa, dá até para caminhar até o Farol da Ponta Verde. Já na maré alta, as ondas quebrando chegam a molhar quem está passando pelo calçadão.

Outra informação importante sobre a Ponta Verde é que o sol se põe bem cedo por ali – se você dormir no ponto, já não vai conseguir aproveitar a praia durante o dia.

Assim como a Praia de Pajuçara, a Praia de Ponta Verde oferece passeios de catamarã que te levam até as deliciosas piscinas naturais.

Aproveite que está na região e tire uma foto com o letreiro “eu amo Maceió” ou com as estátuas de figuras que marcaram a história do estado de Alagoas, como Graciliano Ramos. É uma daquelas fotos clichês, mas que com certeza vão se tornar lembranças de uma ótima viagem.

Praia de Jatiúca

A Praia de Jatiúca também está entre as praias mais urbanas de Maceió. Além disso, o mar é mais agitado e com ondas mais fortes. Não por acaso, a Praia da Jatiúca é um point para os surfistas e sede para eventos esportivos.

Possui uma boa estrutura de quiosques e boas opções para um lanche à beira-mar, como as famosas e tradicionais tapiocas.

As águas são marcantes por seu tom de verde único, mas é importante também verificar a taxa de balneabilidade desta praia.

Praia de Cruz das Almas

Outra praia que atrai os surfistas que buscam o que fazer em Maceió é a Praia de Cruz das Almas. Mas, justamente devido às ondas mais fortes, não é uma praia tão amigável para as crianças, pelo menos não para quem quiser aproveitar o mar.

A Praia de Cruz das Almas fica bem perto do centro de Maceió, cerca de apenas 6 quilômetros (o que facilita para quem quiser passar por lá para conhecer) e possui a orla urbanizada, com vários equipamentos de lazer. Por isso, é um bom lugar para fazer uma caminhada à beira-mar, mesmo que você não arrisque um mergulho.

Praia Jacarecica

Cercada de coqueiros e areia grossa, a Praia Jacarecica também faz parte das paisagens mais bonitas de Maceió. Assim como acontece com a Praia de Jatiúca, as ondas fortes da Praia Jacarecica se tornam um atrativo para quem curte surf. Além disso, é um bom ponto para pesca.

A Praia Jacarecica é dividida em duas partes: uma mais preservada e outra mais urbanizada, e tem uma boa estrutura de bares na orla, para quem quiser curtir uma bebida e um petisco à beira mar.

Praia Riacho Doce

Quem está planejando o que fazer em Maceió e busca uma praia mais selvagem e tranquila pode procurar a Praia Riacho Doce. Esta praia fica um pouco mais afastada do centro da cidade, e, apesar de receber um bom número de turistas durante a alta temporada, é frequentada principalmente por moradores e pescadores. As águas são um pouco agitadas, mas possuem uma temperatura agradável, e são ótimas para tomar banho de mar ou praticar esportes aquáticos.

A Praia possui algumas pousadas, bares e restaurantes no seu entorno, facilitando para quem quer comer ou beber por lá, ou mesmo busca uma hospedagem mais distante do centro.

O nome, Riacho Doce, vem de um riacho que passa pela praia. Seu encontro com o mar torna este cenário paradisíaco ainda mais especial.

Praia Guaxuma

No litoral norte de Maceió, a Praia Guaxuma é bastante visitada pelos moradores que possuem casas de verão na região, mas é uma praia tranquila durante as outras estações. A paisagem é deslumbrante – mar azul, coqueiros e areia clara, e recebe bastante movimento nos bares e quiosques da região.

Praia Garça Torta

Se você está planejando o que fazer em Maceió e quer fugir um pouco das praias mais movimentadas e mais próximas ao centro da cidade, considere conhecer a Praia Garça Torta. Com um clima simples, apesar de uma boa infraestrutura em termos de bares e restaurantes, a Praia também tem o mesmo cenário lindo que estamos acostumados a ver em Maceió.

