O que fazer em Miguel Pereira: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilRio de JaneiroO que fazer em Miguel Pereira: Dicas gerais, onde visitar e onde...

Quem busca um destino tranquilo e pacato, ótimo para passar o fim de semana ou feriado relaxando em ritmo de interior pode ter encontrado seu lugar. Miguel Pereira, município do Rio de Janeiro, guarda bons programas para quem curte esse tipo de passeio. A cidade faz parte do Vale do Café, região que se destacou por volta do século XVIII pela grande produção do grão e, até 1955, era considerada parte de Vassouras. 

Miguel Pereira tem, ainda, uma característica especial: é considerada uma Estância Climática, com o 3º melhor clima do mundo, pois, estando localizada em uma região serrana, a 618 metros de altitude, possui temperaturas amenas e chuvas distribuídas durante o ano, além de possuir aquele ar puro que as montanhas proporcionam. O nome da cidade é uma homenagem ao médico que descobriu e divulgou as características do clima da região, por volta de 1930.

Se você se interessou por essa descrição, venha descobrir aqui o que fazer em Miguel Pereira.

Como chegar em Miguel Pereira

Não é difícil ir da capital, Rio de Janeiro, a Miguel Pereira. Por isso, se você estiver vindo de longe pode se deslocar até o Rio e seguir de lá até o seu destino final. Caso você escolha fazer a viagem de avião, o Aeroporto Santos Dumont (SDU) está a cerca de 120 quilômetros de Miguel Pereira.

Para os viajantes que escolhem fazer o trajeto do Rio de Janeiro a Miguel Pereira de carro, o caminho é pela Rodovia Presidente Dutra (RJ-121).

Você também pode ir do Rio de Janeiro a Miguel Pereira de ônibus. Nesse caso, você encontrará horários pela Viação Util.

Quando visitar Miguel Pereira

Como você já viu, Miguel Pereira tem o privilégio de possuir um bom clima durante o ano todo. Portanto, a época para fazer sua viagem depende do seu gosto: quem quiser aproveitar as cachoeiras pode priorizar os meses mais quentes; por outro lado, Miguel Pereira vem ganhando destaque como um dos destinos de inverno no Brasil, uma boa época para quem busca programas mais aconchegantes e românticos.

O que fazer em Miguel Pereira

Lago Javary

O lindo Lago Javary é um dos cartões-postais da cidade. Além de uma bela paisagem, o lago é muito procurado pelos turistas porque proporciona bons passeios de pedalinho. No seu entorno, você encontra também passeios a cavalo, charretes e quiosques onde você pode conseguir um bom petisco. É aquele tipo de passeio que em geral agrada a família toda.

Cachoeira do Poção

Para você que está procurando o que fazer em Miguel Pereira para curtir junto à natureza, aqui vai uma dica. A Cachoeira do Poção, no bairro Vera Cruz, é uma linda cascata, ótima para quem curte nadar. Esta cachoeira fica a cerca de 14 quilômetros do centro e possui acesso tranquilo: não é preciso fazer trilha e você pode estacionar próximo à cachoeira. Cercada pela Mata Atlântica, a Cachoeira do Poção é um ótimo passeio para se refrescar. Além disso, possui uma boa infraestrutura para atender os turistas, com bar e churrasqueira para quem quiser assar uma carne e curtir o dia.

Museu Francisco Alves

Uma cidade de clima gostoso e ares de interior certamente atrai muita gente. Uma dessas personalidades que frequentava a cidade e que marcou sua história foi Francisco Alves, cantor cuja carreira teve início por volta de 1918, e que ficou conhecido como “Rei da Voz”, graças à sua potência vocal. Francisco Alves foi um dos principais expoentes da era de ouro da rádio brasileira e foi homenageado neste museu em Miguel Pereira, que guarda roupas, discos, partituras e instrumentos musicais que pertenceram ao artista. É uma boa dica para quem procura o que fazer em Miguel Pereira e se interessa por arte e por história.

Viaduto Ferroviário Paulo de Frontin

O viaduto Paulo de Frontin é um imponente viaduto ferroviário construído em arquitetura belga, com 82 metros de comprimento e cerca de 30 metros de altura. O viaduto, que passa sobre o Rio Santana, foi construído em 1897 pela Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, depois passou a pertencer à Estrada de Ferro Central do Brasil. Atualmente, se encontra desativado.

Este viaduto é considerado o único em ferro e em curva de todo o mundo, chamando bastante atenção pelo seu primor arquitetônico.

Litorina

Uma oportunidade de voltar um pouquinho no tempo, para quando os trens faziam parte do cotidiano de Miguel Pereira e de todo o vale do café é o que você terá com essa atração da cidade. A litorina é um trem turístico que busca permitir que os turistas e moradores vivenciem um pouco dessa história. O trajeto tem cerca de 4,5 quilômetros e vai até o distrito de Governador Portela.

Museu do Trem

Como você já viu, o transporte ferroviário ocupou um lugar importante na história do Brasil. Por isso, existe um museu em Miguel Pereira dedicado a esse tema. O Museu do Trem tem sua sede na antiga Estação Ferroviária de Miguel Pereira, criada em 1898 pela Estrada de Ferro Melhoramentos. Seu acervo é composto por fotos e objetos que fizeram parte desta história.

Feirinha de Artesanato

As feirinhas são ótimos lugares para quem curte conversar com os habitantes da cidade e conhecer um pouco mais sobre o artesanato da região. Quem curte essa ideia e procura o que fazer em Miguel Pereira pode conhecer a Feirinha de Artesanato, que expõe de doces a roupas, exibindo um pouco dos talentos da cidade.

Igreja Matriz de Santo Antônio

Quem se interessa por turismo religioso também encontrará o que fazer em Miguel Pereira: a Igreja Matriz de Santo Antônio da Estiva. Esta Igreja ampla e bem cuidada, localizada na Praça em frente a um charmoso chafariz, é considerada como um dos patrimônios da fé em Miguel Pereira.

Fazenda Santa Cecília

Localizada na região do Vale do Café, onde o cultivo deste grão tão popular foi, durante o século XVIII, uma das principais fontes de desenvolvimento do Brasil. Assim, nestes arredores, as fazendas continuam tendo uma grande importância, só que agora voltada para o turismo.

A Fazenda Santa Cecília foi construída em 1770, antes mesmo do auge da produção de café na região. Construída em arquitetura colonial, a fazenda teve seu estilo alterado por volta de 1840 pelo proprietário Barão Paty de Alferes, passando a ter características neoclássicas.

É formada pela casa sede, um belo gramado com lago ornamental e se destaca, ainda, pela capela, projetada por Oscar Niemeyer, que possui um altar dedicado a Santa Cecília.

Quem busca o que fazer em Miguel Pereira não deve deixar a Fazenda de fora da sua programação!

Capela dos Escravos

Localizada na Serra de Miguel Pereira e cercada por uma bela paisagem natural, a Capela dos Escravos é chamada assim porque foi construída pelos escravos que habitavam a região por volta do século XVIII, em homenagem à Nossa Senhora da Penna. Além da capela, a gruta possui outras pedras talhadas.

Sítio Solidão

Procurando um lugar para comer bem e encontrar delícias para levar para casa? Então o Sítio Solidão é uma boa dica em Miguel Pereira. Criado nos anos 80, a história do Sítio Solidão começou com uma pequena criação de cabras e com a produção de laticínios. Atualmente, a produção se ampliou e conta com diversos e premiados produtos, que incluem não só queijos, mas embutidos, defumados e até cachaças, que podem ser encontrados na Delicatessen Solidão. Além dos produtos para levar para casa, você ainda encontra pratos servidos na Delicatessen e, a depender do dia, pode curtir música ao vivo por lá.

Onde ficar em Miguel Pereira

Se você gostou dessas dicas do que fazer em Miguel Pereira e já está pronto para arrumar as malas e ir pra lá no próximo feriado, falta um detalhe importante para a sua viagem ficar completa: a hospedagem. Deixo aqui algumas opções para você, com um bom custo benefício.

Hotel Montanhês

A primeira dica é o Hotel Montanhês. Este Hotel possui acomodações com wifi e até banheira de hidromassagem em alguns quartos. Nas áreas comuns, são várias opções para se divertir nas horas vagas, que incluem piscina, bar, sauna e tênis de mesa. O café da manhã está incluso nas diárias.

OYO Pousada Leonardo da Vinci

A OYO Pousada Leonardo da Vinci também é uma boa opção para quem busca o que fazer para se hospedar com conforto em Miguel Pereira. Os quartos possuem TV e varanda térrea. Nas áreas comuns, a pousada ainda possui piscina e bar.

Dicas para o viajante de Miguel Pereira

Miguel Pereira é um bom destino para quem quer dar uma escapada no final de semana, curtir o clima interiorano e os encantos dessa cidadezinha. Se você tiver mais tempo e estiver buscando o que fazer em Miguel Pereira pode emendar o passeio com outras duas cidades da região: Vassouras e Paty dos Alferes.

O desenvolvimento dessas cidades está bastante ligado e até hoje formam um bom itinerário turístico! Vassouras está a apenas cerca de 33,6 quilômetros de Miguel Pereira, enquanto Paty dos Alferes está a apenas 7,4 quilômetros.

Gostou dessas dicas do que fazer em Miguel Pereira?

Boa viagem e aproveite a cidade!

 Planeje  sua viagem para Miguel Pereira

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências, eu prefiro o Booking.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

O aluguel de carro garante a experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.