Certamente, o Amazonas é um dos estados mais fascinantes do Brasil. Tudo isso graças a uma riqueza gigantesca de importância mundial, a floresta amazônica. Mas aqueles que acham que a fauna e a flora são as únicas coisas que valem a pena conhecer neste lugar estão muito enganados.
Isso porque este estado tem muito mais a oferecer aos turistas que vão até lá, inclusive em dias chuvosos. Por isso, separei algumas dicas sobre o que fazer em Manaus com chuva.
Gastronomia de Manuas
A começar pela sua deliciosa gastronomia, que conta com pratos dificilmente encontrados em outras regiões do país, e quando encontradas não são iguais às observadas no estado do Amazonas.

Uma das iguarias mais conhecidas de Manaus, e que todo turista que visita a região deve experimentar, é o Pato no Tucupi, uma espécie de caldo feito com a raiz da mandioca que leva carne de pato na sua receita, assim como uma série de ingredientes que realçam o sabor do prato.

Outra receita que todos devem comer algum dia é o tacacá, um caldo feito com camarão, goma de mandioca e jambu. Esse prato é bastante consumido na região norte do Brasil, mas é famoso no país inteiro.

Já o Tambaqui Assado é outro prato da culinária amazonense que não pode ser encontrado em outro lugar do país, pelo menos não com o mesmo tipo de preparo. Essa receita é feita com o peixe tambaqui, que curiosamente é considerado um dos melhores e mais saborosos do mundo, além de cebola, coentro e tomate, tudo isso levado ao forno para ser assado e deixar o prato suculento.

E não tem como falar sobre a gastronomia de Manaus sem citar os bolinhos de Pirarucu, um salgado frito que leva no seu recheio o peixe Pirarucu, um dos ingredientes mais tradicionais da culinária do norte do país.
Outras receitas que todos os turistas que vão até o estado do Amazonas devem muito experimentar é o Vatapá, a tapioca e as mais diversas receitas com cupuaçu e açaí. Além disso, vale muito a pena experimentar as frutas típicas da região norte, pois elas não são facilmente encontradas mais ao sul do país, principalmente a pupunha e o jambu.
Aliás, para quem gosta de cachaça em Manaus é possível encontrar pinga de jambu, que possui um sabor totalmente diferente das cachaças mais tradicionais. Ainda há a caipirinha de jambu, cuja receita apenas substitui a pinga mais comumente utilizada pela de jambu.
Todas essas iguarias podem ser encontradas nos mais diversos bares e restaurantes da capital amazonense, mas isso iremos falar um pouquinho mais tarde.
Agora, vamos finalmente dar dicas sobre o que fazer em Manaus com chuva, afinal, nesta cidade chove bastante devido ao clima tropical, então os turistas que vão visitá-la precisam estar bem preparados para o clima de calor intenso e umidade extrema.
Teatro Amazonas

Para começar, a primeira dica sobre o que fazer em Manaus com chuva é dar uma ida até o Teatro Amazonas, um dos centros culturais mais interessantes do município. Este lugar chama a atenção pela sua arquitetura, que reúne elementos renascentistas e é muito bem detalhado.
Ele foi fundado no século XIX, mais precisamente em 1896 no auge do ciclo da borracha, portanto é um dos lugares mais importantes da história de Manaus. O espaço é bem grande e possui capacidade para mais de 700 pessoas.
Ao longo da sua história, o Teatro Amazonas recebeu as mais diversas apresentações. Ainda hoje é um dos palcos mais importantes para a difusão da cultura da cidade, o que faz dele um ótimo lugar para incluir em um roteiro sobre o que fazer em Manaus com chuva
A dica para quem for visitar é ficar de olho na programação de espetáculos do espaço, assim é possível escolher o melhor dia para ir até este ponto turístico. Deste modo é possível elaborar um guia mais detalhado sobre o que fazer em Manaus com chuva.
No entanto, além do teatro em si, este lugar também possui um museu com um acervo bem completo, que aborda bastante a cultura da região e a história de Manaus também. Entre os itens expostos lá podemos citar as maquetes de óperas e sapatilhas utilizadas por bailarinos que se apresentaram no Teatro Amazonas.
Palácio Provincial

Dando continuidade a essa lista de o que fazer em Manaus com chuva, irei recomendar o Palácio Provincial, um dos prédios históricos mais importantes da capital amazonense.
Contanto com uma construção monumental tendo como base em uma arquitetura eclética, este palácio funciona como um museu, que possui um acervo gigantesco, cheio de peças que falam muito sobre a história e a cultura da cidade, do estado e da região da floresta amazônica.
Fundado em 1874, o Palácio Provincial é outra das construções que representam os tempos áureos do ciclo da borracha, que gerou uma série de avanços para a economia e a cultura para a região amazônica. Por conta da sua importância é indispensável incluir este lugar em uma lista sobre o que fazer em Manaus com chuva.
No seu interior, o palácio conta com diversos espaços, cada um com um acervo próprio. Entre esses lugares há o Museu de Arqueologia, que traz peças encontradas em sítios arqueológicos; e o Museu da Imagem e do Som do Amazonas, que guarda itens históricos que se relacionam com a televisão, o cinema e o rádio.
Além destes, ainda há o Museu Tiradentes, cujo acervo reúne peças que contam a história da polícia militar no estado amazonense, como por exemplos armas mais antigas, uniformes, fotografias e até mesmo documentos e equipamentos do corpo de bombeiros do Amazonas.
Por fim, também há a Pinacoteca do Estado do Amazonas, mais voltada para guardar peças artísticas e difundir a arte da região. Nele é possível encontrar pinturas, desenhos, esculturas e gravuras.
O mais interessante é que o acervo do Pinacoteca não é apenas composto por peças de artistas contemporâneos, mas também de artistas do século XIX e XX. Por causa disso acredito ser um dos lugares mais interessantes para se colocar em uma lista de o que fazer em Manaus com chuva.
Igreja de São Sebastião

Essa dica é para quem gosta de conhecer lugares que reúne importância histórica e religiosa, além de uma belíssima arquitetura. Essa igreja também é da época do ciclo da borracha, e foi inaugurada em 1888, sendo um dos símbolos mais fortes do catolicismo na cidade, e por isso um ótimo lugar para se colocar em uma lista sobre o que fazer em Manaus com chuva.
A igreja possui uma arquitetura gótica, isso faz ela se destacar bastante em relação às outras construções do município. No seu interior há uma série de peças ricamente detalhadas, além de vitrais e painéis que demonstram a riqueza do local. Assim, o templo religioso é bonito tanto por fora quanto por dentro.
Restaurante Banzeiro

Como foi dito anteriormente, a culinária do estado amazonense é incrível e vale muito a pena experimentar tudo que ela tem a oferecer. Por isso, não tem como elaborar uma lista de o que fazer em Manaus sem recomendar um restaurante que sirva comidas típicas da gastronomia do estado do Amazonas.
Este espaço é amplo e confortável, com ótimo atendimento e receitas preparadas com o máximo de cuidado pela equipe local. O preço vale a pena se for considerado a qualidade das iguarias feitas neste restaurante, mas ainda é um pouco elevado. Mas em geral, considero um excelente lugar para colocar em uma lista sobre o que fazer em Manaus com chuva.
Endereço: R. Libertador, 102 – Nossa Sra. das Gracas, Manaus
- Almoço: Segunda a Sábado de 11h30 às 15h30.
- Jantar: Segunda a Sábado de 18h30 às 23h.
- Domingos: 11h às 16h e de 19h às 22h.
Um pouco sobre a história de Manaus

Mas antes de começar, vamos falar um pouquinho sobre o estado amazonense. Assim, quem tiver curiosidade em conhecer Manaus ficará ainda mais motivado a visitar este belo lugar, que é certamente um dos mais interessantes não só do norte do país, como do Brasil inteiro.
Para começar, a cidade de Manaus foi fundada em 1669 quando colonizadores portugueses foram enviados até esta região para povoar o local. Nesta época vários povos indígenas habitavam a terra, o que gerou uma série de conflitos entre nativos e europeus.
Ao longo dos séculos, o estado amazonense e sua capital foram ganhando mais destaque na economia nacional, principalmente durante o ciclo da borracha em que a região recebeu uma série de imigrantes para a exploração do material.
Mesmo após o fim do ciclo da borracha, o Amazonas, com enfoque em Manaus, não deixou de ser relevante para o cenário nacional. Dessa forma, durante o século XX a capital amazonense se industrializou e se modernizou também.
Atualmente, Manaus é o lar de aproximadamente 2 milhões e 200 mil pessoas, sendo a maior cidade do norte do país. Além disso, é uma das cidades mais influentes do Brasil e também tem um dos melhores IDH da região.
Sem dúvidas, sua localização bem no coração da floresta amazônica é certamente o que mais chama a atenção da cidade de Manaus. Contudo, por conta de toda essa trajetória histórica que foi citada anteriormente, a capital do Amazonas tem muita cultura e história que irão fascinar os turistas.
Gostou dessas dicas sobre o que fazer em Manaus com chuva? Agora você já está preparado para elaborar um guia turístico para curtir ao máximo esta cidade e a região amazônica.
Planeje sua viagem para Manaus com chuva
Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.
Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.
É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.
Evite os famosos perrengue chique e compre todos os passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Civitatis.
O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.
Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.
A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.
Planeje sua Viagem pelo Brasil toda por aqui!
Finalmente, depois de uma avalanche de dicas, aqui está a última e mais importante: Em viagens, tempo é igual a dinheiro. Para poupar seu precioso tempo, reuni todos os sites que você precisará para planejar o que fazer na sua próxima aventura.
⛪ Hotel: Reserve já sua hospedagem pelo Booking e economize. Simples assim!
❤ Seguro Viagem: A Real Seguro Viagem é a melhor assistência à saúde e cobertura para imprevistos.
♟️ Passeios Incríveis: Com a Civitatis descubra passeios autênticos e seguros!
⛽ Aluguel de Carro: Alugue seu carro com a RentCars e compare preços. Sua aventura do seu jeito!
✈ Passagens aéreas: Com o Skyscanner encontre descontos de até 35% para todos os destinos.