O Que Fazer Em Mairiporã: Atrativos E Pontos Turísticos Para O Final De Semana

Compartilhar

Mesmo entre as pessoas que amam viajar pelo Brasil afora, certas cidades ainda são bem desconhecidas pelos turistas, porém, quem viaja até elas tem muita coisa boa para contar, é o caso deste destino que iremos falar nesta lista de o que fazer em Mairiporã.

Um pouco sobre a história de Mairiporã

Este é um município da região metropolitana de São Paulo que traz belíssimas opções de lazer para os viajantes que a visitam.

Em geral, ele não é muito conhecido pelos seus aspectos turísticos, mas ainda assim oferece alternativas de passeio com capacidade para agradar todos os tipos de pessoas, em especial para os turistas que desejam entrar um pouco em contato com a natureza.

Com uma população de pouco mais de 100 mil habitantes, Mairiporã fica localizada a somente 40 quilômetros da cidade de São Paulo.

Por muitas vezes é considerada uma espécie de cidade dormitório, uma vez que boa parte dos seus moradores se deslocam até a capital paulista para trabalhar e retornam a Mairiporã para descansar.

A cidade é considerada bem desenvolvida, possuindo um IDH bem alto e uma infraestrutura decente, o que é ótimo para os turistas, que não precisam se preocupar se o município tem capacidade de recebê-los.

Bom, agora que você já conhece um pouquinho mais sobre essa cidade, vamos falar tudo sobre quando ir, como chegar e o que fazer em Mairiporã.

Quando visitar Mairiporã

O clima de Mairiporã é subtropical, o que significa que no verão faz bastante calor e chove bastante e o inverno é muito seco, mas o frio não é tão forte quanto em outros lugares.

Como falaremos abaixo, Mairiporã tem ótimas dicas de diversão ao ar livre, então os melhores meses para visitar este lugar são aqueles cuja chuva não será um empecilho para passeios ao ar livre.

Então, a dica é viajar até Mairiporã em meses como agosto e setembro, assim é possível fugir da temporada de chuva dos verões, mas ainda assim aproveitar um clima mais quente e menos seco, visto que o inverno já está chegando ao fim.

Onde ficar em Mairiporã: Hotéis e Pousadas

Mairiporã tem boas opções de hospedagem, mas vale muito a pena planejar onde ficar com maior antecedência. Confira algumas dicas de lugares bacanas para passar sua estadia nessa cidade.

Ecoresort Refúgio Cheiro de Mato

32790 ecoresort refugio
Ecoresort refúgio cheiro de mato
32790 quarto no ecoresort refugio
Quarto no Ecoresort Refúgio

Como Mairiporã é um destino que oferece opções de lazer que permita um contato maior com a natureza, que tal se hospedar em um Ecoresort? Se sim, o Refúgio Cheiro de Mato é a melhor opção.

Ele fica localizado um pouco afastado do centro, mas em uma distância confortável para passear na cidade. Dentro dele alternativas de lazer são o que não faltam, uma vez que a estrutura é grandiosa e conta com piscinas, quadras esportivas, spa e até academia.

Pousada TOP

32790 pousada top
Pousada TOP
32790 quarto pousada top
Quarto na Pousada TOP

Já os turistas que também querem um lugar mais sossegado, mas um pouco mais simples, irão adorar a Pousada TOP, cuja estrutura é confortável, mas ainda assim bastante aconchegante.

Este espaço possui piscinas e jardins, além de oferecer possibilidades de quartos para todos os gostos, sendo que eles estão sempre equipados com televisão e ar condicionado. Assim como café da manhã incluso na diária.

Outro serviço interessante é o de transfer, ideal para quem está vindo de avião. Com ele é possível vim direto do aeroporto até a pousada.

Graal Inn Mairiporã

32790 graal inn mairipora
Graal inn mairiporã
32790 quarto graal inn mairipora
Quarto no graal inn mairiporã

Por fim, minha dica para quem quer viajar e se hospedar em um lugar que oferece conforto acima de tudo, é o Graal Inn, um hotel muito bem localizado, com ótimo atendimento e quartos de primeira.

Os quartos também possuem ar condicionado, televisão, banheiro privativo, e sobretudo, um ambiente muito aconchegante. Além disso, a garagem é gratuita aos hóspedes e eles servem um café da manhã muito variado. 

É o lugar perfeito para quem está procurando o melhor custo benefício para se hospedar em Mairiporã.

O que fazer em Mairiporã

Agora que você já sabe quando ir e como chegar, vamos falar o que fazer em Mairiporã. Essa cidade certamente irá encantar quem se dispor a conhecê-la. Confira algumas dicas de passeios imperdíveis para se fazer nessa cidade:

Pedreira do Dib

32790 pedreira do dib 1
Pedreira do dib

Este espaço é uma pedreira desativada que hoje em dia é procurada por muitas pessoas para práticas das mais diversas atividades, o que o torna uma ótima opção de o que fazer em Mairiporã.