Dizem que esta praia era um refúgio para artistas em busca de curtir o clima local e até hoje o clima descontraído dá o tom da Praia Garça Torta. Pegue um drink em um dos barzinhos, relaxe e fique ali ouvindo as ondas quebrando e curtindo a tranquilidade desta praia.

Praia da Sereia

Uma das praias urbanas de Maceió, a Praia da Sereia encanta muitos turistas com sua paisagem inesquecível… Águas tranquilas e cristalinas, piscinas naturais formadas pelas barreiras de recifes de corais, areia grossa e avermelhada formam o cenário, que se torna ainda mais único com a estátua de uma sereia a observar a beleza da praia, representando Iemanjá, o que lhe dá um ar impressionante e até místico.

A Praia da Sereia possui uma área mais tranquila e uma região com uma maior infraestrutura turística, com bares, postos de aluguel de equipamentos e pontos de venda de comida.

Praia Ipioca

A Praia Ipioca tem a beleza característica das praias de Maceió, formada pelo mar azul-esverdeado e pela paisagem cercada pelos coqueiros. Vai ser uma delícia aproveitar as águas cristalinas e as piscinas naturais. Também é possível fazer um passeio de catamarã por ali.

Um dos pontos mais badalados da Praia Ipioca é o Hibiscus Beach Club. O espaço oferece diversas opções para passar o dia, com música ao vivo, drinks, restaurantes e atividades como passeios, massagens, recreação infantil e muito mais.

O que fazer em Maceió: Centro Histórico

Com um litoral tão deslumbrante, é natural que as praias se tornem o principal atrativo em uma cidade como Maceió. Mas se você também não perde a oportunidade de fazer um passeio histórico e cultural, vale muito a pena tirar uma manhã ou uma tarde para conhecer o Centro Histórico. Veja aqui algumas das principais atrações que você vai encontrar em seu passeio:

Memorial à República

Talvez você não saiba disso, mas Alagoas é terra de personagens ilustres na história brasileira. É de lá que vieram os dois primeiros presidentes do Brasil: Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. O Memorial à República foi uma maneira encontrada de honrar a importância do estado na história da república brasileira.

Este Memorial possui painéis explicativos, exposições itinerantes, obras de arte que retratam o período da proclamação da república e documentos históricos importantes, além de contar um pouco da história destes dois presidentes.

Museu Palácio Floriano Peixoto

Mais um atrativo de Maceió para agradar os amantes de história é o Museu Palácio Floriano Peixoto. O local, construído por volta do ano de 1893, já foi sede do governo de Alagoas e pertence ao Conjunto Arquitetônico dos Martírios. Atualmente, o museu abriga mobília, objetos decorativos, prataria e outros artigos provenientes dos séculos XIX e XX, além de obras de artistas alagoanos. O Museu conta, ainda, com o Espaço Aurélio Buarque de Holanda, famoso dicionarista alagoano, e com o Memorial Lêdo Ivo, que trata da vida e da obra do escritor, também natural do estado. É possível fazer uma visita guiada para conhecer melhor a história do local e as relíquias que ele guarda.

Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore

Para quem está montando sua programação do que fazer em Maceió, fica também a dica do Museu Théo Brandão. Pertencente à Universidade Federal de Alagoas, o nome do museu homenageia Theotônio Brandão Vilela, professor, médico e folclorista, que doou seu rico acervo à universidade. Entre os objetos doados e expostos no museu estão uma série de elementos de arte popular, principalmente de artistas alagoanos, como fotos, livros, discos, folhetos de cordel, peças de cerâmica, esculturas, brinquedos populares, rendas e bordados e diversos outros elementos que representam a diversidade e a beleza da cultura do estado. Vale a pena também prestar atenção ao prédio sede do museu, palacete construído em estilo eclético no início do século XIX e restaurado em 2002.

Pontal da Barra

Quem vai a Maceió, também não deve deixar de fazer uma visita ao bairro Pontal da Barra. É lá que fica a “Rua das Rendeiras”, onde as mulheres expõem seus trabalhos com a renda, em especial o filé, um tipo de renda bem característico do estado – a importância para sua cultura é tão grande que o filé é considerado Patrimônio Imaterial de Alagoas, e vem sendo levado adiante a cada geração. Você encontra inúmeras peças como cangas, roupas, colchas e muito mais.

O bairro também é um dos melhores lugares para se assistir ao pôr-do-sol em Maceió – o sol se pondo na Lagoa Mundaú forma um espetáculo incrível.

Catedral Metropolitana de Maceió

Se você está planejando o que fazer em Maceió e quer incluir um pouco de história e de turismo religioso em seu passeio, aproveite a ida ao centro para conhecer a Catedral Metropolitana de Maceió. Esta, que é o templo religioso mais importante da cidade, teve sua construção iniciada por volta de 1820 e foi inaugurada em 1859, se tornando catedral em 1900. Influências de diferentes estilos arquitetônicos estão presentes na sua construção, mas o estilo neoclássico é predominante. Uma curiosidade interessante é que a Catedral é conhecida como “Templo Imperial”, por ter sido visitada por D. Pedro II e Dona Tereza Cristina em sua fundação.

O que fazer em Maceió: Bate-voltas

Maceió é considerada como um importante centro para diversas viagens no estado de Alagoas. Por isso, existem uma série de passeios bate-volta para fazer e aproveitar sua viagem, caso esteja com um pouco mais de tempo.

Existem algumas opções bem famosas mas um pouco mais distantes, como Maragogi, por isso, acredito que, nesses casos, seja mais interessante aproveitar com mais tempo e reservar uma hospedagem na própria cidade.

Apesar disso, existem bons passeios nos arredores de Maceió que compensam uma viagem de ida e volta no mesmo dia, aproveitando sua hospedagem na capital. Conheça alguns deles:

Praia de Carro Quebrado

A Praia de Carro Quebrado fica a apenas 40 quilômetros de Maceió, mas o acesso a essa praia é por estrada de terra, por isso, nem todo carro é capaz de aguentar o passeio. Vale a pena contratar um passeio de buggy ou quadriciclo por ali.

A Praia em si é deserta, e a paisagem tranquila e preservada é ideal para passar um dia relaxando, fazendo uma caminhada e curtindo o som das ondas no mar. No período da maré baixa, se formam piscinas naturais ótimas para um mergulho.

Existe um mirante natural formado pelas falésias no qual você pode apreciar a paisagem deslumbrante. Mas, se quiser visitar o mirante, considere contratar um guia, pois não há sinalização e talvez o acesso não seja tão simples para quem não conhece a região.

Dica: leve um lanche e água, pois não há muitas opções para comprar comida e bebida por ali.

Barra de São Miguel

Outro destino que fica ao alcance de um bate-volta partindo de Maceió é Barra de São Miguel, a apenas cerca de 30 quilômetros da capital. Esta praia linda tem uma piscina natural gigante, protegida pela barreira de corais. Do outro lado, as águas ficam mais agitadas, o que também é ideal para alguns esportes aquáticos.

A Praia possui uma boa infraestrutura com quiosques, bares e beach clubs. Vale a pena também aproveitar o passeio de lanchinha, que te levará até outros pontos turísticos da região, além de atividades como passeios de jet ski e flyboard.

Delta do Rio São Francisco

Para este passeio, é bom reservar um dia inteiro. Mas com certeza vale a pena essa experiência. Você terá a oportunidade de observar um dos mais importantes rios do Brasil- o maior pertencente apenas ao território brasileiro – em seu encontro com o mar. Isso mesmo: é o ponto onde o Velho Chico deságua no mar, cercado pelas dunas, e você pode até mergulhar por ali.

Para fazer este passeio, você precisará ir até Piaçabuçu, a cerca de 130 quilômetros de Maceió. A partir daí, a trajetória segue de barco durante cerca de 45 minutos.

Onde comer em Maceió

Faz parte das melhores experiências de viagem provar os sabores característicos da culinária local, e, nesse sentido, Alagoas não decepciona. Recomendo que você não vá embora sem experimentar as delícias nordestinas que a região oferece.

Ao caminhar pela orla nas praias urbanas, você verá que existem várias opções de quiosques e barracas vendendo pratos como as deliciosas tapiocas. Vale a pena escolher uma delas para fazer um lanche quando for passar um dia na praia.

Falando no tempero nordestino, um bom lugar para prová-lo é a Bodega do Sertão. No esquema self-service, o restaurante tem uma miríade de deliciosos pratos típicos, como cuscuz, tapioca, carne de sol na nata, sobremesas como a cocada com sorvete de tapioca e muito mais. O clima e a decoração acompanham a temática regional.

Mas se você procura um estilo diferente, o restaurante Maria Antonieta serve deliciosas opções da culinária italiana, além de bebidas, com destaque para os vinhos, e sobremesas. A decoração é elegante e, se der sorte, pode aproveitar sua refeição ao som de um piano ao vivo.

De sobremesa, uma boa pedida – que ainda ajuda a se refrescar no calorão de Maceió – é a Sorveteria Bali. Esta sorveteria, tradicional na cidade, conta com mais de 100 sabores, dos mais tradicionais aos mais diferentes, feitos com ingredientes naturais e de qualidade.

Onde ficar em Maceió

Agora que já descobriu o que fazer em Maceió, falta encontrar um bom lugar para se hospedar enquanto aproveita sua viagem. Veja algumas opções que separei para você:

Meridiano Hotel

Uma dica de acomodação próxima à Praia de Pajuçara é o Meridiano Hotel. Neste hotel, você tem comodidades como wifi, televisão e ar condicionado em suas várias suítes, que têm cama king size e podem ter vista para o mar. Além disso, o hotel possui academia, sauna, uma incrível piscina (na cobertura e no térreo), bar à beira da piscina, restaurante, sala de jogos e brinquedoteca para as crianças. O ambiente é moderno e elegante, e a vista da praia é deslumbrante.

Salinas Maceió All Inclusive Resort

Se o que você está procurando é uma acomodação no estilo resort all inclusive, talvez o Salinas seja a melhor opção para você. São 28.000 metros quadrados com inúmeros equipamentos de lazer, como piscinas, salas de jogos, quadra de vôlei, programações voltadas para crianças, atividades como hidroginástica e aula de dança e muito mais.

O sistema all inclusive significa que todas as refeições, incluindo petiscos, bebidas e sobremesas, já estão inclusos na diária e são servidos pelos restaurantes e bares dentro do estabelecimento, incluindo um bar de frente para o mar.

Você pode escolher entre acomodações para duas, quatro ou até cinco pessoas.

Pousada Aquarela do Brasil

Já se você busca uma pousada com valores um pouco mais modestos, ainda que confortável, minha dica é a Pousada Aquarela do Brasil. Os quartos são aconchegantes e possuem TV, ar condicionado e varanda com rede (nos quartos do térreo).

A localização também conta pontos a favor desta pousada, que está a apenas 60 metros da Praia de Pajuçara.

As diárias incluem um café da manhã, para começar bem seu dia em Maceió.

Dicas para os viajantes

Com muitas paisagens incríveis, Maceió tem um dos litorais mais bonitos do Nordeste e sabemos que isso não é pouca coisa.

Em alguns períodos, o mar em algumas praias fica impróprio para banho. Por isso, sempre consulte a taxa de balneabilidade no site do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas.

Nos meses mais chuvosos, alguns passeios podem ficar prejudicados. Vale a pena programar sua viagem no período de estiagem, que dura por volta de setembro a março

Outra dica é que a maioria dos passeios fica melhor durante a maré baixa. É quando se formam as adoradas piscinas naturais que tornam as praias ótimas para mergulhar. Por isso, acompanhe sempre a tábua de marés para programar seus passeios.

Boa viagem e aproveite Maceió!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.