Entre as possibilidades de lazer que essa pedreira oferece podemos citar escalada e rapel, pois é um lugar bem propício para quem gosta desse tipo de diversão.

Como essa pedreira já é considerada um ponto turístico da cidade de Mairiporã, a estrutura dela já é toda planejada para recepcionar turistas. A começar pela existência de bares e restaurantes em suas proximidades, o que deixa o passeio muito mais agradável.

Cachoeira Caceia

Cachoeira caceia | o que fazer em mairiporã
Cachoeira Caceia | O que fazer em Mairiporã

Quem está procurando o que fazer em Mairiporã não pode deixar de lado a Cachoeira Caceia, um lugar muito bonito com águas claras, ideal para quem quer fugir de grandes centros urbanos e se reconectar com a natureza.

Ela fica próxima da cidade, o que favorece o deslocamento, mas por conta disso costuma ficar bem cheia, principalmente durante os finais de semana. 

Sítio do Pica Pau Amarelo

32790 sitio do pica pau amarelo 1
Sítio do Pica Pau Amarelo

Quem cresceu assistindo a famosa série da boneca Emília e companhia, irá amar essa dica de o que fazer em Mairiporã. Afinal, essa cidade guarda um espaço temático, com todos os elementos que os fãs do sítio do pica pau amarelo irão reconhecer.

O espaço é bem amplo e traz vários ambientes e brinquedos para a criançada. Além disso, há a versão de diversos personagens que auxiliam os visitantes durante o passeio. É o tipo de lugar que irá agradar adultos e crianças, sendo ótimo para se conhecer com a família toda.

Pesqueiro Recanto da Truta

Outra possibilidade excelente de o que fazer em Mairiporã para se divertir é ir até um dos melhores pesqueiros da região, o Recanto da Truta.

Este é um espaço ótimo para quem gosta de praticar a pescaria, mas até mesmo aqueles que não estão tão familiarizados com a prática conseguem se divertir neste lugar. 

Isso porque ele está localizado em uma ampla área verde, com uma estrutura impressionante, tem até um restaurante ali para quem quer comer algo durante este passeio.

Assista o Pôr do Sol no Pico do Olho d’Água

Pico do olho d’água | o que fazer em mairiporã
Pico do Olho d’Água | O que fazer em Mairiporã

O Pico do Olho D’água é um mirante impressionante que oferece uma vista maravilhosa da cidade de Mairiporã. Ir assistir o pôr do sol (ou até mesmo o nascer dele) neste lugar é uma experiência maravilhosa.

Para chegar até ele é necessário percorrer uma estrada, que apesar de longa não é tão difícil de andar, graças ao asfalto que impede derrapagens e deixa a caminhada mais segura e confortável.

Recomendo a todos que incluam esse passeio na sua lista de o que fazer em Mairiporã, pois ele proporciona um contato incrível com a natureza. Outra dica: no dia em que for fazer essa caminhada, use roupas leves, passe protetor solar e se hidrate bem, tudo isso são recomendações que irão tornar o trajeto bem melhor.

Onde comer em Mairiporã

Nada melhor do que aproveitar para experimentar tudo que a culinária de uma cidade diferente tem a oferecer, e para quem vai conhecer Mairiporã certamente não irão falta opções de sobra nesse quesito.

Por estar localizada ao lado de um grande centro multicultural, Mairiporã herda de São Paulo a mistura de culturas que se refletem na gastronomia local. Então, pode-se esperar uma mistura de temperos, com iguarias de todas as partes do mundo.

Restaurante Ora Pois 

32790 bochecha de porco 1
Bochecha de Porco
32790 bacalhau 1
Bacalhau

Pelo nome já podemos ter uma ideia que tipo de restaurante é este. O Ora Pois traz no seu cardápio receitas típicas da culinária portuguesa, como bacalhau e carnes típicas, tudo bem preparado e com capacidade de agradar todos os tipos de paladar.

O ambiente é ricamente decorado para dar uma sensação de conforto aos clientes. O atendimento também é ótimo, muito atencioso e eficiente.

Endereço: Av. Ver. Belarmino Pereira de Carvalho, 8018 – Mairiporã.

Restaurante Cantina Girasole

Falando em lugares aconchegantes com ótimo atendimento, outra dica de onde comer em Mairiporã é a Cantina Girasole, um restaurante italiano que prepara receitas com aquele toque caseiro.

Entre os pratos mais famosos, e pedidos, estão o bife a parmegiana e o lagarto recheado, ambos muito elogiados. Para acompanhar, o restaurante possui uma adega cheia de vinhos para escolher.

Endereço: Rua Dona Laura Barbosa do Nascimento 44 – Centro, Mairiporã.

Sachô Restaurante Temakeria

Para finalizar, vamos a uma dica para os fãs de culinária japonesa. O Sachô possui um cardápio variado, cheio de opções da gastronomia oriental, certamente até aqueles que não são os maiores fãs destas iguarias irão gostar de algo servido aqui.

Além das receitas típicas, como o sushi e o hotroll, ainda possui alternativas diferenciadas, como banana flambada e receitas com carne vermelha e de frango. O ambiente é muito espaço, com uma decoração impressionante.

Em relação aos preços, ele não foge da média dos restaurantes japoneses, então pode sair um pouco mais caro que os restaurantes mais populares da cidade. Mas pelo serviço prestado, diria que vale a pena.

Endereço: Av. José Gianesella, 500 – Parque Imperial, Mairiporã.

Como chegar em Mairiporã

Como Mairiporã fica muito perto de um grande centro urbano de São Paulo, chegar até lá é bastante simples, independentemente de onde o turista estiver vindo.

Há alternativas para viajar até essa cidade de ônibus, carro ou avião. A melhor alternativa irá depender do trajeto que os viajantes precisam percorrer entre sua cidade e o destino final.

Venha conhecer agora as melhores possibilidades para chegar em Mairiporã, levando sempre em conta a segurança e o conforto dos turistas que irão fazer essa viagem.

Como chegar em Mairiporã de ônibus

Praticamente todos os lugares do país tem ônibus saindo em direção a São Paulo, então já sabe, não é? Basta pegar este veículo em direção a capital paulista, e logo após pegar um rápido ônibus até Mairiporã, para chegar até essa cidade por meio das rodovias.

Além disso, algumas cidades, sobretudo da região de Mairiporã, também possuem ônibus direto para essa cidade. Vale a pena ficar de olho se a sua cidade de origem já não possui uma alternativa que te leva diretamente ao seu destino final.

Em geral, viagens de ônibus são mais recomendadas aos turistas que estão a uma distância curta ou média, visto que pode gerar alguns desconfortos se o deslocamento for muito grande. 

Tendo isso em mente, para sua viagem ser o mais confortável possível, indico viagens de ônibus para pessoas que estão se deslocando dentro do estado de São Paulo, ou pelo menos em cidades interestaduais que fiquem próximas à fronteira paulista.

Como chegar em Mairiporã de carro

Para chegar até Mairiporã de carro, basta pegar a rodovia Fernão Dias, ela conecta boa parte das cidades de São Paulo e é uma alternativa segura para fazer viagens.

Ao viajar de carro, as melhores dicas são fazer uma manutenção prévia no veículo e se certificar se a gasolina está com um preço razoável, ou se realmente vale mais a pena investir em outros meios de transporte.

Como chegar em Mairiporã de avião

Apesar de ser uma cidade relativamente pequena, Mairiporã tem várias alternativas para quem quer viajar de avião, afinal, ela fica bem próxima de vários dos maiores aeroportos do Brasil, sendo eles: Aeroporto de Congonhas, Aeroporto de Guarulhos e Aeroporto de Campinas.

Depois de chegar em qualquer um deles é fácil pegar um ônibus ou um táxi até Mairiporã, a viagem costuma ser bem rápida e barata.

Uma dica importante para quem quer viajar de avião e economizar é ficar de olho nas promoções das companhias aéreas e comprar as passagens antecipadamente, assim é possível usufruir da rapidez de um avião sem gastar uma quantia exorbitante no processo.

Dicas para o viajante de Mairiporã

Em primeiro lugar, é preciso destacar a Serra da Cantareira e suas diversas atividades, como trilhas, esportes, pesca esportiva e amadora e a prática de rapel em seus paredões.

É possível conhecer o centro de Mairiporã, onde é possível encontrar lojas de artesanato e antiguidades, bem como restaurantes e clubes de campo para almoço e jantar.

Por fim, é importante lembrar que Mairiporã possui uma posição privilegiada, sendo pertinho da capital e com fácil acesso na estrada da Roseira ou avenida Santa Inês.

É parte integrante do Sistema Cantareira e possui muitas paisagens cênicas, sendo procurada para a prática de esportes náuticos. Não perca a oportunidade de passar uma semana em meio às belas paisagens e diversão de Mairiporã.

Gostaria de ouvir a sua opinião sobre Mairiporã! Deixe um comentário logo abaixo.

Planeje sua viagem para Mairiporã

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do ingresso Para evitar os famosos perrengue chique, eu indico que compre todos os ingressos e passeios com antecedência pela Civitatis.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias